PESQUISA NESTE SITE:

02 junho 2017

UNAÍ-MG - Prefeito visita Garapuava e lamenta “abandono”

Descaso e abandono do Distrito de Garapuava incomoda,
As ruas e casas públicas são tomadas pelo mato.

              O prefeito José Gomes Branquinho visitou o Distrito de Garapuava, nesta Sexta-feira (170602), e deparou com situações de abandono. 

              Em quase todos os locais visitados, teve a companhia do vereador Silas Professor, que mora no Distrito.

              De acordo com o prefeito, construções que estão abandonadas e não têm como recuperar, serão derrubadas: o posto de saúde do distrito, a casa onde funcionava os Correios e a antiga creche.

              As construções em melhor estado de conservação serão recuperadas para outras destinações, como a casa onde funcionava a cadeia do distrito, com três celas; duas casas que serviam à Emater, que estão abandonadas e criando mato; e as três casas de apoio que eram destinadas a policiais militares e estão sem função.

              Segundo o prefeito, as casas que serviam à Polícia Militar já têm destinação estabelecida: uma servirá ao motorista da ambulância, para quem a Prefeitura paga aluguel em Garapuava; a segunda será utilizada para dar apoio aos motoristas do transporte escolar; e a terceira casa, a maior, que possui mais salas, será adaptada para receber o posto de saúde.


Praça e creche

              A praça de Garapuava, na opinião do prefeito, deve ser "totalmente feita". Não possui iluminação, não foi arborizada e precisa trocar todo o piso. 

"Vamos refazer a planilha de preços, licitar e promover as obras necessárias na praça"
              Afirmou Branquinho.

              A obra de construção da creche, fruto de convênio com o Ministério da Educação, se "arrasta lentamente" em Garapuava. Somente duas pessoas, segundo o prefeito, estão trabalhando no canteiro de obras. 

"Temos o convênio, temos o recurso, mas falta o entendimento com o empreiteiro, para acelerar a obra. Vamos ajustar isso com ele".

Escola e quadra

              Mesmo sem entrar na Escola Teodoro Campos, o prefeito comentou a necessidade de obras de reforma. Segundo observou, numa próxima visita, em companhia do secretário Geraldo Magela (Educação), serão definidos os pontos de recuperação da escola.

              Ao lado da escola, Branquinho observou que a quadra poliesportiva está abandonada, sendo depredada, porque a estão usando sem ordem nem disciplina. A quadra foi construída com recursos públicos da Educação.

"Quando fizermos a reforma na escola, vamos incorporar a quadra.
Ela pode continuar sendo usada pela comunidade, mas seguindo o regimento da escola, sob administração e responsabilidade da direção escolar"
              Afirmou o prefeito.


Mato crescendo

              O prefeito reparou também a situação de abandono das ruas, com mato crescendo em algumas partes. Disse que a PMU contratou dois carroceiros para limpar o distrito. Um limparia da rodovia para baixo, o outro da rodovia para cima. Segundo ele, entretanto, o trabalho não está sendo feito.

"Do jeito que está, não serve para nós. Eu não vi nenhum dos dois trabalhando. 
O mato está crescendo na praça. 
O mato está crescendo entre os bloquetes (piso). 
Não serve. 
Se não der para os dois, vamos trocar"
              Afirmou o prefeito, indignado.

              As intervenções em Garapuava que dependem de licitação vão demorar mais. As que dependem do planejamento da Secretaria de Obras devem entrar na agenda para execução em prazo mais curto.

              Com Informações de: PMMUnaí-MG.

UNAÍ-MG - Prefeitura legitima posse de imóveis nos Bairros Canaã, Novo Horizonte e Mamoeiro

Moradores dos Bairros Canaã, Novo Horizonte e Mamoeiro poderão legalizar imóveis e garantir a escrituração.


               A Administração Municipal assinou, no dia 18 de maio, termo de legitimação de posse de mais 25 imóveis nos Bairros:
               Canaã
               Novo Horizonte,
               Mamoeiro

               A medida é válida para quem está de posse do imóvel há mais de cinco anos e quer assegurar o título de propriedade.


               O cidadão que quiser regularizar a posse do imóvel para garantir a escrituração deve procurar o setor de patrimônio no prédio da Prefeitura Municipal de Unaí-MG - PMU e iniciar o processo que culminará no Cartório de Registro de Imóveis.
               É tudo gratuito.

Documentos necessários: 
(para requerer legitimação de posse na Prefeitura)

               => Cópia da Carteira de Identidade ou da Carteira de Trabalho.
               => Cópia do CPF.

               => Cópia da Certidão de Casamento ou de Nascimento.
               => Se casado, o requerente deverá apresentar a cópia dos documentos do cônjuge, que também assinará o requerimento.
               => Certidão Negativa de Propriedade (obtida no Cartório de Registro de Imóveis).

               => Certidão Negativa de IPTU (expedida pelo Departamento de Receita Municipal).

               => Conta de água (indicando a data de ligação).

               => Documento emitido pela Prefeitura de Unaí, que permite o uso e a ocupação do solo (Contrato de Comodato, Senha, Decreto ou Carta de Arrematação).


ATENÇÃO:

              Quem não puder comprovar a posse do terreno com documentos:
               => Apresentar nome e endereço de três testemunhas da ocupação.
               => Apresentar declaração da posse do imóvel por mais de cinco anos (sem embargos ou oposição de terceiros).

              Para mais informações, ligar 3677-9610, ramal 9096.

               Com Informações de: PMUnaí-MG.

 

FRANCISCO SÁ-MG - Bandidos abrem buracos em paredes e entram em banco

Polícia Militar afirma que os criminosos usaram uma furadeira durante o crime; banco afirma que os bandidos não tiveram acesso aos cofres da agência.


               A Polícia Militar procura por duas pessoas que entraram em uma agência do Banco do Brasil em Francisco Sá-MG, no Norte de Minas, na madrugada desta Sexta-feira (170602). De acordo com a Polícia Militar, os criminosos fizeram dois buracos em paredes da agência para entrarem no local.

               Testemunhas acionaram a polícia afirmando que ouviam barulhos de pessoas dentro da agência, que fica no Centro da cidade. Quando os policiais chegaram ao local, perceberam que os criminosos tiveram acesso à agência por um quintal vizinho ao banco.

               Segundo a PM, os envolvidos usaram uma furadeira para abrir os buracos e logo após fugiram por um matagal. A assessoria do banco afirmou que os bandidos não tiveram acesso aos cofres da agência.

               A polícia disse ainda que os suspeitos fugiram após o crime e seguem, até o início da tarde desta Sexta-feira (170602), sendo procurados.

               Com Informações de: G1.

JANUÁRIA-MG - Homem é preso por tráfico de drogas durante operação da PC

Ação cumpriu ao todo 11 mandados de busca e apreensão nas vilas São João e São Domingos; delegado diz que facções criminosas disputam o tráfico nestes bairros.


               Um homem de 27 anos foi preso na manhã desta Sexta-feira (170602) durante uma operação da Polícia Civil em Januária-MG, no Norte de Minas. A ação, segundo a PC, foi realizada para combater o tráfico de drogas na região.

               Ao todo foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão. Durante a operação os policiais localizaram e desmontaram vários locais usados para comércio de entorpecentes, nas Vilas São João e São Domingos. Segundo o delegado Alberto Ténório, a operação foi desencadeada devido à incidência deste tipo de crime nestas regiões.

“Ali, criminosos de um bairro tentam tomar o espaço dos criminosos do outro bairro. 
No início desta semana houve um conflito entre criminosos e poderia ter vitimado um inocente. 
Por isso foi deflagrada esta ação hoje, na qual conseguimos prender este rapaz que está envolvido no tráfico na cidade”
               Explica o delegado.

Adolescentes no tráfico

               Uma característica encontrada nas facções criminosas envolvidas com o tráfico de drogas no município, segundo delegado, é a inclusão de adolescentes, principalmente nestes dois bairros que foram alvos da operação.

“Os traficantes têm angariado muitos adolescentes destes locais que assumem a responsabilidade das drogas, quando encontradas. 

Isso dificulta, pois nem todos os adolescentes são prontamente reconhecidos pelos policiais e ainda devido às nossas leis ter brechas que permitem que adolescentes, não reincidentes, sejam apreendidos e logo liberados".

               A PC informou também que o homem preso durante a operação foi levado para o presídio da cidade.

               Com Informações de: G1.

TAIOBEIRAS-MG - Homens são presos após arrastão em estabelecimentos comerciais

Dupla roubou cerca de R$ 1 mil em três comércios e fugiu em direção à Salinas; o condutor de um carro foi preso ao tentar dar fuga para um dos assaltantes.



               Dois homens foram presos nessa Quinta-feira (170601) por envolvimento em um arrastão em comércios de Taiobeiras-MG, no Norte de Minas

               De acordo com a Polícia Militar, dois criminosos roubaram cerca de R$1.000,00 em três estabelecimentos comerciais.

               A PM afirma que o proprietário de um dos comércios chegou perseguir os assaltantes, mas eles atiraram contra ele. A dupla fugiu sentido à cidade de Salinas-MG, onde foram visualizados por policiais militares.

               Os assaltantes fugiram em direção à BR-251 e foram perseguidos pelos policiais que localizaram momentos depois a motocicleta usada pelos criminosos. O veículo, segundo a PM, foi roubado no dia 29 de maio na cidade de Rio Pardo de Minas-MG.
               Ainda durante as buscas pelos assaltantes, a polícia localizou um dos envolvidos, de 31 anos, dentro de um carro de passeio que foi ajudar na fuga. O condutor, de 44 anos, também foi preso e levado para a Delegacia de Taiobeiras

               A polícia continua a busca para tentar localizar o outro assaltante, mas até o início da tarde desta Sexta-feira (170602) ele não foi localizado.

               Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Polícia apreende três pés de maconha, duas pessoas são detidas

Ocorrências foram registradas no Centro e no Bairro São Judas Tadeu; no Povoado de Mucambo Firme, três pessoas foram conduzidas suspeitas de tráfico de drogas.


              A Polícia Militar apreendeu três pés de maconha cultivados em duas casas em Montes Claros-MG, na noite dessa Quinta-feira (170601). 
              Dois jovens de 16 e 19 anos foram detidos. 
              Os militares chegaram até os imóveis após denúncias anônimas.

              Dois pés da droga foram encontrados na casa do rapaz, de 19 anos, no Centro da cidade. O outro pé de maconha estava na casa do menor no Bairro São Judas Tadeu; no imóvel foram apreendidos ainda tabletes e sementes da mesma Droga.

              Ainda nessa Quinta-feira, no Povoado de Mucambo Firme, um rapaz de 18 anos foi preso com um tablete pequeno de maconha. 

              Para a polícia, ele contou o local onde comprou as drogas. No endereço, os militares apreenderam duas armas de fabricação caseira, dois tabletes de maconha e dinheiro. 

              Um homem de 19 anos e uma mulher, de 45 anos, foram conduzidos para a delegacia suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas.

              Com Informações de: G1.

BUENÓPOLIS-MG - Bandidos roubam fazenda, se escondem em matagal, trocam tiros com a polícia e são presos

Dois criminosos estão sendo procurados; ocorrência foi registrada em Buenópolis na quinta-feira (1).


              Dois homens, de 21 e 26 anos, foram presos suspeitos de roubarem uma fazenda em Buenópolis-MG, nessa Quinta-feira (170601). 

              De acordo com a Polícia Militar, os criminosos e outros dois comparsas armados e encapuzados roubaram cerca R$2.000,00, joias e aparelhos eletrônicos. Uma das vítimas contou aos militares que os bandidos chegaram no local pedindo pelo dinheiro de um leilão, realizado em uma festa religiosa, e que diziam que o roubo era ‘carta marcada’. 

              Ainda segundo a PM, eles ficaram na fazenda por três horas e as vítimas foram trancadas em casa no momento da fuga.

              A polícia fez rastreamento e visualizou os quatro homens em duas motocicletas na BR-135; durante a perseguição, eles caíram dos veículos, entraram em um matagal e trocaram tiros com os militares. Os dois homens, de 21 e 26 anos, foram presos no local e os outros envolvidos estão sendo procurados. As duas motocicletas estavam com chassi raspado e foram removidas ao pátio credenciado ao DETRAN.

              A polícia apreendeu parte dos produtos roubados e duas armas utilizadas no crime; o dinheiro roubado não foi recuperado. Os dois suspeitos têm passagens por tráfico de drogas, roubo e furto; um deles estava com um mandado de prisão em aberto de SERGIPE.

              Com Informações de: G1.

BOCAIUVA-MG - Caminhões batem de frente e os dois motoristas morrem na BR-135, na serra

De acordo com a PRF, até o início da desta desta sexta-feira (2), a rodovia pemanece interditada, aguardando os trabalhos da perícia.


              Dois motoristas morreram em um acidente na manhã desta Sexta-feira (170602), na BR-135, na Serra de Bocaiuva-MG

              De acordo com as primeiras informações da Polícia Rodoviária Federal, as vítimas conduziam dois caminhões, que bateram de frente. As causas do acidente ainda são desconhecidas. Equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros foram ao local.

              De acordo com a PRF, o acidente aconteceu por volta das 10:40 horas. Até o início da tarde desta sexta, o trânsito na rodovia se encontra completamente interditado, aguardando os trabalhos da perícia. Um motorista que passava pelo local sentido Turmalina informou que um dos caminhões estava carregado de cimento, e o outro, de cerveja.

              As idades das vítimas e as placas dos veículos ainda não foram informadas.

              Com Informações de: G1.

CONTAGEM-MG - Mulher fica ferida em acidente

Acidente foi na Rua Padre José Maria de Man, no bairro Novo Riacho.


              Uma mulher ficou ferida em um acidente, na noite desta Quinta-feira (170601), na Rua Padre José Maria de Man, no Bairro Novo Riacho, em Contagem-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

              A vítima estava em um carro, quando teria se sentido mal e bateu em um caminhão-baú. 
              O carro ficou com a parte dianteira bastante danificada.

              A mulher foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência - SAMU.

              Com Informações de: G1.

ESPÍRITO SANTO - Livro escolar infantil sugere casamento entre pai e filha

Para o delegado da DPCA, a abordagem não deve ser levada a crianças. MEC confirmou a presença do livro no Pacto Nacional pela Alfabetização.


              A Prefeitura de Vitória decidiu, nesta Quarta-feira (170517), retirar das salas de aula o livro “Enquanto o sono não vem”, que sugere o matrimônio entre um pai e a filha. 

              A obra de José Mauro Brant, da Editora Rocco, está no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, segundo o Ministério da Educação.

              A polêmica surgiu das reclamações de profissionais de educação no Espírito Santo. O livro infantil é distribuído pelo Ministério da Educação - MEC a escolas públicas do Brasil.

              No livro, há um conto que fala do pedido de casamento de um pai para uma das filhas e, no final, ela acaba morrendo presa por não aceitar o pedido. O G1 entrou em contato com a editora do livro, que ainda não se manifestou.

              A professora Fernanda Appel ficou surpresa com o tipo de abordagem. Para ela, o conto pode até afastar crianças da leitura. 

“Se na história existe isso, pode achar que é uma coisa normal. Ela tenta denunciar, mas não é atendida. 
Cadê o encantamento? A criança nessa fase está no conto de fadas”
              Analisou.

Livro

              O livro “Enquanto o sono não vem” é destinado a alunos de primeiro ao terceiro ano, entre 6 e 8 anos. Nele o conto intitulado “A triste história de Eredegalda” fala de um rei que pede uma das três filhas em casamento.

              A proposta do pai é que a mãe da menina seja criada deles. Ao recusar o convite do pai, a história conta que a menina é presa em uma torre, onde passa sede. Ao pedir à mãe e às duas irmãs para beber água, ela não recebe ajuda por ameaças de morte do pai.

              No final ela acaba aceitando o convite do pai para se casar, mas ele resolve fazer um desafio com três cavaleiros: o que chegasse primeiro com um jarro d’água ganharia a mão da filha. Essa oferta, no entanto, não é explicada na história. O conto mostra que a menina morreu antes.

Vitória

              A Prefeitura de Vitória-ES informou, na tarde desta Quarta-feira (170531), que os livros serão remetidos ao MEC com um parecer técnico pedagógico.

Delegado

              Para o titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente - DPCA, Lorenzo Pazolini, a abordagem surpreende negativamente e não deve ser levada a crianças. 

“Muitas dessas viveram ou presenciaram cenas de abuso.
E reviver isso dentro da sala de aula traz um sofrimento com consequências dentro e fora da sala.
É claro que é um conto, mas a mente de uma criança é vasta”
              Ressalta.


MEC

              O Ministério da Educação - MEC confirmou a presença do livro no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, mas disse que o processo foi realizado na gestão anterior, em 2014. Na nota, o MEC diz que está revendo todo o processo de seleção dos livros visando a melhoria da qualidade da educação e não citou o livro específico.

              Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - Suspeitos de estelionatos são presos

Quatro homens e uma mulher foram detidos em um shopping, na Região Noroeste da capital, e outro homem foi pego na Região da Pampulha.

              Seis pessoas foram presas, nesta Quinta-feira (170601), em Belo Horizonte-MG, suspeitas de fazer parte de uma quadrilha de estelionatários. 

              Segundo a Polícia Militar - PM, elas aplicavam golpes com documentos falsos e cartões clonados no comércio da capital.

              Policiais da Rotam receberam a denúncia de que o grupo de estelionatários estava em um shopping, no Bairro Caiçara, na Região Noroeste. Um vídeo gravado no celular de um dos policiais mostra que as câmeras de segurança desse centro de compras flagraram cinco suspeitos - quatro homens e uma mulher - trocando documentos e conversando na praça de alimentação. A polícia disse que pouco depois eles foram até uma loja para fazer um plano de telefonia celular e foram presos.

“Averiguando a documentação pessoal que eles portavam, a gente constatou que se tratavam de estelionatários especializados na prática. 
A gente arrecadou documentos de pessoas com nomes diferentes, com a própria foto da pessoa, com a mulher, inclusive com um dos autores diversas documentações, com o nome de aproximadamente umas dez pessoas com documentos falsos"
              Explicou o sargento Paulo Miranda.


              Depois de prender cinco suspeitos no shopping, a polícia foi até duas casas, uma no Bairro Serrano, e outra, no Castelo, ambas na Região na Pampulha, onde outro homem foi preso. Os policiais descobriram ainda que a quadrilha fazia compras em lojas físicas e também pela internet.

              Panelas, eletrodomésticos, cápsulas de café e calçados comprados em lojas virtuais foram apreendidos. A PM também encontrou mais documentos falsos, vários cartões de crédito, cheques, quase R$2.000,00, além de declarações de Imposto de Renda, um notebook e celulares.

“Funcionava como um QG assim, vamos dizer, para produção dos documentos. 
Nós localizamos diversas fotos picotadas, outros espelhos em branco, entendeu?, para serem tipo clonados e eles aplicarem golpes na praça, né?".

              Os seis suspeitos foram levados para a Central de Flagrantes - Ceflan do Bairro Alípio de Melo

"Inicialmente a ocorrência principal é de estelionato, 171 do Código Penal Brasileiro. Porém, tem três condutas secundárias aí no caso, uma de usar documento falso, a segunda de falsificar documento particular e a última de quadrilha ou bando"
              Completou o sargento.


              Com Informações de: G1.

SALINAS-MG - Homens a caminho de festival LGBT são presos com drogas e estimulantes em fiscalização na BR-251

De acordo com a PRF, motorista e passageiros passavam por Salinas quando foram abordados; drogas estavam escondidas no painel do veículo.


               Um motorista de 34 anos foi preso com drogas e estimulantes durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na BR-251, em Salinas-MG, na noite dessa Quarta-feira (170531). 

               O passageiro, de 37 anos, também foi preso e conduzido para a delegacia. Para os policiais, os homens disseram que as drogas seriam comercializadas em um festival LGBT em Morro de São Paulo, no litoral da Bahia

               Segundo a Polícia Civil de Taiobeiras-MG, eles foram autuados por tráfico de drogas e encaminhados ao Presídio de Salinas, na manhã dessa Quinta-feira (170601).

               De acordo com a PRF, as drogas foram encontradas dentro de meias no painel do veículo. Foram apreendidos:
559 comprimidos de êxtase, 
25 micropontos de LSD
47 porções com cristais de MDMA
446 papelotes de cocaína, 
06 porções de maconha, 
11 frascos contendo GHB, conhecido por ser estimulante sexual, 
01 balança de precisão e R$3.718,00

               Segundo a polícia, o material apreendido passará por perícia para confirmação das substâncias.

               A fiscalização ocorreu no km 270, por volta das 21:30 horas, com agentes da PRF de Teófilo Otoni-MG e Montes Claros-MG

               O G1 não consegui falar com a organização do evento até a publicação desta reportagem.

               Com Informações de: G1.

ARINOS-MG - Assalto a mão armada no Bairro Primavera II.

Homem é assaltado no Bairro Primavera II. Em rastreamento PM prendeu autor do crime e apreendeu arma e recuperou material roubado.


               Nesta Terça-feira (170530), por volta das 20:00 horas, a Polícia Militar em Arinos-MG compareceu a um estabelecimento comercial situado no Bairro Primavera II.

               Onde uma vítima de 41 anos relatou que estava trabalhando quando foi surpreendido por um autor, com o rosto coberto e armado com um revólver calibre .38 e anunciou o assalto o roubo subtraindo 02 aparelhos celulares e a quantia de R$60,00 em dinheiro, fugindo logo em seguida em uma bicicleta, tomando rumo ignorado.

               Os policiais militares, imediatamente, iniciaram rastreamento localizando o autor de 23 anos em uma residência situada no mesmo bairro e este confessou o roubo, além da localização do material roubado e da arma utilizada para cometer o crime.

               O autor foi preso juntamente com a arma e o material apreendido e encaminhado para a delegacia. O autor foi reconhecido pelas vítimas dos roubos ocorridos no dia 26 e no dia 29 de maio, como sendo um dos autores que participaram do crime.

               Com Informações de: PMMG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS