Agentes da vigilância ambiental da Secretaria Municipal de Saúde - SEMUSA passaram por um treinamento para operação de drones que serão usados no combate à dengue em Divinópolis-MG.
Segundo divulgação da Prefeitura, locais de difícil acesso serão monitorados pelo alto.
Cinco equipamentos foram adquiridos em fevereiro.
“Os drones serão usados para procurarmos os focos de dengue em lugares altos de difícil acesso, como prédios, telhados e lotes ou locais fechados. É importante que consigamos acesso a todos os lugares, só assim poderemos combater o Aedes”
Explicou o coordenador de Vigilância Ambiental, Erson Ribeiro.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, oito agentes participaram da capacitação e a meta é que todos do setor da vigilância possam melhorar e intensificar a procura por focos do mosquito, que é causador da Dengue, Febre-amarela, Chikungunya e Zica-vírus.
Infestação
Divinópolis-MG está em estado de alerta para Epidemia de Dengue. O resultado do primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti - LIRAa de 2018 foi divulgado em janeiro e apontou um índice de 6,5%.
Já o último levantamento de 2017 teve registro de 1,04% – dados que já sinalizavam estado de alerta na cidade.
Segundo a SEMUSA, o resultado apresentado no levantamento de 2018 é recorde desde que o LIRAa começou a ser coletado no município, em 2006.
“No nosso histórico nunca tivemos um LIRAa com esse resultado. É um dado muito preocupante, uma vez que o Ministério da Saúde considera que acima de 4% classifica alto risco de epidemia”
Avaliou a diretora de Vigilância em Saúde, Janice Oliveira Soares.