PESQUISA NESTE SITE:

26 novembro 2016

UBERABA-MG - Jovem é socorrido em estado grave após acidente de trânsito

Rapaz foi levado para o HC-UFTM; outra vítima teve ferimentos leves.
Acidente ocorreu neste Sábado (161126), no Bairro Parque das Américas.


              Dois jovens, de 19 anos, ficaram feridos em um acidente entre carro e moto na manhã deste Sábado (161126), no Parque das Américas, em Uberaba-MG

              Uma das vítimas foi socorrida em estado grave pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU e levada para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - HC-UFTM.

              Segundo as primeiras informações do SAMU, o acidente foi cruzamento da Avenida João XXIII com a Rua São João Del Rei. A outra vítima foi encaminhada com escoriações para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA do Parque do Mirante.

              O G1 entrou em contato com o HC-UFTM e a Polícia Militar, mas as ligações não foram atendidas.

              Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Fossas abertas causam riscos à população do Bairro Mamoeiro

Fossas são como armadilhas entre o mato e o lixo em plena via pública.
O descuido em deixar buracos abertos pode causar acidentes.


              O Perigo causado por diversas fossas abertas nos lotes e na via pública, no Bairro Mamoeiro é preocupante. 

              São diversos buracos de até mais de três metros, completamente abertas, sem nenhuma proteção ou tapume, fica entre o lixo, o mato e em locais de pouca iluminação, causando risco por que passa pelo local, e até mesmo crianças.

              A Grande irresponsabilidade de quem perfura estes buracos e não coloca nenhuma proteção, poderá causar acidentes irreversíveis e ser responsabilizados por não cobrir ou proteger estes locais.

              Uma pessoa que passar correndo a noite e vier a cair nestas verdadeiras armadilhas a céu aberto, poderá fraturar pernas, braços ou acontecer algo bem pior. Quem será responsável pelo acidente?
              
              Vale raciocinar e evitar o pior antes que aconteça!

              Com Informações e fotos de: IV





SANTA RITA DE CALDAS-MG - Modelo encontrado morto em rio de MG pode ter se acidentado, diz polícia

Corpo de Werner Rabello, de 44 anos, já estava em decomposição.
Ele foi visto pela última vez no domingo (20), segundo familiares.


              O modelo fotográfico Werner Maurer Rabello, encontrado boiando no Rio Claro, em Santa Rita de Caldas-MG, pode ter caído na água por acidente. A informação foi confirmada na manhã deste Sábado (161126) pelo delegado Leonardo Hellmeister, que está à frente do caso. 

              O corpo de Rabello, que tinha 44 anos e morava em Caldas-MG, foi localizado na tarde desta Sexta-feira (161125). 
              Ele estava desaparecido desde Domingo (161120).

"Pelos levantamentos da perícia e do médico legista, há uma grande possibilidade de que ele tenha caído no rio por acidente"
              Explicou Hellmeister

"A outra possibilidade é suicídio. Outras hipóteses ainda não estão descartadas, mas essas duas são as mais fortes. Ele tinha lesões, mas o legista constatou que elas foram provocadas pela queda. Pedimos outros laudos e exames. Ainda não há nada consolidado"
              Afirmou.


Corpo foi encontrado em decomposição
              Rabello era natural de São Paulo-SP, mas morava em Caldas-MG

              Ele havia sido visto pela última vez cinco dias antes, no último Domingo, e, desde então, era procurado por familiares. Quando foi localizado pelos bombeiros, o corpo já estava em estado de composição. 
              Ele foi reconhecido por parentes.

              Ainda na noite desta Sexta-feira, o corpo do modelo foi encaminhado para autópsia no Instituto Médico Legal - IML de Poços de Caldas-MG. De acordo com o delegado Leonardo Hellmeister, o laudo final deve sair em até 15 dias.

"Mas na segunda-feira [28] já devemos iniciar as investigações. Entrevistamos alguns parentes e amigos dele, mas não foi uma oitiva, nada formal. O que intriga é que ele já estava desaparecido alguns dias, então precisamos saber como era a vida social dele"
              Disse.

              Com Informações de: G1.

ARCOS-MG - PM localiza carro em chamas no Bairro Buritis

Proprietário abandonou veículo no local.
Documentação do carro estava atrasada desde 2011.


              Um carro foi localizado pegando fogo nesta Sexta-feira (161125) na Rua Gontijo Pires, no Bairro Buritis em Arcos-MG

              Segundo informações da Polícia Militar - PM, o motorista abandonou o veículo no local. 
              Ele não foi encontrado pelos militares.

              Ainda segundo a PM, o veículo estava com o documento de licenciamento vencido desde 2011. Os militares acreditam que tenha ocorrido uma pane elétrica no sistema.

              A suspeita é que o motorista tenha abandonado o carro por conta das irregularidades. A PM disse que não há nenhuma solicitação de furto envolvendo o veículo. 

              O fogo só apagou quando o carro já estava destruído.

              Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - Estudante ferido a golpes de canivete morre em hospital

Ele teria sido agredido por um colega na porta de uma escola técnica.
O crime aconteceu no dia 17 de setembro.


              O estudante que foi ferido a golpes de canivete na porta de uma escola técnica no Bairro Horto, na Região Leste de Belo Horizonte-MG, morreu na madrugada deste Sábado (161126) no Hospital de Pronto Socorro João XXIII.

              O crime aconteceu no dia 17 de novembro. 
              O suspeito do crime era colega de sala da vítima. 

              A confusão começou dentro da escola. Amigos dos dois estudantes contaram que a vítima, de 23 anos, e o suspeito, de 33, se desentenderam depois de uma discussão em sala de aula.

              Do lado de fora, bem em frente à escola, eles começaram uma briga. O rapaz de 33 anos estava armado e atingiu o jovem várias vezes com um canivete.

              A vítima foi socorrida em estado grave pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU e levado para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII
              Ele teve ferimentos na região do tórax e do abdômen.

              O suspeito foi levado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil. 
              O canivete usado por ele na briga foi apreendido.

              Com Informações de: G1.

BETIM-MG - Ônibus é queimado na Região Metropolitana de BH

Corpo de bombeiros acredita que o incêndio tenha sido criminoso. 
Bairro é o mesmo onde um adolescente foi morto pela Polícia Militar.


             Um ônibus foi queimado na Rodovia Fernão Dias (BR-381), na altura do Bairro Jardim Teresópolis, em Betim-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG, na noite desta Sexta-feira (161125).

             Segundo o Corpo de Bombeiros, a suspeita é que o incêndio tenha sido criminoso.

             O veículo é da prefeitura de Juatuba-MG, também na Grande BH. Ninguém ficou ferido. O ônibus foi totalmente destruído.

             A assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que a ocorrência ficou sob responsabilidade dos bombeiros.


Manifestação
             Na tarde desta Sexta-feira (161125) moradores do bairro fecharam a rodovia, no sentido São Paulo, em protesto contra a ação da Polícia Militar que terminou com a morte de um adolescente de 14 anos.

             Policiais acharam que ele estava com uma submetralhadora, sendo que ele segurava uma bobina de carro.

             Com Informações de: G1.

GAMA-DF - Carro atropela ciclista em ciclofaixa e parte bike ao meio

Vítima sofreu parada cardíaca, traumatismo craniano e fratura na pélvis. Homem foi levado, inconsciente, ao Base; frente do carro ficou amassada.


              Um ciclista do Distrito Federal sofreu parada cardiorrespiratória, traumatismo craniano e fraturas no quadril após ser atropelado por uma caminhonete na tarde deste Sábado (161126), em uma via do Jardim Botânico. Imagens feitas pelo Corpo de Bombeiros mostram que a vítima foi atendida em cima da ciclofaixa, pintada de vermelho no asfalto.

              A bicicleta foi partida ao meio com o impacto, e o capô do carro também ficou amassado. Segundo os bombeiros, o ciclista tem 25 anos e pedalava na QI 23 do Setor de Mansões Dom Bosco, no sentido Lago Sul-DF. O acidente foi por volta das 12:45 horas.

              Ainda segundo a corporação, o homem teve várias paradas cardíacas durante o atendimento de emergência, que durou cerca de 45 minutos. Quando os sinais foram estabilizados, o ciclista foi levado ao Hospital de Base, inconsciente.

              Até as 15:50 horas, os policiais militares cuidavam do trânsito na via, que precisou ter uma faixa bloqueada, e aguardavam a chegada da Polícia Civil para realizar a perícia.

Segundo caso em 24:00 horas
              Três ciclistas foram atropelados na noite desta Sexta-feira (161125) no Gama-DF, no Distrito Federal, enquanto participavam de um passeio noturno. Segundo o Corpo de Bombeiros, eles estavam em um comboio com cerca de 40 bicicletas e pedalavam no acostamento da via. O motorista do carro, de 29 anos, não se feriu. Segundo a Polícia Civil, o condutor do veículo estava alcoolizado e foi preso.

              O acidente aconteceu por volta das 23:00 horas na DF-450, na região próxima ao Caub e ao Balão do Periquito. Uma ciclista de 40 anos foi atendida e levada ao Hospital Regional do Gama, com suspeita de fratura no braço esquerdo.

              Os outros atingidos, um homem de 40 anos e uma mulher de 49, tiveram ferimentos leves em razão da queda. Eles foram atendidos pelo Samu e pelo Corpo de Bombeiros, e o homem precisou ser levado ao Hospital do Gama.

              Imagens feitas pelos bombeiros no local mostram que as bicicletas atingidas ficaram pela pista, danificadas pelo impacto. Em uma das bikes, a roda de aço entortou com a força da colisão.

              Durante o atendimento, apenas uma das faixas da rodovia ficou liberada para o trânsito de veículos, gerando um pequeno congestionamento no local.

MATÉRIAS RELACIONADAS:
=> 161126 <=

              Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - PM apreende armas e silenciador após denúncia

Material foi encontrado em uma casa, no Bairro Melo.
Proprietária do imóvel negou que tivesse as armas, mas o filho dela confessou.


              A Polícia Militar apreendeu na tarde desta Sexta-feira (161125) duas pistolas, uma espingarda e munições em Montes Claros-MG, no Norte de Minas
              Uma denúncia anônima informou que as armas eram mantidas em uma casa, no Bairro Melo, região central da cidade.

              Quando os militares chegaram ao local, a proprietária negou que tivesse armas em casa, mas, durante a conversa, o filho dela, de 14 anos, revelou aos militares onde as armas estavam. Além das pistolas, os militares encontraram uma luneta e um silenciador.

              A PM afirmou que a mulher negou que soubesse da existência das armas na casa. Ela foi conduzida à delegacia junto às armas apreendidas.

              Com Informações de: G1.

BURITIZEIRO-MG - Idosa de 80 anos é agredida e tem casa incendiada

Segundo relato da vítima, dois sobrinhos seriam os autores do crime.
Idosa foi encontrada com ferimentos por todo corpo; ninguém foi preso.


              Uma idosa de 80 anos foi agredida e teve a casa incendiada na noite desta Sexta-feira (161125), em Buritizeiro-MG, no Norte de Minas

              Segundo o registro da ocorrência da Polícia Militar, a vítima relatou que voltava da igreja quando foi surpreendida em casa por dois sobrinhos, um homem de 30 anos e uma mulher de 27 anos. Eles teriam agredido a idosa na tentativa de roubá-la e, em seguida, colocaram fogo na casa.

              A PM foi acionada ao local juntamente com o Corpo de Bombeiros para atender chamado de incêndio. Na residência, no Bairro São Francisco, os militares encontraram a idosa caída, desacordada e com várias marcas de agressão pelo corpo. 
              Ela foi socorrida e o incêndio combatido.

              Quando recobrou os sentidos, a idosa contou que voltava da igreja, quando a sobrinha apareceu e lhe acompanhou até a casa. No local, o sobrinho já esperava. No interior da residência ela foi surpreendida pelo homem, que estava escondido, e tentou roubar a idosa. Ela reagiu e foi agredida. Segundo a vítima, os sobrinhos usaram até mesmo um pedaço de fio elétrico para tentar enforcá-la. Após a agressão os dois atearam fogo na casa.

              A PM fez rastreamento, mas não conseguiu encontrar os sobrinhos suspeitos do crime. A identidade deles foi revelada pela idosa aos militares. Na casa, a polícia encontrou o fio elétrico, que teria sido usado na tentativa de enforcamento da vítima. 
              A idosa segue em observação em um Hospital de Pirapora-MG.

              Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Polícia Militar procura autores de roubos ocorridos

Em Montes Claros, ao menos 3 assaltos foram registrados nesta sexta (25). Na cidade de Janaúba, a PM recuperou um carro, após perseguição.


              A Polícia Militar procura por autores de roubos ocorridos no Norte de Minas na noite desta Sexta-feira (161125). Ao menos três ocorrências foram registradas em Montes Claros-MG e outras duas nas cidades de Januária-MG e Janaúba-MG, onde um carro produto de roubo foi recapturado após perseguição; em todas elas, autores usaram de violência ou estavam armados.

Janaúba
              Em Janaúba, três adolescentes de 17 anos roubaram um carro no Bairro Saudade. Segundo a Polícia Militar, os jovens, estando dois deles armados, abordaram um homem que estava em um loteamento e anunciaram o roubo.

              A PM fez rastreamento durante a noite e conseguiu encontrar os jovens, já na zona rural da cidade. Os rapaz foram perseguidos pelos militares e chegaram a disparar algumas vezes contra os policiais. Após a perseguição, os jovens perderam o controle do veículo e bateram em um poste. Eles conseguiram fugir por um matagal. O carro foi entregue ao proprietário. Os jovens, até a manhã deste Sábado, seguiam sendo procurados.

Montes Claros
              Em Montes Claros-MG, a PM procura por autores de roubos ocorridos em três diferentes bairros da cidade. No Bairro Doutor João Alves, um homem teve a moto roubada, após ser abordado por dois autores. Segundo a polícia, a dupla de assaltantes chegou em uma moto, na Rua Brasil e anunciou o assalto contra a vítima de 33 anos; o garupa estava armado. Eles fugiram com a motocicleta.

              Já no Bairro Belvedere, um mototaxista teve a moto roubada por um suposto passageiro. Segundo a PM, a vítima, de 49 anos, foi acionada para fazer uma corrida até o Bairro Santa Lúcia. Quando se aproximava da Rua Alameda Belvedere, um outro homem esperava. Ele e o garupa da moto anunciaram o roubo e levaram a moto.

              No Bairro Ibituruna, três jovens, com idades entre 18 e 22 anos, foram assaltados por dois homens em uma moto. O passageiro do veículo estava armado e anunciou o assalto. Foram levados aparelhos celulares e mochilas.

Januária
              No Centro de Januária-MG, uma adolescente de 18 anos teve o celular roubado e ainda foi agredida pelo autor. Segundo a PM, o homem a abordou, exigindo que passasse o telefone. Após a garota entregar o aparelho, o criminoso deu um soco no rosto da moça, que teve corte e sangramento no nariz.

              Com Informações de: G1.

CUBA - Fidel Castro, ex-presidente morre aos 90 anos

Cuba declarou 9 dias de luto oficial pela morte de Fidel Castro.
Líder da Revolução Cubana foi figura internacional polêmica por décadas.


              O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu à 1:29 horas (hora de Brasília) deste Sábado (161126), aos 90 anos, na capital Havana. A informação foi divulgada pelo seu irmão Raúl Castro em pronunciamento na TV estatal cubana.

"Com profunda dor compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro do 2016, às 22:29 horas, faleceu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz"
              Disse Raúl Castro.

"Em cumprimento da vontade expressa do companheiro Fidel, seus restos serão cremados nas primeiras horas"
              Deste Sábado, prosseguiu o irmão.

              As cinzas serão enterradas em 4 de dezembro, na cidade de Santiago de Cuba, após percorrerem o país numa caravana de 4 dias. Cuba declarou 9 dias de luto oficial pela morte de Fidel Castro.


Figura controversa
              Visto como um grande líder revolucionário por uns, e como ditador implacável por outros, Fidel foi saindo de cena progressivamente ao longo da última década, morando em lugar não divulgado e fazendo aparições esporádicas nos últimos anos.

              As últimas imagens de Fidel Castro são do dia 15, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang. Antes, ele foi visto em um ato público foi no dia 13 de agosto, na comemoração de seu 90º aniversário. A festa reuniu mais de 100.000 pessoas. Na época, Fidel apresentou um semblante frágil, vestido com um moletom branco e acompanhado pelo seu irmão Raúl e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.


Despedida
              Em abril, durante o XVII Congresso do Partido Comunista de Cuba, Fidel reapareceu e fez um discurso que soou como uma despedida, onde reafirmou a força das ideias dos comunistas.

"A hora de todo mundo vai chegar, mas ficarão as ideias dos comunistas cubanos, como prova de que neste planeta se trabalha com fervor e dignidade, é possível produzir os bens materiais e culturais que os seres humanos necessitam, e devemos lutar sem descanso para isso"
              Afirmou Fidel Castro na ocasião.

              Desde que ficou doente, em julho de 2006, e cedeu o poder ao seu irmão Raúl Castro, o líder cubano se dedicou a escrever artigos, assim como livros sobre sua luta na Sierra Maestra e a receber personalidades internacionais em sua residência, no oeste de Havana.


Doença e saída do poder
              Na noite de 31 de julho de 2006, Fidel Castro surpreendeu Cuba e o mundo com o anúncio de que cedia o poder ao irmão Raúl, em caráter provisório, depois de sofrer hemorragias. Foi a primeira vez que saiu do poder.

              Sem revelar qual doença o afetava, Fidel admitiu que esteve à beira da morte. Perdeu quase 20 quilos nos primeiros 34 dias de crise, passou por várias cirurgias e dependeu por muitos meses de cateteres.

              Em dezembro de 2007, o comandante cubano já havia expressado em uma mensagem escrita que não estava aferrado ao poder, nem obstruiria a passagem das novas gerações, mas em janeiro foi eleito deputado e ficou tecnicamente habilitado para uma reeleição – o que não ocorreu.

              Desde março de 2007, já afastado do cenário público, sendo visto apenas em vídeos e fotos, Fidel Castro se dedicava a escrever artigos para a imprensa sob o título de "Reflexões do Comandante-em-Chefe".

              Fidel deixou o poder definitivamente em fevereiro de 2008. Em um texto publicado no jornal estatal “Granma”, ele anunciou sua renúncia.


Trajetória
              Fidel nasceu em 13 de agosto de 1926, na província de Holguín, sul de Cuba, e foi batizado durante a infância de Fidel Hipólito. Sua mãe trabalhava para a mulher de seu pai, o bem sucedido latifundiário espanhol Ángel Castro.

              Apenas quando Fidel era adolescente seu pai se separou da primeira mulher e assumiu a família com a mãe de Fidel, Lina Ruz Gonzalez, com quem teve outros cinco filhos. Nesta época, Fidel foi assumido oficialmente pelo pai e recebeu o nome de Fidel Alejandro Castro Ruz.

              Apesar de não ter sido registrado pelo pai na infância, Fidel cresceu estudando em escolas particulares e em meio a um ambiente de riqueza bastante diferente da pobreza do povo cubano.

              Bastante inteligente, o jovem era mais interessado nos esportes do que nos estudos. Mesmo assim, o líder cubano iniciou seus estudos na Universidade de Havana em 1945, onde conheceu o nacionalismo político cubano, o anti-imperialismo e o socialismo, e se formou em direito em 1950.

              Em 1948, Fidel viajou para a República Dominicana em uma expedição para tentar derrubar o ditador Rafael Trujillo, que foi fracassada.

              Ao voltar para a faculdade, ele se juntou ao Partido Ortodoxo, fundado para acabar com a corrupção no país.

Casamentos
              No mesmo ano, Fidel se casou com Mirta Diaz Balart, de uma rica família cubana. Eles tiveram apenas um filho, Fidelito. O casamento com Mirta acabou em 1955. Durante a união, ele teve um relacionamento com Naty Revuelta, com quem teve uma filha, Alina Fernández-Revuelta. Em 1993, ela fugiu da ilha se fazendo passar por uma turista espanhola. Alina pediu asilo nos Estados Unidos e passou a fazer fortes críticas a seu pai.

              Com sua segunda mulher, Dalia Soto del Valle, Fidel teve outros cinco filhos homens cujos nomes começam com a letra "A": Alexis, Alexander, Alejandro, Antonio e Ángel.

              Além da filha Alina, uma das irmãs de Fidel, Juanita Castro, também se mudou para os EUA, no início da década de 1960.


Revolução
              Durante o casamento, Fidel teve contato com as famílias ricas de Cuba, e se candidatou a um posto no parlamento. Entretanto, o golpe do general Fulgêncio Batista derrubou o governo da época e cancelou as eleições.

              Junto com outros membros do Partido Ortodoxo, Fidel organizou uma insurreição. Em 26 de julho de 1953, cerca de 150 pessoas atacaram o quartel de Moncada, em Santiago de Cuba, em uma tentativa de derrubar Batista. O ataque falhou e Fidel foi capturado. Após julgamento, ele foi condenado a 15 anos de prisão. Entretanto, o incidente o tornou famoso no país.

              Em 1955, Fidel foi anistiado, e fundou o movimento 26 de Julho, de oposição ao governo. Nessa época, ele se encontrou pela primeira vez com o revolucionário Ernesto ‘Che’ Guevara e se exilou no México.

              Em 1957, junto com Guevara e mais 79 expedicionários, chegou a Cuba a bordo de um navio e tentou derrubar o presidente, mas foi surpreendido pelo Exército e derrotado. Fidel, seu irmão Raúl e Che conseguiram escapar e se refugiaram na Sierra Maestra, onde travaram combates com o governo.

              Em 30 e 31 de dezembro de 1958, as vitórias revolucionárias assustaram Batista, que fugiu de Cuba e foi para a República Dominicana. Aos 32 anos, Fidel conseguiu o controle do país.

Reforma para o comunismo
              Um novo governo foi criado, e Fidel assumiu como primeiro-ministro em 1959, após a renúncia de Jose Miro Cardona. Nesta época, foram iniciadas as relações com a então União Soviética.

              O líder passou então a sua reforma para o comunismo. Em 1960, Fidel nacionalizou a indústria açucareira de Cuba, sem pagar indenizações. Três anos depois ele estatizaria as fazendas, ampliando a reforma agrária.

              Em 1961, o governo proclamou seu status socialista. Houve uma fuga em massa dos ricos do país para Miami, nos Estados Unidos, que rompem as relações diplomáticas com Cuba.

Crise com os EUA
              Em abril, Castro formalizou Cuba como um estado socialista. No dia seguinte, cerca de 1,3 mil exilados cubanos apoiados pela CIA atacaram a ilha pela Baía dos Porcos, em uma tentativa de derrubar o governo.

              O ataque foi um fracasso – centenas de pessoas foram mortas e quase mil capturadas. Os EUA negaram seu envolvimento, mas revelaram que os exilados foram treinados pela CIA. Décadas depois, o país confirmou que a ação vinha sendo planejada desde 1959.

              O incidente fez Castro consolidar seu poder. Em maio do mesmo ano, ele anunciou o fim das eleições democráticas no país e denunciou o imperialismo americano. Che Guevara assumiu o Ministério da Indústria.

              Em 1962, os EUA ordenaram o bloqueio econômico total à ilha, isolando o regime, uma política que se seguiu até a atualidade.

              Fidel passou a intensificar sua relação com a União Soviética, aceitando financiamento e ajudas militares. Em outubro de 1962, o país concebeu a ideia de implantar misseis nucleares em Cuba, gerando uma crise com os EUA e quase uma guerra nuclear.

              Dias depois, o premiê soviético concordou em remover os mísseis com o comprometimento americano de não invadir Cuba. Castro foi deixado de lado nas negociações.

Governo
              Em 1965, Che deixa o país para expandir a revolução. Dois anos depois, ele foi assassinado na Bolívia, deixando Fidel como único rosto da revolução.

              Ainda em 1965, Fidel se posicionou como líder do Partido Comunista cubano. Pouco a pouco, ele começou uma campanha para apoiar a luta armada contra o imperialismo na América Latina e na África.

              Apesar do comprometimento dos EUA de não invadir a ilha, houve ataques de outras formas, como o bloqueio econômico e centenas de tentativas de assassinato contra Fidel ao longo dos anos. Fidel chegou a dizer que se escapar de tentativas de assassinato fosse um esporte olímpico, ele teria ganhado medalhas de ouro.

              Durante seu governo, Fidel investiu na educação – foram criadas cerca de 10 mil novas escolas, e a alfabetização atingiu 98% da população. Os cubanos têm um sistema de saúde universal, que reduziu a mortalidade infantil para 11 a cada mil nascidos vivos.

Execuções e prisões
              Entretanto, as liberdades civis foram confiscadas. Sindicatos perderam o direito de realizar greves, jornais independentes foram fechados e instituições religiosas perseguidas. Castro removeu seus opositores com execuções e prisões, além do exílio forçado.

              Centenas de milhares de cubanos fugiram do país ao longo das décadas, muitos seguindo para a Flórida, bastante próxima da costa da ilha. A maior saída ocorreu em 1980, quando o governo anunciou a autorização de saída, e 125.000 mil pessoas deixaram Cuba – 15.000 mil delas se jogaram ao mar amarradas e canoas, pneus e botes.

              Em 1986, instituições de defesa dos direitos humanos realizaram em Paris o “Tribunal de Cuba”, onde ex-prisioneiros da ditadura deram seu testemunho. Entidades calculam que cerca de 12.000 mil pessoas morreram nas mãos do governo.

              Em 1989, com a queda do muro de Berlin, a União Soviética retira seus 7.000 mil militares da ilha e acaba com a ajuda comercial à Cuba.

              Em 1996, Cuba bombardeia dois aviões civis pilotados por exilados cubanos em Miami, retomando as tensões com os EUA. No ano seguinte, Fidel apontou seu irmão, Raúl, como seu sucessor.

              Em 2002, os EUA criam uma prisão para suspeitos de terrorismo em uma base militar Guantánamo, no território cubano. O então presidente George W. Bush inclui o país na lista dos que apoiam o terrorismo.


Segredos
              Desde que caiu doente e entregou o poder provisoriamente a Raúl, Fidel deixou claro que sua doença era um assunto delicado e não um assunto de domínio público.

"Devido aos planos do império (EUA), meu estado de saúde se converte em um segredo de Estado a respeito do qual não se pode ficar constantemente divulgando informações"
              Afirmou.

              Os segredos em torno do ex-dirigente são guardados com tanto afinco que não se conhecia nem mesmo o local onde Fidel se recuperava.

              Conta-se que, durante anos, Fidel jamais dormiu duas noites no mesmo lugar.

              Ele circulava por Cuba em uma caravana com três carros Mercedes Benz pretos idênticos, e a presença dele nas cúpulas realizadas no exterior nunca está 100% confirmada antes de sua chegada.

              Até a ideologia comunista dele foi objeto de mistério nos primeiros anos da revolução.
              Diferentemente de outros líderes mundiais, a vida privada de Fidel não comparece aos jornais.

              O único dos filhos dele que ocupou um cargo público é Fidel Castro Diaz-Balart, o "Fidelito", um engenheiro nuclear que trabalhou como assessor científico do Conselho de Estado.

              Fidel nunca abandonou suas ideias sobre estratégia militar.

              Em 1953, quando organizou o ataque contra o quartel Moncada, em Santiago de Cuba, sua primeira e desastrosa ação militar, quase todos os seus companheiros só ficaram sabendo do objetivo da investida no último minuto.


              Com Informações de: G1.

GAMA-DF - Motorista atropela três ciclistas em passeio noturno

Comboio tinha 40 pessoas e pedalava no acostamento, dizem bombeiros. Motorista não se feriu; vítima de 40 anos teve fratura no braço esquerdo.


              Três ciclistas foram atropelados na noite desta Sexta-feira (161125) no Gama-DF, no Distrito Federal, enquanto participavam de um passeio noturno. 

              Segundo o Corpo de Bombeiros, eles estavam em um comboio com cerca de 40 bicicletas e pedalavam no acostamento da via. 
              O motorista do carro, de 29 anos, não se feriu.

              O acidente aconteceu por volta das 23:00 horas na DF-450, na região próxima ao Caub e ao Balão do Periquito. Uma ciclista de 40 anos foi atendida e levada ao Hospital Regional do Gama, com suspeita de fratura no braço esquerdo.

              Os outros atingidos, um homem de 40 anos e uma mulher de 49 anos, tiveram ferimentos leves em razão da queda. Eles foram atendidos pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros, e o homem precisou ser levado ao Hospital do Gama.

              Imagens feitas pelos bombeiros no local mostram que as bicicletas atingidas ficaram pela pista, danificadas pelo impacto. Em uma das bikes, a roda de aço entortou com a força da colisão.

              Durante o atendimento, apenas uma das faixas da rodovia ficou liberada para o trânsito de veículos, gerando um pequeno congestionamento no local.


              Com Informações de: G1.

GUARÁ-DF - PM do DF retira duas cobras de áreas urbanas; jiboia tinha cerca de 1,5 m

Serpentes não são venenosas, mas podem ferir com mordida ou constrição. Animais estavam no Guará e no Núcleo Bandeirante; Ibama fará triagem.


              Policiais militares do Distrito Federal foram acionados na tarde desta Sexta-feira (161124) para resgatar duas cobras em áreas de convivência do Núcleo Bandeirante-DF e do Guará-DF

              Segundo a corporação, as serpentes foram recolhidas e não chegaram a atacar alguém.

              Uma das cobras foi encontrada na chácara 12 da Colônia Agrícola Bernardo Sayão, no Guará. Segundo os militares do Batalhão Ambiental, a jiboia tinha cerca de 1,5 metro de comprimento. 
              A espécie não é venenosa, mas pode matar pequenos mamíferos por sufocamento.

              No Núcleo Bandeirante, um réptil menor foi achado em um campo de futebol sintético, às margens da 2ª Avenida. A PM informou que o animal era uma cobra-cipó, de cerca de 80 centímetros. A espécie é considerada "semi-peçonhenta" – não tem veneno, mas produz uma substância tóxica que pode causar inchaços e dor após a mordida.

              As duas cobras foram capturadas pela PM e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama - CETAS. No local, os animais devem passar por uma triagem que vai avaliar a existência de ferimentos e a possibilidade de retorno à natureza.

              Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS