PESQUISA NESTE SITE:

29 abril 2022

RÚSSIA - Putin diz que doações de armas à Ucrânia 'testam a sua paciência'


               Governo em Kiev reconhece que considera legítimos alvos militares além de sua fronteira, enquanto tensões se acumulam.

               O governo da Rússia voltou a dizer na Quinta-feira que o fornecimento de armas pesadas à Ucrânia por países ocidentais ameaça a segurança na Europa. O país também disse que ataques dentro de território russo “testam a sua paciência”.

               A porta-voz da Chancelaria russa, Maria Zakharova, acusou países ocidentais de incentivarem a Ucrânia a atacar alvos em território russo:

'Tais agressões contra a Rússia não podem ficar sem resposta. Mais provocações que levem a Ucrânia a atacar as instalações russas serão recebidas com uma resposta dura da Rússia. Não aconselhamos a continuarem testando nossa paciência.'

               Já o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que o fornecimento de armas à Ucrânia pelo Ocidente ameaça a segurança na Europa.

'A tendência de encher a Ucrânia e outros países de armas são ações que ameaçam a segurança do continente e causam instabilidade'
               Disse Peskov em sua entrevista coletiva diária.

               O fornecimento de armas e ataques a alvos como paióis e reservas militares de combustível em território russo, perto da fronteira, crescentemente são pontos de tensão na guerra.

               A Rússia já alertou anteriormente que consideraria as armas fornecidas pelo Ocidente à Ucrânia como "alvos legítimos" de suas Forças Armadas.

               O principal temor é de que, em algum momento, a Rússia decida atacar cadeias de fornecimento de armas em território fora da Ucrânia, como na Polônia. Isto significaria um ataque contra um membro Organização do Tratado do Atlântico Norte - OTAN, e representaria uma evolução significativa do conflito.

               Na Quarta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, emitiu um novo alerta, com uma ameaça nuclear subentendida, durante uma fala no Parlamento em São Petersburgo:

'Se alguém decidir se intrometer em eventos em andamento e criar ameaças estratégicas inaceitáveis para a Rússia, deve saber que nossa resposta será rápida como um raio'
               Afirmou o presidente russo. '

Temos todos os instrumentos para isso, dos quais ninguém mais pode se gabar. E nós os usaremos, se preciso for. Quero que todos saibam: tomamos todas as decisões sobre essa questão.'

               O assessor presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak, Que lidera a delegação responsável por negociações diplomáticas com a Rússia, defendeu o direito da Ucrânia de atacar alvos militares dentro da Rússia, alegando legítima defesa. 

“A Rússia ataca a Ucrânia e mata civis. A Ucrânia se defenderá por todos os meios, inclusive com ataques contra depósitos e bases dos assassinos russos. O mundo reconhece esse direito"
               Escreveu em uma rede social.

               O secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, disse nesta Quinta-feira considerar legítimo que as forças ucranianas atacassem a logística russa para prejudicar seu suprimento de alimentos, combustível e munição.

'Parte da defesa neste tipo de invasão é, obviamente para a Ucrânia, ir atrás das linhas de abastecimento do Exército russo. Porque sem combustível, comida e munição, o Exército russo para e não consegue mais continuar sua invasão'
               Disse Wallace

'Se a Ucrânia optar por mirar na infraestrutura logística para o Exército russo, isso seria legítimo sob a lei internacional.'

               As tensões entre o Reino Unido e a Rússia aumentaram nesta semana, após Moscou acusar Londres de provocar a Ucrânia a atacar alvos dentro da Rússia, dizendo que haveria uma "resposta proporcional" imediata se isto continuasse.

               Wallace disse que o Reino Unido enviou artilharia para a Ucrânia que estava sendo usada dentro da Ucrânia contra as forças russas, mas acrescentou que não havia, e era improvável fazer isso no futuro, enviar armas que pudessem ser usadas para ataques de longo alcance.

               Ele disse que não ficou claro se os ataques registrados na Rússia nas últimas semanas vieram do Estado ucraniano, e acrescentou que a Ucrânia não possuía armas britânicas que pudessem fazer isso.

               Wallace também negou que a OTAN esteja envolvida em uma guerra por procuração com a Rússia, mas disse que o Ocidente fornecerá apoio crescente à Ucrânia se os ataques russos continuarem.

               Às vezes, isso inclui aviões e tanques', disse ele à Times Radio.

               A Rússia criticou várias vezes o apoio militar do Ocidente à Ucrânia, acusando os países da quererem prolongar o conflito para enfraquecer Moscou.
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, falou abertamente na ambição de enfraquecer o Exército russo nesta semana.

               Com Informações de: Último Segundo.

SANTA CATARINA - Padrasto disse que deu mamadeira antes de cortar pescoço de bebê


Crime comoveu a cidade de Treze Tílias. Depois de fugir para mata, criminoso se entregou e confessou homicídio que teria sido motivado por raiva da mulher.

                O caso da menina Maitê, de 2 anos, encontrada morta pela mãe, em Treze Tilias-SC, cidade pacata do centro oeste de Santa Catarina, foi esclarecido pela polícia. 

                O padrasto da criança se entregou à Polícia Militar e confessou que se vingou da mulher, com quem viveu por oito meses, após ela ter dado um ultimato para que ele saísse de casa. 

                Ele confessou ao delegado Marcelo Marins que preparou e deu mamadeira para o bebê por volta da hora do almoço e que chegou a deitar na cama com a criança. O assassino disse que "ainda não caiu a ficha" sobre o que o levou a fazer um corte no lado esquerdo do pescoço de Maitê, que foi encontrada sobre uma poça de sangue na cama, na Terça-feira à noite (220426). 

                Desempregado, ele fugiu e se escondeu numa mata da cidade, deixando a casa trancada. O corpo da vitíma passa por um exame no Instituto Geral de Perícia do estado que vai apontar se houve também abuso sexual.

                Batizada de Treze Tílias, em homenagem a uma poesia do escritor austríaco Friedrich Wilhelm Weber, a cidade, que tem cerca de oito mil habitantes, muitos deles descendentes de europeus, nunca tinha assistido a um assassinato tão bárbaro. 

                A maior parte das ocorrências policiais no município é de furtos e embriaguez ao volante. Por conta da violência empregada no homicídio, o homem foi levado para a delegacia regional de Joaçaba-SC, cidade vizinha, a cerca de 30Km. No auto de prisão em flagrante, ele é acusado de homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e impossibilidade de defesa por parte da vítima.

"Ele disse que preparou a mamadeira e deu para a criança, que dormiu. O problema dele era com a companheira, mas ele descontou a raiva na criança. Esse é o relato dele. Pedimos um exame para saber se houve violência sexual, que ele nega" 
                Diz o delegado, acrescenando que o assassino estava escondido numa área de mata em Treze Tílias e ligou para a Polícia Militar para se entregar.

                Marcelo Marins conta que o homicídio, "como ele nunca viu na cidade", onde trabalha há quatro anos, aconteceu depois que a mãe saiu para trabalhar no Centro. 

                Como tinha uma boa relação com o companheiro, embora estivessem terminando a relação, ela deixou Maitê aos cuidados dele. Ambos tinham combinado que, naquele dia, ele sairia de casa. 
                A separação já tinha acontecido há cerca de um mês. 

                Ao retornar para casa, por volta das 18:30 horas, ela encontrou o imóvel trancado e, com ajuda de parentes, arrombou a porta às 20:10 horas. Ela achou a filha sem vida e a cama do casal coberta de sangue. Os familiares não entendem o que aconteceu porque, segundo eles, o criminoso cuidava mais da menina do que o próprio pai biológico.

                Sem antecedentes criminais, o padrasto ficará no presídio de Jaoçaba-SC. A polícia pede que a prisão preventiva dele seja mantida. A decisão de transferi-lo para a cidade vizinha se deu pelo risco de uma tentativa de linchamento porque o crime causou comoção no município. 

                Uma preocupação inclusive era de uma possível invasão da delegacia local. O delegado afirmou que o criminoso trabalhava numa fábrica de baterias da região, mas estava desempregado. 
                De acordo com Marins, ele não parece ter problemas psiquiátricos:

"Ele não aparenta ter sinais de biopolaridade ou de que tenha sofrido um surto psicótico. Durante o depoimento, ele foi frio, não demonstrou arrependimento e não chorou."

                O sepultamento da criança deve acontecer hoje ainda em Treze Tílias-AC. Diante do abalo emocional da mãe e da família - uma irmã mora na parte de cima da casa onde aconteceu o crime, ela só devera ser ouvida após o enterro.

                Com Informações de: Último Segundo.

BRASIL - Utilizaram de uma escancarada misoginia no impeachment', diz Dilma


                A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que no processo de impeachment que aconteceu, em 31 de agosto de 2016, foi utilizada uma "escancarada misoginia" para que ela fosse deposta do cargo. Dilma falou que "levou um golpe" porque "representava um projeto" de inclusão social no Brasil e não acha que foi deposta por ser mulher, mas que usaram "profundamente" da condição dela como mulher para retira-la da Presidência.

                Dilma participou do podcast “Mano a Mano”, apresentado pelo cantor Mano Brown, na Quinta-feira (220428).

                No decorrer das perguntas, Dilma informou adorar "falar de pedalada fiscal". De acordo com ela, "havia uma certa dificuldade" para acusá-la "de corrupção ou de alguma coisa" quando era presidente. 
                A petista afirmou estar "gastando muito" com programas sociais e educação.

"Primeiro o Tribunal de Contas questiona coisas que não tinha questionado em nenhum governo anterior"
                Disse. 

                Existiu um "uso político das acusações" para "desestabilizar o governo" ao "criminalizar o exercício do Orçamento", segundo ela.

"Produziram um impeachment por algo que nunca tinha sido diferente em gestões anteriores."

                Ela citou a decisão do fim de Março em que a 7ª Turma Especializada do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) extinguiu o processo contra ela, sem resolução do mérito, por danos financeiros causados pelas pedaladas fiscais.

"Eu cansei de escutar ministro do Supremo, o próprio [ex-presidente Michel] Temer dizendo que não foi bem pedalada fiscal, [o impeachment] foi porque eu não tinha apoio político"
                Afirmou Dilma

"Só que não ter apoio político no Brasil não é razão para impeachment no Brasil."

                Desde o início da entrevista, Dilma afirmou sempre ter sido movida por "questões sociais, raciais e de mulheres, que estão intimamente ligadas". A petista citou que a maioria do Brasil é negra no decorrer da conversa e disse ser a favor do sistema de cotas. De acordo com ela a dificuldade no acesso à educação interessa "a elite ignorante, com uma tradição absolutamente escravocrata".

                Dilma declarou que é extremamente importante falar sobre racismo por uma questão de reparação histórica. 

"Um pobre branco no Brasil é tão lascado quanto um pobre negro"
                Disse, acrescentando que "a lascação" do negro é pior por conta da cor de sua pele.

PANDEMIA

                Durante a entrevista, Dilma citou o fim da parceria com Cuba no programa Mais Médicos, que trouxe médicos cubanos ao Brasil e demonstrou profunda tristeza em relação a pandemia.

"Quando a pandemia chegou no Brasil, a saúde pública estava desarmada"
                Disse a petista...

"muitas mortes poderiam ter sido evitadas se a atenção básica não estivesse sido enfraquecida"
                Concluiu.

                Com Informações de: Último Segundo.

PARÁ - Atualizações de Ações do Governo Federal - 13


REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

                Entrega de Títulos de Propriedades em Paragominas - Pará, em (220828).

                Confira:



                Com Informações de: Governo Federal,
                Presidente Jair Bolsonaro.

BRASIL - Atualizações de Ações do Governo Federal - 12


A produção de energia elétrica a partir do reaproveitamento do lixo avança como política efetiva no Brasil desde 2019, com ações do Governo Federal.

                 Programas inovadores, legislação específica, leilões e desburocratização fazem parte das medidas adotadas.

                 Programa Lixão Zero: Potencializa a geração de energia a partir do lixo, aprimora o ambiente regulatório e potencializa a recuperação e incorporação dos resíduos na matriz energética do país.

                 Portaria Interministerial nº 274/2019 do Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Economia e Ministério do Desenvolvimento Regional
                 Regulamentou a recuperação energética de resíduos sólidos. Essa regulamentação era esperada desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, há 12 anos.

                 Marco dos Resíduos Sólidos
                 Decreto nº 10.936/2022: priorizou a recuperação energética de resíduos perigosos altamente inflamáveis como borras, ceras, tintas e solventes.

                 Plano Nacional de Resíduos Sólidos - PLANARES: Aguardado desde a PNRS (2010), o PLANARES foi publicado este ano com as diretrizes para a expansão do aproveitamento energético de resíduos sólidos.

                 Estruturação do mercado, produção de estudos de viabilidade e incentivo à produção.

                 Sanção do Marco Legal do Saneamento Básico
                 Definiu a destinação ambientalmente adequada de resíduos em todos os municípios até 2024.

                 Leilão de Energia Nova: Compra de energia gerada a partir do lixo amplia investimentos e a geração desse tipo de energia em todo o país.

                 Modernização do coprocessamento de resíduos: A resolução CONAMA/MMA 499/2020 modernizou o licenciamento do coprocessamento de resíduos sólidos para a geração da energia térmica usada na fabricação do cimento.

                 O Brasil gera 80.000.000 (80,0 milhões) de toneladas de lixo ao ano com grande potencial energético. Para aproveitar esse potencial, o Governo Federal segue projetando políticas, incluindo na área de resíduos orgânicos, para contribuir com a redução de metano.

                 Os investimentos na diversificação da matriz energética brasileira contribuem para o uso de energias renováveis, alternativas, além de geração de empregos e renda!

                 Compartilhe a verdade!

                 SecomVc

                 Com Informações de: Governo do Brasil,
                 Presidente Jair Bolsonaro.

BRASIL - Atualizações das Ações do Governo Federal


PROGRAMA FAMÍLIA NA ESCOLA

                Crianças cujos pais estão envolvidos na atividade escolar têm melhor rendimento e apresentam menos problemas comportamentais;

                O Projeto-piloto Família na Escola promove formação de pais e incentivo ao acompanhamento das atividades dos filhos;

                O foco do projeto é o fortalecimento dos vínculos familiares e o desenvolvimento integral da criança;

                Voltado a profissionais da educação e famílias de crianças matriculadas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental;

                Curso Família na Escola já conta com mais de 1.000 pessoas certificadas em 793 municípios;

                Concurso de Artigos Científicos sobre Fortalecimento de Vínculos Familiares em Tempos de Pandemia fomenta o debate acadêmico sobre o tema;

                Plataforma virtual Escola Nacional da Familia proporciona formação de pais e profissionais interessados no tema da educação parental por meio de cursos e materiais para estudo;

                Ele é constituído pelo Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE Educação e Família, pelos Projetos de Formação, pelo Conselho Escolar e pelo Clique Escola (disponível no Google Play e na App Store).

                Download: AQUI.

                Com a abordagem inédita do Governo Federal, há uma melhor garantia de futuro para os estudantes brasileiros.

                SecomVc

                Com Informações de: Governo Federal,
                Presidente Jair Bolsonaro.

BRASIL - Atualizações de Ações do Governo Federal


MAIS UMA NOVIDADE NA ÁREA PARA OS EMPREENDEDORES

               Governo Federal lança programa de crédito que deverá alavancar R$23.000.000.000.,00 (23,0 bilhões) em financiamentos para empreendedores de diversos portes.

               A MP do Crédito altera a legislação que disciplina diversos programas de financiamento público e acesso ao crédito em vigor: Fundo Garantidor da Habitação Popular - FGHAB, Fundos Garantidores de Risco de Crédito para Micro, Pequenas e Médias Empresas e Programa Emergencial de Acesso a Crédito - PEAC.

               Com o Crédito Brasil Empreendedor, o governo bancará garantias para destravar a liquidez dos bancos. Além disso, vai facilitar o acesso das micro e pequenas empresas ao crédito em condições antes disponíveis apenas para empresas maiores.

               Emprego, giro de capital, renda e oportunidades diretas e indiretas.

               Com Informações de: Governo Federal,
               Presidente Jair Bolsonaro.

PARAÍBA - Atualizações das Ações do Governo Federal


PARAÍBA
Avançam as obras de adequação de capacidade da BR-230/PB!

                Os serviços foram realizados em parceria do DNIT com o Exército Brasileiro, entre os municípios de Cabedelo-PB e João Pessoa-PB.

                Em 2021, o Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e do DNIT, liberou quatro viadutos no trecho. 

                Agora, avançam as obras de implantação de novas passarelas, três faixas de rolamento de cada lado nas pistas principais, vias marginais e retornos construídos sob os viadutos em operação.

                Confira:



                Com Informações de: Governo Federal,
                Presidente Jair Bolsonaro.

BRASIL - Atualizações das Ações do Governo Federal


              Aprovada a Medida Provisória do Voo Simples
              A iniciativa traz ações para reduzir a burocracia de processos e procedimentos do setor aéreo, buscando mais eficiência na prestação de serviços e o desenvolvimento da aviação civil.

              Na prática, o programa traz melhorias estruturantes para o setor com foco na simplificação de procedimentos, alinhamento às regras internacionais, aumento da conectividade e fomento de um novo ambiente de negócios, mantendo os altos níveis de segurança exigidos.

              Aviação do Brasil


              Com Informações de: Governo do Brasil,
              Presidente Jair Messias Bolsonaro.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS