PESQUISA NESTE SITE:

27 março 2021

NOVA LIMA-MG - Polícia Civil localiza suspeitos de envolvimento em ao menos 20 homicídios


                 Um homem, de 33 anos, natural do estado da Bahia, e um adolescente, de 17 anos, suspeitos de envolvimento em, pelo menos, 20 homicídios, foram detidos, na tarde de Sexta-feira (210326), durante ação da Polícia Civil de Minas Gerais - PCMG, com apoio da Polícia Militar, em Betim-MG, Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH

                Contra eles, havia, respectivamente, mandado de prisão e mandado de busca e apreensão em aberto representados pela PCMG
                O primeiro estava foragido desde 2017.

                Conforme explica o delegado Daniel Balthazar, titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil em Nova Lima-MG, ambos eram procurados pelas Forças de Segurança em Nova Lima, também na RMBH, após informações de que a dupla tentava estabelecer o controle sob pontos de vendas de drogas na região do Bairro Jardim Canadá

“O homicídio que investigamos, com suspeita de participação dos dois, estaria relacionado ao conflito com traficantes rivais”, esclarece Balthazar.

                O tenente-coronel Fábio Cassavari, comandante da 1ª Cia Ind da Polícia Militar, ressalta o resultado dos esforços para localização dos investigados. 

“Através do trabalho conjunto de inteligência das polícias, foi possível obter esse sucesso”,
                Observou ao pontuar que os levantamentos apontam para emprego de métodos violentos na prática dos homicídios.

                Os suspeitos foram localizados no Bairro Duque de Caxias, em Betim, no momento em que saíam de carro de uma residência. Eles não apresentarem resistência à ação policial. Na casa, os policiais apreenderam uma arma calibre 9 mm e 16 munições.

                A dupla também é investigada na cidade de Lagoa Santa-MG, Região Metropolitana, onde foram abertos inquéritos policiais para apurar a participação deles em diversos assassinatos, também motivados pelo tráfico de drogas.

“De acordo com as nossas apurações, seriam, pelo menos, 20 homicídios com a participação desses dois indivíduos, o que nos levou a representar pelos respectivos mandados de prisão e de busca e apreensão”
                Informa o delegado Flávio Teymeny, titular da Delegacia de Polícia Civil em Lagoa Santa.

                O homem de 33 anos, além do crime de homicídio, possui passagens policiais por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e receptação. Os dois foram encaminhados à Delegacia de Plantão em Betim para formalização do cumprimento da prisão e do mandado de busca e apreensão.

                Com Informações de:
PCMG - NOVA LIMA-MG.


MINAS GERAIS - Superintendente de Saúde do TJMG grava mensagem

Desembargador Bruno Terra Dias fez esclarecimentos à magistratura mineira de 1ª e 2ª instâncias.


               O superintendente de Saúde do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Bruno Terra Dias, gravou mensagem nesta Quarta-feira (210323) voltada a magistrados, servidores e colaboradores do TJMG, sobre o agravamento da pandemia da Covid-19, em Minas Gerais e no Brasil.

"Vimos esclarecer a magistratura mineira, de primeira e de segunda instâncias, sobre aspectos relevantes da situação epidemiológica, a fim de que as decisões derivadas de eventual judicialização sejam acobertadas pelo espírito melhor instruído de todos. Cada um julgará conforme seu entendimento, importando que estejam todos suficientemente informados"
              Disse na mensagem.

              O superintendente de saúde do TJMG ressaltou algumas informações relevantes que devem ser observadas: esgotamento de leitos clínicos e UTI destinados a Covid 19 nos sistemas público e privado; extrema dificuldade de transferência de pacientes Covid-19 entre macrorregiões de saúde; dificuldades da indústria em atender a alta demanda dos sistemas público e privado de saúde, seja no fornecimento de medicamentos, oxigênio, aparelhos etc; extrema dificuldade na criação de novas vagas clínicas e de UTI para Covid 19, seja por falta de pessoal como por falta de equipamentos; disponibilidade diária de informações atualizadas no sítio da Secretaria de Estado de Saúde relativamente à situação de regulação de leitos.

              O desembargador Bruno Terra Dias salientou que o TJMG tem se empenhado para superar a crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19 seguindo as medidas anunciadas pela área da saúde.

"O objetivo da mensagem é tranquilizar a todos, principalmente os magistrados e servidores, mostrando a atenção dada pelo Tribunal de Justiça à questão da pandemia que assola o planeta. Também serve como orientação aos magistrados, mostrando o caminho por meio do qual podem obter mais informações para serem utilizadas no dia-a-dia, inclusive em suas decisões"
              Disse o desembargador.


              Com Informações de:
TJMG - MINAS GERAIS.

PONTE NOVA-MG - Agricultores são condenados por extrair lenha para carvão

Área de proteção ambiental foi desmatada na região de Ponte Nova.


                O juiz da 2ª Vara Cível de Ponte Nova-MG, Bruno Henrique Tenório Taveira, condenou dois agricultores a pagarem R$3.600,00 de indenização por dano ao meio ambiente. Eles desmataram, sem autorização do órgão ambiental, uma parte de mata nativa localizada em área de proteção ambiental, para extrair 180 metros cúbicos de madeira para fazer carvão.

                O Ministério Público - MP relatou que, na propriedade onde ocorreu o desmatamento, existiam quatro fornos de fabricação de carvão, evidenciando a atividade e o comércio ilegal. Os agricultores contestaram o pedido, argumentando que não procediam as alegações do MP.

                O juiz Bruno Henrique Teixeira confirmou que os boletins de ocorrência da Polícia Militar do Meio Ambiente e os laudos periciais do Instituto Estadual de Florestas - IEF registraram o dano ambiental causado pelos agricultores. O laudo, inclusive, indicou que, para a recuperação do terreno, seria necessário cercar a área afetada para evitar a entrada de animais domésticos e deixar que a região se regenerasse naturalmente.

                Em sua sentença, o magistrado lembrou que a área devastada se localizava no interior de uma propriedade rural, e a função dos agricultores era "assegurar o uso sustentável dos recursos naturais do imóvel, conservando e reabilitando os processos ecológicos e a biodiversidade"

                Os agricultores também deverão recompor a área desmatada, apresentando, no prazo de 180 dias, projeto de reflorestamento aprovado pelo IEF.

                A decisão é de 1ª instância e é passível de recurso.

                Com Informações de
TJMG - PONTE NOVA-MG.

CURVELO-MG - Dois homens são presos em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma

Prisões foram feitas após a Polícia Militar receber denúncias anônimas informando sobre o comércio de drogas em uma casa no Centro da cidade, os entorpecentes estariam sendo vendidos por delivery.


                  Dois homens foram presos por tráfico de drogas e posse ilegal de arma na Sexta-feira (210326) em Curvelo-MG.

                  A Polícia Militar recebeu denúncias anônimas informando sobre o comércio de drogas em uma casa no Centro da cidade, os entorpecentes estariam sendo vendidos por delivery.

                  Quando os policiais chegaram no local, dois homens estavam saindo de moto. De acordo com a PM, com um deles, de 38 anos, foram encontradas duas porções de crack.

                  Durante as buscas no imóvel, os militares também apreenderam 28 pedras de crack, R$2.253,90, uma arma carregada com 11 munições, quatro pedras brutas de crack, uma balança e materiais usados para embalar as drogas.

                  Já no Bairro Bela vista, na casa do outro suspeito, de 27 anos, que também foi abordado na ocorrência, a PM apreendeu uma barra de maconha com aproximadamente um quilo e 24 buchas da mesma droga.

                  Conforme a PM, os dois homens foram presos em flagrante e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Curvelo, junto com o material apreendido. 
                  Eles já tinham passagens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Duas motos também foram apreendidas na ocorrência.

                  Com Informações de: G1-GM.

BOTELHOS-MG - Aposentada vai receber medicamento não fornecido pelo SUS

Tratamento de urgência é necessário para a portadora de osteoporose senil.


                  A juíza substituta da vara única da comarca de Botelhos-MG, Larissa de Carvalho Santa Rosa, determinou que o Estado de Minas Gerais ofereça tratamento com a adequada medicação recomendada pelos médicos para uma aposentada portadora de osteoporose senil. 

                 Ela entrou com pedido de tutela de urgência na Justiça porque não tem condições de adquirir o remédio “Prolia Denosumabe”, não fornecido pelo Sistema Único de Saúde - SUS.

                 Na Justiça, a aposentada argumentou que, por causa da doença, pode sofrer fraturas na coluna vertebral, pelve, ossos longos e costelas, por isso a necessidade do tratamento de urgência. 

                 A medicação impede a perda óssea em pacientes com osteoporose submetidos a tratamentos de câncer, tornando os ossos mais fortes e menos suscetíveis a quebra.

                 O Estado de Minas Gerais alegou que o medicamento não é fornecido pelo sistema público de saúde e que possui outros remédios equivalentes com a mesma eficácia no tratamento da osteoporose.

                 A juíza Larissa de Carvalho Santa Rosa ressaltou que é obrigação do Estado assegurar às pessoas sem recursos financeiros o acesso aos meios necessários para a cura, controle ou abrandamento de suas enfermidades.

                 Sobre a alegação de que existe alternativa terapêutica para o tratamento da doença, a magistrada considerou relatório médico anexado ao processo. 

                 Segundo o documento, outros medicamentos já tinham sido indicados à aposentada e não deram resultados satisfatórios.

                 Com Informações de:
TJMG - BOTELHOS-MG.

PARACATU-MG - Homem é preso pela Polícia Civil por tráfico de Drogas no Bairro Alto do Córrego


               A Polícia Civil de Minas Gerais - PCMG, através da Delegacia Regional de Paracatu-MG, apreendeu na noite de Sexta-feira (210326) 30 Kg de maconha, substância que encontrava-se armazenada numa residência localizada no Bairro Alto do Córrego, Paracatu-MG

               A ação policial foi desencadeada após algumas semanas de investigação por parte da equipada Delegacia de Repressão ao Tráfico de Drogas da cidade, resultando ainda na prisão de G.X.M., 50 anos. 

               O autuado já foi preso e cumpriu pena por tráfico de drogas e era considerado um dos principais fornecedores de droga na cidade de Paracatu


               As investigações indicam que a substância teria chegado na cidade de Paracatu na noite de Quinta-feira, vindo do triângulo mineiro. 

               As investigações e a ação policial estão sendo coordenadas pelo: 

Delegado:
               Gustavo Henrique Ferraz

Investigadores:
               Carlos Eugênio Veloso Novelino
               Alfredo Pereira Neto
               Anderson Breda
               Lindomar Bernardino Ribeiro,

Escrivã
               Aline Benevides Corrêa.

               Com Informações de:
PCMG - PARACATU-MG.

UNAÍ-MG - Vice-prefeito Waldir Novais, morre de Covid-19 nesta Sexta-feira (26)

Waldir Novais tinha 66 anos e morreu nesta Sexta-feira (26), por complicações da Covid-19. A esposa dele, Erizete Oliveira Novais Pinto, também morreu por Covid-19 na última Segunda-feira (22).


                O vice-prefeito de Unaí-MG, Waldir Wilson Novais Pinto Filho (PSDB), morreu nesta Sexta-feira (210326) vítima da Covid-19. A esposa dele, Erizete Oliveira Novais Pinto, também faleceu com a doença na última Segunda-feira (210322). 
                O casal deixa quatro filhos.

                Waldir Novais tinha 66 anos e era natural do município de Unaí. Após testar positivo para a Covid-19, foi internado pela primeira vez no Hospital Santa Helena em 4 de Março. Dias depois, recebeu alta, mas passou mal e foi levado para UTI

                Coube a ele a função de exercer a chefia do Executivo quando o prefeito José Gomes Branquinho (PSDB) foi infectado pelo Coronavírus e precisou se afastar para fazer o tratamento da Covid-19.

                Na vida pública, Waldir Novais foi reeleito vice-prefeito em 2020 e também atuava como Secretário de Governo. Ele trabalhou como servidor da Secretaria de Estado da Administração, contador da Prefeitura de Unaí nas gestões dos ex-prefeitos Saint’Clair Martins e Adélio Martins e foi Secretário da Fazenda na gestão de Antério Mânica.

                Em nota divulgada, a Prefeitura afirmou que “Waldir deixou um grande legado para a sociedade unaiense. Pai de família respeitado, homem humano, de coração generoso, atuante na sociedade, Waldir Wilson Novais Pinto Filho deixa um grande exemplo e fará muita falta para todos os seus familiares, amigos e para a cidade de Unaí-MG.”
                O prefeito José Gomes Branquinho decretou luto oficial de três dias. 

                Neste Sábado (210327), às 08:00 horas, haverá o féretro fúnebre saindo da Prefeitura com destino ao Cemitério São Vicente de Paulo.

                Em uma rede social, o diretório estadual do PSDB manifestou pesar diante do falecimento de Waldir Novais.

"Waldir havia perdido recentemente sua esposa devido à Covid-19 e hoje é mais uma vítima dessa triste pandemia. Apresentamos nossas sinceras condolências à família, aos amigos e a toda população de Unaí. Desejamos muita força neste momento de dor."


                Com Informações de: G1-GM.

ALFENAS-MG - Bombeiros atendem vítima de acidente e entre uma motocicleta e um veículo


               Na tarde de Quinta-feira (210325), na cidade de Alfenas-MG, no Bairro Cruz Preta, militares do Corpo de Bombeiros foram acionados para atendimento de acidente envolvendo colisão entre carro e moto.

               Ao chegar no local, a equipe de resgate encontrou a motociclista do sexo feminino, de aproximadamente 23 anos, deitada no solo consciente e orientada. 

               Os militares ao realizarem avaliação da vítima, constataram escoriações no ombro direto e uma possível lesão na mesma área. 
               A vítima também se queixava de forte dor na perna direita.

               Os Bombeiros realizaram atendimento da vítima no local prestando os Primeiros Socorros e em seguida a motociclista foi encaminhada ao hospital.



               Com Informações de
CBMMG - ALFENAS-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS