PESQUISA NESTE SITE:

03 abril 2020

CLARO DOS POÇÕES-MG - Caminhoneiro morre em capotamento na LMG-679

De acordo com o Samu, o condutor foi arremessado e teve múltiplas fraturas; veículo transportava canos de PVC.


                Um caminhoneiro de 64 anos morreu em um acidente na LMG-679, em Claro dos Poções-MG, na tarde desta Quinta-feira (200402).

                Segundo informações da Polícia Militar, ele perdeu o controle da direção e capotou às margens da rodovia. 
                O veículo transportava canos de PVC para uma obra em Claro dos Poções.

                De acordo com o SAMU, o condutor foi arremessado e teve múltiplas fraturas. Uma equipe do SAMU de Coração de Jesus-MG e o Suporte Aéreo Avançado de Vida estiveram no local para prestar socorro, mas ele não resistiu.

                Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Morte de idoso por suspeita de coronavírus é investigada 'Ele dizia que era coisa da mídia e viajou para SP'

Cláudio Manoel Ricardo, de 69 anos, morreu no Hospital Aroldo Tourinho e foi coletado material para exame; filho diz que ele apresentou sintomas no mesmo dia que retornou de São Paulo e reclama do atendimento nos hospitais da cidade.

               A Prefeitura de Montes Claros-MG confirmou nesta Quinta-feira (200402) a morte de um idoso, de 69 anos, por suspeita de Covid-19

               Ele estava internado no Hospital Aroldo Tourinho e faleceu na noite de Quarta (200401); foi feita coleta de material para exame e o resultado ainda é aguardado. O caso ainda não foi notificado pelo Estado e nem pelo Ministério da Saúde.

               Em entrevista ao G1, o filho do idoso, Claudinei dos Santos Ricardo, contou que o pai apresentou os sintomas depois de retornar de uma viagem para São Paulo.

“Infelizmente, meu pai não levou isso a sério, ele dizia que era coisa da mídia. Quando resolveu viajar, eu o alertei para não ir e mesmo sabendo dos riscos, ele foi porque não acreditava na doença. Meu pai era 100% saudável, não tinha problema de saúde e tinha feito um check-up recentemente”.

               Cláudio Manoel Ricardo era natural de Patis-MG, no Norte de Minas, mas morou em São Paulo por mais de 20 anos, onde se aposentou como metalúrgico. Ele viajou no dia 27 de Fevereiro para rever a família.

“Ele chegou em Montes Claros em 16 de março e apresentou os sintomas na madrugada do mesmo dia. Sentiu febre, dor no corpo e dificuldade respiratória”
               Disse o filho.

               O idoso morreu as 18:30 horas desta Quarta-feira e corpo foi enterrado nesta Quinta-feira (200402) sem velório. Segundo a funerária, foram seguidas as recomendações das autoridades de saúde e o corpo saiu do hospital na urna lacrada direto para o cemitério. 
               Somente cinco familiares acompanharam o sepultamento.

“Foi traumático, uma pessoa com história de vida dele ser enterrado dessa forma sem nenhuma homenagem. Meu pai era muito honesto, de bem com a vida e tinha muitos amigos”.

Família reclama do atendimento

“A família está muito indignada, eu acho que não teria chegado ao estado que ficou e poderia ter chance de ter sobrevivido”
               Esse foi o desabafo de Claudinei dos Santos Ricardo ao reclamar do atendimento que o pai recebeu nos hospitais de Montes Claros.

               Ele conta que o pai procurou o PSF no dia 17 de Março com sintomas leves e a médica recomendou que ele ficasse isolado e tomasse dipirona.

“Depois ela fez uma visita domiciliar e percebeu uma piora grande e deu um encaminhamento para o Hospital Universitário, mas os médicos disseram que não era caso de internar e mandaram voltar para casa”.

               A família diz que recebeu a visita da médica novamente e ela orientou que o idoso retornasse ao Hospital Universitário.

“Como já tínhamos ido lá, resolvemos procurar atendimento particular no Hospital Dilson Goldinho, mas eles não quiseram atender. No dia seguinte, meu pai foi atendido no Hospital Aroldo Tourinho e a médica fez um raio-x e mandou ele voltar para casa porque não tinha dado alteração”.

               Ainda de acordo com relatos do filho, a profissional do PSF teve acesso ao exame que foi fotografado pelo celular e disse que havia indícios de que o idoso estava com pneumonia. 

“Ela chamou o SAMU, e só assim ele conseguiu ser internado e ficou aguardando vaga no CTI.

               A internação, segundo a família, foi na última Sexta-feira (200327) e o idoso foi entubado no Domingo.

“Na segunda ele piorou muito, na terça se agravou mais e ontem ele teve infecção generalizada e não resistiu. Não temos nenhuma reclamação da atenção primária, mas o sistema de saúde está desorganizado para receber as pessoas e informar corretamente”.

O que dizem os hospitais e o município

               A Secretária Municipal Saúde, Dulce Pimenta, informou que a equipe de epidemiologia está apurando se houve recusa do hospital para internar o paciente e se ficar comprovado, as providências serão tomadas.

               O G1 procurou os três hospitais que foram mencionados pela família. Em nota, o Hospital Universitário Clemente de Faria esclareceu que o idoso esteve no Pronto Socorro no dia 23 de Março, às 12:30 horas, encaminhado de um PSF

"Na classificação de risco da triagem, conforme protocolo de Manchester adotado pelo HUCF, não foram constatados os sintomas da Covid-19, como febre, dor de garganta, dentre outros sintomas"
               Diz a nota.

               O HU disse também que foram "seguidos todos os protocolos e fluxos preconizados pelo Ministério da Saúde - MS e pela Organização Mundial de Saúde - OMS na classificação do paciente, e que por isso ele foi referenciado ao seu domicílio".

               O Hospital Aroldo Tourinho, também informou que prestou todo o atendimento necessário e adequado ao paciente. Já o Hospital Dilson Goldinho esclareceu que não consta nos registros que o idoso tenha buscado atendimento na Unidade.

Casos em Montes Claros

               Até a publicação desta reportagem, a Prefeitura de Montes Claros informou que contabiliza 702 casos; 532 são investigados; 155 foram descartados por critérios clínicos e 15 por exames. 

               Até o momento, 40 pacientes ainda aguardam resultado de exames. 8 pessoas permanecem internadas em Montes Claros, 3 são de outros municípios.

               No Boletim do Estado, constam 417 casos suspeitos e 1 descartado.

Cuidados em casos de óbito com suspeita de Coronavírus

               As autoridades de saúde elaboraram uma nota técnica com normas para serem seguidas em caso de morte de pessoas com sintomas compatíveis aos da Covid-19. Há recomendações para funerárias, velórios, salas de autópsia, transporte e cuidados com o corpo. 

Especificamente sobre os funerais:

               Deverão decorrer com o menor número possível de pessoas, preferencialmente apenas os familiares mais próximos, para diminuir a probabilidade de contágio e como medida para controlar os casos de Covid-19.
 
               Essa medida visa evitar aglomerações de pessoas e diminuir a probabilidade de contágio;

               As pessoas que comparecerem ao funeral devem seguir as medidas de higiene das mãos e de etiqueta respiratória, em todas as circunstâncias;

               Disponibilizar água, sabonete líquido, papel toalha e álcool líquido ou gel a 70% para higienização das mãos;

               Evitar apertos de mão, abraços e outros tipos de contato físico entre os participantes do funeral;

               Recomenda-se que as pessoas dos grupos mais vulneráveis (sintomas respiratórios, idosos, crianças, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crônica), não participem nos funerais;

               Recomenda-se que o caixão seja mantido fechado durante o funeral, para evitar contato físico com o corpo.

               Com Informações de: G1.

MINAS GERAIS - Minas registra 41.339 casos suspeitos de Covid-19, e 6 mortes foram confirmadas

Até o momento foram notificados 92 óbitos suspeitos, sendo 22 descartados para Covid-19.


                A Secretaria Estadual de Saúde - SES divulgou na manhã desta Sexta-feira (200403) mais um Boletim Epidemiológico de Covid-19 em Minas Gerais
                Até o momento são 41.339 casos suspeitos para Covid-19 e 397 casos confirmados. 64 mortes suspeitas estão sendo investigadas, 6 mortes já foram confirmadas.

                De acordo com a Secretaria de Saúde, as mortes suspeitas de Covid-19, estão em investigação e aguardam a realização de exames laboratoriais e levantamento de informações clínicas e epidemiológicas. Até o momento foram notificados 92 óbitos suspeitos, sendo 22 descartados para Covid-19

                A primeira morte confirmada de Covid-19 foi de uma mulher, de 82 anos, moradora de Belo Horizonte-MG. A mulher foi internada no Hospital Biocor em Nova Lima-MG em 21 de Março, com quadro de febre, tosse e desconforto respiratório, sendo transferida para UTI no dia 23 de Março. Sendo coletado amostra para pesquisa de Covid-19.
                Ainda segundo a SES, a mulher apresentava comorbidades, como doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus e pneumopatia crônica. 
                A mulher faleceu no último Domingo (200329) e foi confirmado positiva para Covid-19.

                A segunda morte confirmada de Covid-19, é de um homem de 66 anos, também morador de Belo Horizonte-MG, portador de cardiopatia e diabetes mielitus. O homem faleceu nesta Segunda-feira (200330) diagnosticado positivo para Covid-19

                A terceira morte também é um homem de 44 anos, morador de Mariana,MG, que faleceu no dia 30 de Março, no hospital do município de Nova Lima.

                A quarta morte por Covid-19, é de uma mulher de 76 de Belo Horizonte, teve início de sintomas gripais no dia 23 de Março. Era Portadora de doença cardiovascular e diabetes. Foi testada positiva no dia 31 de Março e faleceu em 01 de Abril. 

                As outras duas mortes foram registradas em Uberlândia-MG, sendo de dois homens, de 80 e 61 anos. O homem de 80 anos, apresentou sintomas no dia 26 de Março, de febre, dispneia e mialgia e era Portadora de doença renal crônica, falecendo no dia 30 de Março. 

                Já o outro de 61 anos, apresentou sintomas de febre, dispneia e mialgia no dia 26 de Março, e era portadora de doença renal crônica. o homem morreu no mesmo dia que foi testado positivo para Covid-19, no dia 02 de Abril. Veja o boletim oficial

                Com Informações de: Paracatu News.

MINAS GERAIS - 'Antes do vírus, o que preocupa é a fome', diz líder indígena de Minas Gerais sobre pandemia

Segundo Célia Xakriabá, uma política pública destinada às aldeias é urgente. Um caso suspeito de Covid-19 foi registrado em um território indígena entre Minas Gerais e Espírito Santo.


“Somos um povo de costumes coletivos. Estamos fazendo todo esforço possível para que o primeiro caso não chegue. Se chegar, será um extermínio”
                Disse a doutora em antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e líder indígena, Célia Xakriabá.

                Ela cobra políticas públicas destinadas às aldeias no combate à pandemia do novo Coronavírus. Principalmente recursos para a sobrevivência dos povos.

"Antes do vírus, o que preocupa é a fome. Os povos que vivem no estado têm relação com a vida urbana. Com o comércio fechado e aldeias isoladas, muita gente está tendo problemas com alimentação”
                Disse Célia.

                As plantações não são suficientes para abastecer toda a aldeia, segundo ela. Há cerca de 11.000 xacriabás em Minas Gerais. Grande parte do território fica na cidade de São João das Missões-MG, no norte do estado.

                É um desafio para aqueles que querem acessar mercadoria. 

"Foi proibido a entrega de produtos na aldeia”
                Disse ela.

                A pandemia também afetou hábitos do povo Xakriabá.

“Quando venho aqui, a primeira coisa é ir na casa das minhas tias mais velhas. É difícil para os anciões entenderem este afastamento”
                Contou Célia que se divide entre a aldeia e a Belo Horizonte-MG onde está concluindo o doutorado.

                De acordo com ela, a costume que os índios sempre visitem a casa de seus vizinhos. Mas isso teve mudar por causa do novo coronavírus. 

“Meu avô de 80 anos mora com a gente. Ele caminha todo dia. Ia na casa dos outros e agora conversamos com ele. É um desafio não poder se movimentar”
                Disse.

                Apenas equipes de saúde são permitidas dentro da aldeia. 

“Essa doença pode se alastrar muito rapidamente”
                Disse Célia.

                O balanço divulgado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Minas Gerais-Espírito Santo - DSEI-MG-ES nesta Quarta-feira (200401) apontou um caso suspeito de Covid-19 em uma das aldeias da região. 

                Ainda não há informações sobre o local ou tribo atingida. 
                No Amazonas, um caso em indígena de 20 anos foi confirmado.

“Precisamos de uma política pública destinada aos povos indígenas. Compra de Equipamentos de Proteção Individual - EPI, insumos, vacinação contra gripe. É urgente”
                Disse Célia.

                Um plano emergencial tramita no Congresso Nacional, em Brasília-DF. Ele determina medidas específicas de vigilância sanitária e epidemiológica para prevenção do contágio e da disseminação do novo coronavírus. Ainda ha um prazo para que ele entre em votação.

                A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES-MG informou que mantém diálogo com as lideranças indígenas e orientações de isolamento social estão sendo feitas. 


                O órgão disse ainda que “efetuou o pagamento emergencial de 75% do custeio da Resolução SES-MG nº 6.894/2020 no valor de R$1.154.395,18 para ações de enfrentamento à epidemia”.

“Por conta da nossa situação de vulnerabilidade, da invisibilidade e cegueira social, essa pandemia pode significar o nosso extermínio”
                Disse Célia.

Comitê nacional

                O Ministério da Saúde criou um Comitê de crise nacional em comunidades Indígenas, para monitorar impactos da Covid-19, doença causada pelo Coronavírus
                A portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta Quinta-feira (200402).

                Segundo a portaria, o comitê será formado por outros 35
                Um central, formado por membros da Secretaria especial de saúde indígena; e os distritais, representantes dos 34 distritos sanitários especiais indígenas. O documento estabelece que o comitê central se reúna uma vez ao dia, presencialmente ou por videoconferência.

                Com Informações de: G1.

URUCUIA-MG - Polícia Militar apreende adolescente suspeita de envolvimento na morte de uma mulher de 25 anos


                 Na madrugada desta Sexta-feira (200403), por volta das 02:30 horas, os policiais militares compareceram no Hospital Municipal de Urucuia-MGonde uma mulher de 25 anos foi socorrida com um corte no pescoço, porém não resistiu ao ferimento e faleceu na unidade hospitalar. 
                 A perícia técnica da Polícia Civil foi acionada e realizou os trabalhos periciais.

                 Os militares foram informados que a vítima, após se desentender por telefone com uma adolescente de 16 anos, encontraram-se na Rua Flonoria Ramos esquina com a Rua “B”, no Bairro Rutilante, onde a vitima empurrou a adolescente, a qual retirou uma faca da cintura e desferiu um golpe no pescoço da mulher e fugiu do local em seguida.

                 Foram realizados rastreamentos e a adolescente em conflito com a lei foi localizada por volta das 03:10 horas, no mesmo bairro onde ocorreu o ato infracional e ainda portava a faca. Ela confessou que golpeou a mulher e disse que a vítima vinha lhe ameaçando de morte há algum tempo. 

                 Ela foi apreendida, juntamente com a faca e encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Arinos-MG, acompanhada do responsável legal, seu irmão.


                 Com Informações de:
PMMG - URUCUIA-MG.

UNAÍ-MG - Saúde Municipal aguarda sua doação e lembra que doar ficou mais fácil


                Para intensificar as ações de controle e prevenção do Coronavírus em Unaí-MG, a Secretaria Municipal de Saúde simplificou as normas para receber doações. Doar materiais (ver lista), outros bens, serviços ou dinheiro, ficou mais fácil.

                As informações constam do Edital de Chamamento 03/2020.

                As propostas de doações devem ser feitas na Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Calixto Martins de Melo, 249, Centro, no horário das 07:30 às 12:30 horas. Podem ser encaminhadas também pelo e-mail doasaude@prefeituraunai.mg.gov.br

                Para isso, no entanto, ter em mãos a cópia do RG e/ou CPF (ou CNPJ) e cópia do documento fiscal de compra do produto (ou declaração de propriedade do bem). 

                No caso de doação de dinheiro, levar cópia do recibo bancário. Doações Bancárias podem ser feitas anonimamente, a critério do doador.

                Mais informações, ligar 3677-5049.

                Com relação aos materiais necessários para o trabalho em saúde, a secretaria aguarda, com urgência, doações dos seguintes materiais:

                Óculos de proteção (transparente).
                Protetor facial Hospel.
                Máscara Nº 95.
                Luvas de procedimentos, sem talco (caixa com 100 unidades), látex natural não estéril, descartável (tamanhos. Pequena/Média/Grande).
                Álcool em gel 70% 1.000 ml.
                Máscara cirúrgica descartável com elástico.
                Avental manga longa.
                Álcool etílico hidratado 70% 1.000 ml.
                Borrifador.
                Desinfetante.
                Água sanitária.
                Sabonete líquido.
                Termômetro de testa digital.
                Respirador ou ventilador pulmonar.
                Monitor multi-parâmetro.
                Teste rápido para Covid-19.
                Papel toalha.
                Oxímetro de pulso.
                Água mineral.
                Detergente.
                Equipamentos e proteção individual para os servidores da saúde, em geral.

                Clicando AQUI, você acessa o edital que regulamenta as doações.

                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

BRASIL - Covid-19 somam 359 mortes e 9.056 infectados

Desde ontem, foram registrados 1.146 pacientes infectados.


                O número de casos confirmados de infecção pelo novo Coronavírus no Brasil subiu de 7.910 para 9.056 entre Quinta-feira (200402) e esta Sexta-feira (200403), conforme a atualização do Ministério da Saúde.

                O número de óbitos por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, saltou de 299 para 359. O índice de letalidade, que era de 3,5% no início da semana, foi para 3,8% ontem e chegou a 4% no balanço anunciado nesta Sexta-feira.


Mortes registradas pelo Ministério da Saúde nos Estados brasileiros

                219 - São Paulo

Ainda, 

                47 - Rio de Janeiro
                22 - Ceará
                10 - Pernambuco

E ainda,

                7 - Amazonas
                6 - Minas Gerais;
                5 - Bahia
                5 - Distrito Federal
                5 - Rio Grande do Sul
                5 - Santa Catarina;
                4 - Espírito Santo;
                4 - Paraná
                4 - Piauí
                4 - Rio Grande do Norte;
                2 - Alagoas;
                2 - Goiás;
                2 - Sergipe;
                1 - Maranhão;
                1 - Mato Grosso;  
                1 - Mato Grosso do Sul
                1 - Pará
                1 - Paraíba;
                1 - Rondônia.

                Os novos casos totalizaram 1.146
                O resultado significou um aumento de 15% em relação ao total registrado antes. Foi o maior número de novos casos em um dia desde o início da série.


Casos por dia

                Já as novas mortes em um dia também bateram recorde, com 60.                 Nos quatro dias desta semana, os números de novas mortes foram de 23, 42, 40 e 58

No tocante ao perfil

                57,7% eram homens, 
                42,3%, mulheres. 

No recorte por idade

                85% das vítimas tinham acima de 60 anos.

Já com relação às doenças de pessoas que faleceram

                164 tinham alguma cardiopatia, 
                114 tinham diabetes, 
                45 passavam por alguma condição respiratória,
                30 apresentavam alguma patologia neurológica. 

As hospitalizações por Covid-19 totalizam 1.769.

Insumos e equipamentos

                O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, voltou a fala no receio com o abastecimento de insumos e equipamentos. Isso porque a China é responsável por boa parte do mercado e ficou sem exportar durante dois meses. Quando voltou a comercializar, há algumas semanas, a demanda internacional tem sido enorme.

                Governos do Nordeste, exemplificou Mandetta, adquiriram respiradores e ventiladores de fornecedores chineses. Mas hoje foi comunicado que a compra não se confirmou. Com a pandemia, diversos países estão tendo políticas voltadas a garantir o seu mercado interno.

“Temos um clima delicado no mundo. Estamos vendo retenção sobre produções globais de máscaras. Antes era global agora é só para atender o meu país. Estamos dialogando com países para ter racionalidade e achar ponto de equilíbrio. 

Vamos precisar de entendimento para que cada país ultrapasse com dignidade essas questões”
                Disse.

                O titular da pasta da saúde comentou o caso de Manaus, que pediu socorro ao Ministério da Saúde por falta de capacidade do sistema de saúde local de atender à demanda. O órgão viabilizou o transporte de respiradores obtidos juntamente à Rede D'Or utilizando a Força Aérea Brasileira.

                Mandetta reiterou a importância das medidas de retenção da circulação de pessoas adotadas pelos governos estaduais. 

“Cada pessoa que deixa de ir pro CTI é insumo que estamos economizando porque sabemos que podemos ter espiral de casos que vão demandar todo o sistema de saúde”
                Acrescentou.

Médico não abandona paciente

                Perguntado por jornalistas, Mandetta falou sobre a relação com o presidente Jair Bolsonaro. Ele afirmou que “médico não abandona paciente.” 

                O ministro disse entender as pressões de empresários, o lado político e a cobrança de que a solução seja rápida. E cogitou sair no futuro, mas reafirmou que não deixará o cargo agora.

“O caso é uma situação global que nos desafia a todos, e estamos aqui para trabalhar, para ajudar. Se depois que isso terminar, tenho certeza que por qualquer uma das situações, talvez seja mais importante ir debater o sistema de saúde pós-Covid em outro lugar. Mas no momento, eu vou estar ali. E vamos ter dias ruins”
                Afirmou.

                O presidente Jair Bolsonaro vem defendendo a retomada das atividades econômicas e alívio nas medidas de distanciamento social. O ministro defendeu que as pessoas atendam às recomendações dos governadores dos seus estados, que têm os melhores números e avaliações sobre a realidade das suas localidades. 

“Sociedades que conseguiram código de comportamento restrito, conseguiram passar sem a espiral alta. As que não conseguiram, tiveram colapso. E quando acontece isso, a economia sofre muito mais”
                Opinou.

Hospital de campanha

                O ministro informou que o governo está desenvolvendo um modelo de hospital de campanha que poderá ser implantado em estados que tenham necessidade. A primeira unidade deverá ser instalada no entorno de Brasília-DF, região que pertence ao estado de Goiás mas que fica distante da capital, Goiânia-GO.

                O projeto vai funcionar como uma espécie de “piloto”

“Vamos ver como a unidade se dá, do ponto zero até hora que está instalada. Após a confecção devemos saber como apoiar os estados”
                Disse Mandetta.

                Edição: Aline Leal, Denise Griesinger.

                Com Informações de: Agencia Brasil.

UNAÍ-MG - CADASTRO ÚNICO Esclarece sobre pagamento do Auxílio Emergencial pelo Governo Federal


Perguntas e Respostas

Quem Receberá o Benefício

                 Primeiramente, todos os beneficiários do Programa Bolsa Família. Eles serão automaticamente migrados para o novo benefício.

                 O segundo grupo contemplado serão as “famílias” dos trabalhadores informais que estão registrados (até 20 de Março de 2020) no Cadastro Único, mas não recebem o Bolsa Família.

                 O terceiro grupo a ser contemplado são os microempreendedores individuais e autônomos que contribuem para o INSS.

Quais os valores estarão disponíveis

                 O valor pode variar de R$600,00 a R$1.200,00, dependendo da categoria a ser beneficiada.

Qual a Condição para Microempreendedores e autônomos receberem o Benefício

                 Ser Micro-Empreendedor Individual - MEI;
                 Ser contribuinte do INSS ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social;
                 Ser trabalhador informal inscrito no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal.

Quem não está Cadastrado, Como deve fazer


                 Se não tiver o cadastro em nenhum dos programas sociais e se encaixar nos grupos que serão contemplados, o solicitante deve fazer uma "Auto-declaração" pela internet. 

                 Porém, o Governo Federal ainda não definiu o formato da declaração. Portanto, a plataforma ainda está indisponível, aguardando regulamentação.
                 A expectativa é de que o Governo Federal disponibilize a plataforma para preenchimento dos novos cadastros nos próximos dias.

Já há uma data para iniciar o repasse do auxílio

                 Ainda não. 
                 A projeção do Ministério da Cidadania é de que o pagamento do auxílio comece a ser executado na segunda quinzena de Abril.

                 A orientação é para que as pessoas não procurem as agências bancárias, por enquanto. 
                 O recurso ainda não está disponível.

                 O cidadão também não deve procurar o Cadastro Único, para se cadastrar, porque os cadastros autodeclaratórios serão feitos exclusivamente pela internet em plataforma que será disponibilizada pelo Governo Federal
                 E os primeiros repasses serão feitos somente para as famílias cadastradas até 20 de Março de 2020.

E como fica a Situação dos já Cadastrados, mas que não fizeram a Atualização Cadastral, ou estão com o Benefício Bloqueado ou Suspenso, por não Cumprirem condicionalidades de Educação e Saúde

                 Em função do momento grave pandemia do Coronavírus e das medidas estabelecidas de isolamento e distanciamento social, o Governo Federal , suspendeu por 120 dias, os seguintes processos e operação do Bolsa Família:

                 Averiguação cadastral;
                 Bloqueio; 
                 Suspensão e Cancelamento de pagamentos do Bolsa Família;
                 Cumprimento de condicionalidades de educação e saúde;
                 Adiamento de 120 dias do prazo para inclusão de beneficiários do BPC, do INSS.

Sobre Fake News e Oportunistas

                 O auxílio emergencial para enfrentamento deste momento de crise é uma ação do Governo Federal.

                 O Cadastro Único Municipal alerta os cidadãos a terem cuidado com a disseminação de notícias falsas e a ação de oportunistas.
Atenção: Só faça cadastro nas páginas oficiais do Governo Federal, na internet. 
                 Essa plataforma ainda não está disponível. 
                 Quando estiver, divulgaremos.

                 Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

SÃO JOÃO DAS MISSÕES-MG - Rapaz é morto a tiros após furtar galinhas

Quando a PM chegou, o jovem de 24 anos já estava morto. Ele foi atingido por três disparos no tórax. Os policiais fizeram buscas, mas não encontraram o dono das galinhas, considerado principal suspeito do crime.


                Um rapaz foi morto a tiros em uma aldeia indígena em São João das Missões-MG nesta Quarta-feira (200401). Segundo as informações fornecidas para a Polícia Militar, ele foi assassinado após furtar galinhas que pertenciam a um homem de 56 anos.

                Quando a PM chegou, o jovem de 24 anos já estava morto. Ele foi atingido por três disparos no tórax. Os policiais fizeram buscas, mas não encontraram o dono das galinhas, considerado principal suspeito do crime.

                A perícia foi chamada e liberou o corpo do rapaz para funerária.

                Com Informações de: G1.

BRASIL - Casos de coronavírus atualizado nesta Sexta-feira (03)

Secretarias estaduais de saúde contabilizam 8.165 infectados em todos os estados e 333 mortos. Mato Grosso registra primeira morte.


                As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 11:30 horas desta Sexta-feira (200403), 8.165 casos confirmados do novo Coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 333 mortes pela Covid-19.


Mortes por Covid-19 nos Estados brasileiros

               O Mato Grosso registrou a primeira morte nesta manhã: um homem de 54 anos, que foi internado no dia 29 de Março. 
               Ele era hipertenso e diabético e estava internado com síndrome respiratória aguda.

               Na Bahia, duas mortes foram confirmadas nesta manhã e o estado chega a 05 mortes pela doença. 

               O Rio Grande do Norte e o Espírito Santo também alcançaram o número de 04 mortes cada um.

               Na manhã desta Sexta-feria (200403), o município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, divulgou a primeira morte pela Covid-19
               A secretaria estadual de Saúde ainda não confirmou o caso.

               Também aumentou o número de infectados no Amapá, no Pará e no Rio Grande do Sul na manhã desta Quinta-feira (200402).


               O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de Quinta-feira (200402), apontava 299 mortes e 7.910 casos confirmados de Coronavírus no Brasil.

               O avanço da doença está acelerado: foram 25 dias desde o primeiro contágio confirmado até os primeiros 1.000 casos (de 26 de Fevereiro a 21 de Março). 

               Outros 2.000 casos foram confirmados em apenas seis dias (de 21 a 27 de Março).

               E quase 4.000 casos de 27 de Março a 2 de Abril, quando a contagem bateu os 8.000 infectados.


Coronavírus no mundo

               O confinamento devido à Pandemia vai durar pelo menos até 2 de Maio na Itália. O país tem mais de 13.900 mortes por Covid-19, a doença provocada pelo novo Coronavírus
               O número de infectados passa de 115.200 casos.

               Com Informações de: G1 Bem Estar.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS