PESQUISA NESTE SITE:

18 abril 2020

VARZELÂNDIA-MG - Prefeitura confirma morte de idosa por Coronavírus; ela fazia tratamento oncológico em São Paulo

Idosa faleceu no Hospital de Brasília de Minas na última Quinta-feira (16) e o resultado do exame foi divulgado na noite deste Sábado (18).


               A Prefeitura Municipal de Varzelândia-MG confirmou a morte de uma idosa de 75 anos, por Coronavírus, nesta noite de Sábado (200418). A paciente fazia tratamento oncológico em São Paulo e retornou para o município há duas semanas. Ela faleceu no Hospital Municipal Senhora Sant'ana, em Brasília de Minas-MG, na última Quinta-feira (200416).

               De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Célia de Fátima Fialho Dias, a paciente apresentou febre e falta de ar assim que chegou de São Paulo, e recebeu o primeiro atendimento no Hospital de São João da Ponte-MG.

“Segundo os familiares, ela fazia tratamento em São Paulo há um ano e os médicos orientaram o retorno porque o câncer já estava muito avançado e a idosa estava bastante debilitada. A família acredita que ela se contaminou na viajem de retorno”
               Disse a secretária.

               O município teve acesso ao resultado do exame no início da noite deste Sábado (200418) e os membros do Comitê de Enfrentamento a Covid-19 estão reunidos para adotar novas medidas de prevenção da doença. 
               Outros 40 casos são investigados pela Secretaria Municipal de Saúde.

               A direção do Hospital de Brasília de Minas, onde a idosa faleceu, informou ao G1 que os profissionais usaram Equipamentos de Proteção Individual - EPI, durante o atendimento, mas por precaução, serão colhidas amostras para exames.

               Com Informações de: G1.

PARACATU-MG - Primeiro lote de testes rápidos para Covid-19, doados pela mineradora Kinross chegaram

No total, a mineradora doou para a saúde pública do município, 6.000 kits de testes rápidos.


                     Paracatu-MG recebeu neste Sábado (200418) o primeiro lote de testes rápidos de Covid-19, doados pela mineradora Kinross. O primeiro lote de 1.500 testes rápidos, foi entregue pelo representante da Kinross Otávio Medeiros, ao Secretário Municipal de Saúde, João Batista.

               No total, a mineradora doou para a saúde, 6.000 kits de testes rápidos, o próximo lote deve chegar nos próximos dias. Com o recebimento dos testes rápidos, o município vai poder acelerar na realização de exames para a detecção da Covid-19 no município. 

               A mineradora ainda deve destinar para a saúde pública de Paracatu-MG, 5.000.

               Com Informações de: Paracatu News.

UNAÍ-MG - Homem é preso após divulgar áudios ameaçando matar a irmã; ele se deslocava de SP para cá

Segundo a Polícia Militar, a vítima teve acesso aos áudios e registrou um Boletim de Ocorrência. Homem foi preso ao passar por uma Barreira Sanitária em Unaí.


               Um homem de 26 anos foi preso suspeito de ameaçar a irmã de morte em Unaí-MG, nesta Sexta-feira (200417). Segundo a Polícia Militar, ele estava morando em Limeira-SP e divulgou áudios em um aplicativo afirmando que se deslocaria para o Noroeste de Minas, com o intuito de matar a irmã, de 24 anos.

“A vítima teve acesso aos áudios através de uma prima, que mora em Uberlândia-MG, e registrou um boletim de ocorrência, e repassou a placa de identificação do veículo”
               Disse o sargento Adelton Castro.

               Todas as guarnições do turno foram avisadas e o homem foi preso após passar por uma Barreira Sanitária no Bairro Divineia.

               Durante o registro da ocorrência, os policiais constataram que ele estava com um mandado de prisão em aberto por ter colocado fogo na casa da irmã, em 2019. 
               Ele também tinha passagens por furto e ameaça.

               A polícia fez buscas no carro e não foi encontrado nada ilícito. 
               Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e o carro foi liberado.

               Com Informações de: G1.

UBERLÂNDIA-MG - Plano de saúde indeniza paciente com esclerose múltipla

Convênio se recusou a cobrir medicação para tratamento.


                 O plano Bradesco Saúde terá que indenizar um de seus conveniados em R$10.000,00, por danos morais, por ter se negado a pagar o medicamento Ocrelizumab, fundamental para o tratamento de esclerose múltipla. 
                 A decisão é da 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG.

                 De acordo com o consumidor, ao solicitar o medicamento, registrado pela Anvisa, para tratar sua doença autoimune, obteve recusa por parte do convênio.

                 O Bradesco Saúde alegou que o remédio não estava previsto no contrato firmado entre as partes e que não constava do rol de procedimentos mínimos da Agência Nacional de Saúde - ANS.

                 Conforme o autor da ação, os relatórios médicos que instruíram o pedido de cobertura foram enfáticos ao atestar que o Ocrelizumab é o único tratamento atualmente capaz de obstar os efeitos evolutivos da esclerose múltipla.

                 Em primeira instância, a juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Uberlândia-MG julgou parcialmente procedentes os pedidos para confirmar a tutela de urgência e tornar definitiva a ordem de fornecimento do medicamento, pelo período necessário ao tratamento.
                  E julgou improcedente o pedido de danos morais.

Recurso

                 O consumidor recorreu, e o relator do recurso, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, entendeu que a seguradora agiu de má-fé ao recusar medicação necessária a um paciente em início de tratamento.

                 O magistrado afirmou ainda que os transtornos causados pela recusa em cobrir o tratamento foram maiores que apenas o de descumprimento de um contrato. Ele reformou a sentença por entender que o paciente sofreu danos morais, fixando o valor da indenização em R$10.000,00.

                 Os desembargadores Otávio de Abreu Portes e José Marcos Rodrigues Vieira seguiram o voto do relator.

                 Veja o acórdão e acompanhe a movimentação processual.

                 Com Informações de:
TJMG - UBERLÂNDIA-MG.

BRASIL - Novo ministro da Saúde diz que não haverá 'definição brusca' sobre isolamento social

O isolamento social é uma das medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde - OMS para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus.


                      O antecessor de Teich, Luiz Henrique Mandetta, demitido nesta quinta, defende o isolamento. Bolsonaro, por sua vez, quer o fim do "confinamento em massa" e a reabertura do comércio, de lotéricas e de igrejas.

"A parte do distanciamento e do isolamento, o que acontece? Não vai haver qualquer definição brusca, radical, do que vai acontecer. 

O que é fundamental hoje? Que a gente tenha informação cada vez maior sobre o que acontece com as pessoas com cada ação que é tomada. Como a gente tem pouca informação, como é tudo muito confuso, a gente começa a tratar ideia como se fosse fato e começa a trabalhar cada decisão como se fosse um tudo ou nada e não é nada disso"
                      Afirmou.

                      Segundo ele, o fundamental é conseguir "enxergar aquela informação que a gente tem até ontem, decidir qual a melhor ação, entender o momento e definir qual a melhor forma de isolamento e distanciamento".

"O que é fundamental é que isso seja cada vez mais baseado em informação sólida. Quanto menos informação você tem, mais aquilo é discutido na emoção", acrescentou.

'Alinhamento completo'

                      Ainda no pronunciamento no Planalto, o novo ministro da Saúde disse que há um "alinhamento completo" entre ele, Bolsonaro e "todo o grupo do ministério".

"Deixar claro que existe um alinhamento completo aqui entre mim, o presidente e todo o grupo do ministério. Realmente o que a gente está fazendo aqui hoje é trabalhar para que a sociedade retome de forma cada vez mais rápida uma vida normal e a gente trabalha pelo país e pela sociedade"
                      Afirmou.

Saúde e economia

                      Nelson Teich também afirmou que discutir saúde e economia em momento de pandemia "é muito ruim" porque as duas áreas "não competem entre si".

                      No pronunciamento em que anunciou o novo ministro, Bolsonaro afirmou que se dirigiu a todos os ministros para falar sobre "vida e emprego".

"A gente discutir saúde e economia, isso é muito ruim. Porque, na verdade, elas não competem entre si, elas são completamente complementares. Quando você polariza uma coisa dessas, você começa a tratar como se você pessoas versus dinheiro, o bem versus o mal, emprego versus pessoas doentes. E não é nada disso"
                      Disse o novo ministro da Saúde.

Programa de testes

                      Sobre o programa de testes planejado, Teich afirmou que precisará contar com SUS, saúde suplementar e iniciativa privada, porém não informou quando tal programa poderá começar nem estimativa de custo.

“Para conhecer a doença a gente vai ter que fazer um programa de testes. É fundamental ter uma avaliação do que é essa doença hoje”
                      Declarou.

“Esse programa de testes ele vai ter tem que envolver o SUS, a saúde suplementar, a inciativa do empresariado. Tem que fazer um grande programa, tem que definir melhor forma, como vai fazer amostra, que tipo de teste, se é paciente sintomático, assintomático”
                      Disse.

Vacinas e remédios

                      Teich afirmou que vacinas e medicamento para a Covid-19 serão tratados de forma “absolutamente técnica e científica”. O ministro não citou o medicamento cloroquina, cujo uso, mesmo sem comprovação científica, é incentivado por Bolsonaro e foi um dos pontos de atrito com Mandetta.

“Outro ponto é a parte de tratamento. A gente tem as vacinas, a gente tem os medicamentos. O que é importante aqui? Tudo aqui vai ser tratado de uma forma absolutamente técnica e cientifica”
                      Disse Teich.

                      Segundo o ministro, de preferência informações sobre medicamentos e vacinas serão disponibilizadas em projetos de pesquisa, a fim de incentivar a troca de dados.

“Você vai disponibilizar o que existe hoje em termos de vacina ou em termos de medicamento, dentro essencialmente, o ideal, dentro de coisas que funcionem como projetos de pesquisa porque isso vai permitir que você colha o maior número possível de informações em um espaço mais curto de tempo. Isso vai te ajudar a entender o que faz diferença para as pessoas, paciente e sociedade”
                      Acrescentou.

                      Com Informações de
MINISTÉRIO DA SAÚDE.

MINAS GERAIS - Frente do Judiciário avança na capital e interior - [[[ 4 VÍDEOS ]]]

TJMG mantém programas e atendimentos com todos os cuidados sanitários.


                O juiz Geraldo David Camargo é um dos coordenadores do programa Pontualidade do TJMG, que socorre, de forma remota, comarcas do interior com demandas represadas ou acervo muito volumoso. Ele explica que a suspensão do expediente presencial não afetou a produtividade da equipe, formada por assessores e estagiários de pós-graduação.


"A organização da nova rotina foi tranquila, porque a equipe é muito boa e coesa: bastou distribuir os processos e as metas a cada semana. Isso tem sido cumprido rigorosamente e tudo funciona muito bem"
                Enfatiza o magistrado, que divide a supervisão do programa com o Juiz Rui de Almeida Magalhães.

                Juiz Marcos José Vedovotto, de Uberlândia-MG

"Trabalho quadruplicou principalmente em medidas protetivas e pedidos de afastamento do lar"


                O juiz Marcos José Vedovotto relata uma triste realidade: 
                o aumento de ocorrências de violência doméstica em função do confinamento.

"O nosso trabalho mais que duplicou, principalmente nas medidas protetivas e pedidos de afastamento do lar. Por isso, toda a equipe está empenhada, trabalhando de forma remota, para que essas respostas ocorram no menor tempo possível. A Justiça não pode parar"
                Exorta.

                A assessora Mariana Caroline Silva Viana, lotada no gabinete do desembargador Maurício Pinto Ferreira, da 8ª Câmara Criminal, frisa que a situação de pandemia e isolamento social fez com que a equipe se empenhasse ao máximo para manter a rotina de trabalho.


                Os assessores utilizam o Sistema Themis para desempenhar suas funções, analisando normalmente as medidas urgentes.

"Recentemente, participamos de um plantão com mais de 200 liminares em habeas corpus, que foram todas examinadas e decididas.

É dessa forma, remota, e sempre nos comunicando com o magistrado e com a secretaria, por telefone e internet, que seguimos prestando o nosso trabalho, visando sempre ao bom serviço para o jurisdicionado e para toda a sociedade"
                Declara.

                José Adolfo Santos Santiago, administrador do Fórum de Teófilo Otoni-MG, afirma que, mesmo em tempo de pandemia, o Poder Judiciário não para. Foram implementadas medidas para prevenir o contágio: Controle do acesso das pessoas às edificações, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual - EPI, insumos e materiais, utilização de máscara e álcool em gel.

"Intensificamos a limpeza dos ambientes, corrimãos, maçanetas, sanitários e áreas comuns. Todos foram orientados quanto ao distanciamento físico, como recomendado pelas autoridades de saúde. Houve mudança nas rotinas, mas não foi interrompido o atendimento da comunidade local"
                Conta.


                Com Informações de
TJMG - MINAS GERAIS.

UNAÍ-MG - Testes dos 50 servidores da penitenciária PAOJ dão negativo para Covid-19

Cinquenta servidores fizeram exames após um policial penal ser infectado pela doença. Resultados foram divulgados pela SEJUSP nessa Sexta-feira (17).


                Os exames dos 50 servidores da Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior - PAOJ, em Unaí-MG, deram negativo para Covid-19. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - SEJUSP nesta Sexta-feira (200417).

                Os servidores fizeram os exames após um policial penal ser infectado pela doença. Ele trabalha em Unaí-MG, mas mora em Brasília-DF e não apresenta mais sintomas. 
                De acordo com a SEJUSP, o policial está afastado da penitenciária desde o dia 10 de Abril.

                Os exames dos 50 servidores foram feitos na Fundação Ezequiel Dias - FUNED, em Belo Horizonte-MG. Segundo a Secretaria, outros quatro profissionais, que pegavam carona diariamente com o policial, realizaram os exames por conta própria e também testaram negativo. 
                Outro servidor da penitenciária também buscou a rede particular e testou negativo para Covid-19.

Medidas adotadas pelo Governo em todo Estado

                Para evitar a disseminação do vírus por meio de contato com o público externo: as visitas foram suspensas, para evitar a circulação de pessoas externas, assim como a entrega, até então opcional, de kits suplementares contendo alimentos, remédios entre outros itens, para evitar a circulação de materiais contaminados. 
                Destaca-se que esses itens continuam sendo fornecidos pelas unidades prisionais.

                Evitar a contaminação por novos presos: foram criadas 30 unidades de referência, distribuídas em todo o território mineiro, que vão funcionar como centros de triagem e portas de entrada para novos detentos do sistema prisional. 

                Todas as pessoas que forem presas em Minas Gerais irão para uma unidade específica em cada região e ficarão por um período de 15 dias, em quarentena e observação, evitando possível contágio caso fossem encaminhados de imediato para outras unidades. 
                Após a observação e atestada a sua saúde, serão encaminhadas a novas unidades prisionais.

                Cuidados com quem já está preso: no caso de presos que já se encontram no sistema prisional, caso apresentem sintomas da Covid-19, o protocolo é o seguinte: Isolamento imediato, realização de exames e, em caso de confirmação, tratamento em hospital, com escolta do sistema prisional.

                Evitar o contágio via profissionais de segurança: As escalas de trabalho estão sendo dilatadas, de forma a diminuir a circulação desses profissionais intra e extramuros e equipamentos de EPI estão sendo distribuídos nas estruturas prisionais.

                Evitar sobrecarga no sistema de saúde tradicional: duas áreas do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem-MG, na Região Metropolitana, foram reformadas e serão transformadas em um Centro de Referência em Saúde no Combate ao Coronavírus

                A medida é de prevenção e objetiva deixar um espaço específico em condições de uso para atendimento de 25 presos que possam ser contaminados com o Coronavírus, evitando sobrecarga no sistema de saúde tradicional.

                Com Informações de: G1.

CURVELO-MG - Adolescente de 17 anos é encontrado morto a tiros

Conforme as informações levantadas e as denúncias recebidas pela PM, morte pode ter ligação com desentendimentos relacionados à venda de drogas. A motivação do assassinato será investigada.


                  Um adolescente de 17 anos foi encontrado morto nos fundos do campo do Bairro Esperança, em Curvelo-MG, nesta última Quinta-feira (200416). A Polícia Militar recebeu ligações pelo 190 informando sobre barulhos de tiros, uma equipe foi ao local e encontrou o jovem caído e ensanguentado.

                  Segundo a Polícia Militar, o adolescente tinha envolvimento com o tráfico de drogas no Bairro Esperança. Conforme as informações levantadas e as denúncias recebidas pela Polícia Militar, a morte dele pode ter ligação com desentendimentos relacionados à venda de drogas. A motivação do assassinato será investigada. 
                  Ninguém foi preso até a publicação desta reportagem.

                  A Polícia Militar informou que o menor já foi apreendidos por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas, desobediência e lesão corporal.

                  A perícia da Polícia Civil foi chamada e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal, onde as lesões e perfurações serão analisadas, já que houve uma mudança nos processos por conta da Covid-19.

                  Com Informações de: G1.

SALINAS-MG - Caminhão que transportava frangos vivos tomba na BR-251

Acidente foi na madrugada desta Sexta-feira (17) e a rodovia ficou parcialmente interditada; motorista foi socorrido pelos bombeiros.


                Um caminhão que transportava frangos vivos tombou na BR-251, em Salinas-MG, na madrugada desta Sexta-feira (200417). 

                O motorista foi encontrado pelos bombeiros andando por um matagal às margens da rodovia. Ele estava bastante confuso, não soube explicar como aconteceu o acidente e foi encaminhado para o Hospital Municipal de Salinas.

                De acordo com os bombeiros, houve derramamento de óleo na pista e foi necessário fazer uma limpeza e jogar serragem no local. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e fez o transbordo da carga com apoio de um guincho.

                Ainda segundo os bombeiros, o caminhão tinha placas de Pará de Minas-MG e os frangos eram transportados em gaiolas. O acidente foi no trevo que dá acesso à cidade e o trânsito ficou parcialmente interditado.


                Com Informações de: G1.

VESPASIANO-MG - Recurso de pena pecuniária é destinado para combater a Covid-19

Verba será utilizada na aquisição de equipamentos para leitos em UTI.


               A 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Vespasiano-MG destinou nesta última Quarta-feira (200415) quase R$190.000,00 ao Fundo Municipal de Saúde, para reforçar o combate à pandemia da Covid-19 na cidade e região.

               O encaminhamento da verba, proveniente do pagamento de penas de prestação pecuniária aplicadas em processos criminais, atendeu requerimento do Município de Vespasiano e do Ministério Público de Minas Gerais - MPMG.

               Os recursos serão utilizados na aquisição de equipamentos necessários para leitos em UTI na Fundação Vespasianense de Saúde. O centro de internação está sendo criado para o atendimento dos pacientes com quadros graves da doença.

"Neste momento de crise, os esforços deverão ser direcionados à área da saúde, que será a mais demandada pela população, de modo que o direcionamento das verbas da prestação pecuniária é uma ação concreta do Poder Judiciário em prol da população da Comarca de Vespasiano"
               Disse o juiz da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais, Fábio Vivancos.

Emergência

               A destinação da verba foi realizada em caráter emergencial, com fundamento na Resolução 313/2020 do Conselho Nacional de Justiça - CNJ e na Portaria Conjunta 952/PR/2020 do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais - TJMG, com o aval do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do TJMG.

               Com Informações de:
TJMG - VESPASIANO-MG.

CAPITÃO ENÉAS-MG - Motorista é rendido por criminosos ao passar em quebra-molas na MGC-122

Segundo a Polícia Militar, o condutor foi abandonado em uma estrada vicinal e os homens fugiram levando o carro, dinheiro e objetos pessoais.


               Um motorista foi rendido por dois criminosos na MGC-122, em Capitão Enéas-MG. Segundo informações da Polícia Militar, ele reduziu a velocidade ao passar por um quebra-molas e foi surpreendido por um homem armado. 
               Em seguida, o outro criminoso saiu de um matagal.

               Os dois bandidos entraram no veículo e o obrigaram a dirigir por alguns quilômetros. Ainda de acordo com a PM, eles abandonaram o motorista em uma estrada vicinal e fugiram levando o carro, um notebook, R$580,00 e objetos pessoais.

               O crime foi por volta das 20:00 horas e a vítima andou até uma comunidade rural, que fica nas proximidades, e acionou a polícia.

               Foram feitas buscas na região, mas até o momento os criminosos não foram presos.

               Com Informações de: G1.

PONTE NOVA-MG - Hospital indeniza por morte de paciente após fuga do local

Mulher caiu em barranco e teve fraturas múltiplas.


              A Irmandade do Hospital de Nossa Senhora das Dores, em Ponte Nova-MG, deve indenizar os filhos de uma paciente que fugiu de suas dependências e depois sofreu um acidente fatal. 
              O valor fixado a título de dano moral foi de R$20.000,00.

              De acordo com o processo, a mãe dos autores da ação foi internada no hospital. Testemunhas disseram que ela estava muito agitada e teria utilizado um pedaço de madeira para agredir os funcionários.

              No dia seguinte, ela fugiu do local e caiu em um barranco próximo. O acidente ocasionou-lhe fraturas múltiplas, tratamento em CTI e, logo depois, o óbito.

              A 2ª Vara Cível da Comarca de Ponte Nova entendeu que houve negligência da irmandade e a condenou a indenizar a família por danos morais.

              A instituição de saúde recorreu ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG, sob o argumento de que todas as intervenções médicas e medidas de contenção da paciente foram tomadas de forma adequada e no tempo devido.


              O hospital sustentou que a mulher estava muito agitada e não tinha o acompanhamento de qualquer familiar. 
              A fuga teria se dado em um local do hospital que estava em obras.

Responsabilidade

              O relator do recurso, desembargador Amorim Siqueira, entendeu que a responsabilidade pela guarda e segurança da paciente era da irmandade. 

"Embora tenha engendrado esforços para cumprir suas obrigações, estes não foram suficientes para evitar o evento danoso"
              Registrou em seu voto.

              O magistrado ressaltou que negar o dano moral em situações onde há perda de um familiar por ato culposo de terceiro significaria rejeitar o sofrimento e a dor pela ausência de alguém muito próximo.

              Mesmo entendimento tiveram os desembargadores José Arhur Filho e Pedro Bernardes, que integram a turma julgadora da 9ª Câmara Cível do TJMG.
              Veja o acórdão e a movimentação processual.

              Com Informações de:
TJMG - PONTE NOVA-MG.

FORMOSO-MG - Após denúncia, Polícia Militar prende homem e apreende drogas


               Os policiais militares durante batida policial, receberam uma ligação anônima, denunciando que um homem estaria transitando pela Rua Juscelino Kubitschek no Centro de Formoso-MG, comercializando drogas.

               A Guarnição da Polícia Militar deslocou para o local e o homem de 27 anos ao perceber a presença policial acelerou os passos e escondeu um objeto dentro de um saco de salgadinho e jogou no chão, porém, foi acompanhado e abordado.

               Os militares localizaram o saco de salgadinho que ele tentou dispensar, e dentro havia uma embalagem metálica contendo 12 buchas de substância análoga à maconha prontas para serem vendidas e ainda durante busca pessoal mais duas buchas da mesma substância foram localizadas. 

               Neste momento, os militares foram até a residência do homem no Bairro Capuava, onde localizaram um tablete da mesma substância entorpecente (fracionado renderia aproximadamente 20 buchas), uma embalagem de água oxigenada contendo líquido semelhante a lança-perfume “loló” e um aparelho celular sem prova de origem. 
               Ele já foi preso anteriormente por ameaça, lesão corporal e tráfico ilícito de drogas.

               O homem foi preso, as drogas e os materiais apreendidos e tudo encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para demais providências.

               Com Informações de:
PMMG - FORMOSO-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS