PESQUISA NESTE SITE:

28 janeiro 2019

BRUMADINHO-MG - Exército israelense se desloca para o local do desastre

                  Os 132 militares do exército Israelense escalados para os trabalhos de busca e resgate às vítimas da Barragem I da mina Córrego do Feijão, rompida na última Sexta-feira (190125), em Brumadinho-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

                   Já estão sendo transportados em aeronaves do exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira ao local onde funcionavam a área administrativa da Vale e o restaurante, com capacidade para 300 pessoas, que foram varridos pelo mar de lama após a tragédia.

                  Nessa área, equipamentos trazidos pelos israelenses como radares que capazes de captar sinais de aparelhos celulares e corpos serão utilizados nos trabalhos.

                  Já os 200 homens do Corpo de Bombeiros se dividem em outras regiões também atingidas pelo desastre, em busca por vítimas, segundo a assessoria do Governo do Estado de Minas Gerais. Uma nova coletiva de imprensa seria realizada, inicialmente, às 15:00 horas, sendo posteriormente adiada para as 16:00 horas e, em seguida, para 19:00 horas.

                  A previsão é de que dados atualizados sejam repassados neste horário.


                  Com Informações de: Minas Hoje.

ISRAEL - Tropas desembarcam em Minas Gerais para ajudar nas buscas em Brumadinho-MG

130 soldados e equipamentos tecnológicos vão ajudar nas operações de resgate após o rompimento de uma barragem da empresa Vale na cidade.


               As tropas enviadas por Israel para ajudar nas buscas por vítimas da tragédia de Brumadinho-MG desembarcaram em Minas Gerais na noite deste Domingo (190127). A equipe conta com 130 soldado e 18 toneladas de equipamentos tecnológicos.

               Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro havia dado detalhes das conversas com Israel e da missão dos soldados em Brumadinho em seu Twitter

"Após contato com o Primeiro-ministro de Israel, @netanyahu , chegam hoje [Domingo], às 12:00 horas, em Belo Horizonte-MG, recursos humanitários e profissionais"
               Escreveu o Presidente. 

               A expectativa é que os israelenses já se juntem à equipe de buscas na manhã desta Segunda-feira (190128).

               Ele ainda disse que, além dos soldados, estão sendo enviados ao Brasil "16 toneladas de equipamentos destinados a busca de desaparecidos" na tragédia na cidade mineira. Também fazem parte da missão médicos, engenheiros e especialistas.

               A Força de Defesa de Israel também usou as redes sociais para falar sobre a vinda para a cidade mineira. Eles mostraram uma reunião da equipe antes do embarque para o Brasil e uma foto dos soldados que fazem parte da missão. "Salvar vidas não é sobre o quão longa é a distância, mas até onde você está disposto a ir", foi a legenda da imagem. 
               Confira o momento do embarque dos militares israelenses para o Brasil:

Tecnologia israelense nas buscas por vítimas em Brumadinho

               Na tarde de Sábado (190126), autoridades e governantes comentaram em entrevista coletiva a ajuda de Israel nas buscas por vítimas após o rompimento da barragem da Vale

               O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o comandante do Corpo de Bombeiros do estados, Cel Estevão, citaram que o país conta com tecnologia que pode ajudar a encontrar vítimas, já que com tais aparelhos é possível identificar um corpo a cerca de 4 metros de profundidade. 

               Pelas redes sociais, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu também comentou a conversa com Jair Bolsonaro sobre o envio de tropas ao Brasil

"Eu ofereci que Israel poderia mandar ajuda ao local do desastre e assistência para as buscas. Ele me agradeceu e aceitou a oferta"
               Escreveu o parlamentar. 

               Até a chegada das tropas de Israel, o desastre de Brumadinho já contava com 58 pessoas mortas e mais 305 desaparecidos.

               Com Informações de: UltimoSegundo.

MONTES CLAROS-MG - Polícia apreende pássaros e micos durante fiscalização na BR-251

Animais eram transportados dentro de gaiolas em um carro. Foram apreendidos 14 pássaros e cinco micos.

                 A Polícia Rodoviária Federal apreendeu pássaros silvestres e micos que eram transportados em um carro durante uma fiscalização na BR-251, em Montes Claros-MG na tarde deste Domingo (190126).

                 Os policiais fizeram buscas no interior do veículo depois que o motorista e o passageiro apresentaram nervosismo. Foram apreendidos:
14 pássaros, 05 micos que eram transportados em pequenas gaiolas.

                 O veículo seguia de Santo Estevão-BA com destino a São Paulo
                 Um dos homens confessou ser dono dos animais e disse que os recebeu de presente. 
                 Os dois assinaram um termo circunstanciado de ocorrência e vão responder pelo crime ambiental.

                 Os animais foram encaminhados ao IBAMA.

                 Com Informações de: G1.

BRUMADINHO-MG - TRAGÉDIA: Sobe para 65 mortes confirmadas, 31 corpos identificados, Ainda há 279 desaparecidos

RESUMO

                Barragem da Vale se rompeu na Sexta-feira (190125) em Brumadinho-MG; a lama destruiu refeitório e prédio da mineradora, pousada, casas e vegetação.

                Até o momento, há confirmação de 65 mortos; 31 foram identificados; há 279 desaparecidos, 192 resgatados, 386 localizados e 135 desabrigados.

                A Lama removeu refeitório e pousada do local em que ficavam; havia 35 pessoas na pousada; pontos da cidade seguem ilhados.

                Buscas chegaram ao quarto dia, e número de mortes deve crescer; 136 militares de Israel ajudam os bombeiros na busca.

                Vale suspendeu pagamento de dividendos e de bônus a executivos, e anunciou doação de R$100.000,00 a famílias de vítimas e desaparecidos.

ACOMPANHE


                Os bombeiros avisam que as buscas estão encerradas por hoje.

                Corpos encontrados nesta Segunda-feira (190128) em meio à lama podem ser de funcionários da Vale que estavam no refeitório. O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara, disse que, apesar de estarem a 800 metros de onde ficava a o restaurante, as vítimas estavam perto de um mobiliário que indica ser do refeitório.

                Militares israelenses se juntaram às equipes de buscas por vítimas. Eles se concentraram no vale de lama perto do local onde a barragem estourou.

                Manifestantes realizaram um protesto no início da noite desta Segunda-feira em frente à sede da Vale, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro-RJ. Palavras de ordem eram ditas em coro pelos manifestantes. Os participantes afirmavam que os executivos da empresa devem ser responsabilizados pelo caso. 
                De acordo com eles, o episódio não pode ser considerado um acidente.

                Moradores fazem memorial no Bairro de Casa Branca às vítimas da tragédia de Brumadinho, eles também fizeram uma oração na praça.
                Um casal foi preso ao tentar saquear um casa abandonada da região.

                Convocada pela Associação de Moradores do Parque da Cachoeira e do Lago - ACOPAPA, a Vale se reuniu pela primeira vez na tarde desta Segunda-feira com moradores afetados pela tragédia.


                O presidente da ACOPAPA, Adilson Charles de Souza, disse que chamou a empresa "para não fazerem com a gente o que fizeram com Mariana"

"Nós convocamos a Vale aqui para ter nossos direitos garantidos".

                O governo federal informou que recomendará aos órgãos reguladores a fiscalização "imediata" de todas as barragens com "dano potencial" à vida humana.






                Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Protesto em frente ao TRF marca 15 anos da Chacina de Unaí-MG

Cerca de 200 pessoas levaram balões e até um 'bolo da impunidade'. Data é lembrada como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.

                Auditores fiscais do trabalho protestaram nesta Segunda-feira (190128) em frente ao Tribunal Regional Federal - TRF, em Brasília-DF, para marcar os 15 anos do crime lembrado como Chacina de Unaí-MG

                Eles encheram balões cor de luto e levaram um chamado “bolo da impunidade”
                Segundo os organizadores, cerca de 200 pessoas participaram do ato.

                Passados 15 anos, os executores da chacina estão presos, mas os apontados como mandantes e intermediários do crime seguem respondendo em liberdade. As vítimas, três auditores fiscais e um motorista, apuravam denúncias de trabalho escravo em Unaí-MG.

                Segundo o Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho - SINAIT, a demora em publicar o acórdão (ata de julgamento) da decisão que anulou a condenação de um dos acusados de serem mandantes do crime tem atrasado a possibilidade de fazer Justiça.

                O ex-prefeito de Unaí-MG Antério Mânica (PSDB), um dos acusados no caso, conseguiu um recurso no TRF que mandou o processo dele voltar à estaca zero por haver “fragilidade nas provas”
                A decisão é de Novembro de 2018. 

                Para o SINAIT, só é possível recorrer contra essa decisão após o acórdão ser publicado.

“Queremos que o acórdão do julgamento que reduziu as penas seja publicado.

A defesa em relação a essa decisão ainda não pode ser apresentada”
                Afirmou o presidente do sindicato, Carlos Silva.

                Para ele, a demora em dar um desfecho a este caso é consequência de sucessivos recursos judiciais. 

“Estamos diante de manobras processuais, promovidas pelos mandantes da chacina para afastar deles o cumprimento da pena que eles têm que cumprir.”

                O crime que ocorreu em 28 de Janeiro de 2004 e o Ministério do Trabalho estabeleceu a data como Dia do Auditor Fiscal do Trabalho e Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.

Relembre o caso

                Durante investigação de denúncias de trabalho escravo na região, os auditores fiscais do Ministério do Trabalho, Nélson José da Silva, João Batista Soares Lage e Eratóstenes de Almeida Gonçalves, e o motorista Aílton Pereira de Oliveira foram assassinados em uma emboscada na região rural de Unaí-MG. O episódio aconteceu em 28 de Janeiro de 2004 e ficou conhecido como 'A Chacina de Unaí'.

                Os irmãos Antério e Norberto Mânica são acusados pelo Ministério Público Federal de serem os mandantes do crime. Os intermediários, segundo a acusação, eram os empresários Hugo Alves Pimenta e José Alberto de Castro
                Os dois confessaram o crime.

                Os matadores foram condenados em 2013. Eles já estavam presos preventivamente. 
Rogério Alan pegou 94 anos; 
Erinaldo Silva, 76 anos; 
William Gomes, 56 anos.

Combate ao Trabalho Escravo

                Por causa da chacina de Unaí, o Ministério do Trabalho estabeleceu 28 de Janeiro como Dia do Auditor Fiscal do Trabalho e Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.

                Segundo dados do Ministério Público do Trabalho, mais de 50.000 trabalhadores foram resgatados no Brasil desde 1995.

                Com Informações de: G1.

JANAÚBA-MG - Motorista fica ferido ao bater em micro-ônibus em avenida

Acidente foi em um cruzamento e segundo a polícia, condutor apresentava sinais de embriaguez. Após a batida, motorista do micro-ônibus perdeu o controle e tombou.

                  Um motorista de 64 anos ficou ferido ao se envolver em um acidente em Janaúba-MG, no Norte de Minas, na madrugada desse Domingo (190126). 

                  Segundo informações da Polícia Militar, ele estava em uma caminhonete e bateu na lateral de um micro-ônibus no cruzamento da Avenida Engenheiro Manoel Athayde com a Avenida Santa Mônica.

                  Com o impacto da batida, o condutor perdeu o controle e tombou o micro-ônibus. Nenhum ocupante do veículo ficou ferido. Ele disse à polícia que o outro motorista estava em alta velocidade e não conseguiu evitar o acidente.

                  Segundo a Polícia Militar, o condutor da caminhonete apresentava sinais de embriaguez, porém não foi possível fazer o teste do etilômetro por conta dos ferimentos. 
                  Ele foi encaminhado ao hospital pelos bombeiros.

                  Ainda de acordo com a PM, o trânsito no local é controlado com semáforo, mas no momento do acidente o sinal estava com a luz laranja intermitente.

                  Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Semáforos do Centro da Cidade 'Sinaliza Descaso Total' do Município

Semáforos danificados no Centro da cidade, não cumprem o objetivo de indicar por meio de luzes, se o trânsito se encontra aberto ou fechado, dando insegurança para pedestres.

               Na cidade de Unaí-MG, Região Noroeste do estado, alguns semáforos localizados no Centro, necessitam de reparos ou substituição dos mesmos, por falta de funcionamento.

               O caso foi registrado pelo UNAIENSES no final da tarde desta Segunda-feira (190128), quando transitava pelo local. Não são poucos os semáforos que já não funcionam por motivos diversos, e estão ficando esquecidos, sem o devido objetivo de que foram instalados.

               Na Rua Nossa Senhora do Carmo, esquina com a Rua Djalma Torres é um local onde, os semáforos (faróis, ou sinaleiros), para pedestres estão continuamente apagados, sem realizar a sinalização para pedestres de quando o trânsito se encontra fechado ou aberto, e isto causa preocupação, devido ao risco que pedestres desorientados, atravessam a rua.

               Outro ponto da cidade que a visibilidade do semáforo, principalmente quando o sol está intenso, dificultando perceber a mudança do sinal, juntamente com o sinal embasado, fica em frente da Prefeitura Municipal, na praça JK, frente a loja da 'Oi', na Rua São José, esquina com a Rua Djalma Torres.

               Nesse Local, a visibilidade complica ainda mais, tornando quase impossível definir entre o sinal vermelho, amarelo ou verde, principalmente no horário da tarde em que o sol contribui, impedindo a visibilidade.

               Há diversos outros pontos críticos, como ainda, na Praça JK, na Rua Canabrava, esquina com a Rua Alba Gonzaga, e em muitos outros pontos.
               Quanto aos locais citados, o sinal para veículos, encontra-se em funcionamento normal.

               Reparos adequados, como substituição do visor (vidro), ou luzes internas, precisam ser feitas para que funcione como deveria, ou ainda, até mesmo, substituições são necessárias, para o funcionamento normal, sinalizando quando o trânsito esteja aberto ou fechado, orientando corretamente ao pedestre, e não sinalizando apenas o descaso municipal.

UNAIENSES
Jisohde - 190128.

JAÍBA-MG - Homem é assassinado a tiros em lanchonete na zona rural

Vítima aguardava o pedido de quatro lanches quando dois homens passaram de moto e o garupa atirou. Ele chegou a ser socorrido e morreu no hospital.
                 Um homem de 29 anos foi assassinado a tiros em Jaíba-MG, no Norte de Minas, na madrugada desta Segunda-feira (190128). Segundo a Polícia militar, ele estava em uma lanchonete no Povoado Linha I aguardando o pedido de quatro lanches, quando dois homens chegaram em uma motocicleta e o garupa desceu e atirou três vezes.

                 Mesmo ferido, João Flávio Medeiros da Costa conseguiu correr e se escondeu dentro do estabelecimento. Ele foi socorrido pelo SAMU e morreu depois de dar entrada no Hospital de Bocaiuva-MG
                 Segundo a polícia, a vítima foi baleada na região da axila.

                 Após o crime, os autores fugiram e ainda não foram presos. 
                 A motivação do homicídio é desconhecida.


                 Com Informações de: G1.

PRESIDENTE OLEGÁRIO-MG - Carros capotam em acidente na MGC-354 deixando várias pessoas feridas

                O grave acidente aconteceu no início da tarde desta Segunda-feira (190128), no Km 156, próximo à ponte do Ribeirão 3 Barras, em Presidente Olegário-MG

                Um dos carros acabou batendo em outro que seguia à frente após ter sido atingido por uma caminhonete que não parou no local. Os dois carros, com 4 ocupantes cada, acabaram capotando. 
                Eles são da cidade de Lagamar-MG.

                O motorista do GM Corsa Classic, Milton Nogueira do Amaral, 61 anos, relatou que seguia em sentido a Patos de Minas-MG atrás de um Hyundai I30 e de um caminhão e, ao sinalizar e começar uma ultrapassagem, foi atingido por uma Amarok preta que também tentava a ultrapassagem. 
                Com a batida, Milton acabou perdendo o controle da direção.

                Ainda segundo o motorista, o Corsa Classic começou a rodar e atingiu e o Hyundai I30 que seguia logo à frente. Com mais este impacto, o Corsa capotou sobre a pista e o I30 também capotou e foi parar fora da pista. Os veículos ficaram bastante danificados. Milton nada sofreu. As outras pessoas que ocupavam o carro tiveram ferimentos leves e foram socorridas por terceiros.

                No I30, havia mais 4 pessoas, sendo motorista, namorada, mãe e irmão. Todos ficaram feridos, mas a princípio sem gravidade. Uma das ocupantes teve um ferimento mais grave na perna. 

                A Polícia Militar de Presidente Olegário e uma equipe da Polícia Militar Rodoviária foram para o local para registrar a ocorrência. Uma das pistas foi interditada e os policiais controlam o trânsito. 
                Eles também vão tentar identificar a caminhonete que seria a causadora do acidente.

 

 

 


                Com Informações de: PO Notícias.

MONTES CLAROS-MG - Dois jovens são presos com buchas de maconha próximo à faculdade

Denúncia informou que rapaz comercializava os entorpecentes no Bairro Ibituruna. Ao todo foram apreendidas 150 buchas da droga.


                 Dois jovens foram presos neste Sábado (190126) suspeitos de tráfico de drogas em Montes Claros-MG, no Norte de Minas

                 De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos foram flagrados com buchas de maconha próximo a uma faculdade, no Bairro Ibituruna.

                 A PM diz que uma denúncia informou que um rapaz, de 21 anos, comercializava os entorpecentes na Avenida Professora Aida Mainartina Paraíso. Militares foram ao local e abordaram o suspeito; com ele foram encontradas 125 buchas de maconha. 
                 Ele foi preso e levado para a delegacia.

                 Momentos mais tarde, os militares fizeram levantamentos e descobriram que outro jovem, de 18 anos, estava próximo à instituição de ensino com mais entorpecentes. O suspeito foi localizado com 25 buchas de maconha. 
                 Ele também foi preso e levado para a delegacia.

                 Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Jovem é apreendido com Drogas no seu quarto, no Bairro Novo Horizonte

                 Por volta das 23:00 horas desta Sexta-feira (190125) após denuncia anônima, a Polícia Militar de Unaí-MG, se deslocou até uma residência, situada no Bairro Novo Horizonte, onde realizou buscas.

                 Conforme a Polícia Militar, foi localizado e apreendido 15 tabletes de maconha, no quarto de um adolescente, de 16 anos, sendo que sua genitora disse não ter conhecimento da droga e que seu filho havia saído.

                 Os policiais militares iniciaram rastreamento localizando o menor infrator em conflito com a lei, o qual informou ter adquirido a droga em recebimento de uma dívida.

                 O menor infrator foi apreendido juntamente com a droga encontrada e encaminhados para a delegacia, ficando á disposição da justiça.

                 Com Informações de
PMMG - UNAÍ-MG.

CAPITÃO ENÉAS-MG - Nove pessoas são presas suspeitas de roubo a fazenda

Crime foi nesta Sexta-feira (25) e os bandidos roubaram 11 armas. Segundo a polícia, três criminosos conheciam a rotina da fazenda e planejaram o assalto.

                       Duas mulheres e sete homens foram presos suspeitos de envolvimento em um assalto a uma fazenda em Capitão Enéas-MG, no Norte de Minas

                       O crime foi na tarde desta Sexta-feira (190125) e segundo a Polícia Militar, quatro criminosos entraram no local armados, renderam os moradores e roubaram várias armas. Os outros presos são suspeitos de darem cobertura a ação e ajudar a esconder o material roubado.

                       Segundo a PM, três bandidos são de Capitão Enéas, conheciam a rotina da fazenda e planejaram o crime com os outros suspeitos, que são de Montes Claros-MG. Com o grupo, a polícia apreendeu 11 armas que foram roubadas da fazenda. 
                       Um dos homens disse que a intenção era vender o material.

                       O dono da propriedade disse à polícia que tem autorização especial para ter as armas na sede da fazenda. 
                       O caso será investigado pela polícia civil.

                       Com Informações de: G1.

BURITIS-MG - Homem é preso por Porte Ilegal de Arma no Bairro Canaã

                Em Buritis-MG, a Polícia Militar compareceu neste Sábado (190126), por volta de 21:00 horas, à Unidade de Saúde Municipal, onde o médico de plantão, comunicou que um indivíduo, de 32 anos, havia dado entrada na emergência, com um ferimento na mão esquerda proveniente de disparo de arma de fogo.

                Foi feito contado com a vítima, que foi submetida a revista pessoal e encontrado com ela 01 bucha de maconha, sendo que relatou que se deslocava em sua motocicleta do seu trabalho para casa, quando disparou, acidentalmente, sua arma de fogo em sua própria mão esquerda. Ainda, segundo a vítima, após ferir-se, foi até a casa de sua namorada onde dispensou a arma de fogo, em um lote vizinho, e pediu que ela o levasse a Unidade de Saúde.

                Com as informações foi feito deslocamento, até a residência citada, situada no Bairro Canaã, realizadas buscas, sendo localizadas 01 arma de fogo de fabricação artesanal, calibre .22 e 04 munições do mesmo calibre, além da motocicleta Yamaha XTZ, a qual estava sem a placa de identificação e com o chassi raspado.

                O autor, depois de ser medicado e liberado da Unidade de Saúde foi preso juntamente com o material aprendido e conduzido à delegacia para as demais providências.


                Com Informações de
PMMG - BURITIS-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS