PESQUISA NESTE SITE:

24 abril 2017

UNAÍ-MG - Prefeitura abre inscrições para Escola Municipal de Musicas e musicalização nesta Terça (25/04)

Escola Municipal de Música anuncia inscrições (25 e 26/4) para musicalização, violão e canto coral.


              A Prefeitura Municipal de Unaí-MG, por intermédio da Escola Municipal de Música José Antônio Filho ("seu" Zeca), informa a abertura de inscrições para os cursos de musicalização, violão e canto coral. 

               As inscrições ocorrem nos dias 25 e 26 de abril, na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na Avenida Frei Anselmo, 320, Bairro Divineia, antigo Clube do Sesi. O início das aulas está previsto para Terça-feira (2 de maio).

               Para participar, o candidato deverá ter, no mínimo, oito anos de idade, estar matriculado em escola da rede pública de ensino ou ser bolsista na rede particular.

               Estão disponíveis 74 vagas, distribuídas da seguinte maneira: 
               32 vagas para o curso de musicalização, com início em flauta doce (manhã e tarde); 
               20 vagas para o curso de violão (manhã e tarde); 
               22 vagas para canto coral (manhã e tarde).

               Foram reservados 20% do total das vagas para alunos atendidos pelos Cras ou por outras entidades da rede de proteção socioassisstencial do município.

               Para a inscrição, os interessados devem levar cópia dos documentos pessoais, cópia do comprovante de residência, declaração escolar da rede pública (ou de bolsista da rede particular), comprovante de renda (se trabalha) e duas fotos 3x4.

               Mais informações podem ser obtidas no local (antigo Clube do Sesi), ou pelo telefone 3677-5054.


               Com Informações de:
Assessoria de Comunicação;
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG.

UNIVERSAL - 24 de Abril: Dia do Chimarrão

O Dia do Chimarrão
é comemorado anualmente em 24 de abril.


              O chimarrão é considerado um dos principais símbolos da cultura gaúcha, visto não apenas como uma bebida de paixão entre os sulistas do Brasil, mas também como um importante conector social.

              O ato de “tomar um mate”, como se diz no Rio Grande do Sul, pode ser interpretado como um convite social, visto que o chimarrão é uma bebida normalmente apreciada e compartilhada em grupos.

              Em homenagem a este símbolo de grande importância para o gaúcho, foi criado o Dia do Chimarrão e do Churrasco, instituído a partir da Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003.

              A escolha do dia 24 de abril para celebrar o chimarrão e o churrasco (considerado uma comida símbolo dos gaúchos), é uma homenagem a fundação do primeiro Centro de Tradição Gaúcha do mundo – CTG 35, em 24 de abril de 1948.

              A tradição de fazer uma espécie de chá feito com a erva-mate era comum entre os indígenas que habitavam a região sul do Brasil e atual Uruguai, principalmente entre os guaranis, aimarás e quíchuas.


Como preparar um chimarrão

              Os ingredientes necessários para preparar um chimarrão são: cuia (recipiente onde se põe o chimarrão), bomba (o “canudo”), erva-mate e água quente.


               Com Informações de: Calendarr.


              

UNIVERSAL - 24 de Abril: Dia do Boi

O Dia do Boi 
é comemorado anualmente em 24 de abril no Brasil.


              Esta data é uma homenagem à pecuária brasileira, um dos setores mais importantes da economia nacional.

              Porém, o Dia do Boi também serve para celebrar uma das principais paixões dos brasileiros: o churrasco!

              Nesta mesma data é celebrado o Dia do Chimarrão e do Churrasco entre os gaúchos, famosos nacionalmente pela tradição dos deliciosos churrascos!

              No Rio Grande do Sul, esta data foi oficializada através da Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003.

              Seja como forma de homenagear a pecuária brasileira ou uma faceta da tradição gaúcha (o churrasco), o Dia do Boi também serve para conscientizar as pessoas (principalmente os criadores de bois) sobre os cuidados essenciais que devem ter com os bovinos.

              Além de servir para garantir a saúde desses animais, os cuidados adequados ajudam a prevenir doenças para os seres humanos.

              Com Informações de: Calendarr.








FRANCISCO SÁ-MG - Acidente de veículo e caminhão na BR-251

Veículo bate de frente com caminhão na BR-251.
Acidente ocorreu próximo a Francisco Sá.


              Na tarde deste Domingo (170423) na BR-251, o condutor de um carro, de 46 anos, que seguia sentido Francisco Sá-MG, perdeu o controle do veículo e bateu de frente com um caminhão que seguia no sentido contrário. 

              De acordo com a PRF, o condutor foi socorrido ao Hospital de Montes Claros-MG em estado grave e outros dois passageiros, de 22 e 46 anos, tiveram ferimentos leves e também foram socorridos para Hospitais de Montes Claros.

              Chovia no momento do acidente. 

              O G1 não consegui o estado de saúde das vítimas.

              Com Informações de: G1.

SALINAS-MG - Ônibus perde controle e entra na contramão sendo atingido por caminhão na BR-251

Acidente entre ônibus e Caminhão na BR-251. Motorista do ônibus perdeu controle, entra na contramão e bate de frente a um caminhão.


              Em Salinas-MG, na BR-251, também no início da noite des Domingo (170423), um ônibus foi atingido por um caminhão que seguia na direção contrária da pista. 

              De acordo com passageiros, o motorista perdeu o controle do veículo, deslizou na pista, invadiu a contramão e foi atingido por um caminhão. 

              Segundo a PRF, uma passageira do ônibus ficou ferida com estilhaços e o motorista do caminhão não sofreu ferimentos. Chovia no momento do acidente.

              O ônibus seguia de Salinas-MG para Montes Claros-MG. A pista ficou interditada parcialmente e foi liberada por volta da meia noite.

              Com Informações de: G1.

PIRAPORA-MG - Três pessoas morrem em capotamento na BR-365

Condutor do veículo perdeu o controle da direção na entrada de uma curva e capotou na rodovia


              Três homens morreram em um acidente na BR-365, em Pirapora-MG, nesse Domingo (170423). 

              De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o condutor do carro, de 53 anos, perdeu o controle do veículo na entrada de uma curva e capotou na pista. Ele e outros dois passageiros, de 41 e 26, morrem no local. 

              As causas do acidente serão investigadas. 
              A pista não precisou ser interditada.

              De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo seguia no sentido Pirapora para Ibiaí-MG e, após o capotamento, bateu em algumas árvores.

              Com informações de: G1.

UNIVERSAL - 24 de Abril – Dia Internacional do Milho

Milho traz diversos benefícios, se consumido com moderação. Ele é altamente calórico, mas quando ingerido na quantidade certa, traz diversos nutrientes essenciais.


              O milho é considerado um dos alimentos mais nutritivos que existe, pois contém praticamente todos os aminoácidos. Ele também é um dos mais conhecidos, utilizado seja para consumo humano ou para produção de ração animal. 

              Não é a toa que seu nome indígena significa “sustento a vida”. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, no entanto, no Brasil, apenas 5% do total produzido é destinado ao nosso consumo – pode ser encontrado na forma de mingau, creme, bolo, pipoca e, até mesmo, nas opções mais simples, como as saladas.

              Quando está na forma de grãos secos, é considerado um cereal. Já quando está fresco, o milho é reconhecido um legume. Por conta dessa versatilidade é que podemos fazer diversos pratos com o alimento, sendo alguns considerados ícones da culinária brasileira, como o curau, a pamonha ou a canjica. Além disso, o alimento também pode ser encontrado no fubá, em sua própria farinha e em subprodutos, como óleos, xaropes e, até mesmo, bebidas.
              Além de fibras, possui proteínas, vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, fósforo, cálcio e celulose. É também uma boa fonte de carboidratos, ou seja, de energia, e é utilizado para fazer pães. O alimento não contém a proteína glúten, portanto pode ser utilizado por pacientes celíacos. Em função da boa quantidade de fibras, favorece uma melhora da função intestinal. Por ser uma opção de baixo índice glicêmico, é um bom alimento para pacientes portadores de diabetes tipo 1 ou 2.

              100 gramas de milho contêm cerca de 370 calorias distribuídas em proteínas (10g), gorduras (5g) e carboidratos (70g). Além disso, ainda encontramos 3g de fibras e vitamina E, vitamina B3, ácido fólico, potássio e fósforo. O ideal seria um consumo em torno de 2.000 calorias/dia para uma pessoa de 70 kg, calculando que a ingestão seja cerca de 1.200 calorias de carboidratos, 400 calorias de proteínas e 600 calorias sob a forma de gorduras. Dentro desse contexto da ingestão média diária de 2.000 calorias/dia, o milho pode integrar uma refeição balanceada nesses níveis proporcionais de quantidade calórica diária.

              O consumo em excesso pode predispor a formação de depósitos de gordura no nosso organismo. Por essa razão, não se recomenda uma ingestão que possa ultrapassar a quantidade de calorias médias que um indivíduo deve ingerir em um período de 24 horas. O ideal é que a pessoa consuma abaixo de 450 gramas por dia.
              Como temos grandes variedades de pratos que levam o milho em sua composição, o indivíduo pode escolher a melhor maneira de consumir o alimento, quer seja na sua forma natural, ou em cereais matinais, mingaus, tortas, polenta, pipoca, pamonha, canjica. É preciso apenas redobrar a atenção para a quantidade que está sendo ingerida, já que esse é um alimento calórico e que proporciona muita energia, podendo provocar o acúmulo de gordura. 

              Se consumido de maneira correta na rotina, o milho só terá benefícios a proporcionar.


              Com Informações de: MMCuritiba.


Dia Internacional do Milho

              O Dia Internacional do Milho é comemorado anualmente em 24 de abril, em todo o planeta.

              Esta data tem o objetivo de homenagear e incentivar o cultivo e consumo de um dos cereais mais nutritivos do mundo: o milho.

              Além da importância nutritiva, o milho também apresenta um valor cultural de destaque, principalmente entre os povos das Américas.

              O milho tem diversos benefícios para o ser humanos e os animais, como: proteger as células, reduzir os níveis de colesterol, prevenir problemas cardíacos e controlar a taxa de açúcar no sangue, por exemplo.

              Normalmente, no Dia do Milho os agricultores realizam festivais com demonstrações de comidas típicas feitas a base deste cereal, além de concursos de artesanatos feitos com partes da espiga do milho.


Dia Nacional do Milho

              O milho é dos alimentos símbolo do Brasil, sendo utilizado em diversas receitas típicas da culinária brasileira afro-brasileira, como o mungunzá, a mandioca e o xerém.

              Devido a importância que este alimento tem para o país, foi instituído o 24 de maio como o Dia Nacional do Milho, através da lei nº 13.101, de 27 de janeiro de 2015.


              Com Informações de: Calendarr.



JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS