Técnicas são aplicadas para que os animais encontrem a alimentação. Estudo em Montes Claros já constatou que os jacarés estão com sobrepeso.
Acadêmicos do curso de biologia de diversas faculdades de Montes Claros-MG, no Norte de Minas, participam de um estudo com os animais no zoológico da cidade.
Os acadêmicos desenvolvem práticas que potencializam os instintos dos animais em busca dos alimentos.
Os animais do zoológico são animais que foram apreendidos após serem removidos de forma irregular, ou ilegal, do habitat natural.
O objetivo principal dos trabalhos desenvolvidos é tornar o ambiente mais natural e evitar facilitar a obtenção de alimentos por parte dos animais.
“A técnica é proporcionar o bem esta do animal, a saúde, a longevidade e fazer com que o ambiente fique semelhante ao local de onde eles vieram”
Explica a médica veterinária responsável, Ana Paulino Abreu.
De acordo com o acadêmico José Carlos Costa Junior, a técnica proporciona a expertise dos animais.
Após a implantação das técnicas, a comida do macaco é servida em cascas de tingui.
“Usamos as cascas para esconder a comida deles. Depois amarramos com barbante, para que ele tenha o trabalho de procurar. Isso tira eles da zona de conforto, de receber tudo em bandeja”
Explica.
A ociosidade dos animais tem sido uma preocupação para a saúde dos animais. Os jacarés, de acordo com José Carlos, tem se encontrado com sobrepeso.
“Para ajuda-los a sair da zona de conforto, estamos atraindo ele para perto da comida em vez de levar a comida até ele”
Explica.