PESQUISA NESTE SITE:

19 julho 2018

CARMO DO RIO CLARO-MG - Sete casos de raiva bovina confirmados em 2018

                  A confirmação de casos de raiva animal em bois preocupa autoridades de saúde e criadores de gado em Carmo do Rio Claro-MGSó neste ano já houve registro de sete casos da doença. 
                  Em todo o ano passado, foram oito registros.

                  Por causa desses registros, o Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA tem orientado os produtores a manter o gado vacinado e informar sobre morcegos na região, além de animais mordidos.

                  A vacina é a melhor forma de prevenção contra a raiva animal que é transmitidas pelos morcegos hematófagos, que carregam o vírus.

“Normalmente isso está acontecendo pela falta da vacinação que os produtores deixam de fazer. Então a gente orienta que os produtores façam essa vacinação.
O morcego pica o animal e os sintomas podem aparecer de 15 dias até sete meses”
                  Diz o fiscal da Vigilância Sanitária do município, José Joaquim Silva.

                  A raiva animal pode ser transmitida a seres humanos, se eles tiverem contato com a saliva ou secreções do animal infectado. 

                  Ainda conforme o fiscal da Vigilância Sanitária de Carmo do Rio Claro, em um universo de 41.000 animais, só 68% foram vacinados até o momento.

                  Com Informações de: MinasHoje.

MURIAÉ-MG - Bairro Planalto recebe edição do projeto ‘Ação Comunitária’

                A nova edição do projeto “Ação Comunitária” será realizada no próximo Sábado (180721) no Bairro Planalto, em Muriaé-MG.

                 A ação desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Muriaé visa levar diversão e serviços de forma gratuita aos moradores.

                A programação terá início às 8:00 horas, tendo brincadeira para as crianças, apresentações artísticas e culturais, oficinas, exames de saúde, orientações à população sobre Cadastro Único e de serviços ofertados pelo Núcleo de Atendimento da Assistência Social, distribuição de pipoca, entre outros.

                Durante o evento, que acontecerá na praça, também serão celebrados os 38 anos de fundação do bairro. O término do evento está programado para as 13:00 horas.

                Com Informações de: MinasHoje.

VARGEM GRANDE DO RIO PARDO-MG - Caminhão desgovernado derruba poste e motocicleta

Motorista do veículo informou para a PM que caixa de marcha teria sofrido pane; acidente provocou princípio de incêndio, mas ninguém se feriu.

                Um caminhão desgovernado derrubou um poste de iluminação e uma motocicleta após sofrer uma pane em uma rua de Vargem Grande do Rio Pardo-MG, no Norte de Minas, nesta Quinta-feira (180719). 

                De acordo com informações da Polícia Militar, o veículo passava pela Avenida Francelino Soares quando o acidente ocorreu. Por causa da rede elétrica instalada no poste, a batida provocou um princípio de incêndio, que foi controlado por moradores que utilizaram extintores, segundo a PM.

                Ainda de acordo com a polícia, o condutor informou que tentou introduzir marcha no caminhão durante a descida, mas o sistema apresentou problemas, quando ele perdeu o controle da direção. 
                O homem informou que jogou o veículo contra o poste para não atropelar ninguém.

                A área foi isolada pela Polícia Militar. O veículo pertencia a uma distribuidora, que faria a remoção do caminhão do local ainda nesta quinta. 
                Ninguém ficou ferido.

                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Auto Posto Avenida chega na cidade

                    Nesta Quinta-feira (180719), a família do senhor Jeová Costa, proprietário de postos de gasolina à 45 anos na cidade de Unaí-MG, sempre tem alugado seus postos, mas agora seus filhos resolveram abrir o Alto Posto Avenida, que fica na Avenida Governador Valadares, esquina com a Rua Aldeia, no Centro.

                    Com bandeira BR Petrobrás e a confiabilidade de 45 anos no mercado, seus filhos vieram para ficar, com um combustível confiável e preço imbatível já tem garantia de clientela.

                    Em conversa com um dos proprietários ele adianta que em breves dias estará funcionando a conveniência BR Mania que terá atendimento de excelência para todos os clientes.

                    O Auto Posto Avenida terá também troca de óleo para veículos, com a excelência dos produtos Petrobrás, e na garantia que terá mão de obra especializada e preço acessível. 

                    Para você nosso internauta não deixe de visitar o Auto Posto Avenida, quem já esteve lá já confirmou a agilidade no atendimento e a confiança dos Postos BR Petrobrás aliada à 45 anos de experiência da Família Costa

                    Auto Posto Avenida - Sinônimo de Confiança e Qualidade no Ramo.


                    Com Informações de: UnaíNews.

 

PIRAPORA-MG - Homem é morto após ser atingido por golpes de foice

Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, crime ocorreu após a vítima discutir com a esposa; autoria do crime não foi identificada.


                 Um homem, que não teve a idade revelada, foi morto a golpes de foice na tarde desta Quinta-feira (180719) em Pirapora-MG, no Norte de Minas. 

                 Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, a vítima, identificada como José Pereira Saraiva Souza, foi atingido por cinco golpes e morreu no local.

                 Ainda de acordo com os bombeiros, o crime ocorreu no Bairro São Geraldo e a ocorrência teria iniciado após a vítima discutir com a esposa. O homem foi atingido no ombro, nas costas, clavícula e mandíbula, além de um golpe que cortou do queixo até a orelha.

                 A perícia da polícia está no local. Até a publicação desta matéria, a autoria do crime não foi esclarecida e ninguém foi preso.


                 Com Informações de: G1.

TRÊS CORAÇÕES-MG - Tenor do Sul de MG é convidado para gravação de ópera com orquestra na Polônia em agosto


                 A carreira de um tenor de Três Corações-MG no Sul de Minas, ganhou um projeto em território europeu, na companhia de uma das orquestras mais importantes do continente. 

                 Matheus Pompeu, de 30 anos, nasceu em Três Corações, estudou para ser tenor e agora foi convidado para a gravação de um CD de ópera na Polônia.


                 O projeto, parte de um festival de música de Varsóvia, capital polonesa, começa em agosto. Matheus foi convidado pelo maestro italiano Fabio Biondi, fundador da Orquestra Europa Galante, que vai gravar o CD
                 O grupo é considerado uma referência na música erudita.

“Pra mim, é uma honra trabalhar com Fábio Biondi e sua Orquestra. A gente está falando de artistas do primeiríssimo nível”.


                 O tema do CD será a ópera Halka, de Stanisław Moniuszko

“A obra fundou a ópera nacional polonesa e contém temas muito sensíveis, do que existe de mais latente na alma da Polônia. É uma oportunidade de mergulhar nessa cultura, nesse país de tanta historia”.

                 A gravação será no fim de agosto. 
                 O último dia, 24, será em um concerto no 14º Festival Internacional de Música de Varsóvia

“Será bastante intenso o processo, muitas repetições de trechos. A gravação de uma ópera envolve solistas, grande orquestra, coro lírico. É muita gente envolvida”
                 Explica Matheus.

                 Segundo a direção de eventos da Orquestra Europa Galante, 50 músicos, seis solistas e 20 cantores participam das gravações. 

“Sem dúvida é um projeto muito importante pra minha carreira, pro meu desenvolvimento artístico. Eu nunca gravei em CD antes. Viver essa experiência vai ser fantástico. Tenho certeza que vai ser um crescimento pessoal e artístico”
                 Comemora Matheus.

O convite


                 O convite para ser um dos tenores na gravação italiana inédita de “Halka” na Polônia veio após trabalhos na Espanha

                 Matheus mora em Valência, terceira maior cidade espanhola, desde setembro de 2017, quando foi aprovado em uma audição na Academia de Ópera Plácido Domingo.

“O Maestro Biondi foi diretor musical do Opera City Hall em Valência e trabalhou em diferentes produções com Matheus. Ele gostou do trabalho do tenor e de suas habilidades. E decidiu convidá-lo para este projeto na Polônia”
                 Contou a gerente de turnê da orquestra Europa Galante, Ines de Labra Jouin, em entrevista ao G1.

“Fico por aqui até julho de 2019. Desenvolvo estas atividades na academia de ópera, junto ao teatro, atividades acadêmicas, master class com grandes cantores. É um teatro importante da Europa”
                 Explica o tenor.

                 Na rotina no continente europeu, Matheus lembra das referências que construiu no Sul de Minas

“Sou de Três Corações, e sempre tive relações muito fortes com o Sul de Minas. Minhas primeiras imagens, primeiras fontes de inspiração sempre foram a região. 
As paisagens, as montanhas”.


                 Nos últimos anos, fez dois recitais na cidade natal. 

“É o meu lugar no mundo. Por enquanto sigo sem previsão de voltar, o ritmo aqui é intenso. Mas é a minha terra, minha origem, pra mim é muito significativo”.

                 Pela Europa, depois da gravação de “Halka”, o próximo projeto é a abertura Festival de Bremen, na Alemanha, também com Fabio Biondi e Europa Galante.

                 Com Informações de: MinasHoje.

LAVRAS-MG - Presos que esperavam transferência são levados para presídio em Boa Esperança-MG

                 Os dois presos que estavam na Delegacia de Lavras-MG esperando a transferência para uma unidade prisional foram levados para o Presídio de Boa Esperança-MG na noite desta Quarta-feira (180718). 
                 Superlotado e em condições precárias, o Presídio de Lavras foi interditado pela Justiça.

                 Com a falta de vagas, os dois presos tiveram que aguardar na sala de refeição da delegacia, algemados pelos pés. 

                 À noite eles ficavam em uma cela, sem banheiro, sem luz e janela, que mal tem espaço para dois colchões. Um deles, preso na tarde de Segunda-feira (180716), ficou nessas condições por mais de 50 horas.

                 A família do detento denunciou o caso depois de descobrir, um dia depois, que ele ainda estava na delegacia e teria passado a noite sobre um banco.

                 O Presídio de Lavras foi interditado em maio por causa das condições precárias das instalações elétricas, de esgoto e também por causa da superlotação. Com capacidade para 89 detentos, a unidade já está com 300. 

                 Apesar do impasse, a juíza que determinou a interdição disse que já vem lutando pelas melhorias no presídio desde 2015 e que não vai abrir mão da decisão.

                 No Sul de Minas, os presídios de Campo Belo-MG e Bom Sucesso-MG também sofreram interdições por causa da superlotação. 

                 Na Quarta-feira, a Secretaria de Administração Prisional disse que esse é um problema não só do estado, mas de todo o país e informou que as unidades prisionais de Minas Gerais têm 40.000 vagas, mas atualmente abrigam cerca de 70.000 detentos. 

                 A SEAP também disse que vem tratando o caso com a Polícia Civil e o Poder Judiciário para resolver a situação.

                 Com Informações de: MinasHoje.

UNAÍ-MG - Expectativa é entregar a ponte “pronta” em Outubro [08]


                  Se não houver nenhum contratempo, a ponte sobre o Córrego Canabrava, em Unaí-MG; na Rua Dulce Torres Brochado, próximo ao cemitério novo, deverá estar pronta em Outubro. 
                  A expectativa é do secretário municipal de Obras, Durval Mendonça, manifestada durante visita à obra feita na manhã desta Quarta-feira (180718).
                  A obra da ponte entrou na fase de construção do encabeçamento (estrutura construída para suportar tanto o peso da ponte, com as vigas metálicas e o concreto da plataforma, quanto o empuxo da terra que fica nas bordas).

                  Para acelerar essa fase de execução, a equipe da Secretaria Municipal de Obras recebeu reforço no número de pessoal. Hoje, são oito operários trabalhando em dois turnos para dar conta do serviço.
                  Na próxima etapa, serão colocadas vigas metálicas e construída a plataforma de concreto, com a pista de rolagem dos veículos, passeios e corrimãos. A expectativa de conclusão dessa próxima fase é em meados de setembro. A liberação total da ponte somente em outubro, depois dos 28 dias necessários para a cura do concreto.
                  A ponte foi interditada para passagem de veículos em novembro de 2017, quando a PMU e o SAAE detectaram problemas de fundação. 

                  Como é via de ligação de dois importantes bairros da cidade, Bairro Politécnica e Bairro Primavera, Uma passarela foi improvisada no local, com refletor de iluminação, para passagem de pedestres, ciclistas e motociclistas.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Matéria Anterior - [07] - 180704 - AQUI.
Próxima Matéria - [09] - 181001 - AQUI.


                  Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

PARAGUAÇU-MG - Carreta carregada com milho tomba sobre caminhonete na BR-491

                Duas pessoas ficaram feridas depois que uma carreta carregada com milho tombar sobre uma caminhonete no início da tarde desta Terça-feira (180717) na BR-491, próximo a Paraguaçu-MG.

                Segundo a polícia, uma pessoa foi socorrida para o hospital em Alfenas-MG e uma outra ficou presa às ferragens.

                Até a publicação desta reportagem, a polícia não havia divulgado mais informações sobre o acidente.

                Com Informações de: MinasHoje.

MONTES CLAROS-MG - Viatura do SAMU é atingida por ônibus durante atendimento de ocorrência

Cinco pessoas, entre elas três socorristas do Samu, tiveram ferimentos leves; a viatura foi atingida na lateral pelo ônibus e estava com sirene e Giroflex ligados, segundo a assessoria de comunicação.


                 Ao menos cinco pessoas ficaram feridas no início da tarde desta Quinta-feira (180719) após uma colisão entre uma viatura do SAMU e um ônibus do transporte coletivo urbano de Montes Claros-MG

                 O acidente ocorreu em um cruzamento da Avenida João Luis de Almeida, próximo ao prédio da prefeitura e causou interrupção parcial do trânsito durante alguns minutos.

                 Segundo o SAMU, a viatura era composta por três socorristas, que se deslocavam para atendimento de ocorrência de urgência no Bairro Vila Brasília, quando ocorreu o acidente. A viatura foi atingida na lateral pelo ônibus. 

                 De acordo com o SAMU, o veículo estava com sirene e Giroflex ligados, mas não informou se a viatura precisou ultrapassar o sinal de trânsito.

                 Os três socorristas e dois passageiros do ônibus tiveram ferimentos leves e foram levados para o hospital para avaliação médica. A perícia foi chamada ao local e dinâmica do acidente ainda é apurada.

                 O G1 não conseguiu contato com a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros - ATCMC.

                 Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Bope é acionado para remover artefatos explosivos encontrados em residência

Bombas caseiras foram localizadas por homem contratado para fazer capina na casa; Polícia Militar isolou o local e acionou o grupo especial de Belo Horizonte.

                  O Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE de Belo Horizonte-MG foi acionado para fazer a retirada de artefatos explosivos caseiros encontrados em uma residência em Montes Claros-MG

                  O material foi achado nesta Quinta-feira (180719) por um homem contratado pelo proprietário do imóvel, localizado no Bairro Cândida Câmara, para fazer capina do jardim. 
                  A Polícia Militar fez o isolamento da área para evitar riscos de explosão.

                  Segundo informações da PM, três peças de explosivos foram encontradas. A maior delas mede aproximadamente 13 centímetros de altura e seis centímetros de diâmetro. 

                  O BOPE precisou se deslocar até a área para retirar as bombas porque, de acordo com a polícia, o manuseio incorreto das bombas poderia provocar um acidente. 

                  O potencial explosivo dos artefatos não foi identificado.
                  Para a polícia, as bombas podem ser pirotécnicas e a suspeita é de que tenham sido fabricadas durante dias de jogos da Copa do Mundo
                  Os responsáveis pelo material não foram encontrados. 

                  O proprietário do imóvel informou para a PM que há meses a casa está desocupada e que não sabe como os artefatos foram colocados no jardim.

                  Até esta publicação, os explosivos seguem na casa à espera de técnicos do BOPE que chegariam a Montes Claros de avião.

                  Com Informações de: G1.

CROÁCIA - Kolinda Brabar-Kitarović, a popular presidente-torcedora acusada de xenofobia

As imagens da chefe de Estado croata com a seleção rodaram o mundo, mas quem é esse política de 50 anos que é a primeira mulher a chegar à Presidência de seu país?

                 Ela foi a torcedora mais popular do time croata. 
                 Vestida com a camisa da sua seleção e com gestos e poses entusiasmadas que fogem ao protocolo oficial, a presidente Kolinda Brabar-Kitarović tornou-se um dos personagens mais carismáticos da Copa do Mundo da Rússia.

                 À medida que a Croácia avançava na competição rumo à final, a chefe de Estado dessa pequena nação europeia estava nas machetes ao redor do mundo não só pelas efusivas demonstrações de apoio à sua equipe.

                 Como confirmou o próprio governo croata, Kolinda descontou de seu salário os dias em que se ausentou para ver o Mundial. Também pagou suas passagens de avião e ingressos para os estádios com seu próprio dinheiro, viajou de classe econômica e abriu mão da área VIP em algumas partidas para ficar na arquibancada com outros torcedores.
                 Ela só perdeu um jogo, e foi por uma boa razão: na semifinal contra a Inglaterra, estava na Bélgica para participar da cúpula da Otan, o organismo internacional para o qual trabalhou durante anos antes de se lançar na disputa pela Presidência.

                 Na ocasião, ela deu a camisa de sua seleção ao presidente americano, Donald Trump, e à premiê britânica, Theresa May
                 Mas a cúpula não a impediu de voltar a Moscou para a final.


                 E, apesar da derrota de sua equipe, a presidente não só abraçou os jogadores e até o presidente francês, Emmanuel Macron, de forma pouco ortodoxa para o cargo, mas também se molhou na chuva que caiu após o jogo enquanto outros, como o presidente russo, Vladimir Putin, se protegiam sob guarda-chuvas.
                 Foi uma sensação. 

                 Segundo o site de análise de dados Mediatoolkit, as histórias e publicações em redes sobre Kolinda durante a final superaram em 25% as menções de sua seleção e, inclusive, as de jogadores como Luka Modrić, o ganhador da Bola de Ouro.


                 E agora que a febre da Copa do Mundo passou, a presidente está emergindo, segundo a mídia local, como a personalidade mais popular do país.

                 Mas quem é essa política de 50 anos que fala quatro idiomas e, em 2015, se tornou a primeira mulher a ser presidente da Croácia?

Política e futebol


"Em termos de opiniões políticas, ela é uma conservadora populista-nacionalista, embora seja algo realmente difícil de acreditar com base no que foi visto na Copa do Mundo"
                 Diz Dejan Jović, professor de Ciência Política da Universidade de Zagreb, na Croácia.

                 De acordo com o especialista, o gosto da presidente pelo futebol combina com seu projeto de dominar áreas "tipicamente masculinas" a fim de demonstrar que ela é ao mesmo tempo uma líder forte e capaz, sem deixar de ser popular.

                 Antes de entrar na política, a presidente Kolinda passou um ano estudando nos Estados Unidos. Depois, voltou a seu país e se formou em Literatura Inglesa e Espanhola.

                 Foi então que, ainda como estudante, ela começou a trabalhar como consultora de cooperação internacional do Ministério da Ciência e Tecnologia croata.


                 Ela estudou diplomacia, fez mestrado em Relações Internacionais e foi por três anos conselheira na embaixada da Croácia em Ottawa, no Canadá.

                 Em 2000, ela voltou a trabalhar no governo como ministra de Assuntos Europeus e depois como ministra de Relações Exteriores e Integração Europeia.

                 Depois, ela voltou aos Estados Unidos como embaixadora. Foi lá que ocorreu o primeiro escândalo do qual seus críticos não se esquecem.

                 Durante o período em Washington, seu marido usou o carro oficial da embaixada para assuntos privados, o que gerou um escândalo que fez o governo de Zagreb cambalear.


                 Sua popularidade declinou na época, mas sua reputação logo a levou a se tornar a subsecretária de Diplomacia Pública da Otan.

                 Não demoraria até que ela finalmente chegasse à Presidência, ao mesmo tempo em que faz um PhD em Política na Universidade de Zagreb.

                 No entanto, apesar de sua carreira ascendente, seus pontos de vista e do União Democrática Croata, partido conservador e anti-imigração que ela representa, foram rotulados em seu país como "xenofóbicos" por grupos de direitos humanos.

Contra os refugiados


                 Sua visibilidade após a Copa do Mundo, na verdade, também revelou fatos obscuros da sua carreira.

                 Falou-se de uma foto polêmica dela com uma bandeira de origem nazista ou seu apoio às políticas anti-imigrantes, que incluíam propostas de leis para punir quem fornecer ajuda humanitária aos imigrantes.

                 De fato, de acordo com Jovic, durante o auge da crise de refugiados em 2015, a líder croata foi mais radical em sua postura do que o próprio governo e, em dado momento, sugeriu que a Croácia deveria usar o Exército para defender suas fronteiras.

"Ela também é mais conservadora em todos os assuntos que o atual primeiro-ministro"
                 Diz o professor Jović.


                 No entanto, apesar de sua forte política anti-imigração, que gerou críticas da União Européia e da Anistia Internacional, o cientista político acredita que há outra questão relacionada aos êxodos que preocupa mais a presidente.

"Seguindo seu perfil político tradicionalista, ela está muito mais preocupada com os croatas que emigraram do país do que com os refugiados ou imigrantes que gostariam de se estabelecer na Croácia. Os primeiros são muitos, enquanto os últimos são poucos"
                 Diz Jović.


                 A população da Croácia não cresceu nos últimos 30 anos. 

"Ela afirma que a Croácia corre o risco de ficar deserta se continuar a tendência de pessoas deixarem o país (em grande parte, para a Europa Ocidental) e, portanto, propôs que o governo fizesse mais para aumentar a taxa de natalidade."

                 O professor acrescenta que a presidente "considera que os croatas estão excessivamente pessimistas e, portanto, quer aproveitar o grande sucesso da seleção de futebol para substituir o ambiente pessimista por um otimista".

O caminho para o governo


                 Segundo o especialista, apesar de sua popularidade, o poder real da presidente Kolinda na Croácia é limitado, assim como suas conquistas durante o atual mandato. 

"Ela não fez muito de fato, mas ela não pode fazer muito na posição de presidente"
                 Diz Jović.

"No entanto, estando ao lado de forças nacionalistas e algumas vezes machistas da sociedade, ela não encorajou uma maior liberalização da sociedade croata, que fazia parte do processo de adesão da Croácia à União Europeia (antes de 2013)."


                 Mas, de acordo com o cientista político, os recentes sinais enviados pela presidente podem ser interpretados como uma amostra de suas aspirações para se tornar a verdadeira líder do país em 2020 como primeira-ministra.

                 Agora, depois da Copa do Mundo, ela está emergindo como a personalidade mais influente na política croata.


                 Jović ressalta que, desde antes, a presidente Kolinda tem sido caracterizada por frequentes críticas aos governos de seu país, tanto de esquerda quanto de direita, o que a tornou popular em diferentes estratos da sociedade.

"Ser crítica atrai alguns dos marginalizados da sociedade, e, com seu comportamento retórico e nacionalista (por exemplo, durante as partidas da Copa do Mundo, quando mais parecia uma torcedora do que uma chefe de Estado), torna-se mais atraente à direita"
                 Diz ele.


                 De fato, o cientista político afirma não ter dúvidas de que a presidente aproveitará a popularidade da Copa do Mundo para obter um segundo mandato presidencial nas eleições do ano que vem. 

"Sua presença na Copa do Mundo definitivamente poderia ser descrita como um ato pré-eleitoral"
                 Diz Jović.


                 Com Informações de: G1.

ESPÍRITO SANTO - Preso acusado de estuprar a própria filha, aparece morto na cadeia

Crime aconteceu em presídio de São Domingos do Norte, no Noroeste do Estado. A Secretaria de Justiça apura o caso.

                Um detento de 50 anos foi encontrado morto dentro do Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte, na Região Noroeste do Espírito Santo, nesta Terça-feira (180717).

                O homem foi detido na Sexta-feira (180713), em São Gabriel da Palha-ES, acusado de estuprar a filha, de 16 anos.

                A Corregedoria da Secretaria de Estado da Justiça - SEJUS vai apurar o caso e disse que “todas as providências legais cabíveis já foram adotadas”.

                A adolescente está em um abrigo de São Gabriel da Palha-ES desde Sexta-feira - (180713).

                Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS