PESQUISA NESTE SITE:

22 janeiro 2018

PARANÁ - Motorista que matou criança e invadiu casa em Guarapuava não tem CNH, diz PM

Caminhoneiro fez teste do bafômetro, que deu negativo; depois de ouvido, ele foi liberado.

                O motorista do caminhão que, na tarde de Domingo (180121), invadiu uma casa em Guarapuava-PR, na Região Central do Paraná, não tem Carteira Nacional de Habilitação - CNH, de acordo com a Polícia Militar - PM

                Um menino de 4 anos, que passava pela calçada, morreu atropelado.

                Ainda conforme a PM, o veículo foi apreendido porque está com a documentação atrasada e sem alguns itens de segurança. Depois de ser ouvido na delegacia, o caminhoneiro foi liberado
                A Polícia Civil investiga o caso.

                O acidente aconteceu no Jardim das Américas, por volta das 14:30 horas. Uma menina de 9 anos, que acompanhava a outra criança, ficou ferida e foi encaminhada para o hospital. 
                Ela teve alta médica logo depois.

                Segundo informações apuradas no local, as crianças tinham ido até uma mercearia e voltavam para casa quando o acidente aconteceu. 
                Dentro da residência atingida, havia seis pessoas, todas da mesma família.

                Uma mulher de 30 anos teve ferimentos na perna, foi encaminhada para o hospital e liberada logo em seguida.

                O motorista do caminhão, de 40 anos, fugiu logo após o acidente, mas foi encontrado a algumas quadras do local pelos moradores da casa atingida.

                A PM foi chamada e encaminhou o homem até a delegacia da cidade. Ele contou aos policiais que o caminhão teve problemas mecânicos e que, por isso, perdeu o controle da direção.

                O acidente aconteceu em uma rua plana, sem curvas, formada por pedras irregulares, sem asfalto.

                A PM informou ainda que o teste do bafômetro foi realizado e o resultado confirmou que o motorista não tinha bebido.



                Com Informações de: G1.

DISTRITO FEDERAL - Condenado a pagar indenização a família de presa morta na Papuda

Interna de 26 anos morreu 'por asfixia' em cela com outra detenta. Desembargadores entendem que providências tomadas pelo Estado revelaram 'proteção insuficiente'; cabe recurso.

              A família de uma presa encontrada morta em cela da ala feminina do Complexo Penitenciário da Papuda ganhou na Justiça o direito a uma indenização de R$50.000,00, por danos morais, paga pelo governo do Distrito Federal.
 
              A decisão de desembargadores da 7ª Turma Cível foi divulgada nesta Segunda-feira (180122). 
              Cabe recurso.

              De acordo com o processo, parentes da vítima afirmam que a mulher de 26 anos era diagnosticada com doença psiquiátrica e, por esse motivo, deveria ter sido colocada em cela separada das demais presas, o que não ocorreu. 
              A perícia constatou que a interna morreu por asfixia.

              Na noite anterior à morte, a vítima teria ateado fogo na cela que ocupava. No entendimento dos desembargadores, este foi um "sinal contundente" de que a detenta necessitava de especial atenção "não só nas horas seguintes, mas nos dias posteriores".

"Embora correta a ação de contenção do fogo e cuidado com o estado físico das internas, os agentes negligenciaram no dever de cuidado com o quadro psíquico daquelas, tanto que as transferiu, juntas, para o mesmo novo local"
              Afirma o relator do caso, desembargador Romeu Gonzaga.

"No meu entendimento, as providências tomadas pelos agentes estatais revelaram proteção insuficiente, tanto que resultou no óbito da detenta."

              Em recurso apresentado anteriormente à última decisão, o governo do Distrito Federal contesta a afirmação de responsabilidade objetiva sobre o acontecido e propõe a hipótese de responsabilidade subjetiva, ou seja, alega desconhecer possíveis motivos para eventual suicídio da interna ou desentendimentos com a parceira.

"Não haveria, portanto, culpa ou falha na prestação do serviço."

'Teoria do Risco Administrativo'

              O argumento aplicado pela Turma de desembargadores é com base na Teoria do Risco Administrativo, que diz que o Estado responde objetivamente pelos danos causados por seus agentes.

              No caso em questão, a Justiça observou o "nexo de causalidade" entre a conduta estatal e a morte da detenta em estabelecimento prisional e, por isso, impôs a responsabilidade civil ao Estado.


Outra ação

              Em dezembro do ano passado, o GDF também foi condenado a pagar uma indenização, desta vez no valor de R$1.000.000,00, por danos morais coletivos. 

              O motivo é a superlotação do sistema penitenciário. A ação foi movida pela Defensoria Pública, que afirma que a situação "viola os direitos fundamentais dos presos". A quantia deverá ser destinada ao Fundo Penitenciário
              Cabe recurso.

              No relatório anexado ao processo, a Defensoria aponta que as seis unidades prisionais do DF contam com 7.300 vagas mas, atualmente, abrigam cerca de 15.100 presos. 
              Os números representam superlotação de 115%.

              O índice de ocupação, de 215%, é superior à média nacional de 161%. A superlotação, portanto, concederia ao Distrito Federal a "terceira maior taxa de ocupação prisional do país".

"A situação acarreta violação aos direitos fundamentais dos presos, tanto daqueles em cumprimento de prisão provisória, quanto daqueles em cumprimento de pena privativa de liberdade."

Superlotação

              Dados da Secretaria de Segurança Pública - SSP mostram que a população carcerária do Distrito Federal saltou de 7.400 internos, em 2008, para 15.700 em Janeiro deste ano. 

              Mesmo que o número de presos tenha mais que dobrado em uma década, o governo do DF admite que não traçou perspectivas de crescimento ou redução para os próximos dez anos.

              Sobre o "excesso" de prisões no DF é com base no Levantamento Nacional de informações Penitenciárias, do Ministério da Justiça. De acordo com o documento divulgado em 2016, em 16 anos a taxa de aprisionamento aumentou em 157% no Brasil.

              No ano 2000 existiam 137 pessoas presas para cada grupo de 100.000 habitantes. 
              Em Junho de 2016, eram 352,6 pessoas presas para cada 100.000 habitantes. 
              Neste ranking, o Distrito Federal ocupa a quinta posição, com a taxa de aprisionamento de 510,3, atrás apenas do Mato Grosso do Sul696,7
Acre656,8
Rondônia - 606,1,
São Paulo536,5.

              Com Informações de: G1.

PERNAMBUCO - Menino de 11 anos tem o tórax perfurado por espeto de churrasco

Ele passou por cirurgia e não corre risco de morte. 
O acidente aconteceu enquanto a criança brincava.

               Um menino de 11 anos teve o corpo perfurado com um espeto usado no preparo de churrasco. O acidente ocorreu na última Quinta-feira (180118), em Toritama-PE, Agreste de Pernambuco. Somente neste Domingo (180121) o caso tornou-se público, após a circulação da imagem nas redes sociais.

               A criança foi atendida inicialmente no Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima, e depois transferida para o Hospital da Restauração, na área Central do Recife-PE, onde passou por cirurgia e segue internada. O garoto não corre risco de morte e não teve perfuração de órgãos vitais;

               Apesar de a polícia não divulgar detalhes de como aconteceu o acidente, uma enfermeira informou que o menino brincava com outro amigo, quando se desequilibrou e caiu de uma escada em cima do espeto. 
               Ainda segundo a profissional, durante o atendimento, o menino estava tranquilo, não se desesperou nem perdeu a consciência.

               Com Informações de: Metrópoles.

PARANÁ - Caminhão atropela duas crianças na calçada e invade casa em Guarapuava e mata menino de 4 anos

Menina de 9 anos, que acompanhava a outra criança, ficou ferida. Uma mulher, que estava dentro da casa teve ferimentos na perna e foi levada ao hospital.

               Um caminhão atropelou duas crianças e invadiu uma casa no Jardim das Américas, em Guarapuava-PR, na Região Central do Paraná, por volta das 14:30 deste Domingo (180121). 

               Um menino de 4 anos, que passava pela calçada, morreu no local, segundo a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

               Uma menina, de 9 anos, que acompanhava a outra criança, ficou ferida e foi levada para o hospital.

               Segundo informações apuradas no local, as crianças tinham ido até uma mercearia e voltavam para casa quando o acidente aconteceu.

               Dentro da casa havia seis pessoas, todas da mesma família. Uma mulher de 30 anos sofreu ferimentos na perna e também preciso ser encaminhada para o hospital.

               O motorista do caminhão, de 40 anos, fugiu logo após o acidente, mas foi encontrado a algumas quadras do local pelos moradores da casa atingida.

               A Polícia Militar - PM foi chamada e encaminhou o homem até a delegacia da cidade. O condutor contou aos policiais que o teve problemas mecânicos e ele perdeu o controle da direção.

               O acidente aconteceu em uma rua plana, sem curvas, formada por pedras irregulares, sem asfalto.

               A PM informou ainda que o teste do bafômetro foi realizado e o resultado confirmou que o motorista não tinha bebido.

               Aguardem novas Informações.



               Com Informações de: G1.

GOIÁS - Família procura três irmãs desaparecidas há 2 dias em Aparecida de Goiânia

Segundo pai, elas sumiram de casa e os parentes não sabem o que ocorreu. Elas entraram em contato para dizer que estavam em Inhumas, mas pediram para não serem procuradas.

                   Três irmãs estão desaparecidas há dois dias, em Aparecida de Goiânia-GO, na Região Metropolitana de Goiânia - GOIÁS

                  Pai de duas das meninas e padrasto da terceira, o pedreiro Diego Silva dos Santos, de 33 anos, contou que a família está desesperada a procura das adolescentes.

                  Vitória Fernandes Lopes, de 17 anos, 
                  Maria Eduarda Fernandes dos Santos, 13 anos, 
                  Ana Caroline Fernandes dos Santos, 12 anos, foram vistas pelos parentes pela última vez no Sábado (180120). 
                  Segundo o pai, quando ele acordou as três não estavam mais na casa.

“Vi a porta aberta e quando olhei nos quartos elas não estavam lá. A gente está sem chão, não sabemos o que fazer. A Maria Eduarda chegou a ligar dizendo que estavam em Inhumas e que não queriam mais voltar, mas ela estava chorando muito, não sabemos se tem alguém forçando ela a dizer essas coisas. Logo em seguida a ligação caiu e não conseguimos mais falar”
                  Contou o pai.

                  O pedreiro contou que não sabe o que pode ter acontecido ou como as filhas sumiram. Ele conta que está muito preocupada com as adolescentes e em especial com Maria Eduarda, que toma remédios controlados.

“Há uns dois ou três anos atrás ela começou a ter convulsões. Levamos ao médico e ele prescreveu uma medicação para evitar que ela desenvolvesse esquizofrenia, então ela precisa tomar os remédios para não ter convulsão”
                  Completou.

                  A família já registrou o caso na Polícia Civil de Aparecida de Goiânia-GO, mas relatou que não teve notícias das investigações. 
                  O G1 tentou localizar o delegado responsável pelo caso, Diogo Rincón, mas ele não foi encontrado para falar sobre a apuração.

                  Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Dois autores de tráfico de Drogas foram presos no Bairro Floresta

Dois indivíduos foram presos. Com eles a PM localizaram  crack e maconha. Eles foram autuados por tráfico de drogas.

                    Por volta das 18:00 horas deste Domingo (180121), a Polícia Militar de Unaí-MG, após denúncia anônima, compareceu à uma residência situada no Bairro Floresta.

                    No local onde deparou um indivíduo de 46 anos, em atitude suspeita, o qual ao perceber a chegada da viatura, dispensou ao solo duas pedras de crack, as quais foram apreendidas.

                    O autor disse ter adquirido a droga na residência citada, assim os policiais militares se deslocaram até a casa onde localizaram outro autor de 25 anos na posse de 03 tabletes de maconha e a quantia de R$78,00 em dinheiro.

                    Os autores foram presos em flagrante delito juntamente com o material apreendidos foram encaminhados à delegacia.

                    Com Informações de
PMMG - UNAÍ-MG.

IPATINGA-MG - Incêndio destrói casa no Bairro Iguaçu,

Quando os moradores chegaram ao local, o imóvel já estava em chamas; causas do incêndio vão ser investigadas e ninguém ficou ferido.

                   Um incêndio destruiu uma casa na madrugada desta Segunda-feira (180122), no Bairro Iguaçu, em Ipatinga-MG

                   Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, o fogo já havia atingido os cinco cômodos do imóvel. Os moradores não estavam na casa no momento que as chamas começaram e não souberam informar o que poderia ter causado o incêndio. 
                   Ninguém ficou ferido.

                   Ainda de acordo com os bombeiros, foram utilizados dois mil litros de água no combate às chamas.
 
                   O fogo começou em dos quartos e as causas do incêndio serão investigadas.

                   Com Informações de: G1.

LASSANCE-MG - Homem é assassinado após porteiro de boate ser agredido

Grupo agrediu porteiro após tentar entrar na boate sem pagar; Thiago Franklin Dias da Silva era amigo do porteiro e revidou as agressões.

                      Um homem de 32 anos foi assassinado na noite deste Domingo (180121) em Lassance-MG, no Norte de Minas

                      De acordo com a Polícia Militar, o crime ocorreu após o porteiro de uma boate ser agredido por um grupo pessoas que tentava entrar no local sem pagar.

                      Segundo a PM, Thiago Franklin Dias da Silva era amigo do porteiro e também agrediu um dos envolvidos na confusão; os dois retornaram à boate mas, momentos depois, um homem se aproximou do estabelecimento e atirou seis vezes contra Thiago; todos os tiros o atingiram no rosto e ele morreu no local.

                      A polícia fez buscas na região, mas até o início desta Segunda-feira (180122) ninguém havia sido preso por envolvimento com crime.

                      Com Informações de: G1.

JAGUARAÇU-MG - Homem reclama de som alto e é morto a tiros

Vítima de 39 anos foi atingida por vários tiros depois de discutir com dois homens que estavam em um bar; suspeitos foram presos em flagrante.

                 Um homem de 39 anos foi morto a tiros, na noite deste Domingo (180121), no Distrito de Lagoa do Pau, em Jaguaraçu-MG

                 Testemunhas disseram a Polícia Militar que Alexandre Augusto Siqueira discutiu com dois homens em um bar por causa do volume alto do som de um carro. 
                 Momentos depois, eles foram até a casa da vítima e atiraram várias vezes.

                 A namorada de Alexandre contou à PM que ele chegou nervoso em casa por causa da discussão e, em seguida, desceu as escadas novamente. Ela seguiu o namorado para saber o que estava acontecendo, mas quando chegou na garagem ele já estava baleado.

                 A vítima chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital São Camilo, em Timóteo-MG, mas morreu antes de receber o atendimento. Após o crime, a polícia montou um cerco na região e localizou o veículo dos suspeitos a 150 quilômetros do local onde ocorreu o homicídio.

                 No carro, os policiais encontraram munição e uma arma. O motorista alegou que era caminhoneiro e usava a arma para se proteger de assalto. 

                 Eles foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia de Timóteo, onde o caso será investigado pela Polícia Civil.

                 Com Informações de: G1.

TEÓFILO OTONI-MG - Bombeiros resgatam corpo de homem que se afogou em lagoa

Vítima se afogou no fim da tarde deste Domingo (180121) quando nadava com familiares; corpo estava a cerca de quatro metros de profundidade.

              O corpo de um homem de 34 anos foi resgatado na manhã desta Segunda-feira (180122) em uma lagoa do Bairro Viriato, em Teófilo Otoni-MG

              Segundo o Corpo de Bombeiros, Jones Almeida Rodrigues nadava no local com familiares no fim da tarde deste Domingo (180121) quando parentes notaram que ele havia desaparecido.

              Os bombeiros foram acionados, mas já não havia luminosidade para começar as buscas no mesmo dia. 
              Os militares iniciaram os trabalhos às seis da manhã desta Segunda-feira, localizando a vítima a cerca de quatro metros de profundidade.

              O corpo foi retirado da lagoa e encaminhado ao IML de Teófilo Otoni.

Carro furtado

              Durante as buscas pela vítima, os bombeiros localizaram ainda um carro no fundo da lagoa. O veículo havia sido furtado há seis dias em Teófilo Otoni. Ainda não há informações sobre o furto do automóvel ou como ele teria ido parar no fundo da lagoa.

              O veículo foi retirado da água e encaminhado a um pátio credenciado do DETRAN.

              Com Informações de: G1.

JANAÚBA-MG - Polícia procura homem suspeito de abusar sexualmente da sobrinha de três anos

Mãe deixou a menina na cada da avó e quando retornou percebeu que a filha estava suja de sêmen; autor fugiu e não foi localizado até o início desta Segunda-feira (180122).

                A polícia procura por um homem de 20 anos, suspeito de abusar sexualmente da sobrinha, de três, em Janaúba-MG, no Norte de Minas
                O crime ocorreu neste Domingo (180121), no Bairro Rio Novo.

                De acordo com a PM, a mãe deixou a menina na casa da avó, onde ocorreu o abuso. Quando ela retornou para pegar a filha, percebeu que a menina estava suja de sêmen e acionou a polícia. 
                A criança foi encaminhada ao hospital para avaliação e a médica plantonista constatou que não houve penetração.

                Até o início desta Segunda-feira o homem não havia sido localizado.

                Com Informações de: G1.

CURVELO-MG - Estão abertas as inscrições para a 11ª Copa Grande Sertão de MTB,

Objetivo do evento é difundir o Mountain Bike na região central de Minas Gerais; primeira etapa da Copa acontece no dia quatro de fevereiro.

                 Estão abertas as inscrições para a primeira etapa da 11ª Copa Grande Sertão que será realizada no dia 4 de fevereiro em Curvelo-MG

                A ação tem como objetivo difundir a modalidade Mountain Bike na Região Central de Minas Gerais.

                De acordo com o organizador, Bruno Ribas, o esporte vem se destacando no cenário mineiro e, por isso, a Copa também visa movimentar a economia da cidade. Na última edição cerca de 490 atletas participaram da prova.

                O evento vem se destacando devido ao alto nível dos competidores. O evento tem grande importância regional gerando inúmeros empregos temporários e colaborando para a manutenção de empregos fixos. Além disso, o evento incentiva as crianças e adolescentes a ingressarem no esporte.

                Todos os participantes receberam uma medalha após a prova; os troféus serão entregues para os primeiros 10 colocados em todas as categorias. Além disso, uma premiação em dinheiro, de aproximadamente R$10.000,00, será dividida em diversas categorias.


Percursos

                Segundo a organização, o percurso desta primeira etapa terá entre 23 e 24 km, onde as categorias que fazem o trajeto completo darão três voltas e as categorias de percurso reduzido darão duas voltas.

                O percurso, dentro do complexo Off Road do Autódromo Circuito dos Cristais, é composto por níveis diferentes, com aproximadamente 7,5 km de trilhas, entre bosques de árvores nativas, e ainda dois riachos. 
                A largada acontece no trecho de asfalto, com aproximadamente 700 metros, passando imediatamente para a terra.

                No site oficial do evento, é possível conferir a relação completa das categorias e percursos. Pelo endereço também é possível fazer a inscrição para a Copa. 
                A prova acontece no dia 4 de fevereiro, a partir das 9:30 horas.

                As outras etapas da Copa estão programadas para 29 de abril e 21 de outubro; os locais ainda serão divulgados.

                Com Informações de: Ge.

UNAÍ-MG - Polícia Militar apreende 35 celulares e 3 tablets sem comprovação de origem, em Comércio

Foi apreendido em um estabelecimento comercial, diversos celulares e tabletes, sendo comercializados sem notas fiscais, dando  a entender que eram produtos de furtos. a PM prendeu os comerciantes e os aparelhos apreendidos.

                A Polícia Militar de Unaí-MG, atendeu por volta das 11:00 horas deste Sábado (180120), a um solicitante de 39 anos, que relatou que um senhor de 38 anos teve seu aparelho celular furtado na Segunda-feira (180101), no Distrito federal e pelo rastreador localizado no aparelho, este indicava que estaria em um estabelecimento comercial localizado no Centro da cidade.

                Os policiais militares se deslocaram até o local onde encontraram o aparelho celular na posse do autor de 29 anos, que alegou ter comprado o celular na feira dos importados de Brasília-DF, por uma quantia muito abaixo do valor de mercado, dias antes, de um cidadão desconhecido. 

                No local ainda foi localizado outro autor de 53 anos e encontrados e apreendidos mais 03 tablets e 34 aparelhos celulares sem comprovação de origem.

                Os autores foram presos juntamente com o material apreendido e encaminhados para a delegacia para as demais providências.

                Com Informações de:
PMMG - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Três Indivíduos presos por Tráfico de Drogas no Bairro Canaã

Três homens presos por tráfico de Drogas. A Polícia Militar encontrou com eles Crack, cocaína e maconha.  condutor de FIAT Uno apresentava evidências de embriaguez.

                Neste Sábado (180120, por volta das 03:00 horas da madrugada, durante patrulhamento realizado pelas ruas do Bairro Canaã, a Polícia Militar de Unaí-MG, abordou dois indivíduos de 36 e 49 anos, em atitude suspeita, quando fazia contato em uma residência, local denunciado como ponto de venda de drogas e saiam logo em seguida em um veículo FIAT Uno

                O veículo com os suspeitos, foi abordado, sendo que o condutor apresentava sintomas de embriaguez e ao realizar uma revista no seu interior foram localizadas 03 pedras de crack. 

                Na sequência, os policiais militares foram até a residência citada onde localizaram outro autor de 39 anos. 

                Quando realizaram buscas na casa encontraram mais 06 pedras de crack, 01 papelote de cocaína, 01 cigarro e 01 bucha de maconha; 01 rolo de papel alumínio, 01 aparelho celular sem comprovação de origem e a quantia de R$44,85 em dinheiro.

                Os autores foram presos, juntamente com os materiais apreendidos e encaminhados para a delegacia. O veículo foi apreendido e encaminhado para o pátio credenciado do DETRAN e confeccionada a notificação de trânsito.

                Com Informações de
PMMG - UNAÍ-MG.

BELO HORIZONTE-MG - Carro despenca de garagem e duas pessoas ficam feridas

Segundo Defesa Civil, veículo caiu de uma altura de 10 metros, após motorista errar manobra.

                  Um carro despencou de uma garagem com cerca de 10 metros de altura na tarde desta Segunda-feira (180122) no Bairro Nossa Senhora de Fátima, no Aglomerado da Serra, Região Centro-Sul de Belo Horizonte-MG.

                 De acordo com a Defesa Civil, dois homens ficaram feridos. Ainda de acordo com o órgão, o motorista estava manobrando o caro. 

                 O veículo arrebentou uma parede e na queda atingiu a caixa d’água e a rampa de acesso de uma casa vizinha.

                 Segundo o Corpo de Bombeiros, os dois feridos estavam dentro do veículo. Eles foram resgatados e conscientes e encaminhados para o hospital.


                 Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - Chuva forte atinge a capital e provoca queda de árvores

Em alguns pontos da cidade, há relatos de queda de granizo.

                Uma forte chuva atingiu Belo Horizonte-MG, na tarde desta Segunda-feira (170122), provocando queda de árvores. Em alguns pontos, como bairros das regiões Centro-Sul e Noroeste, há relatos de granizo.

                Na Rua Espírito Santo, na Região Centro-Sul, uma árvore de grande porte caiu sobre uma caminhonete que trafegava pela via. De acordo com testemunhas, o motorista conseguiu sair do veículo sem ferimento.

                Também na Região Centro-Sul, uma árvore caiu na Rua Pouso Alto, no Bairro Serra. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a rede elétrica foi atingida, e parte da via, interditada. Ainda na mesma região, a queda de galhos interrompeu parcialmente o trânsito na Avenida dos Andradas.

                Na Região Leste, a corporação registrou uma queda de árvore na Rua João de Paula, na Sagrada Família
                Segundo os militares, um carro foi atingido. Segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC, no Bairro Santa Tereza, uma árvore tombou sobre a passarela de pedestres da estação do metrô, obstruindo a passagem.

                Ainda na Região Leste, uma árvore caiu sobre a rede elétrica na Rua Brasópolis, no Bairro Floresta.

                No Barreiro, a queda de uma árvore de grande porte interditou uma faixa da Avenida Olinto Meireles, segundo a Defesa Civil.

                Com Informações de: G1.

CEILÂNDIA-DF - Nova facção criminosa quer tomar o controle do Sol Nascente

A quadrilha tenta ganhar espaço depois que a 19ª Delegacia de Polícia - P Norte, desmantelou o Comando do Sol Nascente.

               O surgimento de uma nova facção criminosa intitulada “Os Cão do Inferno” - OCI, que avança sobre a região do Sol Nascente, em Ceilândia-DF, reacendeu a preocupação da Polícia Civil do DF em evitar a prática de novos crimes na região. 

               A quadrilha tenta ganhar espaço depois que a 19ª Delegacia de Polícia do P Norte desmantelou o Comando do Sol Nascente - CSN.

               O grupo aterrorizava a população local alimentando o tráfico de drogas, cometendo roubos, homicídios e expulsando moradores de suas próprias casas para faturar com a grilagem de terras.

               Os integrantes da OCI tentam se organizar no que eles chamam de “reduto”. O local de concentração do bando fica estrategicamente na Rua 84, nos fundos da região.
               A via é próxima a uma área verde desocupada. 

               A geografia facilita uma possível fuga caso a polícia apareça. Alguns integrantes da quadrilha estão presos, e a missão de fazer a facção ganhar força e fama ficou a cargo de adolescentes que, apesar de praticar uma onda de crimes, permanecem em liberdade.

               A rivalidade entre as duas facões está estampada nos muros de casas e comércios. Em represália ao CSN, que está enfraquecido, os integrantes da OCI rasuram as iniciais do grupo inimigo. 

               As ruas ainda vivem a tensão de uma guerra anunciada entre as gangues rivais. A Equipe do Metrópoles percorreu os principais pontos de atuação dos criminosos em companhia de equipes comandadas pelo delegado-chefe da 19ª DP, Fernando Fernandes.


Espólio

               Os remanescentes da facção CSN tentam segurar o espólio deixado pelos líderes, que atualmente estão presos no Complexo Penitenciário da Papuda

               O topo da hierarquia era formado por membros de uma única família. Havia o pai, conhecido como “Fernandão”, e dois filhos, Moisés, de 18 anos, e Tiago de 20 anos. 

               Fernandão e Tiago, considerados líderes da organização, foram presos em Janeiro do ano passado. Moisés foi detido em seguida. Porém, adolescentes considerados seguidores da facção continuam cometendo crimes isolados na região.

               Segundo o delegado Fernando Fernandes, as investigações envolvendo as organizações criminosas são contínuas, tanto para retirar de circulação quem ainda está solto quanto evitar que os grupos se reorganizem. 

“É um trabalho que não pode cessar. Quando esses bandos começam a se reestruturar, nós deflagramos outra ação e prendemos os principais envolvidos”
               Explicou.


Uísque e energético

               Apesar de boa parte dos integrantes das facções criminosas terem sido presos durante as operações policiais realizadas em 2016 e 2017, moradores e comerciantes ainda se sentem intimidados pelas quadrilhas. 

               A reportagem conversou com pessoas que sofrem na pele a influência do CSN e da OCI. Funcionário de uma padaria, um rapaz relatou as constantes invasões no estabelecimento por parte dos criminosos à procura de mercadorias.

               Segundo ele, os bandidos entram no local e, sem cerimônia, pegam produtos caros, como garrafas de uísques importados, latas de energético e uma série de alimentos como salame e presunto. 

“Eles entram sem falar nada, pegam o que querem e saem sem pagar ou dar qualquer satisfação”
               Contou o homem que tem medo de se identificar.

               Dona de um restaurante na região, uma comerciante também disse ter prejuízos, pois precisa alimentar uma multidão de criminosos, que também não pagam pelas refeições. 

“Já estava muito preocupada, pois eu ia fechar o meu estabelecimento por falta de condições em arcar com todos esses gastos impostos pelas facções criminosas. Após o trabalho dos policiais da 19ª DP, a situação melhorou”
               Afirmou.


Segunda maior favela

               Mesmo com a atuação policial, o medo impera e tem até toque de recolher naquela que é considerada a segunda maior favela da América Latina – perde apenas para a Rocinha, no Rio de Janeiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

               A área do Sol Nascente tem 940 hectares. Os moradores se dividem entre os setores P Sul, P Norte e as quadras QNQ. O terreno começou a ser fracionado a partir da década de 1990, mas as irregularidades cresceram nos anos 2000.
               As construções irregulares estão por toda parte. 

               Os grileiros fazem aterramentos, degradam a natureza e parcelam lotes. Cada unidade pequena, de até 200 metros quadrados, é vendida por um preço médio de R$30.000,00

               Do total de 25.299 habitações, 379 são improvisadas (barracos) e apenas 42 são próprias e quitadas.


  
  
  
  

               Com Informações de: Metrópoles.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS