PESQUISA NESTE SITE:

24 setembro 2017

UNAÍ-MG - A SECTUR Distribui Questionários para Coletar dados dos bens Turísticos do Município

"Unaí quer inventário turístico para acessar recursos, construir infraestrutura e receber turistas".


               A afirmação é da secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro, que está pedindo à comunidade auxílio para fazer o inventário turístico do município de Unaí-MG.

               Para isso, os variados segmentos comerciais e empresariais de Unaí precisam cooperar respondendo ao questionário que está sendo distribuído pela Secretaria de Cultura e Turismo de Unaí - SECTUR.


               O prazo de entrega é até o dia 15 de outubro, porque servidores da SECTUR terão mais 15 dias para compilar o material, digitar e enviar para o Ministério do Turismo até 30 de outubro. O inventário é condição básica para acessar recursos federais e iniciar o desenvolvimento sustentado da atividade no município.

              Mas para inventariar, o município precisa levantar dados e informações sobre os equipamentos disponíveis nos variados segmentos, como hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lanchonetes, farmácias, oficinas, hospitais, unidades de saúde, cinema, teatro, enfim. 

"Estamos imprimindo os questionários e entregando nos variados segmentos empresarias de Unaí. Isso é importante, porque vai nos revelar informações importantes sobre o que a cidade tem a ofertar e os gargalos existentes"
              Disse Luciana.

              Ela pede aos comerciantes e empresários que recebam bem o servidor da SECTUR que for entregar os questionários e que preencham o documento o mais rapidamente possível (até 15 de outubro), para ajudar Unaí a figurar no Mapa do Turismo do ministério. 

"Responder esse questionário é importante, inclusive para a empresa, já que o nome da empresa estará no site do Ministério do Turismo na internet e poderá ser acessada por qualquer pessoa no mundo".


O Grande Potencial de Unaí

              O município de Unaí, segundo Luciana Navarro, possui três modalidades turísticas com grande potencial de alavancagem e desenvolvimento: o primeiro e mais importante é o turismo de negócios vinculado ao agronegócio, que movimenta a cidade principalmente durante a semana, atraindo quantidade expressiva de profissionais ao município.

              O segundo diz respeito ao turismo cultural, com sua gama de festas, como a Moagem e Santo Antônio do Boqueirão, entre outras. A terceira modalidade com forte potencial em Unaí é o ecoturismo com exploração de grutas (espeleológico) e cachoeiras, por exemplo.

"Aqui em Unaí, o turismo ainda não é visto como negócio, mas deveria ser. Estamos a 160 quilômetros de Brasília-DF, que é um grande mercado consumidor da atividade turística. 
Os finais de semana e feriados poderiam ser melhor utilizados para atrair turistas do DF
Por enquanto, o olhar dos brasilienses é voltado apenas para cidades goianas como Pirenópolis-GO e Caldas Novas-GO"
              Diz Luciana
              Por isso, a necessidade de oferecer alternativas e criar condições para atrair o olhar dos brasilienses para cá.

              Ela revela ainda que o turismo espeleológico (de grutas) já ocorre em Unaí de maneira bastante informal, sem nenhum conhecimento do município. 

"Os caras vêm de várias partes do mundo para conhecer nossas grutas, pegam um guia informal e seguem em frente, e a gente não fica sabendo. E isso não pode continuar acontecendo. Ciclistas brasilienses nos telefonam direto querendo percorrer nossas trilhas e conhecer nossas grutas. E, por ora, estamos sem condições de acolhê-los com guias oficialmente treinados"
              Afirma.

              A SECTUR percebeu também o potencial revelado por Unaí para atender os observadores de pássaros, os passarinheiros. De acordo com Luciana, "nós já estamos elaborando o mapeamento dessa atividade". Por exemplo, registro de espécies de pássaros que esses turistas encontrarão no caminho da gruta. 
"A gente possui capital humano dentro de faculdades unaienses para atender a essa demanda e não estamos aproveitando".

               Antes de chegar ao ponto de estruturar os receptivos, melhorar a infraestrutura de acesso e possibilitar oficialmente a visitação de grutas, treinar guias e instalar um centro de atendimento ao turista, é necessário que o segmento comercial e empresarial de Unaí participe respondendo ao questionário para inventariar os equipamentos.

               Com o inventário em mãos, que deverá estar compilado no Ministério do Turismo até 30 de outubro, a SECTUR parte para a elaboração do Plano Municipal de Turismo. A superação de todas essas etapas, bem como a reativação do Conselho Municipal do Turismo (já realizado) e a instituição do Fundo Municipal de Turismo, são condições essenciais para formulação da política pública para o setor e do aporte de dinheiro federal no município para fomentar a atividade turística unaiense.


Serviço

Inventário dos bens turísticos de Unaí.
Público-alvo: segmentos comerciais e empresariais
Atividade: preencher documento para elaboração do inventário
Data-limite: entregar o questionário preenchido até 15 de outubro
Informações: Secretaria de Cultura e Turismo - SECTUR – 3677 5054.

               Com Informações de: PMUnaí-MG.

PARACATU-MG - 70% da população só tem água através de caminhão-pipa

Paracatu sem água. o desespero no abastecimento de água à cidade. O caos leva a calamidade!

               A seca e a estiagem prolongadas, que castigam dezenas de cidades mineiras, já estão provocando a falta de água em Paracatu-MG, município com cerca de 100 mil habitantes, na Região Noroeste do Estado.

               Segundo denúncia do presidente do Movimento Verde de Paracatu, Antônio Eustáquio Vieira, que também é secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu, apenas 30% dos moradores estão sendo abastecidos regularmente e o 70% restantes dependem de caminhões-pipa.

               De acordo com ele, o problema é antigo, mas se agravou nos últimos anos, devido à falta de investimentos no setor e à ausência de uma política pública de proteção às nascentes e aos mananciais. Ele conta que em 2015 a Agência Nacional de Águas - ANA, através do “Atlas de Abastecimento de Água”, estimou para a cidade uma demanda de 238 litros de água por segundo e recomendou a realização de investimentos no sistema de abastecimento do município.

               No entanto, ainda conforme Vieira, a COPASA fez uma leitura diferente do cenário e estimou uma demanda de 210 litros por segundo. 

“Para abastecer o município, 150 litros por segundo eram retirados do Ribeirão Santa Isabel e os 60 litros por segundo restantes vinham de poços artesianos antigos, furados pela COPASA
               Explica ele.

               Com o passar do tempo, o manancial secou e os poços passaram a responder sozinhos pelo abastecimento da cidade. 

“Porém, eles não estão dando conta e para compensar a COPASA está buscando água com caminhões-pipa em rios do município”
               Explica Vieira. 

               De acordo com ele, diariamente 6 milhões de litros de água são retirados dos poços artesianos e 1 milhão é fornecido pelos caminhões-pipa.

               O problema, ainda segundo ele, é que a estação de tratamento local tem capacidade para tratar apenas 150 litros de água por segundo. Além disso, a rede de distribuição não é setorizada. 

“Primeiro, a água chega no centro da cidade e o pouco que sobra vai para os bairros. Com isso, 70% da população, que mora longe do centro, fica dias sem água encanada e é abastecida com caminhões-pipa. O pessoal acaba usando qualquer tipo de água, sem tratamento, correndo o risco de contrair doenças”
               Alerta ele.

               Em nota, a COPASA afirma que “devido ao longo período de estiagem que tem provocado a redução do nível do ribeirão Santa Isabel e dos nove poços profundos que abastecem a cidade de Paracatu, a empresa adotou o sistema de rodízio e está complementado o abastecimento com caminhões-pipa.”

               A companhia esclarece ainda que “em condições climáticas normais, a vazão da água captada no ribeirão e nos poços para atender a população é de 202 litros por segundo.

Atualmente, em razão da pior seca dos últimos 100 anos em Paracatu, essa vazão tem oscilado entre 150 litros por segundo e em 58 litros por segundo.” 

               Diante dessa situação, “a COPASA solicita aos moradores da cidade que não desperdicem água neste momento de seca”, finaliza o texto.

               Com Informações de: PARACATUNET.

JANUÁRIA-MG - Mulher é presa ao tentar entrar com drogas no presídio

Delegado diz que após entrevista com a suspeita, ela confirmou estar com um pedaço de maconha prensada; droga estava escondida em partes íntimas dela.

                Uma mulher de 19 anos foi presa na manhã deste Domingo (170924) ao tentar entrar com drogas no Presídio de Januária-MG, no Norte de Minas

               Segundo o delegado Emmanuel Robson Gomes, uma operação foi realizada, junto com agentes prisionais, para abordar a suspeita.
               O delegado afirmou ainda que a mulher foi entrevistada e confirmou que estava com a droga.
 
               Ela retirou dos órgãos genitais um pedaço de maconha prensada. O entorpecente seria entregue ao companheiro da suspeita, que cumpre pena na unidade. 

               Ela foi presa e encaminhada ao Presídio da cidade.

               Com Informações de: G1.

ARAGUARI-MG - Acidente na Avenida Theodoro Veloso deixa três vítimas nesta madrugada

Um veículo colidiu com um poste, e as três pessoas do seu interior ficaram feridas. Os Bombeiros foi acionado e socorreram as vítimas após aplicar os primeiros socorros.

                 Neste Domingo por volta das 04:42 minutos, duas Guarnições de Bombeiros foram acionados e compareceram na Avenida Theodoro Veloso de Carvalho próximo ao número 2000, entre o MartMinas e  Mata Boi, para atender uma ocorrência de acidente.

                 No local havia um veículo que havia colidido contra um poste e nele três vítimas.

                 A vítima Edilânio, 35 anos de idade, condutor do veículo estava consciente, orientado e apresentava escoriações na face, nos braços e pernas, e contusão nas costelas do lado esquerdo, braço direito e perna esquerda.
                 A vítima Lucas, de 26 anos de idade, estava consciente, orientado e sentia dores nas costelas e perna esquerda.
                 A vítima Bruno de 26 anos de idade, estava consciente, orientado e apresentava escoriações nas pernas e quebrou um dente.

                 A Guarnição de Bombeiros aplicou os primeiros socorros e transportou as vítimas até uma Unidade de Pronto atendimento - UPA, para receberem atendimento médico.

                 Segundo Informações de testemunhas, as vítimas voltavam de uma festa, momento em que o condutor perdeu o controle do veículo vindo a colidir com um poste da CEMIG.

                 A PMMG compareceu no local para registrar o acidente.

                 Com Informações de: CBMMG - ARAGUARI-MG.


UNAÍ-MG - Premiação de alunos vencedores do 6º Concurso Fotográfico Natureza em Foco

Concurso fotográfico Natureza e Foco. Premiação dos vencedores ocorreu na Praça JK.

                Na última Quinta-feira (170921) A Prefeitura Municipal de Unaí-MG, na Região Noroeste do estado mineiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAMD, premiou os alunos vencedores do 6º Concurso Fotográfico Natureza em Foco, lançado durante a Semana do Meio Ambiente (5 a 8 de junho). Dos 48 alunos participantes do concurso, nove foram premiados: um de escola particular, quatro de escolas municipais e quatro de escolas estaduais. A solenidade de entrega da premiação ocorreu na Praça JK, nesta manhã. 

                O Evento contou com a presença do prefeito Branquinho, do vice-prefeito Valdir, de vereadores, de parceiros, mães de alunos e professoras. A Prefeitura Municipal de Unaí-MG - PMU concedeu certificado de participação aos vencedores.

                Os alunos competiram por categoria:
                Na primeira, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

 
PRIMEIRA CATEGORIA

1º LUGAR:
                Sofia Carolina Fonseca, aluna da Escola Estadual Vigário Torres
                
2º LUGAR:
                Arthur Davi Batista, do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Carmo
                
3º LUGAR:
                Daniel Menezes Guimarães, da Escola Municipal Jovelmira Vasconcelos.


SEGUNDA CATEGORIA

                A segunda categoria envolveu os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Os vencedores foram:

1º LUGAR:
                Ana Paula da Silva Costa, da Escola Municipal Padre José de Anchieta.

2º LUGAR:
                Karywanne Francisco Cortes, da Escola Municipal Teodoro Campos

3º LUGAR:
                Rayssa Karolina Tavares Lopes, também da Escola Municipal Teodoro Campos.


TERCEIRA CATEGORIA

                Na terceira categoria do concurso, a participação foi dos alunos do ensino médio. Os vencedores foram:

1º LUGAR:
               Ouriel Pereira Borges, da Escola Estadual Maria Assunes

2º LUGAR:
               Muriel Everton Alves Oliveira, da Escola Estadual Domingos Pinto Brochado

3º LUGAR:
               Matheus Dias Gonçalves, da Escola Estadual Vigário Torres.


A classificação das Fotos
               As fotos vencedoras foram escolhidas por uma comissão formada especialmente para isso. A comissão foi composta por um representante do segmento de fotografias, um servidor da Secretaria Municipal da Educação, um representante da Britacal e representantes da Secretaria de Meio Ambiente
               As fotos ficarão expostas no prédio da Prefeitura e nas mídias da PMU (site e facebook).

               Durante seu lançamento pela SEMAMD, por ocasião da Semana do Meio Ambiente, o concurso fotográfico foi divulgado em todas as escolas públicas e particulares de Unaí

               A secretária municipal Cátia Regina Rocha (Meio Ambiente) foi a cada escola, afixou cartazes anunciando o concurso e conversou com diretores e professores, pedindo apoio no incentivo à participação dos alunos.


Prêmios

               Conforme a colocação no concurso, os alunos foram premiados com Bicicleta, Telefone Celular, Aparelho de Som portátil, Console de vídeo game Playstation e Notebook.

               Na oferta dos prêmios aos vencedores, a Prefeitura contou com a parceria/patrocínio de Pneus Máximo Michelin, Supermercado Colúmbia, vereador Carlinhos Demóstenes, vereadora Shilma Nunes, Lopes e Canoa Empreendimentos, VLM Contabilidade, Associação dos Produtores do Mundo Novo, vereador Valdir Porto, vereador Eugênio Ferreira e Leopoldo Empreendimentos.


               Com Informações de: PMUnaí-MG.

 



UNIVERSAL - Garotinha de 9 anos 'ganha' o mundo com pinturas lindas, coloridas e cativantes

A jovem australiana até já começa a ganhar o mundo. A mais jovem pintora do mundo agora conquista os quatro cantos do planeta.

                 Ela tem apenas 9 aninhos e podia estar brincando de bonecas, de casinha, de pique esconde, pega pega e outras diversões para crianças de sua idade. Mas a vida da pequena Aelita Andre é diferente e dedicada à arte.

                 A pequena não deixa de curtir sua infância, mas concilia as brincadeiras com o trabalho. Sim, apesar de jovenzinha, ela é apaixonada por pinturas e, desde que se entende por gente, faz belas quadros abstratos.

                 Tudo começou quando tinha nove meses e pela primeira vez pegou num pincel mexeu com tinta. Engatinhou até o material de trabalho do pai e foi amor à primeira vista.

                 Está certo que Aelita até hoje fica toda suja e colorida, como seus quadros, mas a brincadeira ficou séria com o resultado incrível da combinação de cores.

                 A jovem australiana até já começa a ganhar o mundo. Com só dois anos teve os trabalhos expostos num Museu de Melbourne sem que o curador soubesse sua idade.                  Em 2011 suas obras foram exibidas numa Galeria de Artes de Nova Iorque.

                 A mais jovem pintora do mundo agora conquista os quatro cantos do planeta. 
                 Veja o porquê:

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

                 Com Informações de: STORIA.

GOVERNADOR VALADARES-MG - Onze internos fogem do Centro Socioeducativo

De acordo com a Polícia Militar, eles renderam um segurança com um pedaço de ferro.

                  Onze internos fugiram do Centro Socioeducativo de Governador Valadares-MG, na tarde deste Sábado (170923). 

                  Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, eles renderam um segurança utilizando um pedaço de ferro ponte agulha.

                  A fuga foi por volta das 13:00 horas e os internos ainda não foram capturados.

                  O G1 procurou a Secretaria de Segurança Pública, mas o órgão ainda não se posicionou.

                  Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Movimento atrai moradores e planta 200 mudas de árvores do cerrado

Mudas de ipês, oitis e outros arbustos foram plantadas no Bairro Ibituruna; Arboriza Moc, criado em 2015, busca incentivar a arborização da cidade.

                Cerca de 150 pessoas se reuniram na manhã deste Domingo (170924) para plantar 200 mudas de árvores do cerrado em Montes Claros-MG, no Norte de Minas

                A ação é realizada pelo Movimento Civil Arboriza MOC, que atua em iniciativas de revitalização de áreas verdes na cidade.

                De acordo com Fábio Toncheff, um dos fundadores do movimento, o local escolhido foi para a ação deste Domingo foi a Avenida Noriva Vieira, no Bairro Ibituruna

                Foram destinadas ao local ipês, oitis e outros arbustos. 

“São plantas com alta adaptabilidade na região e não causam impacto ambiental às espécies encontradas aqui. Este local foi escolhido, pois não possui empecilho que afete o desenvolvimento destas árvores”
                Explica.

                Toncheff informou ainda que a ação despertou o interesse da população desde o início da divulgação. 

“Logo conseguimos atrair as pessoas e hoje vimos crianças, adultos e idosos aqui; todos em busca de melhorar o cenário encontrado nesta área. Tivemos ainda o apoio de empresas privadas, prefeitura e outros órgãos que doaram desde de mudas até o lanche que servimos aqui”.

                Mudas de ipês, oitis e outros arbustos foram plantadas no Bairro Ibituruna; Arboriza Moc, criado em 2015, busca incentivar a arborização da cidade


Mudança de pensamento

                O Arboriza Moc atua na cidade desde 2015. 
                Toncheff explica que além de mudar o ambiente onde são plantadas as mudas de árvores, as ações possuem papel fundamental de mudar o pensamento dos moradores quanto à importância de preservar a arborização na cidade.

“Nós conseguimos divulgar esta ideia. O movimento teve a impulsão de incentivar os moradores à revitalizar locais onde moram. Atualmente recebemos pedidos de líderes de vários bairros para ajudar na recuperação de áreas comuns”
                Completa.

                Com Informações de: G1.

PARACATU-MG - Droga foram apreendidas em residência no Bairro Paracatuzinho

Denúncias anônimas levam militares a um imóvel no Bairro Paracatuzinho.  Foi encontrado no local maconha embalada para a venda.

                Neste Sábado (170923), por volta das 20:30 horas, em Paracatu-MG, os policiais militares receberam uma denúncia anônima informando que em um imóvel situado na Rua 13 de Maio, Bairro Paracatuzinho, havia droga escondida e também uma arma de fogo. 

                Imediatamente os policiais militares deslocaram até o endereço citado e em contato com uma pessoa que estava no imóvel, receberam autorização para verificarem a denúncia.

                Ao verificarem o local, os policiais militares localizaram 09 porções de uma substância com características semelhantes a maconha, embaladas e prontas para o comércio. 

                A testemunha informou aos policiais militares quem seriam as pessoas que tiveram em seu imóvel recentemente. 

                Diante do fato, os materiais foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.

                Com Informações de
PM/BM - NOROESTE DE MINAS.

SÃO FRANCISCO-MG - Homem é preso após estuprar e empalar a companheira dele

Vítima relatou que mantinha relacionamento com o autor há 10 dias; neste Sábado (170923) ele se revoltou quando ela se negou a manter relações sexuais.

                 Um homem, de 44 anos foi preso neste Sábado (170923) após estuprar e empalar a companheira dele em São Francisco-MG, no Norte de Minas
                 De acordo com a Polícia Militar, o crime foi no Bairro Sobradinho.

                 A vítima, também de 44 anos, afirmou aos militares que mantinha um relacionamento há 10 dias com o autor e neste sábado ele tentava manter relação sexual com ela. 
                 Como ela se negou, o autor se revoltou e a estuprou.

                 Após o estupro, segundo a PM, o autor pegou um galho seco empalou a vítima. Depois de algum tempo empalada, a vítima pediu ao autor para que ela pudesse ligar para alguém à procura de ajuda. O autor permitiu, mas logo após a ligação passou a espancá-la com socos e chutes. 
                 Momentos depois ela foi liberada.

                 Os militares afirmam que receberam a denúncia sobre uma mulher andando nas ruas do bairro com marcas de espancamentos. Os policiais foram ao local, mas não encontraram os envolvidos. Eles continuaram o rastreamento e, no inicio da noite, encontrou a vítima e o autor em um lote vago, próximo ao local do crime. 
                 A vítima relatou o crime e o autor foi preso.

                 A mulher foi levada ao hospital da cidade, onde exames confirmaram as lesões, segundo a PM
                 O homem foi encaminhado à Delegacia de Januária-MG.

                 Com informações de: G1.

ARAGUARI-MG - Motociclista é atropelada por veículo no Bairro Amorim e tem perna fraturada

Acidente entre Veículo e motociclista aconteceu no Bairro Amorim. A Motociclista teve perna fraturada e braço com escoriações, ambos do lado esquerdo.

               Por volta das 08:50 horas desta Sexta-feira (170922) uma Guarnição de Resgate dos Bombeiros Militares de Araguari-MG, composta pelos militares  Sgt. Felício, Sgt. Godoy e Sgt. Marques, compareceram ao cruzamento da Rua Padre Nicácio com a Rua Arlindo Mendes, Bairro Amorim; onde, segundo informações havia ocorrido um acidente.

               Comparecendo no local a guarnição deparou com um acidente onde um automóvel de passeio que era conduzido pelo senhor Sílvio, de 43 anos, e uma motocicleta que era pilotada pela senhora Maura, de 42 anos,  que sofreu fratura fechada do Membro Inferior Esquerdo - MIE, e escoriações no Membro Superior Esquerdo - MSE.

               Foi prestado os primeiros socorros à vítima da motocicleta e conduzida pela Equipe de Bombeiros até uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA, ficando então, aos cuidados da Equipe Médica de Plantão.

               Com Informações de: CBMMG - ARAGUARI-MG.

ARAGUARI-MG - Homem fica com peça metálica presa ao dedo e aciona Bombeiros

Homem de 28 anos, ficou com dedo preso em uma peça metálica e acionou Bombeiros. Foram usadas técnicas especiais para remover objeto.

              Por volta das 17:10 horas desta Sexta-feira (170922) a Guarnição de Salvamento Sgt Felício e Sgt Wanderley compareceram à Avenida Coronel Belchior de Godoy592, no Bairro Goiás, em Araguari-MG, para atendimento de uma solicitação onde se dava conta de que havia um objeto preso ao dedo.

              Ao comparecer no local os militares do Corpo de Bombeiros depararam-se com o senhor Ronaldo, de 28 anos, que veio a colocar no dedo pedaços de metal usado na instalação de ar condicionado, vindo a ficar pressionado em seu dedo.

              Foi retirado o anel com as técnicas de retirada especializada, não sendo necessária a condução da vítima para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA.

              Com Informações de: CBMMG - ARAGUARI-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS