PESQUISA NESTE SITE:

05 setembro 2020

VÁRZEA DA PALMA-MG - Homens levantando carro para retirar menina atropelada

Raiandra da Silva Mendes seguia de bicicleta quando foi atropelada. Apesar das imagens impressionantes, ela teve ferimentos leves. O motorista permaneceu no local e ajudou no socorro.


                Câmeras de segurança flagraram a mobilização de um grupo de homens para levantar um carro e retirar uma menina que ficou embaixo do veículo ao ser atropelada. O acidente ocorreu em Várzea da Palma-MG
                O motorista permaneceu no local e ajudou no socorro.

                As imagens mostram a garota de 12 anos passando de bicicleta por uma avenida, quando é atingida pelo automóvel que seguia em direção a um posto de combustíveis. Apesar da cena impressionante, Raiandra Flávia da Silva Mendes teve apenas arranhões.

“Minha filha renasceu. Foi muito chocante. Graças a Deus ela não teve nenhum ferimento grave, sequela ou fratura exposta. Deus deu mais uma vida para ela, só tenho que agradecer mesmo pela vida dela”
                Fala a mãe da menina, Gleiciane Pinheiro da Silva.

                Sérgio Moreira, gerente do posto, é uma das pessoas que aparece socorrendo Raiandra. Foi ele quem ligou para o SAMU.

“Na hora, a gente não tem tempo nem de pensar, só quer ajudar. Mas depois, quando vimos as imagens, dá um desespero. Achamos que ela tivesse ficado muito ferida e corremos para levantar o carro. Ela se mexeu e percebemos que aparentemente ela não tinha nada, mas estava em choque”
                Conta.



                A garota foi levada para o hospital, onde foi examinada e fez exames.                 Ela recebeu alta algumas horas depois.

                De acordo com as informações registradas pela Polícia Militar, o motorista do carro falou que fez a conversão para entrar no posto e acabou batendo na bicicleta de Raiandra, que seguia na contramão.

                Com Informações de: G1.

LAGOA FORMOSA-MG - Jovem de 21 anos morre em acidente na estrada que liga ao Distrito Limeira


                Um rapaz de 21 anos morreu durante um acidente de transito, ocorrido na estrada vicinal que liga Lagoa Formosa-MG ao Distrito Limeira
O capotamento envolveu um veículo VW Saveiro, cor branca. Lázaro Cupim de Oliveira Junior foi levado por uma ambulância da prefeitura municipal para o Hospital “Dr Bininho”, mas já deu entrada no local sem os sinais vitais. 
                O acidente foi volta de 03:50 horas da madrugada deste Sábado (200905).

                De acordo com o Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada e compareceu no Hospital Municipal, onde a médica de plantão relatou que uma equipe havia sido solicitada para atender um acidente na estrada de Limeira, sendo que os socorristas depararam com o jovem caído ao lado do automóvel, sendo colocado rapidamente na ambulância e levado para o hospital, mas ele chegou à unidade médica sem vida.

                Ainda segundo o Boletim de Ocorrência, testemunhas disseram que estava acontecendo um “Luau” na estrada e que ficaram sabendo do acidente. As pessoas se deslocaram para o lugar e encontraram o jovem debaixo do carro, mas levantaram o automóvel e retiram o rapaz deitando-o no asfalto. 
                Em seguida acionaram a ambulância na cidade de Lagoa Formosa.

                Um perito da Polícia Civil esteve no local e realizou os trabalhos técnicos, que irão ajudar na descoberta das verdadeiras causas do acidente. O corpo de Lázaro Cupim de Oliveira Junior, 21 anos, foi levado para o Instituto Médico Legal - IML na cidade de Patos de Minas-MG.

                Com Informações de: PO Notícias.

UNAÍ-MG - Adolescente afoga na Cachoeira do Rio Preto na tarde deste Sábado (05)


                Conforme Informações do Comandante do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais - CBMMG em Unaí-MG, Região do Noroeste de Minas Gerais, um adolescente que se refrescava nadando no Rio Preto, local conhecido como Cachoeira, perdeu suas forças físicas ao nadar em local de risco, denominado de Fervedouro, ficando envolvido pelas ondas que se forma circularmente e impede a pessoa de sair. 


                O local é palco de diversas mortes, pois as águas formam rodamoinhos e gira a pessoa sem que a mesma tenha a mínima chance de escape, até que esta perde suas forças e acaba no trágico afogamento e perca de consciência e vida.

                Segundo Informações do próprio tenente, Comandante Elias Simão, o jovem estava banhando nesta tarde, por volta das 16:00 horas quando veio a se afogar. Os colegas e pessoas que frequentava o local, ainda conseguiram retirá-lo para um local chamado de "ilha" e acionaram os bombeiros.


                Por volta das 16:00 horas da tarde deste Sábado (200905), os militares do Corpo de Bombeiros chegaram ao local e depararam com o indivíduo já em terra firme.

                Segundo o comandante, populares já havia retirado o corpo para fora do rio, para uma ilha que se forma na localidade, rodeado pelas águas do Rio Preto. 


                Com o auxílio de uma prancha life belt os militares conseguiram transportar a vítima até a viatura, onde foram realizadas manobras, pois a mesma estava com Parada Cardio-respiratória - PCR, sendo em seguida encaminhada para o Pronto Atendimento da cidade, ficando sob cuidados dos médicos de plantão, inconsciente e apresentando Parada Cardiorrespiratória.

                O Unaienses entrou em contato com o Comandante Ten. Simão, para informações do estado de saúde da vítima, e até o fechamento da matéria não obteve retorno.


                Com Informações de
CBMMG - UNAÍ-MG.

- MINAS GERAIS - APACS no combate à Covid-19


                  Em entrevista à repórter Christiane Antuña, o diretor da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados - FBAC apresenta algumas ações das APACS no combate à pandemia da Covid-19

                  A produção de mais de um milhão de máscaras faciais é um dos principais feitos de APACS de Minas.

                  
                  O Justiça em Questão é um programa produzido pela equipe da Assessoria de Comunicação Institucional - ASCOM do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG.

                  Caso seu veículo de comunicação tenha interesse em receber novas matérias, nos informe, que o incluiremos em uma listagem para envio regular.

                  Caso não deseje mais receber nosso material, basta nos informar, que o excluiremos de nossa lista. Ao veicular a notícia, pedimos apenas que seja mantido o crédito de que se trata de uma produção do TJMG.

                  Com Informações de:
TJMG - MINAS GERAIS.

PRESIDENTE OLEGÁRIO-MG - Motorista perde controle e capota carro na MG-410


                A Polícia Militar Rodoviária foi acionada a comparecer no Km 23, da MG-410, no município de Presidente Olegário-MG, Região Noroeste de Minas Gerais, para registrar um acidente de trânsito, onde um automóvel GM Corsa, cor prata, havia capotado deixando duas vítimas com ferimentos leves, sendo o motorista de 67 anos e a passageira de 48 anos.
                O acidente ocorreu nesta Sexta-feira (200904).


                O condutor do carro contou que seguia na rodovia, mas em certo momento, ao fazer uma curva, perdeu o controle, saiu da pista e capotou. De acordo com o Boletim de Ocorrência - BO, o motorista apresentava escoriações na mão e pé esquerdo e reclamava de dor abdominal e no peito.

                Já a passageira apresentava escoriações no cotovelo direito e também reclamava de dor abdominal e no peito.

                Com documentações regulares, o motorista e a passageira foram orientados e liberados no local. O próprio motorista acionou o serviço de guincho para fazer a remoção do carro.

                Matéria: Vanderlei Gontijo.


                Com Informações de: PO Notícias.

“GUARÁ-DF - Ela tá doida”, diz jovem ao provocar Naja solta em casa

Metrópoles teve acesso às filmagens no dia em que Pedro, a mãe, o padrasto e o amigo Gabriel viraram réus por tráfico de animais exóticos.


                Apesar dos riscos, Pedro Henrique Krambeck, suspeito de tráfico de animais exóticos no Distrito Federal, não temia um ataque da cobra Naja kaothia que criava ilegalmente em seu apartamento no Guará-DF

                Três novos vídeos mostram o estudante de medicina veterinária interagindo livremente com o animal. Nas imagens, um amigo de Pedro provoca a serpente, que aparece solta em uma das filmagens. 
                A cobra chega a dar o bote, mas não alcança o rapaz.

                O Metrópoles teve acesso aos vídeos no mesmo dia em que a Justiça do Distrito Federal aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT e, a partir de agora, Pedro, a mãe do jovem, Rose Meire dos Santos Lehmkuhl, o padrasto, o coronel da PMDF Eduardo Condi e o também estudante de medicina veterinária Gabriel Ribeiro, amigo de Pedro, viraram réus no Caso Naja.


                Os quatro responderão por três crimes: associação criminosa, venda e criação de animais sem licença e maus-tratos contra animais. Rose Meire, Clóvis e Gabriel Ribeiro também responderão por fraude processual e corrupção de menores.

                Em um dos vídeos, Pedro provoca a serpente, que está dentro de uma caixa plástica, onde era mantida em cativeiro. Com um objeto comprido, ele cutuca o animal por um buraco na “gaiola”. Nitidamente irritada, a Naja reage, e coloca a cabeça de fora do recipiente.

                Em outro, a serpente está solta, no chão de uma casa. De frente ao animal, Radynner Leyf Batista, amigo de Pedro, “brinca” com o perigo, tentando deixar o bicho estressado. É possível ouvir o barulho que a cobra faz ao se sentir ameaçada. Ela chega a dar o bote, mas não alcança a mão dele. 

“Ela tá ficando doida. Ela tá ficando doida, ó…”, 
                Diz Radynner ao amigo, que responde: 

“Tô filmando”.


                Na terceira filmagem, Pedro e outros amigos estão extraindo veneno de uma serpente. “Achei a glândula, meu parceiro”, diz um deles, quando o líquido jorra para dentro de um copo. 
                Ao final, eles comentam que vão alimentar o animal com um rato.

                Pedro Henrique Krambeck ficou conhecido nacionalmente após ter sido picado pela Naja que ele criava ilegalmente dentro de um apartamento no Guará. Nas redes sociais do estudante de medicina veterinária, diversas imagens revelam que o jovem é destemido. 
                Exibe serpentes sem a menor preocupação.

                Foi em uma dessas situações que a Naja kaothia picou Pedro. Ele chegou a ficar internado no Hospital Maria Auxiliadora, no Gama. Em coma, ficou quatro dias na Unidade de Terapia Intensiva - UTI, com risco de perder o braço, alvo do bote da serpente.

                Nesta Sexta-feira (200904), o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, Paulo José Leite Farias, disse que esta é a primeira denúncia divulgada do Caso Naja, mas que outras ainda podem surgir.

“Nos chama atenção que, durante um período de pandemia, estudantes de veterinária e familiares colocaram em risco moradores do DF com serpentes. Além da crueldade com os animais, que se viam confinados em caixas de plástico, sujeitas a idas e vindas das tentativas de se furtarem das imputações penais”
                Disse.

                Farias ressaltou, ainda, que causa perplexidade o fato de estudantes de veterinária, que deveriam cuidar dos animais, os estavam maltratando. 
                Além disso, falou da excessiva exposição das serpentes.


Leia a íntegra da decisão do TJDFT:

                Individualmente, Pedro Krambeck responderá, também, por exercício ilegal da medicina veterinária e Rose Meire pelo crime de dificultar ação fiscalizadora do poder público em questões ambientais.


Dois policiais militares envolvidos

                A Polícia Civil do DISTRITO FEDERAL - PCDF concluiu o inquérito do Caso Naja no dia 13 de Agosto e indiciou 11 pessoas por crimes ambientais.

                O inquérito foi conduzido pela 14ª Delegacia de Polícia - Gama. Pedro foi indiciado por tráfico de animais silvestres, associação criminosa e exercício ilegal da medicina veterinária.

                Há, ainda segundo o MPDFT, indícios de prevaricação do major Joaquim Elias Costa Paulino, comandante do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal.
                Este caso é investigado internamente pela corporação.


                A mãe de Pedro, Rose Meire dos Santos Lehmkuhl, e o padrasto dele, o coronel da PMDF, Eduardo Condi, também foram indiciados, assim como o major Joaquim Elias Costa Paulino, comandante do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal.

“Foi elucidado um esquema de tráfico de animais a partir desse rapaz, onde se comprovou que ele trafica animais. Ele traz cobras de outros estados. Temos registros de viagens, vendas, diálogos a partir de aplicativos de conversa. Compra, venda, valores. Pessoas que compareceram à delegacia e que confirmaram o valor, modo de entrega”
                Afirmou o delegado Willian Ricardo, da 14ª DP, na ocasião.







                Com Informações de: Metrópoles.

MINAS GERAIS - Comissão do TJMG poderá fortalecer a solução de conflitos fundiários

Presidente do TJMG recebeu secretários de Estado para debater iniciativa.


                 O chefe do Judiciário do Estado de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, se reuniu com o secretário-geral de Estado, Mateus Simões, e com a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, para a efetivação de uma comissão que envolva os três poderes na governança de conflitos fundiários.

                 Além do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG, participaram da reunião o superintendente administrativo adjunto da Casa, desembargador José Arthur Filho, e o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário - GMF, desembargador Júlio Cezar Guttierrez.

"Recebemos na manhã de hoje o secretário Mateus Simões e a secretária Elizabeth Jucá, que vieram discutir a respeito da comissão criada pela Lei 13.604/2000. Essa norma constituiu comissão para tratar dos processos de desocupação de áreas invadidas, para assentamento rural. 

Foi uma reunião muito importante, porque existe uma série de ordens judiciais já expedidas e pendentes de cumprimento, com as quais o Governo se preocupa, mas cuja situação é complexa e exige uma análise múltipla, com participação de diversas instituições"
                 Frisou.

"Nossa missão é buscar o bem-estar da população. E se trata de uma medida já prevista na legislação, que pode evitar confrontos. Estaremos e estamos sempre à disposição para ajudar na pacificação social e no diálogo"
                 Afirmou. 

                 Para o presidente, a iniciativa é bem-vinda, porque investe, mais uma vez, na busca de um consenso que aplaque as tensões e promova a paz.

                 O superintendente administrativo adjunto, desembargador José Arthur Filho, destacou que o encontro procura caminhos para um problema comum em Minas Gerais, apelando para uma tradição e uma política do TJMG, que são a mediação e a conciliação.

Parceria

                 Para o secretário Mateus Simões, o importante, para o Estado, é ajudar a sociedade. Isso significa que se deve cumprir as ordens judiciais sem instaurar novos atritos ao fazê-lo. 

"A ideia é garantir o cumprimento da ordem, que é essencial, com a conciliação das partes envolvidas, de forma que se evite ao máximo o uso da força e a mobilização da polícia. Estamos olhando para frente, pensando em como evitar o surgimento de mais conflitos"
                 Enfatiza.


                 A secretária Elizabeth Jucá lembrou que a comissão foi criada já há 20 anos, mas não está funcionando neste momento e precisa ser retomada, para fortalecer as ações de negociação. E, como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SUDESE tem vários papéis, por vezes é difícil coordenar a negociação.

"Hoje temos atribuições que às vezes geram impasses durante a discussão, porque compete à SUDESE apoiar não só as famílias que deixam as ocupações, mas também a Polícia Militar, que, ao agir, cumpre as determinações de magistrados. Queremos legitimar a negociação, agindo não no pós-sentença, mas antes disso"
                 Explica.
                 
                 Com Informações de
TJMG - MINAS GERAIS.

PRESIDENTE OLEGÁRIO-MG - Patrulha Rural entrega Kit escolar, Kit merenda e cadeiras de rodas para alunos da Zona Rural


               Neste momento de pandemia e isolamento social, muitas crianças e adolescentes têm sofrido para continuar estudando. A suspensão das aulas presenciais acabou afetando os alunos que vivem na zona rural, muitas das vezes com pouco ou nenhum acesso à Internet. 
               Além disso, a merenda escolar, que fazia parte da alimentação diária de muitos alunos, não faz mais parte de seus dias.

               De acordo com a Agência de Comunicação Organizacional da 10ª RPM, no município de Presidente Olegário-MG, foi consolidada uma parceria entre a Polícia Militar de Minas Gerais, através do portfólio da Patrulha Rural e a Secretária de Educação Estadual para a entrega destes materiais às crianças e adolescentes que moram em locais mais distantes da zona urbana, pois, algumas dessas famílias estão há mais de 60 km de distância do município.


               Sem medir esforços, a Polícia Militar deslocou para fazer a entrega dos kits escolares, dos Kits merenda e também a entrega de cadeiras de rodas (estas doadas por instituições locais). A distribuição contou ainda com o apoio da Escola Estadual Padre José André Caldeira Coimbra.

               A Patrulha Rural junto à ostensividade de seu trabalho preventivo realizou entrega de materiais nas regiões de Cruzeiro da Prata, Charco, Vitrine e Água Limpa, trazendo sensação de segurança e alegria para estas famílias, além de possibilitar aos alunos a continuidade de seus estudos e uma complementação alimentar.






               Com Informações de: PO Notícias.

MONTES CLAROS-MG - GAECO faz operação de combate ao tráfico de drogas

'Investigações dão conta de que os líderes das associações marginais lideravam seus comparsas emanando comandos de dentro dos presídios valendo-se de telefones celulares clandestinamente ingressados nas celas', diz o GAECO.


                O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO realizou a Operação Panóptico em Montes Claros-MG. A ação tinha como foco integrantes de pelo menos seis núcleos que atuam no tráfico de drogas na cidade e região.
                A operação foi desencadeada nesta Sexta-feira (200904).

“As investigações dão conta de que os líderes das associações marginais lideravam seus comparsas emanando comandos de dentro dos presídios valendo-se de telefones celulares clandestinamente ingressados nas celas, sendo certo que alguns integrantes das quadrilhas, aproveitando-se de benefícios prisionais, como trabalho externo ou saída temporária, aproveitavam o gozo da liberdade para traficar entorpecentes e outros crimes”
                Afirma o GAECO em nota.

                Ainda conforme o GAECO, os criminosos agiam de forma organizada, visando a execução e divisão de tarefas. Além disso, o monitoramento permitiu identificar que os presos contavam com a ajuda de integrantes das forças de segurança pública, o que configurou atos de corrupção ativa e passiva.

                Quatro pessoas foram presas em flagrante durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. Também foram apreendidos 22 celulares, uma pistola e 2,5 quilos de maconha.

                A ação contou com a participação de 282 policiais militares e penais, 40 viaturas e da Aeronave Pegasus.


Panóptico

“Panóptico é um termo utilizado para designar uma penitenciária ideal, concebida pelo filósofo utilitarista e jurista inglês Jeremy Bentham em 1785, que permite a um único vigilante observar todos os prisioneiros, sem que estes possam saber se estão ou não sendo observados”
                Explica a nota do GAECO.

                Com Informações de: G1.

CARMO DO PARANAÍBA-MG - Policiais Militares prende Rapaz que tatuou cemitério nas costas com iniciais das próprias vitimas de homicídio

Suspeito tinha mandado de prisão em aberto pelo crime de latrocínio tentado em Curvelo.


                A Polícia Militar de Carmo do Paranaíba-MG prendeu um indivíduo que estava foragido da justiça da cidade de Curvelo-MG, no estado de Minas Gerais. Ele foi detido durante patrulhamento dos militares trafegando pela Avenida Tancredo Neves, no Bairro Santa Cruz, quando foi abordado. 
                A ocorrência é desta Sexta-feira (200904).

                De acordo com informações da Polícia Militar, inicialmente o suspeito tentou mentir o nome, mas os policiais conseguiram chegar até a verdadeira identidade do rapaz, que tem 23 anos. 
                Os militares descobriram que havia um mandado de prisão em desfavor do suspeito, expedido pela Comarca de Curvelo.

                Diante dos fatos, o suspeito foi preso e entregue na Delegacia de Polícia Civil

                Ainda segundo a polícia, o mandado em específico se refere a uma tentativa de latrocínio, mas o rapaz possui outras três passagens pela polícia por homicídios, quando ainda era menor de idade, inclusive, ele tatuou nas costas um cemitério e em cada lápide tatuada ele colocou as iniciais das pessoas que ele matou.

                Com Informações de: Patos Notícias.

CURVELO-MG - Jovem baleado percebe que munição de atirador acabou e parte para cima dele

Rapaz, de 21 anos, relatou à PM que o criminoso saiu de um matagal, no Bairro Boa Esperança e o chamou pelo nome. Em seguida, fez vários disparos. Atirador não foi preso.


                Um jovem de 21 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio em Curvelo-MG. Segundo as informações da Polícia Militar, ao perceber que a munição tinha acabado, ele avançou no atirador, que conseguiu escapar e ainda não foi preso.
                A ocorrência é desta Quinta-feira (200903).

                O rapaz relatou à Polícia Militar que o criminoso saiu de um matagal, no Bairro Boa Esperança, e o chamou pelo nome. 
                Em seguida, fez vários disparos.

                O jovem ainda disse que correu e foi perseguido. Ele foi atingido por três tiros, no joelho, braço e mão. O Corpo de Bombeiros fez o atendimento e o levou para um hospital. 
                O estado de saúde dele não foi divulgado.

                Ainda de acordo com a Polícia Militar, a vítima se recusou a dizer quem fez os disparos. A Polícia Militar acredita que a tentativa de homicídio tenha relação com o tráfico de drogas.

                A Polícia Militar informou que o jovem tem passagens por furto, lesão corporal, tráfico de drogas e tentativa de homicídio.

                Com Informações de: G1.

PARACATU-MG - Polícia Militar recupera cachorro furtado em fazenda e apreende arma de fogo


                Os policiais militares do 45º RPM foram acionados a comparecer em uma fazenda do município de Paracatu-MG, local onde havia ocorrido um furto de um cachorro da raça Pitbull
                A ocorrência é desta Quinta-feira (200903), por volta de 14:34 horas.

                No local a vítima relatou aos policiais que um indivíduo não identificado havia furtado dois cães na fazenda, porém um dos cães, conseguiu escapar e chegou na fazenda com uma corda no pescoço. 

                Os policiais receberam informações relatando que um homem de 45 anos era suspeito de praticar o delito e deslocaram até a propriedade do suspeito. No local os policiais depararam com o cão da vítima acorrentado debaixo de uma árvore. Ainda durante as diligências os policiais identificaram que o homem possuía uma espingarda calibre 28 e 06 munições do mesmo calibre, ilegalmente. 

                O suspeito foi preso por furto e posse ilegal de arma de fogo, o material foi apreendido e cachorro restituído ao seu dono, que ficou muito agradecido pela ação da Polícia Militar.


“POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, 245 ANOS: 
NOSSA PROFISSÃO, SUA VIDA – UMA POLÍCIA SOLIDÁRIA”.

                Com Informações de
PMMG - PARACATU-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS