PESQUISA NESTE SITE:

14 outubro 2019

DISTRITO FEDERAL - Lobo-guará e Tamanduá-bandeira são resgatados pela Polícia Ambiental

Tamanduá foi atropelado e lobo-guará estava ferido em uma das patas. Animais foram levados para atendimento no Zoológico de Brasília.

                  O Batalhão de Policiamento Ambiental do Distrito Federal resgatou, na manhã desta Segunda-feira (191014), um Tamanduá-bandeira e um Lobo-guará feridos. Os dois animais foram levados para o Zoológico de Brasília-DF e estão sendo cuidados pela equipe de veterinários do zoológico.

                  Segundo a Polícia Ambiental, o Tamanduá-bandeira foi atropelado na BR-040, rodovia que corta o Distrito Federal

"Ele estava debilitado e sem conseguir andar"
                  Informaram os militares.


                  Já o Lobo-guará tinha ferimentos em uma das patas. Ele buscou abrigo em uma na QI 23, no Lago Sul-DF. Os donos do imóvel chamaram a Polícia Ambiental quando encontraram o bicho.

                  Ao chegarem no local, os militares encontraram o animal escondido no quintal da casa.

Tamanduá-bandeira


                  O Tamanduá-bandeira é um mamífero nativo da América. Ele recebe esse nome em referência à forma da cauda, que lembra uma bandeira.

                  Durante a fase adulta, o animal chega a medir 190 centímetros e pesar 40 quilos. A espécie normalmente se alimenta de formigas, cupins, larvas e besouros, e pode ingerir até 30.000 insetos por dia.

                  No Brasil, os tamanduás vivem nos campos naturais e no Cerrado. Nas outras regiões é considerado de difícil visualização e está na lista dos animais em risco de extinção.

                  Entre as três espécies encontradas no país, o bandeira é a mais ameaçada. Cerca de 30% da população desses animais foram extintos nos últimos 10 anos. Os hábitos solitários dificultam a reprodução, que gera apenas um filhote por ano.

Lobo-guará


                  Lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul. Um animal adulto chega a medir 1,30 metro de corpo, além de 40 cm de cauda, podendo atingir 1 metro de altura e pesar mais de 20 kg.

                  No Brasil, eles vivem no Cerrado, Campos Sulinos, na Caatinga e na borda do Pantanal. A espécie é onívora, se alimenta de pequenos roedores, répteis, aves e também de frutos.

                  Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Incêndio se alastra e avança em direção ao Parque Nacional

'Seca e força do vento tornam combate difícil', dizem militares. Fumaça é vista de longe; na Cidade do Automóvel, fogo destruiu casa e chegou próximo de garagem de ônibus.


                    Um incêndio florestal na Cidade do Automóvel, próximo da Estrutural, no começo da tarde desta Segunda-feira (191014), avançava em direção ao Parque Nacional de Brasília-DF

                    Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a seca e o vento dificultam o combate ao fogo.
                    A fumaça podia ser vista de longe. Na Cidade do Automóvel, uma via chegou a ser interditada.

                    O fogo atingiu a casa de Marcilene Braz Calisto e Édson Santos Silveira, que construíram em uma área de Cerrado. No local, eles mantinham um depósito de lixo reciclável, que gera trabalho e renda para a família.

                    Segundo Marcilene, o fogo já havia chegado perto outras vezes, mas nesta segunda-feira as labaredas cresceram rapidamente.

"Foi muito rápido agora, tava ventando muito e veio por essa estrada de terra que tem aqui, atrás da nossa casa"
                    Lamentou a moradora, que perdeu tudo.


                    Vendedores das lojas da Cidade do Automóvel também tentaram ajudar. 

"A gente chegou aqui e o fogo tava a uns 50 metros. 
Aí foi questão de dois minutos pra abrir esse fogo e chegar lá no barracão"
                    Disse Paulo Silva, que foi um dos primeiros a chegar.

                    Na mesma região, funcionários de uma garagem de ônibus ajudaram o trabalho dos bombeiros, com medo que o muro, que separa a empresa da mata, não desse conta de impedir o avanço do fogo. 
                    No local, há tanques de óleo diesel para abastecer os ônibus.


                    Às 15:30 horas, os bombeiros disseram ao G1 que não havia riscos do fogo atingir a garagem de ônibus. Mas os militares continuavam combatendo pequenos focos que se alastravam pela mata seca.

                    Além do trabalho por terra, o avião do Corpo de Bombeiros sobrevoa o local. O objetivo da corporação é impedir que o fogo chegue ao Parque Nacional de Brasília-DF.

Semana quente e seca


                A chuva que chegou no Distrito Federal-DF nos últimos dias não conseguiu aumentar a umidade na capital. Nessa Segunda-feira, a umidade caiu a 11% em Brazlândia-DF, e 14% no Plano Piloto-DF. O recomendável, segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, é que a umidade esteja próxima dos 60%.

                Ao mesmo tempo em que a umidade está baixa, a temperatura continua alta na capital federal. Nesta Segunda-feira, os termômetros chegaram a marcar 34º C.

                Essa baixa umidade e as altas temperaturas podem originar focos de incêndio como os que foram registrados nessa Segunda-feira, alerta meteorologista Heráclio Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET.

"Desde o final de semana as temperaturas vêm aumentando e a umidade só diminuindo. Isso pode acabar originando pequenos focos de incêndio pelas vegetações do DF que estão secas nessa época."

                Ainda conforme o INMET, a semana deve continuar assim, quente e seca, devido a massa de ar seco que voltou a ganhar força na região Centro-oeste e Norte do país, que ficam em estado de alerta pela baixa umidade.


Mas e as chuvas?

                A previsão para as chuvas chegarem de novo ao Distrito Federal é a última semana do mês de outubro ou o início do mês de Novembro. Mas o INMET não descarta a possibilidade de chuvas isoladas e rápidas em alguns pontos de Brasília ainda nesta semana. 

                Com Informações de: G1.

CEILÂNDIA-DF - Hospital alaga pela segunda vez em menos de 48 horas

Salas de cirurgia e consultórios ficaram encharcados; atendimentos foram suspensos temporariamente. Direção diz que problema foi resolvido.


                    Os atendimentos no Hospital Regional de Ceilândia-DF - HRC, no Distrito Federal, foram suspensos por volta das 08:00 horas desta Segunda-feira (191014) por conta de um vazamento que alagou consultórios e corredores da unidade. 
                    Por volta das 12:00 horas, o serviço estava normalizado.

                    Imagens gravadas por pacientes mostram que a água começou a vazar na sala de raio-X e, em pouco tempo, avançou pelos corredores. Funcionários da limpeza tentaram secar o chão dos consultórios e das salas de exame com rodos e panos.

                    Este foi o segundo episódio do tipo em menos de 48:00 horas. Na madrugada deste Domingo (191013), um cano estourou e alagou o bloco cirúrgico, deixando pacientes às escuras. A água chegou a vazar pelo forro do teto e a jorrar por paredes e tomadas.

                    Dessa vez, segundo a direção do HRC, o vazamento foi provocado pela queda de uma telha em cima da tubulação que está localizada entre o forro e o telhado do hospital (veja nota completa ao final).

"Os funcionários deixaram cair a telha, que rompeu o cano, mas prontamente formos atendidos pelos bombeiros e pela Defesa Civil. Foi feito o reparo imediato, não houve dano em equipamentos e os atendimentos não serão interrompidos"
                    Disse o diretor, Amilton Bueno.

"Foi uma infelicidade, realmente, uma fatalidade. Nos deixa chateados, mas estamos fazendo de tudo para que o atendimento ao usuário seja mantido."

Salas alagadas

                    Enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e pacientes tiveram que sair dos espaços alagados e quem chegava para tentar atendimento não conseguia, até mesmo aqueles que chegavam à unidade transferidos de outro hospital.

                    A aposentada Francelina, de 70 anos, estava internada no Hospital Regional do Gama-DF e foi ao HRC fazer uma endoscopia. Ela foi levada de ambulância e, quando chegou, recebeu a notícia de que teria de esperar por, pelo menos, 30 minutos. No entanto, o procedimento acabou sendo remarcado.

Cirurgias suspensas


                    Neste Domingo (191013), quando ocorreu o primeiro vazamento, cirurgias foram suspensas e acabaram remarcadas. Por segurança, a energia do Hospital de Ceilândia foi desligada. 
                    Macas, mesas e equipamentos médicos ficaram encharcados.

                    Segundo funcionários, a ala onde pacientes aguardavam por cirurgia estava em obras para troca de canos metálicos pelos de PVC. O vazamento teria começado às 02:00 horas, quando o serviço acabou e o registro de água foi religado.

                    Os 29 pacientes que estavam no local foram realocados, sendo 11 transferidos para outros hospitais, 12 remanejados dentro do próprio HRC e outros 6 receberam alta.

O que diz a Secretaria de Saúde?

                    A Secretaria de Saúde esclarece que, como os demais hospitais da rede, o Hospital Regional de Ceilândia - HRC está passando por reforma e manutenção. Durante a madrugada de Sábado para Domingo houve o rompimento de uma tubulação na ala da enfermaria da Clínica Cirúrgica, que é antiga e está sendo trocada.

                    A equipe da SES acionou o plano de contingências existente, evacuou a área atingida e envolveu toda a rede para receber os pacientes que precisaram ser transferidos. Os hospitais regionais de Taguatinga-DF e Samambaia-DF receberam pacientes, os que estavam em condições de alta foram liberados e os demais realocados no próprio hospital.

                    A defesa civil começou a agir ainda na madrugada e a empresa responsável pela obra já sanou o vazamento.

                    Nesta Segunda-feira (191014) houve um novo incidente no HRC, não tendo relação com o primeiro. Um funcionário da empresa que faz a manutenção no hospital deixou uma telha cair na tubulação da sala de retaguarda do Raio-x, causando o seu rompimento. Como essa não é a sala principal para a realização do exame, não havia paciente no momento. Nenhum equipamento foi danificado e não houve prejuízo no atendimento. 
                    O reparo no local foi realizado imediatamente.

                    A direção do HRC reforça que nenhum atendimento está interrompido. O Centro Cirúrgico continua funcionando e o Pronto Socorro está com as portas abertas.

                    Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Motociclistas sofrem acidente no 'globo da morte' durante espetáculo de circo

Artistas faziam manobras quando pneu furou; eles se chocaram dentro do equipamento. Dupla foi socorrida e levada a hospital.


                 Três motociclistas se envolveram em um acidente durante apresentação do "globo da morte", na noite deste Domingo (191013), em um circo no Distrito Federal.

                 Os artistas executavam as acrobacias quando o pneu da moto de um deles furou. Giovanne Silva, Wagner Rabello e Bruno Aires se chocaram e os dois últimos precisaram ser levados ao hospital.

                 Eles foram socorridos pelas equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros e levados para o Hospital de Base. Na manhã desta Segunda-feira (191014), dois deles já estavam de volta ao circo), no estacionamento do supermercado Carrefour, na DF-003 EPIA Sul.

                 O número do "globo da morte" reúne várias motos que rodam dentro de uma esfera metálica. O espetáculo será apresentado novamente nesta Terça-feira (191015). O Tirullipa Circo Show chegou a Brasília-DF no dia 20 de Setembro e seguirá com a programação até o fim de Outubro.

Globo da morte

                 O acidente ocorreu por volta das 19:00 horas, na última sessão de Domingo do Tirullipa Circo Show, no estacionamento do supermercado Carrefour, na DF-003 EPIA Sul.


"Tenho 15 anos de experiência e já passei por alguns acidentes”
                 Disse Giovanne, que estava na moto que teve o pneu furado.

“É muito raro acontecer [um acidente] por falha humana. A gente treina cerca de 2 horas, três vezes por semana. Normalmente é falha mecânica, mas também nada muito grave, porque usamos muitos equipamentos de segurança.”

                 Giovanne não se feriu. Já Wagner, outro artista que compõe o espetáculo, se queixava de dores na coluna e no quadril quando foi atendido pelos bombeiros. Bruno, o terceiro motociclista do espetáculo, teve uma fissura no pé. Ele é o único que deve ficar de repouso até o final da temporada do circo.

                 Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Carro capota e para com rodas para cima em pista da Base Aérea

Motorista e passageiro foram levados para Hospital de Base. Em outro acidente, roda de um dos carros se soltou.


                 Um carro capotou, na manhã desta Segunda-feira (191014), após uma batida na via de acesso à Base Aérea de Brasília-DF, próximo ao aeroporto. Com a colisão, o veículo parou às margens da pista, com as rodas para cima.

                 O motorista, de 34 anos, sofreu escoriações nos braços e nas pernas. Ele foi socorrido e levado pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital de Base. No momento do atendimento, a vítima estava consciente e o quadro de saúde era considerado "estável", segundo os militares.

                 A passageira, de 29 anos, sofreu uma pancada na cabeça e foi transportada para o mesmo hospital. Já o motorista do segundo veículo envolvido no acidente saiu ileso. O homem de 45 anos estava na caminhonete, que ficou com o para-choque amassado.

                 A perícia foi chamada e um laudo vai apontar as causas do acidente. 
                 O trânsito ficou sob os cuidados do DETRAN.

Outra colisão

                 Em um outro acidente, na noite deste Domingo (191014), três pessoas ficaram feridas em uma batida no Eixo Monumental
                 A colisão foi por volta das 18:00 horas, próximo à Torre de TV, no sentido rodoviária.

                 Com o impacto, a roda de um dos carros foi parar no gramado ao lado da via. O motorista de um dos veículos, um Renault Logan, sofreu escoriações pelo corpo. A vítima tem 24 anos e foi transportada para o Hospital de Base.


                 No outro carro, uma BMW X6, o condutor, de 42 anos, não se machucou. O filho dele, de 13 anos, estava como passageiro no momento do acidente e também foi levado ao hospital. 
                 O estado de saúde não foi informado.

                 Testemunhas contaram à polícia que um dos carros estava em alta velocidade. A perícia foi chamada e o trânsito liberado em seguida.

                 Com Informações de: G1.

JANUÁRIA-MG - Homem é preso suspeito de matar ex-mulher e enterrar o corpo, Na comunidade São Joaquim

Corpo de Aureliana Ribeiro Rocha Oliveira de 42 anos foi encontrado em um matagal no quintal da casa do ex; homem foi autuado por feminicídio, ocultação de cadáver e posse ilegal de arma.


                Um homem de 50 anos foi preso suspeito de matar a ex-mulher, de 42 anos, e enterrar no corpo em um matagal nos fundos da casa dele, na Comunidade de São Joaquim, em Januária-MG

                O corpo de Aureliana Ribeiro Rocha Oliveira foi encontrado pela Polícia Militar no último Sábado (191012). A Polícia Civil informou ao G1, na manhã desta Segunda-feira (191014) que o inquérito que investiga o caso deve ser concluído em 10 dias. 
                A polícia vai ouvir testemunhas e analisar as provas periciais.

                No dia do crime, a PM foi chamada pela filha da mulher que disse que ela estava desaparecida e teria sido vista pela última vez nas proximidades da casa do ex. Os policiais fizeram rastreamento no local e ao ser questionado, o homem disse que não sabia do paradeiro da ex-mulher. 

                Depois de entrar em contradição por várias vezes, ele contou que a mulher chegou no quintal da casa com dois homens encapuzados que a agrediram com uma paulada na cabeça. Em seguida, ele saiu do local porque foi ameaçado e não soube dizer o que teria acontecido com a mulher.

                Segundo a PM, após essa declaração o homem disse que a vítima provavelmente poderia ter sido enterrada em uma mata que fica no quintal da casa, perto de um córrego. Ele levou os policiais no local, que era de difícil acesso, e o corpo foi encontrado em uma cova rasa.

                A perícia esteve no local e constatou que a mulher tinha um ferimento na cabeça, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Januária para necropsia.

                Na casa do homem, os policiais apreenderam uma espingarda. Ele foi preso em flagrante pelo crime de feminicídio, ocultação de cadáver e posse ilegal de arma.

                Com Informações de: G1.

PATROCÍNIO-MG - Militares prendem homem é mulher por tráfico, porte de armas e aliciamento de menor

O fato aconteceu no Terminal Rodoviário.


                Por volta das 23:48 horas deste Sábado (191012), após receber informações de denunciante anônimo, de que um homem estaria praticando tráfico de drogas no entorno do terminal rodoviário de Patrocínio-MG, e que este estaria utilizando uma mulher menor de idade, de cor negra e magra, aparentando 16 anos, para perpetrar o delito sem chamar a atenção.

                O denunciante ainda informou que o autor, de 20 anos estaria utilizando uma casa para esconder drogas e armas.

                Após monitoramento, foi visualizado o denunciado fazer contato com a menor nas proximidades do Terminal Rodoviário.

                Diante das evidências, a Polícia Militar realizou abordagem aos suspeitos, procedendo busca pessoal, sendo localizada a quantia de R$44,00 e um aparelho celular.

                Na residência da autora, de 20 anos, foram localizados dois invólucros de substância análoga à cocaína, sendo um maior e outro menor, que o autor posteriormente confirmou ser 40 gramas do entorpecente, e que teria pagado R$600,00 pelo produto. 
                No mesmo local havia ainda R$700,00 em dinheiro.

                Ainda no mesmo quarto, foram localizados 02 revólveres calibre .32, sendo um com numeração raspada e outro com número de série 118121, ambos os revólveres sem munições.
                O autor confirmou ser o proprietário da droga e das armas.

                Foi dada voz de prisão aos autores, sendo todos encaminhados, juntamente com os materiais apreendidos à Delegacia de Polícia Civil de Patrocínio-MG.

                Com Informações de: Patrocínio Online.

JUVENÍLIA-MG - Policial militar morre em capotamento na MGC-030; esposa e filhos ficaram feridos

Adailton Nunes Penido sofreu traumatismo cranioencefálico e morreu antes de dar entrada no hospital; os dois filhos, de 8 e 12 anos, sofreram ferimentos graves e foram transferidos para Montes Claros.


                Um policial militar aposentado morreu em um acidente na MGC-030, em Juvenília-MG, neste Domingo (191013). Ele viajava com a esposa e os dois filhos, de 8 e 12 anos, que ficaram feridos e foram socorridos pelo SAMU.

                A mulher, de 38 anos, contou à polícia que dirigia o veículo quando o marido pensou que ela estivesse passando mal e puxou o volante. 
                Em seguida, ela perdeu o controle da direção e capotou o carro.

                Adailton Nunes Penido, de 48 anos, foi arremessado e bateu a cabeça em uma pedra. Ele chegou a ser socorrido pelo SAMU com traumatismo cranioencefálico e fraturas, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu antes de receber atendimento no hospital.

                Segundo o SAMU, a criança de 8 anos também sofreu fraturas e traumatismo cranioencefálico e o menino, de 12 anos, teve escoriações e traumatismo craniano. Eles foram levados para o Hospital de Montalvânia-MG e depois foram transferidos pela equipe do Suporte Aéreo Avançado de Vida para a Santa Casa de Montes Claros-MG

                A assessoria do hospital informou, na manhã desta Segunda-feira (191014), que o menino de 12 anos está em estado grave e respira com a ajuda de aparelhos. 
                O estado de saúde da outra criança é estável.

                A mulher que dirigia o veículo sofreu escoriações e foi levada para o hospital por terceiros.

                Com Informações de: G1.

MIRABELA-MG - Jovem de 19 anos é baleado com três tiros

Ele estava em uma motocicleta quando foi atingido pelos disparos; suspeitos fugiram e ainda não foram presos.


                 Um jovem de 19 anos foi atingido por três tiros em Mirabela-MG, no Norte de Minas, na noite deste Domingo (191013). 

                 A vítima disse à polícia que seguia em uma motocicleta da Comunidade de São Bento para Mirabela-MG e começou a ser perseguido por dois homens em uma moto ao passar pelo trevo de Brasília de Minas-MG.

                 Ainda de acordo com o relato do jovem, na altura do trevo da Comunidade de Muquém, os homens efetuaram três disparos. 
                 Ele foi baleado no ombro esquerdo, na mão e nas costas.

                 Segundo a PM, o rapaz foi socorrido por terceiros e encaminhado ao Hospital de Mirabela, e depois foi transferido para um Hospital de Montes Claros-MG
                 A motivação do crime é desconhecida e ninguém foi preso.

                 Com Informações de: G1.

ARAÇUAÍ-MG - Dois suspeitos encapuzados invadem casa e matam dois homens; um adolescente ficou ferido

Segundo a Polícia Militar, a casa era usada para tráfico de drogas. Uma das vítimas não tinha passagens pela polícia e morreu no hospital.


                 Dois homens, de 27 e 33 anos, foram mortos a tiros na noite deste Sábado (191012), em Araçuaí-MG. Segundo a Polícia Militar, um adolescente de 15 anos também foi atingido na perna.

                 De acordo com a PM, dois homens encapuzados e armados invadiram uma casa, que era utilizada para tráfico de drogas, e atiram várias vezes contra Bruno Martins Pinheiro, de 33 anos. Ele sofreu oito perfurações e tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas.

                 Cassiano Moreira de Souza, de 27 anos, que também estava na casa, foi atingido por um disparo na cabeça e foi socorrido pelo SAMU, mas morreu no hospital. 
                 A PM informou que ele não tinha passagens pela polícia.

                 Um adolescente de 15 anos, ao perceber a ação dos criminosos, tentou fugir e foi atingido por um disparo na perna.

                 Logo após o crime, os suspeitos fugiram. A polícia ainda investiga a motivação do crime, que pode ter ligação com o tráfico de drogas, e trabalha na identificação dos suspeitos.

                 Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Homem mata irmão a pauladas e é preso em Tamboril, na zona rural

Segundo a Polícia Militar, os dois estavam alcoolizados no momento da discussão. O suspeito foi preso e encaminhado à delegacia.


                  Um jovem de 29 anos foi morto a pauladas na noite deste Sábado (191012), em Tamboril, zona rural de Montes Claros-MG
                  Segundo a Polícia Militar, o suspeito, de 32 anos, foi preso.

                  Ainda de acordo com a PM, os dois estavam sob efeito de álcool no momento da briga. O suspeito, que é irmão da vítima, disse que os dois começaram a discutir e o irmão estava com um pedaço de madeira na mão.

                  Ainda segundo ele, ele pegou da mão do irmão o objeto e começou a agredi-lo. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu. 
                  O suspeito preso pela PM foi encaminhado à delegacia.

                  Com Informações de: G1.

ASA NORTE-DF - Polícia apreende R$ 4.000,00 com suspeitos de vender ingressos falsos para show no Mané Garrincha

Bilhetes para apresentação de Gusttavo Lima eram vendidos a R$600,00. Distintivo de agente penitenciário também foi apreendido.


                   A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu três suspeitos de vender ingressos falsos para o show Buteco do Gusttavo Lima, neste Sábado (191012), no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha. Foram apreendidos R$4.000,00 em dinheiro com o grupo.

                   De acordo com a polícia, as entradas eram vendidas a R$600,00. Os compradores foram barrados pela segurança do evento ao tentar entrar com os ingressos. Foram os próprios funcionários que denunciaram o caso.

                   As vítimas procuraram os policiais ainda no estacionamento do evento e reconheceram os vendedores. O grupo foi preso em flagrante. O mais velho do trio tem 43 anos de idade, e os demais 26 e 34 anos. 
                   Todos já tinham passagem pela polícia.


                   Ainda segundo a PM, um dos suspeitos resistiu à abordagem. A polícia afirma que o detido tentou dispensar nove ingressos que ainda seriam oferecidos para o público.

                   Durante a vistoria a um veículo utilizado pelos suspeitos, foi encontrado um distintivo de agente penitenciário, cinco chips de operadoras de celular e pulseiras VIP utilizadas em eventos.

                   O caso está sendo investigado pela 05ª Delegacia de Polícia - Asa Norte-DF. A ocorrência foi registrada como estelionato e organização criminosa.

                   Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS