PESQUISA NESTE SITE:

08 outubro 2019

BRASIL - Manchas de óleo já atingem 138 locais em 9 estados, diz IBAMA

Número de localidades afetadas pelo petróleo, que chegou à costa no começo de Setembro, continua aumentando e já chegou a 62 municípios, segundo balanço do IBAMA divulgado nesta Terça-feira (08).


                 O número de locais atingidos por manchas de óleo em localidades do Nordeste subiu para 138, segundo um balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - IBAMA divulgado na tarde desta Terça-feira (191008).

                 No total, 62 municípios foram afetados em 9 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

                 Desde o último balanço, mais quatro tartarugas afetadas pelas manchas foram encontradas, duas delas mortas, fazendo com que o total subisse para 16 animais encontrados, sendo que dez deles morreram por causa do óleo.


Autoridades investigam origem do problema

                 Uma investigação do IBAMA aponta que as manchas são de petróleo puro e que todas as amostras têm a mesma origem, mas ainda não é possível afirmar de onde ele veio. Em nota, a Petrobras afirma que o material não é produzido pela companhia.

                 Nesta Terça-feira (191008), o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou que o óleo que atinge o litoral do Nordeste brasileiro é preocupante e não dá sinais de estar retrocedendo.

“Até agora, é um fenômeno muito estranho. Não há sinais de que está retrocedendo, é um desastre muito preocupante para todos nós”
                 Afirmou Castello Branco em audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara.


                 A suspeita é que o petróleo tenha vindo de navios que passam pela região, segundo a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco - CPRH, que está analisando imagens de satélite da costa. A pesquisa, no entanto, ainda está em estágio inicial.

"Nunca vimos no Brasil um desastre de tal magnitude, que afeta uma área tão extensa"
                 Afirmou Maria Christina Araújo, oceanógrafa da UFRN
                 Segundo ela, os danos podem ser irreversíveis.

                 Marcus Silva, que é professor do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, diz acreditar que a substância partiu de um navio que passava entre Pernambuco e Paraíba, a cerca de 40 quilômetros da costa.


Manchas se espalham por todo o Nordeste

                 As manchas começaram a aparecer entre o fim de Agosto e o início de Setembro. Até Quinta-feira (190926), eram 99 localidades atingidas. Na Sexta-feira (190927), o número subiu para 109. No Domingo (190929), chegou a 113 e na Terça-feira (191001) foi para 115. Uma semana depois, o balanço do IBAMA foi atualizado para 132 localidades.

                 O último estado a ser atingido foi a Bahia, na última Quinta-feira (191003). Já em Sergipe, o governo decretou situação de emergência em razão das manchas de óleo.

                 O projeto Tamar suspendeu a soltura de filhotes de tartarugas marinhas por conta do problema.

                 No Sábado (191005), o presidente Jair Bolsonaro determinou uma investigação sobre as origens do óleo. Nesta Terça-feira, o governo federal realizou uma reunião de emergência para lidar com o problema.


Animais afetados

                 O número de animais afetados também é computado pelo IBAMA. O balanço anterior havia sido divulgado em 30 de Setembro, somando 11 tartarugas e uma ave migratória em cinco estados.

                 Mas, segundo os dados publicados na tarde desta Terça-feira, o óleo agora já atingiu 16 animais em oito estados.

                 A maior parte da fauna afetada pela contaminação é composta de tartarugas, e poucas sobreviveram. O número de animais mortos já é de nove tartarugas e uma ave Bobo-pequeno ou Furabucho (Puffinus puffinus), conhecida pela longa migração.

190901 - Tartaruga marinha - Praia de Sabiaguaba, Fortaleza-CE - morta;
190904 - Tartaruga marinha - Praia do Paiva, Cabo de Santo Agostinho-PE - morta;
190904 - Tartaruga marinha - Praia do Paiva, Cabo de Santo Agostinho-PE - morta;
190907 - Ave Bobo-pequeno - Praia de Cumbuco, Caucaia-CE - morta;
190911 - Tartaruga marinha - Praia de Jacumã, Ceará-Mirim-RN - viva;
190916 - Tartaruga marinha - Ilha dos Poldos, Aroises-MA - morta;
190622 - Tartaruga marinha - Praia de Itatinga, Alcântara-RN - viva;
190922 - Tartaruga marinha - Praia da Redinha Nova, Extremoz-RN - morta;
190923 - Tartaruga marinha - Praia da Redinha Nova, Extremoz-RN - viva;
190924 - Tartaruga marinha - Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara-CE - morta;
190928 - Tartaruga marinha - Ilha Grande, Ilha Grande-PI - morta;
190929 - Tartaruga marinha - Praia do Serluz, Fortaleza-CE - viva;
191004 - Tartaruga marinha - Coqueiro, Jandaíra-BA - morta;
191005 - Tartaruga marinha - Ponta dos Manques-SE - morta;
191005 - Tartaruga marinha - Coqueiro, Jandaíra-BA - viva;
191005 - Tartaruga marinha - Coruripe-AL - viva;

                 Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Faculdade apresenta auto de vistoria com indícios de falsificação durante fiscalização dos bombeiros

Segundo os militares, documento continha os mesmos dados de um outro auto emitido para uma edificação diferente; foi registrado um boletim de ocorrência e o caso foi encaminhado para a Polícia Civil.


                   Uma faculdade particular de Montes Claros-MG apresentou um auto de vistoria com indícios de falsificação durante uma fiscalização do Corpo de Bombeiros, nesta Segunda-feira (191007). 

                   Foi registrado um boletim de ocorrência e o caso foi encaminhado para a Polícia Civil. O documento serve para atestar que uma edificação possui sistema preventivo para garantir a segurança dos ocupantes do local em caso de sinistro.

                   Os militares estavam fiscalizando a instituição para realização das provas do ENEM, que serão aplicadas nos dias 3 e 10 de Novembro. Segundo os bombeiros, o AVCB apresentado pelos responsáveis durante a ação foi impresso em papel comum e continha os mesmos dados básicos (número de ordem do AVCB, número do projeto de incêndio, relatório da vistoria de liberação, área liberada e Anotação de Responsabilidade Técnica - ART) de um outro AVCB emitido para uma edificação diferente.

                   Segundo o boletim de ocorrência, a gerente administrativa disse que o contrato de compra e venda foi adquirido em 2016 e não observou nenhuma irregularidade. 
                   O documento com indícios de falsificação foi apreendido.

                   Os bombeiros esclareceram que os autos de vistorias emitidos pela instituição são confeccionados em papel moeda e impressos em impressora matricial. O órgão também emite o documento digital que possui código e uma chave de autenticação.

                   O G1 procurou a faculdade, mas a instituição ainda não se posicionou.

                   Com Informações de: G1.

JAÍBA-MG - Corpo de Alan Vinícius Soares Ferreira foi encontrado pela polícia na Vila NS2 após denúncias; ninguém foi preso e a motivação do crime é desconhecida.

Corpo de Alan Vinícius Soares Ferreira foi encontrado pela polícia na Vila NS2 após denúncias; ninguém foi preso e a motivação do crime é desconhecida.


                    Um jovem de 18 anos foi morto com um tiro no Projeto Jaíba-MG, nesta Segunda-feira (191007). O corpo dele foi encontrado pela Polícia Militar na Vila NS2 após denúncias. 
                    A motivação e a dinâmica do crime não foram esclarecidas.

                   O SAMU também foi acionado e constatou o óbito. Segundo a Polícia Militar, testemunhas informaram que o autor do homicídio seria um homem de 34 anos. A PM fez rastreamento e foi até a casa da mãe desse homem, mas ele não foi localizado.

                   A perícia esteve no local e constatou que Alan Vinícius Soares Ferreira foi atingido com um tiro no peito. 
                   O caso será investigado pela Polícia Civil.

                   Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Alto número de votos nulos foi destaque na eleição para o Conselho Tutelar

Marcação errada na cédula de votação rasura o voto. Muitas pessoas votaram em mais de um candidato da cédula, isso fez com que o voto ficasse rasurado.



                A votação em mais de um candidato na mesma cédula foram algumas das irregularidades que culminaram com a anulação do voto na eleição para os conselheiros tutelares de Unaí-MG

                Se o voto nulo fosse "candidato", ocuparia a terceira colocação entre os cinco mais votados. Foram 363 votos nulos numa eleição que contou com a presença total de 4.367 eleitores unaienses. 
                Foram três votos brancos. 

                A votação foi feita em cédula de papel que trazia o nome e número dos 20 concorrentes. A cédula eleitoral foi confeccionada de acordo com padrão estabelecido pelo Governo de Minas e foi a adotada em todos os municípios onde houve eleição para conselheiros tutelares, Que ocorreu neste Domingo (191006). 

                Desde a chegada das urnas, passando pela votação e culminando na apuração dos votos, tudo foi acompanhado de perto pela Comissão Organizadora da eleição, presidentes e mesários que atuaram nas seções eleitores, pelos fiscais dos candidatos e pelo Ministério Público Estadual.

"Foram vários os questionamentos dos fiscais dos candidatos sobre a nulidade dos votos"
                Revela o presidente da comissão organizadora do certame, Matheus Fernandes Gonçalves

                Ele explicou que todas as reclamações e dúvidas eram resolvidas no momento exato do questionamento dos fiscais. 

"Foi tudo feito com a maior lisura e transparência possível"
                Disse Matheus, lembrando que a apuração dos votos foi acompanhada de perto por 15 fiscais (credenciados representando os candidatos), pela comissão organizadora, por quatro, ou três integrantes de cada mesa eleitoral e pelo representante do Ministério Público.


O trabalho

                O trabalho, porém, começou bem antes da apuração dos votos, iniciada às 18:00 horas. Para muitos servidores, o serviço se iniciou às 05:30 horas, para as 08:00 horas estar tudo pronto nas cinco unidades eleitorais onde ocorreria a votação. Às 08:00 horas, presidentes e mesários já estavam a postos, para receber os eleitores, que tiveram até as 17:00 horas para votar. 

                No período das 05:30 até as 23:00 horas, cerca de 90 servidores trabalharam, para que tudo saísse conforme o planejado. 

"Quero agradecer a toda a equipe que trabalhou, todos desempenharam um papel fundamental, com muita calma, tranquilidade e, sobretudo, com muita transparência"
                Comemorou Matheus.

                "A lisura e a transparência" foram muito ressaltadas pelo coordenador para se referir a todo o processo de escolha dos conselheiros tutelares, movimentação que começou no mês de Abril e só terminará no dia 10 de Janeiro, com a posse dos eleitos. 

                Matheus reconhece que o Ministério Público foi fundamental para conferir legitimidade às ações da comissão organizadora, acompanhando atentamente esse processo. O promotor de Justiça Alysson Cardozo Cembranel foi quem acompanhou a movimentação deste Domingo de eleição em Unaí, desde a votação até a apuração final.








                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Divulgada lista “preliminar” dos conselheiros tutelares eleitos

A Prefeitura Municipal de Unaí-MG, divulga a lista dos cinco candidatos eleitos a Conselheiro Tutelar da cidade.



               Os cinco candidatos a Conselheiro Tutelar mais bem votados, na eleição de Domingo (191006), em Unaí-MG, Foram:

               Com 436 votos - Rafael Alves Ferreira;
               Com 380 votos - Lívia Mônica
               Com 311 votos - Murilo Soares Mendes
               Com 273 votos - Nayara Regina Rodrigues;
               Com 268 votos - Nilma Pereira Santana de Jesus

               Esta lista é considerada “preliminar” pela Comissão Organizadora do certame em razão do prazo recursal aberto para questionamentos ou denúncias de irregularidades, somente nesta Terça-feira (191008).

               A interposição de recurso junto à Comissão Organizadora pode ser feita por qualquer cidadão que tenha observado alguma irregularidade, cometimento de ilícito ou qualquer denúncia que queira fazer contra a lisura do processo. 

               O presidente da comissão, Matheus Fernandes Gonçalves, assinala que o recurso pode ser interposto por qualquer cidadão, não havendo necessidade de ligação direta com a eleição.

               O recurso será analisado pela comissão num prazo de 24 horas, e a decisão divulgada nesta Terça-feira (191008). 
               Se não concordar com a decisão da comissão, o impetrante pode recorrer novamente, nesta Quinta-feira (191009) ao plenário do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA ou até ao Ministério Público, que vem acompanhando de perto todo o processo iniciado no mês de Abril.
               A lista definitiva com o nome dos aprovados sai no dia 14 de Outubro. 

               A posse dos novos conselheiros tutelares unaienses para o mandato 2020-2023 está prevista para o dia 10 de Janeiro de 2020. 
               Até o momento da posse, qualquer cidadão unaiense pode denunciar irregularidades ou inaptidão do conselheiro eleito.

               Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS