OPERAÇÃO BASTET
A POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS, na tarde desta Segunda-feira (180917) apresentou o resultado da Operação BASTET, desencadeada para reprimir estupros de vulneráveis na Comarca de Unaí-MG.
A POLÍCIA CIVIL, através da equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher - DEAM de Unaí, investigando os casos de estupro de vulnerável (art. 217- A CP) cuja vai de pena de 08 a 15 anos de reclusão realizou a prisão de 08 pessoas envolvidas diretamente com a prática de tal ilícito.
O trabalho investigatório realizado pelos policiais civis da DEAM - Unaí, demonstrou ao Poder Judiciário da comarca elementos da prática de tal hediondo crime por parte dos investigados, os quais valendo-se das condições de parentesco – filha, enteada, sobrinha e neta - e coabitação praticavam atos sexuais com crianças, cujas idades variam de 09 a 11 anos.
Com as informações colhidas pelos policiais civis, foi peticionado ao Juízo da Comarca a expedição dos respectivos mandados de prisão, tendo o primeiro sido cumprido no final de Agosto e o último nesta Quinta-feira (180913), da semana passada.
Para a realização de tais prisões, nossos policiais civis realizaram diversos deslocamentos, não só na zona rural de Unaí, como também no Distrito Federal, Goiás, Cabeceira Grande-MG e Paracatu-MG, tomando a cautela de minimizar, em tais prisões, os danos psicológicos nas vítimas, uma vez que todas tinham envolvimento emocional.
Dados dos investigados presos:
Julho T. Oliveira, 37 anos, acusado de estuprar a sobrinha de 11 anos;
Genival R. Silva, 42 anos, acusado de estuprar duas filhas e duas sobrinhas, a mais nova com 09 anos – “pregador do evangelho”;
Wamas B. de Melo, 27 anos, acusado de estuprar a enteada dos 11 aos 13 anos de idade;
Orismas da P. Araújo, 32 anos, acusado de estuprar a sobrinha de 11 anos de idade;
Rosimar P. da Conceição, 21 anos, em companhia de um adolescente, a prima deste, com 12 anos;
Anderson dos Santos Ferreira, acusado de estuprar a enteada dos 09 aos 10 anos;
Theobaldo Francisco da Costa, 58 anos, acusado de estuprar a neta de 13 anos, resultando na gravidez desta;
Jurandir Ribeiro dos Santos, 38 anos, acusado de estuprar a enteada de 11 anos.
A POLÍCIA CIVIL chama a atenção da comunidade e dos respectivos genitores para a importância de se preservar não apenas a integridade física, como também psicológica das vítimas, uma vez que todos os casos se deram no âmbito doméstico, o que dificultou o trabalho investigatório.
O nome ‘BASTET” se refere a deusa egípcia protetora do lar, uma vez que tal tipo de crime tem como vítima não apenas aquele ser em formação que sentiu na pele toda a violência sexual, mas também a família.
Causando sua desestruturação e possibilitando ainda que tal violência se perpetue num ciclo vicioso, pois muitas das vítimas de hoje se tornarão agressores amanhã, daí preocupação dos policiais civis em combater tal ilícito, tanto que as prisões se deram de forma cautelosa, com a finalidade de minorar os danos a todos os envolvidos.
Com Informações de:
PCMG - UNAÍ-MG.