PESQUISA NESTE SITE:

28 novembro 2019

TAIOBEIRAS-MG - Empresário é preso suspeito de participação em roubo de carga de cervejas

Homem foi preso em um hotel em Montes Claros-MG. Outros duas pessoas já haviam sido detidas anteriormente. Polícia Civil conseguiu recuperar 1.092 grades de cerveja.


                  Um empresário de 37 anos foi preso suspeito de participação no roubo de uma carga de cervejas. Segundo a Polícia Civil, o homem, que tem uma revenda de carros e fazendas na região de Taiobeiras-MG, foi encontrado em um hotel em Montes Claros-MG nesta Terça-feira (191126).
                  Outros dois homens, de 28 e 39 anos, já haviam sido presos anteriormente.

                  Segundo as informações da Polícia Civil, a carga avaliada em R$100.000,00 foi roubada na BR-135, em Engenheiro Navarro-MG em 30 de Agosto deste ano. Três criminosos armados abordaram o motorista, tomaram a direção do veículo e seguiram pela rodovia. Eles contavam com o apoio de um carro.

                  A Polícia Civil identificou que a intenção do grupo era levar as bebidas até Janaúba-MG. Mas os policiais tiveram informações de que a carga e o caminhão estavam em Lagoa Grande, zona rural de Taiobeiras-MG.

                  No dia 07 de Setembro, uma equipe foi ao local e conseguiu prender dois homens de 25 e 30 anos em flagrante por receptação. Várias grades de cerveja foram apreendidas. A outra parte da carga estaria sendo transportada por um caminhão para um depósito. 
                  Foi feita a abordagem do veículo e 1.092 grades foram recuperadas no total.

                  O empresário foi levado para o Presídio de Montes Claros.

                  Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Homem é preso suspeito de estuprar duas enteadas e engravidar uma delas aos 12 anos

Abusos aconteciam há seis anos e uma das vítimas só denunciou neste mês após ser agredida; prisão faz parte da Operação Marias de combate a violência contra a mulher.


                      A Polícia Civil prendeu um homem de 27 anos que é suspeito de estuprar as duas enteadas em Montes Claros-MG. As vítimas têm 16 e 11 anos, e a mais velha engravidou do padrasto aos 12 anos. Ela era estuprada desde os 10 anos e a outra criança começou a ser abusada há 1 ano. 
                      A prisão faz parte da Operação Marias realizada em todo o país para combater violência contra a mulher.

“Os abusos aconteciam dentro de casa, e quando a enteada ficou grávida, ele a forçou a dizer para os familiares que engravidou de um homem que trabalhava em um circo, e ele tinha ido embora da cidade. Então a criança, não tem nome do pai no registro”
                      Conta a delegada Karine Maia, responsável pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher.

                      Segundo a delegada, a mãe descobriu os abusos há um ano e não denunciou por medo.

“Ele era muito agressivo e esse era o motivo do silêncio das vítimas. A mulher também acreditou que o marido não iria continuar com os abusos. A denúncia veio a tona no início deste mês após uma agressão física. 
A enteada de 16 anos procurou a delegacia bastante machucada e confessou que vinha sendo estuprada desde os 10 anos. Nesse mesmo dia, ele também agrediu a esposa”.

                      O mandado de prisão temporária foi expedido pela Justiça no dia de 25 de Novembro e o homem foi preso na manhã desta Quarta-feira (191127). Ele foi encontrado em uma obra, onde trabalhava como servente de pedreiro, e tentou fugir pulando muros. Um familiar que estava no local também foi preso por tentar ajudá-lo a fugir em uma moto.

                      As investigações continuam e será feito um exame de DNA para comprovar a paternidade. 

“Será colhido material genético, mas ele já confessou que mantinha relação sexual com a enteada, e também disse que o filho é dele”
                      O homem já tinha várias passagens pela polícia por furto e roubo.

Balanço da Operação

                      As ações do 11º departamento da Polícia Civil foram realizadas em 77 municípios do Norte de Minas. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão e cinco homens foram presos em flagrante.

“Em Montes Claros, foram feitas 65 visitas em casas de vítimas de violência doméstica para analisarmos se está havendo o descumprimento por parte do agressor. Conseguimos prender quatro homens em flagrante. Alguns estavam nas casas das vítimas e outros tinham acabado de sair, e feito ameaças”.

                      As outras prisões foram nas cidades de Rio Pardo de Minas-MG, Espinosa-MG, Janaúba-MG e Januária-MG.

“Essa operação foi de extrema importância para o enfrentamento da violência doméstica e familiar no Norte de Minas. Foram 108 alvos, entre fiscalizações de descumprimento de medidas protetivas, ordens judiciais de busca e apreensão e prisões”
                      Disse o chefe do 11º Departamento de Polícia Civil, delegado Jurandir Rodrigues.

Pirapora

                      Um ex-agente penitenciário também foi preso durante a operação em Pirapora-MG, após descumprir uma medida protetiva que determinava que ele se afastasse por 200 metros da ex-namorada e não se comunicasse com ela.

                      Segundo a Polícia Civil, os dois namoraram por nove anos e o homem ameaçou a mulher com uma arma após o término do relacionamento. A denúncia foi em agosto deste ano e foi expedido a medida protetiva.

                      Com Informações de: G1.

PIRAPORA-MG - Ex-agente penitenciário é preso por descumprir medida protetiva

Prisão foi durante a Operação Marias realizada em todo o estado para combater a violência contra a mulher; medida protetiva foi expedida depois que ele ameaçou a ex com uma arma.


                      Um ex-agente penitenciário foi preso, em Pirapora-MG, após descumprir uma medida protetiva que determinava que ele se afastasse por 200 metros da ex-namorada, de 31 anos, e não se comunicasse com ela. 

                      O caso é investigado pela Delegacia Especializada da Mulher e o mandado de prisão preventiva foi cumprido, nesta Quarta-feira (191127), durante a Operação Marias, realizada em todo o país para combater violência contra a mulher.

“Há cerca de 15 dias, o irmão da vítima denunciou que ele estava passando por várias vezes na porta da casa dela e também fazendo ligações. Nós confirmamos a denúncia e pedimos ao juiz o mandado de prisão. Durante a operação, também fizemos fiscalizações de outras quatro medidas protetivas para confirmar se elas estavam sendo cumpridas.”
                      Disse a delegada Marina Pacheco.

                      Ela explicou que o casal teve um relacionamento de 9 anos, se separou em agosto deste ano, mas o homem não aceitava o fim do namoro.

“Depois do término, ele ameaçou a mulher com uma arma e ela procurou a polícia. A medida protetiva foi expedida após essa denúncia no dia 30 de agosto”.

                      Segundo a Polícia Civil, atualmente o homem, de 45 anos, trabalhava como guarda civil na Prefeitura de Pirapora. A polícia também cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do investigado, no Bairro Santa Mariana. Foram apreendidos um revólver calibre 38, uma pistola calibre 380, um par de algemas e várias munições


“Já tínhamos informações de que ele guardava os materiais em casa e encontramos as armas e munições escondidas dentro de um cofre. No momento da prisão, ele não resistiu e confessou ter ameaçado a vítima”
                      Conta o delegado Henrique Franco, que atuou no cumprimento dos mandados.

                      O homem será encaminhado para o Presídio de Pirapora. A Prefeitura de Pirapora informou ao G1 que tomou conhecimento sobre o fato após ser procurada pela reportagem.

"É importante evidenciar que se trata da vida pessoal do funcionário concursado da Guarda Municipal e que, caso haja medidas jurídicas de responsabilidade da prefeitura de Pirapora, serão observadas e cumpridas. Ainda assim, A Prefeitura de Pirapora, bem como a Guarda Civil Municipal, reafirmam seu compromisso com o cumprimento das Leis e todo o seu repúdio a qualquer forma de violência, principalmente contra crianças e mulheres"
                      Diz a nota.

                      Com Informações de: G1.

MINAS NOVAS-MG - Alunas de 7 anos relatam ter sido estupradas por professor dentro de escola pública; ele foi preso

Vítimas disseram para a delegada que tiveram as partes íntimas tocadas; abusos ocorreram no banheiro e em uma sala de materiais de escola em MG. Professor ainda é investigado por oferecer dinheiro a duas menores em troca de sexo.


                 Um professor de educação física de 39 anos foi preso suspeito de abusar sexualmente de três alunas de 7 anos em Minas Novas-MG, no Vale do Jequitinhonha
                 Segundo a Polícia Civil, as crianças relataram que os abusos ocorreram no banheiro e em uma sala de materiais de uma escola estadual.

“A escola tem o hábito de realizar semanalmente uma roda de conversa com os alunos sobre assuntos gerais. Em uma dessas ocasiões, uma das vítimas confidenciou que teria sido abusada, assim como outras duas coleguinhas”
                 Explica a delega Carolina Máximo Alves.

                 Ainda de acordo com a delegada, uma das três crianças contou que foi abordada no banheiro, enquanto fazia xixi e que o professor tocou nas partes íntimas dela. As outras vítimas também disseram que tiveram as partes íntimas tocadas enquanto pegavam um cone na sala de materiais, após serem chamadas pelo homem. 
                 Os abusos, segundo a Polícia Civil, ocorreram em Outubro deste ano.

                 As crianças ainda contaram à polícia que sentiam medo do professor e tinham resistência em participar das aulas. A delegada destaca que a direção da escola colaborou com o trabalho da Polícia Civil.

                 O professor foi encaminhado para o Presídio de Capelinha-MG. Ele pode responder por três crimes de estupro de vulnerável, com penas que variam de oito a 15 anos.

Favorecimento à prostituição

                 Carolina Máximo explica ainda que professor é investigado em outro inquérito por favorecimento à prostituição. Ele ofereceu dinheiro para duas menores de idade para que mantivessem relações sexuais com ele. 
                 O processo já foi encaminhado à Justiça.

                 O G1 fez contato com a defesa do professor, que ainda analisa o processo e prefere não se manifestar por enquanto.

Nota da Secretaria de Estado de Educação

Leia nota da Secretaria de Estado de Educação na íntegra


                 A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE-MG informa que a equipe de inspeção escolar da Superintendência Regional de Ensino - SRE de Diamantina-MG, responsável pela coordenação das escolas no município de Minas Novas, já está acompanhando o caso e, juntamente com a direção da unidade escolar envolvida, tomando as providências necessárias. 
                 Um relatório de apuração preliminar já foi encaminhado para o Núcleo de Correição Administrativa - NUCAD da SEE, que irá analisar o caso para tomar as medidas administrativas cabíveis.

                 A SEE ressalta que tem total interesse na elucidação dos fatos e está à disposição dos órgãos competentes para o esclarecimento do caso o mais breve possível. De acordo com a SRE, a direção está oferecendo apoio às crianças e seus responsáveis e a equipe pedagógica da escola desenvolveu atividades educativas com os alunos com o foco na prevenção da violência. 

                 Sobre o profissional envolvido na denúncia, a Secretaria informa que ele está afastado das atividades escolares desde o dia 18 de Novembro.

                 Com Informações de: G1.

TAGUATINGA-DF - Família diz que recém-nascido foi levado de maternidade pública

Bebê desapareceu do Hospital Regional de Taguatinga um dia após parto. Polícia investiga caso.


                  Familiares de um bebê foram à polícia para denunciar o sumiço da criança recém-nascida, na madrugada desta Quinta-feira (191128). 

                  Após o parto, o menino com um dia de vida teria sido levado por uma funcionária do Hospital Regional de Taguatinga-DF - HRT para fazer exames e, até a publicação desta reportagem, seguia desaparecido.

                  O caso foi registrado na 12ª Delegacia de Polícia - Taguatinga-DF como subtração de incapaz. A investigação ficou a cargo da Divisão de Repressão a Sequestros
                  A criança foi localizada por volta das 09:00 horas no Hospital Regional de Ceilândia-DF.

                  Em nota, a Secretaria de Saúde informou que o desaparecimento do menino, que recebeu o nome de Miguel Pietro, foi comunicado pela mãe da criança à equipe de enfermaria da unidade. 
                  A paciente foi levada à delegacia para prestar depoimento.

"O HRT está colaborando com a polícia, com informações que possam ajudar a solucionar o caso. O bebê, que estava no terceiro andar, onde havia segurança, nasceu às 08:00 horas da manhã de ontem, de parto cesariana."

                  A pasta disse ainda que a vigilância do HRT possui 15 seguranças e um supervisor. Após o ocorrido, os vigilantes fizeram uma varredura no hospital e na área externa. 
                  Até as 08:00 horas, nenhum suspeito foi localizado.

Desaparecimento

                  Nas redes sociais, a tia da criança Raisa Almeida escreveu um texto comunicando o desaparecimento do bebê.

                  Na publicação, a família afirma que a mãe de Miguel viu a suposta sequestradora, que estaria usando um jaleco. 

"Alta magra, cabelo preto, calça preto, blusa cinza e sapato roxo"
                  Diz trecho da descrição da suspeita. 

"Um aspecto de mulher jovem"

                  A família disse ainda que a mulher passou a Quarta-feira (191127) no hospital e que outras grávidas chegaram a ver a suposta profissional. 

                  Ao G1, a tia contou que a irmã entregou o bebê à funcionária para a realização de exames.

"Ela é mãe de primeira viagem, não sabia como funcionava. Pediram para medir a glicemia às 03:00 horas e ela entregou o bebê. 
Ela chegou a ir atrás, mas perdeu de vista"
                  Contou.

                  Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Filho suspeito de envolvimento na morte da mãe é solto em audiência de custódia

Jovem, de 21 anos, teria ajudado tio a enterrar corpo da vítima. Cabeleireira Sandra Maria Sousa Moraes, de 39 anos, foi encontrada morta na Segunda-feira (25).


                   O jovem de 21 anos preso em flagrante por envolvimento na morte da mãe, a cabeleireira Sandra Maria Sousa Moraes, de 39 anos, foi solto na manhã desta Quarta-feira (191127), após passar por audiência de custódia em Brasília-DF.

                   Brendo Sousa teria ajudado o tio, Danilo Gomes, a enterrar o corpo da vítima, que foi encontrado na última Segunda-feira (191125) (entenda abaixo). Danilo é irmão da cabeleireira e o principal suspeito do assassinato. 
                   Ele ainda está foragido.

                   O filho da vítima recebeu liberdade provisória sem pagamento de fiança e terá que cumprir medidas cautelares. Segundo a decisão assinada pela juíza Lorena Alves Ocampos, ele deve permanecer solto até que haja eventual condenação. 

"O delito de ocultação de cadáver possui uma pena máxima não superior a quatro anos, o agente não possui condenação definitiva em crime doloso, não se trata de garantir a aplicação de medida protetiva de urgência e o agente foi devidamente identificado civilmente"
                   Disse a magistrada.


Entre as medidas cautelares determinadas pela magistrada estão:

                   Não mudar de endereço,
                   Manter atualizados os dados pessoais,
                   Permanecer no DF,
                   Comprovar endereço,
                   Comparecer mensalmente à Justiça para justificar as atividades.


O crime

                   O caso é investigado pela 38ª Delegacia de Polícia, em Vicente Pires-DF. Segundo o delegado Yuri Pereira Fernandes, não há dúvidas de que a morte de Sandra Moraes é o 32º caso de feminicídio registrado no Distrito Federal em 2019.

"É feminicídio, não temos dúvidas. Foi o irmão dela. 
Houve uma relação de afinidade entre autor e vítima."

                   Sandra Moraes estava desparecida desde a noite de Sábado (191123). O corpo da vítima foi encontrado em um terreno próximo ao Assentamento 26 de Setembro
                   Ela foi estrangulada.

                   A cabeleireira morava em Vicente Pires com a filha, de 22 anos. O filho suspeito de participação no crime não vivia no local.

                   Em depoimento à polícia, a filha de Sandra disse que, no Sábado, o irmão da vítima foi até a casa onde ela morava. 
                   Em seguida, os dois teriam saído do local juntos.

                   Segundo a jovem, algumas horas depois, o tio voltou à casa sozinho. Ele teria contado para ela que a mãe estava morta e usado uma faca para tentar violentá-la sexualmente. Além disso, a jovem afirma que o tio a mandou ficar calada e não dizer nada para ninguém.

                   Na Segunda-feira, a filha da vítima procurou a polícia e contou que a mãe estava desaparecida e da suspeita de que o tio tinha envolvimento com o caso. Ela também disse acreditar que o irmão havia participado do crime, já que ele e a mãe tinham uma relação conturbada.


Descoberta do corpo

                   Os policiais então conseguiram encontrar o jovem, que confessou ter ajudado o tio. Foi ele quem levou os investigadores até o local onde o corpo foi encontrado. A polícia ainda não sabe se o filho participou no assassinato da mãe ou se apenas ajudou o tio a esconder o corpo.

                   O irmão de Sandra, Danilo Gomes, já era foragido da Justiça. Ele fugiu de um presídio no Maranhão, em 2011, onde cumpria pena por outro assassinato.

Feminicídios no DF

                   O G1 acompanha os casos de feminicídio registrados no DF neste ano.

                   Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - PM inicia Operação Natalina em 77 municípios do Norte de Minas

Operação foi lançada nesta quinta-feira (28) em Montes Claros e o objetivo é garantir a segurança dos consumidores e comerciantes durante as compras.


                    Para reforçar a segurança de consumidores e comerciantes durante as compras, a Polícia Militar realiza a partir desta Quinta-feira (191128) a Operação Natalina 2019
                    As ações seguem até o dia 31 de Dezembro em 77 municípios do Norte de Minas.

                    Neste período, os policiais que exercem atividades administrativas irão atuar nas áreas comerciais. Em Montes Claros-MG, maior cidade da região, 100 policiais a mais estarão nas ruas para garantir a segurança durante as compras. A operação foi lançada na Praça Doutor Carlos com apresentação da banda de música da PM.


"Aumentamos o efetivo policial neste período, porque aumenta também a circulação de pessoas. Todo efetivo administrativo das cidades sedes dos batalhões, companhias e pelotões, está sendo empregado no policiamento ostensivo voltado para a área do comércio”
                    Explicou o Major Welligton Eduardo Mourão Ferreira.

                    Antes do início da operação, a Polícia Militar se reuniu com comerciantes de todas as cidades para compartilhar o planejamento e também analisar as demandas específicas dos empresários. Em Montes Claros, o encontro foi na Quarta-feira (191127) na sede da CDL.

                    O Major destaca que as medidas de segurança são importantes para prevenir crimes durante as compras.

“A orientação é não levar grande quantidade em dinheiro, preferir usar o cartão e ter cuidado com o celular que é o principal alvo dos criminosos”
                    Disse.

Confira outras dicas da PM:

                    Fique atento a carteira;
                    Evite aglomeração de pessoas;
                    Antecipe as compras em dias e horários de menor movimento;
                    Fique atento com esbarrões;
                    Não perca as crianças de vista;
                    Ao sair de casa, identifique as crianças;
                    Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
                    Evite ficar com as duas mãos ocupadas.

                    Com Informações de: G1.

SOL NASCENTE-DF - Ônibus atola e é assaltado no Setor Habitacional

Apenas motorista e outra funcionária estavam no veículo. Suspeitos ameaçaram matar vítimas e fugiram com dinheiro e celulares.


                 Um ônibus que transportava funcionários foi assaltado na madrugada desta Quarta-feira (191127), após atolar em uma rua no Setor Habitacional Sol Nascente-DF, no Distrito Federal.

                 De acordo com Polícia Civil, o veículo ficou preso na lama na altura do conjunto F, da chácara 91. Apenas o motorista e uma outra funcionária estavam no ônibus.

                 Eles avisaram a empresa sobre o incidente e ficaram esperando um guincho. Segundo os investigadores, nesse momento, dois homens anunciaram o assalto. 
                 Ambos estavam encapuzados.

Momentos de terror


                 Em depoimento na delegacia, os funcionários contaram que os assaltantes pediram para o motorista abrir a porta. Ele respondeu que estava travada. Os suspeitos então sacaram armas e quebraram os vidros do veículo.

                 Um deles entrou pela porta da frente e o outro pela porta de trás. A dupla começou a bater no motorista, pedindo dinheiro e celulares. 
                 Os suspeitos chegaram a ameaçar os rodoviários de morte.

                 Após as ameaças, a dupla fugiu levando dinheiro e celulares das vítimas. O caso é investigado pela 23ª Delegacia de Polícia, em Ceilândia-DF

                 Até a última atualização desta reportagem, a dupla de assaltantes não tinha sido presa.

                 Com Informações de: G1.

PARACATU-MG - Alunos criam carta aberta chamando atenção para os problemas de bairro

"Você já viu beleza no Alto da Colina hoje?" 


                 Projeto escolar realiza ação de intervenção artística na cidade, provocando os cidadãos a refletirem sobre sua relação com um dos bairros mais estigmatizados do município: o Alto da Colina, em Paracatu-MG.

                 Andando pelas praças do Centro histórico, Santana ou Paracatuzinho, você poderá se deparar com essa e outras perguntas pregadas em postes e pontos de ônibus. Os cartazes de lambe-lambe colados pela cidade fazem parte de uma ação-protesto, fruto de um projeto desenvolvido durante o ano pelos alunos da Escola Municipal Gidalte Maria dos Santos

                 O projeto "Alto da Colina pelos olhos da comunidade" buscou trazer à tona questões estruturais e sociais do Bairro Alto da Colina, convocando a população e órgãos públicos a olharem para o território. Além da colagem de lambes com fotos do bairro e frases que fazem o leitor refletir sobre sua relação com esse território, os alunos elaboraram uma carta aberta, expressando sua opinião e expondo as inquietações surgidas a partir de um diagnóstico elaborado por eles, no qual se buscava mapear, com moradores e não moradores do bairro, qual é o olhar que essas pessoas têm sobre o Alto da Colina, onde estudam.

Confiram a carta-aberta produzida pelos alunos na íntegra:

                 Paracatu, 13 de Novembro de 2019.

                 Ao Sr. prefeito, vereadores e cidadãos de Paracatu.

                 Nós, alunos da Escola Municipal Gidalte Maria dos Santos, gostaríamos de manifestar, através dessa carta aberta, nossa insatisfação em relação à infraestrutura e aos serviços oferecidos no bairro onde estudamos e/ou moramos. Ele precisa de melhorias em iluminação, pavimentação, um posto de saúde, mais acessos a lazer e cultura, etc.

                 O Alto da Colina apresenta um quadro de exclusão histórica, seja pela localização afastada do centro e de difícil acesso, seja pelos elevados índices de vulnerabilidade social, que se apresentam entre os mais críticos da cidade. Assim, nosso objetivo nesta carta é informar a sociedade paracatuense sobre a situação do bairro, chamar atenção para os graves problemas, reivindicar e lutar pelos nossos direitos de moradia digna e por melhores condições de vida, para que, assim, possamos melhorar a nossa realidade e sair desse quadro.

                 Ao longo do ano de 2019, realizamos uma pesquisa de opinião, promovida por nós no contexto do projeto "Alto da Colina pelos olhos da comunidade". Nessa pesquisa, fizemos levantamentos sobre a opinião de moradores e não moradores do Alto da Colina para entender quais eram seus pontos de vista sobre o nosso bairro.

                 Ao todo, foram 49 entrevistados, sendo 23 moradores e 26 não moradores. Nossa pesquisa mostra que há um grande valor afetivo pelo bairro, relacionando-o a palavras como tranquilo, sossegado, calmo, amor, amigável, união, tranquilo, comunitário, simples, acolhedor. No entanto, lado a lado com essas palavras surgiram também profundas críticas ligadas a questões estruturais do bairro, tais como: iluminação, asfalto, limpeza e pouco ou nenhum acesso a direitos básicos, como posto de saúde (o mais próximo fica no Bairro Amoreiras), assistência social (o CRAS mais próximo fica no Bairro Bela Vista, do outro lado da rodovia), lazer e cultura (o único local de lazer que temos é uma quadra).

                 Após apurar as respostas da nossa pesquisa, conversamos entre nós e vimos que o bairro é visto pelas pessoas de forma desagradável e chegamos à conclusão que o bairro está muito necessitado, que a sociedade ainda tem uma imagem negativa sobre ele, muito associada à violência. E percebemos que muito pouco tem sido feito para mudar essa realidade.

                 Nosso bairro é prejudicado por alguns fatores como a localização (estamos a 3,5 km do centro da cidade, cercados por uma rodovia e uma mineradora), além de sofrer preconceitos históricos devido a um passado de grandes taxas de violência, ligadas a tráfico de drogas, mortes e brigas. Nos veículos de comunicação, pouco se fala sobre nosso bairro de forma positiva. Quase sempre, as matérias são negativas.

                 Paracatu é uma cidade muito próspera, com uma grande concentração de empresas, as quais geram uma arrecadação anual bastante alta para o município. Sob o nosso ponto de vista, esse valor não é corretamente direcionado para cada um dos bairros que compõem o município, o que agrava as desigualdades entre os moradores.

                 Se dermos uma volta pelos bairros mais centrais, podemos ver que os moradores dessas localidades gozam de muito mais acessos e estruturas do que nós aqui no Alto da Colina. Por que essa diferenciação? 
                 Quais são os critérios de escolha para se investir mais lá e menos aqui?

                 Pensamos que os governantes olham mais para outros bairros do que para o nosso, acarretando um menor investimento e aumentando a diferença social. Talvez esses bairros tenham mais estrutura por serem bairros mais próximos do centro e por ficarem perto da prefeitura. Acreditamos que isso é uma forma de exclusão, que gera efeitos que nos colocam mais vulneráveis, prejudicando nosso futuro. 

                 Nosso bairro está sendo esquecido e isso precisa ser mudado. Nós existimos e precisamos ser lembrados. Sugerimos que seja feito um estudo para identificar as necessidades de cada bairro e, a partir disso, definir melhor para onde vão os recursos públicos.

                 Portanto, diante desses fatos, exigimos que mais investimentos sejam feitos em nosso bairro, para que tenhamos prazer em morar aqui e um futuro melhor. Convocamos você, cidadão, a nos apoiar nessa causa, olhar mais para o nosso bairro e nos ajudar a cobrar dos órgãos públicos melhorias.

                 Obrigada pela atenção,

                 Alunos da Equipe de Protagonismo da Escola Municipal Gidalte Maria dos Santos.

                 Com Informações de: Paracatu News.

DIAMANTINA-MG - 1º Fórum de Políticas Interinstitucionais da UFVJM reúne lideranças

Reitor afirma que universidade tem capacidade de unir e agregar diferentes partidos políticos e ideologias.

Ex-reitora pró-tempore da UFVJM, profª Mireile São Geraldo dos Santos Souza, foi homenageada na abertura do evento (Foto: Luan Cunha/UFVJM)
                Nesta última Sexta-feria (191122), foi realizado em Diamantina-MG o 1º Fórum de Políticas Interinstitucionais da UFVJM. O evento reuniu vários políticos da região, como prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, além de um representante do Ministério da Educação - MEC, do vice-governador de Minas Gerais e secretários de Estado, bem como representantes da comunidade acadêmica e sociedade civil organizada para discutir formas de ampliar a integração da universidade com as instituições do Norte, Nordeste e Noroeste de Minas Gerais.

                Os principais objetivos do fórum foram a apresentação do programa da UFVJM “Universidade nas Comunidades”, e a apresentação das possibilidades de construção de políticas interinstitucionais de desenvolvimento que envolvam a UFVJM e as prefeituras municipais dos territórios de abrangência da universidade, além de consolidar uma Frente Parlamentar em Prol da UFVJM.

                Estiveram presentes na mesa de abertura do 1º Fórum a ex-reitora pró-tempore da UFVJM, profª Mireile São Geraldo dos Santos Souza, homenageada pelo atual reitor, prof. Janir Alves Sousa, o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, o secretário Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, o assessor especial do MEC, Coronel Paulo Roberto, o defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, e o prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque.

                Para compor a Frente Parlamentar em Prol da UFVJM, estiveram presentes os deputados federais Domingos Sávio, Hercílio Coelho Diniz, Igor Timo, Rodrigo de Castro e o deputado estadual Arlen Santiago.

Um dos objetivos do fórum foi a criação da Frente Parlamentar em Prol da UFVJM. O deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB) foi um dos que se comprometeram em apoiar a instituição (FotoLuan Cunha/UFVJM)
               O evento também contou com palestras e discussões sobre vários temas: “Ações para revitalização da Bacia do Jequitinhonha” foi conduzido pelo deputado Igor Timo e seu assessor, Sérgio Leal; o “Projeto Intermunicipal: Caminho de Saint-Hilaire” teve a apresentação do diretor de Turismo da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, Luciano Amador; o “Fortalecimento das Instituições e a Importância do Desenvolvimento de Projetos” foi abordado pelo presidente da Companhia de Habitação de Minas Gerais - COHAB, Bruno Oliveira Alencar; e para falar sobre “Possibilidades de projetos e pesquisas na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFVJM” foi convidado o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcus Vinícius Guelpeli; além do momento de fala do representante dos prefeitos, Leandro Santana, prefeito de Ponto dos Volantes-MG e presidente da União dos Municípios do Vale do Jequitinhonha - UMVALE e também da representante da comunidade, Maria da Conceição Fernandes.

                De acordo com o vice-governador de Minas, Paulo Brant, o evento é de extrema relevância, pois é uma mobilização política em seu sentido pleno pela presença de diferentes atores da região no sentido de formular um projeto efetivo de desenvolvimento para o Vale, envolvendo os municípios e as organizações da sociedade civil. 

“O papel da universidade federal é fundamental, não só pelo que ela representa, como por tudo que ela traz de conhecimento e de ciência. Hoje sabemos que a economia do futuro será conduzida pelos novos conhecimentos, novas tecnologias e pela inovação. Sendo assim, é impossível pensar em qualquer projeto de desenvolvimento para os Vales que não passe pela universidade federal”
                Analisa o vice-governador.

“Precisamos de ciência na veia para um projeto efetivo de desenvolvimento que saia do papel. E a ideia desse 1º Fórum é que ele se transforme em um grande movimento capitaneado pela universidade, pelos prefeitos, envolvendo os parlamentares e, é claro, pela sociedade civil, que será a responsável por formular os projetos de desenvolvimento futuro dessa região. E o governo do estado, obviamente, dará todo o apoio, mas não será ele a dizer o que se deve fazer e, sim, a sociedade civil”
                Finaliza o vice-governador.

Participantes lotaram auditório da Pousada do Garimpo para a programação do turno da manhã do fórum (Foto: Luan Cunha/UFVJM)
                Para o representante do MEC, Coronel Paulo Roberto, o MEC se fez presente no evento para ofertar um ombro à UFVJM, pois vai haver mudança substancial no país e, segundo ele, essa mudança, para melhor, vai partir da universidade. 

“O MEC tem convicção da importância das universidades na construção de um país promissor. Nesse sentido, estamos aqui para apoiar a iniciativa de aproximação da universidade com a comunidade em prol do desenvolvimento local e regional. 

É preciso que a universidade deixe o lugar de líder em um município ou uma região e se aproxime da sociedade como um lugar plural, de debates de ideias, de construção do saber, de produção tecnológica. 

Não adianta a universidade fazer pesquisa se ela não tiver a extensão. A extensão deve ser o carro chefe da universidade, pois é exatamente através dela que a comunidade vai fazer parte do processo para que a universidade não se torne uma ilha”
                Afirma. 

                Para o coronel, é fundamental que haja uma redução no abismo que existe entre a universidade e a comunidade, para que o cidadão, pagador dos impostos que são revertidos para a construção do orçamento, que é distribuído para as universidades, tenha uma resposta do que é produzido no ensino e na pesquisa. 

”A universidade é um templo sagrado do ensino e da pesquisa, mas que precisa se apresentar como extensão para o cidadão, pois, sem responsabilidade social em prol do desenvolvimento local e regional e da redução das desigualdades sociais, não há universidade”
                Conclui.

                Já o reitor da UFVJM, prof. Janir Alves Soares, afirmou que o saldo do 1º Fórum foi muito positivo, pois foi possível perceber como a universidade é querida no sentido de pertencimento e o quanto desejam empoderá-la. 

“Essa é a razão que nos leva a trabalhar de forma continuada e dar um sentido maior a cada membro que a compõe: o gestor, o professor, o técnico, o estudante, lembrando a importância da instituição. 

Com o 1º Fórum, pudemos perceber a capacidade da UFVJM em unir e agregar diferentes partidos políticos, diferentes formas de pensamento, de avaliação e de análise, diferentes correntes filosóficas, mostrando o verdadeiro sentido de uma universidade na sociedade, local de debate e de construção para que seja de fato uma instituição relevante”
                Conclui o reitor.

1º Fórum de Políticas Interinstitucionais da UFVJM reúne lideranças em Diamantina - Página 1 

1º Fórum de Políticas Interinstitucionais da UFVJM reúne lideranças em Diamantina - Página 2

1º Fórum de Políticas Interinstitucionais da UFVJM reúne lideranças em Diamantina - Página 3
                Com Informações de:
UFVJM - DIAMANTINA-MG.

PARACATU-MG - Jovem de 19 anos é baleado enquanto caminhava pela rua no Bairro Chapadinha

O crime foi registrado no Bairro Chapadinha.


                  Um jovem de 19 anos foi baleado na noite desta Terça-feira (191126) em Paracatu-MG. A tentativa de homicídio foi registrada por volta de 21:44 horas, no Bairro Chapadinha.

                  De acordo com a Polícia Militar - PM a vítima disse aos militares que estava deslocando para sua residência, quando foi abordada por um indivíduo, sem maiores dados, dizendo. 

"E aí Waliquim", momento em que a vítima respondeu, "não sou waliquim"
                  o suspeito sacou uma arma de fogo e efetuou três disparos na direção da vítima.

                  O jovem foi socorrido por terceiros ao pronto socorro, sendo constatado pela equipe médica, três ferimentos de disparo de arma de fogo, sendo um nas costas e outro no peito, ambos lado direito e outro na coxa esquerda, ficando alojado.

                  Segundo a PM, uma pessoa que socorreu a vítima disse aos policiais, que estava passando pela Rua Vereador Hélio da Silveira, quando avistou a vítima caída ao chão e imediatamente a socorreu ao hospital municipal.

                  No local dos fatos, nenhum morador deu informações a respeito do crime, e muito menos o local exato dos disparos, ou até mesmo onde a vítima teria caído.

                  Com Informações de: Paracatu News.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS