PESQUISA NESTE SITE:

17 setembro 2018

UNAÍ-MG - Polícia Civil apresenta resultados da Operação BASTET e os oito suspeito de Pedofilia presos

OPERAÇÃO BASTET

 
                A POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS, na tarde desta Segunda-feira (180917) apresentou o resultado da Operação BASTET, desencadeada para reprimir estupros de vulneráveis na Comarca de Unaí-MG.

                A POLÍCIA CIVIL, através da equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher - DEAM de Unaí, investigando os casos de estupro de vulnerável (art. 217- A CP) cuja vai de  pena de 08 a 15 anos de reclusão realizou a prisão de 08 pessoas envolvidas diretamente com a prática de tal ilícito.

                O trabalho investigatório realizado pelos policiais civis da DEAM - Unaí, demonstrou ao Poder Judiciário da comarca elementos da prática de tal hediondo crime por parte dos investigados, os quais valendo-se das condições de parentesco – filha, enteada, sobrinha e neta -  e coabitação praticavam atos sexuais com crianças, cujas idades variam de 09 a 11 anos. 

                Com as informações colhidas pelos policiais civis, foi peticionado ao Juízo da Comarca a expedição dos respectivos mandados de prisão, tendo o primeiro sido cumprido no final de Agosto e o último nesta Quinta-feira (180913), da semana passada.

                Para a realização de tais prisões, nossos policiais civis realizaram diversos deslocamentos, não só na zona rural de Unaí, como também no Distrito Federal, Goiás, Cabeceira Grande-MG e Paracatu-MG, tomando a cautela de minimizar, em tais prisões, os danos psicológicos nas vítimas, uma vez que todas tinham envolvimento emocional.

Dados dos investigados presos:


                Julho T. Oliveira,  37 anos, acusado de estuprar a sobrinha de 11 anos;

                Genival R. Silva, 42 anos, acusado de estuprar duas filhas e duas sobrinhas, a mais nova com 09 anos  – “pregador do evangelho”;

                Wamas B. de Melo, 27 anos, acusado de estuprar a enteada dos 11 aos 13 anos de idade;

                Orismas da P. Araújo, 32 anos, acusado de estuprar a sobrinha de 11 anos de idade;

                Rosimar P. da Conceição, 21 anos, em companhia de um adolescente, a prima deste, com 12 anos;

                Anderson dos Santos Ferreira, acusado de estuprar a enteada dos 09 aos 10 anos;

                Theobaldo Francisco da Costa, 58 anos, acusado de estuprar a neta de 13 anos, resultando na gravidez desta;

                Jurandir Ribeiro dos Santos, 38 anos, acusado de estuprar a enteada de 11 anos.

                A POLÍCIA CIVIL chama a atenção da comunidade e dos respectivos genitores para a importância de se preservar não apenas a integridade física, como também psicológica das vítimas, uma vez que todos os casos se deram no âmbito doméstico, o que dificultou o trabalho investigatório. 

                O nome ‘BASTET” se refere a deusa egípcia protetora do lar, uma vez que tal tipo de crime tem como vítima não apenas aquele ser em formação que sentiu na pele toda a violência sexual, mas também a família.

                Causando sua desestruturação e possibilitando ainda que tal violência se perpetue num ciclo vicioso, pois muitas das vítimas de hoje se tornarão agressores amanhã, daí preocupação dos policiais civis em combater tal ilícito, tanto que as prisões se deram de forma cautelosa, com a finalidade de minorar os danos a todos os envolvidos.

                Com Informações de:
PCMG - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Homem efetua disparos contra muro de casa da ex-companheira e é flagrado com drogas durante prisão

Autor dos disparos tentava obrigar ex-companheira, que estava dentro da casa, a sair e falar com ele. Segundo a PM, ele já tinha passagens por tráfico de drogas e porte ilegal de armas.

                  Um homem de 40 anos foi preso em Unaí-MG na madrugada desta Segunda-feira (180917) após efetuar disparos de arma de fogo contra o muro da casa da ex-companheira, de 17 anos. 

                  De acordo com informações da Polícia Militar, o homem tentava obrigar a adolescente a falar com ele, mas a menor se recusou a sair de casa e ele começou a ameaçá-la de morte. A ex-cunhada do autor chamou a polícia, que conseguiu prendê-lo e encontrou a arma e drogas na mochila dele.

                  Ainda segundo a PM, o homem tentou fugir de bicicleta e caiu em uma grota. Cercado pelos militares, o suspeito atirou contra eles antes de jogar a arma no chão e tentar correr a pé por um matagal. 

                  Dentro da mata no Bairro Mamoeiro, o homem tentou resistir à prisão, mas foi contido e algemado. 
                  Um policial ficou ferido durante a ação.

                  Após a prisão, militares fizeram buscas na rota de fuga feita pelo suspeito e encontraram uma mochila azul com três munições intactas escondidas, além de um invólucro branco contendo uma porção de crack e uma porção de cocaína. 

                  A arma de fabricação artesanal foi encontrada no mato; a espingarda de modelo conhecido por “garruchão” tinha dois canos sobrepostos e estava carregada de munição calibre 32 e 36.

                  A PM informou ao G1 que moradores da região relataram que o homem preso seria um dos chefes do tráfico no Bairro Mamoeiro e que comercializava drogas que trazia de Brasília-DF
                  A ex-namorada dele prestou depoimento e disse à PM que o homem não aceita a separação e vinha a ameaçando há algum tempo.

                  O suspeito e o militar que ficou ferido foram encaminhados ao Hospital de Unaí na madrugada desta Segunda-feira. 

                  Ambos sofreram ferimentos leves e foram liberados. O autor dos disparos foi preso por porte ilegal de armas e tráfico de drogas e foi encaminhado ao Presídio de Unaí
                  As drogas, arma e munições foram levadas à delegacia da cidade.

                  Com Informações de: G1.

MINAS GERAIS - Operação aponta desmatamento de cerca de 1,2 mil hectares de mata atlântica

Dados foram levantados pelo Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais - NUCRIM, do MPMG, durante fiscalização na última semana.

               A Operação Mata Atlântica em Pé confirmou o desmatamento de mais de 1.200 hectares em Minas Gerais, o equivalente a aproximadamente 1.200 campos de futebol. 

               Os dados foram levantados pelo Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais - NUCRIM, do Ministério Público de Minas Gerais - MPMG, durante fiscalização na semana passada.

               De acordo com o órgão, duas pessoas foram presas em flagrante e quatro armas de fogo, uma arma branca, mais de 4.000m³ de lenha e carvão e dois pássaros foram apreendidos. 
               As multas aplicadas ultrapassam R$5.000.000,00.

               Segundo o MPMG, foram fiscalizados 70 propriedades e 157 polígonos em Águas Vermelhas-MG, Curral de Dentro-MG e Santa Cruz de Salinas-MG, no Norte de Minas, além de Cachoeira de Pajeú-MG e Medina-MG, no Vale do Jequitinhonha.


               A operação foi realizada em âmbito nacional e envolveu Ministérios Públicos e órgãos ambientais de 15 estados. No total, foi constado o desmatamento de cerca de 3.000 hectares, sendo cerca de 40% desta área localizada em Minas Gerais.

               O bioma da mata atlântica está presente em 17 estados brasileiros e cobre, em sua extensão original, cerca de 13% do território nacional, onde vivem aproximadamente 140.000.000 de pessoas. 
               Atualmente, de acordo com o Ministério Público, restam aproximadamente 10% de desse tipo de floresta.


               Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Polícia Civil prende oito indivíduos suspeitos de Pedofilia na região Noroeste, DF e Goiás

Oito  indivíduos foram presos pela Polícia Civil, envolvidos em pedofilia. Todos são suspeitos de estuprar crianças e adolescentes com idades variadas entre 9 e 13 anos.

                Nesta tarde de Segunda-feira (180917), a Polícia Civil, de Unaí-MG, apresentou oito presos, suspeitos de praticar Pedofilia.

                Oito homens, com idades entre 21 e 58 anos, foram presos suspeitos de estupros ocorridos no Noroeste de Minas
                As prisões ocorreram em cumprimento de mandados judiciais e fazem parte da Operação BASTET, desencadeada pela Polícia Civil de Unaí e que teve resultados apresentados na tarde desta Segunda-feira (180917).

                As vítimas, entre 09 e 11 anos, eram filhas, enteadas, sobrinhas e netas dos homens presos; todas as vítimas são de cidades e Comunidades no Noroeste de Minas.

                Os envolvidos foram presos na zona rural de Unaí, no Distrito Federal, Goiás, Cabeceira Grande-MG e Paracatu-MG.

                Segundo a Polícia Civil - PC, os mandados de prisão foram cumpridos entre o fim de Agosto e a última Quinta-feira (180913). A PC não esclareceu desde quando os crimes eram realizados.

                Alguns dos homens presos são suspeitos de mais de um estupro, segundo a polícia. Um dos presos, de 42 anos, é suspeito de estuprar duas filhas e duas sobrinhas. 
                Uma das vítimas, de 13 anos, que teria sido estuprada pelo avô, de 58 anos, ficou grávida devido à relação.

                A pena para estupro de vulnerável varia entre oito a 15 anos de reclusão. 

                Todos os presos foram encaminhados ao Presídio de Unaí, onde aguardam pelo julgamento.


                Com Informações de: G1.

CURVELO-MG - Três jovens são detidos suspeitos de homicídios e furtos


                 Três jovens, de 16 e 20 anos, foram detidos neste Domingo (180916) suspeitos de envolvimento em diversos crimes em Curvelo-MG, Região Central de Minas

                 Eles eram investigados pela Polícia Civil há mais de um ano e são apontados como autores de dois homicídios e uma tentativa na cidade.

                 Os crimes, de acordo com a polícia, estão relacionados ao tráfico de droga e disputa de grupos criminosos rivais que atuam em Curvelo. Após investigações, a Justiça expediu mandados de recolhimento e mandado de prisão contra os três jovens. 
                 Ainda segundo a polícia, os jovens também são suspeitos de vários furtos.

                 Os dois adolescentes foram detidos no Bairro Saroba e o jovem, de 20 anos, foi preso no Bairro Santa Rita neste Domingo. 
                 Os três foram encaminhados à delegacia.

                 Com Informações de: MinasHoje.

TRÊS CORAÇÕES-MG - Polícia apresenta dois suspeitos pela morte de taxista

                  A Polícia Civil apresentou na manhã desta Segunda-feira (180917) dois homens suspeitos da morte de um taxista em Três Corações-MG

                  O crime, na madrugada de 12 de Agosto, aconteceu após um pedido de corrida. 
                  A vítima foi morta com um tiro na cabeça.

                  Os dois são apontados como principais suspeitos, mas a polícia ainda não sabe a motivação do crime. 

“Essa morte possivelmente teria sido encomendada dentro de um presídio, com aval de uma organização criminosa, pois supostamente o taxista teria sido testemunha da prática de outro crime, de um homicídio ocorrido anteriormente”
                  Explicou o delegado Cristiano Silva de Almeida.

                  Um dos suspeitos foi preso em Três Corações e outro em São Tomé das Letras-MG. Durante depoimento na delegacia, os presos não informaram quem atirou contra a vítima.

                  José Juvêncio da Silva, de 57 anos, foi chamado para uma corrida e assassinado. Nas imagens do circuito de monitoramento de um estabelecimento, é possível ver quando os criminosos entram no carro.

                  Segundo as investigações, durante a corrida um dos suspeitos atirou na cabeça do taxista, que morreu no local. 

“Um dos suspeitos informa que adentrou no táxi e sentou no banco traseiro. O laudo de local, junto com o laudo de necropsia, revela que quem efetuou o disparo estava sentado no banco de trás”.

                  O corpo do taxista foi localizado no Parque Jussara. Imagens de outro local mostram a fuga dos criminosos após o crime. Os presos foram encaminhados para o Presídio de Três Corações.

                  Com Informações de: MinasHoje.

SÃO PAULO - Quadro de saúde de Bolsonaro é estável e deixa a UTI [10]

                 O quadro de saúde do candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL-SP), é estável de acordo com boletim médico divulgado há pouco pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo - SÃO PAULO, onde ele permanece internado na Unidade Semi-intensiva
                 Ele continua sem febre, com a função intestinal em recuperação e alimentação exclusivamente por meio de sonda, sem alimentação oral. 

                 Segundo os médicos, Bolsonaro continua fazendo exercícios respiratórios e de fortalecimento muscular. Também estão sendo aplicadas medidas de prevenção de trombose venosa.

                 Na tarde deste Domingo (180916), o candidato recebeu alta dos tratamentos da Unidade de Terapia Intensiva - UTI, quando passou a receber cuidados semi-intensivos.

                 Ele estava na UTI desde a última Quarta-feira (180912), quando foi submetido a uma cirurgia de emergência para tratar uma aderência que obstruía o intestino delgado. 
                 Antes das complicações, os médicos haviam começado a reintroduzir a alimentação por via oral.

                 Bolsonaro recebeu uma facada durante ato de campanha no último dia 6, em Juiz de Fora-MG. Após ter sido atendido na Santa Casa da cidade, onde chegou a passar por uma cirurgia, ele foi transferido, a pedido da família, para o Hospital Albert Einstein, na capital paulista, na manhã do dia Sete de Setembro.

ACOMPANHE O CASO:
                 Matéria [09] - 180918AQUI.
                 Matéria [11] - 180919AQUI.

                 Com Informações de: MinasHoje.

BRASILIA-DF - Incêndio atinge o Parque Nacional

Primeiras equipes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local no fim da tarde. Combate deve se estender pela noite. Motivo do fogo é desconhecido.


                Um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Nacional de Brasília-DF na tarde deste Domingo (180916). Até as 17:30 horas, as primeiras equipes do Corpo de Bombeiros ainda tentavam acessar a área de mata fechada, e não havia estimativa de prazo para extinguir as chamas.
                A causa do fogo é desconhecida. 

                De acordo com a corporação, a área queimada fica perto do Regimento de Cavalaria de Guarda do Exército e de um hipermercado. Até as 17:30 horas, não havia relato sobre vítimas ou construções atingidas pelo fogo.

                Uma imagem feita pelos bombeiros mostra a extensão da área queimada. No vídeo, é possível ver a fumaça sobre a copa das árvores, em uma região com vegetação densa e alta.

Fogo e seca


                A baixa umidade relativa do ar nesta época do ano, na região central do país, favorece a ocorrência de incêndios. No início do mês, o G1 mostrou que o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal tinha recebido 135 chamados desse tipo em 48 horas.

                Entre Janeiro e a primeira semana de Setembro, os incêndios florestais já tinham consumido cerca de 2.300 hectares de vegetação na capital. O número equivale ao triplo da área ocupada pela Região de Águas Claras-DF, por exemplo.


                Apesar do número alto, as estatísticas são menores do que em comparação com 2017. No ano passado, houve 4.904 ocorrências e uma área queimada de 6.895,33 hectares. 
                De acordo com os bombeiros, isso se deve ao volume intenso de chuva que caiu em agosto, o que ajudou a reduzir a quantidade de ocorrências.

                Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas esparsas registradas na última Quinta-feira (180914) e neste Sábado (180915) devem se tornar mais frequentes nas próximas semanas. 
                Com a volta das nuvens, a expectativa é de que o índice de incêndios diminua até o fim do ano.

                Com Informações de: G1.

UNIVERSAL - Identificando cientificamente os principais indivíduos do Gênero Equus (Cavalo, Jumento e Burro) e seus nomes populares

Jumento, mula, Asno, Burro, Cavalo, Jegue, Bardoto ... 
Qual é a diferença?

               Se você já xingou uma pessoa de Burro e outra de Jumento e acha que é tudo a mesma coisa, está na hora de rever seus conceitos.

               Há uma série de nomes que as pessoas usam indistintamente tanto para os equídeos quanto para ofender humanos, mas que são animais diferentes (no caso dos equídeos).

Primeiramente, vamos atualizar os nomes científicos.


               O Cavalo e o Asno eram considerados como duas espécies:
               Cavalo (Equus caballus)
               Asno (Equus asinus).

               Hoje, eles são considerados subespécies das espécies selvagens. O Cavalo ficou como "Equus ferus caballus" e o Asno como "Equus africanus asinus".


               Asno também é chamado de: Jumento e Jegue, principalmente na região Nordeste do Brasil
               Jerico é outro sinônimo, bem conhecido da expressão "ideia de Jerico".

               A fêmea do Cavalo é a Égua, chamada por esse Brasil afora também como:                Banguina, Beroba, Biscaia, Brivana, Guincha, Munã, Pichorra e Piguancha.
               Conhecia algum desses nomes?


               Do cruzamento da Égua com o Asno, nasce um híbrido: 
               Burro ou Mulo (macho).
               Mula ou Burra (fêmea).

               Tem se preferido por aí usar Burro para macho e Mula para fêmea. 

               Agora, se o cruzamento for entre Cavalo e Asna, os híbridos resultantes são chamados de:                Bardoto (macho).
               Bardota (fêmea), esses são menos conhecidos.

               Mu e Muar também são sinônimo de Burro, mas mais comumente utilizados no ambiente acadêmico.

Bom, mas olhando esses animais no campo, como distingui-los?


              Os Cavalos são os maiores (Media de 1,60 metro de altura), tem pelagem geralmente lisa e orelhas pequenas.

               
Os Asnos são os menores (1,30 metros de altura), os mais peludos e possuem as maiores orelhas. 

               Os Burros são os intermediários variando suas características de acordo com as da mãe: 1,40 metros de altura, pelagem baixa (como a do Cavalo) e orelhas um pouco menores que a do Asno.

               Se mesmo assim, ficar difícil de identificar o animal, pode chamá-lo de Besta ou Béstia, pois esse é o nome dado a qualquer quadrúpede domesticado.

               Com Informações de: Facebook. Wikipédia.

DISTRITO FEDERAL - DF abriga 51 sítios arqueológicos com mais de 11.000 anos

Locais guardam vestígios da ocupação humana no Planalto Central. Artefatos antigos e pinturas rupestres estão em 'museu a céu aberto', mas faltam programas de visitação.

                 A definição de uma Brasília-DF moderna esconde um passado rico em história. Ou melhor, pré-história. O motivo é a existência de 51 sítios arqueológicos que abrigam vestígios da ocupação do Planalto Central, há 11.000 anos.

                 Os locais estão espalhados por 10 regiões administrativas (veja lista abaixo), entre propriedades privadas e parques públicos. O acervo está sob responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, vinculado ao Ministério da Cultura.

"O estudo dos sítios arqueológicos é importante para entender processos de migração do Homo sapiens sapiens, o aperfeiçoamento da tecnologia, a transição do sistema econômico e a ocupação do Planalto Central"
                 Explica a arqueóloga do IPHAN Margareth Souza.

"Estudá-los permite conhecer a própria história do Brasil, como os grupos de caçadores-coletores se organizaram, as transições por que passaram."

Veja regiões onde há sítios arqueológicos no DF:


Brazlândia-DF,
Ceilândia-DF;
Gama-DF;
Jardim Botânico-DF;
Núcleo Bandeirante-DF;
Paranoá-DF;
Riacho Fundo-DF;
Santa Maria-DF;
São Sebastião-DF;
Taguatinga-DF.

                 Segundo os estudos, seres humanos perambulavam pelo Distrito Federal coletando frutos, cultivando plantas, pescando e caçando animais com lâminas de pedra lascada. Tudo isso durante o Período Quaternário – que abriga fósseis de espécies animais e vegetais.

                 A região onde foi construído o Plano Piloto, no entanto, não era ocupada por esses grupos que trocaram a caça pela agricultura. O motivo, segundo a pesquisadora do IPHAN, é a baixa oferta de água nesta área central.

"Os sítios arqueológicos estão em vales com bastante água. Fazia parte da estratégia de mobilidade percorrer as margens de rios, onde os antepassados captavam recursos."

Riqueza histórica


                 Dos 51 sítios arqueológicos reconhecidos no DF, 26 são vinculados a grupos de caçadores-coletores – são os chamados sítios líticos. A localização exata não é divulgada pelo IPHAN como forma de evitar a depredação do acervo ao ar livre.

                 Eles abrigam vestígios de instrumentos usados por esses indivíduos e até uma espécie de lança, usada para raspar e perfurar animais durante a caça. Parte desses itens foi recolhida, e está guardada na sede do instituto histórico.

                 Outros sete locais são classificados como sítios cerâmicos, que apresentam restos materiais de grupos que praticavam a agricultura. Os utensílios encontrados eram usados para o processamento dos alimentos. Há também instrumentos de pedra polida, tecidos e fibras.

                 Já os demais locais de preservação, 17, são classificados como sítios históricos, que revelam o processo de ocupação iniciado no século XVIII e estão relacionados à chegada dos portugueses ao Brasil. E, apenas, um – em Brazlândia – concentra pinturas rupestres.

Conservação


                 Nenhum sítio arqueológico do DF é aberto à visitação pública. Os locais estão restritos aos estudos de pesquisadores. 

                 Ao G1, Margareth afirmou que "falta acessibilidade" a esses museus a céu aberto. Muitos deles estão em meio a parques, áreas de preservação ambiental e em áreas particulares, sem trilhas.

"Os sítios não têm acessibilidade. 
Todos eles precisariam de profissionais contratados para protegê-los e permitir uma visitação controlada."

                 Um exemplo da falta de cuidado com a preservação dessa riqueza histórica aconteceu recentemente, no sítio de pinturas rupestres localizado em Brazlândia, em uma chácara particular. O único abrigo do tipo já identificado no DF foi pichado por vândalos. Há marcas de tinta na parede, cobrindo as marcações feitas há 11.000 anos.

                 Depois da ação, o local foi fechado para visitação após uma recomendação do IPHAN. Desde então, as pinturas que simbolizam rituais antigos dos "bisavós dos índios" estão riscadas e expostas à ação do tempo.

Descoberta


                 A descoberta mais recente no Distrito Federal fica em um condomínio de lotes no Paranoá-DF, o Jardins Genebra. Durante a primeira fase de um trabalho de licenciamento ambiental, em 2016, os técnicos do IPHAN observaram vestígios compostos por lascas e instrumentos produzidos a partir do quartzito (rocha).

                 Durante a escavação, foram identificados restos de uma fogueira, de onde foi possível resgatar amostras de carvão. O material foi enviado para um laboratório nos Estados Unidos, que fará a datação radiométrica. A técnica mede a radiação presente em elementos orgânicos e estima a idade de quando a fogueira e as ferramentas encontradas foram feitas.

                 Atualmente, as áreas de proteção desse sítio arqueológico ainda estão sendo definidas. Segundo o IPHAN, o achado arqueológico não vai inviabilizar o licenciamento ambiental do empreendimento.

                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS