PESQUISA NESTE SITE:

15 março 2020

PATROCÍNIO-MG - Acidente entre carro e carreta na BR-365 deixa uma pessoa morta e outras duas feridas

Um rapaz de 30 anos acabou falecendo e outras duas pessoas foram resgatadas e socorridas em estado grave.


               O grave acidente aconteceu na tarde deste Domingo (200315) na BR-365, em Patrocínio-MG. O carro com 3 ocupantes teria tentado ingressar na rodovia quando acabou sendo atingido pela carreta. 

               Um rapaz de 30 anos acabou falecendo e outras duas pessoas foram resgatadas e socorridas em estado grave.

               De acordo com as primeiras informações, o acidente aconteceu por volta das 15:00 horas. O veículo GM Corsa teria saído da estrada vicinal, logo após o Bairro Congonhas, em sentido a Uberlândia-MG, e foi atingido pela carreta que não conseguiu desviar. 

               O carro foi atingido e acabou arremessado para fora da estrada. O automóvel ainda capotou e ficou totalmente danificado.

               Uma unidade do Corpo de Bombeiros esteve no local e fez o resgate das vítimas que ficaram presas às ferragens. Leandro de Araújo Souza, 30 anos, não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo. 
               As outras vítimas foram socorridas ao Pronto Socorro em estado grave.

               Com Informações de: Patos Hoje.

SÍRIA - Guerra entra no 10° ano com Bashar al-Assad refém de seus aliados

A revolta popular contra o ditador Bashar al-Assad e por reformas democráticas começou no dia 110315 e se transformou numa das guerras mais atrozes da história.


                 A guerra na Síria entra neste Domingo (200315) no 10º ano, com o regime do presidente Bashar al-Assad consolidando seu controle sobre um país devastado pelo conflito, com uma economia dizimada e sob a intervenção de potências estrangeiras com interesses divergentes.

                 A revolta popular contra o ditador Bashar al-Assad e por reformas democráticas começou no dia 15 de março de 2011 e se transformou numa das guerras mais atrozes da história. Assad ainda está determinado a reconquistar todo o território sírio com seus aliados estrangeiros, principalmente a Rússia e o Irã.

                 De acordo com a nova avaliação do Observatório Sírio dos Direitos Humanos - OSDH, ONG que conta com uma ampla rede de fontes militares e médicas em toda a Síria, pelo menos 384.000 pessoas morreram desde o início dos combates.

                 Segundo relatório divulgado pelo Unicef, quase cinco milhões de crianças nasceram na Síria durante a guerra, e um milhão no exílio. As crianças pagam um preço altíssimo nesse conflito, constata o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Cerca de 5.000 menores foram recrutados para lutar, incluindo crianças de 7 anos de idade.

                 Várias regiões sírias ainda escapam ao cerco das tropas do regime. No Leste, os curdos controlam vastos territórios, mesmo que seu projeto de autonomia tenha sido enfraquecido em grande parte pelo desengajamento parcial dos americanos e pelas ofensivas da Turquia.

                 No norte, a província de Idlib encontrou uma calma muito precária nos últimos dias. Mas qual seria o futuro para os milhões de civis sírios que se reuniram nesse enclave ainda mantido por grupos rebeldes e jihadistas?

Pior desastre humanitário desde a Segunda Guerra

                 Esse conflito é o "pior desastre causado pelo homem desde a Segunda Guerra Mundial", estimou a ONU em 2017. Os bombardeios e a destruição causaram o êxodo de mais de 11 milhões de pessoas entre os 25 milhões de sírios. Deslocadas ou refugiadas, milhares de famílias ainda tentam chegar à Europa.

                 A organização OSDH denuncia incansavelmente os abusos aos direitos humanos perpetrados pelo regime, acusado de realizar ataques químicos de massa, apesar de proibidos pelo direito internacional, além de tortura e prisões arbitrárias.

Um regime enfraquecido

                 O presidente sírio insiste que seu objetivo é reconquistar todo o território. Mas isso só pode ser considerado com o apoio militar de Moscou e Teerã. Assad deve a sobrevivência de seu regime em particular a esses dois aliados, mas à custa de grande dependência.

                 Nove anos após o início do conflito, o ditador de Damasco fala frequentemente em vitória, mas em um país que está sob tutela estrangeira. Ainda muito isolada internacionalmente, a Síria sofre uma grave crise econômica.

Um país mortificado

                 Como relata o correspondente da RFI em Beirute, Paul Khalifeh, na véspera do envolvimento da Rússia na guerra - em Setembro de 2015, o exército sírio controlava apenas 10% do território. Um espaço fragmentado, composto pela capital Damasco e as principais cidades do país, enquanto a maioria das áreas rurais estava nas mãos de rebeldes e jihadistas.

                 Cinco anos depois, com o apoio dos russos, iranianos e do Hezbollah libanês, as tropas do governo recuperaram o controle da fronteira com a Jordânia, o Líbano e uma parcela da divisa com o Iraque.

                 O regime reconquistou 70% do território, restabeleceu as principais rotas de comunicação entre as regiões, sendo a mais recente a rodovia M5, que atravessa a Síria de norte a sul, passando por Damasco e Aleppo.

                 Ao longo dos anos, o exército sírio e seus aliados eliminaram as brigadas armadas da oposição e o grupo Estado Islâmico, que controlava metade do país. Em sua última ofensiva, assumiu o controle de grande parte da província de Idlib, a última fortaleza rebelde e jihadista.

                 A Turquia continua sendo o último grande ator regional ainda influente no noroeste. O nordeste do país, controlado pelas milícias curdas, ainda escapa do poder central.

                 Com Informações de: G1.

DISTRITO FEDERAL - São 14 casos de Coronavírus confirmados e 158 em investigação

O número de pacientes com Covid-19 ou em investigação foi atualizado na tarde deste Domingo (15).


                Há 14 casos confirmados do novo Coronavírus no Distrito Federal e outros 158 em investigação. No total, 84 foram descartados. Os números foram atualizados pelo GDF na tarde deste Domingo (200315).

                Os pacientes infectados da capital do país viajaram ao exterior antes do diagnóstico. Dessa forma, ainda não houve registro dos chamados casos de contaminação comunitária, que é quando o vírus começa a circular pelo local.

                Os seis pacientes incluídos neste Domingo na lista de casos confirmados de coronavírus no Distrito Federal são três homens e três mulheres. Eles têm idade entre 30 e 61 anos. Duas mulheres viajaram recentemente aos Estados Unidos e o restante visitou a Europa.

                Divulgados neste Sábado (200314), os dados anteriores indicavam oito casos confirmados de Covid-19 no Distrito Federal e 116 em análise. No mesmo dia, o GDF publicou um decreto para antecipar o recesso das férias escolares do mês de Julho, que terá início nesta Segunda-feira (200316). A medida faz parte do enfrentamento ao novo Coronavírus.

                Os dois primeiros infectados da capital do país são um casal que viajou para a Europa. O terceiro é o vice-presidente de Embaixadas e Consulados do Flamengo, Maurício Gomes de Mattos.

                Um homem de 51 anos, argentino, fez exames no Hospital Sírio Libanês e testou positivo para a doença. O outro paciente tem 46 anos e veio da França no início deste mês.

Estado grave

                A paciente infectada com o novo Coronavírus que está internada no Hospital Regional da Asa Norte - HRAN permanece em estado grave.

                A mulher, de 52 anos, foi o primeiro caso confirmado do Covid-19 na capital do país. Ela está isolada na Unidade de Terapia Intensiva - UTI do HRAN, sedada, e apresenta “síndrome respiratória aguda severa”. A paciente está sem febre. A advogada ainda tem comorbidades (outras doenças), que agravam o quadro clínico, de acordo com a pasta.

                O marido da paciente também está com Coronavírus. Após pedido do GDF, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT determinou que o homem deve ficar em isolamento domiciliar.

Como se prevenir

                Para evitar contaminar e ser contaminado, as recomendações da Organização Mundial de Saúde - OMS são lavar as mãos com água e sabão com frequência, usar álcool gel quando não houver acesso fácil à água, evitar tocar o rosto, cobrir a boca ao tossir com a parte interna do braço, e não com as mãos. 

                Não compartilhar copos e talheres, evitar cumprimentar com beijinhos e não estar em público caso esteja com sintomas da doença.

                Com Informações de: Metrópoles.

CARMO DO PARANAÍBA-MG - Acidente deixa dois mortos no Bairro Minas Gerais

O piloto perdeu o controle e caiu ao solo. 
Ele e o garupa morreram no local.


                Dois jovens morreram em um acidente de trânsito na manhã deste Domingo (200315) em Carmo do Paranaíba-MG. De acordo com a Polícia Militar, os dois estavam em uma motocicleta.

                O veículo era conduzido pelo rapaz de 23 anos que teria perdido o controle direcional e caído ao solo. Uma ambulância chegou a comparecer na Avenida Tancredo de Almeida Neves, no Bairro Minas Gerais, porém as vítimas faleceram no local.

                A perícia técnica da Polícia Civil compareceu ao local e procedeu com os trabalhos de praxe. 
                A dinâmica do acidente será investigada.

                Vários populares acompanharam o desenrolar da ocorrência. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal - IML em Patos de Minas-MG.

                Com Informações de: Triângulo Notícias.

UNIVERSAL - O que é assédio, e o que é importunação sexual

Atos libidinosos contra a vontade, muito comum em baladas e no carnaval, são caracterizados por importunação sexual, com pena maior do que assédio.


                Neste carnaval, assim como nos últimos anos, tornou-se comum encontrar mulheres com camisetas, tatuagens e cartazes com os dizeres “não é não”. A campanha é uma das inúmeras, deflagradas por movimentos da sociedade civil, em busca da mudança de comportamento, especialmente dos homens, em relação à abordagem sem consentimento. 
                Popularmente conhecida pelo nome de assédio, a prática na verdade é enquadrada pelo Direito Penal como “importunação sexual”.

“A importunação sexual é qualquer ato libidinoso, sem a anuência da outra pessoa, na tentativa de satisfazer o desejo sexual. Ela se difere do estupro porque não apresenta violência física, e do assédio porque não há relação hierárquica ou de subordinação”
                Explica o criminalista Leonardo Pantaleão, mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP.

                Pantaleão ainda lembra que, desde o ano passado, a importunação sexual deixou de ser infração e passou a ser crime. 

“O nosso legislador, atendendo a uma demanda social, transformou a importunação sexual em crime, cuja pena inclusive é maior do que o assédio, podendo a chegar a cinco anos de reclusão”.

                Com a proximidade do carnaval, embora os ânimos estejam mais exaltados e um clima de aparente liberdade se instaure nos blocos, nos bailes e nas festas, é preciso tomar cuidado. 

“Práticas que antes eram aceitas ou não denunciadas hoje passaram a ser crime. E embora seja carnaval, a legislação não muda nessa época do ano”
                Alerta.

                Qualquer pessoa que presenciar ou for vítima de importunação sexual pode denunciar pelo 180 - Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.

Importunação sexual

                Qualquer ato libidinoso sem o consentimento da vítima (como passar a mão em partes íntimas, esfregar o órgão sexual na outra pessoa, roubar um beijo). Não exige relação de hierarquia, por exemplo. Enquadrado como crime pela Lei n°13.718/2018 - pena pode variar entre 1 e 5 anos, sendo aumentada em caso de agravantes.

Assédio sexual

                Ato libidinoso sem o consentimento da vítima, dentro de uma relação de hierarquia, muito comum no ambiente de trabalho. Pode ou não ter contato físico. Enquadrado como crime pelo artigo 216 do Código Penal - pena pode variar entre 1 e 2 anos e prisão.

Estupro

                Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, para obter conjunção carnal. Enquadrado como crime hediondo pelo artigo 213 do Código Penal - pena pode variar de 6 a 10 anos de reclusão para o criminoso, aumentando para 8 a 12 anos se há lesão corporal da vítima ou se a vítima possui entre 14 a 18 anos de idade, e para 12 a 30 anos, se a conduta resulta em morte.

Sobre Leonardo Pantaleão

                Advogado, professor e escritor, com Mestrado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, Doutorado na Universidad Del Museo Social Argentino, em Buenos Aires e Pós-graduado em Direito Penal Econômico Internacional pelo Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu - IDPEE da Universidade de Coimbra, em Portugal, professor da Universidade Paulista.

                Autor de obras jurídicas e de inúmeros artigos publicados na imprensa, além de palestrante e participante de mesas e painéis de debates nas mídias de rádio e TV
                Tem vasta experiência como palestrante, com ênfase em Direito Penal e Direito Processual.

                Com Informações de: M2 Comunicação. @

ABADIA DOS DOURADOS-MG - Motociclista morre após bater na traseira de carro na BR-352


                  O grave acidente aconteceu no final da noite deste Sábado (200314) no Km 41 da BR-352, no município de Abadia dos Dourados-MG

                  O motociclista de 30 anos teria atingido a traseira de um carro vindo a ter ferimentos graves. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e veio a óbito. 
                  O motorista do carro evadiu e não foi localizado.

                  O acidente foi por volta das 23:30 horas. De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária, o condutor da motocicleta Honda colidiu na traseira de um FIAT Palio. Os veículos emplacados em Abadia dos Dourados transitavam em sentido Abadia dos Dourados a Coromandel-MG.


                  A vítima identificada pelas iniciais R.R.P recebeu os primeiros socorros ainda no local por um enfermeiro que passava pelo local no momento, foi socorrido ao Pronto Socorro de Abadia dos Dourados e depois encaminhado para o Pronto Socorro de Monte Carmelo-MG, porém não resistiu e veio a óbito.

                  O motorista do carro evadiu do local e não foi localizado. Já o FIAT Palio foi encontrado em uma estrada vicinal, pouco a frente do local do sinistro e foi apreendido. 
                  A motocicleta ficou completamente danificada.

                  Com Informações de: PO Notícias.

JANAÚBA-MG - Dois suspeitos são detidos após matar jovem de 18 anos com tiros na cabeça

Segundo a Polícia Militar, os suspeitos têm 20 e 15 anos. 
A arma utilizada no crime também foi apreendida.


                 Um jovem de 20 anos e um adolescente de 15 foram detidos, neste Domingo (200315), suspeitos de um homicídio ocorrido nesse Sábado (200314), em Janaúba-MG. Segundo a Polícia Militar - PM, um jovem de 18 anos foi morto com tiros na cabeça. 
                 Os autores estavam em uma bicicleta.

                 De acordo com a PM, após o crime foi montada uma operação para identificar e prender os suspeitos. O primeiro deles foi preso em um matagal. 

                 Ele foi visto pelos militares ao entrar em uma casa. Ao perceber a presença dos policiais, o autor pulou o muro e escondeu em uma mata quando foi detido. 
                 Ele confessou aos militares que atirou no jovem e que estava sendo ameaçado por ele. O revólver utilizado foi apreendido.

                 Já o adolescente também tentou fugir, mas foi detido em casa. Ele também confessou participação no crime. A Polícia Militar informou que a operação durou cerca de 24 horas.

                 Com Informações de: G1.

RIO DE JANEIRO - Família e amigos se despedem do ex-ministro Gustavo Bebianno em Teresópolis-RJ

Polícia Civil confirmou que o laudo apontou infarto fulminante como causa da morte. Bebianno tinha 56 anos e passou mal na madrugada deste Sábado (14) em seu sítio na cidade da Região Serrana.


                O corpo do ex-ministro de Jair Bolsonaro e pré-candidato a prefeito do Rio de Janeiro, Gustavo Bebianno, foi enterrado neste Sábado (200314) no Cemitério Municipal Carlinda Berlim, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

                Bebianno estava em seu sítio, com seu filho. Ele passou mal e sofreu uma queda. O ex-ministro morreu logo após ser levado ao hospital. Segundo a Polícia Civil, o laudo apontou que a causa da morte foi infarto fulminante.

                Viaturas da Polícia Militar fizeram um esquema de segurança no cemitério onde foi realizado o sepultamento do ex-ministro. A imprensa não foi autorizada a entrar.

                Entre os familiares e amigos, estava o presidente do PSDB no Rio e amigo de Gustavo Bebianno, Paulo Marinho.

                O governador de São Paulo, João Doria também compareceu à despedida ao ex-ministro.

                Em uma rede social, Doria compartilhou uma mensagem lamentando o falecimento de Bebianno.


"Com profundo pesar recebi a notícia da morte de Gustavo Bebianno. Seu falecimento surpreende a todos. O Rio perde, o Brasil perde. Bebianno tinha grande entusiasmo pela vida e em trabalhar por um País melhor. Meus sentimentos aos familiares e amigos nesse momento de dor"
                Publicou o governador de São Paulo.

                No último dia 5, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a pré-candidatura de Gustavo Bebianno à Prefeitura do Rio de Janeiro. Segundo o partido, o lançamento oficial da candidatura seria em 4 de abril, na capital fluminense.

                Gustavo Bebianno tinha 56 anos e deu entrada durante a madrugada deste sábado no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). Segundo a unidade, o ex-ministro já chegou ao hospital com parada cardiorrespiratória.


                A equipe de atendimento tentou a manobra de ressuscitação, sem êxito. O corpo foi encaminhado para o IML da cidade.

                O delegado Vinícius Galhardo explicou que, apesar de ter sido infarto, o corpo foi levado para o IML por conta de uma lesão no rosto.

“Num procedimento desse, o corpo seria liberado no próprio hospital. O problema é que, como ele estava com uma lesão no rosto, por conta do tombo, o médico ligou para a delegacia e sugeriu a remoção para o IML. Isso é mais do que comum. Para evitar qualquer questionamento, eu determinei a remoção para que fossem feitos os exames e sanar qualquer tipo de dúvida. O exame já foi feito. O laudo apontou infarto fulminante"
                Disse o delegado.

                O delegado informou ainda que Bebianno estava com o filho no momento em que ocorreu.

"Eles tinham acabado de jantar e ele reclamou de dores no peito. Eles acharam que fossem gases. Tomou remédio para gases e foi deitar. Por volta das duas e meia, três da manhã, ele novamente chamou o filho, dizendo que as dores estavam aumentando. Tomou novamente remédio para gases e aí foi ao banheiro. 

O filho ouviu um barulho forte, correu para o banheiro e ele tinha caído. Se machucou porque ele caiu com o rosto no box de vidro, por isso a lesão”
                Explicou o delegado Vinicius Galhardo.

                Além de líder do PSL, Bebianno ocupou a Secretaria-Geral da Presidência durante um mês e 18 dias. Ele foi o pivô da primeira crise política do governo Bolsonaro, gerada pela suspeita de que o PSL fez uso de candidatura "laranja" as eleições de 2018 para desviar verbas públicas. Ele sempre negou irregularidades.

                O ex-ministro afirmou na época que foi demitido do cargo pelo vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho de Jair Bolsonaro. Ele disse ter "amor" e "afeto" pelo presidente e declarou não ter dúvida de que o governo Bolsonaro “será um sucesso”.

                Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Bolsonaro descumpre monitoramento por coronavírus, participa de ato e cumprimenta apoiadores

Após fazer percurso de carro, presidente desceu e apertou a mão de manifestantes no Planalto. Na Sexta-feira, Bolsonaro evitou cumprimentar pessoas em razão do vírus.


               O presidente Jair Bolsonaro descumpriu, neste Domingo (200315), a recomendação de monitoramento dada por médicos do governo em razão do novo Coronavírus. Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada no início da tarde deste Domingo e participou de uma manifestação a favor do governo, em Brasília-DF.

               Em um primeiro momento, o presidente percorreu o lado oposto da Esplanada dos Ministérios, de carro, e recebeu acenos dos manifestantes. 
               Em seguida, fez o caminho de volta e entrou no Palácio do Planalto.

               Minutos depois, foi até a grade e apertou a mão de apoiadores. O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, Antônio Barra Torres, apareceu ao lado de Bolsonaro nas imagens.

               Na Sexta-feira (200313), após receber um exame de coronavírus com resultado negativo, o presidente disse a apoiadores no Palácio da Alvorada que não daria a mão para cumprimentar as pessoas, como faz de costume.

“Apesar de o meu teste ter dado negativo, eu não vou apertar a mão de vocês. Nunca tinha visto ali qualquer problema. Se bem que, para a imprensa que está ouvindo ali, se eu tivesse com o vírus ou não tivesse, não estaria sentindo nada. Vida segue normal, um grande desafio pela frente, muitos problemas para serem resolvidos”
               Afirmou o presidente na ocasião.

               Cinco pessoas que viajaram com o presidente para os Estados Unidos fizeram os exames e descobriram que pegaram Coronavírus.

               Além da recomendação de monitoramento, médicos e autoridades ligadas ao governo pediram que Jair Bolsonaro repita o exame de Coronavírus na próxima semana. Até lá, era esperado que o presidente evitasse contato com aglomerações. 
               A agenda de segunda (200316), por exemplo, não lista compromissos oficiais para o presidente.

Precaução inicial

               Em uma transmissão pela internet na Quinta-feira (200312), Bolsonaro apareceu de máscara ao lado de Mandetta. O presidente disse que seus apoiadores deveriam repensar as manifestações deste Domingo, por causa do coronavírus

"Nossa saúde e de nossos familiares devem ser preservadas"
               Afirmou ele na transmissão.

               Após deixar o Palácio da Alvorada neste Domingo, de carro oficial, o presidente se dirigiu para o Eixo Monumental, onde estava ocorrendo a manifestação. Bolsonaro não desceu do carro. Ao saberem que se tratava do veículo presidencial, apoiadores começaram a acenar, gritar palavras de ordem e a seguir o carro.

               A manifestação em Brasília-DF teve críticas ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal - STF, algumas delas inconstitucionais e ilegais, como faixas pedindo intervenção militar e fechamento do Congresso e do STF.

               O gabinete do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, repetiu a declaração dada pelo ministro no fim de Fevereiro. Naquele momento, ele tinha sido questionado sobre a legitimidade dos atos que estavam sendo convocados.

"Sociedades livres e desenvolvidas nunca prescindiram de instituições sólidas para manter a sua integridade. Não existe democracia sem um Parlamento atuante, um Judiciário independente e um Executivo já legitimado pelo voto. 

O Brasil não pode conviver com um clima de disputa permanente. É preciso paz para construir o futuro. A convivência harmônica entre todos é o que constrói uma grande nação"
               Disse Toffoli.

Participação no ato

               Bolsonaro primeiro subiu o Eixo Monumental em um sentido, depois fez a volta para percorrer o sentido oposto. Nesse momento, a quantidade de carros que o seguia diminuiu. O presidente foi até o Palácio do Planalto, local de trabalho, que não costuma frequentar aos domingos. Lá, subiu a rampa que fica na entrada e, da parte de cima, ficou acenando para as pessoas que começaram a se reunir na rua.

               O presidente abriu uma transmissão ao vivo na internet no momento em que estava em cima da rampa do palácio:

"Não tem preço o que esse povo está fazendo, apesar de eu ter sugerido, eu não posso mandar, a manifestação não é minha, o adiamento, dado esse vírus"
               Disse Bolsonaro.

               Depois ele desceu até a rua para cumprimentar os apoiadores. Ele pegou na mão das pessoas, contrariando o que tinha dito na sexta.

               Mais cedo, Bolsonaro havia compartilhado em suas redes sociais imagens de atos pró-governo em cidades do país.

               As recomendações mais recentes do Ministério da Saúde dizem que, durante a crise do coronavírus, as pessoas devem reduzir a exposição a locais de muita aglomeração.

Coronavírus

               A Organização Mundial da Saúde - OMS está sugerindo medidas para os governos e também para as pessoas para tentar conter a pandemia do novo coronavírus. A organização tem reforçado a importância das atitudes de cada pessoa para tentar controlar a disseminação da doença e também manter a sustentabilidade dos sistemas de saúde.

               Segundo os especialistas ouvidos pelo G1, todas as medidas tomadas até agora estão sendo para evitar o colapso no sistema de saúde. A ideia é que a infecção não aconteça em um número grande de pessoas ao mesmo tempo para que haja um prazo maior de ação. Por isso, segundo eles, as atitudes individuais e coletivas de prevenção são fundamentais.

Alguns dos pontos destacados pelos especialistas, são:

               As principais forma de ações individuais são: higienizar as mãos, tossir ou espirrar no braço e evitar sair de casa no caso de sintomas.

               As principais ações coletivas, são: evitar aglomerações e ir em hospitais somente em caso de emergência.

               Caso haja uma contaminação rápida e elevada da população, o sistema de saúde pode entrar em colapso.

               Um dos pontos de atenção, no Brasil, é a quantidade de leitos de UTI, que pode ser um problema em caso de descontrole dos contágios.

               As atitudes tomadas pelos agentes públicos são para evitar o colapso.

               As ações só funcionarão se houver colaboração da sociedade.

Na quinta-feira, o Ministério da Saúde fez as seguintes recomendações:

               Evitar apertos de mão, não compartilhar alimentos e bebidas, aumentar a distância social, reduzir a exposição a lugares lotados.

               Idosos e doentes crônicos devem evitar locais com aglomeração: cinema, shoppings, shows e viagens.

               Mudar rotina no transporte público.

               Fazer exercícios ao ar livre. Academias podem estimular horários alternativos e reforçar higiene de equipamentos.

               Comprar suprimentos que devem estar sempre à mão, para evitar sair se ficar doente ou precisar cuidar de alguém doente. Ao mesmo tempo, fazer isso de forma racional e evitar compras desnecessárias.

               Quem usa medicamentos contínuos deve pedir prescrições com validade mais prolongada, para evitar ter que ir a uma unidade de saúde no período entre o outono e o inverno.

               Fazer compras fora do horário de pico.

               Com Informações de: G1.

VÁRZEA DA PALMA-MG - Casal briga e mulher dá tesourada no pescoço do marido

Segundo a Polícia Militar, os dois estavam embriagados. 
Esta é a segunda vez que a mulher tenta matar o marido.


                Um homem de 46 anos foi atingido por uma tesourada no pescoço pela esposa, em Várzea da Palma-MG, neste Sábado (200314). Segundo a Polícia Militar - PM, os dois estavam embriagados antes de começar a briga.

                Ainda de acordo com a PM, a autora disse que o marido a estrangulava e que o atingiu em legítima defesa. A mulher acionou a polícia, mas durante o deslocamento os militares foram informados de que o homem já estava no Pronto Socorro e, então, seguiram para lá.

                Os médicos disseram aos policiais que foi aplicada uma medicação na veia, pois a vítima chegou em estado de choque. 
                Ainda segundo os médicos, o homem não corre risco de morte.

                De acordo com a polícia, a suspeita foi presa e depois liberada. Como o homem ainda não foi ouvido, e a mulher alegou legítima defesa, o delegado não fez o flagrante.

                A PM informou ainda que já é a segunda vez que a suspeita tenta matar o marido. Em 2018, ela o esfaqueou na barriga e ficou presa por cerca de 24 dias.

                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Homem esfaqueia esposa por ciúmes e depois toma tinner, é socorrido e morre no inicio da tarde

Segundo a Polícia Militar, a mulher foi atingida por seis facadas. 
O homem tomou um litro de Tínner.


               Uma mulher de 41 anos foi atingida por seis facadas pelo marido na manhã deste Domingo (200315), no Bairro Santa Clara, em Unaí-MG. Segundo a Polícia Militar - PM, depois do crime ele tentou se matar tomando um litro de Tínner, que é um solvente para diminuir a viscosidade de tintas.

               Ainda de acordo com a PM, a mulher foi atingida nos braços, seios e nas costas. A vítima informou aos policiais que a motivação seria por ciúmes já que ela queria a separação.

               A polícia foi acionada por uma vizinha que ouviu o barulho e pulou o portão para saber o que estava acontecendo. Ela prestou os primeiros socorros à vítima, inclusive retirando a faca das costas dela.

               Ao chegar no local, a PM encontrou o autor deitado e segurando a faca. Durante a conversa entre os militares e ele, na tentativa de que soltasse a arma, um policial aproveitou da distração do homem, chutou a faca e o imobilizou.

               Os dois foram encaminhados ao Pronto-Socorro. A mulher não corre risco de morte, já o homem, que estava em estado gravíssimo, morreu no início da tarde deste Domingo.

AS PRIMEIRAS INFORMAÇÕES VOCÊ LÊ - AQUI.


               Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Tentativa de Feminicídio ocorre seguido de tentativa de suicídio no Bairro Santa Clara


                Tentativa de Feminicídio ocorreu na manhã deste Domingo (200315), quando marido golpeia com uma faca, sua companheira, por diversas vezes, dentro de sua própria residência, no Bairro Santa Clara, em Unaí-MG.

                Segundo as primeiras informações recebidas, o autor ingeriu tinner e ainda, foi vítima de agressões de vizinhos que tentaram fazer justiça com suas próprias mãos, defendendo a vítima, que, foi socorrida, e se encontra hospitalizada. (carece confirmações).                As últimas informações, dão conta de que ela esta hospitalizada e não corre risco de morrer.

                Já o autor, esposo da vítima, foi encaminhado para Brasília-DF em estado grave. Aguardamos novas atualizações sobre seu estado de saúde.

                Estas são as primeiras informações, recebidas de populares via whatsapp. Aguardemos mais detalhes sobre esta ocorrência a qualquer instante.

                Ocorrência segue aberta...

SAIBA COMO FOI O DESFECHO DESTA OCORRÊNCIA NA ÍNTEGRA - AQUI.

                Unaienses
                Jisohde - 200315 13:15.

PRESIDENTE OLEGÁRIO-MG - 38ª Festa da Produção tem data definida e será de portões abertos


                 A 38ª Festa da Produção de Presidente Olegário-MG já tem data defina, a maior e mais tradicional festa da cidade será realizada de 16 a 19 de Julho, no Parque de Exposições Antônio Secundino de São José. O anuncio foi feito pelo presidente do Sindicato Rural Paulo Tolentino Pereira, em suas redes sociais, na tarde desta Quinta-feira (200312).

                 A tradicional festa de Presidente Olegário, contará com o festival de Pratos Típicos, rodeios, shows e a realização da 3ª Queima de Alho que caiu nas graças dos olegarienses. Paulo Tolentino, disse a nossa reportagem que em breve estará divulgando a grade de shows.

                 Mais uma vez, a Festa da Produção será de portões abertos, graças a parceria entre Sindicato Rural, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Presidente Olegário

                 A organização será da equipe Edidany Barbosa
                 Em breve mais novidades sobre à 38ª Festa da Produção.

                 Com Informações de: PO Notícias.

BARBACENA-MG - Juiz de MG solicita que Adélio Bispo seja transferido para hospital psiquiátrico

Solicitação foi feita ao juízo da 5ª Vara Federal criminal de Campo Grande (MS), município onde ele segue preso. Manifestação foi feita após determinação para que Adélio fosse levado para Juiz de Fora.


                 O juiz Bruno de Souza Savino, da 3ª Vara Federal de Juiz de Fora-MG, solicitou nesta Sexta-feira (200313) que Adélio Bispo seja transferido para o Hospital Psiquiátrico de Custódia Jorge Vaz, em Barbacena-MG. A medida foi tomada após determinação do juíz da 5ª Vara Federal Criminal de Campo Grande-MS sobre a transferência dele para o juízo de origem, ou seja, para a vara criminal de Juiz de Fora.

(CORREÇÃO: o G1 errou ao informar que o juiz havia determinado a transferência. A informação foi corrigida às 9h38 de 14/03)

                 Adélio foi preso por esfaquear o então candidato à presidência Jair Bolsonaro em Setembro de 2018. O prazo estipulado para a permanência dele no presídio em Campo Grande se encerra no próximo dia 2 Abril.

                 Após a determinação da Justiça Federal do MS, ocorrida no início de Março, o juiz Dalton Igor Kita Conrado decidiu pelo retorno de Adélio para o local onde ele cometeu o crime pelo qual cumpre medida de segurança.

                 Mas ao ser comunicado, o juiz mineiro Bruno de Souza Savino manifestou solicitando que a Justiça de Campo Grande encaminhe a determinação diretamente ao juízo de Barbacena, por entender que o município é o único em Minas Gerais apto para cumprir a medida de segurança, por contar com o Hospital Psiquiátrico e de Custódia.

                 A Defensoria Pública da União - DPU e o Ministério Público Federal - MPF analisaram a decisão e foram favoráveis à transferência.

                 A solicitação também foi informada através de ofício à Defensoria Pública da União, que atualmente defende Adélio Bispo. De acordo com o juiz, Adélio declarou por escrito estar de acordo com a situação.

                 O ofício foi encaminhado para a Vara de Execução Penal da Comarca de Barbacena e para Hospital Psiquiátrico de Custódia Jorge Vaz, para ciência.

Argumentos

                 No documento em que o G1 teve acesso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerias - SES-MG afirmou que o estado dispõe apenas do Hospital Psiquiátrico de Custódia Jorge Vaz, em Barbacena, para casos semelhantes.

                 Apesar do parecer do MPF e da DPU para a transferência de Adélio do presídio para um Hospital psiquiátrico, o juiz Bruno Savino expressou no ofício que acredita que o preso será exposto a perigos no novo local.

"Permanece a convicção deste juízo quanto ao perigo que estará exposto Adélio, na hipótese de ser inserido em hospital psiquiátrico judicial, onde internos convivem durante o período diurno entre si e os níveis de segurança são evidentemente baixos"
                 Ressaltou Savino em trecho da decisão.

                 Na decisão, o juiz pontuou que Adélio relatou ter sido ameaçado por agentes de forças de segurança na prisão após o atentado e manifestou verbalmente intenção de atentar contra a vida do atual presidente Jair Bolsonaro e do ex-presidente Michel Temer.

                 Ainda na sentença, Savino explicou que "não há como se opor ao requerimento da defesa para cumprimento da medida de segurança ocorra em hospital psiquiátrico de custódia" após apoio expressivo do MPF.

Mudanças após diagnóstico

                 Adélio Bispo foi diagnosticado com Transtorno Delirante Persistente em maio de 2019 e considerado inimputável. Por isso, conforme a decisão da Vara Federal de Campo Grande, ele não deve permanecer em um presídio que é destinado apenas para encarceramento de pessoas, sem espaço ou estrutura para o tratamento adequado.

                 Também já havia sido expedido ao Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN, para a autorização do recolhimento de Adélio nas celas mantidas pela Polícia Federal nos aeroportos ou proximidades dos aeroportos durante o período de traslado do preso.

                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS