PESQUISA NESTE SITE:

21 janeiro 2020

BRASÍLIA-DF - Jovem é encontrado morto no Castelinho do Parque da Cidade

Informações preliminares apontam que vítima tem entre 18 e 24 anos. Polícia Civil investiga causa da morte.


                 Um jovem foi encontrado morto, na manhã desta Segunda-feira (200120), no Castelinho do Parque da Cidade, na Região Central de Brasília-DF. A vítima não foi identificada, mas informações preliminares apontam que ela tem entre 18 e 24 anos.

                 Um vigilante do parque encontrou o corpo, por volta das 07:00 horas. Segundo a polícia, o rapaz estava sem documentos ou pertences e vestia uma camiseta regata, bermuda e meias.

                 A Polícia Civil tenta identificar a vítima. O caso está sendo apurado pela 01ª Delegacia de Polícia, da Asa Sul-DF.


                 O local onde o jovem foi encontrado passou por perícia durante a manhã. A reportagem apurou que os policiais não encontraram sangue no local.

                 De acordo com o boletim de ocorrência, "uma equipe de investigadores compareceu ao local e verificou haver indícios de morte violenta". Já a Polícia Militar chegou a informar que a vítima pode ter vindo a óbito por overdose de drogas.

                 Com Informações de: G1.

GOIÁS - João de deus é condenado a 40 anos de prisão por estupro

É a segunda condenação do médium acusado de crimes sexuais; caso envolve cinco vítimas.


               O médium João de deus foi condenado a 40 anos de prisão em regime fechado pela juíza Rosângela Rodrigues, da comarca de Abadiânia-GO em Goiás, pelo crime de estupro de vulnerável. 
               Esse caso envolve um total de cinco vítimas. 

               A defesa do médium alegou que ainda não foi intimada e comunicada da decisão.
               A magistrada entendeu que os relatos das vítimas demonstraram que os crimes eram praticados com o mesmo modus operandi e que todas foram violentadas durante o atendimento individual durante as sessões que João de deus fazia na casa Dom Inácio Loyola.
               Essa é a segunda condenação de João de deus por crimes sexuais. 

               Ele já recebeu uma sentença de 19 anos e 4 meses de prisão em Dezembro do ano passado, por dois casos de estupro de vulnerável e duas violações mediante fraude.

               Em um total, o médium já recebeu 12 denúncias pelo Ministério Público de Goiás - MPGO por crimes sexuais. Em um desses casos, a acusação envolve também falsidade ideológica e, em outro, corrupção de testemunha e coação.

               João de deus está preso desde 16 de Dezembro de 2018 após diversas denúncias de crimes sexuais. Durante esse tempo, ele teve habeas corpus negado, uma fazenda invadida por integrantes do Movimento Sem Terra - MST e Movimento Camponês Popular - MCP, dois abandonos de advogado e duas condenações.

               Até agora, cerca de 330 denúncias contra João de deus foram recebidas pelo MP, sendo 194 dessas mulheres deram andamento aos processos. Nas acusações que já foram formalmente apresentadas, somam-se 57 vítimas do médium. 

               Além dos processos que tramitam na Justiça há casos de crimes já prescritos. O MP estima que muitas vítimas preferiram não se pronunciar e não denunciar os abusos. Os crimes aconteceram entre 1973 e 2018.

               Com Informações de: EM.

CRUZEIRO-DF - Idosa é espancada durante tentativa de assalto

Câmeras de segurança registraram momento em que homem abordou vítima. Suspeito foi preso.


                Uma mulher de 62 anos foi espancada durante uma tentativa de assalto no Cruzeiro-DF, no Distrito Federal, na Segunda-feira (200113). Câmeras de segurança registraram as agressões. 
                As imagens foram divulgadas nesta Segunda-feira (200120).

                O suspeito foi preso em flagrante, no último Sábado (200118), ao praticar um outro crime. De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal, o homem foi detido após um furto, na mesma região. A polícia pediu a prisão preventiva dele, que foi aceita pela Justiça.

                Na imagens, é possível ver que o homem correu em direção a mulher. Ao perceber a aproximação do assaltante, ela se virou. No mesmo instante, a idosa começou a ser agredida com socos e tapas

                O vídeo mostra que os óculos da vítima foram parar longe. Ao G1, ela contou que estava indo para a casa de uma amiga quando percebeu que iria ser assaltada.

"Ele ficou tentando tapar minha boca e dizia 'não grita, não grita. Ele meu deu socos e um deles quebrou meu nariz."

                A mulher, que trabalha como confeiteira, ficou com hematomas no rosto. Ela contou à reportagem que o assaltante desistiu de levar a bolsa, com celular e documentos, quando percebeu que um morador estava se aproximando, com um cachorro.


                A câmera de segurança mostra o jovem correndo para ajudar a vizinha. Segundo a idosa, o morador começou a chamar por socorro, aos gritos. O ladrão acabou fugindo, mas o trauma permanece, diz ela.

"Foi um trauma, ninguém espera isso."

'Suspeito já praticou estupros e roubos'
                Diz polícia.

                Segundo o delegado Ricardo Viana, do Cruzeiro, na ficha do suspeito há crimes como estupros e roubos. Ao ser detido no último Sábado, por um outro furto, a 03ª Delegacia de Polícia confrontou as informações e viu que se tratava do mesmo homem que havia espancado a idosa.

                Até a última atualização desta reportagem o homem continuava na carceragem do Departamento de Polícia Especializada - DPE.

                Com Informações de: G1.

PATOS DE MINAS-MG - Assaltantes armados levam joias e semi-joias de joalheira no Centro

Os criminosos fugiram provavelmente em uma motocicleta e estão sendo procurados.


               A Polícia Militar faz rastreamentos na tentativa de identificar e prender dois homens que assaltaram uma loja de venda e conserto de joias e semi-joias no Centro de Patos de Minas-MG

               O crime aconteceu na manhã desta Segunda-feira (200120). Os criminosos fugiram provavelmente em uma motocicleta e estão sendo procurados. 
               O assalto aconteceu por volta de 10:00 horas da manhã. 


               A informação é de que os criminosos entraram na loja pela porta da frente e um deles levantou a camisa mostrando que estava armado. Os autores queriam ter acesso ao cofre da loja, mas foram informados pelas vítimas que não havia cofre na empresa. 

               Os bandidos quebraram a vitrine da loja e roubaram várias peças de joias e semi-joias, sendo pulseiras, tornozeleiras e pingentes foleados a ouro e brincos de ouro. 

               A Polícia Militar foi acionada para fazer o registro da ocorrência. As características dos autores foram repassadas para as guarnições do turno. 

               Rastreamentos continuam sendo feitos na tentativa de localizar os criminosos que fugiram em uma motocicleta. 
               Quem tiver informações deve ligar no 190 ou 181.

               Com Informações de: Patos Hoje.

IRAQUE - Protestos deixam mortos em dia de violência em Bagdá

Manifestantes haviam fechado estradas com pneus em chamas e tentaram impedir a passagem da polícia com máscaras de gás e barricadas de metal.



               Confrontos entre manifestantes e forças de segurança nesta Segunda-feira (200120) deixaram ao menos seis mortos e dezenas de feridos em mais um dia de protestos no Iraque. Segundo a Agência Reuters, as mortes incluem quatro civis e dois policiais.

               Três dos manifestantes não resistiram aos ferimentos em um hospital de Bagdá depois que a polícia deu tiros neles na Praça Tayaran, na capital disseram fontes médicas. Dois desses manifestantes foram atingidos por balas, enquanto um terceiro foi atingido por uma bomba de gás lacrimogêneo.

               Um quarto manifestante foi morto a tiros pela polícia na cidade sagrada xiita de Kerbala, acrescentaram as fontes médicas ouvidas pela Reuters.


               Os manifestantes jogaram bombas de gasolina e pedras na polícia, que respondeu com gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral, disseram testemunhas da Reuters.

               Jovens manifestantes em Bagdá começaram no Domingo a bloquear estradas e pontes com pneus em chamas. Na manhã desta Segunda-feira, jovens com capacetes de máscaras de gás ergueram barricadas de metal para tentar repelir a polícia.

               Centenas de manifestantes, alguns acenando a bandeira do Iraque, se reuniram na Praça Tayaran, perto da Praça Tahrir, o coração dos protestos em Bagdá. Confrontos com as forças de segurança, que usavam cartuchos de gás lacrimogêneo e munição real para dispersá-los, eclodiram.


Crise no Iraque se acirra

               Manifestantes exigem desde o começo de Outubro uma renovação do sistema político e conseguiram a renúncia do primeiro-ministro Adel Abdul Mahdi, um dos principais alvos dos protestos. Recentemente, porém, o movimento ficou eclipsado nas últimas semanas pelas fortes tensões entre Irã e Estados Unidos, os dois principais provedores de Bagdá.

               Para evitar que as mobilizações perdessem força, os manifestantes enviaram um ultimato ao governo na semana passada para responder às suas demandas, entre elas, um pedido de eleições antecipadas.

               Além da antecipação das eleições, os manifestantes pedem uma reforma da lei eleitoral, a nomeação de um primeiro ministro independente e o fim da corrupção, que engoliu o equivalente a duas vezes o PIB do Iraque em 16 anos.

               Eles também pedem o fim do sistema político de distribuição de cargos baseada em etnias e confissões.

"A procrastinação demonstrada pelo governo e pela classe política por mais de três meses nos leva a tomar medidas adicionais"
               Disse à AFP Mohammad Faeq, manifestante de 28 anos.


               Desde Outubro, cerca de 460 pessoas perderam a vida em atos violentos ligados à repressão de manifestações e 25.000 ficaram feridas, segundo uma contagem da AFP compilada a partir de fontes médicas e de segurança.

               Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Criança de 1 anos e 9 meses morre após engasgar com pirulito

Família diz que o doce estava em uma sacola de lembrança de aniversário e um dos irmãos deu o pirulito para o menino; Lucas Gabriel de Oliveira recebeu atendimento em dois hospitais de Montes Claros e morreu depois de uma parada cardiorrespiratória.


               Uma criança de 1 anos e 9 meses morreu após engasgar com um pirulito em Montes Claros-MG, no Norte de Minas
               Ele recebeu atendimento médico em dois hospitais, mas não resistiu.

               A família conta que o menino estava em casa, quando um dos irmãos deu o pirulito pra ele. O doce veio em uma sacolinha de lembrança do aniversário de um primo realizado no Domingo (200119).

“Eles estavam com a mãe em casa e quando ela saiu para ir no quarto, o irmãozinho entregou o pirulito. Ele começou engasgar e foi atrás da mãe, ela puxou o palito e a bolinha continuou na boquinha dele”
               Conta a tia Fernanda Ribeiro da Silva.

               O esposo de Fernanda tentou desengasgar o sobrinho e pediu ajuda em um posto policial que fica na rua da casa da família. Segundo o Boletim de Ocorrência, o menino não conseguia falar e estava desfalecido. Ele foi colocado em uma viatura da Polícia Militar e foi encaminhado para o Hospital Aroldo Tourinho, onde recebeu os primeiros atendimentos.

               Em seguida, Lucas Gabriel de Oliveira foi transferido por uma equipe do SAMU para a Santa Casa. Em nota, a assessoria da unidade informou que ele deu entrada em estado gravíssimo e respirava com ajuda de aparelhos.

“A criança foi submetida a uma broncoscopia para retirada do corpo estranho, sendo necessário a realização de traqueostomia. Após procedimento, a criança manteve-se em estado gravíssimo e com sinais de choque. O paciente evoluiu com parada cardiorrespiratória não responsiva às manobras de ressuscitação”
               Diz a nota. 
               O óbito foi confirmado às 20:48 horas desta Segunda-feira (200120).


Prematuro

               Lucas era o caçula de quatro irmãos e nasceu prematuro. 
               A tia conta que a família sempre teve um cuidado especial com o garoto.

“A mãe dele teve eclâmpsia e o Lucas nasceu de sete meses, e ficou internado três meses na Santa Casa. Ele não tinha costume de chupar pirulito porque não podia muito comer essas coisas e mãe não gostava de dar. Ele era uma criança muito feliz e esperta”
               Relembra Fernanda, que se emocionou ao falar do sobrinho.

               O corpo do menino está sendo velado na casa da família no Bairro Tancredo Neves
               O horário do enterro ainda não foi divulgado.


               Com Informações de: G1.

JEQUITAÍ-MG - Caminhoneiro perde controle e tomba na BR-365

Outros quatro acidentes foram registrados na BR-251 e duas pessoas ficaram feridas; segundo a PRF, os motoristas devem reduzir a velocidade e ter uma atenção redobrada no período chuvoso.


                Um caminhão carregado de confecções tombou na BR-365, em Jequitaí-MG, na madrugada desta Terça-feira (200121). 

                Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, chovia no momento do acidente e o motorista perdeu o controle da direção. 
                Ele não sofreu ferimentos.

                O acidente foi na altura do Km 69 e o trânsito ficou parcialmente interditado. Uma equipe da PRF permanece no local acompanhando o transbordo da carga e remoção do veículo.

                O caminhão transportava confecções de Ibitinga-SP para o Nordeste.

Outros acidentes

                A PRF registrou mais três ocorrências durante a madrugada na BR-251. Não houve vítimas e em todos os casos, chovia no momento dos acidentes.

                Na altura do Km 506, uma carreta fez um L na pista e o trânsito ficou parcialmente interditado até a chegada da polícia. Os outros dois acidentes foram com ônibus no Km 515
                Um deles saiu da pista e o outro tombou fora da rodovia.

                No início da manhã desta Terça-feira, um outro acidente entre uma carreta e uma caminhonete foi registrado em Francisco Sá-MG. Segundo o SAMU, os dois ocupantes do carro foram socorridos com ferimentos leves e o motorista da carreta não ficou ferido.

                A PRF pede uma atenção redobrada aos motoristas no período chuvoso e dá algumas dicas de segurança.

“A visibilidade vai ficar menor e por isso, é importante redobrar a atenção, diminuir a velocidade e manter a manutenção do carro sempre em dia. Além da redução na velocidade, se estiver chovendo muito forte é aconselhável que o motorista estacione em um local seguro. 
Nunca pare na pista e nem no acostamento”
                Orienta o policial Rômulo Souza.

                Ele ressalta também que é importante manter uma distância de segurança e ter cuidado nas curvas.

“No caso da Serra de Francisco Sá e na saída para Pirapora, por exemplo, tem que ter muita atenção e fazer a curva com velocidade moderada. Um erro de freio ou se tiver uma lâmina de água em uma curva dessa pode ser causador de acidente”.

                Com Informações de: G1.

VERDELÂNDIA-MG - Homem é baleado ao descer de carro para abrir porteira de fazenda

Leonardo Matos Aguiar foi atingido na região dorsal e morreu antes de dar entrada no hospital de Janaúba; motivação do crime é desconhecida.


              Um homem de 38 anos foi baleado após abrir uma porteira que dá acesso a uma fazenda em Verdelândia-MG, na madrugada desta Terça-feira (200121). 

              O irmão da vítima contou à polícia que ele estava com uma mulher em uma picape, desceu para abrir a porteira e foi baleado quando subia na parte traseira do veículo.

              A mulher fez contato por telefone com o irmão que levou Leonardo Matos Aguiar para o Hospital de Janaúba-MG, mas ele morreu antes de dar entrada na unidade.

              As testemunhas disseram que o local estava escuro e não foi possível identificar o autor dos disparos. 
              A motivação do crime é desconhecida e ninguém foi preso.

              Com Informações de: G1.

JANAÚBA-MG - Homem é morto com sete tiros dentro de casa em Janaúba; corpo estava em cima de um colchão

Segundo a Polícia Militar, Jannai Silva Torres tinha várias passagens e era suspeito de matar a ex-mulher em Patrocínio-MG; dinâmica do crime não foi esclarecida.


                Um homem de 42 anos foi morto com sete tiros dentro de casa em Janaúba-MG, no Norte de Minas, na noite desta Segunda-feira (200120). A polícia recebeu denúncias pelo 190 e encontrou o corpo dele em cima de um colchão. A dinâmica e motivação do crime ainda não foram esclarecidas.

                O SAMU foi acionado e constatou o óbito. Jannai Silva Torres foi baleado na região do tórax e cabeça. 
                A perícia esteve no local e liberou o corpo para uma funerária.

                Segundo a Polícia Militar, o homem tinha passagem por direção perigosa, ameaça, lesão corporal e era suspeito de matar a ex-mulher na cidade de Patrocínio-MG.

                Com Informações de: G1.

FRANCISCO SÁ-MG - Carro capota e deixa casal e três jovens feridos

Segundo o SAMU, acidente ocorreu na MGC-122, no Povoado de Camarinhas. Vítimas tiveram ferimentos leves e foram levadas para hospital da cidade.



                 Um capotamento na zona rural de Francisco Sá-MG deixou um casal, uma criança de nove anos e dois adolescentes de 17 feridos. Segundo as informações do SAMU, o acidente aconteceu na MGC-122, no Povoado de Camarinhas.

                 O SAMU informou ainda que as vítimas estavam em um carro que capotou. Não há confirmação se há grau de parentesco entre o casal e os menores de idade. 
                 As causas do acidente são desconhecidas.

                 As vítimas foram socorridas para o Hospital de Francisco Sá.

                 Com Informações de: G1.



SOBRADINHO-DF - Homem suspeito de matar mulher que sequestrou bebê é preso

Macsuel dos Santos Silva assassinou companheira com golpes de faca no peito, diz polícia. Vítima, Cevilha dos Santos, foi presa por roubar bebê em 2017.


               A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu, no último Sábado (200118), o suspeito de matar Cevilha Moreira dos Santos, de 45 anos. A mulher foi vítima de feminicídio em Março de 2019, em Sobradinho-DF.

               Em 2017, Cevilha Moreira ganhou notoriedade após sequestrar um bebê de três meses em uma agência de emprego no CONIC, no centro de Brasília-DF
               Ela foi presa pelo crime.

               De acordo com os investigadores, Macsuel dos Santos Silva matou a companheira com golpes de faca no peito. Ele foi preso no em um povoado no município de Presidente Dutra, na Bahia.

Prisão de Macsuel

               De acordo com os investigadores, Macsuel dos Santos estava foragido há 10 meses e foi encontrado na casa de familiares, no Sábado. Agentes da 13ª Delegacia de Policia, em Sobradinho-DF, fizeram buscas no povoado Alto Bonito até encontrarem o suspeito.

               Os policiais cumpriram mandado de prisão temporária e trouxeram o homem para Brasília-DF neste Domingo (200119). Ao G1, a delegada Agatha Braga informou que Macsuel ficou em silêncio durante a abordagem policial.

"A abordagem foi muito rápida, por ser um pequeno povoado. De imediato já foi realizada a prisão."

               De acordo com a delegada, a equipe de policiais estava na região há três dias monitorando o foragido, esperando o momento aportuno para realizar a prisão.


Morte de Cevilha

               Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu na madrugada do dia 11 de Março do ano passado, na casa onde Cevilha Moreira dos Santos vivia com o companheiro, em Sobradinho. Além das facadas, a mulher foi encontrada com marcas de sangue na boca e no nariz, e com a língua inchada.

               A mulher foi encontrada em Planaltina de Goiás cerca de sete horas depois de ter levado a criança. A Polícia Militar de Goiás resgatou o bebê e o devolveu para a mãe biológica que mora em Sobradinho, no Distrito Federal
               Cevilha foi levada para a Cadeia Pública de Planaltina de Goiás e transferida para o Distrito Federal em Agosto.

               À época, ela foi condenada a 2 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de subtração de incapaz e falsificação de documento público. Cevilha chegou a ficar presa na Penitenciária Feminina (a Colmeia).

               Em Fevereiro de 2018, a Justiça concedeu a progressão da pena para o regime aberto e Cevilha passou, então, a cumprir o restante da pena fora da penitenciária, sendo obrigada a permanecer em casa das 22:00 às 05:00 horas e a comparecer à Justiça a cada dois meses.


Outro preso por feminicídio

               Neste Domingo (200119), a Polícia Civil prendeu outro suspeito de feminicídio no Distrito Federal. Agentes da 35ª Delegacia de Polícia, em Sobradinho, cumpriram mandado de prisão contra Luiz Filipe Alves de Souza, de 21 anos. Ele foi preso em Anápolis, em Goiás.

               Segundo os investigadores, ele matou a companheira Luana Bezerra da Silva a facadas dentro de casa, em Abril do ano passado. 
               O suspeito estava foragido desde Abril do ano passado.

               Com Informações de: G1.

SANTA MARIA-DF - Mulher é agredida com tesouradas depois de briga com marido

Suspeito, de 51 anos, foi preso em flagrante. Segundo polícia, briga envolvendo casal começou em posto de saúde.


                Uma mulher de 45 anos, foi agredida com uma tesoura pelo marido, na manhã desta Segunda-feira (200120), na região de Santa Maria-DF, no Distrito Federal
                O suspeito de 51 anos, foi preso em flagrante.

                Segundo a polícia, a briga envolvendo o casal começou em um posto de saúde. Após a discussão, a mulher se dirigiu para a casa da sogra, mas foi seguida pelo marido que a golpeou no abdômen.

                A vítima conseguiu pedir socorro e foi levada para o Hospital Regional de Santa Maria - HRSM. De acordo com o delegado Paulo Fortini, da 33ª Delegacia de Polícia, a mulher foi ouvida no hospital.

"Os policiais foram à unidade de saúde e colheram o depoimento da vítima. Após isso, os agentes encontraram o suspeito na casa da mãe dele."

                O caso foi registrado como tentativa de feminicídio. Até a última atualização desta reportagem, o suspeito da agressão continuava preso.

                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - A cidade está infestada do mosquito e o risco de Dengue é muito grande



               A Secretaria Municipal de Saúde realizou, entre os dias 06 e 17 de Janeiro, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegipty - LIRAA em toda a cidade de Unaí-MG

               O LIRAA é um método para obtenção do índice de infestação larvária do mosquito transmissor da Dengue, baseado em amostras de alguns domicílios colhidas em cada bairro. O resultado foi "assustador", segundo a coordenação de epidemiologia da Secretaria de Saúde

               Para se ter uma ideia, o índice de infestação aceitável preconizado pelo Ministério da Saúde não pode passar de 1% nos extratos pesquisados. A cidade de Unaí é dividida em quatro extratos: o resultado foi acima de 9% em todos os extratos pesquisados, indicando a situação do município como de alto risco.

No extrato 1:
               Foram trabalhados 452 imóveis, com índice de infestação de 9,2%
               A pequisa foi feita nos seguintes bairros: 

               Bairro Park Canabrava, 
               Bairro Primavera, 
               Bairro Primavera 5, 
               Bairro Primavera 4, 
               Bairro Vale Verde, 
               Bairro Canabrava, 
               Bairro Novo Jardim, 
               Bairro Nossa Senhora Aparecida, 
               Bairro Dom Bosco, 
               Bairro Floresta, 
               Bairro Serenata, 
               Bairro Sagarana, 
               Bairro Santa Luzia, 
               Vila São Sebastião, 
               Bairro Jardim, 
               Bairro Nova Divineia, 
               Bairro Bela Vista, 
               Bairro Divineia, 
               Vila Militar, 
               Bairro Águas Claras.



No extrato 2:
               O índice de infestação foi de 11,9%, com levantamentos feitos em 462 imóveis, nos bairros:

               Bairro  Politécnica, 
               Bairro Cachoeira, 
               Bairro Loteamento Rio Preto, 
               Bairro Itapuã, 
               Bairro Capim Branco, 
               Bairro Jacilândia, 
               Bairro Centro, 
               Bairro Nossa Senhora do Carmo, 
               Bairro Cruzeiro, 
               Bairro Barroca, 
               Bairro Capim Branco 2, 
               Bairro Vila do Sol, 
               Bairro Capim Branco 3.

No extrato 3
               Foram 278 imóveis pesquisados, com índice de infestação de 9,6%
               Foram pesquisados imóveis nos bairros: 

               Bairro Lourdes, 
               Bairro Canaã, 
               Bairro Novo Horizonte, 
               Bairro Sagrada Família, 
               Bairro Iuna, 
               Bairro Cidade Nova, 
               Bairro Kamayurá, 
               Bairro Riviera Park, 
               Vale do Amanhecer.

No extrato 4:
               O mais alto índice de infestação: 13,7%
               O levantamento foi feito em 246 imóveis, nos bairros: 

               Bairro Amaral, 
               Bairro Água Branca, 
               Bairro Água Branca 2, 
               Bairro Alvorada, 
               Bairro Distrito Industrial, 
               Bairro Terra Nova, 
               Bairro Mamoeiro, 
               Bairro Santa Clara.

Susto e indignação

"Tem anos que eu trabalho com dengue em Unaí 
e nunca vi números tão altos no LIRAA"
               Queixa-se Adriane Araújo, coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde

               Ela se diz indignada, porque um resultado tão ruim é revelado menos de um mês após a Prefeitura ter feito um grande mutirão de limpeza que percorreu todos os bairros da cidade.

               O grande mutirão de limpeza, que terminou dia 13 de Dezembro, passou por 22.352 casas da cidade. Foram gastos no mutirão 12.350 sacos grandes de lixo, cuja carga foi transportada por 52 viagens de caminhões cheios.

"As pessoas não fazem a parte delas"
               Lastima Adriane, lembrando que menos de um mês depois um excesso de larvas foi encontrado nas casas por onde o mutirão havia passado. 

               Ela interpreta como "desleixo e negligência" da população, que não faz a parte que lhe cabe na prevenção e combate ao mosquito da dengue. 

"Parece que as pessoas perderam o medo, relaxaram"
               Diz a coordenadora.

               Em 2019, a Secretaria de Saúde de Unaí registrou 8.119 casos notificados (entre suspeitos, positivos e negativos) e três mortes decorrentes de complicações da dengue. Nesses primeiros dias de Janeiro, Unaí já notificou 139 casos, até o início da tarde desta segunda (200120).

               O receio de Adriane, e que pode explicar o relaxamento da população, é o fato de grande parte dos acometidos já terem contraído os subtipos 1 e 2 do vírus da dengue, o que deixou esse pessoal imune. 

               Mas os outros dois subtipos, 3 e 4, já foram isolados no município, mas atingiram um número pouco significativo de pessoas. 

"Se esses novos subtipos entrarem em Unaí este ano, podemos ter outra epidemia"

               Adverte, acrescentando que a solução mais efetiva de prevenção é a participação definitiva da população, cada um cuidando de sua casa, para eliminar os criadouros do mosquito.

               O Comitê Municipal de Combate à Dengue, formado por servidores dos variados setores da Prefeitura, foi acionado e terá uma reunião nesta Terça-feira (200121), às 16:00 horas. Durante a reunião, serão apresentados e avaliados os números do LIRAA

               Depois, discutidas estratégias de ações a serem implementadas para conter um surto ou epidemia neste início de ano.

"Os primeiros resultados não são animadores, e olha que nem tivemos chuva"

               Resumiu a coordenadora de Epidemiologia. 

               Segundo ela, ninguém na cidade pode alegar que não sabe como fazer para prevenir ou combater a dengue, já que o assunto já está mais do que batido.

               Com Informações de
PMU - Unaí-MG.

PATOS DE MINAS-MG - PM prende suspeita de furtar carnes e chinelo em hipermercado

Os seguranças do local a abordaram e acionaram a PM. 
Ela segue na delegacia à disposição das autoridades.


                Uma mulher foi presa pela Polícia Militar e conduzida para a delegacia, na tarde desta Segunda-feira (200120), suspeita de furtar mercadorias em um hipermercado de Patos de Minas-MG

                Ela apanhou carnes e um chinelo e teria tentado sair do estabelecimento sem pagar. Os seguranças do local a abordaram e acionaram a PM. Ela segue na delegacia à disposição das autoridades.

                O fato aconteceu por volta de 15:25 horas em um Hipermercado no Bairro Cristo Redentor. De acordo com o Tenente Caixeta, os militares foram acionados pelos funcionários do estabelecimento comercial. O tenente disse que a mulher de 60 anos teria entrado no hipermercado, subtraído uma quantidade de carne e um chinelo e posteriormente saído sem pagar.

                Os seguranças viram e a abordaram no estacionamento. Segundo o militar, ela teria tentado ainda evadir da abordagem dos seguranças. De acordo com os militares, ela possui diversas passagens policiais pelo crime de furto. 

                Na delegacia, ela disse que cometeu um deslize e não queria ter feito o que fez.

                Com Informações de: Patos Hoje.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS