PESQUISA NESTE SITE:

14 junho 2019

SÃO PAULO - Homem esfaqueia PM durante abordagem e é morto. Veja imagens

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito aparentava ter problemas mentais. A tenente agredida teve ferimento superficial.


                 Chamados para atender uma ocorrência, policiais militares do 17º Batalhão de Mogi das Cruzes, em São Paulo, foram surpreendidos. 

                 Ao chegar no local, os agentes encontraram um homem que, ao ser abordado pela tenente Beatriz Marandola Colentuano, desferiu um golpe de faca contra ela. 
                 Segundo a corporação, o suspeito foi morto após a agressão.


                 De acordo com a PM, o caso aconteceu na última Quarta-feira (190612) e ainda está em andamento. 
                 Só agora divulgado.

                 Os policias avaliaram que o homem apresentava sinais de problemas mentais.

                 As cenas são fortes.






                 Com Informações de: Metrópoles.

BELO HORIZONTE-MG - Prefeitos se reúnem com Governador Romeu Zema

                  O prefeito em exercício de Buritis-MG, Rufino Folador (PRB), e o prefeito de Arinos-MG, Carlos Alberto (PSD), estiveram reunidos com o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) apresentando as demandas dos respectivos municípios.

                  A reunião aconteceu na última Segunda-feira (190610) na Cidade Administrativa de Minas Gerais em Belo Horizonte-MG e contou com a participação do Deputado Federal Zé Silva (Solidariedade) e do Secretário Geral de Estado, Igor Mascarenhas.

                  Os gestores municipais discutiram com o governador o acesso dos pacientes das cidades mineiras que integram a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno- Ride-DF aos serviços públicos de saúde no Distrito Federal, solicitando a indicação de um interlocutor que possa auxiliá-los. 

                  Outro ponto discutido foi a construção do Hospital Regional do Noroeste de Minas. A princípio, a ideia é que o hospital seja construído na cidade de Unaí-MG.

                  Segundo Rufino, a reunião com o governador também incluiu um pedido de melhorias na rodovia MG-400 na região da Serra Olhos D’Água e na Serra da Sacada na Chapada.

“Colocamos para ele a questão da Serra Olhos D’água que vem causando muitas mortes e providências devem ser tomadas. Pedimos também a pavimentação da estrada que liga Buritis a Serra da Sacada que são aproximadamente 12 km, para poder diminuir os custos do produtor rural no escoamento da produção da região”
                  Disse.


                  O prefeito de Arinos, Carlos Alberto, avaliou que a reunião foi produtiva. Ele também apresentou demandas do seu município, principalmente a liberação de veículos cedidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais - DER-MG e a segunda parcela no valor de R$450.000,00 para pavimentação no Bairro Planalto.

“Nós solicitamos a liberação de três caixas d’água de 20.000 litros cada para atender as nossas comunidades. É um convênio assinado no ano passado e que ainda não foi liberado. 

Solicitamos também os dois veículos cedidos pelo DER e a liberação da segunda parcela do convênio de pavimentação asfáltica do Bairro Planalto que está pendente também”
                  Listou.


                  Com Informações de: Mais Buritis.


SALINAS-MG - Dois jovens são detidos suspeitos de vários assaltos na BR-251

Segundo a Polícia Militar, eles assaltavam caminhoneiros próximo a um radar, no Povoado de Vale das Cancelas; os dois estavam escondidos em uma pousada em Salinas e foram encontrados após denúncias.


                  Dois jovens, de 16 e 19 anos, foram detidos em Salinas-MG, na madrugada desta Sexta-feira (190614), suspeitos de vários assaltos na BR-251
                  Eles estavam escondidos em uma pousada no Centro da cidade e foram encontrados durante uma operação, após denúncias anônimas.

                  Segundo a Polícia Militar, o último crime praticado pela dupla foi na Quarta-feira (190612); eles renderam dois caminhoneiros que reduziram a velocidade ao passar em um radar em Vale das Cancelas, e roubaram celulares e dinheiro. Eles foram perseguidos, trocaram tiros com a polícia, mas conseguiram fugir e se esconderam na pousada.

“Os crimes na BR-251 eram sempre próximo a esse radar. O momento que o motorista reduzia a velocidade, eles aproveitaram para cometer os assaltos e roubavam objetos pessoais e dinheiro”
                  Explicou o cabo da Polícia Militar, Fábio dos Santos Lopes.

                  Os dois confessaram os crimes. A PM apreendeu 27 buchas de maconha no quarto da pousada onde eles estavam. Durante a abordagem, os criminosos disseram que a motocicleta e a arma usadas nos assaltos estavam escondidas no Povoado de Lagoa de Baixo, zona rural de Rubelita-MG

                  Os policiais fizeram buscas no local indicado e apreenderam dois revólveres, três porções de cocaína, R$1.200,00 e a moto que era roubada.

                  Ainda de acordo com a PM, além dos assaltos na BR-251, eles são suspeitos de envolvimento em roubos de motocicletas na zona rural de Rubelita
                  Os dois foram encaminhados à Delegacia de Salinas.

                  Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Receita Federal tritura dez toneladas de cigarros contrabandeados do PARAGUAI

Apreensões foram feitas de 2018 até metade de 2019. Receita afirma que destruição é importante para combater lavagem de dinheiro e financiamento de outros crimes.


                  A Receita Federal de Montes Claros-MG iniciou nesta Quinta-feira (190613) a trituração de dez toneladas de cigarros contrabandeados apreendidos em operações das polícias Militar, Civil e Federal entre o início de 2018 a Junho de 2019. De acordo com a Receita, o volume do produto corresponde a aproximadamente 400.000 unidades de maços de cigarro transportados do Paraguai para o Brasil de maneira clandestina.

                  O objetivo é descartar o produto de maneira sustentável; eles serão incinerados depois da etapa da trituração e descartados, posteriormente, em aterros adequados. Só em 2019, três grandes operações recolheram milhares de caixas do produto que seriam enviadas ao Norte do país.

                  Ainda de acordo com a Receita, cada caixa dos cigarros geralmente pesa aproximadamente 14 quilos, o que torna a trituração correspondente a 715 caixas. 

                  O volume é considerado muito significativo e tem relação direta com o grande número de criminosos que vendem o produto contrabandeado, além de financiar outros crimes com o dinheiro.

“A trituração é importante porque não podemos acumular estes produtos em nossos depósitos. Eles são triturados, para que depois sejam incinerados em um forno e descartados. 

Na cidade de Montes Claros, tem muita gente vendendo cigarro. A movimentação é milionária e envolve várias pessoas. O pior é que o dinheiro alimenta outras práticas, como lavagem de dinheiro, compra de armas, financia tráfico de drogas, e isso gera uma preocupação”
                  Afirma o auditor fiscal e delegado da Receita Federal, Felipe Araújo Florêncio.

Tributação

                  A Receita Federal explica que o cigarro produzido no Brasil tem tributação alta, e o imposto é pensado pelo Governo Brasileiro de forma proposital. A cobrança segue o princípio da seletividade, no qual se aplica uma taxa maior em produtos que o Estado deseja desestimular o consumo.

“A preocupação da Receita é com a parte tributária. O cigarro tem tributação alta, por conta do princípio da seletividade, aplicado em produtos que não são interessantes para que a sociedade consuma. 

É para desestimular mesmo o consumo por conta do mal que o cigarro causa. Usar cigarro onera o sistema de saúde. 

Como os contrabandeados vêm do Paraguai sem tributo nenhum, é ruim para sociedade e é uma concorrência desleal. É como se mandassem só as doenças para que o Governo dê conta, sem recurso tributário para que se organize estrutura para a sociedade receber atendimento a saúde”
                  Diz Felipe Florêncio.

                  Um estudo da clínica médica da Universidade Federal de Minas Gerais constatou nos cigarros contrabandeados patas de insetos, fungos e muitas contaminações por metais pesados. De acordo com o material fornecido pela Receita, são produtos com oito vezes mais chumbo, cromo, manganês e mercúrio. 

                  As substâncias são tóxicas para a respiração e para o funcionamento de diversos órgãos do corpo, segundo o estudo.

                  Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Mulher é estuprada pelo ex-companheiro após fazer uso de drogas com ele

De acordo com a Polícia Militar, vítima foi encaminhada ao HU e tinha lesões nas partes íntimas; homem foi preso enquanto dormia e negou crime.


                Um homem de 39 anos foi preso em Montes Claros-MG nesta Quarta-feira (190612) suspeito de estuprar a ex-companheira no Bairro Vila Áurea

                Segundo informações da Polícia Militar, os dois estavam próximos a uma escola onde fizeram uso de crack e cocaína. Quando seguiam para um ponto de ônibus onde o homem iria embarcar, ele a forçou a entrar em um lote vago e cometeu o estuprou.

                Ainda de acordo com a PM, ela foi agredida no rosto, nas nádegas e no abdômen. A vítima acionou a polícia e foi encaminhada ao Hospital Universitário Clemente de Faria. A PM informou que um especialista constatou lesões nas partes íntimas da vítima. 

                Por meio de nota, a unidade de saúde confirmou que a vítima esteve no HUCF e foi assistida "de acordo com o protocolo de assistência prestado às pessoas em situação de violência".

                O homem foi preso horas depois na casa onde mora. Os militares o encontraram dormindo e o encaminharam para a delegacia da Polícia Civil. 

                O suspeito relatou que a mulher ofereceu preservativos e disse ainda que não cometeu nenhum abuso contra ela. Sobre as acusações, o homem se defendeu e afirmou que a ex-companheira o acusava de estupro porque estava sob efeito de drogas.

                O suspeito já tinha passagens por furto, tráfico e uso de drogas. Nenhuma substância foi apreendida com os dois envolvidos.

                Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Prefeitura inicia demolição de construções irregulares em área de preservação ambiental

Secretário de Meio Ambiente afirma que levantamento apontou 109 construções irregulares que invadiram o Parque Guimarães Rosa; o muro de uma residência foi demolido nesta Quinta-feira (13).


                 A Prefeitura Municipal de Montes Claros-MG iniciou nesta Quinta-feira (190613) a demolição de construções que foram levantadas em área irregular na cidade. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, um levantamento descobriu 109 áreas invadidas dentro do Parque Guimarães Rosa.

                 O secretário afirma que os muitos destes imóveis irregulares pertencem a médicos, profissionais liberais e advogados. A primeira construção demolida foi o muro de uma casa, na Rua 13 do Bairro Morada do Sol

"O pior de tudo é que foram notificados diversas vezes e eles persistem. Neste caso aqui foi feita a notificação e ele continuou com a obra. Então não coube outra ação da prefeitura a não ser a retomar este espaço".

                 No Bairro Morada do Sol, ainda segundo o secretário, os proprietários compraram os terrenos e avançaram as construções para dentro do Parque e na área de preservação permanente às margens do Rio Carrapato


"É lei federal. 
É bem clara, até 30 metros não é permitida nenhuma construção e eles estão levando até as margens do rio"
                 Diz o secretário.

                 Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA acompanharam a demolição desta Quinta-feira. 
                 Outras ações estão previstas para os próximos dias.

"Tem área de invasão de um metro e meio, mas não fazemos derrubadas de residências. Neste caso, a pessoa responsável é orientada a procurar a SEMMA para regularizar o que detêm direito. 
E a gente, obviamente, está disposto a até fazer um acordo para limitar o acesso até onde for possível"
                 Explica o gerente de normatização e controle ambiental da SEMMA, Rodrigo Santos.

                 Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Município aguarda Estado enviar kits reagentes para novos testes de Leishmaniose canina

 
                 Conforme a Prefeitura Municipal de Unaí-MG, O emagrecimento exacerbado, crescimento exagerado das unhas, formação de crostas na pele, queda de pelos, aparecimento de feridas na orelha e em volta dos olhos, do nariz e da boca, são sinais aparentes de que o cão possa estar acometido de leishmaniose, cujo protozoário é transmitido pela picada do Mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis), flebótomo. 


                  Mas a presença da leishmaniose canina deve ser confirmada depois da realização do teste rápido, triagem, e do teste sorológico, Elisa, para ratificação. Os kits com reagentes para o teste sorológico, confirmatório, no entanto, estão em falta, desde Dezembro, já que o Estado não tem repassado o material para o Laboratório Municipal
                  E ainda não há previsão para a chegada dos reagentes.


                  De acordo com a médica veterinária Juliene Dias Michelin, que atende o Centro de Controle de Zoonoses de Unaí - CCZ, a situação obriga o município a usar o bom senso em lugar do teste, para minimizar os efeitos da falta dos reagentes, até a situação se normalizar. "Bom senso" para o caso, até o Estado normalizar as entregas, segundo a veterinária, significa recolher, somente os animais que apresentam sintomatologia que não deixa dúvidas quanto à presença da doença. 

"Só estamos recolhendo para teste de triagem os animais que apresentam um conjunto de sintomas perfeitos indicadores da leishmaniose. Recolhemos quando eles chegam muito ruins, até para diminuir o sofrimentos deles".


                  Relatos da médica veterinária dão conta de que, ao perceber que o cão está muito doente, os próprios donos, ou tutores, entregam o animal ao CCZ. Ela assinala, no entanto, que o município só pode recolher os cães com leishmaniose, porque é obrigação legal da Administração Pública proceder à eutanásia, sacrifício do cão, conforme determinação do regramento sanitário. 

                  Para outras doenças, o tutor deve procurar clínicas particulares. 

"O kit de reagentes está em falta desde Dezembro. Em Abril, conseguimos os resultados das amostras colhidas em Novembro e Dezembro, que foram enviados para a FUNDEB, laboratório de referência do Estado. Com a chegada dos resultados, recolhemos os cães que deram positivo"
                  Contou a veterinária.


                  Juliene explica que, em casos de cães com leishmaniose, o Ministério da Saúde preconiza a eutanásia do animal, para evitar que os humanos sejam infectados, e o caso se torne problema de saúde pública. 

                  Na cidade, o cão é o principal hospedeiro do protozoário parasita "Leishmania". A transmissão se dá quando o Mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis) (flebótomo) pica o cão infectado, adquire o parasita, e depois pica o ser humano transmitindo-lhe o protozoário, estabelecendo um ciclo.

Eutanásia


                  O procedimento da eutanásia é feito no CCZ pela própria médica veterinária. É aplicada anestesia geral no cão, deixando-o inconsciente e sem dor, e logo depois ocorre a aplicação de uma injeção de cloreto de potássio, para provocar parada cardiorrespiratória.

                  O tutor tem duas opções para decidir a destinação do cadáver do animal: ou ele doa para uma das escolas de veterinária da cidade (FACISA ou UFVJM), onde será objeto de estudos, ou deixa no próprio CCZ, onde existe uma fossa séptica para receber o cadáver.

                  Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

MONTES CLAROS-MG - Homem que participou do assassinato de policial aposentado é condenado a 39 anos de prisão

Carlos Jansen Fagundes foi condenado pelo crime de latrocínio cometido contra o policial reformado e por quatro tentativas de homicídios contra policiais, cometidos durante a tentativa de fuga; crime foi em 2017.


                 Foi condenado a 39 anos de prisão o homem que participou do assassinato de um policial militar aposentado em 2017 em Montes Claros-MG

                 Carlos Jansen Fagundes foi a júri popular no Fórum Gonçalves Chaves nesta Quinta-feira (190613). Ele cometeu o crime com a ajuda da namorada, Gabriela de Oliveira Pereira, que já foi condenada a 32 anos e seis meses de prisão.

                 O julgamento começou por volta das 09:00 horas e acabou por volta das 20:00 horas. Carlos Jansen foi condenado por latrocínio, o roubo seguido de morte, e também por quatro tentativas de homicídios contra policiais, cometidos durante a tentativa de fuga, quando os autores atiraram contra viaturas da PM; os jurados acataram a tese do Ministério Público durante a decisão.



Entenda o crime

                 O latrocínio ocorreu em junho de 2017. Juvenal Afonso de Araújo, de 77 anos, foi atingido por vários tiros dentro da casa dele, no Bairro Santa Rita. Para a promotora de justiça, Maria Cristina Santos Almeida, o crime foi premeditado. 

"Eles atraíram a vítima, publicando um anúncio de jornal como ela prestando serviço de faxineira. Ele [o policial reformado] a contratou. Eles torturam a vítima para obter senhas e por fim mataram-na".

                 Segundo Polícia Militar, antes de morrer, a vítima conseguiu falar o nome da suspeita e contou que o número do celular dela estava guardado em uma agenda.

                 Com Informações de: G1.

ÍNDIA - Trinta e uma crianças morrem por overdose de lichia, outras duas mil morreram em 2017

As vítimas relataram sintomas de encefalopatia, como confusão mental, fraqueza e convulsões. Outras 40 seguem em tratamento em UTI.


                 Desde 1995, a cidade de Muzaffarpur, na Índia, registra óbitos durante o verão por consumo excessivo de lichia

                 A região é produtora da fruta e em 2014, 150 pessoas morreram de overdose do alimento. Neste ano, 31 crianças já faleceram e outras 40 seguem em tratamento em Unidades de Terapia Intensiva - UTI.


                 Os sintomas relatados são ligados à encefalopatia, como confusão mental, fraqueza e convulsões, além de hipoglicemia. De acordo com um estudo publicado na revista científica The Lancet, lichias possuem dois elementos, hipoglicina A e MCPG, que podem causar a queda na glicemia do paciente.

                 Mas não se preocupe: a quantidade de ingestão da fruta deve ser muito alta para que os sintomas apareçam. As crianças de Muzaffarpur são subnutridas e provavelmente comeram mais de 100 lichias de uma vez.


Em 2017

                 Mais de 2.000 crianças indianas morreram após comer lichia

                 Uma doença ligada ao consumo da lichia provocou, nas últimas duas década, a morte de mais de 100 crianças por ano em uma região da Índia. As frequentes ocorrências intrigaram os médicos. 

                 Nesta semana, (2017) um estudo sobre o caso foi publicado na revista científica “The Lancet”
                 A explicação para as mortes? Ingestão da fruta com o estômago vazio.


                 De acordo com a pesquisa, a lichia contém uma toxina, a hipoglicina, que inibe a produção de glicose. Isso somado ao estômago vazio pode provocar convulsão e perda de consciência. 
                 Segundo reportagem da BBC, quase metade das vítimas não resiste aos sintomas.

                 De acordo com os relatos dos familiares, as crianças acordavam no meio da madrugada gritando de dor em função do inchaço no cérebro.

                 Desde então, os médicos recomendam que os pais não deixem as crianças ficarem muitas horas sem comer, além de restrinjam a quantidade de lichias consumidas por dia.


                 Com Informações de: Metrópoles, Metrópoles.

BELO HORIZONTE-MG - Intoxicada com fumaça de protesto, mulher é internada em estado gravíssimo em Hospital

Ela passava de ônibus pela Avenida Antônio Carlos, onde manifestantes queimavam pneus em protesto contra a Reforma da Previdência e cortes na Educação.


                Uma mulher de 52 anos que circulava de ônibus pela Avenida Antônio Carlos, nas proximidades da UFMG, em Belo Horizonte-MG
                Um dos pontos de manifestação da greve geral, deflagrada nesta Sexta-feira (190614), foi internada em estado gravíssimo no Hospital Risoleta Tolentino Neves

                Segundo a Polícia Militar, Edi Alves Guimarães de 52 anos, inalou a fumaça proveniente da queima de pneus realizada pelos manifestantes, que protestam contra a reforma da previdência e cortes na educação. 

                O Risoleta Neves informou que Edi teve uma parada cardiorrespiratória, foi reanimada pelos médicos e, neste momento, passa por procedimentos de emergência. 
                A paciente corre risco de morrer. 

                Ainda de acordo com a PM, os demais passageiros do ônibus não foram intoxicados pela queima dos pneus. A Avenida Antônio Carlos,que ficou bloqueada até por volta de 08:30 horas desta manhã, já se encontra liberada.

                Com Informações de: EM.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS