PESQUISA NESTE SITE:

17 março 2020

MINAS GERAIS - IFNMG suspende aulas em todas as unidades por tempo indeterminado

Medida entra em vigor a partir desta Quarta-feira (18) nos onze campi. Unimontes e ICA também suspenderam as aulas.


                 O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais decidiu suspender as aulas por tempo indeterminado nos onze campi a partir desta Quarta-feira (200318). A medida já estava em vigor em Janaúba-MG e Diamantina-MG desde segunda por causa do novo coronavírus.

                 A decisão foi tomada pelo Comitê de Crise, criado pelo Instituto, e nesta Terça-feira (200317) está prevista uma reunião para traçar estratégias para organização e manutenção das atividades administrativas.

“Reuniões, inclusive as dos conselhos, órgãos colegiados e comissões, estão temporariamente suspensas, assim como todo evento que implicaria aglomeração de pessoas, como seminários, palestras, atividades esportivas, entre outros. As aulas que são realizadas na modalidade a distância estão mantidas”
                 Diz a nota.

ICA

                 Inicialmente, o Instituto de Ciências Agrárias da UFMG tinha decidido suspender apenas os eventos acadêmicos, mas decidiu estender a suspensão para as aulas presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação e de extensão por tempo indeterminado a partir desta Quarta-feira (200318).

                 Em nota, a UFMG informou que foi criado um comitê permanente de acompanhamento das ações de prevenção e enfrentamento do novo coronavírus.

Unimontes

                 A Universidade Estadual de Montes Claros-MG suspendeu as aulas em todas as unidades por dez dias a partir desta Segunda-feira (200316).

                 A Universidade também criou um comitê permanente integrado por profissionais de saúde e pelos coordenadores de Campi para monitoramento e estudos de eventuais casos, tomadas de decisões e organização de ações de enfrentamento.

                 Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Em entrevista coletiva, prefeito justifica decreto contra Coronavírus


               O prefeito José Gomes Branquinho recebeu a imprensa, para dar explicações sobre o Decreto 5.293, editado às 21:00 horas desta Segunda-feira (200316), em Unaí-MG

               O decreto declara situação de emergência em saúde pública no município, em razão da pandemia de Coronavírus (causador da Covid-19) e institui medidas para enfrentamento da situação, entre as quais restrições e suspensões que vão alterar o dia a dia da população. 
               A entrevista coletiva foi no gabinete do prefeito, nesta Terça-feira (200317).

"No decreto, procuramos restringir as aglomerações"
               Assinalou Branquinho, reconhecendo que o intercâmbio de Unaí com Brasília-DF "assusta um pouco mais"

               O prefeito lembrou que houve uma redução no número das cadeiras "de espera" no prédio da Prefeitura, e afastamento de uma cadeira para outra. 
               Outra novidade é o álcool em gel instalado nos corredores do prédio da Prefeitura e em outras unidades municipais.

               A execução das medidas e eventuais alterações do decreto serão acompanhadas de perto pelo Comitê de Contingenciamento em Saúde, coordenado pela:

               Secretária Municipal de Saúde, Denise de Oliveira
e composto pelo:
               Diretor Clínico: Dr. Joaquim
               Diretor Técnico: Dr. Vosmar,
               Diretor Administrativo: Sibelle, do Hospital Municipal
               Coordenadora de Epidemiologia: Adriane
               Diretor de Fiscalização Urbana: Ronald.

               O prefeito lembra que o decreto pode ser modificado a qualquer momento, para garantir maior e melhor proteção e segurança para a população. 

"Soltamos o decreto e vamos acompanhar os desdobramentos. 
Se houver necessidade de alterá-lo e ajustá-lo, vamos estar fazendo. 
Estamos prontos para essa alteração a qualquer momento, caso haja necessidade".

Na Saúde

               A Prefeitura Municipal de Unaí-MG - PMU decidiu cancelar as férias regulares e licenças-prêmio concedidas aos servidores da saúde. Com relação à infraestrutura do Hospital Municipal, o prefeito admitiu tratar-se de "uma preocupação", mas reconheceu que "não há como virar o hospital de perna para o ar e colocar uma estrutura muito grande"

               Ele disse acreditar que o município terá ajuda do Estado, para casos de emergência, se houver. 

"O Hospital Municipal tem só oito aparelhos respiradores, para casos graves. Sempre deu para atender nosso público habitual".

               A cirurgias eletivas (programadas) no Hospital Municipal também estão sendo adiadas, exatamente por não serem urgentes ou emergentes. O prefeito explica que depois de ser operado (numa cirurgia que podia esperar), o paciente ocupa um leito hospitalar, que será ocupado em caso de emergência do coronavírus. 

"Pedimos compreensão da população, mas não podemos desprezar os acontecimentos"
               Ressalta Branquinho.

               O Pronto Atendimento - PA, ligado ao Hospital Municipal de Unaí-MG - HMU, também foi alvo de comentário por parte do prefeito. Ele pediu à população que só procure o Pronto Atendimento - PA em caso de urgência e emergência. 

"Para a proteção e segurança da própria pessoa"

               Branquinho explica que é no Pronto Atendimento - PA que chegam pacientes de ambulâncias de outras cidades, que pessoas com problema de saúde aguardam atendimento. 
               Lá no PA, a pessoa fica muito exposta a agentes infecciosos.

"Pedimos à população para evitar ir ao PA sem necessidade. 
Há um costume em Unaí, da pessoa ir ao PA, não porque precisa de atendimento de urgência e emergência, mas porque sabe que o doutor Fulano está de plantão lá, e vai em busca de uma consulta. A pessoa deve evitar isso, para sua própria segurança. Melhor ficar em casa"
               Branquinho alerta.

Na Educação, nos Esportes e na Cultura


               De acordo com o decreto, as aulas na rede de ensino público municipal, incluindo as creches, e na rede particular de Unaí ficam suspensas de 18 a 27 de Março, para evitar aglomerações. A determinação vale para as Universidades, Faculdades, Escolas Técnicas e demais unidades de ensino.

               Estão suspensos também todos os eventos públicos e privados de qualquer natureza, inclusive as atividades na UAI Hermes Martins

"Lá recebemos o pessoal da melhor idade, tanto para o forró de Sexta-feira, quanto para as aulas de Hidroginástica"
               Lembra Branquinho

               Os idosos são a maior fonte de preocupação das autoridades sanitárias, por serem mais vulneráveis à infecção. Também estão suspensas outras atividades na UAI, como aulas na escola de música, atividades da banda municipal e outras.

               Os eventos esportivos realizados pelo município podem ser executados, desde que com portões fechados ao público. 
               O jogo do Unaí Esporte contra o Ceilandense, pela 11ª rodada da 1ª fase do Candangão 2020, que seria no Sábado, foi antecipado para esta Quarta-feira (200318), no Estádio Urbano Adjuto, com portões fechados. 
               Depois desta rodada, o campeonato será suspenso, por determinação da Federação de Futebol do Distrito Federal.

Contaminados é Fake News

               Indagado sobre o caso de uma mulher unaiense internada em Paracatu-MG com Coronavírus, o prefeito afirmou desconhecer o caso. 
               Sobre um homem unaiense, internado em Brasília-DF, Branquinho afirmou tratar-se de um caso de pneumonia e rechaçou a infecção pelo coronavírus. 

"Averiguamos o caso. É um conhecido que fez uma viagem para os Estados Unidos. Voltou para Unaí, passou mal e está em Brasília, mas com pneumonia".

               O prefeito aproveitou para pedir às pessoas que não acreditem em toda informação que vem sendo espalhada, em áudios, vídeos, textos, pelas mídias sociais. Ele lembra que a Prefeitura possui canais de comunicação oficiais, site na internet, mídias sociais e aplicativos de mensagens, e que a população deve buscar a informação oficial nesses canais ou na própria prefeitura. E não compartilhar ou espalhar Fake News (notícias falsas), porque isso gera mais desinformação e insegurança.

"Vocês podem acreditar nas informações oficiais. 
Na medida em que as coisas forem acontecendo, vamos divulgando. 
Não temos a intenção de esconder nada. Vamos divulgar o que é verdade."
               Arrematou o prefeito.

               Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

FRUTA DE LEITE-MG - Carreta capota em ribanceira de 5 metros e motorista fica preso às ferragens na MG-626

Veículo transportava uma carga de madeira de Fruta de Leite para Janaúba; condutor foi retirado das ferragens pelos bombeiros e foi levado para o hospital de Salinas.


                O motorista de uma carreta ficou ferido em um acidente na MG-626, em Fruta de Leite-MG, na noite desta Segunda-feira (200316). Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Salinas-MG, ele passava por uma serra e perdeu o controle ao fazer uma curva. A carreta capotou em uma ribanceira de cinco metros e o motorista ficou preso às ferragens.

                Ainda de acordo com os bombeiros, ele estava consciente e o trabalho de desencarceramento durou cerca de duas horas. Em seguida, a vítima foi levada para o Hospital de Salinas pelo SAMU com ferimentos no braço e suspeita de fraturas no pé e costela.

                A carreta transportava uma carga de madeira de Fruta de Leite para Janaúba-MG
                O acidente foi por volta das 23:40 horas e a rodovia ficou interditada por cerca de duas horas.

                Com Informações de: G1.

BRASÍLIA DE MINAS-MG - Homem é preso transportando cocaína e maconha do Triângulo Mineiro

Ele foi abordado em Brasília de Minas na madrugada desta Terça-feira (17) e confessou que venderia as drogas na cidade.


                Um homem de 34 anos foi preso após ser flagrado transportando cocaína e maconha de Rio Paranaíba-MG para Brasília de Minas-MG, na madrugada desta Terça-feira (200317). Ele foi abordado no Bairro Boteiro, em Brasília de Minas, depois de uma denúncia.

                Segundo a Polícia Militar, o homem confessou ter buscado os entorpecentes no Triângulo Mineiro para revender no Norte de Minas. Ele é natural de lá, mas estava se mudando para a casa da companheira em Brasília de Minas. A mulher disse que não sabia que ele pretendia vender drogas na cidade.

                Durante as buscas no carro, os policiais encontraram dois invólucros com cocaína escondidos no interior do volante. Quatro barras de maconha estavam dentro de uma caixa de som no porta-malas do veículo.

                Segundo a PM, o homem tinha passagens por furto, lesão corporal e embriaguez ao volante. 
                Ele foi encaminhado à Delegacia de Januária-MG.

                O carro foi removido ao pátio credenciado ao DETRAN.

                Com Informações de: G1.

PIRAPORA-MG - Secretarias Municipais investigam casos suspeitos de coronavírus

Casos só são oficialmente considerados suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu; Prefeituras de Pirapora e Porteirinha decretaram situação de emergência.


                Três casos suspeitos de coronavírus estão sendo investigados pelas Secretarias Municipais de Saúde em Pirapora-MG, Porteirinha-MG e Januária-MG, no Norte de Minas. As Prefeituras de Porteirinha e Pirapora decretaram situação de emergência em saúde pública nesta Segunda-feira (200316).

                Os casos só são oficialmente considerados suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu. Divergências entre os números divulgados pelos estados e o balanço do Ministério da Saúde podem ser notadas devido ao aumento significativo do volume de notificações ao ministério.

                Em nota, a Prefeitura de Pirapora informou que uma pessoa, que retornou recentemente de uma viagem internacional, deu entrada na Fundação Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire, com sintomas gripais no último Sábado (200314).

                Segundo o município, foram adotados todos os procedimentos preconizados pelo Ministério da Saúde e a paciente foi liberada e está em isolamento domiciliar. As amostras para exames foram encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias - FUNED em Belo Horizonte-MG.

                A Prefeitura publicou o Decreto Nº 115, no fim da tarde desta Segunda-feira, oficializado estado de emergência em relação à pandemia do Coronavírus
                O decreto prevê várias medidas para minimizar os riscos da doença.

Porteirinha


                Com pouco de 37.000 habitantes, a Prefeitura de Porteirinha também decretou situação de emergência em saúde pública, com medidas de prevenção e contingenciamento do vírus.

                Em nota, o município esclareceu que uma mulher, de 34 anos, recebeu atendimento, nesta Segunda-feira (200316), na Unidade Básica de Saúde de Serra Branca com sintomas semelhantes ao Coronavírus. Ela retornou de São Paulo há quatro dias e apresentou sintomas desde a última Sexta-feira (200313). Foram coletadas amostras para exames que serão encaminhadas para a FUNED.

                Segundo a Prefeitura, a paciente segue em quarentena e é acompanhada pela UBS e Secretaria Municipal de Saúde.

Januária


                A Secretaria Municipal de Saúde de Januária também confirmou que atendeu um paciente, de 34 anos, com sintomas da doença nesta Segunda-feira. O homem retornou do litoral da Bahia há três dias e começou a apresentar os sintomas no Sábado (200314).

                De acordo com a nota da Prefeitura, ele foi liberado e permanece em quarentena com acompanhamento de profissionais da saúde. 
                As amostras também foram encaminhadas para a FUNED.


                Com Informações de: G1.

VÁRZEA DA PALMA-MG - Homem é preso com porções de crack e munições após denúncias de que ele teria dado tiros

Material estava em lote, que fica na frente da casa onde jovem de 23 anos mora. Ele já tem passagens pela polícia.


               Um homem de 23 anos com várias passagens pela polícia foi preso com porções de crack e munições nesta Segunda-feira (200316) em Várzea da Palma-MG.

“Recebemos denúncias afirmando que ele havia dados vários tiros na Vila Aparecida. Uma equipe foi ao local e fez a abordagem dele, mas não encontrou nada. Assim que a viatura saiu, ele entrou em um lote vago na frente e recebemos outras denúncias de que poderia estar escondendo a arma no local”
               Explica o cabo Flávio Máximo.

               Os militares fizeram buscas e encontraram as porções de crack, munições de dois calibres diferentes, uma balança e embalagens. O material estava enterrado no meio do mato no lotem em frente a casa do jovem preso.

“Quando menor, ele usuário de drogas e cometia furtos. Depois, entrou para o tráfico”
               Completa o cabo.

               A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil
               O rapaz já tem passagens por tráfico de drogas e roubo.

               Com Informações de: G1.

BONFINÓPOLIS DE MINAS-MG - Prefeitura anuncia medidas contra a disseminação do coronavírus

A Prefeitura de Bonfinópolis de Minas vai suspender as aulas na rede pública de ensino municipal por tempo indeterminado, em decorrência da pandemia de coronavírus.


               O prefeito Donizete Antônio dos Santos determinou várias medidas de prevenção à pandemia do Coronavírus - Covid-19 com o objetivo de evitar a disseminação da doença na cidade que até o momento não tem nenhum caso registrado. 

               As medidas de caráter preventivo serão divulgadas por decreto, algumas recomendações foram anunciadas pelo prefeito na rádio local durante a manhã dessa terça-feira.

               São orientações e medidas com embasamento sanitário cujo foco é evitar ao máximo aglomerações de pessoas e consequentemente a possibilidade de propagação do Coronavírus.

               As aulas estarão suspensas em todas as escolas municipais a partir da próxima Quarta-feira 18 de Março, por tempo indeterminado para retorno. 

               A partir de Quarta-feira (200318), estão suspensos todos os eventos públicos agendados pelos órgãos ou entidades municipais.

               O Município suspendeu as viagens de servidores municipais a serviço do Município de Bonfinópolis, inclusive do setor da saúde responsável por transportar pacientes para realização de exame e consultas em outras cidades.

               Os servidores públicos de saúde que atuam nas campanhas de vacinação feitas pela Secretaria de Saúde do Município, passarão a atender com máscaras, para dar mais proteção aos profissionais que atendem os pacientes de forma direta.

               A campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) será antecipada neste ano por causa da pandemia do coronavírus.

As etapas da campanha serão:

1ª fase – a partir de 23/03
               Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

2ª fase – a partir de 16/04
               Professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

3ª fase – a partir de 09/05
               Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

               O prefeito recomendou em pronunciamento na Rádio Líder FM, que as pessoas evitem transitar pela cidade de forma desnecessária e fiquem mais em casa, e que evitem o contato físico.

               Destacou ainda a importância de intensificar medidas básicas de higiene como: Lavar as mãos com água e sabão, e o uso do álcool gel (70%).

               Com Informações de: Portal Bonfinópolis.

PARACATU-MG - Aulas da rede municipal serão suspensas nesta Quarta-feira devido o Coronavírus

A medida segue orientações do Decreto do Governo de Minas Gerais.


               A Prefeitura Municipal de Paracatu-MG, por meio da Secretaria Municipal de Educação comunica que serão suspensas as aulas na rede municipal de ensino, no período de 18 a 22 de Março de 2020. 

               A medida segue orientações do Decreto N.º 47.886, de 15 de Março de 2020, do Governador do Estado de Minas Gerais.

               A medida também está em conformidade com orientação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME-MG que, em regime de colaboração com as demais redes de ensino, recomendou aos secretários municipais de educação, suspensão das aulas nas escolas municipais durante o período indicado. 

               A suspensão das atividades abrange todas as atividades de escolas e creches, incluindo o trabalho e atendimento do quadro administrativo. 


               Estes estabelecimentos possuem o dever legal de zelar pela prevenção de riscos no ambiente de trabalho e, em conformidade com a prática e as condições nacionais, deverão estar protegidos de consequências injustificadas.

               Frente ao cenário pandêmico do Coronavirus - Covid-19, a Prefeitura de Paracatu e a Secretaria Municipal de Educação expressam preocupação e a necessidade de adoção de medidas de prevenção, também de acordo o que determina o Ministério da Saúde. Portanto, todas as escolas e creches da rede municipal estarão fechadas entre 18 e 22 de Março. 

               Caso haja indicativo das autoridades de saúde, haverá prorrogação do prazo de suspensão, situação que será comunicada oficialmente.

               Com Informações de: Paracatu News.

UNAÍ-MG - Município age rápido e cria plano de emergência em virtude do Covid-19

Prefeitura de Unaí criou um decreto de emergência para enfrentamento do Coronavírus.



                 O município de Unaí-MG decretou situação de emergência na saúde pública do município nesta Segunda-feira (200316) em razão da pandemia, declarada pela a Organização Mundial de Saúde - OMS em virtude do Covid-19.

                 O município divulgou que instituiu um comitê de Gestor de contingenciamento em saúde do Covid-19, o qual institui medidas para o enfrentamento de emergência de saúde pública e outras providências.

                 O prefeito de Unaí, José Gomes Branquinho, determinou a realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coletas de amostras clínicas, vacinações e outras medidas profiláticas e tratamento médico específicos, além de estudos e investigação epidemiológica.

                 O decreto de emergência ainda proibiu audiências públicas, inaugurações e lançamentos de obras em locais fechados com grandes aglomerações de pessoas.

                 Diante do enfrentamento inicial de emergência de saúde no município, estão suspensos pelo prazo de dez dias, a partir desta Quarta-feira (200318) até o dia 27 de Março, as aulas nas escolas municipais e privadas, além de creches, universidades, faculdades e cursos técnicos. O prazo poderá ser prorrogado se houver necessidade, e caso a entidade não respeitar o decreto poderá ser fechada pelo município.

                 O decreto ainda suspendeu todos os eventos públicos e privados e todos os alvarás e licenças para eventos estão suspensos no município.

                 De acordo com o decreto, reuniões em clubes de serviços e outras entidades e celebrações religiosas, só poderão ser realizadas com numero máximo de 30 pessoas em locais fechados.


                 Locais de grande circulação de pessoas, como terminais rodoviários, casas lotéricas, bancos e comércios em geral, deverão reforçar medidas de higienização de superfície e ainda a disponibilização de álcool em gel 70% e outras medidas de prevenção. Leia o decreto na Íntegra: AQUI

                 Já o município de Paracatu-MG, até o momento não divulgou nenhum plano de emergência de saúde para evitar uma rápida contaminação de Covid-19 no município. O município até o momento suspendeu as aulas municipais, no período de 18 a 22 de Março de 2020. 

                 A medida segue orientações do Decreto N.º 47.886, de 15 de Março de 2020, do Governador do Estado de Minas Gerais.

                 Com Informações de: 
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Ações Preventivas e Repressiva da PATRAN


               A equipe PATRAN, cabo Dantas e soldado PM Renato, nesta última Quinta-feira (200312) depararam várias situações irregulares cometidas por condutores de veículos em Unaí-MG, como:
               Falar ao celular enquanto dirige, 
               Veículo com documentação atrasada (IPVA/Licenciamento 2000, 2016 e 2017) respectivamente, 
               Veículos com características alteradas, 
               Veículos estacionados em fila dupla, 
               Veículos estacionados nas esquinas e a menos de 5 metros da via transversal, 
               Veículos sendo conduzidos por condutores inabilitados, 
               Veículos avançando sinal vermelho do semáforo e etc.

               Como forma de prevenção e repressão, foram confeccionados vários Autos de Infração de Trânsito - AITS, decorrentes de infrações de transito constatadas durante o turno de serviço. 

               Também foram removidos ao pátio credenciado do DETRAN:
               03 veículos por estarem com a documentação atrasada, 
               Recolhidos 01 CRLV por característica alterada. 

               Ressalta-se que uma das motocicletas estava com a documentação atrasada desde 2000, onde seu condutor não possui CNH e trafegava pela contramão de direção na Avenida José Luiz Adjuto.
               Esta matéria foi publicada pela PMMG nesta Terça-feira (200317).

               Com Informações de
PMMG - UNAÍ-MG.

ITACARAMBI-MG - Operador de balsa é encontrado morto no Rio São Francisco

Corpo de Zezito Evangelista da Silva, de 57 anos, foi encontrado por um pescador; segundo o comandante da balsa, Zezito pode ter passado mal ou se escorregado.


                O corpo de um homem de 57 anos foi encontrado no Rio São Francisco, em Itacarambi-MG, neste Domingo (200315). Segundo informações dos bombeiros de Januária-MG, ele trabalhava como operador na balsa, que faz o trajeto da cidade para a Comunidade de Mocambinho, em Jaíba-MG.

                Ainda de acordo com os bombeiros, um outro funcionário chegou para trabalhar e percebeu que as sandálias da vítima estavam às margens do rio. Um pescador mergulhou e encontrou o corpo abaixo do rebocador da balsa.

                Quando os militares chegaram no local, o corpo já tinha sido retirado por terceiros e estava amarrado na beira do Rio São Francisco.

                Em entrevista ao G1, o comandante da balsa, Adriano dos Santos, informou que Zezito Evangelista da Silva estava de folga neste Domingo e teria ido ao local para deixar a embarcação pronta para sair as 05:00 horas desta Segunda-feira (200316).

“A balsa estava parada e ele entrou no reboque para colocá-la no porto para funcionar na madrugada de hoje. Acreditamos que ele provavelmente passou mal e caiu dentro do rio, ou se escorregou e bateu a cabeça no reboque”
                Disse.

                Adriano conta que Zezito trabalhava como operador há mais de 20 anos e nunca se acidentou. 

                O corpo foi encaminhado para o Instituto Médio Legal de Januária e será velado em Pedras de Maria da Cruz-MG, cidade natal da vítima. 
                Os horários do velório e do enterro ainda não foram divulgados.

                Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS