PESQUISA NESTE SITE:

07 maio 2018

DISTRITO FEDERAL - Prazo para 'resolver' título de eleitor termina nesta Quarta; nome social é novidade

Período inclui emissão do documento, transferência e pedido de seção especial. Mudanças são gratuitas; população trans não precisa 'provar' nome social.

                   Eleitores de todo o país têm até Quarta-feira (180509) para solicitar alterações no título e no local de votação a tempo das eleições de 2018. O primeiro turno acontece em 7 de Outubro e o segundo turno, se houver, no dia 28 do mesmo mês.

                   O prazo desta semana vale para tirar o primeiro título, transferir o local de votação e solicitar atendimento especial, por exemplo (veja guia completo abaixo). No Distrito Federal, os cartórios estarão abertos nos dias 7, 8 e 9, das 8:00 horas às 18:00 horas.

                   Quem precisa só tirar a segunda via do título de eleitor não deve procurar os cartórios nesse período, para evitar filas. A reimpressão do documento pode ser feita a qualquer tempo. O pedido de voto em trânsito também tem prazo diferente: 17 de Julho a 23 de Agosto.

                   As eleições de 2018 incluem uma atualização importante para a população de transexuais e travestis. Até a próxima Quarta-feira, é possível pedir que o nome de registro seja substituído no título pelo nome social.

                   A troca foi autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE em Março, quando também foi decidido que candidatos trans podem usar o nome social nas urnas. Segundo a Justiça Eleitoral, mesários serão orientados sobre a novidade para evitar qualquer constrangimento.


                   No fim de Abril, o funcionário do Banco do Brasil Theo Linero, de 29 anos, foi a um cartório eleitoral do Cruzeiro-DF para pedir a mudança. Ao G1, ele disse ter se surpreendido com a facilidade da alteração.

"Quando falei que queria fazer a alteração, ela [a atendente] já passou a me chamar pelo nome social, não fez perguntas. Recadastrou e imprimiu."


                   Para pedir a mudança, basta apresentar documento com foto e comprovante de residência recente. Quem não tem cadastro biométrico atualizado pode aproveitar para incluir as impressões digitais no sistema.

                   Após a mudança, o título de eleitor exibe apenas o nome social, sem o histórico do nome de registro. No momento da votação, o mesário ainda terá as duas informações para "verificação".

"Achei mais respeitoso, porque em alguns documentos, o nome de registro aparece junto. Eu não tenho problema com isso, mas muitas pessoas trans não querem ter contato com o nome antigo"
                   Diz Theo.

"A gente não está numa sociedade preparada para lidar com a pessoa trans. Quando você mostra um documento com dois nomes, aquilo vira motivo de chacota, de piada."


Questão de cidadania

                   O nome social chegou à Justiça Eleitoral com certo atraso – no Executivo federal, por exemplo, há decreto sobre o tema em 2016. Mesmo assim, em muitos casos, a adoção do nome adequado ao gênero ainda é motivo de transtorno.

"No trabalho, eu uso o nome social no crachá, mas em alguns sistemas eletrônicos não deu pra mudar. Aí, gera confusão nas pessoas, eu tenho que explicar o que é trans, por que há dois nomes"
                   Diz Theo.

                   Mesmo a mudança em documentos oficiais, como a carteira de identidade, ainda esbarra na burocracia. Para deixar o nome feminino no passado, Theo teve de entrar na Justiça e apresentar comprovação de que já usava o nome social no dia a dia.

"Comecei a transição no fim de 2016, e entrei na Justiça em maio de 2017. Fez um ano agora, e ainda não saiu a sentença. Sou de Curitiba e, lá, muitos cartórios ainda não fazem a mudança da certidão sem mandado judicial."

                   Algumas instâncias já adotam procedimentos mais "avançados" no atendimento a pessoas trans. O nome social pode ser usado em avaliações do Ministério da Educação, como Enem e Revalida, e incluído no CPF (junto com o nome civil) em qualquer agência da Receita Federal.


Guia rápido

                   Para auxiliar os eleitores, o G1 preparou um guia rápido sobre as alterações possíveis na Justiça Eleitoral, para o pleito de 2018. Confira:

1) O prazo até esta Quarta-feira (180509) vale para quais pedidos?

                   Emitir o primeiro título (facultativo a partir dos 16 anos, e obrigatório a partir dos 18 anos);
                   Alterar local de votação, dentro do DF, em razão de mudança de endereço;
                   Transferir domicílio eleitoral, para residentes no DF que têm título de eleitor emitido em outra unidade da Federação;
                   Solicitar Seção Especial de votação em razão de alguma restrição física;
                   Registrar o nome social (tanto para títulos novos, quanto para quem já tem o documento).

2) É preciso pagar? Quais documentos devem ser apresentados?

                   Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do DF, todas as mudanças são gratuitas. Para solicitar qualquer uma, é preciso mostrar documento oficial com foto e comprovante de residência.

3) E o voto em trânsito? E para tirar segunda via?

                   Nestes casos, a Justiça Eleitoral pede que os interessados aguardem o fim do prazo atual para ir aos cartórios. Isso porque a segunda via, por exemplo, pode ser solicitada a qualquer tempo, sem necessidade de disputar as filas atuais.

                   O voto em trânsito é a possibilidade de votar fora do domicílio eleitoral por alguma eventualidade, sem precisar transferir o título "de vez". 
                   Para isso, o prazo vai de 17 de Julho a 23 de Agosto.

                   Com Informações de: G1.

MACHADO-MG - Criança é atingida em acidente entre dois ônibus e um carro

Menina de 8 anos andava de bicicleta em rua, quando foi atingida por um dos veículos.

                 Uma menina de 8 anos que andava de bicicleta ficou ferida em um acidente entre dois ônibus e um carro no Bairro Vila Formosa, em Machado-MG, na tarde deste Domingo (180506).

                 Segundo a Polícia Militar, o motorista de um ônibus da empresa São Benedito seguia pela Rua Vanderlei Moterani quando bateu em um carro no cruzamento com a rua Doutor Azélio Cândido Moreira
                 Em seguida, bateu em outro ônibus urbano que estava estacionado. 
                 A menina foi atingida por um dos veículos.

                 A criança foi levada ao Pronto Socorro e passou por exames. Ela foi liberada em seguida. Três passageiros do ônibus também ficaram feridos, foram encaminhados ao pronto socorro e também liberados.

                 O motorista do carro fugiu do local antes da chegada da Polícia Militar. Até esta publicação, não havia informações sobre ele.

                 Com Informações de: G1.

JUIZ DE FORA-MG - Jovens são presos após assalto a salão de beleza no Centro

Uma ex-funcionária do estabelecimento dava guarita e aguardava os rapazes de carro próximo ao local.

               Um salão de beleza foi assaltado neste Sábado (180505) no Centro de Juiz de Fora-MG

                Segundo a Polícia Militar, dois jovens, de 24 anos, sendo um deles armado com revólver, anunciaram o assalto, renderam os funcionários e levaram R$1.025,00 em dinheiro e dois celulares. Uma ex-funcionária do estabelecimento dava guarita aos rapazes de carro próximo ao local. 
                Todos foram presos.

                A proprietária acionou os policiais que, com auxílio das câmeras do sistema Olho Vivo, identificou os suspeitos na Avenida Brasil, próximo da Praça da Estação

                Durante a ocorrência, os militares foram informados sobre um veículo que estava em atitude suspeita no Terreirão do Samba.

                No local os policiais encontraram uma mulher, de 23 anos, que informou ser a proprietária do veículo. Durante essa abordagem, os rapazes já haviam sido capturados pelos policiais que o questionaram sobre o veículo no Terreirão, já que havia suspeita de que seria usado para a fuga.

                Um deles confirmou que o carro era da namorada. 
                A proprietária reconheceu os suspeitos e disse, ainda, que a jovem que estava no veículo era ex-funcionária do salão.
                Todos foram presos e encaminhados para a Delegacia. O carro foi apreendido. 

                O G1 entrou em contato com a Polícia Civil para saber se o flagrante foi ratificado e se os suspeitos foram encaminhados para o presídio, mas as ligações não foram atendidas.

                Com Informações de: G1.

LEME DO PRADO-MG - Criminosos explodem posto de atendimento bancário

Primeiras informações da Polícia Militar apontam que quatro homens participaram da ação criminosa; ele fugiram levando dinheiro, mas a quantia não foi divulgada.

                Criminosos explodiram um posto de atendimento bancário na madrugada desta Segunda-feira (180507) em Leme do Prado-MG, no Vale do Jequitinhonha
                Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, quatro homens participaram da ação.

                O grupo efetuou diversos disparos para intimidar os moradores; os tiros atingiram o quartel da PM na cidade.
                Ninguém ficou ferido. 

                A polícia informou que o posto de atendimento ficou destruído e os criminosos fugiram levando dinheiro, mas o valor não foi divulgado. 
                Até a publicação desta matéria, ninguém foi preso.


                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Mais de 300 animais silvestres são devolvidos em campanha de entrega voluntária

Ação da polícia em conjunto com órgãos ambientais foi desenvolvida no mês de abril.


                 A Polícia Militar de Meio Ambiente - PMMA divulgou nesta Segunda-feira (180507) o balanço oficial de uma campanha desenvolvida pelos militares em conjunto com o Instituto Estadual de Florestas - IEF e secretarias de meio ambiente de oito municípios do Noroeste de Minas, Inclusive da cidade de Unaí-MG

                 A ação, que iniciou em 9 de abril em algumas cidades, teve por objetivo conscientizar os moradores a devolverem voluntariamente animais silvestres mantidos irregularmente em cativeiro, sem cobrança de multa.

                 Para os militares, além da consciência ambiental, a campanha serve de alerta às pessoas sobre as consequências penais e administrativas que podem sofrer em razão da conduta de manter animais silvestres em cativeiro. 

                 A multa administrativa que pode ser gerada por criar animais irregularmente, como papagaios, araras e periquitos, é de até R$17.232,20.

                 Foram envolvidos na campanha os municípios de Unaí-MG, Arinos-MG, Buritis-MG, Bonfinópolis de Minas-MG, Brasilândia de Minas-MG, Paracatu-MG, João Pinheiro-MG e Vazante-MG

                 Os animais foram entregues voluntariamente na sede da 16ª Cia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito de Unaí até o fim do mês de abril.

                 Os animais devolvidos pela população foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS, de Brasília-DF, onde receberão os devidos cuidados.

Aves devolvidas pela população

Psitaciformes: 300.
                 253 Papagaios;
                 25 Periquitos;
                 19 Jandaias;
                 02 Arara-canindé;
                 01 Maritaca.

Passeriformes: 017.
                 06 Sanhaços;
                 04 Pássaro-pretos;
                 03 Sofres;
                 02 Curiós;
                 01 Garrincha;
                 01 Pintassilgo.

Piciformes: 001.
                 1 Tucano.

Columbiformes: 001.
                 1 Pomba-verdadeira.

                 Além das aves, também foi encaminhado aos militares, por meio desta campanha, um Cágado.

                 Com Informações de:
PMMA - UNAÍ-MG.

MONTES CLAROS-MG - Corpo de homem é encontrado com marca de pedrada na cabeça

Vítima foi encontrada na comunidade de Balaio, saída para Janaúba; polícia faz buscas para tentar identificar autores do crime.

                O corpo de um homem foi encontrado na manhã desta Segunda-feira (180507) com ferimentos na cabeça, em Montes Claros-MG, no Norte de Minas.
                 A vítima, segundo a Polícia Militar, foi identificada como Clemente Estêvão dos Reis, de 44 anos.

                 O corpo dele foi encontrado por moradores na Comunidade de Balaio, saída para a cidade de Janaúba-MG.

                 A polícia suspeita que o homem foi morto após ser agredido com uma pedra.

                 A polícia faz levantamentos para identificar o autor do crime.

                 Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Bombeiros é acionados para resgatar vítima presa em Elevador no Centro

Bombeiros resgatam vítima presas no interior de um elevador de edifício no Centro de Unaí. Ninguém ficou ferido. O fato ocorreu nesta Segunda-feira (180507).

               Nesta Segunda-feira (180507) o Corpo de Bombeiros foram acionados a comparecer na Rua Afonso Pena, Centro de Unaí-MG, onde segundo solicitante, havia uma pessoa presa dentro de um elevador, já cerca de 20 minutos, bastante nervosa.

               Imediatamente deslocaram para o local, uma Guarnição, onde foi realizado a retirada da pessoa com a utilização de técnicas de salvamento.

               A Guarnição de Bombeiros Militar - GuBM, realizou o corte de energia do elevador, através da chave geral, deslocou-se até a casa de máquina do elevador, onde foi colocado no módulo manual, para a realização de descida do mesmo de forma controlada.
               O elevador foi parado no andar mais próximo onde a vítima que estava presa, foi resgatada de seu interior.
Não houve feridos.



















  
              Uma vez parado no pavimento, as portas foram abertas com chaves próprias, evitando assim, qualquer risco a integridade física de todos ali presentes.
               Também foi realizado orientações para a síndica do local sobre cuidados a serem tomadas neste tipo de situação.

               Diante de tais situações, Os Bombeiros orientam que liguem para o técnico de manutenção em elevadores, responsável pela edificação e para o Corpo de Bombeiros
               Não tente jamais forçar para abrir a porta, estando este ligado ou desligado.

 


 




               Com Informações de:
CBMMG - UNAÍ-MG.

PIRAPORA-MG - Quatro pessoas são presas com 436 pedras de crack

Denúncia indicou o local, no Bairro Bom Jesus, que era usado para comércio de entorpecentes; foram apreendidos ainda uma arma, balança de precisão e dinheiro.


                Quatro pessoas foram presas na noite deste Domingo (180506) por envolvimento com o tráfico de drogas em Pirapora-MG, no Norte de Minas
                Segundo a Polícia Militar, uma denúncia informou que uma casa na Rua Álvaro Machado, no Bairro Bom Jesus, era utilizada para o tráfico de drogas.

                Militares iniciaram um monitoramento do local denunciado e perceberam uma intensa movimentação de usuários de drogas no local. 

                Durante buscas no imóvel, os policiais apreenderam 436 pedras de crack, um revólver calibre .32, celulares, uma balança de precisão e cerca de R$1.250,00.

                Os quatro presos, com idades entre 23 e 61 anos, estavam no imóvel no momento da abordagem. 
                Todos foram levados a delegacia da cidade com os materiais apreendidos.


                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Corpo de Bombeiros recebe visitas de Alunos da APAE nesta Segunda

Alunos da APAE visita as dependências do Corpo de Bombeiros, Uma ação muito proveitosa e de Grande relevância na interação social.

              Nesta Segunda-feira (180507), O Corpo de Bombeiros de Unaí-MG, recebeu a visita dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Unaí - APAE.

              Durante a visita, os Bombeiros demonstraram aos integrantes da APAE parte da estrutura da corporação como os seus equipamentos operacionais e os caminhões Auto Busca e Salvamento - ABS e Auto Bomba Tanque - ABT, além de ensinarem noções de segurança e prevenção e demonstrarem como os bombeiros agem em diversos tipos de ocorrências. 


              Conforme 1°Ten Simão, Comandante do 2° Pelotão de Bombeiros, a visita destes alunos foi muito importante e de grande relevância.

"Essa importante visita tem uma grande relevância  tendo em vista que  a cada dia o Corpo de Bombeiros amplia sua participação em projetos sociais, e se aproxima  da população  se inserindo no cenário social"
              Afirma. 

"E assim como a APAE o Corpo de Bombeiros Militar  como instituição  labuta nessa causa. É maravilhoso ver como eles se sentem felizes".
              Conclui o 1°Ten Simão, Comandante do 2° Pelotão de Bombeiros de Unaí-MG.


              Com Informações de
CBMMG - UNAÍ-MG.

MONTES CLAROS-MG - Homem é preso com drogas enterradas em quintal de casa

Polícia chegou até o suspeito após uma denúncia anônima na Vila Oliveira; foram aprendidos cocaína, crack e uma arma.

                  Um jovem de 23 anos foi preso por envolvimento com o tráfico de drogas em Montes Claros-MG, na noite deste Domingo (180506). 

                  De acordo com a Polícia Militar, denúncias apontaram que uma pessoa estava comercializando drogas em uma casa, na Vila Oliveira.

                  Militares foram até o local indicado e abordaram o rapaz. Com ele, foram apreendidos pinos de cocaína e cerca de R$60,00. Na casa do suspeito, a PM encontrou um pote enterrado no quintal com nove pedras de crack, treze papelotes de cocaína e um revólver calibre .32.

                  O homem foi encaminhado à delegacia junto ao material apreendido.

                  Com Informações de: G1.

SÃO PAULO - Em programa, Silvio Santos ataca Luciano Huck

“Jogo das Fichas é aquele que a Globo está imitando. 
O Huck está me imitando”
Disse o dono do SBT.

                Silvio Santos não tem problemas em dizer o que pensa. Seu último alvo foi Luciano Huck, que levou uma cutucada neste Domingo (180506) por conta do quadro The Wall, exibido no Caldeirão do Huck.

                Segundo o dono do SBT, o global imitou o Jogo das Fichas, que acontece no Programa Silvio Santos

“Jogo das Fichas é aquele que a Globo está imitando. 
O Huck está me imitando. 
O Luciano Huck. 
Só que ele mandou fazer um cenário que é muito alto”
                Falou ele.

                Porém, o patrão parece ter esquecido de que, na verdade, a Globo comprou o formato internacional no qual o Jogo das Fichas foi inspirado. 

“Quando eu quis fazer o cenário, falei: 
‘Quero mais baixo’. 
Então, o ‘Jogo das Fichas’ meu é mais baixo, o do Huck é mais alto”
                Completou.


                Ele ainda disparou contra o The Voice Kids
“É tudo uma imitação. 
A Globo viu meu programa e foi lá e imitou. 
A Globo não sabe copiar, sempre copia errado. 
Aqui é até 10 anos”
                Disse o apresentador, rindo.

                Com Informações de: Metrópoles.

CAMPO BELO-MG - Taxista e duas passageiras morrem em acidente na MGC-369

                O motorista de um táxi e duas passageiras morreram em um grave acidente entre dois veículos, na noite deste Sábado (180505), em Campo Belo-MG

                Segundo a Polícia Militar Rodoviária de Lavras-MG, o carro onde as vítimas estavam foi atingido de frente por caminhonete em um trecho na MGC-369, a quatro quilômetros da cidade.

                Com a batida, Aldenir Régis de Souza, de 46 anos, Marlene Faria Ferreira, da mesma idade, e Zauri Raimunda de Oliveira, de 60 anos, ficaram presos às ferragens. 
                Equipes do Corpo de Bombeiros retiraram as vítimas, que não resistiram e morreram no local acidente.

                O impacto deixou os dois veículos destruídos e fez o carro usado como táxi parar em cima de um barranco.

                Com Informações de: MinasHoje.

UNIVERSAL - Saiba o que você está cultivando - Oleandro (Nerium oleander),

O objetivo é alertar quanto a toxidade desta planta ornamental. 
Oleandro (Nerium oleander).

               O Oleandro (Nerium oleander), é uma planta ornamental extremamente tóxica, da Família Apocynaceae.

               É um arbusto grande, podendo ter por volta de 3 a 5 metros de altura. 
               Suas flores podem ser brancas, róseas ou vermelhas. É uma planta pouco exigente se tratando de temperatura e umidade.

  
 

Outros Nomes

Oleandro (Nerium oleander)
               Loendro,

               Loandro,
               Aloendro,
               Loandro-da-índia,
               Alandro,
               Loureiro-rosa,
               Adelfa,
               Espirradeira,
               Cevadilha,
               Flor-de-são-José.


Toxidade

                Toda a planta é altamente tóxica. 
                Tem como princípios ativos a oleandrina e a neriantina, substâncias extraordinariamente tóxicas. 

                Basta que seja ingerida uma folha para matar um homem de 80 kg, no entanto, muitas vezes a ocorrência de vômitos evita o desfecho fatal.

                Os sintomas da intoxicação, que podem aparecer várias horas depois da ingestão, são dores abdominais, pulsação acelerada, diarreia, vertigem, sonolência, dispneia, irritação da boca, náuseas, vômitos, coma e morte.

                Está registrado pelo menos um caso de intoxicação por ingestão de caracóis alimentados com folhas desta planta, devido à acumulação de toxinas ao longo da cadeia alimentar.

 

Origem

                Esta planta é originária do Norte da África, do Leste do Mediterrâneo e do Sul da Ásia
                É muito comum em Portugal e no Brasil, quer espontânea, quer cultivada.


                Está sendo cada vez mais comuns, vermos essa planta nas praças, ruas e calçadas da cidade de Unaí-MG
                Pela beleza de suas flores, que difere de cores e tons a cada espécie, que vai do Branco-alvo aos tons de rosa quase-branco até o rosa-vermelho-escuro, de fácil cultivo e adaptável ao clima quente da cidade, é preferida por muitos, sendo assim disseminada em velocidade assustadora; sem que os cultivadores unaienses saiba da terrível toxina que trás em suas folhas, brotos, caule e flores.


                Não sabendo que, uma criança ou até mesmo um adulto, ingerindo apenas uma folha ou parte de uma flor, terá morte instantânea ao perceber sua ação tóxica, horas depois, não sendo mais possível evitar por meio de tratamentos médicos ou procedimentos, como provocando vômitos, etc.

                O que se pode recomendar é que, não cultive esta planta, que mesmo bela, é uma das plantas mais venenosas do planeta.
                Oleandro é uma das plantas de jardim mais venenosas comumente cultivadas.

  
  
  
  
  

                Com Informações de: Wikipédia: Português, Inglês.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS