Venenosa e com 50 cm, cotiara estava em parque frequentado por atletas; ela foi solta em área afastada. Jiboia se escondeu em quintal no Bandeirante; não houve vítimas.
A Polícia Militar do DISTRITO FEDERAL capturou duas cobras que "invadiram" áreas de circulação de pessoas no Jardim Botânico e no Núcleo Bandeirante-DF, neste fim de semana.
Das duas serpentes encontradas, apenas uma era considerada venenosa. Os animais foram soltos na natureza, e não fizeram vítimas.
Por volta do meio-dia deste Domingo (170402), uma Cotiara – "prima" da Jararaca – foi encontrada por frequentadores do parque do Jardim Botânico. Com cerca de 50 centímetros, a cobra foi capturada pelos militares em uma caixa de papelão.
Imagens mostram que a serpente estava próxima ao calçamento do parque, na área usada para atividades físicas. Como o animal não estava ferido e é endêmico do local, a PM preferiu soltar a cobra dentro do próprio parque – em uma área mais afastada do maior fluxo de pessoas.
Quando adulta, a cotiara pode alcançar até 80 centímetros de comprimento. Ela é venenosa e costuma se alimentar de pequenos mamíferos, mas pode atacar o ser humano quando se sente acuada. Assim como as "primas" Jararaca e Urutu, a Cotiara tem hábitos noturnos. Cientistas investigam o uso do veneno das três espécies para fins medicinais.
Jiboia
No Núcleo Bandeirante, uma Jiboia foi encontrada em um lote próximo à Metropolitana. Policiais militares do Batalhão Ambiental foram acionados para resgatar a cobra, que tinha se escondido no quintal de uma casa.
O animal também foi solto, minutos depois.
Diferentemente da Cotiara, a Jiboia não tem veneno e é considerada "de menor risco" para o ser humano. A serpente mata pequenos roedores por constrição, ou sufocamento. A espécie vive em média 20 anos, pode atingir três metros de comprimento e chega a pesar 15 quilos.
O bicho costuma viver em árvores de matas fechadas e úmidas. Segundo o Batalhão Ambiental, a Jiboia é a cobra mais capturada no DF.
Em média, dois répteis dessa espécie são apreendidos por semana.
Com Informações de: G1.