PESQUISA NESTE SITE:

19 abril 2018

BUENÓPOLIS-MG - Homem que estuprou e matou menina é condenado a 36 anos de prisão

Jairo Lopes, de 44 anos, negou autoria do crime durante o júri, que terminou por volta das 18:30 horas; advogado do réu afirmou que não vai recorrer da decisão.

                  O julgamento de um crime bárbaro que comoveu o Norte de Minas teve conclusão no fim da tarde desta Quinta-feira (180419) em Buenópolis-MG

                  Jairo Lopes, de 44 anos, foi condenado a 36 anos de prisão por estuprar e matar a garota Rayane Aparecida Cândida; o crime ocorreu em 2016, quando a menina tinha 10 anos. 

                  O autor, que está preso desde a época do crime, cumprirá a pena pelos crimes de estupro de vulnerável, homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.

                  O advogado de Jairo Lopes, Décio Marílio Dias, afirmou que não tem intenção de recorrer da decisão da Justiça. 
                  A sessão de júri popular, formada por sete jurados, começou por volta das 9:45 horas no Fórum de Buenópolis e terminou por volta das 18:30 horas. 
                  Segundo o advogado de Jairo Lopes, o autor deve seguir preso em Ribeirão das Neves-MG.

                  O G1 entrou em contato com uma tia da vítima na tarde desta Quinta-feira, que acompanhou o julgamento ao lado do pai, tios e avós de Rayane

                  Por telefone, ela contou que ficou angustiada durante o andamento do júri e com a postura do autor. 

“Na época do crime, ele confessou tudo o que fez com minha sobrinha. Agora, na frente do juiz, ele tem inventado histórias mirabolantes, dizendo que encontrou com a Rayane à beira de um rio e que não lembra de ter feito nada contra ela. É tudo mentira”
                  Desabafou.

                  Preso suspeito de estuprar e matar criança de 10 anos em Buenopólis-MG.


Entenda o caso

                  Jairo Lopes foi identificado pela polícia como autor do estupro e assassinato de Rayane, quando as botas dele foram encontradas sujas pelo sangue da menina, dias posteriores ao crime. 

                  Ele conseguiu se esconder nas matas próximas à comunidade rural em que morava por quase uma semana. O corpo da menina só foi encontrado após a prisão, quando o acusado indicou aos militares onde havia escondido. 
                  Ela tinha marcas de violência e o corpo estava sem o coração.

                  Usando o nome de “Adauto”, Jairo Lopes morou na zona rural de Buenópolis por dois anos. A fazenda do pai da vítima fica na mesma região onde o acusado morava.

                  O caso gerou comoção e um grupo de pessoas tentou agredir o acusado quando ele foi levado para a Delegacia de Curvelo-MG

                  Jairo chegou de helicóptero e foi mantido dentro da aeronave até que a polícia conseguiu controlar o tumulto na Praça Central.

CONFIRA OUTRAS MATÉRIAS SOBRE O CASO:
=> 160602 <=
=> 160603 <=
=> 160604 <=
=> 160605 <=
=> 160608 <=
=> 160609 <=
=> 160609 <=
=> 160826 <=
=> 170426 <=
=> 180419 <=

                  Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Jornalista acusado de estupro na Câmara de vereadores é indiciado pela Polícia Civil

Para a PC, o depoimento da vítima tem ‘valor probatório’, mesmo sem testemunhas; documentos foram encaminhados à Justiça de Montes Claros.

                 A Polícia Civil indiciou um jornalista de Montes Claros-MG por crime de estupro contra uma colega de trabalho na Câmara Municipal da cidade. O ex-chefe do setor de comunicação da Câmara foi denunciado pela vítima, que ocupa cargo de assessora, por abusos que teriam ocorrido no dia 07 de Fevereiro deste ano. 

               O inquérito da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, que investigava o caso, foi encerrado nesta Quinta-feira (180419) e entregue à Justiça para andamento do processo.

               No inquérito, a Polícia Civil diz que o acusado teria “agarrado a vítima de 24 anos, por trás, passando as mãos por sua barriga e seios, e ainda teria dado uma leve ‘chupada’ em seu pescoço”, relata a Polícia Civil, em nota. 

               Para a PC, mesmo que o ato não tenha tido testemunhas, o depoimento da jornalista vítima da ação serve como prova do processo movido contra o ex-chefe de setor. 

“A palavra da vítima reverte-se de valor probatório, pois esses crimes são praticados, na maioria das vezes, na ausência das testemunhas”
               Informa a nota.

               O inquérito entregue pela Delegacia da Mulher afirma ainda que o acusado teria submetido à vítima a situação constrangedora e em local público. 

“Os meios probantes comprovaram que o investigado teria tocado na vítima de forma libidinosa, inclusive, submetendo-a a situação indesejada e constrangedora. Ademais, o fato ocorreu em órgão público, local em que se deve privar pelo respeito”
               Afirmou a delegada Karine Maia, responsável pelo caso.

               O acusado, segundo o Código Penal, pode ser submetido a pena de reclusão por 6 a 10 anos. O inquérito foi encaminhado para a Justiça, para prosseguir nas investigações; a PC não pediu a prisão do investigado.

O que dizem os envolvidos

               O G1 fez contato por telefone com o acusado de ter cometido o ato de estupro na Câmara de Montes Claros. O então chefe do Setor de Comunicação do órgão demonstrou não saber, até o momento, sobre o encerramento do inquérito e disse não querer se pronunciar sobre o assunto.

               A jornalista, vítima do ato, se disse muito abalada com o encerramento das investigações e afirmou ter fé na Justiça. 

"Deus é justo! Sei que ainda terei que percorrer por vários caminhos, mas essa decisão da PC prova que não devemos ter medo de denunciar. 
Durante o processo de investigação sofri muito com os olhares de dúvida, piadinhas ofensivas, mas isso me tornou mais forte para não desistir. 
Agradeço cada apoio de luta; tenho fé que a justiça será feita"
               Diz

O que diz a Câmara Municipal

               A Câmara Municipal de Montes Claros informou, por meio de nota, que “teve acesso ao Relatório do Inquérito Policial referente aos dois servidores contratados”
               Segundo o órgão, o documento será analisado pelo presidente da Casa Legislativa e, só então, algum parecer será divulgado.

               Uma sindicância foi instaurada para apurar a denúncia no dia 27 de Fevereiro. A Câmara criou, ainda, uma Comissão Especial que faria análise do caso, formada por três servidores efetivos e apoio jurídico. 

               A assessoria informou ao G1 que a sindicância interna na Câmara Municipal “é sigilosa e já foi concluída”
               O servidor acusado do abuso permanece afastado do cargo e a jornalista segue a rotina de trabalho do órgão.

               Com Informações de: G1.

CORONEL FABRICIANO-MG - Dona de casa é agredida e assaltada no Centro

                 Por volta das 20:55 horas desta Quarta-feira (180418) Ocorreu um roubo na Rua Maria Matos no Centro de Coronel Fabriciano-MG

                 Dona de casa de 45 anos foi rendida por um indivíduo alto, moreno escuro, que chegou por trás, jogou a vítima ao solo e puxou a bolsa dela, contendo Celular, HD Externo e remédios. 

                 A vítima sofreu lesões na mão esquerda e nos braços, sendo socorrida para receber atendimento médico.

                 Com Informações de: MinasHoje.

OLHOS D'ÁGUA-MG - Dois assaltantes são presos após seis roubos

Crimes foram cometidos em Bocaiuva, Itamarandiba e Carbonita; Polícia Militar montou operação em várias cidades para interceptar os criminosos.

               Dois assaltantes foram presos nesta Quarta-feira (180418) após uma série de roubos cometidos nas cidades de Bocaiuva-MG, Itamarandiba-MG e Carbonita-MG

               Segundo a Polícia Militar, os dois foram interceptados na cidade de Olhos D’água-MG por militares que faziam rastreamento para prendê-los; a mesma ação era realizada em vários municípios da região.

               Os dois estavam em um carro de passeio que foi usado por três criminosos no roubo de uma caminhonete em Bocaiuva, na tarde desta Terça-feira (180417); a ação foi flagrada por câmeras de segurança. 

               Após o crime, de acordo com a PM, o trio seguiu para a cidade de Itamarandiba e assaltou um açougue e um posto de combustíveis; eles fugiram levando dinheiro dos estabelecimentos. 

               Nesta Quarta-feira (180418), os criminosos retornaram ao mesmo posto de combustíveis e o assaltaram novamente.


               A PM informou que os criminosos seguiram para cidade de Carbonita e assaltaram uma agência dos Correios

               Um funcionário informou que eles estavam armados, mas não esperaram o tempo programado para os cofres abrirem, por isso fugiram levando apenas o dinheiro dos caixas. 
               Momentos depois outro posto de combustíveis foi alvo dos assaltantes.

               Uma operação foi montada pela PM na tentativa de interceptá-los. Em Olhos D’água, foram apreendidos dinheiro e roupas semelhantes às usadas no roubo da caminhonete. 

               Os dois presos foram levados para a delegacia. 
               A polícia busca por outros participantes dos crimes.

               Com Informações de: MinasHoje.

JUIZ DE FORA-MG - Detento é encontrado morto dentro de cela em delegacia

Caso ocorreu na madrugada desta Quinta-feira (180419) enquanto ocorrência era registrada pela PM. Polícia Civil vai investigar o caso.

                Um homem de 34 anos foi encontrado morto na madrugada desta Quinta-feira (180419) dentro da cela da Polícia Militar - PM na Delegacia de Polícia Civil no Bairro Santa Terezinha, em Juiz de Fora-DF.

                O caso foi registrado como autoextermínio e será investigado pela Delegacia Especializada de Homicídios, que aguarda o laudo pericial ficar pronto. A PM instaurou procedimento administrativo interno para apurar a morte.

                De acordo com as informações preliminares da PM, ele foi detido durante a madrugada por lesão corporal, após agredir a esposa, de 24 anos. O homem foi conduzido à delegacia para o Registro de Evento de Defesa Social - REDS.

                Por volta de 3:00 horas, ele solicitou um telefonema, mas foi informado pelo policial de que poderia fazer isso quando a ocorrência fosse encaminhada à Polícia Civil. Cerca de 30 minutos depois, um policial o encontrou enforcado com um cadarço.

                Ainda segundo a PM, o material não seria dele, porque não foi encontrado nas buscas feitas antes de colocá-lo na cela.

                O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU esteve no local e constatou a morte do homem. 
                Após a perícia, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal - IML.

                Com Informações de: MinasHoje.

EWBANK DA CÂMARA-MG - Carreta carregada com carvão tomba e interdita BR-040

Uma pessoa ficou ferida e foi levada para um hospital em Santos Dumont.

                  Uma carreta carregada com carvão tombou na BR-040 e interditou parte da rodovia na manhã desta Quinta-feira (180419), em Ewbank da Câmara-MG

                  De acordo com a Polícia Rodoviária Federal - PRF, o acidente ocorreu no Km 758 e a ocorrência segue em andamento.

                  De acordo com informações preliminares da Via 040, concessionária responsável pelo trecho, uma pessoa ficou ferida e foi encaminhada para um Hospital em Santos Dumont-MG. Não foi divulgado o estado de saúde dela, nem se era o condutor do veículo.

                  A carga está espalhada na pista e a concessionária explicou que o trânsito está lento no trecho. 
                  Funcionários coordenam sistema de “pare e siga” no local. 
                  O congestionamento é de aproximadamente 1 Km.

                  Com Informações de: MinasHoje.

NAZARENO-MG - DNIT inicia obras de recuperação em ponte que caiu na BR-265,

Rodovia, que é a principal ligação do Sul de minas com o Campo das Vertentes, está interditada desde o dia 11 de março.

                 O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT iniciou as obras para recuperar o trecho onde uma ponte caiu na BR-265, em Nazareno-MG

                A rodovia, que é a principal ligação do Sul de Minas com o Campo das Vertentes, está interditada desde o dia 11 de Março.

                A alternativa para os motoristas tem sido um desvio de quase 15 Km onde só são permitidos veículos com até 10 toneladas. Mesmo assim carretas e caminhões insistem em passar pelo local criando longos congestionamentos na zona rural. 
                Além disso, alegando danos nas propriedades, moradores passaram a cobrar pelo acesso.

                Para os usuários dos ônibus intermunicipais, a alternativa é descer de um lado e cruzar uma pinguela e um pasto para seguir viagem. 


                Para oferecer mais segurança a quem tem que passar pelo trecho, funcionários contratados pelo DNIT construíram degraus no acesso à pinguela que tem sido usada também pelos moradores.

                Estruturas novas já foram instaladas no local e outras peças devem chegar ao longo desde semana. Segundo os funcionários da obra, em até 30 dias, o trânsito deve voltar ao normal. E no lugar da ponte, será construída uma galeria. Depois de pronta, a galeria será soterrada e o asfalto refeito.
                A obra está orçada em R$3.800.000,00.

                Com Informações de: MinasHoje.

BRASÍLIA-DF - Shows do 58º aniversário contemplam estilos variados

Parte da programação de Sexta-feira (180420), Sábado (180421) e Domingo (180422) foi preenchida por meio de chamamento público, como forma de estimular a produ.

                 Artistas locais garantirão pluralidade de estilos na programação do 58º aniversário de Brasília-DF, na Esplanada dos Ministérios. Por meio de chamamento público, seis grupos e dois DJs foram escolhidos para se apresentar na Sexta-feira (180420), no Sábado (180421) e no Domingo (180422). 
                 O resultado foi divulgado pela Secretaria de Cultura na Quarta-feira (180417).

                 Serão destinados R$64.000,00 em cachês, R$10.000,00 para cada grupo musical e R$2.000,00 para cada DJ. Além dos shows no palco principal na Esplanada, dois artistas se apresentam no Complexo Cultural da Funarte, no Eixo Monumental. As atrações antecedem o Festival República Blues, evento parceiro da Secretaria de Cultura.

Os selecionados foram
                 Aruc Samba Show
                 Carlos Pial
                 Donas da Rima
                 Gypsy Jazz Club
                 Rapadura Xique Chico
                 Sabrina Vaz
                 DJ Emídio
                 DJ Pegada Black

                 Nos shows nacionais de Sábado (180421), o público curtirá o forró eletrônico nordestino de Xand Avião e da mistura de samba e funk de Preta Gil.

                 Já o Domingo (180422) é dedicado à cultura hip-hop, com os rappers GOG e X Câmbio Negro, ambos de Ceilândia-DF. A atração nacional será Mano Brown, integrante do grupo paulista Racionais MC’s.

                 Abril Indígena na programação do aniversário de Brasília

                 Como forma de dar mais visibilidade à pauta do movimento, o Abril Indígena contará com ações como oficinas, exposições e cine-debates.

                 Até 28 de abril, o Memorial dos Povos Indígenas, no Eixo Monumental, recebe atividades conduzidas por representantes de etnias. 
                 A entrada é gratuita.

                 Com Informações de: Metrópoles.

MURIAÉ-MG - Homem é preso por furto de motocicleta

               A Polícia Militar de Muriaé-MG prendeu na noite desta Quarta-feira (180418), um homem de 37 anos, pela prática de furto de motocicleta.

                Na ocasião a Equipe Tático Móvel, comandada pelo Sargento Gravel, realizava patrulhamento pela Bairro da Barra e ao avistar o autor notaram que o mesmo mudou de comportamento, ao perceber a presença policial.

                Ao realizarem busca pessoal localizaram em seu bolso três chaves de motocicletas, no entanto o mesmo disse ter “achado” as chaves. A equipe suspeitando das informações do autor, continuaram as diligências, sendo já no Bairro Gaspar os militares lograram êxito em localizar uma motocicleta furtado hoje mais cedo na Rua Marechal Floriano.

                O autor confessou a autoria, sendo preso em flagrante delito e conduzido a Delegacia de plantão na cidade de Muriaé.

                Com Informações de: MinasHoje.

FRANCISCO SÁ-MG - Caminhão carregado de mamão sai da pista e motorista fica ferido na BR-251

                  Um caminhoneiro de 33 anos ficou ferido em um acidente na BR-251, em Francisco Sá-MG, na noite desta Quarta-feira (180418). 

                  Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ele perdeu o controle da direção, saiu da pista e bateu em um barranco.

                  O caminhão estava carregado de mamão e a carga ficou toda espalhada fora da pista. O veículo seguia da Bahia para Uberlândia-MG
                  Ainda de acordo com a PRF, o acidente foi no Km 473 e a rodovia não ficou interditada.

                  O motorista sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital de Francisco Sá pelo SAMU.

                  Com Informações de: MinasHoje.

FORMIGA-MG - Polícia Militar dá início à campanha do agasalho 2018

Doações podem ser feitas até o dia 11 de maio em todas as cidades do 63º Batalhão.

                  O 63º Batalhão da Polícia Militar de Formiga-MG divulgou nesta Quinta-feira (180419) que dará início à Campanha do Agasalho 2018 na próxima Segunda-feira (180423).

                  A ação segue até o dia 11 de maio e as doações podem ser feitas nas sedes da PMMG em cada uma das 12 cidades que integram a área de cobertura do batalhão.

                  A campanha é realizada em Formiga, Pimenta-MG, Córrego Fundo-MG, Arcos-MG, Pains-MG, Iguatama-MG, Bambuí-MG, Medeiros-MG, Tapiraí-MG, Itapecerica-MG, Camacho-MG e São Sebastião do Oeste-MG.

                  Em Formiga, as doações também podem ser feitas na sede do batalhão, em um ponto de apoio existente no terminal rodoviário ou aos militares da Base Comunitária Móvel.

                  O material será repassado a entidades que atendem pessoas carentes em cada um dos municípios envolvidos.

                  Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Colisão entre dois veículos na BR-251, vítima morre ao dar entrada no PA

Vítima de acidente que apresentava TCE gravíssimo vem a óbito ao dar entrada no Pronto atendimento - PA.

               Vítima morreu ao dar entrada no PA Municipal, em Unaí-MG, após acidente ocorrido na BR-251, entre dois veículos, por volta das 14:15 horas.

               O Corpo de Bombeiros esteve no local do acidente prestando socorro. Vítima apresentava TCE grave, e ao dar entrada no Pronto Atendimento municipal, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.


O acidente

               Dois veículos, sendo uma Caminhonete L200 Triton e um VW Gol, que colidiram na BR-251, nas proximidades do Fantasy Motel. O condutor da caminhonete, não teve lesões aparentes e recusou atendimento pela guarnição dos Bombeiros.

               Os ocupantes do veículo VW Gol, um casal, o homem de 40 anos, aparentemente, sofreu diversas escoriações e Traumatismo-Crânio-Encefálico - TCE gravíssimo, sendo conduzido com urgência, juntamente com a vítima do sexo feminino, com escoriações graves, ao Pronto Atendimento - PA da cidade.

               Ao dar entrada, segundo o Corpo de Bombeiros, ele, Jeová V. B., não resistindo aos ferimentos, veio a óbito.


Incêndio

               O solicitante informou também no local que o veículo Gol estava em princípio de incêndio, com isso, deslocou também uma guarnição de socorro, que ao chegar no local, populares haviam combatido as chamas com uso de extintores, não havendo necessidades da guarnição agir no combate ao incêndio automobilístico.

               Militares do Corpo de Bombeiros empenhados nesta ocorrência: Sargento Pires, cabo Guimarães, sargento Ezequiel e o soldado Guilherme.


               Com Informações de:
CBMMG - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Colisão entre dois veículos deixa vítimas em estado gravíssimo na BR-251

Dois veículos vieram a colidir nesta tarde, três pessoas envolvidas, duas vítimas grave, sendo que um homem, 40 anos, encontrava em estado gravíssimo.

                 Por volta das 14:15 horas da tarde desta Quinta-feira (180419), o Corpo de Bombeiros de Unaí-MG, foram acionados a comparecer na BR-251, onde segundo solicitante, havia ocorrido um acidente automobilístico.

                 Imediatamente uma Guarnição de Resgate do Corpo de Bombeiros compareceu no local onde deparou com os seguintes veículos fora da pista, envolvidos no acidente próximo ao Fantasy Motel.

                 Uma Caminhonete MMC/L200 Triton GL D de cor Branca, ano 2017/18, com placas de Belo Horizonte-MG, e um VW Gol também de cor Branca, ano 2000/01, com placas de Brasília-DF, ambos bem danificados.

                 No local haviam três vítimas, sendo que o condutor da caminhonete, recusou atendimento, estando sem lesões graves.
                 O condutor do veículo Gol e passageiro(a) se encontrava com graves ferimentos, sendo uma vítima do sexo masculino, aproximadamente 40 anos, que apresentava lesões graves, inclusive com Traumatismo Crânio-Encefálico - TCE gravíssimo, e a vitima do sexo feminino, também do veículo Gol, com escoriações graves. 


                 Ambas as vítimas foram aplicadas os primeiros socorros, imobilizadas em prancha longas e conduzidas com emergência pelo Corpo de Bombeiros até a Unidade de Saúde Pronto atendimento - PA, junto ao Hospital municipal de Unaí - PMU, sendo deixadas aos cuidados da Equipe Médica de Plantão.
                 Uma das vítimas se encontrava em estado gravíssimo.

                 Conforme informações do Corpo de Bombeiros, duas guarnições estiveram ao local, uma vez que o solicitante informou que o veículo Gol estava em princípios de incêndios, porém ao chegar no local, o incêndio já havia sido extinto por intermédio de extintores de populares.

                 Aguardem por novas Informações ... AQUI.

                 
                 Com Informações de
CBMMG - UNAÍ-MG.

TIMÓTEO-MG - Rapaz é detido suspeito de usar e vender droga dentro de escola

Rapaz é preso pela Polícia Militar nas proximidades da EJA, no Centro da cidade. Ele é suspeito de vendas de drogas aos alunos da escola.

                Por volta das 18:45 horas desta Quarta-feira (180418) na Praça Primeiro De Maio no Centro Norte de Timóteo-MG, militares tiraram de circulação um rapaz de 23 anos, acusado de revender e usar droga perto da escola “EJA“

                André Ribeiro foi flagrado com uma caixa de fósforo no bolso da bermuda, no interior uma pequena porção de maconha e na mochila um cigarro da mesma substancia. 

                Segundo a Polícia o mesmo é conhecido no meio policial por envolvimento em crimes e possui diversas denuncias anônimas de envolvimento dele com o tráfico de drogas, em proximidades de escolas. 
                Caso foi repassado para a Polícia Civil.

                Com Informações de: MinasHoje.

UNAÍ-MG - Prefeitura afirma que é alta a infestação de larvas do mosquito dentro das residências ainda

Pesquisas afirmam que a infestação do Mosquito Aedes ainda é alta, e eles proliferam dentro das residências dos unaienses. Prefeito afirma que tem gastos em torno de R$206.000,00. com a limpeza urbana.

                O resultado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti - LIRAa, feito em Unaí-MG na primeira semana de abril saiu, e preocupa Unaienses. 

                O LIRAa aponta que os indicadores de infestação larvária continuam bastante altos na cidade. 

                O levantamento foi realizado, por amostragem, em 1.354 domicílios de todos os bairros, divididos por quatro extratos. As larvas do Mosquito-rajado (Aedes aegypti) foram encontradas principalmente dentro das casas, com destaque para os vasos e pratinhos de plantas. 

                Foram encontradas ainda em garrafas pet, latas e sucatas de ferro velho. Calhas e telhados também são pontos que merecem atenção dos moradores.

                O índice de infestação larvária aceitável não deve passar de 1%. Todos os extratos (conjunto de bairros unaienses) ultrapassaram esse índice. 

                A maior quantidade de infestação larvária (6,4%) foi encontrada no extrato 1, que compreende os seguintes bairros:

                Bairro Águas Claras,
                Bairro Bela Vista
                Bairro Canabrava
                Bairro Divinéia
                Bairro Dom Bosco,
                Bairro Floresta
                Bairro Jardim
                Bairro Nossa Senhora Aparecida
                Bairro Nova Divinéia
                Bairro Novo Jardim
                Bairro Park Canabrava,
                Bairro Primavera,
                Bairro Primavera 5
                Bairro Primavera 6
                Bairro Sagarana
                Bairro Santa Luzia
                Bairro Serenata
                Bairro Vale Verde
                Vila Militar
                Vila São Sebastião.

                A situação não foi tão melhor no extrato 2: 
                Bairro Barroca,
                Bairro Cachoeira,
                Bairro Capim Branco 1,
                Bairro Capim Branco 2,
                Bairro Capim Branco 3,
                Bairro Centro,
                Bairro Cruzeiro,
                Bairro Itapuã,
                Bairro Jacilândia,
                Bairro Nossa senhora do Carmo,
                Bairro Politécnica,
                Loteamento Rio Preto,
                Vila do Sol.
                O índice chegou a 4,5%.

No extrato 4: 
                Bairro Água Branca 1,
                Bairro Água Branca 2,
                Bairro Alvorada,
                Bairro Amaral,
                Bairro Industrial,
                Bairro Mamoeiro,
                Bairro Santa Clara,
                Bairro Terra Nova,
                O índice bateu nos 4,3%.

                O menor índice de infestação larvária (2,9%) foi encontrado nos seguintes bairros:
                 Bairro Canaã,
                 Bairro Cidade Nova,
                 Bairro De Lourdes,
                 Bairro Iúna,
                 Bairro Kamayurá,
                 Bairro Novo Horizonte,
                 Bairro Riviera Park,
                 Bairro Sagrada Família,
                 Vale do Amanhecer.
                Houve redução significativa neste extrato em relação ao LIRAa de Janeiro, quando chegou a bater nos 10%.


Problema dentro das casas

                O setor de Epidemiologia interpreta os números como "expressivos e graves", especialmente após a realização da força-tarefa de limpeza da cidade. 

"De Setembro para cá, fizemos duas grandes ações de limpeza. Percorremos domicílio por domicílio. 
E o problema continua dentro das residências"
                Lamenta a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Adriane Araújo.

                Entre 5 e 20 de Março, o município envolveu mais de 70 servidores (diariamente) em ações de limpeza dos domicílios em todos os bairros da cidade. A situação só não está pior, porque a Prefeitura deu uma geral em lotes vagos, terrenos baldios e espaços públicos.

                Nos 15 dias de operação, patrolas, retroescavadeiras, carregadeiras, caminhões estiveram à disposição da força-tarefa de limpeza e combate à Dengue, parando outros serviços de rotina. 

                A estimativa de gastos com a operação giraram em torno de R$206.000,00. Para a limpeza, o município recolheu 8.828 toneladas de lixo, que encheram 673 caminhões. 
                Para acondicionar todo o material recolhido, foram gastos 15.540 sacos de lixo, grandes.

                Mesmo com quadro grave de infestação larvária e grande quantidade de mosquitos transmissores voando pela cidade, Unaí registrou apenas 11 casos de dengue este ano. 

                Segundo a coordenadora, isso se explica pelo fato de os vírus tipo 3 e 4 da doença ainda não estarem circulando na cidade. 

"Parte expressiva da população de Unaí já teve dengue dos tipos 1 e 2. E essa maioria está imune. Se os tipos 3 e 4 forem introduzidos, há risco de novo surto"
                Previu.

                Adriane diz que as orientações são as mesmas, não há nenhuma novidade na prevenção e combate ao mosquito: 

"é só não deixar água parada. 
Eliminar criadouros do mosquito, não deixar ele nascer. 
Todo mundo já sabe"

                E o problema maior, ela critica, está dentro das casas. 
"Falta consciência e, limpeza".

                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS