PESQUISA NESTE SITE:

29 janeiro 2019

UBERLÂNDIA-MG - Motociclista é encontrado morto com perfurações de tiros

Fato ocorreu na noite desta Segunda-feira (190128). 
Ainda não há informações sobre possíveis suspeitos do crime.


                Um motociclista foi assassinado na noite desta Segunda-feira (190128), no Bairro Tibery, em Uberlândia-MG

                Ele chegou a ser socorrido até o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia - HC-UFU, mas não resistiu.

                O jovem, de 27 anos, foi encontrado por uma viatura policial que fazia patrulhamento na Rua Florestano de Macedo, por volta das 22:10 horas. Ele estava caído no chão com a motocicleta. No corpo dele foram encontradas quatro perfurações de tiros, sendo três nas costas e um na axila.

                A perícia técnica da Polícia Civil compareceu ao local para os trabalhos de investigação. 
                Até o momento, não há informações sobre possíveis suspeitos do crime.

                Com Informações de: G1.

PARACATU-MG - Moradores temem tragédias em barragens locais

Aurum no latim significa “brilhante” e dá nome ao metal que produziu colonizações e encantou impérios. O ouro ainda tem alto valor monetário, mas sua exploração pode provocar danos físicos e ambientais irreparáveis.

                 A 234 quilômetros da capital federal, na cidade de Paracatu-MG, a Kinross Gold Corporation explora a maior mina de extração do metal a céu aberto no Brasil

                 Depois da tragédia de Brumadinho-MG, o medo tomou conta da cidade. Há três anos, depois do desastre de Mariana-MG, o receio já tinha aumentado. 
                 Isso porque a mineradora atua a apenas 300 metros da cidade. 

                 Autoridades procuram confortar a população com audiências e vistoria na empresa, mas as redes sociais estão fervendo de comentários e rumores.

                 O medo vai além de algum rompimento das duas barragens da região, Santo Antônio e Eustáquio. As pessoas temem falar sobre a empresa. 

                 Abordadas pela reportagem, cidadãos de variadas funções e idade, rejeitaram com receio de que algo pudesse “desagradar” à empresa, como deixaram claro. Um motoboy, 62 anos, que não quis se identificar, lembrou um ditado popular ao avaliar o cuidado da população: 
                 “Em boca fechada, não entra mosquito”.

                 A contadora Zenite da Costa Santana, 55 anos, nasceu em Paracatu e jamais saiu da cidade. Conta que o clima ficou mais “tenso” depois do recente desastre. Contudo, diferente de muitos, ela diz não acreditar em um eventual rompimento da barragem, mas lamentou que a mineradora não oferece uma “contrapartida” à sociedade. 

“Muitos são empregados da Kinross; então, não falam, mas existe uma questão ambiental preocupante. Já temos crise hídrica, porque, para produzir esse ouro, as nascentes foram afetadas”
                 Declarou.

Risco iminente

                 Mesmo com água disponível no município, a contadora esclareceu que parte da população consome água mineral de fora. Entre elas, a gerente de uma sorveteria no Centro da cidade Maria do Socorro, 55 anos. 

                 Questionada se tinha comprovação de que a água é contaminada, disse não ter certeza, mas que preferia não arriscar. Há cinco anos em Paracatu, Maria do Socorro está apreensiva. 

“Essa mineração é perigosa, corremos risco iminente. Isso é brincar com fogo em nome do dinheiro. Será que o tanto que já recolheram não basta?”
                 Questionou. 

“Ninguém é contra o ouro, mas vidas estão em jogo. Os chefes da empresa não moram aqui, estão longe. Nem os parentes estão aqui. Nós é quem somos afetados”
                 Afirmou.

                 O funcionário público Urubatan dos Santos, 63 anos, lamentou a falta de proteção. Para ele, “nada garante” que a barragem não ceda e, se isso ocorrer, “não dará para a população fugir”

“Paracatu pede socorro. 
É uma mineradora praticamente no meio da cidade”
                 Exclamou. 

                 Os rumores da sociedade chegaram à Câmara dos Vereadores de Paracatu. Ontem, 10 pessoas se reuniram no Legislativo, incluindo o presidente da Casa, vereador Wilson Martins (PSB). Ele contou que ficou decidido a fazer uma visita à empresa na próxima Sexta-feira às 13:30 horas. 

“Estamos preocupados e decidimos solicitar um laudo técnico de uma empresa externa. O intuito é tranquilizar a população”
                 Afirmou.

                 A expectativa é de que, na visita de Sexta-feira, o engenheiro da empresa forneça os esclarecimentos necessários. O objetivo é ir as duas barragens controladas pela empresa canadense

                 Eustáquio é a mais recente e, em 2015, tinha mais de 70.000.000 m³ de metros cúbicos de rejeitos. No entanto, a barragem de Santo Antônio, que está desativada há três anos, preocupa mais os vereadores. 
                 Possui rejeitos acumulados desde 1987, que somam mais de 420.000.000 m³ de metros cúbicos. 

“Essa é o perigo. 
A outra é nova e tem um sistema de segurança atual”
                 Enfatizou.

                 Além da visita, a comissão de Meio Ambiente da Câmara já planeja convocar uma audiência pública para que a Kinross Gold Corporation preste informações à população. Segundo ele, a importância da mineradora para Paracatu faz com que todo ano haja, ao menos, um diálogo com a comunidade. 

“A cidade é dividida, uns acham que é benéfica (a empresa); outras acham que não, já que pode afetar a saúde. Por isso, promovemos esses debates”
                 Explicou.

Outro lado

                 Procurada, a Kinross Gold Corporation de Paracatu informou, por meio de nota, que “trabalha com as melhores práticas na construção de barragens e possui procedimentos rigorosos de manutenção e monitoramento”

                 O documento também ressalta que a empresa “possui um plano de emergência sempre atualizado. Em novembro de 2017, a Kinross realizou, em parceria com a Defesa Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, treinamentos com comunidades vizinhas à barragem. A ação, que integra o plano de emergência da Kinross, visou a repassar ao público informações sobre como proceder em situações de emergência”
                 Discorre a nota.

                 A companhia destacou também que, para reforçar a transparência de sua operação, ampliou o Programa de Visitas e incluiu a barragem dentro do roteiro para que os visitantes possam conhecer e tirar dúvidas com relação à operação. 

“Em 2018, mais de mil pessoas visitaram a Mina Morro do Ouro”
                 Destacou. 

“Em 25 anos de história, a Kinross nunca teve qualquer evento de rompimento da barragem em suas nove operações ao redor do mundo. 

Todas as nossas instalações são projetadas, construídas e mantidas com os mais altos padrões de engenharia. 

A segurança e integridade física, incluindo a capacidade de resistir a tempestade e eventos sísmicos, são algumas das nossas principais considerações”.

                 Com Informações de: PO Notícias.

PIRAPORA-MG - Três jovens são detidos por tráfico e PM apreende maconha, arma e munições

Materiais foram encontrados em uma casa no Bairro Santo Antônio que já havia sido alvo de outras operações. Detidos têm 16, 19 e 22 anos.

                  Três jovens, de 16, 19 e 22 anos, foram detidos por tráfico de drogas na madrugada desta Terça-feira (190129), em Pirapora-MG

                  Os militares receberam informações sobre o comércio de drogas em uma casa no Bairro Santo Antônio, que já havia sido alvo de outras operações.

                  Quando a PM chegou ao local, os dois rapazes, de 16 e 22, tentaram fugir, mas foram contidos. Durante as buscas, foram apreendidos 10 tabletes de maconha, uma balança, materiais usados para embalar drogas, uma arma e várias munições.

                  Os suspeitos confessaram o envolvimento com o tráfico de drogas e disseram que o material havia sido deixado na casa por um jovem de 19 anos, que é responsável por abastecer o ponto de tráfico de drogas. 

                  O rapaz foi preso na casa dele, no Bairro João Batista, e a polícia apreendeu uma arma de fabricação artesanal. 
                  Os detidos e os materiais foram encaminhados à delegacia.

                  Com Informações de: G1.

SALINAS-MG - Polícia prende funcionário de loja de cachaças que usava comércio para vender drogas

Estabelecimento fica na Praça JK e a PM apreendeu no jardim várias buchas de maconha; policiais à paisana monitoraram o local após denúncias.

                 Um jovem de 20 anos foi preso por tráfico de drogas em Salinas-MG, no Norte de Minas, nesta Segunda-feira (190128). 

                 Segundo a Polícia Militar, ele trabalhava em uma loja que vende cachaças na Praça JK e é suspeito de usar o estabelecimento como ponto de tráfico de drogas.

                 Dois policiais à paisana monitoraram o local após denúncias e flagraram o rapaz pegando drogas no jardim, que fica em frente a loja. Ainda de acordo com a PM, ele recebia ligações e mensagens dentro do comércio no telefone particular com pedidos de drogas e saía para fazer a entrega.

                 Com o rapaz, os militares encontraram três porções de maconha e mais 18 buchas de tamanhos variados foram encontradas no jardim da loja. Ele contou a polícia que comprou a droga com um rapaz que é de Salinas-MG, mas está morando na Bahia.

                 A PM informou que o estabelecimento pertence a familiares do suspeito e eles não sabiam que o jovem vendia drogas no local. 
                 Ele foi encaminhado à Delegacia de Salinas.

                 Com Informações de: G1.

PATOS DE MINAS-MG - Polícia Militar apreende 10 armas de fogo e uma grande quantidade de drogas

                A Polícia Militar em Patos de Minas-MG realizou mais um grande trabalho na manhã desta Terça-feira (190129). 

                Foram apreendidas 10 armas de fogo, aproximadamente sete quilos de crack e três de maconha e uma grande quantidade de joias e objetos sem comprovação de origem. Todo o trabalho aconteceu no Bairro Nossa Senhora Aparecida e com certeza vai oferecer mais tranquilidade e evitar novos crimes violentos na Capital do Milho
                Uma pessoa foi presa até o momento.


                O trabalho começou há alguns dias. 
                Após vários levantamentos, a Polícia Militar descobriu que traficantes estariam escondendo armas e drogas no final do Beco São Jorge, nos fundos do Bairro Nossa Senhora Aparecida, em uma área de mata próxima ao Rio Paranaíba

                Com muito trabalho, eles descobriram um buraco no barranco, onde o material era guardado. Dentro do esconderijo, os policiais encontraram as 10 armas de fogo e os cerca de 14 quilos de drogas. 

                Mais tarde, outro quilo foi encontrado dentro do veículo do acusado. 

                A reportagem do PATOS HOJE refez o caminho trilhado pelos policiais até encontrar o material ilícito. Foi preciso caminhar por trilhas e chegar bem próximo à margem do Rio Paranaíba. Além de difícil acesso, o local era vigiado. Segundo os policiais, moradores da comunidade que se aproximassem do esconderijo corriam risco de vida.

                Márcio Moreira de Lima, de 34 anos, conhecido como Lola, foi preso em flagrante. A Polícia desconfia que ele seja o dono da droga e o principal traficante do Bairro Nossa Senhora Aparecida

                De acordo com os policiais que trabalharam na Operação, Márcio é a pessoa que estaria fornecendo drogas para as bocas de fumo existentes no bairro. Ele também seria a pessoa que estaria alugando armas para a prática de crimes como homicídios e roubos em Patos de Minas. A pistola e os nove revólveres apreendidos vão passar por perícia da Polícia, o que poderá desvendar a utilização dessas armas em roubos e homicídios.


                Diversos materiais de origem duvidosa também foram apreendidos durante a operação. Os policiais apreenderam, por exemplo, uma grande quantidade de joias. 

                A suspeita é de que as peças de ouro tenham sido roubados durante assalto a relojoaria. 

                Também foram apreendidos veículos, aparelho de TV e uma grande quantidade de máquinas sem comprovação de origem e que a Polícia desconfia ser produto de furto. O capitão Ferreira orientou as pessoas que tiveram máquinas e equipamentos roubados nos últimos dias a observarem as imagens mostradas pelo Patos Hoje e procurarem a Delegacia de Furtos e Roubos.

                A lista de materiais apreendidos na operação é bem extensa. 
                Após toda a apuração foram apreendidos:
03 balanças, 
02 celulares, 
22 munições .36, 
17 munições 357, 
18 munições de .32, 
28 munições de .38, 
02 celulares, 
6,300 kg de maconha, 
07 kg de crack, 
02 pastas base de cocaína e várias buchas de maconha que indivíduos usam para ingressar no interior do presídio. 

                Além disso, foram encontrados: 
01 pistola 9 milímetros, de uso restrito, 
01 revólver magnum 357, também de uso restrito, 
01 revólver .22, 
03 revólveres calibre .32,
04 revólveres calibre .38.

                Ainda foram apreendidos vários materiais produtos de furto, como: 
06 alianças, 
     cordões e pulseiras, 
14 anéis de ouro, 
05 furadeiras,
03 lixadeiras, 
01 Martelete, 
01 serra mármore, 
01 televisão, 
01 rádio de carro. 

                Também foram removidos até o depósito do DETRAN:
02 FIAT Strada
01 HONDA Falcon
01 HONDA Titan,
01 HONDA Biz

                Os policiais estimam que o prejuízo para o tráfico foi de aproximadamente R$300.000,00.








                Com Informações de: PO Notícias.

LEOPOLDINA-MG - Idosos ficam feridos em acidente

                   Dois idosos, de 65 e 84 anos, ficaram feridos depois de um acidente entre dois veículos na BR-116, em Leopoldina-MG
                   A ocorrência foi registrada no Km 765 no fim da tarde desta Segunda-feira (190128).

                   De acordo com as informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal - PRF em Leopoldina, os dois carros seguiam na mesma direção, quando a caminhonete que estava à frente diminuiu a velocidade por causa de um quebra-molas e o veículo onde estavam os idosos não conseguiu parar.

                   Os idosos foram encaminhados ao Hospital Casa de Caridade Leopoldinense pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU
                   O estado de saúde deles não foi atualizado.

                   O outro veículo envolvido no acidente estava com a documentação atrasada, foi apreendido e encaminhado ao pátio credenciado.

                   Com Informações de: Minas Hoje.

BRUMADINHO-MG - Engenheiros que atestaram segurança de barragem são presos

Segundo balanço mais recente, 65 pessoas morreram e há 279 desaparecidos após rompimento da barragem da Vale, na última Sexta-feira (25).

                  O Ministério Público - MP e a Polícia Civil de São Paulo cumpriram, na manhã desta Terça-feira (190129), dois mandados de prisão contra engenheiros que atestaram a segurança da barragem 1 da Mina do Feijão, em Brumadinho-MG, Minas Gerais, que se rompeu na Sexta-feira (190125). 
                  As informações são do portal G1.

                  Os mandados foram expedidos pela Justiça Estadual mineira. Os investigadores apuram se documentos, feitos por empresas contratadas pela Vale e que atestavam a segurança da barragem, foram fraudados.

                  A prisão dos engenheiros, identificados como Makoto Namba e André Yum Yassuda, ocorreu nos Bairro Moema e Vila Mariana, na capital paulista. A Polícia Federal também participa da ação e cumpre dois mandados de busca e apreensão em empresas que prestaram serviços para a Vale.

                  Outros três mandados de prisão foram cumpridos em Minas Gerais, mas ainda não há mais informações sobre eles.

                  Pelo último balanço, divulgado na Segunda-feira (190128), foram confirmadas 65 mortes após o rompimento da barragem. 
                  Há ainda 279 pessoas desaparecidas.

                  Com Informações de: TudoemDia.

MONTE AZUL-MG - Jovem é preso com papelotes de cocaína escondidos na cueca

Ele foi abordado pela PM em uma estrada rural e tentou fugir em uma motocicleta; polícia apreendeu um saco plástico com oito papelotes de cocaína.

                  Um jovem de 23 anos foi preso com papelotes de cocaína escondidos na cueca em Monte Azul-MG, nesta Segunda-feira (190128). Ele estava em uma motocicleta e foi abordado pela polícia durante patrulhamento em uma estrada rural próximo ao Povoado Lajedo do Gato.

                  Segundo a PM, o homem desobedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade, mas foi perseguido e contido pelos policiais.

                  Os militares apreenderam um saco plástico com oito papelotes de cocaína que estava na cueca do suspeito. O jovem contou que comprou a droga com um caminhoneiro para uso pessoal, mas a PM já tinha recebido informações sobre a atuação dele no tráfico.

                  Com Informações de: G1.

PATOS DE MINAS-MG - Ex esfaqueia e deixa jovem de 25 anos gravemente ferida

A tentativa de feminicídio aconteceu no início da manhã desta Terça-feira (190129) no Bairro Copacabana, em Patos de Minas. O ex-companheiro da vítima foi preso logo após o esfaqueamento. Ela foi socorrida em estado grave até o Hospital Regional.

               O crime aconteceu na Rua Odete Conceição Cirino, em Patos de Minas-MG, por volta das 08:00 horas, quando a diarista Patrícia Ferreira da Silva, 25 anos, chegava para o trabalho. 

               De acordo com a Tenente Janaína, os policiais receberam a informação de que uma mulher estava sendo esfaqueada e foi direto para o local. Patrícia foi encontrada com vários ferimentos no braço e nas costas. Ela perdeu muito sangue e foi socorrida pelos próprios policiais até o Hospital Regional
               Ela foi encaminhada para o bloco cirúrgico e corre risco de vida.


               Os policiais saíram de imediato atrás do suspeito, cujas características foram repassadas pelas testemunhas, e conseguiram prender Diego Fernandes de Castro, 31 anos. A faca utilizada no crime, com cerca de 30 centímetros de lâmina e semelhante às usadas em açougues, foi apreendida ainda com manchas de sangue.

               Os policiais informaram que Diego e Patrícia tiveram um relacionamento de vários anos, mas haviam se separado recentemente. Pelo estado da vítima, ela não conseguiu dizer o motivo do crime, mas os policiais suspeitam que o crime teria acontecido por ele não aceitar o fim do relacionamento. 


               A oficial informou que Diego havia conseguido a senha do Facebook da ex e vinha monitorando seu comportamento nas redes sociais. 
               Ele é de Varjão de Minas-MG e teria vindo à cidade para cometer o crime.

               Com Informações de: PO Notícias.

BRUMADINHO-MG - PM alerta sobre pedidos falsos de doação para vítimas da tragédia

                 Em momentos de grande comoção social como a recente tragédia no município de Brumadinho-MG, em Minas Gerais, a sociedade mostra seu lado mais humano ajudando as vítimas e familiares desabrigados.
                 Apesar disso, uma pequena parcela faz o contrário. 

                 Bandidos tentam se aproveitar da boa ação social para enganar, mentir e aplicar golpes. Por isso, a Defesa civil de Brumadinho faz um alerta sobre campanhas pedindo donativos que circulam nas redes sociais.

                 O major Flávio Santiago, que é porta-voz da Polícia Militar, fez um alerta para que a população fique atenta aos pedidos de doações falsos para vítimas de Brumadinho.

“Agradeço o empenho e a solidariedade do Povo Mineiro, com os afetados pelo rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho. informo que os donativos arrecadados até o momento são suficientes, não sendo necessário o envio de mais materiais para o “socorrimento” humanitário”

“Muitas mensagens falsas circulando na internet pedindo donativos pedindo entregando conta número de conta corrente é muito importante que toda mídia divulga essa notícia se a pessoa não conhecer a fonte que está solicitando qualquer tipo de valor que não faça nenhum tipo de doação salvo divulgado pela defesa civil de Minas Gerais”
                 Disse o major.


                 O governo de Minas Gerais pede para que não sejam mais enviadas doações para as vítimas de Brumadinho

                 Em um comunicado oficial, a Defesa Civil Estadual agradece a solidariedade e informa que “os donativos arrecadados já são o suficiente”

                 Desde o rompimento da barragem de Córrego do Feijão, foram contabilizados:
65 mortos, 
288 pessoas desaparecidos;
135 estão desabrigadas. 


                 As buscas estão no quinto dia, com 290 homens, incluindo a ajuda de 136 militares israelenses entre médicos, técnicos e engenheiros.


                 Com Informações de: HojeemDia.

UNAÍ-MG - Ciclistas unaienses fazem bonito em Patos de Minas-MG

               Atletas de Unaí-MG que participaram da Copa Patos de Maratona MTB 2019 subiram no pódio em todas as categorias de mountain bike disputadas na manhã deste Domingo (190127). 

               As competições envolveram mais de 170 atletas das regiões do Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer - SEJEL, foi parceira dos atletas ofertando o transporte. Subiram ao pódio e receberam troféus, atletas classificados do 1º ao 5º lugar. 

               De acordo com a servidora da SEJEL Lana Cruzeiro, que acompanhou os atletas e também participou da disputa, "Unaí tem se saído muito bem nas competições de ciclismo". Ela ressaltou que os ciclistas unaienses fazem seus treinos divididos em pequenos grupos, mas saem todos juntos para competir. 
               A Prefeitura sempre oferece o transporte para as diversas competições. 

               Nesse Domingo de competição em Patos de Minas-MG, o ônibus da SEJEL saiu de Unaí às 03:00 horas da madrugada. Os ciclistas unaienses precisaram estar prontos às 09:00 horas, depois de percorrer 300 km, para o início do desafio. A desvantagem de levantar de madrugada e encarar a estrada não atrapalhou os atletas de Unaí na disputa pelos melhores lugares no pódio.

Confira a classificação dos unaienses:


Categoria Sub-17
               Alexandre Henrique – 2º lugar,
Categoria Peso Pesado
               Sérgio Braga – 3º lugar,
Categoria Estreante
               Carlos Phelps – 1º lugar,
Categoria Sub-30
               Bruno Vieira – 1º lugar,
               Weverson Júnior – 2º lugar,
Categoria Sub-40
               Renato Rodrigo – 5º lugar,
Categoria Sub-45
               Gilmar Alves Xavier – 1º lugar,
               Miguel Arcanjo (Branco) – 2º lugar,
Categoria Feminino Pro
               Lana Cruzeiro – 5º lugar,


               A Copa Patos de Maratona MTB 2019 é dividida em cinco etapas. As outras quatro estão previstas para os dias 07 de Abril, 02 de Junho, 07 de Julho e 29 de Setembro. 
               Na última etapa, os atletas concorrem a premiações em dinheiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

               Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS