PESQUISA NESTE SITE:

03 novembro 2016

IPATINGA-MG - Avião realiza pouso de emergência após problemas técnicos

Incidente ocorreu na tarde desta Quinta-feira (161103); empresa não informou causas. Segundo o Samu, um passageiro passou mal após crise nervosa.


              Um avião, que seguia destino a Belo Horizonte-MG, precisou retornar ao aeroporto Regional do Vale do Aço devido a um problema técnico, na tarde desta Quinta-feira (161103), fazendo pouso de emergência em Ipatinga-MG
              De acordo com o SAMU, um passageiro, de 51 anos, passou mal, após uma crise nervosa e precisou ser encaminhado para um hospital da cidade.

              Segundo a empresa de aviação, a aeronave realizava voo de Ipatinga para Belo Horizonte, mas após a decolagem a aeronave teve alguns problemas técnicos e precisou retornar ao aeroporto. 
              O avião transportava 40 passageiros.

              Em nota, a Azul Linhas Aéreas, responsável pela aeronave, afirmou que os clientes estão sendo assistidos dentro da Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, que obriga a empresa a prestar assistência aos passageiros e, seguirão para Belo Horizonte via terrestre ou em outros voos da companhia.

              A equipe do G1 questionou a empresa quanto a falta de especificação dos problemas técnicos apresentados na aeronave, mas, até a publicação desta matéria, a empresa não retornou com a resposta.


              Com Informações de: G1.

SANTA MARIA-DF - Jovens infratores usam facas artesanais e fazem agentes reféns

Tentativa de fuga ocorreu em transferência do banho de sol para quartos. Adolescente ateou fogo a colchão na madrugada; ninguém ficou ferido.



               Adolescentes infratores usaram facas artesanais para render agentes socioeducativos em uma tentativa de fuga da Unidade de Internação de Santa Maria-DF, no Distrito Federal, na manhã desta Quarta-feira (161102). 

               O incidente aconteceu enquanto eles eram transferidos de módulo – do banho de sol para o corredor dos quartos, pouco antes do corte de cabelo. 
               Outros servidores notaram a ação e conseguiram controlar a situação. 
               Ninguém ficou ferido.

               O presidente do Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa, Cristiano Torres, afirmou ao G1 que as armas foram feitas a partir de ferro tirado da estrutura das paredes da unidade.

 “Um deles estava com a faca na mão, ameaçando, pediu as chaves”
               Conta. 

“Mesmo a gente revistando sempre, a gente olhando, 
eles fazem [essas armas].”

               A Secretaria de Políticas para Crianças não informou se os adolescentes foram encaminhados para isolamento, que idade têm e por qual ato infracional cumprem pena. A unidade tem 111 garotos e 15 meninas – a capacidade é para 120 rapazes e 20 moças.

               Na madrugada, um adolescente colocou fogo no colchão. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar incêndio. Dos 14 garotos do módulo, oito precisaram receber oxigênio por terem inalado fumaça. Os demais foram atendidos pelo SAMU
               Um dos servidores também precisou de oxigênio.

               Torres diz que o sindicato tenta negociar com o governo melhorias para a categoria, incluindo a nomeação de novos servidores. 

“É muito pouco [o que queremos]. Estamos pedindo ao GDF para agilizar a realização do concurso. 
No caso de agentes e especialistas [psicólogos e pedagogos] está em andamento, falta uma fase.”


               Com Informações de: G1.

UBERLÂNDIA-MG - Suspeitos de ataques a caixas eletrônicos são presos

Explosivos, munições, dinheiro e gavetas de caixa foram apreendidas.
Grupo confessou que planejava realizar roubo durante feriado.


               A Polícia Militar - PM prendeu nesta Quarta-feira (161102) no Bairro Canaã, em Uberlândia-MG, cinco suspeitos de integrar uma quadrilha de explosões de caixas eletrônicos. Um deles é um homem de 45 anos, outros de 28, 20 e dois de 21 anos. Com eles foram apreendidos explosivos artesanais, munições, dinheiro danificado, veículos armas e gavetas de caixas eletrônicos do Banco do Brasil.

               Segundo a PM, após denúncia anônima de que o grupo estaria de posse de explosivos, foram efetuadas operações de buscas nas casas dos suspeitos. Um revólver calibre 38, os explosivos e as gavetas de caixas eletrônicos foram encontrados na residência do homem de 45 anos.

               Ainda foram apreendidos um bloqueador de sinal de rastreador, miguelitos, munições, carregadores, uma pistola de calibre 9 mm, uma espingarda calibre 12, toucas-ninja, rádios comunicadores, rojões e dez celulares na casa de dois dos envolvidos.

               A polícia também informou que pequenas porções de maconha, cocaína e alguns comprimidos de ecstasy também foram localizados com os indivíduos. Na casa de um deles também foram pegos três coletes balísticos, sendo um deles da Polícia Civil.

               Também foram recuperados três veículos e produtos de crime que estavam de posse da quadrilha. A polícia disse que o grupo confessou que planejava realizar um roubo a uma agência bancária durante o feriado. Quatro suspeitos têm passagem pela polícia e são investigados por envolvimento em explosões a caixas eletrônicos.

               Os envolvidos foram levados à Delegacia de Plantão da Polícia Civil, onde prestaram depoimento e foram autuados pelos crimes de posse e porte de arma de fogo, munições, explosivos, além de uso de drogas, formação de quadrilha e fabricação de artefato explosivo. Em seguida eles foram encaminhados para o Presídio Professor Jacy de Assis.


               Com Informações de: G1.

MARIANA-MG - Prefeito se torna réu por improbidade administrativa

Duarte Júnior sabia de esquema de fraude em licitação de transporte, diz MP. Justiça ainda aceitou denúncia contra a mulher dele e um secretário-adjunto.


              A Justiça aceitou denúncia de improbidade administrativa contra o prefeito de Mariana-MG, Duarte Júnior (PPS). Ele é investigado pela Operação Primaz de Minas, do Ministério Público, que apura suposta fraude em licitação para prestar serviço de transporte ao município. 

              O órgão afirma que o prefeito sabia do esquema que envolvia o secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais da cidade, Edvaldo Santos de Andrade. Ele chegou a ser preso durante as investigações e está afastado do cargo.

              De acordo com o promotor Guilherme Meneghin, além de Duarte Júnior, a mulher dele, a secretária de Desenvolvimento Social, Maria De Oliveira Gonçalves, e o secretário adjunto João Paulo Batista Paranhos também se tornaram réus. 
              Os dois foram afastados do cargo pela Justiça. 

              Eles são acusados de falsificação de documentos e desvio de materiais de construção. Segundo o Ministério Público, esses produtos teriam sido usados para compra de votos. Duarte Júnior foi reeleito prefeito nas últimas eleições municipais. Os bens dele, de Regiane e de João Paulo foram bloqueados pela Justiça.

              Regiane e João Paulo também se tornaram réus pelos crimes de peculato, supressão e falsificação de documentos. De acordo com o promotor, a denúncia destes crimes de caráter penal contra o prefeito vai depender de uma avaliação do procurador-geral de Justiça já que ele tem foro privilegiado.

Operação
              A Operação Primaz de Minas investiga crimes como dispensa indevida de licitação, afastamento fraudulento de licitante e concussão – quando um cargo público é usado para obter vantagens –, na contratação de cooperativas de transporte.

              O Ministério Público apura também a distribuição de materiais de construção em troca de votos para o prefeito e dois vereadores.

Suposta fraude em licitação
              Segundo o MP, após vencer, em dezembro de 2015, uma licitação para prestar serviço de transporte à prefeitura, a Cooperativa de Transporte Urbano e Rural - Coopertur teve o contrato no valor de R$36.551.991,62 rescindido pelo secretário Edvaldo de Andrade.

              Conforme a promotoria, em seguida, o chefe da pasta contratou, de modo ilegal, a Cooperativa dos Empreendedores em Transporte Municipal, Intermunicipal e Interestadual de Passageiros e Cargas - Coopercar.

              De acordo com Guilherme Meneghin, a Coopercar teve o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ registrado menos de um mês antes de sua contratação. Ainda conforme a promotor, o capital social da cooperativa, de R$20.000,00 é “totalmente incompatível” com a dimensão dos serviços contratados.

              O Ministério Público informou que a Coopertur conseguiu, por meio de uma liminar, restabelecer o contrato. “Verificou-se que o denunciado tentou afastar ilicitamente a licitante vencedora e tentou contratar a licitante de seu interesse, mediante dispensa indevida de licitação, exercida por meio das manobras ilegais e fraudulentas”, descreveu Guilherme Meneghin.

              Mais tarde, Edvaldo de Andrade teria dito ao gestor da Coopertur que “para a cooperativa funcionar” teriam que sair alguns funcionários e prestadores de serviços. Pessoas designadas pelo secretário foram contratadas para assumir os cargos, segundo o MP. Ainda de acordo com o órgão, há indícios de que o prefeito de Mariana, Duarte Junior (PPS), sabia da fraude.


Suspeita de compra de votos
              O Ministério Público aponta ainda que o prefeito, que disputa eleições municipais, participava de um esquema em que material de construção era doado em troca de votos.

              Segundo as investigações, vereadores da base de Duarte Júnior enviavam uma lista com possíveis beneficiários de telhas, cimento, caixas d’água e tijolos à secretária Regiane Maria De Oliveira Gonçalves. A doação do material foi observada entre os meses de junho a agosto de 2016.

              De acordo com o MP, em 21 casas foram constatadas a entrega do material de construção. Duarte Júnior, Regiane Maria de Oliveira Gonçalves, os beneficiários e os vereadores João Bosco (PP) e Geraldo Sales, o Bambu, (PDT) são acusados de improbidade administrativa, captação ilícita de sufrágio e abuso de poder. 
              Os vereadores não foram encontrados para falar sobre o assunto.

              A Prefeitura de Mariana informou em nota que "não houve nenhum ato ilícito pela secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Regiane Oliveira, ou do secretário-adjunto, João Paulo Paranhos, e que isto ficará comprovado dentro dos autos, assim que o município for notificado pela Justiça para se defender dentro do devido processo legal".

              Sobre as acusações de desvio de material de construção e fraude em processo seletivo, o município disse que "trata-se de um equívoco, o que houve na verdade é o recadastro das famílias beneficiadas pelo programa de reforma de moradias, após a listagem original ter sido furtada na sede as Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania juntamente com outros equipamentos. O caso foi registrado em ocorrência policial. 
              As famílias beneficiadas podem testemunhar que são acompanhadas pela assistência social, estavam cadastradas pelo município, e que tem perfil social para receberem os materiais".

              A prefeitura ainda informou que os servidores em questão foram afastados por decisão administrativa e que desconhece a determinação pelo "bloqueio dos bens".

              Em setembro, o prefeito Duarte Júnior havia negado o esquema para manipular licitações e afirmou que o secretário Edvaldo vai provar a inocência. Sobre a denúncia de compra de votos, o prefeito disse que a lei orgânica e as diretrizes orçamentárias do município permitem que a prefeitura beneficie famílias carentes com a doação de materiais de construção.

              Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Motorista passa mal ao volante e bate em poste em frente ao IML

Uma faixa foi interditada, e trânsito ficou lento no sentido Plano Piloto. Vítima foi transportada consciente e estável para o Hospital de Base.


              Um motorista passou mal, perdeu o controle do carro e acabou atingindo um poste na EPIG, em frente ao Instituto Médico Legal do Distrito Federal no final da manhã desta Quinta-feira (161103). 
              Por causa do acidente, o trânsito ficou lento no sentido Plano Piloto, já que uma faixa precisou ser interditada. 
              A polícia foi chamada para controlar o tráfego.

              Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista relatou que tentou parar na faixa da direita, ao lado do canteiro central da via, mas perdeu o controle do carro. 
              A frente do veículo ficou destruída e o poste, inclinado.

              O motorista, que tem 26 anos de idade, foi atendido pelo Corpo de Bombeiros no local e foi levado ao Hospital de Base
              De acordo com a corporação, ele estava consciente, estável e orientado.



              Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Jovem é estuprada após marcar encontro em rede social

Vítima diz ter marcado encontro com adolescente em Montes Claros. Em uma construção, outro rapaz esperava; os dois teriam cometido estupro.


              A Polícia Civil investiga um caso de estupro de uma jovem, de 19 anos, em Montes Claros-MG, no Norte de Minas. Nesta Quinta-feira (161103) o delegado regional de Montes Claros, Jurandir Rodrigues, afirmou que dois adolescentes estão apreendidos por envolvimento no crime, ocorrido na tarde desta Quarta-feira (161102).

              De acordo com o delegado, a vítima relatou ter marcado um encontro por um aplicativo de mensagens com um dos envolvidos. O rapaz a convidou para irem até uma construção, no Bairro Guarujá. “Lá na construção estava outro adolescente. Ela afirma que não consentiu o ato sexual, mas eles a forçaram. Os dois fugiram ainda levando o celular da vítima”, explica o delegado.

              Segundo a Polícia Militar, durante rastreamento, os dois adolescentes foram encontrados no Bairro Delfino Magalhães. Eles estavam com o celular da jovem e foram levados para a delegacia. O delegado diz que espera uma decisão da Promotoria da Infância e Juventude sobre uma possível internação dos adolescentes.

“Eles negam que tenham forçado. Durante o depoimento eles dizem que um deles conhecia a vítima e por isso teria marcado o encontro com ela. Mas ela nega e reafirma que foi forçada”, diz Jurandir.

              A vítima foi encaminhada a um hospital da cidade, onde, segundo o delegado foram colhidos materiais para exames que possam comprovar a conjunção carnal.

              Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS