PESQUISA NESTE SITE:

24 maio 2020

RIO PARDO DE MINAS-MG - Homem é preso ao tentar vender moto roubada em grupo de desapego na internet

Segundo a PM, ele foi encontrado na zona rural de Rio Pardo de Minas-MG. Dono soube da postagem e acionou os militares, que conseguiram descobrir onde o responsável pelo anúncio morava.


                 Um homem de 30 anos foi preso por receptação na zona rural de Rio Pardo de Minas-MG. Segundo a Polícia Militar, ele estava tentando vender uma moto roubada em um grupo com o nome de "Desapego", em uma rede social.
                 A Ocorrência foi neste Sábado (200523).

                 Conforme a PM, o proprietário foi informado sobre a postagem na internet e fez contato com o responsável pelo anúncio. Em seguida, procurou pelos policiais, que começaram a fazer levantamentos com o objetivo de descobrir onde o vendedor da moto morava.

                 Os militares conseguiram descobrir o endereço do homem e foram ao local. Ao ser questionado, ele afirmou que comprou o veículo em Maio deste ano, por R$2.000,00
                 De acordo com a PM, ele apresentou uma nota de arrematação, mas os dados que estavam no documento, como cor e ano, não batiam com os da moto que ele alegou ter adquirido.

                 Ainda de acordo com a PM, os números do chassi e do motor foram suprimidos, impossibilitando parcialmente a identificação. Os militares fizeram contato com o dono, que soube apontar várias características da moto, como ferrugem na embreagem, trinca no painel, solda na descarga, entre outros.

                 O homem preso foi levado para a Delegacia de Taiobeiras-MG
                 A moto foi roubada em 22 de Setembro de 2019.

                 Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Carro sai da pista, capota na MGC-122 e deixa quatro pessoas feridas

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma vítima ficou gravemente ferida e encaminhada a Montes Claros de helicóptero.


                Um acidente na MGC-122 deixou quatro pessoas feridas no trecho entre Montes Claros-MG e Janaúba-MG. Segundo o Corpo de Bombeiros, três pessoas ficaram presas às ferragens.
                O acidente ocorreu neste Sábado (200523).

                De acordo com os bombeiros, uma mulher tentava ultrapassar um caminhão quando perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. 
                Duas crianças e a motorista do carro sofreram ferimentos leves.

                Uma outra vítima ficou gravemente ferida e encaminhada a Montes Claros-MG no helicóptero do Corpo de Bombeiros. 
                As outras três pessoas foram levadas para o Hospital Regional de Janaúba.

                Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - PJE chega à movimentação de processos criminais

Projeto piloto começa na 2ª Vara Criminal de BH, em 1º de Junho.



               O Processo Judicial eletrônico - PJE, implantado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG, avança para a sua última fase. Ele chega como projeto piloto na 2ª Vara Criminal de Belo Horizonte-MG na dia 1º de Junho.

               Implantado pelo TJMG nas Varas Regionais do Barreiro, em Belo Horizonte, ainda em 2012, o PJE começou a romper a sólida cultura do papel.

               O juiz auxiliar da Presidência, Delvan Barcelos Júnior, que já foi titular da 1ª Vara Regional do Barreiro, comenta que esse projeto é mais um passo do TJMG para atingir o objetivo da prestação jurisdicional sem papel.

"Desde o início desta gestão, o presidente Nelson Missias de Morais estabeleceu como diretrizes a expansão do PJE para todas as comarcas e a sua implantação na competência criminal, o que se mostrou acertado neste cenário de pandemia, em que o trabalho remoto tem sido utilizado largamente para manter em funcionamento as organizações e instituições em todo o mundo"
               Registrou.

               O juiz auxiliar da Presidência, Delvan Barcelos Júnior, que já foi titular da 1ª Vara Regional do Barreiro, comenta que esse projeto é mais um passo do TJMG para atingir o objetivo da prestação jurisdicional sem papel.

"Desde o início desta gestão, o presidente Nelson Missias de Morais estabeleceu como diretrizes a expansão do PJE para todas as comarcas e a sua implantação na competência criminal, o que se mostrou acertado neste cenário de pandemia, em que o trabalho remoto tem sido utilizado largamente para manter em funcionamento as organizações e instituições em todo o mundo"
               Registrou.

Desafios

               O projeto piloto do PJE Criminal foi idealizado pela Presidência e pela Corregedoria-Geral de Justiça e submetido à aprovação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, titular da ação penal. 

"O MP prontamente apoiou a iniciativa e se colocou à disposição para participar dela"
               Relata o juiz auxiliar.

               Para a fase de avaliação, testes e desenvolvimento do PJE Criminal, foi escolhida a 2ª Vara Criminal de Belo Horizonte e o procedimento ordinário.

               A definição do fluxo processual foi feita pelos juízes;

               Haroldo André Toscano de Oliveira titular da 2ª Vara Criminal de Belo Horizonte
               Kênea Márcia Damato de Moura Gomes (titular da 12ª Vara Criminal de Belo Horizonte
               Renan Chaves Carreira Machado, então juiz da 3ª Vara de Sucessões de Belo Horizonte, técnicos da Corregedoria-Geral de Justiça e da Diretoria Executiva de Informática, tendo essa etapa sido concluída.

               O juiz Delvan Barcelos Júnior explica que, além das naturais dificuldades enfrentadas na implantação de um novo sistema, o que demanda muito planejamento, correção das inconsistências apresentadas e interoperabilidade com os agentes externos, um dos grandes desafios a ser vencido é a interligação do PJE Criminal com os demais sistemas do TJMG em operação (mandados, guias, certidões, Depox, Sijud, JPe, Siscom, Siap), imprescindíveis para atender às necessidades dos usuários.

               Outra questão importante é a necessidade de suporte permanente, inclusive aos finais de semana, já que a justiça criminal não para.

               A previsão é que o projeto piloto tenha duração de 90 dias, contados de sua entrada em produção. Ao final desse prazo, será avaliado para que se defina a estratégia de expansão e o respectivo cronograma.


               As equipes da Corregedoria-Geral de Justiça e da Diretoria Executiva de Informática - DIRFOR vêm trabalhando arduamente para superar os obstáculos surgidos nesse percurso, confiantes de que mais uma vez o TJMG alcançará seu objetivo maior, que é a pacificação social através do oferecimento aos jurisdicionados de uma justiça célere, moderna e sustentável, disse o juiz auxiliar.

Mudança de paradigmas

               O juiz da 2ª Vara Criminal, Haroldo André Toscano de Oliveira, diz que está grato com a missão de iniciar a implantação do PJE Criminal no primeiro grau.

               A nova tecnologia muda paradigmas da movimentação processual. 

"Entre as vantagens, estão a diminuição do acervo físico, o que traz mais higiene para a secretaria, especialmente em tempos de pandemia, e um ambiente com menos poluição visual"
               Detalha.

               À medida que forem se extinguindo os feitos físicos, haverá maior celeridade na prestação jurisdicional. 

"Outro ponto importante na adoção do processo eletrônico é a possibilidade de o servidor atuar em regime de teletrabalho"
               Acrescenta.

               O magistrado informa que, após os testes com o procedimento ordinário, o PJE incluirá os demais ritos previstos na legislação processual penal.

"Recebemos treinamento, e certamente o sistema será implementado com êxito na secretaria e expandido para todas as comarcas"
               Destacou.

Revolução

               Testemunha e ao mesmo tempo protagonista da revolução trazida pelo PJE, o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, conta que, ao assumir o comando da Casa, o PJE estava instalado em apenas 12% das comarcas do estado.

"A aceleração da implantação do sistema, pelas diversas varas das comarcas mineiras, foi um compromisso que assumi na posse, ciente da importância de impulsionar o Judiciário mineiro rumo à modernidade"
               Disse o presidente. 

               Ele agora comemora, pois o PJE chega à sua última fase - as varas criminais.


               O gerente de sistemas judiciais informatizados do TJMG, Dalton Luiz Fernandes Severino, lembra que, com o início desse ciclo de implantações do PJE na área criminal, o TJMG avança na utilização de um único software para a tramitação processual no âmbito da Primeira Instância.

               Essa ação promoverá diversos ganhos, internos e externos, além de estar alinhada ao que determina a Resolução CNJ nº 185/2013, que estabelece o sistema PJE como solução de processo eletrônico para os tribunais.

Atualização

               A capacitação para utilização da plataforma eletrônica foi realizada durante o período da pandemia. A versão do sistema PJE será a mesma para os processos cíveis e os criminais, e utilizará a mesma plataforma tecnológica.

               As varas criminais especializadas que têm fluxos específicos (por exemplo, as que julgam casos relacionados à Lei Maria da Penha), passam a utilizar o sistema em uma nova etapa.

               A implantação na área criminal segue a base de planejamento e execução (definição de padrões, capacitação e equipamentos) utilizada na área cível, resguardadas algumas particularidades.

               O sistema PJE é um software em desenvolvimento/aprimoramento pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, em parceria com diversos tribunais, entre eles o TJMG. Investimentos constantes são realizados pelo TJMG e pelo CNJ, com o objetivo de minimizar as ocorrências de instabilidade e lentidão.


               A estabilidade de funcionamento do sistema, tanto na esfera cível quanto, principalmente, na criminal, é objetivo prioritário na Diretoria Executiva de Informática - DIRFOR. Outra prioridade é o desenvolvimento da interoperabilidade entre o Ministério Público, a Polícia Civil e o TJMG para automatização do fluxo de informações entre as instituições.

Estatística

               Números atualizados apontam que já foram distribuídos até o momento 3.225.551 processos (incluindo Juizados Especiais) no PJE - 1º Grau. Já há 1.049 órgãos julgados inseridos no sistema.

               São 240.067 os usuários que acessam o PJE. Há 98.733.581 documentos armazenados em PDF em 297 unidades judiciárias.
               Foram assinadas 1.304.726 sentenças.

               Nos Juizados Especiais foram distribuídos 450.242 feitos. Na Turma Recursal, 16.280. São 321 órgãos julgadores e 47 colegiados. O número de usuários é de 38.577. Estão armazenados no PJE Turma Recursal 625.614 documentos, com 31 jurisdições. Foram prolatadas 5.091 sentenças.

               Com Informações de
TJMG - BELO HORIZONTE-MG.

PATOS DE MINAS-MG - 128º Aniversário é comemorado com cerimônia reduzida

O grande desfile que tradicionalmente acontece no 24 de maio foi cancelado por causa da Covid-19.


                  Patos de Minas-MG completou neste domingo, 24 de Maio, 128 anos de independência. Em 1892, o então distrito de Patrocínio-MG, chamado na época de Santo Antônio dos Patos, foi emancipado e o nome simplificado para Patos. Em 1944, o governo de Minas Gerais mudou o nome da cidade para Guaratinga, o que causou indignação. O apelo da população foi atendido e em 1945 o município foi oficialmente batizado de Patos de Minas.

                  Tradicionalmente, o 24 de Maio é comemorado com um desfile Cívico, Militar e Estudantil, inclusive com a distribuição de bolo. Em 2020, devido a pandemia da Covid-19, as comemorações foram mais modestas, restritas a um número reduzido de pessoas.

                  Autoridades civis e militares, além de representantes da sociedade patense, participaram de uma sessão cívica. As 07:00 horas a banda da Polícia Militar se apresentou em frente ao antigo fórum na Avenida Getúlio Vargas. O planejado seria percorrer parte da avenida e da Rua Major Gote, porém a chuva impossibilitou a marcha.

                  Já às 08:00 horas aconteceu uma sessão cívica com execução do hino nacional e do hino de Patos de Minas. O vereador Braz Paulo, representante do legislativo, e o vice-prefeito Paulo Mota, represente do executivo, fizeram seus pronunciamentos.

                  A celebração se encerrou com o tradicional “parabéns para você” executado pelos músicos da 10ª Região de Polícia Militar.

                  Veja a seguir as entrevista com Paulo Mota, vice-prefeito, Braz Paulo, vereador e com o Tenente Cleuber, policial militar.










                  Com Informações de: Triângulo Notícias.

MINAS GERAIS - Retomada econômica com cautela é defendida pela FIEMG

Federação acredita que a retomada deve ser customizada para cada região do estado.



                 Especialistas nas áreas de saúde e econômica em todo o país têm trabalhado intensamente para orientar a tomada de decisão do poder público na elaboração de medidas que permitam a retomada das atividades diante da pandemia da Covid-19, sempre com foco na preservação da vida. 

                 A Federação das Indústrias de Minas Gerais - FIEMG enxerga a possibilidade de priorizar a saúde das pessoas, adotando políticas que flexibilizem a retomada da atividade econômica em ondas e de forma customizada para cada região do estado.

"A flexibilização das medidas de isolamento social deve acontecer aos poucos, considerando as especificidades regionais e a capacidade de atendimento dos sistemas de saúde locais. Acredito no bom resultado de um trabalho multidisciplinar, ou seja, que envolve especialistas de diversas áreas, para calibrar em que medida deve-se flexibilizar ou tornar mais restritivo o contato social"
                 Explica a gerente de estudos econômicos da FIEMG, Daniela Britto.

                 Ao mesmo tempo em que evita um colapso dos sistemas de saúde, a estratégica de isolamento social tem um custo econômico muito elevado, justificando a busca permanente de protocolos seguros de retomada das atividades produtivas. 

"A preservação da vida, do emprego e da renda é o grande desafio imposto por essa crise sanitária"
                 Salienta a especialista da FIEMG

                 Com base em dados da Universidade de Oxford, verificou-se que um aumento de 10% do isolamento social eleva a queda da atividade econômica em 4%, na média. 
                 Em países como a França e a Espanha, essa queda é de 6% e 8%, respectivamente.

                 A despeito destas evidências, alguns estudos tentam demonstrar que as medidas de isolamento social diminuem as perdas econômicas ao evitar o adoecimento ou a morte de trabalhadores. 

"Há uma grande inconsistência nesse tipo estudo. Eles desconsideram que a quantidade de profissionais que se afastam das atividades laborais em função do isolamento social é inúmeras vezes maior que a quantidade dos que serão acometidos pela Covid-19, e que, mão de obra parada, gera enormes perdas econômicas."
                 Pondera Daniela Britto.

Recuperação

                 Segundo dados do IBGE, em Março, o Brasil perdeu 1.200.000 de empregos, 220.000 em Minas Gerais

"Juntamente com as perdas de vidas, o aumento do desemprego é a outra face cruel dessa crise. A piora do mercado de trabalho, que já tem 12.000.000 de desempregados, impõe mais dificuldades de recuperação pós pandemia, apesar de todos os esforços do poder público. 

Algumas empresas vão desaparecer, desestruturando cadeias produtivas e piorando as condições financeiras das famílias, das empresas e do próprio governo"
                 Contextualiza e economista da FIEMG.

                 Daniela Britto aponta ainda números preocupantes para a economia. 

"Com isso, projetamos uma queda de 5,7% do PIB do Brasil e de 7,0% do PIB de Minas Gerais em 2020, com uma recuperação lenta, prevista para meados de 2022"
                 Afirma.

                 Segundo o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, o momento agora é de agir com racionalidade para minimizar os impactos desta crise. 

"É hora de se planejar a retomada segura da atividade, com consciência e proteção"
                 O líder industrial defende que é preciso dosar as ações para evitar maior impacto negativo na economia. 

"Minas Gerais se preparou, fez hospital de campanha, empresas fizeram máscaras, a produção de álcool em gel é suficiente e a FIEMG apoiou prontamente todas essas medidas. O momento agora é de planejar e usarmos a inteligência"
                 Afirmou.

                 Com Informações de:
FIEMG - MINAS GERAIS.

PONTE NOVA-MG - Banco do Brasil é condenado por falha ao compensar cheque

Cliente vai receber R$15.000,00 por danos morais.


                  Uma mulher vai receber R$15.000,00 de indenização por danos morais e R$652,00 por danos materiais. Ela será reparada por uma grave falha na prestação de serviços do Banco do Brasil. A instituição financeira compensou, indevidamente, um cheque da cliente. A decisão é da 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG.

                  Na ação que moveu contra o banco, a cliente alegou que ficou surpresa quando a instituição financeira recusou-se a pagar um cheque seu, no valor de R$3.018,63, por insuficiência de fundos. Ela acreditava que tinha saldo suficiente para liquidar o cheque, pois em sua conta deveria ter a quantia de R$2.440,99 que, somados ao limite do cheque especial, seriam suficientes para quitar o título.

                  Ao verificar, a mulher soube que, na verdade, possuía em sua conta bancária apenas R$1.788,99, pois havia sido compensado um cheque no valor de R$652,00. No entanto, a cliente argumentou que essa compensação foi indevida, pois o valor numeral no microfilme do cheque é divergente do escrito por extenso e, ainda, o cheque não tinha a sua assinatura.

                  Por isso, não havendo fundamentos para a compensação, a cliente pediu pela condenação por danos materiais, referente ao valor do cheque compensado erroneamente, e por danos morais.

                  O Banco do Brasil argumentou que, na data em que o cheque compensou, a conta estava sem saldo. Além disso, disse que o fato aconteceu por culpa exclusiva da mulher, pois a instituição não dispõe de controle sobre o livre arbítrio da cliente.

Sentença

                  Em primeira instância, o juiz Damião Alexandre Tavares Oliveira, da 1ª Vara Cível da comarca de Ponte Nova-MG, afirmou que houve a compensação errônea, que deve ser indenizada pelo banco. O magistrado observou que a cliente se viu incapacitada de realizar a obrigação que desejava e ainda sofreu grave aborrecimento, pois sua imagem ficou prejudicada frente ao possuidor do cheque.

                  Por isso, ele condenou a instituição financeira ao pagamento de R$10.000,00 por danos morais e R$652,00 por danos materiais.

Recurso

                  A cliente, inconformada com a sentença, recorreu pedindo o aumento da quantia indenizatória por danos morais. Para a mulher, a situação fez com que ela fosse vista como mal pagadora e desonesta, o que lhe causou abalo em sua honra e imagem perante o portador do cheque, sociedade, amigos e familiares.

                  A instituição financeira apresentou recurso em que pede pela inexistência do dever de reparação, ou que seja arbitrado uma quantia menor à definida em primeira instância.

                  Para o relator, desembargador Rogério Medeiros, é justo a majoração do valor da indenização por danos morais para R$15.000,00, pois a quantia estabelecida anteriormente mostra-se inadequada para ressarcir o abalo sofrido.

                  De acordo com o magistrado, também ocorreu o dano material por responsabilidade do banco, pois a instituição não trouxe nenhuma prova de que a insuficiência de saldo foi originária de situação adversa ao erro cometido. 
                  Assim, a quantia deve ser mantida.

                  Os desembargadores Luiz Carlos Gomes da Mata e José de Carvalho Barbosa votaram de acordo com o relator.

                  Com Informações de
TJMG - PONTE NOVA-MG.

UNAÍ-MG - Filhote de onça atropelado por carro é devolvido à natureza

Animal tem seis meses e apresentou uma lesão no pulmão. Policiais militares e veterinários de uniram para salvar a vida da onça, atropelada em Unaí-MG.


                O filhote de onça-parda atropelado por um carro na zona rural de Unaí-MG foi devolvido à natureza. O animal, que teve uma lesão no pulmão, permaneceu por seis dias sob os cuidados de uma equipe formada por policiais militares e veterinários.

"Hoje é um dia de bastante alegria para nós, temos a possibilidade de soltar o animal no local correto. Estamos com o pessoal do Instituto Estadual de Florestas, mantenedores da fauna no estado de Minas Gerais. 
Graças a Deus com esse trabalho conjunto, esse apoio que tivemos da Polícia Ambiental, do IEF, da doutora Juliana e do matadouro de Unaí, que nos forneceu alimentação para esse animal, temos a oportunidade de fazer a soltura"
                Disse o tenente Marcos Paulo, da Polícia Militar.

                Como noticiou o G1, logo após o atropelamento, o motorista acionou a Polícia Militar e pediu ajuda. 
                 O filhote tem aproximadamente seis meses.

“Ela teve escoriações superficiais e apresentou uma contusão pulmonar, diagnosticada por exame clínico e de ultrassom. A lesão faz com que a capacidade pulmonar dela seja reduzida, ela poderia ter dificuldades para caçar, por exemplo, já que é uma atividade que exige que ela corra”
                Falou a veterinária Juliana Mori.

Outras matérias desta ocorrência




                Com Informações de: G1.

SETE LAGOAS-MG - Loja vai pagar R$3.000,00 de indenização por mochila descosturada

Cliente não conseguiu substituir o produto e foi ofendida no estabelecimento comercial.


                O juiz da 3ª Vara Cível da Comarca de Sete Lagoas-MG, Flávio Barros Moreira, condenou o proprietário de uma loja que vendeu uma mochila escolar com defeito, não realizou a troca e ainda ofendeu a compradora.

                A indenização por danos morais foi fixada em R$3.000,00. A loja Sector Bolsas e Acessórios foi obrigada ainda a devolver o valor de R$235,80, pago pela mercadoria.

                A cliente relatou que fez a compra em Fevereiro de 2015. Quando já estava em casa, colocando o material escolar de sua filha na mochila, esta se descosturou.

                Ela retornou à loja, mas não conseguiu substituir o produto. Segundo a cliente, o proprietário do estabelecimento ainda a ofendeu com palavras de baixo calão e disse que ela teria que reclamar seus direitos na Justiça. 
                A consumidora chegou a sentir-se mal e a desmaiar dentro da loja.

                A defesa do lojista argumentou que a cliente não utilizou o produto adequadamente e que este foi testado e conferido no momento da venda. Foi anexada ao processo a gravação em vídeo do interior da loja com imagens do dia da venda e da tentativa de troca da mochila.

Defesa do consumidor

                O juiz Flávio Barros Moreira lembrou que, segundo o Código de Defesa do Consumidor - CDC, o prazo de garantia de produtos duráveis é de 90 dias e, no caso de defeito, o fornecedor e o fabricante têm 30 dias, a partir da reclamação, para sanar o problema.

                Segundo o magistrado, as fotografias juntadas ao processo mostram claramente o defeito na mochila. Ao analisar os vídeos, ele disse que não dá para perceber se a mochila já apresentava ou não defeito no momento da compra.

"Percebe-se é que houve (na tentativa de troca) uma conversa mais ríspida entre as partes, o que culminou no desmaio da autora em pleno estabelecimento comercial, situação que poderia muito bem ser evitada caso houvesse a devida troca da mochila"
                Ressaltou.

                Para o magistrado, não há como negar que essa situação toda causou aborrecimentos que ultrapassaram o mero dissabor. 

"De fato, o que se espera em todo estabelecimento comercial é que o cliente e os seus direitos sejam respeitados, o que à evidência passou longe."

                Com Informações de
TJMG - SETE LAGOAS-MG.

BRASIL - 24 DE MAIO - Dia Mundial da Pessoa com Esquizofrenia

Especialista esclarece cinco mitos relacionados à esquizofreniaTranstorno ainda é rodeado de preconceitos, o que dificulta o diagnóstico e a adesão ao tratamento.


                São Paulo, Maio de 2020 - A esquizofrenia é uma condição crônica ainda muito estigmatizada. Levantamento feito com cuidadores revelou que 71% dos pacientes com o transtorno já sofreram preconceito, sendo que a falta de entendimento vem por parte da própria família (mencionada por 57% desses entrevistados), de conhecidos (45%) e de amigos (42%). Para 59% dos cuidadores ainda é preciso quebrar vários estigmas que as pessoas têm em relação à condição. 

                Os dados são resultado de pesquisa realizada pelo Instituto IPSOS a pedido da Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson, que ouviu 150 cuidadores de 9 cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Curitiba, Belo Horizonte-MG, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília-DF), com o objetivo de entender a realidade de quem convive com os pacientes desse transtorno nos âmbitos social, econômico e profissional.

                No dia 24 de Maio é celebrado o Dia Mundial da Pessoa com Esquizofrenia, transtorno que atinge 1.600.000 de brasileiros. Para reduzir os estigmas relacionados à patologia, o Dr. Cristiano Noto, médico psiquiatra da Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, lista os cinco principais mitos relacionados ao tema:

1. Todo paciente com esquizofrenia é violento?

"Quando em crise, pessoas com esquizofrenia podem ter momentos de agressividade, mas em geral, não são violentas. O que ocorre mais frequentemente é pacientes com o transtorno, quando não estão seguindo um tratamento adequado, se colocarem em situações de vulnerabilidade e acabarem sendo vítimas da violência urbana"
                Explica o especialista. 
                De acordo com a pesquisa realizada com cuidadores, 85% dos entrevistados disseram não se sentirem ameaçados pelos pacientes.

2. Pessoas com esquizofrenia nunca serão independentes, poderão constituir família ou ter filhos.

"Esse é um dos grandes mitos relacionados ao transtorno", explica o Dr. Noto. "Pessoas com essa condição, desde que diagnosticadas e tratadas corretamente, podem levar uma vida socialmente ativa, trabalhar, estudar, casar, ter filhos e serem independentes como qualquer outra pessoa. A questão é que em alguns casos, por preconceito ou falta de conhecimento, as pessoas acabam não buscando ajuda profissional, o que pode dificultar o diagnóstico e comprometer o tratamento", alerta o profissional.

3. Os tratamentos disponíveis para esquizofrenia deixam a pessoa sedada.

"Esse é outro mito que precisa ser desmitificado"
                Explica o Dr. Cristiano

"Se o paciente for tratado corretamente, pode levar uma vida socialmente ativa, muitas vezes sem necessidade de cuidados de terceiros"
                Nos últimos anos, houve grande avanço no tratamento da esquizofrenia e hoje, existem medicamentos no mercado capazes de controlar crises na fase aguda e prevenir possíveis recaídas, com efeitos colaterais mínimos.


4. A evolução da esquizofrenia é sempre negativa.

"Mito. 
O avanço do quadro precisa ser devidamente acompanhado por um profissional e corretamente tratado. Quanto antes isso for feito, maior a chance de uma boa evolução. No entanto, a falta de adesão ao tratamento é o maior desafio para a recuperação de pacientes com esquizofrenia porque, quando não tratada corretamente, ocasiona recaídas que agravam o quadro"
                Explica o médico. Mais da metade dos próprios cuidadores ouvidos na pesquisa (76%) acredita que todos os pacientes precisam usar medicamentos para controlar o transtorno. Apesar disso, é estimado que entre 40 a 71%[i],[ii],[iii]. Para facilitar a adesão às terapias, em alguns casos, são recomendados medicamentos de ação prolongada, capazes de controlar o quadro com aplicações mensais ou até mesmo trimestrais.

5. Não existe relação entre esquizofrenia e suicídio.

                "Pelo contrário, 1/3 dos pacientes tenta o suicídio ao longo da vida e cerca de 5 a 10% das pessoas com esquizofrenia morre por essa causa[iv],[v]. Isso acontece muitas vezes em função de sintomas depressivos, que também são mais comuns entre as pessoas com esquizofrenia. Por isso é importante procurar assistência profissional e tratar corretamente o transtorno", finaliza o psiquiatra.

Sobre a esquizofrenia

                A esquizofrenia afeta cerca de 1% da população mundial e é considerada, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a terceira doença que mais afeta a qualidade de vida entre a população de 15 a 45 anos de idade[vi].

                A patologia geralmente tem início entre o fim da adolescência e o começo da vida adulta e consiste em um transtorno mental complexo caracterizado por distorções no pensamento, percepção, emoções, linguagem, comportamento e consciência do "eu". Os sintomas podem incluir alucinações (ouvir, ver ou sentir coisas que não existem) e delírios (falsas crenças mantidas mesmo quando há provas que mostram o contrário)[vii].

                Para saber mais, viste: www.oucamnossasvozes.com

Compromisso Janssen com a Neurociência

                A Neurociência está diretamente ligada à história da Janssen. Nos anos 50, o fundador da companhia, Paul Janssen, foi quem criou o primeiro antipsicótico que permitia o tratamento de pacientes em casa. Antes dessa descoberta, os tratamentos contra a psicose existentes eram associados a significativos efeitos colaterais.

Sobre a Janssen

                Na Janssen, estamos criando um futuro no qual as doenças são parte do passado. Somos a empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, trabalhando incansavelmente para fazer com que esse futuro seja uma realidade para pacientes de todos os lugares. Combatendo as doenças com ciência, melhorando o acesso com engenhosidade e curando a falta de esperança com paixão. Focamos nas áreas da medicina em que podemos fazer a maior diferença: Oncologia e Hematologia; Imunologia; Neurociência; Doenças Infecciosas e Vacinas; Hipertensão Pulmonar; e Cardiovascular e Metabolismo. Para saber mais, acesse AQUI.

                Siga a Janssen Brasil no Facebook e no LinkedIn, e também a página de Carreiras J&J Brasil no Instagram, Facebook e LinkedIn.
                Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. é uma das Empresas Farmacêuticas da Johnson & Johnson.

                Edição: Priscilla Oliveira.@            

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS