PESQUISA NESTE SITE:

24 maio 2019

PEDRA AZUL-MG - Homem sequestra e estupra criança de dois anos às margens da BR-116

O suspeito tem 50 anos e morava na comunidade de Abacaxi a cerca de três meses, e não tinha relação com a família da criança, segundo a polícia.

                  Um homem de 50 anos foi preso nesta Sexta-feira (190524) em Divisa alegre-MG, após ter estuprado uma menina de dois anos de idade. 
                  O homem sequestrou a criança e levou para um matagal às margens da BR-116.

                  De acordo com informações da polícia, o homem sequestrou a criança no Povoado Abacaxi, que fica próximo da cidade de Pedra Azul-MG. Ainda de acordo com a polícia, o homem estava morando no local a cerca de três meses.

                  Após a denúncia do desaparecimento da criança, um policial e a família da menina fizeram buscas às margens da rodovia, e avistaram o homem correndo sem roupas; logo a frente estava a criança no chão, também sem roupas. A menina estava acordada, mas tinha vestígios de sangue pelo corpo.

                  De acordo com a polícia, quando o homem foi abordado, ele alegou que teria sido roubado e que os ladrões levaram as roupas e o celular dele. 
                  O suspeito foi agredido por moradores e depois levado à delegacia.

                  A menina foi levada para o Hospital de Águas Vermelhas-MG, onde o médico de plantão constatou fraturas na vagina e ânus. Em seguida, encaminhada ao Hospital de Pedra Azul onde passará por cirurgia e avaliação do Médico Legista.

                  Com Informações de: G1.

JAPONVAR-MG - Homem com passagens por furtos é morto a pedradas

De acordo com a PM, vítima teve afundamento de crânio devido aos golpes com tijolos e concretos; suspeitos ainda não foram encontrados.

                   Um homem de 25 anos foi morto a pedradas nesta Sexta-feira (190524) em Japonvar-MG, no Norte de Minas

                   Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, Fernando Gonçalves Silva era conhecido no meio policial com diversas passagens por furtos na cidade; o assassinato dele pode ter sido motivado por retaliação.

                   Ainda de acordo com a PM, a irmã da vítima ligou para o quartel da polícia avisando que havia recebido informações que seu irmão estava morto, em frete a uma casa. 

                   Quando a viatura se deslocou para o local, no Bairro Fernandes, confirmou a morte de Fernando Gonçalves, que tinha marcas de agressão no cabeça, tendo afundamento do crânio. O corpo da vítima estava em uma construção abandonada, e ao lado havia tijolos e concretos sujos de sangue.

                   Segundo a perícia da Polícia Civil o crime ocorreu por volta das 04:00 horas, da madrugada desta Sexta-feira. O corpo foi liberado e encaminhado para o IML de Januária-MG

                   A polícia investiga o caso e faz rastreamento, com apoio da guarnição de Lontra, para encontrar os autores do crime.

Retaliação

                   Segundo a PM, na semana passada Fernando Gonçalves furtou o cofre da igreja católica da cidade, levando dinheiro do dízimo. Esse fato teria gerado revolta nos moradores da cidade, que teriam jurado a vítima de morte.

                   Com Informações de: G1.

JANAÚBA-MG - Dois jovens são presos suspeitos de matar homem com três tiros na zona rural

Investigações da PC apontam que motivação do crime pode estar relacionada a um acerto de contas; homicídio ocorreu em março deste ano.

                  Dois jovens, de 19 e 22 anos, foram presos na manhã desta Sexta-feira (190524) suspeitos de matar um homem a tiros em Janaúba-MG, no Norte de Minas. O crime foi em março deste ano e Luciano Rodrigues da Silva de 41 anos, foi morto com três tiros na cabeça na Comunidade de Jataí.

                  As investigações da Polícia Civil apontaram o envolvimento dos dois rapazes no homicídio e eles foram detidos dentro de casa, no Bairro Dona Lindu, durante cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão temporária.

                  Segundo o delegado responsável pelo caso, a motivação do crime pode ter relação com um acerto de contas. 

“Estamos apurando. Fizemos levantamento e conseguimos identificar as possíveis causas, mas não podemos divulgar detalhes para não atrapalhar o que já foi apurado. 

Por hora, as investigações os apontam como autores. Por isso, a prisão é temporária. Utilizada para investigação. A razão do crime tudo indica que foi acerto de contas por um delito que ocorreu no passado”
                  Diz o delegado Ricardo Esthevan do Amaral.

                  A Polícia Civil informou que a vítima tinha passagens por roubos e furtos, e era conhecida nos meios policiais. Os homens negaram a autoria e foram encaminhados para prestar depoimento na delegacia. 
                  Ainda nesta manhã, eles serão levados ao Presídio de Janaúba.

                  Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Adolescente tenta furtar loja de placas e fica entalado em vitrô por cerca de quatro horas

Ele foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e sofreu escoriações; empresário chegou na loja no início da manhã e flagrou o rapaz na janela.

                 Um adolescente de 15 anos foi detido em Montes Claros-MG na manhã desta Sexta-feira (190524) após ficar entalado no vitrô de uma loja durante uma tentativa de furto. 

                 Segundo informações da Polícia Militar, o responsável pela empresa chegou ao local no início da manhã e flagrou o rapaz preso na janela; ele ficou pendurado por pelo menos quatro horas, até que o Corpo de Bombeiros chegasse para cortar a estrutura metálica do vitrô.

                 O dono da loja disse ao G1 que o menor gritava por socorro e pediu para que chamassem o Samu. “Eu cheguei mais cedo, por volta de 6h, porque tinha alguns compromissos. 

                 De longe não vi, mas quando fui abrir e olhei para cima, ele estava pendurado com o tronco, metade para dentro da loja. Foi um susto. Vi o camarada pendurado, pedindo socorro, tomei um choque. Por volta de 7:30 os bombeiros chegaram com a PM e conseguiram retirá-lo”, conta Natalino dos Santos.

                 Segundo o empresário, a janela fica a aproximadamente três metros e meio do chão. O menor subiu por uma árvore, e quebrou seis vidros dos vitros que ficam atrás da placa da loja. Quem passava pela rua não conseguia ver que ele estava enganchado no local.

Resgate

                 Para fazer o resgate, os bombeiros usaram equipamentos de segurança, escadas, cordas, e instrumentos usados para cortar ferros. “É uma ocorrência atípica. Os bombeiros viram a situação e utilizaram equipamentos de salvamento em altura, como cinto para rapel. Tiramos ele minimizando as lesões dele, e a PM fez enquadramento. 

                 O menor sofreu escoriações no tórax oriundos da compressão do corpo no vitrô. Precisamos ainda usar o equipamento corta frio, para cortar a lateral do vitrô para que ele pudesse passar”, explica o tenente Walderides do Carmo Canguçu. O tenente disse ainda que o adolescente estava sem roupas.

                 De acordo com a polícia, o vitrô em que o rapaz se entalou mede 20 por 25 cm. Ele recebeu curativos para as escoriações e deve ser encaminhado ainda nesta manhã à delegacia. 

                 Ainda segundo a PM, os familiares do menor foram procurados para acompanhar a ocorrência, mas não foram encontrados. 
                 O Conselho Tutelar foi solicitado para acompanhar o caso.

                 Com Informações de: G1.

JANAÚBA-MG - IFNMG oferece 205 vagas para cursos gratuitos de formação continuada

Serão oferecidos seis cursos de línguas estrangeiras, cinema e de atividades físicas. As inscrições podem ser realizadas a partir desta Sexta-feira (190524).

                 O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG está oferecendo 205 vagas para seis cursos gratuitos de formação continuada, em Janaúba-MG
                 As inscrições podem ser realizadas a partir desta Sexta-feira (190524) até o dia 14 de Junho pela internet.

                 As vagas são para o preparatório do ENEM, Paes e Sasi - Processo de Seleção Seriada da UFVJM. Além de cursos de espanhol nível A1 e B1, Yoga, dança e o curso 'A filosofia vai ao cinema', que busca contextualizar as ideias de filósofos por meio da sétima arte.

                 As aulas serão ministradas semanalmente no prédio sede do IFNMG Campus Avançado Janaúba ou na Biblioteca Pública Municipal Professora Lília Gonzaga Cavalcanti, com início dia 08 de Julho e término dia 29 de Novembro.

                 Para se inscrever no curso de Yoga, os interessados devem ter no mínimo 18 anos, e para os demais cursos a idade mínima é de 15 anos. 

                 Outras informações sobre os cursos e o processo seletivo estão disponíveis no edital.

                 Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - Casal cai em golpe e perde quase R$ 300 mil para ''salvar'' filha de falso sequestro

Idosos foram alvo de estelionatários que fingiam estar com a mulher.

                  Um casal de idosos de Belo Horizonte-MG foi vítima de estelionatários que anunciavam um suposto sequestro da filha, na madrugada desta Quinta-feira (190523). 

                  O homem de 67 anos e a mulher de 69 anos, passaram mais de 36 horas apreensivos e desembolsaram cerca de R$300.000,00 para tentar “salvar” a filha. 

                  O esquema foi descoberto pela Polícia Civil na tarde desta Sexta-feira (190524), quando agentes encontraram as vítimas em uma agência bancária, depositando dinheiro para os bandidos.

                  De acordo com a delegada da Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida, Maria Alice Faria, o casal foi à delegacia por volta das 12:00 horas desta Sexta-feira (190524), para noticiar o desaparecimento da filha. 

                  Desde quando receberam a ligação dos bandidos, eles estavam dormindo em um hotel, já que os estelionatários afirmavam estar vigiando a dupla.

                  Durante todo o drama, o casal era obrigado a realizar diversos depósitos para contas diferentes. 

“Esses bandidos vão falando, dando procedimentos, mudando de conta em conta e, no desespero, a vítima acaba aceitando as condições”
                  Afirmou a investigadora. 

                  Ao todo, as vítimas perderam R$285.000,00 com o golpe, R$15.000,00 foram recuperados pela banco.

                  Para enganar o casal de idosos, os bandidos utilizavam a voz de uma mulher para simular a entonação da filha. 

“Eles (estelionatários) colocaram uma mulher para falar no telefone como se fosse a filha. Assim, caso o casal não fizesse tudo que eles mandassem, a ameaça era de que ela morreria”
                  Explica.

                  A delegada ainda reitera que esses golpes são feitos de forma aleatória, portanto os bandidos não sabem o nome do familiar supostamente sequestrado. Na ocasião, foram os próprios pais que, no desespero, acabaram dizendo o nome da filha. 

                  Apesar da descoberta do golpe, ninguém foi preso. Segundo explica a delegada, agora as investigações irão para o Departamento de Patrimônio da Polícia Civil onde serão investigados os autores do crime.

“É um golpe antigo que a gente alerta para a população prestar atenção. Quando esse tipo de telefonema vier, é preciso checar a informação; desligar o telefone e tentar contatar aquele familiar que supostamente foi sequestrado. Além disso, é importante que a família, ao desconfiar de um desaparecimento, procure a polícia o mais rápido possível”
                  Alerta a delegada.

                  Com Informações de: EM.

PIRAPORA-MG - Mulher acusa vizinha de furto e a esfaqueia por diversas vezes na porta de casa

Vítima sofreu ferimentos em diversas partes do corpo e foi socorrida por terceiros. Autora fugiu.

                 Uma mulher de 40 anos ficou ferida em Pirapora-MG, na noite dessa Quinta-feira (190523), depois de ter sido esfaqueada por uma vizinha, de 26 anos. 

                 Segundo informações da Polícia Militar, as duas se desentenderam porque a autora teria acusado a vítima de furto. A jovem foi até a porta da casa da mulher tirar satisfações, as duas começaram uma discussão, e em seguida aconteceram as agressões. 

                 A PM não tem registros do possível furto e não soube informar de que se tratavam as acusações.

                 A jovem fugiu do local e a faca não foi encontrada. A vítima foi socorrida por outros vizinhos que presenciaram as discussões, e foi levada a um hospital. Segundo a PM, ela sofreu ferimentos no ombro, tórax, perna e mão esquerda. Nenhuma testemunha informou se as duas já tinham discutido antes e a motivação da briga.

                 Até esta publicação, a PM faz rastreamento pela região, mas a autora não foi localizada. O G1 fez contato com a Fundação Hospitalar Dr Moisés Magalhães Freire para saber o estado de saúde da vítima, mas as ligações não foram atendidas.

                 Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Carreta que transportava silagem cai em ribanceira de 15 metros e motorista fica ferido

Acidente foi registrado na MGC-135, próximo a Montes Claros; motorista perdeu o controle da direção, tombou e depois caiu na ribanceira.

                  Um caminhoneiro de 39 anos ficou ferido em um acidente na MGC-135, próximo a Montes Claros-MG, nesta Quinta-feira (190523). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ele perdeu o controle da direção, tombou na altura do Km 342 e caiu em uma ribanceira de 15 metros. 
                  O veículo transportava silagem utilizada para alimentação animal, e seguia de São Francisco-MG para Montes Claros.

                  O condutor chegou a ficar preso às ferragens e precisou ser desencarcerado pelos bombeiros, mas não sofreu ferimentos graves. Ele foi encaminhado para a Santa Casa com escoriações no tórax, abdômen e suspeita de fratura de pelve. O hospital informou que o paciente permanece internado e o estado de saúde é estável.

                  Toda a carga de silagem ficou espalhada pela ribanceira. A pista chegou a ser parcialmente interditada por algumas horas pela Polícia Militar Rodoviária, mas o trânsito segue normalmente na manhã desta Sexta-feira (190524). A carreta foi liberada para que fosse removida do local por algum responsável.

                  Com Informações de: G1.

BOCAIUVA-MG - Homem é preso por tráfico e polícia apreende tabletes de maconha em matagal

Segundo a polícia, os 18 tabletes de maconha foram encontrados em um matagal às margens da BR-135; homem foi abordado no Bairro Esplanada na madrugada desta Sexta-feira (24).

               Um homem de 25 anos foi preso por tráfico de drogas em Bocaiuva-MG, na madrugada desta Sexta-feira (190524). 

               Ele foi abordado após denúncias durante um patrulhamento no Bairro Esplanada. Os militares apreenderam buchas de maconha e durante as buscas na casa dele, foi encontrada uma porção da mesma droga no guarda-roupa do quarto.

               A polícia recebeu informações de que o suspeito escondia drogas em um outro endereço. O homem levou os policiais até um matagal às margens da BR-135, onde foram apreendidos uma sacola plástica com um revólver e 18 tabletes pequenos de maconha.

               Segundo a PM, ele já tinha passagens por tráfico de drogas e foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil em Montes Claros-MG.

               Com Informações de: G1.

JANAÚBA-MG - Homem é preso suspeito de estuprar sobrinhas de 3 e 6 anos

Uma das vítimas relatou à avó materna que o tio a forçou praticar sexo oral nele. Autor passou a ameaçar matar as vítimas e os parentes maternos delas.

                 Um homem de 25 anos foi preso suspeito de estuprar duas sobrinhas, de 3 e 6 anos, em Janaúba-MG, no Norte de Minas. A Polícia Civil afirma que iniciou a investigação após a vítima mais nova contar para a avó materna que o tio a obrigou fazer sexo oral nele.

"Após a denúncia, o autor passou a ameaçar matar as vítimas e os parentes por parte da mãe, que já é falecida. Estas crianças moram com o pai, na casa da avó paterna, onde ocorreram os abusos"
                 Explica a delegada Gessiane Soares, responsável pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher - DEAM.

                 Durante a investigação, de acordo com a delegada, exames clínicos apontaram que não houve conjunção carnal durante os crimes. 

"Este autor já possui passagens por uso de drogas, furto e roubo. Sabemos também que ele muito agressivo em casa. Então, pedimos um mandado de prisão preventiva para evitar que ele mantivesse contato com as vítimas, que eram ameaçadas".

                 A Justiça expediu um mandado e o autor foi localizado e preso nesta Quarta-feira (190522) e levado ao presídio da cidade.

                 Com Informações de: G1.

ÍNDIA - Incêndio atinge instituto educacional e mata 21 estudantes

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os adolescentes morreram por causa das chamas e por pular do edifício na tentativa de se salvarem.

                  Um incêndio deixou 21 mortos nesta Sexta-feira (190524), em Surate, na Índia

                  A tragédia ocorreu em um edifício que abriga um instituto educacional privado. De acordo com o jornal “The Hindu”, todas as vítimas eram adolescentes que participavam de um curso no local. 
                  Há feridos.

“Os estudantes morreram por causa do incêndio, mas também por saltarem do edifício”
                  Afirmou o chefe dos bombeiros da cidade, Deepak Sapthaley.

                  As vítimas tinham menos de 20 anos. Segundo P.L.Chaudhari, delegado adjunto de polícia, a investigação inicial aponta que o fogo foi iniciado por curto-circuito em um transformador elétrico. 
                  Entre 50 e 60 estudantes estavam no imóvel na hora que o incêndio começou.

                  O presidente reeleito da Índia, Narendra Modi, lamentou a tragédia nas redes sociais. 

“Extremamente consternado pelo incêndio em Surat. Meus pensamentos estão com as famílias destroçadas. 
Espero que os feridos se recuperem rapidamente”
                  Afirmou.

                  Com Informações de: Metrópoles.

MINAS GERAIS - SAMU lança edital de concurso público com 97 vagas para o Norte de Minas

Oportunidades são para todos os níveis de escolaridade e os salários variam de R$1.100,00 a R$5.500,00; inscrições começam no dia 1º de Agosto.

                 O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas - CISRUN/SAMU lançou o edital do concurso público para 37 cidades do Norte de Minas Gerais
                 Estão sendo oferecidas 97 vagas para os níveis médio, técnico e superior.

                 Os valores dos salários variam entre R$1.100,00 e R$5.500,00, sendo o maior salário destinados à profissionais com escolaridade de ensino superior com formação em medicina que atuarão em uma carga horária de 120 horas semanais.

                 As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 1º de agosto até às 17:00 horas do dia 2 de Setembro pelo site da Cotec
                 As taxas variam entre R$60,00 e R$130,00.

                 Os pedidos de isenção da taxa de inscrição poderão ser requeridos do dia 29 ao dia 31 de Julho. Os resultados do pedido serão publicados no dia 19 de Agosto.

Provas

                 O concurso público dispõe de quatro fases. A primeira é a fase da prova de múltipla escolhas com questões de Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos e Noções de Procedimentos e Normas do SAMU. 
                 A aplicação será no dia 13 de Outubro.

                 Já na segunda fase, terá a prova de títulos de formação profissional, seguida pela prova prática, cada um de acordo com sua área. E, para finalizar, terá o curso de formação inicial, que também possui caráter eliminatório. Outras informações acesse o edital.


                 Com Informações de: G1.

SÃO FRANCISCO-MG - Câmeras de segurança flagram momento que jovem tenta estuprar adolescente

Rapaz de 21 anos, que é investigado por outras tentativas e já foi condenado, foi preso; 'Ele é um maníaco. Estuprador em série que age sempre da mesma forma', diz delegado sobre o autor, que foi levado para o presídio da cidade.

                Um homem de 21 anos foi preso em São Francisco-MG, no Norte de Minas, suspeito de estupros. O autor, de acordo com a Polícia Civil, já foi condenado pelos crimes e nesta Quarta-feira (190523) foi preso novamente por tentar estuprar duas adolescentes, ambas de 16 anos.

                Os crimes foram cometidos em novembro de 2018, no Bairro Eldorado, e em Março deste ano, no Bairro Sagrada Família. O delegado responsável pelo caso, Emanuel Gomes, afirma que câmeras de segurança flagraram o homem durante a última tentativa de estupro investigada. Nas imagens, o autor chega correndo e tenta agarrar a vítima pelos braços .

"Ele é um maníaco. Estuprador em série que age sempre da mesma forma. Sempre abordava as vítimas em ruas com pouco movimento e as levava para um lote vago. Em um destes crimes ele chegou a agarrar a vítima, mas ela resistiu e passou a gritar, até que ele desistiu".

                Nesta Quarta-feira uma operação foi montada, em conjunto com a Polícia Militar, e o autor foi preso em uma casa no Bairro Sagrada Família

"Ele não quis falar nada após a prisão, estava gelado. 
Ele não acreditava que seria preso".

                A Polícia Civil acredita que o autor tenha cometido outros estupros na cidade. 

"Com certeza irão aparecer outras vítimas. 
Creio que, por medo, algumas vítimas não denunciaram o crime".

                Ele foi levado ao presídio da cidade e a polícia não detalhou como ocorreu a primeira condenação do autor.

                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Notificações de Dengue aumentam no município e não há inseticidas

               O setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde - SESAU em Unaí-MG, recomenda aos moradores que redobrem a atenção para eliminar focos de água parada dentro e fora de casa. 

               O principal motivo é evitar o surgimento de uma nova epidemia de dengue, como a acontecida em Fevereiro e Março deste ano, quando o município chegou a notificar uma média de 700 casos por semana. 

               A precaução, neste momento, deve ser ainda maior, porque o inseticida usado para combater o mosquito adulto está faltando em todo o Brasil, e até no exterior.

               A falta de inseticida significa que os bloqueios sanitários feitos por agentes de combate a endemias, com bombas costais (pulverizadoras), estão "totalmente racionados"

               Segundo a coordenação de Epidemiologia da SESAU, "o restinho de inseticida que ainda tem em Unaí é para uso restrito apenas nos imóveis onde há registro de pessoa com exame confirmado e nos imóveis vizinhos"

               Antes, porém, o bloqueio com inseticida era feito em todo o quarteirão, mesmo diante de casos suspeitos (ainda não confirmados por exames).

               Outra agravante é que as notificações de Dengue voltaram a crescer. Depois de uma trégua no mês de Abril, quando os registros notificados de Dengue baixaram para uma média semanal de 40 a 60 casos (eram uma média de 700 casos em Fevereiro e Março), o mês de Maio já registra o início de um novo salto nos números. Na semana passada, a SESAU notificou 138 casos, com viés de crescimento. As notificações registradas na secretaria envolvem os casos suspeitos de Dengue e os confirmados por exames.

Água parada

               A Secretaria de Saúde alerta que a única maneira de conter o aumento de casos é impedir que o mosquito nasça. Para isso, no entanto, é necessário evitar água parada dentro e fora de casa.

               Pratinho com plantas cheio de água, reservatório de água atrás de geladeiras, "pingadeira" de aparelho de ar condicionado, acúmulo de poças de água depois da limpeza de calçadas e quintais, reservatórios de água (tambores, caixas d'água, piscinas abandonadas) destampados são algumas das medidas que devem ser adotadas pela população para prevenir e combater os criadouros da larva do mosquito.

Mortes

               O vírus do tipo 2 da Dengue é o que mais está circulando este ano. De acordo com os técnicos e especialistas, também é o mais difícil de ser combatido e o mais letal. Minas Gerais já computou 49 mortes por Dengue em 2019, números de 22 de Maio. 

               Outras cerca de 100 mortes estão sendo investigadas. 
               Em Unaí, a Dengue provocou a morte de duas pessoas.

               Com Informações de
PMU - UNAI-MG.


MONTES CLAROS-MG - Polícia apreende cerca de 2,500 quilos de cocaína em lote vago

Denúncia informou aos militares o possível local que era usado para esconder os entorpecentes. Foram apreendidos ainda tabletes de maconha e balança de precisão.

                A Polícia Militar apreendeu tabletes de drogas em um lote vago na tarde desta Quarta-feira (190522) em Montes Claros-MG, no Norte de Minas

                De acordo com a PM, militares receberam informações que indicavam o local que vinha sendo usado para esconder entorpecentes no Bairro Independência.

                Os policiais fizeram levantamentos e buscas no local, que fica na Rua Áustria. Foram apreendidos cerca de dois quilos e meio de cocaína, dois tabletes de maconha e uma balança de precisão.

                A polícia informou ainda que um rapaz de 22 anos foi identificado como o responsável pelos entorpecentes, mas ele não foi encontrado. 
                O material apreendido foi encaminhado para a delegacia.

                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Prefeito vai ao Ministério da Agricultura com pauta sobre o Incra e a CASEMG

                Na tarde desta Quarta-feira (180522), o prefeito de Unaí-MG, José Gomes Branquinho esteve em Brasília-DF, para cumprir agenda no Ministério da Agricultura

                A reunião foi com o secretário-executivo do ministério, Marcos Montes, a quem o prefeito levou pedido de ajuda para solucionar demandas relacionadas ao INCRA e a um terreno da CASEMG no município.

                Sobre o INCRA, o prefeito pediu ao secretário-executivo que recomende o atendimento a duas demandas que beneficiam diretamente assentamentos da reforma agrária no município: 

                1) trocar os canos de 32 milímetros enviados ao município para os necessários canos de 50 milímetros, que foram os solicitados em assinatura de convênio, o material será usado para distribuição de água em 14 projetos de assentamento; 

                2) Autorização da ordem de serviço e do recurso de R$1.118.000,00 para melhoramento das estradas que dão acesso aos projetos de assentamento. A abertura de licitação para contratar o serviço depende desta autorização, efeito de assinatura de convênio entre a Prefeitura e o INCRA.

                Outro tema levado ao secretário Marcos Montes é a possibilidade do município reaver o terreno da CASEMG, situado às margens da BR-251, próximo ao Bairro Canaã. Com a liquidação e a dissolução da CASEMG (não há mais nem servidores no local, que está ocioso), a Administração Municipal quer "retomar" o terreno, que a Prefeitura doou para o Estado em 1976, a fim de construir as instalações.

                De acordo com o prefeito Branquinho, a intenção é retomar o terreno para o município, doado pelo então prefeito Sebastião Alves Pinheiro (Tão), mesmo que seja necessário pagar o preço das "benfeitorias" ou instalações feitas no local. Para isso, a Administração Municipal está buscando auxílio do senador Antônio Anastasia e do deputado federal Paulo Abi Ackel.

                Com a intermediação e orientação do secretário Marcos Montes, a Prefeitura espera conseguir a viabilização política e legal da "transferência" do terreno da CASEMG para o município de Unaí

                Marcos Montes é mineiro, nascido na região do Alto Paranaíba, foi deputado federal e conhece bem a realidade de Unaí e região.

                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.


BURITIS-MG - Homem é preso por furto a residência

               Nesta Quinta-feira (190523) policiais militares prenderam Ronaldo Luiz Pereira, 50 anos, por furto a uma residência e por tentar o mesmo crime na manhã seguinte no Centro de Buritis-MG.

               Segundo a PM, Ronaldo tentou furtar uma residência na Rua Bahia, mas a vítima percebeu e o ameaçou com uma faca. Ele desistiu e partiu para outro imóvel, na Avenida Minas Gerais.


               O ladrão pulou o muro e levou uma lavadora de roupas. Durante o crime ele derrubou parte do muro da residência, deixando no local a bicicleta que usava. 
               A polícia localizou o autor e o eletrodoméstico.

               De acordo com os militares, Ronaldo Luiz Pereira é usuário de drogas e tem várias passagens pela polícia.



               Com Informações de: Mais Buritis.


BELO HORIZONTE-MG - Casamento sologâmico: empresária se casa com ela própria no Domingo (26)

A empresária Jussara Couto teve a ideia, quando conversava com amiga. Elas criaram a empresa 'Eu comigo evento' e é o primeiro casamento sologâmico.

                  A empresária Jussara Dutra Couto, de 38 anos, não tem dormido bem. Está ansiosa e nervosa, com o pensamento tomado pelo compromisso que firmará no Domingo às 15:30 horas, em Belo Horizonte-MG

                  Jussara vai se casar e realizar o sonho de entrar na igreja vestida de branco. No entanto, o casamento tem algo incomum: ela vai se casar com ela mesma. Sim! Não tem noivo e ela quer celebrar o “amor próprio”

                  Celebrações sologâmicas de pessoas, que se casam consigo mesmas, já acontecem há algum tempo em vários países. Mas Jussara, que criou 'Eu comigo evento', empresa especializada em realizar casamentos solos, acredita ser a primeira cerimônia dessa natureza no Brasil

“Trabalho com cerimonial de casamento há 20 anos, mas a vontade é genuína. Estou tão feliz e tão bem comigo que quis fazer festa para mim e casar comigo”
                  Afirma. 

                  A cerimônia é bem semelhante ao casamento monogâmico. Jussara estará de branco, com vestido assinado pela estilista Tetê Rezende

                  Entrará sozinha, mas será recebida pela filha Maria Laura, de 21 anos, no que ela denomina de “entrada invertida”

“Minha filha vai sair do altar e seguir até a rampa, de onde sairei do carro. Ela vai me entregar o buquê e entro sozinha”
                  Revela.

                  O casamento sologâmico não tem previsão legal. O momento será conduzido por uma amiga de Jussara. Não há troca de alianças, mas para demarcar o compromisso consigo mesma, Jussara fez uma tatuagem de uma mulher com asa de borboleta. 
“Borboleta tem significado de luta e renascimento”

                  Haverá a tradicional entrada das damas e pajens, que no lugar da aliança vão levar os votos que serão lidos por Jussara. 

 “É uma celebração do amor próprio. 
Quis assumir compromisso de me amar”
                  Diz. 

                  Ela fará os votos olhando para o espelho. Nesse momento, todos os 100 convidados serão convidados a fazer o mesmo. 

“Os convidados vão receber espelhos de mão para que também possam fazer votos de amor próprio.”

                  Depois da cerimônia, que será realizada a céu aberto em uma praça do Bairro Santa Lúcia, a noiva recebe os cumprimentos em uma festa com direito banda, DJ, bar de drink. 
                  Não poderá faltar o bolo de noiva. 

“No topo de bolo, vou colocar uma mulher com asa de borboleta”
                  Diz. 


                  Como o casamento sologâmico ainda não se popularizou, muita gente estranha quando Jussara diz que vai se casar consigo mesma. 

“A primeira reação das pessoas é de susto. Mas digo que estou celebrando meu amor. Muitos me perguntam se eu quero ficar sozinha. 
Respondo que não é só por isso. Respondo que é o momento de vida que estou passando”
                  Diz.

                  E Jussara recebeu muitas propostas de casamento. 

“Tem muitos homens que falam que é um desperdício e que, seu eu quiser, casam comigo”
                  Diz. 

                  Jussara alerta que a noiva sologâmica pode ter outros relacionamentos amorosos, para além da própria companhia. E, segundo ela, o casamento sologâmico não é apenas para mulheres, mas para todos que queiram celebrar o amor próprio. 

“Pode ser homem e pode ser mulher. 
O público LGBT está curtindo muito” 
                  Diz. 

                  Para ela, o casamento sologâmico pode ser a forma de realizar o sonho de usar o vestido de noiva. 

“Muitas mulheres sonham em se casar, vestir de noiva. O casamento sologâmico traz essa possibilidade e a mulher não precisar de um parceiro para isso. É o amor que é mais verdadeiro: o amor próprio”
                  Diz.

                  Com Informações de: EM.

BURITIS-MG - Vítima de acidente na MG-400 morre após um mês na UTI

                 A adolescente Giovana Natiely de Souza Silva, 17 anos faleceu na tarde desta Quarta-feira (190522) no Instituto Hospital de Base do Distrito Federal - IHBDF. Ela foi vítima de um acidente de trânsito ocorrido no Domingo de Páscoa (190421), na MG-400, após a ponte do Rio Urucuia, saída para Formoso-MG.
                 O veículo em que ela e outras três pessoas estavam capotou. 

                 Giovana foi arremessada a cerca de 50 metros do carro, um Citröen Picasso. Ela foi encaminhada para o IHBDF em estado grave. 

                 Segundo familiares, Giovana estava em coma na Unidade de Terapia Intensiva - UTI do hospital e teve complicações na Terça-feira (190521) apresentando parada múltipla dos órgãos. 
                 A adolescente faleceu por volta das 15:00 horas desta Quarta-feira (190522).

                 A família aguarda a liberação do corpo pelo Instituto Médico Legal - IML
                 O local e horário do velório não foi informado.

LEIA MAIS SOBRE ESTA OCORRÊNCIA - AQUI.

                 Com Informações de: Mais Buritis.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS