PESQUISA NESTE SITE:

19 março 2020

BRASIL - Número de casos de coronavírus confirmados no Brasil sobe para 291

Casos suspeitos subiram quase quatro vezes; país registra 1ª morte.


                Após registrar a primeira morte pelo novo coronavírus hoje (200317), a atualização do Ministério da Saúde registrou 291 casos, contra 234 identificados ontem.

                A maior diferença se deu nos casos suspeitos, que pularam de 2.064 para 8.819, quase quatro vezes. 

                São Paulo segue liderando, com 164 casos. O estado vem seguido do Rio de Janeiro (33), Distrito Federal (22), Pernambuco (16) e Rio Grande do Sul (10). 

                Também possuem casos Santa Catarina e Minas Gerais (07), Goiás e Paraná (06), Ceará (05), Sergipe e Mato Grosso do Sul (04), Bahia (03) e Amazonas, Rio Grande do Norte, Alagoas e Espírito Santo (01).

"A diferença dos casos suspeitos é porque existia em vários estados e que não estavam sendo validados muito provavelmente a checagem manual. Afirmamos que era melhor utilizar o sistema automatizado. Mas é mais importante mostrar aumento de notificação do que ficar só nos 2.000 casos"

                Afirmou Júlio Croda, da equipe do Ministério da Saúde, na entrevista coletiva concedida sobre o balanço do dia.

                O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou a primeira morte por Covid-19 em São Paulo

"Em quase 300 casos tivemos primeiro óbito. Não podemos falar isso porque podemos ter seis óbitos amanhã. Não temos condição de falar a letalidade. Brasil é um país jovem, vamos ver como isso funciona"
                Declarou.

                Em relação aos casos suspeitos, São Paulo possui 5.047, seguido por Rio de Janeiro (859), Minas Gerais (563), Bahia (354), Rio Grande do Sul (300) e Distrito Federal (253). 

                A região com menor número de suspeitas continua a sendo a Norte (96), enquanto a com mais pessoas em investigação é a Sudeste (6.538). 
                Os casos descartados somam 1.899.

                Do total, 57% são casos importados (aqueles contraídos fora do país), 32% são oriundos de transmissão local (adquiridos de pessoas que foram infectadas fora do país) e 12% são resultado de transmissão comunitária (quando as autoridades não conseguem identificar a cadeia de infecção e o primeiro paciente ou quando já ultrapassou a quinta geração da rede de contágio). Outros 2% ainda estão em investigação.

Aumento de casos nos próximos meses

                A avaliação apresentada pelo ministério é que a situação deve piorar nos próximos meses, com aumento dos casos. A situação, se adotadas as medidas e recomendações, só deve resultar em um alívio do quadro no segundo semestre.

“Vamos passar 60 a 90 dias de muito estresse. Para que quando chegar no fim de Julho entra no plateau [estabilidade]. Em Agosto e Setembro podemos estar voltando [a normalidade] desde que construamos a imunidade de mais de 50% das pessoas”
                Projetou Mandetta.

                O ministro ponderou que com o aumento das iniciativas de distanciamento social é preciso ter atenção para não gerar impactos prejudiciais. 

“Temos que ter cuidado com medidas restritivas que impeçam abastecimento de grandes eixos. Temos que tomar medidas mas sem causar mais problemas”
                Ponderou.

Procedimentos à força

                Na entrevista coletiva, representantes do Ministério da Saúde responderam a questionamentos sobre a portaria publicada hoje pela pasta em conjunto com o Ministério da Justiça, que obriga a realização de procedimentos determinados por autoridades de saúde e autoriza o emprego de forças policiais para isso.

“Ela deixa claro situações em que isso deve ocorrer, como vacinação, exame e isolamento. Se cumprimos o que está no regulamento, é para que não haja abusos. O que esperamos com a portaria é a não necessidade de a cada momento tenhamos que acionar o judiciário para obter êxito. Enquanto perdemos tempo e pessoa pode fazer um estrago”
                Respondeu o secretário executivo do ministério, João Gabbardo dos Reis.

Testes de coronavírus

                Os representantes do ministério afirmaram que estão dialogando com a Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ e com laboratórios privados para ampliar a oferta de testes. Os exames foram apontados pela Organização Mundial de Saúde - OMS como medida fundamental para evitar a disseminação do vírus nos países. 

                A FIOCRUZ teria se comprometido a entregar mais 45.000 testes entre Março e Abril, e até 1.000.000 de exames até os próximos quatro meses. Nos locais com transmissão comunitária, passarão a ser testados apenas pacientes internados.

                A justificativa apresentada pelos integrantes do ministério foi que nessas situações (quando o vírus está mais disseminado e não há mais conhecimento sobre a cadeia de infecção) não há insumos para testar todas as pessoas, devendo privilegiar o foco nos casos mais graves. 

“Quando temos transmissão comunitária, temos que testar pessoas com síndrome respiratória aguda grave, quem vai ao hospital e população mais vulnerável, especialmente os idosos”

                Comentou a representante da Organização Pan-americana de Saúde - OPAS no Brasil, Socorro Gross.

Leitos nos hospitais

                Outra preocupação manifestada durante a entrevista foi com o número de leitos, uma vez que os existentes deverão ser insuficientes diante de um aumento da demanda. Para além dos dois mil leitos anunciados ontem, o secretário executivo informou que a equipe do órgão analisa alternativas para ampliar a oferta de estruturas como essa para atendimento aos caos.

“Estamos estudando substituição de número de leitos que não teremos. E unidades que podem ser utilizada em contêineres, locais que poderão dar atendimento de menor complexidade, sem a necessidade do uso de um leito em um estabelecimento funcionante”
                Disse João Gabbardo dos Reis.

Mais médicos

                O Ministério da Saúde informou que a inscrição de médicos no edital de seleção para contratação de 5.100 profissionais pelo programa Mais Médicos, prevista para encerrar hoje, será adiada até Domingo 18:00 horas.

                De acordo com o órgão, 5.200 candidatos já se inscreveram e 98% dos municípios já renovaram a adesão. Das mais de 5.000 vagas, 44% serão destinadas a capitais. Mas todos os perfis de municípios serão contemplados, incluindo os com menor renda.

Veja na íntegra



Primeira morte por Covid-19 no Brasil

                A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou hoje (200317) a primeira morte no país em decorrência do novo coronavírus. O paciente era um homem, de 62 anos, morador de São Paulo, que também tinha comorbidades como diabetes e hipertensão. 

                Ele deu entrada em um hospital privado, não identificado, no Sábado (200314), e faleceu ontem (200416). Os primeiros sintomas se manifestaram no dia 10 de Março. 

                O paciente não tinha histórico de viagem. Quatro óbitos estão sendo investigados em São Paulo por suspeita de infecção pelo novo coronavírus, Covid-19. A informação é do secretário de Saúde estadual de São Paulo, José Henrique Germann, e do infectologista David Uip, coordenador do Comitê de Contigência do Coronavírus em São Paulo.

* Texto alterado às 18:04 horas para atualização do número de casos confirmados de coronavírus no Brasil.
                Edição: Liliane Farias.

PROGRAMA JORNALÍSTICO DA ITÁLIA


                Com Informações de: Agencia Brasil.

UNAÍ-MG - Um abismo chama outro Abismo (Salmo 42:7). O caos da Saúde e o desprezo aos unaienses


               O mundo, o país e Unaí-MG, está passando por grande dificuldade por causa do Coronavírus que está disseminando a Covid-19, uma doença pulmonar que tem grande poder de disseminação, e fácil contaminação, que até o momento, não se sabe como combatê-la. 
               Cientistas lutam em busca de uma fórmula que pode eliminar o vírus mais violento que já circula por grande parte do planeta.

               As pessoas se dividem em grupos, uns acreditam em tudo e se desesperam, outros procuram prevenir e não preocupa tanto, Uns nem acredita no que é anunciado, acha exagero, e não dá importância, acha que a notícia é Fake News e prefere acreditar nas Fake News que circulam na Web.

               Ha que acredita que essa Pandemia é passageira, e que daqui a uns meses tudo volta ao normal e que não passa de uma 'gripe', como a do frango, a suína e tantas outras, fazem piadas e se diverte com a situação. À Ignorância é tamanha que quando vê a notícia, se for a respeito do Coronavírus, nem lê e até reclama, e quando é na Televisão ou rádio, ele desliga.

No mundo

               O Epicentro dessa pandemia, surgiu na cidade de Wuhan (武汉), na margem do Rio Yangtzé, China, no final de 2019, tornando-se notória ao mundo em Janeiro de 2019. Nos meados de Março, o Brasil é já uma vítima vulnerável por desesperar e querer parar quase todas as atividades, em nome da prevenção, e não do tratamento.

               O pânico tomou conta da liderança brasileira, e o caos ganhou medalha ao ter chance em amedrontar a população que sintoniza no movimento imposto por lideranças despreparadas que ao invés de dificultar a disseminação da pandemia em pauta, facilita impondo meios inadequados.

Uma População atônita

               O Brasil está a caminho do desespero, quando o presidente não tem fé, não acredita na dimensão desta praga e os governos estaduais e municipais fecham as portas da solução e não acreditam numa solução de contra-ataque,  e acabam por fechar escolas, igrejas, clubes, prefeituras, e ainda reduz a área de saúde, recuando e fechando as portas, deixando a população ainda mais exposta, vulnerável e indefesas, pelo lado de fora.

Unaí está confusa

               Unaí, uma cidade com pouco mais de noventa habitantes, está dividida em três partes distintas: 

               Aqueles que acreditam, e acompanha a crença do prefeito municipal, José Gomes Branquinho, que prefere fechar tudo, decretar emergência da saúde pública, fechando escolas, prefeitura, com intuito de evitar aglomeração de pessoas, clubes, e até prejudicando os comércios da cidade.

               Uma outra parte não acredita em nada e quer levar a vida normal, porém sofre com as consequências impostas pelo prefeito.

               Já há aqueles que acreditam firmemente nos fatos, se previne, mas acha exagero do que é imposto pelo prefeito, e procura conviver com o risco, preocupando, claro,  e com muita precaução, se cuidando o tempo todo.


O Coronavírus

               O Coronavírus (como o próprio nome já diz), é um vírus, muito antigo, e existe há muito tempo. Mas, mesmo falando e chamando de "Coronavírus", simplificando, trata-se não do Coronavírus, mas de uma mutação do mesmo, cientificamente chamado de novo coronavírus

               Porque Novo? 
               Novo porque o Coronavírus passou por uma mutação genética, em laboratório chinês, utilizando o DNA da cobra e do morcego, e após essa modificação, ele escapou (vazou) dos laboratórios, em Wuhan, e iniciou sua disseminação por meio de pessoas infectadas com o 'novo Coronavírus', causando a doença Covid-19.

               O Unaienses tem detalhes de como surgiu o novo Coronavírus e o Covid-19, basta clicar - AQUI.


O Prefeito Branquinho

               O prefeito municipal de Unaí se mostra em pânico com relação a pandemia, assustado, trêmulo, e tornando-se ainda mais vulnerável e colocando a população unaiense em risco iminente, quando se trata de Saúde Pública e ao coronavírus
               Como um veículo conduzido por um motorista embriagado.

               É lamentável como ele toma atitudes impensáveis e inaceitáveis com relação a saúde da população e em como cuidar delas, mostrando incapacidade de governar nossa cidade. Essa é a grande realidade.

               Em Decretos emitidos no dia 16 e 18 de Março ele recorre a medidas e práticas que são bizarras ao impor para a população. Ele visa encarcerar as pessoas dentro de seus próprios domicílios, proibindo-as de sair, de se divertir e até mesmo de realizar situações vitais, como ir ao mercado, procurar a saúde pública, escolas, igrejas, clubes, e ir ao futebol com os amigos, a um aniversário, em um bar, um restaurante, numa reunião ou em um velório, um cinema, enfim, de sair de casa.

               Como as pessoas sobreviverão quando (espero que nunca aconteça), o Coronavírus estiver fazendo vítimas fatais em nossa cidade?

               E se em Unaí tivesse duas mil pessoas com a doença, positivas para coronavírus, e outras morrendo? Será que o prefeito permanecia na cidade, tomava medidas inteligentes para conter a doença e que ajudaria as pessoas?                Estamos em um beco sem saída, temos que encarar a situação de frente, ser forte e usar a fé, a coragem e a força.
               Até esta data (200319) Não foi noticiado nenhum caso confirmado da doença, e nenhuma suspeita ainda não confirmada. Mas não podemos confiar muito nisso, pois sabemos que pode haver pessoas que foram colocadas em isolamento e não foi declarado, mantido fora das estatísticas e noticias locais.

Unaí e o Coronavírus

O que se sabe até o momento:

               Rumores percorrem as redes sociais, em que há sim, unaienses que possuem o Coronavírus e estão isoladas. O Prefeito sempre nega isso, e afirma que é Fake News, mas porque então este desespero em querer fechar tudo, inclusive exigir que bares e restaurantes, em ter mesas afastadas a no mínimo um metro e meio umas de outras? 
               Não faz sentido.


               Porque fechar as escolas por um certo tempo (dez dias) e depois prorrogar? Imagine o prejuízo que vão ter essas crianças fora da escola? 

               Pra que fechar a prefeitura e todo o atendimento ao público, exceto parte da Secretaria da saúde que está em funcionamento bem reduzido, deixando a população desnorteada sem saber o que fazer?  
               Uma vez que todo o sistema foi modificado e reduzido em 80%

               Porque não admitir a população entrar nas UBS, ESF, Policlínica e no PA, onde há cadeiras e assento para a população esperar pelo atendimento, deixando-as vulneráveis em uma fila, exposta na rua, ao sol, tumultuando as calçadas frente à unidade de Saúde por longas horas?               Será essa a medida mais correta a se tomar, para evitar o Coronavírus? Lógico que não.

               Ou será que apenas os médicos e agentes da Saúde precisam de proteção contra a pandemia?


Denúncia

               Algumas pessoas procuraram o Unaienses na manhã desta Quinta-feira (200319), denunciando o sofrimento e descaso que passou para conduzir seus filhos enfermos ao médico, a burocracia desnecessária, a exposição em uma longa fila ao sol, na rua, sem nenhuma cobertura ou proteção, por um longo tempo. 

               Elas solicitam que o prefeito municipal, Branquinho, providencie algum tipo de sombreiro, como  por exemplo: Tendas, para que, pelo menos as crianças que estão doentes possam aguardar o horário das consultas, na sobra, e com fichas, evitando as filas no sol.

               Aí fica a pergunta ao prefeito municipal, senhor José Gomes Branquinho: Faz alguma diferença, as pessoas doentes ficarem tumultuando as calçadas, em pé, com seus enfermos na rua, e em estar dentro do Policlínica, ou outras unidades de saúde, sentados, acomodados ao ar condicionado ou do ventilador, fora do sol e do perigo das ruas? 

               Ou o senhor se preocupa apenas com os funcionários da Saúde e a população é que se vira?
               Eu gostaria de receber um telefonema da parte de vossa senhoria (38 998406086, (Observação: Só atendo o prefeito e não funcionários, secretárias, etc.) não custa nada, esclarecendo sobre o ponto de vista, que levou a tomar essa cruel decisão, porque, sinceramente, por mais que tentei chegar ao seu raciocínio, não consegui entender, e nem chegar a uma razão justa de impedir a população de entrar no posto, sentar e aguardar o atendimento, do lado de dentro, protegidos do sol, da poeira e do trânsito das ruas e calçadas, etc. 
               E se alguém sofrer algum tipo de acidente ou desmaios, etc.?


Dúvidas
               Será que o prefeito já colocou um posto de saúde restrito aos viajantes que chegam de Brasília-DF, Paracatu-MG, Cabeceira Grande-MG, Buritis-MG, Arinos-MG, Terminal Rodoviário e demais localidades? Basta para isso, três postos, com médico, enfermeira e uns dois agentes em cada entrada/saída da cidade.
               São apenas quatro ou cinco entradas, podendo ser reduzidas por umas três, fechando as demais.

               Agentes de segurança encaminha a pessoa para o posto, no local, previamente montado, que passa por uma breve vistoria, havendo uma suspeitos, com tosse, coriza, respiração comprometida ou febre, ai encaminha-os a um médico, para fins de fazer uma reavaliação mais minuciosa, e se não libere o veículo.               Lembrando que uma viatura e a presença policial se faz necessária no local. Isso é Possível.

Nas escolas
               Será que é impossível o não cancelamento das aulas, criando uma sala onde as crianças são examinadas por um agente de saúde, preparado (a), para observar se a criança está com sintomas da doença, ou apresenta algum tipo de febre, coriza, etc antes de entrar na sala de aula? Não chega a ser necessário uma consulta médica, mas uma pre-avaliação antes de entrar na sala, impedindo apenas aquelas crianças que apresentam casos pulmonares, febres e etc..

               Impedir as pessoas de viver normalmente e livremente, não é uma boa ideia. Poderá, com estas medidas, facilitar muito, a disseminação da doença. Essas medidas de isolamento é, primeiro impossível, e segundo, inadequadas não resolvendo praticamente nada!
               Até parece que o prefeito baseou seu plano de segurança, contra a pandemia, ouvindo Raul Seixas.

O que a Bíblia diz

               Sabemos que nossa cidade é muito religiosa, centenas igrejas, das mais variadas doutrinas, são poucos os ateus e/ou descrentes.
               O Salmo 42.7 fala que 'um abismo chama por outro abismo'. Se ainda não entendeu, podemos traduzir o versículo , assim: "Um problema chama outro problema" Ficou claro? Mas o quê é que quer dizer COM isso? 

               É que, se fechar escolas por causa do coronavírus, ao invés de solucionar o problema, vai causar outros problemas.

               É que, fechando e confinando a população nas suas residências, poderá gerar novos problemas, piores ainda.

               É que, se fechar as repartições públicas, como a prefeitura e suas secretarias, irá causar outros problemas para a população.

               É que, se não há casos confirmados e nem suspeitos do Coronavírus na cidade de Unaí, por qual motivo então, decretar emergência? 
               Será que diante de tamanha gravidade, o prefeito visa ganhar com isso (Verbas do Estado)? Espero que não.

               É que, fechando a Prefeitura, paralisando todas as atividades, resultará em mais segurança para o município ou economias? Os funcionários, prefeitos, secretários e demais funcionários públicos deixaram de receber seus salários? 
               Essa não é minha dúvida, pois, continuarão ganhando mesmo sem trabalhar!

               É que, Impedindo as pessoas doentes e seus acompanhantes de entrar nas UBS, USF, Policlínica e PA, deixando elas do lado de fora, em filas intermináveis, expostas nas ruas e calçadas, ao sol e na poeira, de pé, (mesmo enfermas), irá dar mais segurança para elas?

               Ou se coloca-las para dentro, sentadas, e ao ar do ventilador ou do ar condicionado, trará mais risco aos agentes de saúde (médicos, enfermeiras etc.)?
               Está muito claro e exposto a preocupação com os agentes, e a artimanha exposta pelo prefeito em querer LUCRAR com a desgraça da população vulnerável, retirando delas o direito de ir e vir, de saúde, de educação, de trabalho, obtendo normas injustas para ECONOMIZAR o que não lhe pertence.
               O dinheiro público e do povo e deve ser gasta com o povo, quando precisar. E os unaienses precisa de saúde, educação, segurança, etc.

               Que Deus abençoe cada cidadão unaienses, nascido ou não, no nosso município.

O que diz o prefeito em suas Matérias e Decretos de Emergências?

               Para ter acesso a estas matérias e decretos clique - AQUI.

               Texto: Geraldo Barros - Jisohde,
               Unaienses - 20031915:48.

UNAÍ-MG - Prefeito assina novo decreto que amplia proteção aos unaienses



                Um novo decreto assinado pelo prefeito municipal de Unaí-MG, José Gomes Branquinho foi publicado no final da tarde desta Quarta-feira (200318). O prefeito justifica as medidas pela necessidade de se criar um ambiente, o mais protegido possível, para impedir justamente o primeiro caso de contaminação, pois a possibilidade do primeiro caso vir acompanhado de muitos outros, é grande.

                O novo decreto, editado sob o número 5.295, suspende as atividades em academias, ambientes similares, Leilões e feiras livres, e ainda a realização de conferências, seminários, ou quaisquer reuniões em ambientes abertos ou fechados.

                As únicas exceções são para as reuniões de capacitação de profissionais da área da saúde, ainda assim, só poderão ocorrer com no máximo 30 pessoas.

                Os ônibus, sendo possível, deverão trafegar com os vidros das janelas abertos.

                Antes e depois de cada viagem, os ônibus deverão ser higienizados. Durante a viagem deverá ser disponibilizado aos passageiros, álcool em gel 70%.

                Passageiros com sintomas de gripe só poderão viajar com máscara, que deverá ser ofertada pela empresa de ônibus.

                Pessoas com sintomas de gripe, em especial se estiverem com febre, devem evitar o transporte coletivo, seja táxi, moto-táxi, ou ônibus, se imprescindível fazê-lo, que seja de máscara.

                A cada corrida os mototaxistas deverão higienizar os capacetes com álcool em gel 70%.

                O decreto protege servidores da saúde com mais de 60 anos. Para reduzir a possibilidade de eventual contaminação, eles deixam a linha de frente da Saúde e vão para atividades administrativas.

Suspenso atendimentos ao público nos órgãos da Prefeitura

                Se não houver prorrogação, essa suspensão será apenas do dia 19 a 24 de Março.
                Os órgãos da prefeitura, dentro da estrutura da Secretaria Municipal da Saúde, vão continuar o atendimento normal à população.

Para ter acesso ao nono Decreto clique - AQUI

DECRETO Nº 5.295, de 18/03/2020



                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

RIO PARDO DE MINAS-MG - Enquanto faziam buscas em casa durante operação, policiais civis descobrem que menino fazia aniversário e levam bolo

Buscas estavam sendo feitas durante operação em Rio Pardo de Minas-MG. Quatro mandados de busca foram cumpridos e um homem foi preso em flagrante. Menino de 10 anos mora com a avó desde que tinha um. Ele é fã da polícia e ganhou bolo, refrigerantes e biscoitos.


                Uma operação de combate ao tráfico de drogas teve um desfecho diferente em Rio Pardo de Minas-MG. Além dos quatro mandados de busca e apreensão e de uma prisão em flagrante, os policiais presentearam um menino de 10 anos com um bolo de aniversário.

                A delegada Lígia Barbieri Mantovani explica que a Polícia Civil conseguiu informações de que um rapaz de 18 anos já havia comprado drogas diversas vezes com o alvo preso, por isso, a equipe foi até a casa do jovem.

                A proprietária da residência permitiu a entrada dos policiais para que fossem feitas buscas. Durante os levantamentos, eles ficaram sabendo que o sobrinho do rapaz é fã da polícia e estava comemorando 10 anos nesta Quarta-feira (200318).

“Como percebemos que ele ficou assustado ao ver o tio sendo conduzido para prestar esclarecimentos e para não deixarmos uma impressão ruim, decidimos voltar com um bolo, refrigerantes e biscoitos”
                Fala Lígia Barbieri Mantovani.

                O menino mora com a avó desde que tinha um ano, o parabéns foi cantado na porta da casa, com a presença de parte dos policiais que atuaram na operação.

                A delegada destaca que nada foi encontrado na casa e que o rapaz admitiu ser usuário de drogas, mas não há provas de que ele atue no tráfico.


Sobre a operação

                Esta é, de acordo com Lígia Barbieri Mantovani, a quarta operação realizada pela Polícia Civil no município de 31.000 habitantes neste ano.

                O preso em flagrante tem 32 anos e é apontado como um dos líderes do tráfico na cidade. 

“Ele comanda a comercialização e repasse de drogas em grande quantidade a outros traficantes”
                Destaca.

                Na casa do homem, os policiais apreenderam maconha e R$450,00.

                A delegada fala que ele tinha ainda um mandado de prisão preventiva por regressão de regime. Ela explica que o homem foi condenado por furto qualificado e cumpria pena, mas desrespeitou alguma das determinações da Justiça relacionadas ao recolhimento dele.

“Essa é nossa quarta operação, percebemos pelos relatos da própria população, que as pessoas se sentem mais seguras. Nosso objetivo é que o trabalho seja contínuo, no sentido de fazer com que a presença da Polícia Civil seja constante e efetiva”
                Finaliza.

                Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS