PESQUISA NESTE SITE:

17 julho 2019

MATO VERDE-MG - Carreta bate em carro e motorista morre na MGC-122

Passageiro ficou ferido e foi socorrido pelo Samu; condutor da carreta disse que perdeu o controle ao reduzir a velocidade próximo a um quebra-molas.


                   Um homem de 35 anos morreu e o pai dele, de 56 anos, ficou ferido em um acidente na MGC-122, entre Mato Verde-MG e Porteirinha-MG, na noite desta Terça-feira (190716). 

                   Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as vítimas estavam em um carro que foi atingido por uma carreta. Aleandro Francisco da Purificação dirigia o automóvel e morreu no local; ele ficou preso às ferragens.

                   Ainda de acordo com os bombeiros, o motorista da carreta disse que perdeu o controle da direção ao reduzir a velocidade próximo a uma placa de quebra-molas. A carreta fez um L na pista e bateu de frente com o carro. 

                   O passageiro do veículo foi encaminhado ao Hospital de Janaúba-MG pelo SAMU com fratura exposta no membro superior, um ferimento na cabeça e escoriações. 
                   A perícia esteve no local e o corpo foi liberado para o IML.

                   O condutor da carreta não ficou ferido e foi levado para a delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos. O trânsito ficou interditado no local por 4 horas durante o trabalho de resgate das vítimas. 
                   A carreta estava vazia e seguia do Rio Grande do Sul para a Bahia.

                   Com Informações de: G1.

PARACATU-MG - Força-tarefa resgata 66 trabalhadores em situação análoga à escravidão

Inspeção constatou que não havia local para refeição, abrigo contra chuva, sanitário nem reposição de água potável.


                 Uma operação conjunta do Ministério Público do Trabalho - MPT, Superintendência Regional do Trabalho - SRT e Polícia Rodoviária Federal - PRF resgatou 66 pessoas em situação análoga à de escravo em Paracatu-MG, na Região Noroeste de Minas Gerais

                 Segundo informações da força-tarefa que atuou no caso, esses trabalhadores estavam em um alojamento mantido pelo Condomínio de Empregadores Rurais Santa Maria, cujas condições eram precárias, além de outras irregularidades encontradas.

                 Durante a inspeção no local, os procuradores do MPT que participaram da ação, Mateus de Oliveira Biondi e Sônia Toledo Gonçalves, e auditores fiscais do Trabalho constataram que trabalhadores exerceriam suas atividades na colheita de milho desprotegidos e sob risco de acidentes. 

                 Nas frentes de trabalho, não havia local para refeição, abrigo contra chuva, sanitário e reposição de água potável. A força-tarefa também verificou péssimas condições nos alojamentos dos trabalhadores, além da ausência de fornecimento de roupa de cama, sendo que alguns trabalhadores utilizavam tijolos e pedaços de madeira com travesseiro, acúmulo de lixo, entre outros problemas.

                 Houve também infrações quanto ao registro formal dos trabalhadores, à falta de depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS e controle de jornada, às condições em que o transporte para a colheita de milho era realizado.

Tráfico de pessoas

                 Conforme ainda apurado pelos procuradores e auditores, todos os resgatados foram aliciados para o trabalho por meio de "gatos", pessoas que intermediavam ilegalmente a contratação da mão de obra com a promessa de pagamento de diária de R$70,00 e oferta de bom alojamento. 

"Apuramos que muitos dos trabalhadores, insatisfeitos com as condições oferecidas, retornaram por conta própria para suas cidades de origem, muitas vezes com a ajuda de parentes"
                 Destaca relatório da força-tarefa.
                 Os trabalhadores são de cidades do Norte de Minas, do Maranhão e Piauí.

"Os trabalhadores foram trazidos de diversas partes do país e ficavam no alojamento sem saber ao certo quando iriam trabalhar. Muitos deles ficavam vários dias sem trabalhar, já que não eram acionados pelo empregador, e nesses períodos não recebiam qualquer valor nem era fornecida alimentação a eles"
                 Acrescentou o procurador Mateus de Oliveira Biondi.

                 Em razão das irregularidades, o Condomínio de Empregadores Rurais Santa Maria teve as atividades suspensas pelos auditores fiscais, que também lavraram autos de infração contra o empregador. Além disso, os trabalhadores que saíram do Nordeste do país receberam R$500,00 para o custeio da passagem de volta e aqueles que moram na Região Norte de Minas tiveram um ônibus fretado.


                 Com Informações de: Paracatu News.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS