PESQUISA NESTE SITE:

16 setembro 2019

UNAÍ-MG - 60 mototaxistas estão legalizados, conforme prefeitura

A informação é do prefeito Branquinho, que entrega hoje, Segunda-feira (190916), mais 17 contratos para novos mototaxistas.


                Nesta Segunda-feira (190916) foi o último dia do prazo, para legalização dos mototaxistas habilitados no primeiro processo licitatório de Unaí-MG
                Eles comparecem à Prefeitura Municipal e levam consigo o contrato assinado pelo prefeito, que os habilita a trabalharem legalmente por dez anos.

                O prefeito informou que a prefeitura promove a legalização dos taxistas em Unaí, em obediência à Lei Nº 12.009, de 29 de Julho de 2009, que estabelece critérios bem objetivos para que o serviço seja realizado.
                A Prefeitura é obrigada a regulamentar o serviço.


                A regulamentação, antes de tudo, traz segurança para quem trabalha como mototaxista, que o fará em condições de melhor sinalização e com veículo vistoriado, e em bom estado de conservação.

                Para os usuários também a segurança é bem maior, pois além de veículos vistoriados, o profissional mototaxista, também não pode ter problemas com a justiça, ou seja, ter bons antecedentes.

                Antes da licitação, o prefeito direcionou para que fosse feito um estudo de viabilidade em Unaí, a fim de se determinar quantas licenças de mototaxistas poderiam ser concedidas.

                Segundo o prefeito, era necessário encontrar um número que permitisse equilíbrio financeiro, e também o melhor atendimento possível aos usuários do serviço.

                O estudo de viabilidade, indicou a quantidade 335 licenças possíveis.
                Essa foi a previsão do edital cujo prazo se encerra hoje.

                Nem todos se habilitaram. Em razão disso, o prefeito determinou que nessa semana mesmo, seja lançado um novo edital para as vagas remanescentes.

                Eurípedes Santana, Superintendente de Compras e Licitações da Prefeitura, anunciou que na próxima Sexta-feira (190920), o novo edital será publicado.


                As exigências são as mesmas do edital anterior, até porque em sua maioria já estão previstas na Lei Federal, como é o caso da exigência do Inciso V, do Parágrafo Único, do art. 2º. da Lei 12.009/2009 – apresentar "certidões negativas das varas criminais;"

                O Superintendente também diz que o edital será mais simplificado no que diz respeito à indicação objetiva da documentação necessária, haverá links com indicação dos locais onde pode ser obtida.

                O edital poderá ser consultado a partir desta Sexta-feira (190920), no site da Prefeitura Municipal.

                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

UNIVERSAL - O namoro com uma pessoa com Deficiência e o Preconceito

Os relacionamentos amorosos nascem basicamente da convivência entre as pessoas. Os sentimentos das pessoas, de modo geral, devem ser respeitados.


                Nas duas últimas décadas as políticas de Inclusão gerando inúmeras conquistas positivas e espaços em setores como educação, mercado de trabalho, eliminação de barreiras arquitetônicas, dentre outras. Com isto, muitas pessoas com deficiência deixaram os isolamentos e estão presentes em todos os lugares e conquistando infinitas possibilidades.
                Quanto a barreiras arquitetônica, precisamos ir muito mais além.

                Essa convivência diária em escolas, trabalhos e diversões entre pessoas com e sem deficiência estreita muitos laços de amizades, paqueras, encantamentos e esta permitindo surgir muitas histórias de amor e casamentos. 
                Sim, porque relacionamentos amorosos nascem basicamente da convivência entre as pessoas.

                E chegará a hora do casal assumir o relacionamento. Algumas vezes uma pessoa sem deficiência que se propõe a entrar num relacionamento dessa natureza, poderá sofrer algumas consequências iniciais. 
                Um boicote, oposição de sua família. 

                O afastamento de alguns de seus amigos. Ser motivo de algumas chacotas. Isso porque ainda parte da sociedade mantém muitos conceitos herdados culturalmente. 

                Se a pessoa com deficiência for o homem, a família pode acreditar que ele não será capaz de prover o sustento da casa, que não será capaz de cumprir com suas funções de homem reprodutor, que será um peso na vida da moça. 
                 Se a pessoa com deficiência for a mulher, a família poderá acreditar que ela não será capaz de cuidar da casa, não será capaz de gerar filhos; ou caso eles nasçam, essa moça não será capaz de cuidar e educa-los. 
                E outros pensamentos dessa natureza…

                Entrando um pouco no campo da psicanálise, o francês Pierre Fédida dizia que a imagem da pessoa com deficiência muitas vezes é como um “espelho perturbador” na sociedade, incomodando por trazer à tona medos inconscientes, a impotência em reconhecermos nossas próprias deficiências, nossas próprias debilidades. 
                Essa imagem perturbadora derruba falsos conceitos que somos perfeitos, sensações de beleza. E muitos querem evitar ficar de fronte a uma pessoa com deficiência justamente para não perturba-los em seus egos fragilizados e inseguranças mais secretas. 
                E tê-los como genros ou noras então, nem pensar.

                Nesse contexto a pessoa sem deficiência do relacionamento terá uma dessas duas atitudes de acordo com sua autoestima. 
                Se ela for alguém confiante e segura de suas vontades, não ligará para as opiniões alheias, mesmo sendo de sua família. Apostará e manterá seu relacionamento afetivo, vivendo todas as possibilidades boas e os tropeços como qualquer casal que está se descobrindo, fazendo planos para uma vida a dois. E se os sentimentos forem verdadeiros, o tempo se encarregará de derrubar barreiras, preconceitos e gerará aceitação por parte das demais pessoas.

                Mas se a pessoa tiver baixa autoestima, essas reprovações externas poderão lhe trazer sofrimentos. E para entender essa necessidade de aprovação devemos voltar à infância. Nos primeiros estágios da vida precisamos de aprovação externa que, se não for recebida, poderá trazer problemas de autoestima na vida adulta. 
                Muitos podem originar na própria família que, em vez de prestar atenção em suas virtudes, focava nos defeitos e erros, muitas vezes as humilhando. Outras podem ter sido vítimas de pessoas na escola, como amigos, conhecidos, professores que substituía a valorização familiar. E hoje, adultos e inseguros, suas decisões variam de acordo com opiniões externas.

                Assim, pessoas que sofrem preconceitos por namorarem pessoas com deficiência poderão escolher dois caminhos:

                Ceder às opiniões alheias e renunciar àquele relacionamento e, consequentemente, renunciar a si mesma, as suas vontades e sentimentos, permanecendo eterna refém das pressões externas, sem coragem de viver a sua própria vida, sem acreditar em seus potenciais e capacidade de dar resposta às questões de sua própria vida.

                O outro caminho será a pessoa optar por viver as possibilidades desse relacionamento fortalecendo a sua autoestima que só pode ser construída dentro dela, rumo à uma vida satisfatória, legal, gostosa de ser vivida. 
                Mudará o julgamento que ela faz de si mesmo. 

                Terá autoconfiança, autorrespeito e autoaceitação. Será uma boa autoestima que determinará se essa pessoa será capaz de dominar os problemas do dia a dia, como também determinará sua capacidade de se respeitar e fazer valer os seus direitos e suas necessidades pessoais e afetivas de realização.

                Uma boa autoestima nos conduz à autoconfiança sobre o que pensamos e desejamos para nós mesmos. Passamos a ser a nossa própria referência. Deixamos de viver sob a referência do outro, do que o outro aprova ou não. Para quem tem boa autoestima à aprovação do outro é apenas consequência.

                Fortalecendo a autoestima, essa pessoa ganhará maturidade afetiva, equilíbrio mental e bom senso para encarar o desafio de viver um relacionamento sério e como sonhos futuros. E sem a necessidade da aprovação externa, sentira-se uma pessoa competente e merecedora de viver aquela história de amor com toda a intensidade para ambos. 

                E os comentários ou observações preconceituosas que antes tanto incomodavam, serão apenas coisas do passado que não mais pautarão os desejos de seu coração!
                E a felicidade reinará nos corações apaixonados, mesmo estando no peito de um(a) Deficiente ou não!
                Com Informações de: Emílio Figueira.

UNAÍ-MG - Preso indivíduo no Bairro Politécnica por Tráfico de Drogas


                 Ainda nesta Segunda-feira (190916) a Policia Militar publicou que por volta das 14:00 horas da última Sexta-feira (190913), após denúncia sobre tráfico de drogas, a Polícia Militar deslocou até ao Bairro Politécnica, em Unaí-MG, onde abordou um indivíduo, de 41 anos, que tinha acabado de sair de uma residência na Rua Queimados, sendo encontrado com ele; 01 tablete e 01 bucha de maconha.

                 Os militares realizaram buscas na referida residência, encontrando 16 tabletes de maconha, 01 balança de precisão, 02 folhas com anotações de vendas de drogas e R$110,00 em dinheiro. 

                 Também foram localizados na casa um autor, de 20 anos e um adolescente de 16 anos, os quais estavam envolvidos com o tráfico de drogas no local.

                 Os autores foram presos, juntamente com o adolescente e o material apreendidos e encaminhados para a delegacia.

                 Com Informações de:
PMMG - UNAÍ-MG.

URUCUIA-MG - Armas foram apreendidas no Bairro Canaã


                Nesta Segunda-feira (190916), a Polícia Militar divulgou que por volta das 13:00 horas da última Quinta-feira (190912), após uma Denúncia Anônima, a Polícia Militar compareceu a uma residência situada no Bairro Canaã, em Urucuia-MG.
                No local, onde um indivíduo de 28 anos, ao perceber a presença policial, saiu correndo e adentrou em um matagal que fica nos fundos da residência, não sendo mais localizado.

                Foram realizadas buscas na residência e encontradas 05 espingardas, 01 trabuco, 03 cartuchos intactos e 05 cartuchos recarregados calibre .20 e pequena quantidade de apetrechos para recarga de cartucho (chumbo, pólvora e espoleta), sem documentação legal, sendo apreendidos e encaminhados à delegacia.

                Com Informações de:
PMMG - URUCUIA-MG.

NATALÂNDIA-MG - Três presos por tráfico de drogas


                Em divulgação desta Segunda-feira (190916), a Polícia Militar informou que por volta das 16:00 horas da última Quinta-feira (190912), após denúncia sobre tráfico de drogas, em Natalândia-MG, a Polícia Militar abordou três indivíduos que acabaram de desembarcar de um ônibus que chegara da cidade de Unaí-MG, sendo que, durante as buscas foi encontrada 01 barra de maconha e 02 pedras de crack na sacola de uma mulher de 22 anos.

                Na sequência, foi feito deslocamento até a residência de dois suspeitos, de 19 e 20 anos, e ao realizar buscas, foram encontradas 02 sacolas contendo ácido bórico, utilizado no preparo e refino de crack e cocaína, e 01 invólucro contendo cocaína.

                Os autores foram presos e conduzidos à delegacia juntamente com o material apreendido.

                Com Informações de:
PMMG - NATALÂNDIA-MG.

MONTES CLAROS-MG - Homem sai de casa para trabalhar como mototáxi e é encontrado morto

Ocorrência foi registrada como latrocínio, já que a moto de Fábio Frasão dos Santos não foi encontrada. PM identificou um suspeito, mas ele fugiu ao perceber que iria ser abordado.


                     Um homem de 38 anos foi morto com um tiro na cabeça em Montes Claros-MG neste Domingo (190915). O corpo de Fábio Frasão dos Santos foi encontrado em um lote vago na Rua José Francisco da Silva, no Bairro Regina Peres. A ocorrência foi registrada como latrocínio, já que a moto dele não foi encontrada.

                     Após a localização do corpo, os militares foram até a casa da mãe do homem. No local, a esposa dele contou que ele havia saído cedo para trabalhar como mototáxi. Ainda de acordo com a mulher, Fábio dos Santos voltou de São Paulo há pouco tempo.

                     Embora conste no boletim de ocorrências da PM que familiares informaram que Fábio era usuário de drogas, o irmão dele entrou em contato com o G1 e disse que ele estava em Montes Claros trabalhando, que não era usuário de drogas e que não tinha envolvimento com crimes.

"Meu irmão era um cara querido e trabalhador, que foi covardemente assassinado, espancado e morto com tiro nas costas, é muita covardia"
                     Disse Francisco Almeida Filho.

Suspeitos fugiu

                     Os policiais conseguiram identificar um suspeito, que fez ligações para a vítima perto do horário em que o crime aconteceu. Uma equipe foi até a casa dele, mas o homem fugiu ao perceber a chegada da polícia.

                     A perícia esteve no local e o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Montes Claros
                     A PM continua fazendo buscas, a motivação do crime é desconhecida.

                     Com Informações de: G1.

VERDELÂNDIA-MG - PM apreende 89 galos em rinha na zona rural; 16 pessoas foram detidas

Rinha foi montada em um sítio, estrutura tinha três arenas e contava com vigias na porta. Polícia Militar foi até o local depois de receber denúncias anônimas.


                  A Polícia Militar apreendeu 89 galos e prendeu 16 pessoas que participavam de uma rinha na zona rural de Verdelândia-MG neste Domingo (190915).

                  Segundo a PM, os militares foram ao local depois de uma denúncia anônima. Quando eles chegaram, várias pessoas fugiram correndo para dentro de uma área de mata. Entre os abordados, estavam o dono do sítio, que também tinha a função de árbitro da rinha. A PM acredita que mais de 60 pessoas estavam no lugar, já que havia 35 carros e 25 motos estacionados.

“Esse tipo de ocorrência, geralmente, envolve muitas pessoas, portanto é de alta complexidade e temos que contar com a possibilidade de haver enfrentamento. Nesse sentido, fizemos levantamentos para planejar a melhor foram de agir, maximizando a execução da operação, que ocorreu sem riscos e sem resistência”
                  Fala o tenente Alisson Soares de Souza.

                  Onze militares da Polícia Militar de Meio Ambiente participaram da ação, que contou também com o apoio de dois policiais e de uma van de Janaúba-MG.

Estrutura complexa

                  De acordo com a PM, o lugar contava com uma estrutura composta por três arenas e 88 compartimentos onde os animais eram colocados. Duas pessoas ficavam na porta para vigiar a chegada da polícia. 
                  O sítio fica a oito quilômetros da cidade.

“Na porteira já havia uma pessoa com foguetes, que atuava como olheiro e poderia avisar caso a polícia chegasse. A estrutura é muito bem elaborada, uma das arenas tinha iluminação. Havia também serviço de bar e alimentação. Pelo cenário que encontramos, o local é usado frequentemente”
                  Destaca o tenente.


Situação dos animais

                  Muitos dos galos apreendidos tinham ferimentos em várias partes do corpo. No sítio, os policiais ainda apreenderam uma lista com os confrontos que iriam acontecer, uma balança para pesar os animais e R$118,00. O material e os conduzidos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil de Janaúba-MG.

“Os animais estavam em situação degradante, muito machucados e cansados. Cinco deles acabaram não resistindo e morreram durante o transporte para a Janaúba”
                  Afirma o tenente Alisson de Souza.

                  Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Bombeiros combatem incêndios no Parque Guimarães Rosa e na Serra do Sapucaia

Vinte militares atuam nos trabalhos de combate em Montes Claros. Foi preciso acionar bombeiros que estariam de folga para atuar nas ocorrências.


                Vinte militares do Corpo de Bombeiros combatem dois incêndios que atingem a região da Serra do Sapucaia e do Parque Guimarães Rosa, em Montes Claros-MG, neste Domingo (190915). Ainda não há informações sobre as áreas queimadas, já que as equipes estão nos lugares. 
                As causas ainda são desconhecidas.

                Segundo as informações do tenente Michel Igor Maia Cruz, foi preciso acionar bombeiros que estavam de folga para fazer os trabalhos de combate.

“Nesta época do ano, de maior ocorrência de incêndios florestais, muitas vezes temos que acionar os militares que não estariam de plantão. Isso ocorre em outros períodos de forma esporádica, em casos de resgate de vítimas de afogamento, por exemplo. As equipes só saem do local quando o incêndio está controlado ou quando não temos a segurança necessária para desenvolver os trabalhos”
                Explica o tenente.

                Por volta das 05:00 horas, uma equipe com 10 militares foi para a Serra do Sapucaia. Posteriormente, foi necessário enviar mais cinco bombeiros. 

“Na manhã deste domingo, foi feito um sobrevoo da área, objetivando identificar focos e visualizar a melhor forma de empenho do efetivo”
                Explica Michel Igor Maia Cruz.

                O Corpo de Bombeiros foi acionado para o incêndio no Parque Guimarães Rosa por volta das 13:00 horas. Seis militares trabalham no local. Um novo sobrevoo foi feito na tarde deste Domingo, abrangendo as duas áreas afetadas pelo fogo.

“O Corpo de Bombeiros está enviando esforços para controlar os focos de incêndios em vegetações que assolam nossa região nesse período de estiagem, para assim, minimizar os danos ao meio ambiente causados pelas chamas”
                Finaliza o tenente.

                Com Informações de: G1.

UBERLÂNDIA-MG - Seminário sobre pessoas com deficiência será realizado nesta segunda

Evento organizado Associação Pró Autismo Zeiza Dojo visa debater questões de políticas públicas inclusivas.


                 Nesta Segunda-feira (190913), será realizado, em Uberlândia-MG, um seminário sobre pessoas com deficiência. O evento ocorre a partir das 13:30 horas no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal.

                 Diversas atividades fazem parte do seminário, entre elas, uma palestra com o defensor público Fernando Orlan Pires Resende e a doutora em estudos linguísticos Eliamar Godói
                 Também será realizada uma roda de conversa com o advogado e professor Hélio Tomaz.


                 Segundo o diretor de Acessibilidade e Mobilidade Reduzida da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Idari Alves da Silva, o evento é uma oportunidade para debater sobre o que tem sido feito em Uberlândia para que a cidade seja referência em mobilidade urbana.

                 O evento é organizado Associação Pró Autismo Zeiza Dojo visa debater questões de políticas públicas inclusivas.

                 A inscrição é gratuita e os participantes são convidados a doar um litro de leite.


                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS