PESQUISA NESTE SITE:

05 setembro 2018

SALINAS-MG - Estudantes fazem manifestação contra racismo, assédio sexual e abusos dentro do IFNMG

Alunos dizem que protesto foi motivado após várias denúncias de abusos registrados dentro da instituição. Instituto afirma que são extremamente pertinentes as discussões propostas pelos estudantes.

                  Estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG fizeram uma manifestação no campus de Salinas-MG, na manhã desta Quarta-feira (180905). 

                  De acordo com os organizadores, os estudantes querem um diálogo mais amplo junto ao instituto sobre alguns temas como homofobia, assédio sexual, moral e racismo. Ainda segundo a organização, cerca de 80 estudantes participaram da manifestação.

                  O protesto foi motivado, segundo a estudante Brena Luciana Neres Barbosa, após várias denúncias de abusos registrados dentro da instituição. 

"Nós acreditamos que o Instituto tem sido pacífico com alguns problemas que estão sendo registrados. 
Inclusive, teve um procedimento instaurado sobre uma denúncia contra um professor, ele foi afastado e a instituição não ouviu todas as testemunhas. 
O professor retornou ao trabalho sem que houvesse um resultado deste procedimento que foi instaurado".

                  A estudante falou ainda que os estudantes já perceberam um aumento na evasão estudantil devido às repressões que eles vivem dentro das unidades de ensino. 

"Percebemos que muitos alunos estão deixando os cursos, não somente aqui no Instituto, mas em várias instituições de ensino. 

Temos pessoas desanimadas, com depressão, por causa dos abusos que ocorrem por parte de professores contra os alunos. 
Por isso é preciso criar um debate mais amplo para que se possa prevenir estes abusos".

                  O IFNMG afirmou em nota que são extremamente pertinentes as discussões propostas pelos estudantes. A instituição disse repudiar "qualquer prática de assédio ou preconceito dentro do ambiente escolar.

                  De acordo com a nota, o IFNMG criou o Núcleo de Estudos em Gênero e Diversidade e a reestruturação do NEABI - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas
"que busca estimular as discussões dessas temáticas na comunidade escolar"

                  A instituição afirma ainda que todas as denúncias são investigadas respeitando a legislação vigente.

                  Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Motorista com sinais de embriaguez tenta ensinar passageiro a dirigir e carro cai em córrego

Três pessoas estavam no veículo no momento do acidente; elas foram retiradas do carro sem ferimentos por frentistas de um posto de combustíveis que viram o acidente.

                 Um carro caiu dentro do Córrego da Avenida Deputado Esteves Rodrigues na madrugada desta Terça-feira (180904) em Montes Claros-MG

                 De acordo com o Corpo de Bombeiros, três pessoas estavam no veículo e foram retiradas por frentistas de um posto de combustíveis, que perceberam o acidente.

                 Quando os bombeiros chegaram ao local encontraram apenas um dos passageiros do carro que afirmou não conhecer os outros ocupantes.

                 O passageiro disse aos militares que o condutor apresentava sinais de embriaguez e ao sair do posto de combustíveis, passou a direção do veículo para outro ocupante inabilitado para ensiná-lo a dirigir. 


                 O homem perdeu o controle da direção e caiu no córrego ao tentar arrancar. As vítimas foram retiradas pelos frentistas sem ferimentos.

                 Com Informações de: G1.

LONTRA-MG - Adolescente é apreendido com drogas escondidas na cueca

Segundo a PM, é a oitava vez que o jovem é detido por tráfico em 2018; papelotes de cocaína e uma bicicleta foram apreendidos.

                Um adolescente de 17 anos foi apreendido em Lontra-MG, na manhã desta Terça-feira (180904), por suspeita de tráfico de drogas. 

                Segundo informações da Polícia Militar, durante revista pessoal foram encontrados papelotes de cocaína dentro da cueca do suspeito. É a oitava vez que o jovem é detido apenas este ano na cidade, por crimes relacionados ao comércio de substâncias entorpecentes.

                De acordo com a PM, a apreensão foi feita no Bairro Flores. Uma guarnição fazia patrulha no local quando percebeu que o jovem estava em atitude suspeita. Foi feita abordagem e busca pessoal no adolescente, quando foram encontrados cinco porções da cocaína prontas para comércio. 
                Uma bicicleta usada pelo rapaz também foi apreendida.

                O material e o menor foram encaminhados à Delegacia de São João da Ponte-MG
                Segundo a polícia, o adolescente foi colocado à disposição da Justiça.

                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Saneamento e gestão do lixo mais da metade do caminho foi percorrido

                A primeira audiência oficial dos comitês (de Coordenação e Executivo) para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico e de Gestão de Resíduos Sólidos (lixo), realizada nessa Terça-feira (180904), sinalizou que Unaí-MG já está bastante adiantado nas questões relacionadas ao saneamento básico, a cargo do SAAE, e nas iniciativas para redução do lixo no aterro, sob responsabilidade da Prefeitura. 
                Mas, por outro lado, ainda há muito a se fazer.

                Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Cátia Regina Rocha, mesmo com a implantação da coleta seletiva do lixo, por meio da Associação Recicla Unaí - AREUNA, e a instalação de ecopontos na cidade, como a AREPU, para recolhimento de pneus, e a ACELU, para recolhimento de eletroeletrônicos e lâmpadas, muito ainda precisa ser feito para que a população participe efetivamente.

"Para nós, é um enorme desafio. 
Ainda temos grande quantidade de lixo na nossa cidade. 
Tudo isso está deixando o aterro insustentável, e a Prefeitura vem sendo multada"
                Lamenta Cátia

                A secretária conta que mesmo a AREPU recolhendo 118 toneladas de pneus por ano na cidade, ainda existem setores, inclusive do comércio e serviço de pneus, que descartam peças diretamente no aterro ou na natureza.

                O mesmo ocorre com outros materiais passíveis de ser beneficiados pela logística reversa. Unaí possui pontos de recebimento, mas materiais continuam sendo descartados a esmo. 

"O que mais temos dentro do aterro é papel, papelão, plástico"
                Explica Cátia

"Temos a AREUNA, que faz a coleta desse material reciclável. Falta somente a cultura de separar o lixo e colocar para fora na hora do caminhão recolher".

                Acompanhando de perto os primeiros passos para elaboração dos planos, a superintendente da Associação dos Municípios do Noroeste - AMNOR, Ivonete Antunes Ferreira, registrou que nenhum outro município no noroeste já avançou como Unaí em quesitos como recebimento de materiais para logística reversa. 

"São poucos os municípios brasileiros que já alcançaram os avanços de Unaí em questões como instalação de ecopontos, para receber materiais que não devem ir para o lixo"

                De acordo com Ivonete, esses planos, de saneamento e resíduos sólidos, devem ser construídos paralelamente ao entendimento da sociedade de que a gestão do lixo não cabe somente ao prefeito, aos secretários ou aos vereadores. 

                Toda a coletividade deve ser envolvida na ação. 
                Para o trabalho, a representante da AMNOR destacou a "coragem, a vontade e o comprometimento dos integrantes dos comitês que vão contribuir na construção dos planos unaienses".

Água e esgoto


                A coleta do esgoto ocupa uma média de 52% dos municípios brasileiros. Desses, apenas 45% tratam o esgoto coletado.

                Em Unaí, com a inauguração da rede que passa pelo Bairro Mamoeiro, Bairro Santa Clara e vai beneficiar todos os bairros do outro lado da ponte sobre o Rio Preto, 98% do esgoto da cidade estará coletado. Atualmente, a coleta atinge 92%
                Todo o esgoto coletado na cidade é tratado pelo SAAE.

                De acordo com a diretoria do SAAE, a água tratada pela autarquia chega a 100% das residências da cidade.

Gabinete

                Durante a audiência de abertura dos trabalhos com o pessoal dos comitês, no anfiteatro do SAAE, o vice-prefeito Waldir Novais agradeceu a "todos que aceitaram o chamamento municipal para fazer parte do projeto de elaboração dos planos".

                Waldir chamou a atenção para a importância da participação social na construção, conjunta, do plano e salientou que toda a ação passe pelo conhecimento das escolas unaienses. 

"Porque são as nossas crianças, estudantes hoje, que vão cobrar mais tarde pelas ações e decisões que estamos tomando agora"
               Justificou o vice-prefeito.

                Durante o pronunciamento, ele lembrou que "doravante, nenhum município vai conseguir recursos, se não apresentar os planos prontos"

                Na esteira dos recursos vindos para o saneamento, ressaltou Waldir, o município dará um salto qualitativo em áreas como saúde, educação, desenvolvimento social, infraestrutura, esporte, cultura e turismo.

                No mesmo sentido, falou o vereador Paulo César Rodrigues, representando a Presidência da Câmara Municipal
                Segundo o vereador, "o plano dará esse direcionamento para o poder público das políticas que devem ser adotadas pelo setor nos próximos 20 anos".

Palestra


                Na apresentação do projeto de elaboração dos planos aos membros dos comitês, o consultor Edison Martinez explicou que a entrega dos planos municipais, pelas prefeituras, está atrasada em todo o Brasil, mas que não passa deste ano, por exigência da lei.

                Engenheiro sanitarista, o consultor explicou aos membros dos comitês os objetivos dos planos. E, depois que virarem lei municipal, segundo ele, os planos vão nortear os eixos do saneamento básico em Unaí nos próximos 20 anos, com revisão a cada quatro.

"Todas as decisões que vamos tomar e ações que vamos implementar provocam consequências na vida das pessoas. E ações de saneamento básico podem impactar na saúde, no meio ambiente, no turismo, na economia, no desenvolvimento social. Por isso, a importância da participação de toda a sociedade nessa construção"
                Explicou o consultor.

                Audiências públicas serão feitas com os diversos segmentos da sociedade unaiense para captar informações, avaliar sugestões e discutir proposições. Entre as atividades de participação pública, serão agendados inclusive concursos culturais nas escolas.

                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

BRASIL - Defesa recorre ao STF e ao TSE para manter Lula candidato do PT

                  A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou na noite desta Terça-feira (180904) com dois recursos, um no Supremo Tribunal Federal - STF e outro no Tribunal Superior Eleitoral - TSE, para tentar mantê-lo na disputa pelo Palácio do Planalto.

                  É que na semana passada o plenário do TSE decidiu – por 6 votos a 1 – barrar a candidatura de Lula, por julgá-lo inelegível pelos critérios da Lei da Ficha Limpa, pois o ex-presidente foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro na segunda instância da Justiça Federal.

                  A Corte eleitoral deu até 11 de setembro para que o PT substitua Lula na cabeça de chapa.

                  O recurso da defesa protocolado no TSE tem cerca de 180 páginas e insiste na tese sobre decisão de um comitê da Organização das Nações Unidas – ONU – que permitiria a Lula disputar as eleições.

                  A apelação deve ser analisada primeiro pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber.
Recurso ao STF

                  Se ela considerar que há questão constitucional a ser esclarecida, deve encaminhar o recurso de Lula ao Supremo, onde deve ser discutido em plenário.

                  Antes, porém, deve ter sua plausibilidade novamente analisada por um relator, ainda a ser sorteado entre sete dos 11 ministros do STF. Três deles – a própria Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin – ficam excluídos do sorteio por serem também ministros do TSE, conforme prevê o regimento interno do STF.

                  Em outra frente, a defesa de Lula entrou com novo pedido no STF para que suspenda os efeitos da condenação contra o ex-presidente, o que permitiria que ele dispute as eleições.

                  O argumento é o de que o processo ainda não transitou em julgado, isto é, ainda pode ser alvo de novas discussões em instâncias superiores, como o Superior Tribunal de Justiça - STJ e o próprio Supremo.

                  Lula está preso desde 7 de Abril na superintendência da Polícia Federal em Curitiba-PR, onde cumpre pena 12 anos e um mês imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região - TRF4 no caso do triplex no Guarujá, em São Paulo.

                  Com Informações de: MinasHoje.

MONTES CLAROS-MG - Incêndio atinge casa e a polícia suspeita que ação seja criminosa

Morador se revoltou ao perceber as chamas e tentou agredir vizinhos com pedaço de madeira; fogo destruiu um carro e diversos materiais recicláveis.

                 A polícia investiga as causas de um incêndio que atingiu uma casa na noite desta Terça-feira (180904) no Bairro Monte Carmelo, em Montes Claros-MG

                 As chamas destruíram vários materiais recicláveis e um carro que estava na garagem do imóvel. O proprietário, de 77 anos, havia saído e ao retornar encontrou a residência em chamas. A suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso.

                 Os bombeiros foram acionados e gastaram cerca de oito mil litros de água para combater o fogo; a estrutura da casa não foi comprometida. De acordo com a Polícia Militar, o morador se revoltou ao perceber as chamas no imóvel e ameaçou os vizinhos que estavam na rua com um pedaço de madeira, mas foi contido por militares do Corpo de Bombeiros.

                 Ainda segundo a PM, ele teve um corte na cabeça ao bater em um tijolo enquanto tentava se soltar dos militares e recebeu atendimento no local.

                 Testemunhas disseram à polícia que o idoso tem desavenças com várias pessoas no bairro, mas não souberam informar quem teria provocado o incêndio. 
                 O caso será investigado pela Polícia Civil.


                 Com Informações de: G1.

UNIVERSAL - Garoto genial afirma vir de Marte para salvar a Terra

Boris Kipriyanovich é um menino classificado como “genial” que diz ser um habitante de Marte.

                  Desde os 8 anos ele ganhou notoriedade por fazer relatos astronômicos detalhados, revelar segredos sobre a vida no planeta e fazer previsões estranhas.

                  Desde pequeno, Boris já demonstrava ter alguma especial com ele. Mesmo hoje, já com 22 anos, ele afirma que ninguém deve esquecer as mensagens que deixou.

                  A mãe do menino, a médica Nadezhda Kipriyanovich, afirma que o parto dele, em 1996, foi o mais rápido que ela já viu. 
                  Além disso, ela não sentiu nenhuma dor. 

                  O menino começou a falar aos 4 meses e aos 2 anos começou a ler e ‘assombrar’ os professores de sua escola com uma inteligência precoce.

                  E por essa época as coisas ficaram bem estranhas. Boris nomeou todos os planetas do sistema solar, além de seus satélites naturais. Ele também nomeou raças que moravam em planetas e estrelas em galáxias vizinhas e detalhou continentes perdidos da Terra.

                  Em um acampamento com amigos e pais aos 7 anos, Boris revelou ser de Marte e ter como missão salvar a vida na Terra. Ele deu detalhes de sua vida em Marte, como tecnologia avançada e o fato dos marcianos pararem de envelhecer aos 30 anos.

                  Ele afirma que é o oxigênio da Terra que nos faz envelhecer, o que é uma explicação cientificamente correta. Mas a alta tecnologia do planeta fez com que grupos disputassem o poder no planeta, o que levou a uma guerra destrutiva. Ele afirma que ele e outros habitantes do país perceberam que a Terra caminha para um desfecho igual ao de Marte.

                  Segundo ele, a vida na Terra vai mudar quando “a Esfinge for aberta”, com a ajuda de um mecanismo secreto atrás de sua orelha. Mas nem Boris sabe dos detalhes. Boris ainda previu, em conversas registradas com professores e seus pais, que havia uma abertura com tecnologia avançada nas Pirâmides de Gizé.

                  Em 2017, 15 anos após as conversas sobre o assunto, cientistas descobriram uma sala secreta lá com a ajuda de aparelhos, mas ainda não foram capazes de chegar até lá. 

                  Segundo ele também, a Terra antigamente tinha apenas um único continente, Lemúria, habitado por pessoas de até 9 metros.

                  Boris foi ainda capaz de descrever a nave que ele pilotava quando vinha para a Terra em missões científicas. 

                  Segundo ele, a nave tinha compostos materiais com metal, borracha e superfícies magnéticas. Ao invés de apenas se propulsionar pelo espaço, ela atravessava diferentes dimensões, que serviam como atalhos para chegar aqui mais rápido.

                  Ele afirma que os marcianos tinham um plano para tornar Júpiter um segundo sol, mas o projeto foi abandonado porque o sistema solar não tinha massa suficiente para o empreendimento.

                  Cientistas de todas as partes do mundo já conversaram com Boris e afirmam que, desde sempre, seu vocabulário e capacidade de descrição são impressionantes, mesmo que 90% de suas histórias não sejam verificáveis cientificamente. 

                  Os pais do garoto, por sua vez, afirmam que jamais ensinaram conhecimentos astronômicos ou que o menino teve contato com ficção científica quando começou a contar suas histórias.

                  Com Informações de: MinasHoje.

BRASIL - TSE suspende inserções do PT na TV que usam imagem de Lula

                O ministro Sergio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, ordenou a suspensão de propagandas do PT na televisão, que, no entendimento do magistrado, confundem o eleitor ao não explicar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é o candidato do partido.

                Ele atendeu a pedido de liminar feito pelo Partido Novo, e estipulou multa de R$500.000,00 em caso de descumprimento.

                A propaganda questionada foi do tipo inserção, peça de 30 segundos veiculada durante a programação das emissoras de TV
                Nela, Lula aparece durante os primeiros dez segundos exaltando seu governo. Em seguida, o vice da chapa, Fernando Haddad (PT), surge e diz que quer “trazer o Brasil de Lula de volta”.

                Banhos aceitou os argumentos do Novo de que a propaganda possui a “clara intenção” de “confundir o eleitor” ao fazê-lo crer que Lula continua na disputa ao Palácio do Planalto, afrontando decisão do TSE, que, na madrugada do último dia 1º, proibiu o ex-presidente de participar de qualquer ato de campanha na condição de candidato.

Argumentação


“Ao tempo em que a propaganda inicia-se com uma fala de Luiz Inácio Lula da Silva fazendo menção aos seus anos de governo, prossegue com a de Fernando Haddad não explicitando a sua condição de vice, nem sequer na legenda, mas, noutro passo, enaltecendo o governo Lula, prometendo trazer aos cidadãos o “Brasil de Lula de Volta”, sem esclarecer, como deveria, que Luiz Inácio Lula da Silva, por decisão do TSE, não pode ser candidato à Presidência da República”
                Escreveu o ministro.

                Trata-se da terceira decisão do TSE suspendendo propagandas do PT que usam a imagem de Lula. As anteriores foram proferidas pelos ministros Luís Felipe Salomão, em relação ao horário eleitoral no rádio, e Carlos Horbach, que decidiu sobre o horário na TV
                Ambos também estipularam multa de R$500.000,00 em caso de descumprimento.

                As propagandas do PT que foram suspensas foram ao ar nos dias 1º e 2 de Setembro. 


                Em sua defesa, o partido alega ter recebido um tempo “exíguo” desde a rejeição da candidatura de Lula até o início da propaganda de rádio e TV para adequar suas peças, que já estavam produzidas.

                Com Informações de: MinasHoje.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS