O corpo de Bombeiros foi solicitado ao pátio do Posto Denise II, que se localiza na MGC-135, em Curvelo-MG, e simultaneamente também no Posto Campeão, em frente a Empresa Guerdal, na BR-040, em Sete Lagoas-MG, para, em ambos os locais, atender ocorrências de Incêndios.
As chamadas foi por volta das 23:00 horas da noite de Terça-feira (201103).
Curvelo-MG
No primeiro caso, havia somente uma cegonheira que transportava 11 veículos. Ela se encontrava a cerca de 10 metros da bomba de combustível e foi completamente tomada pelas chamas.
O motorista informou que, enquanto descansava na cabine do veículo, avistou dois indivíduos correndo em fuga sentido Sete Lagoas-MG.
Neste momento, ele percebeu um incêndio em um dos veículos da cegonheira, que se alastrava para os demais.
Todos os 11 veículos zero, foram destruídos.
Rapidamente ele conseguiu desacoplar o caminhão (cavalo mecânico) da carga (carreta/semirreboque).
Ele seguiria para o Município de Barreiras na Bahia.
Informou ainda que a carreta/carga possui seguro.
O fogo também destruiu a carga de MDF de uma outra carreta estacionada ao lado (perda total em cerca de 100 m3).
O combate foi iniciado pela cegonheira devido ao risco de incêndio/explosão do estabelecimento.
Os Bombeiros Contou com o apoio de 2 caminhões pipas de 10.000 e 22.000 litros de água de duas empresas particulares, além de um caminhão pipa da Concessionária Via 040. Uma das empresas também disponibilizou uma Pá Carregadeira para auxiliar no rescaldo com a remoção da carga de madeira da carroceria.
As guarnições utilizaram cerca de 25.000 litros de água no combate ao fogo (cálculo apenas da água da viatura).
Sete Lagoas-MG
Já no segundo local, havia três carretas cegonheiras em chamas carregadas com veículos.
Os três motoristas disseram que estavam em repouso noturno, dormindo dentro da cabine dos caminhões (cavalos mecânicos).
Um deles relatou que acordou com um barulho de um estouro semelhante ao lançamento de um "coquetel molotov". Ao sair da cabine, deparou com as carretas já em chamas.
Outro motorista disse que também escutou um barulho e viu uma luz de lanterna pelo retrovisor.
Já o terceiro motorista informou que devido ao cansaço estava num sono profundo e foi acordado pelos outros dois companheiros.
Dois motoristas conseguiram desengatar rapidamente os cavalos mecânicos antes que as chamas se propagassem para as cabines.
O terceiro relatou que o fogo avançou muito rápido na sua carreta, ficou temeroso e assustado com que estava acontecendo e não conseguiu realizar o procedimento a tempo.
Um quarto caminhão estava estacionado ao lado das carretas e o calor das chamas atingiu parte da sua carga, foram danificadas 04 caixas d'água de 5.000 litros e 01 fossa séptica de 1.500 litros.
Um quinto veículo (cavalo mecânico) estacionado também foi atingido pelo calor das chamas e teve pequenas avarias na cabine.
Foram gastos cerca de 12.000 litros de água no combate. Foram 7.000 litros da viatura, somados ao apoio de um caminhão pipa da Prefeitura de Curvelo, com 3.000 litros, e 2.000 litros de um hidrante do posto.
Em ambos os casos, houve a informação prévia de que a motivação do incêndio criminoso estaria ligada ao valor do frete e à disputa pela empresa contratada para realização do transporte dos veículos.
Os casos serão investigados!
Acionamento em apoio à Polícia Militar e à Polícia Rodoviária Federal.
Total de 43 veículos 0 Km incendiados.
Com Informações de:
CBMMG - SETE LAGOAS-MG.