PESQUISA NESTE SITE:

05 janeiro 2020

ITACARAMBI-MG - Jovem de 27 anos é morto a tiros na porta de casa; ninguém foi preso

Segundo a Polícia Militar, um veículo se aproximou e um suspeito chamou a vítima pelo nome antes de efetuar os disparos. O corpo foi encaminhado ao IML de Januária.


                Um jovem de 27 anos foi morto a tiros na porta de casa no início da tarde deste Domingo (200105), em Itacarambi-MG, no Bairro Centro. Segundo a Polícia Militar, ele foi atingido por cinco disparos e morreu no local.

                De acordo com a PM, Gabriel Moura Nazaré estava na frente do imóvel quando um veículo parou e um suspeito o chamou pelo nome antes de efetuar os disparos. A polícia suspeita de que no veículo havia duas pessoas.

                A PM informou que a vítima tinha passagens por roubo. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal - IML de Januária-MG.

                Até a publicação desta matéria, a polícia ainda não havia identificado os suspeitos.

                Com Informações de: G1.

IRÃ - Faz Anúncio nuclear

País informou que deixará de limitar enriquecimento de urânio e pretende quebrar acordo nuclear.


                 De acordo com a televisão estatal iraniana neste Domingo (200105), Teerã vai distanciar-se ainda mais do acordo sobre o programa nuclear assinado em 2015 entre o país e seis grandes potências internacionais. 

                 Nos últimos meses, a República Islâmica violou algumas das alíneas estabelecidas pelo entendimento de há cinco anos, mas anunciou agora que vai deixar de cumprir por completo os limites ao enriquecimento de urânio.


                 Este poderá ser o golpe de misericórdia num acordo diplomático que vinha a perder força desde maio de 2018, quando os Estados Unidos se retiraram unilateralmente do acordo e anunciaram a reposição de pesadas sanções econômicas contra Teerã.

                 Um ano depois, em Maio de 2019, e depois de exigir repetidamente às potências europeias que tentassem salvar o entendimento e compensar os prejuízos causados pela saída norte-americana, o Irã anunciou que iria começar a violar alguns dos aspetos do acordo, direção que seguiu ao longo dos últimos meses e que culmina agora com o rasgar do entendimento nas suas principais vertentes.


                 Ainda que não seja apresentado dessa forma pela televisão estatal iraniana, o anúncio deste Domingo significa, na prática, que o Irã deixa de cumprir com os limites que tinham sido impostos ao seu programa nuclear. O acordo assinado em 2015 por Irã e o grupo P5+1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Rússia e Alemanha) estabelecia limites ao programa nuclear iraniano sob condição do levantamento de sanções internacionais contra aquele país.

                 O Irã anunciou que vai deixar de limitar o número de centrifugadoras de enriquecimento de urânio que são usadas, o que significa que passará a não haver quaisquer limites à quantidade de urânio enriquecido produzido, à percentagem a que este urânio pode ser enriquecido ou aos esforços de investigação e desenvolvimento do programa nuclear.

“O Irã vai continuar com o enriquecimento de urânio sem quaisquer limites e com base nas suas necessidades técnicas”
                 Refere o comunicado citado pela televisão iraniana.

                 Com Informações de: Triângulo Notícias.

PATOS DE MINAS-MG - 15º Batalhão da Polícia Militar tem novo comandante

Atual comandante assume o Estado Maior da 10° RPM.


                O Tenente Coronel Marcus Vinicius Lima Rodrigues, será o novo comandante de um dos mais importantes e antigos Batalhões da Polícia Militar de Minas Gerais: 15º Batalhão da Polícia Militar de Patos de Minas-MG
                Vinicius assume o lugar do Tenente Coronel Rogério Gonçalves Caixeta, que assume o Estado Maior da 10° RPM.

                Natural de Araguari-MG, onde depois de formado na Academia da Polícia Militar em Belo Horizonte-MG, Vinicius retornou em 1999, com aspirante, onde permaneceu até 2009, quando foi promovido a capitão.

                Em 2010 foi designado para a cidade de Patrocínio-MG, onde comandou a 87ª Companhia da Polícia Militar, onde permaneceu até 2015.

                Depois foi transferido para o comando da Companhia Polícia Militar de Coromandel-MG onde ficou até 2016.

                Em 2016 foi promovido a Major e foi designado para o comando da Companhia Polícia Militar de Monte Carmelo-MG, com a subárea de Romaria-MG, Douradoquara-MG, Iraí de Minas-MG e sub destacamento do Distrito de Celso Bueno.

                Promovido a Tenente Coronel, no dia 191225, Vinicius vai comandar um dos mais antigos e importantes batalhões de Minas Gerais, o 15º Batalhão da Polícia Militar de Patos de Minas, responsável por 10 cidades da região.

                Tenente Coronel Vinicius disse estar muito satisfeito com a confiança depositada pelo comandante da 10ª Região da Polícia Militar, Coronel Waldimir Soares Ferreira.

                Da redação do POL - Fotos acervo e PMMG.

                Com Informações de: Patrocínio Online.

PATROCÍNIO-MG - 46º Batalhão de Polícia Militar tem novo comandante

Major promovido a Tenente Coronel assume.


                 No lançamento da Operação Férias Segura, da última Quinta-feira (200102), a reportagem do Patrocínio Online havia conversado com recém promovido Tenente Coronel Salomão Queiroz Caixeta. Até então ele aguardava uma definição se aqui permaneceria. Neste Domingo (200105) a reportagem do Patrocínio Online voltou a ter contato com o oficial, que confirmou que permanece em Patrocínio-MG, e será o novo comandante do 46º Batalhão de Polícia Militar.


                 Caixeta que é de Patos de Minas-MG, ingressou na PMMG em 1996, e foi formado na Academia em 1999.

                 Caixeta afirmou que já se sente Patrocinense, pois está aqui há 12 anos, desde a fundação do 46º Batalhão em 2007, vindo de Monte Carmelo-MG, onde foi comandante de pelotão, sub e comandante por um período. Foi comandante da 87º Cia e Subcomandante do BPM.

                 O 46º BPM é responsável por 10 cidades e seus respectivos distritos e zona rural: Patrocínio, Monte Carmelo-MG, Coromandel-MG, Douradoquara-MG, Romaria-MG, Iraí de Minas-MG, Serra do Salitre-MG, Cruzeiro da Fortaleza-MG e Guimarânia-MG.


                 Sobre a sua promoção, feliz comentou que é mais uma conquista muito importante na sua vida, porque ao longo desses anos se esforçou e se preparou intensamente para chegar a essa patente que é a segunda maior da PM.

                 O atual comandante, agora Coronel Jabes Campos com a promoção irá a reserva. Saliente-se o bom trabalho por ele desenvolvido em prol da segurança pública em Patrocínio e das cidades que fazem parte da área de atuação do 46ºBPM.


                 Com Informações de: Patrocínio Online.

ESTADOS UNIDOS - Trump ameaça atingir 52 alvos iranianos

Presidente dos EUA reage a ameça do Irã em vingar a morte de Soleimani


                O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, por meio de sua conta no Twitter, que se o Irã cumprir a ameaça de vingar a morte do general Qassem Soleimani, a resposta militar será “rápida e forte”, contra 52 alvos iranianos.

                O número, segundo Trump, representa os 52 funcionários da embaixada dos EUA em Teerã, que foram feitos reféns durante invasão em 1979.

“O Irã está falando muito ousadamente sobre atingir certos alvos dos EUA como vingança por livrarmos o mundo de seu líder terrorista que acabara de matar um americano e ferir gravemente muitos outros, sem mencionar todas as pessoas que ele matou ao longo de sua vida, incluindo recentemente centenas de manifestantes iranianos”
                Disse Trump em seu Twitter.

                Segundo o presidente norte-americano, o Irã há anos não passa de problema para os EUA

“Que isso sirva de alerta de que, se o Irã atingir qualquer americano ou ativos americanos, teremos como alvo 52 alvos iranianos (representando os 52 reféns americanos feitos pelo Irã há muitos anos, alguns deles de nível muito alto e importante para o Irã e para a cultura iraniana. Esses alvos e o próprio Irã serão atingidos rapidamente e com muita força”
                Acrescentou.

                Trump afirma que seu país não aceitará mais ameaças e que revidará qualquer ataque que possa partir do Irã

“Se eles atacarem novamente, o que recomendo fortemente que não façam, nós os atingiremos com uma força jamais vista por eles”.

“Os Estados Unidos gastaram US$2.000.000.000.000,00 em equipamento militar. Somos os maiores e, de longe, os melhores do mundo! Se o Irã atacar uma base americana ou qualquer americano, enviaremos alguns desses equipamentos novos e bonitos em sua direção... e sem hesitação!”
                Completou.

                Desde o último Sábado (200104), milhares de pessoas participam, em Bagdá, no Iraque, do início das cerimônias fúnebres de Qassem Soleimani com gritos de guerra e palavras de ordem de "morte à América"

                Em Khadhimiya, norte da capital iraquiana, outros milhares de pessoas se reuniram em um famoso santuário xiita para participar das cerimônias fúnebres.

                Em pronunciamento feito na noite do dia 03, Trump disse que o ataque que resultou na morte do general Qassem Soleimani foi uma ação para parar e não para começar uma guerra. O presidente norte-americano classificou Soleimani como “o terrorista número 1 do mundo” e disse que o iraniano estava planejando ataques terroristas contra diplomatas e militares norte-americanos.

                Também por meio de sua conta no Twitter, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, postou que o país vai “honrar a memória do Major Soleimani” e declarou três dias de luto. O presidente da República Islâmica do Irã, Hassan Rouhani, acrescentou que a “resistência contra os excessos dos Estados Unidos vai continuar” e que “o Irã vai se vingar deste crime hediondo”.

                O ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zariff, afirmou que o “ato de terrorismo internacional” dos Estados Unidos, a força mais efetiva de luta contra o Estado Islâmico, é “extremamente perigoso e uma escalada tola”. O chanceler completou que os EUA são responsáveis pelo seu comportamento “aventureiro”.

                O primeiro-ministro do Iraque, Adel Abdul Mahdi, condenou o ataque, classificando-o de uma “agressão ao Iraque, ao Estado, ao governo e ao seu povo”, bem como uma violação da condição das forças dos Estados Unidos no país.

                Representantes do governo russo criticaram o ato e manifestaram apoio ao Irã. O diretor do Conselho da Europa para Relações Exteriores, Carl Bildt, apontou que a situação enfraquece o Iraque e faz o país mais propenso à atuação de grupos terroristas, como o Estado Islâmico.

                O secretário-geral da Organização das Nações Unidas - ONU, António Guterres, manifestou preocupação com a situação e advogou pela redução do aprofundamento dos conflitos no Golfo

“Este é um momento em que líderes devem exercitar sua cautela. 
O mundo não pode permitir uma nova guerra no Golfo”
                Pontuou.

                O ministro das Relações Exteriores do Canadá, François-Phillipe Champagne, divulgou nota em tom semelhante na qual convoca os governantes dos países envolvidos “de todos os lados” para não permitirem a escalada do conflito. 

“Nosso objetivo continua sendo um Iraque estável e unido”
                Continuou, acrescentando que o país possuía preocupação com a atuação do general iraniano na região.

Entenda o caso

                Comandante de alto escalão da Guarda Revolucionária do Irã, Qassem Soleimani foi morto no dia 02 de Janeiro nos arredores do aeroporto de Bagdá. Soleimani era o comandante da unidade de elite Força Quds, uma brigada de forças especiais responsável por operações militares extraterritoriais do Irã que faz parte da Guarda Revolucionária Islâmica.

                O governo dos Estados Unidos justificou a ação afirmando que as Forças Armadas do país “agiram preventivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para proteger os indivíduos americanos no exterior".

                O presidente Donald Trump ordenou a morte do comandante da força de elite iraniana Al-Quds, general Qassem Soleimani, anunciou o Pentágono em um comunicado. Na nota, o Pentágono disse que Soleimani estava "ativamente a desenvolver planos para atacar diplomatas e membros de serviço norte-americanos no Iraque e em toda a região".

                Com Informações de: Paracatu News.

UBERLÂNDIA-MG - Jovem capota carro no Centro e atinge veículos estacionados

Motorista disse que perdeu controle da direção em uma curva. PM disse que ele se recusou fazer teste do bafômetro e foi levado até a delegacia.


                Um carro desgovernado capotou na madrugada deste Domingo (200105) no Centro de Uberlândia-MG. Outros veículos foram atingidos e ninguém se feriu com gravidade. Segundo a Polícia Militar, o motorista se recusou a fazer o teste do bafômetro.

                Conforme a ocorrência, o veículo descia pela Avenida Floriano Peixoto quando o condutor, de 26 anos, perdeu o controle da direção na curva do local conhecido como Praça da Bicota.

                Ele atingiu quatro veículos que estavam estacionados em frente à Igreja do Rosário. Com o impacto, o carro ficou parado com as rodas para cima.


                O jovem e um passageiro tiveram escoriações leves e o Corpo de Bombeiros não foi acionado.

                Ainda segundo a PM, o motorista se recusou a fazer o teste do bafômetro e foi levado para delegacia de plantão. Ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência, para se comprometer a comparecer à Justiça, e foi liberado.

                Com Informações de: G1.

DISTRITO FEDERAL - Automóvel furtado é tomado pelo fogo em rodovia

Bombeiros cuidaram do caso, ocorrido na madrugada de Domingo, na DF-190. Segundo a PM, veículo havia sido roubado.


                Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal - CBMDF foi chamado, na madrugada deste Domingo (200105), para conter um incêndio em um carro. O fogo ocorreu na DF-190, por volta das 00:39 horas.

                De acordo com a corporação, que usou três viaturas e 15 militares na ação, o veículo estava no Km 05, próximo do Clube Campestre Gravatá

                Quando as equipes chegaram ao local, FIAT Uno de cor vermelha, placas GPT-7989-DF, se encontrava totalmente tomado pelas chamas.

                Segundo os militares, o incêndio foi rapidamente combatido. Não havia vítimas. Até por causa do horário, o caso também não teve qualquer impacto no trânsito.

                De acordo com a Polícia Militar - PMDF, o automóvel havia sido furtado.

                Com Informações de: Metrópoles.

BRASÍLIA-DF - Aeroporto opera por instrumentos devido à chuva

Pousos e decolagens deixaram de ocorrer no 'modo visual' às 14:06 horas deste Sábado. 'Não houve impacto na operação', diz Inframerica.


                 O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek em Brasília-DF, passou a operar por instrumentos por conta da chuva desde a tarde deste Sábado (200104). De acordo com a Inframerica, que administra o terminal, os pousos e decolagens deixaram de ocorrer no "modo visual" às 14:06 horas.

                 Na manhã deste Domingo (200105), por conta do mau tempo, duas aeronaves pousaram no Aeroporto de Goiânia-GO, mas voltaram para capital ainda pela manhã.


                 Por volta de 16:00 horas, a Inframerica informou ao G1 que a situação foi normalizada e os voos voltaram a ser feitos sem o auxílio de instrumentos. Apesar disso, a concessionária informou que não houve impacto na operação.

"Pousos e decolagens ocorrem normalmente. 
Por conta da meteorologia adversa, podem ocorrer atrasos."

                 O voo por instrumentos ocorre quando a visibilidade da pista de aeronaves está baixa e é necessário que equipamentos de bordo e solo sejam acionados. A condição não impede que pousos ou decolagens aconteçam. 
                 Apenas aeronaves de pequeno porte e que não possuem o equipamento estão impedidos de realizar o pouso.


Domingo nublado

                 Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, a previsão para este Domingo é de tempo nublado, com precipitação concentrada no período do final da tarde e noite.

                 De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, esse período chuvoso é bem típico desta época do ano. 

"O calor misturado ao alto índice de umidade são características do verão e geram as chuvas. Ainda teremos muita água até o mês de Março"
                 Afirma.

                 Com Informações de: G1.

LAGOA GRANDE-MG - Polícia Militar prende dupla suspeita de furtar casa de pesca


                A Polícia Militar prendeu na manhã deste Sábado (200104), dois jovens de 18 e 21 anos suspeitos de furtar uma casa de pesca no Centro de Lagoa Grande-MG, na Região Noroeste do Estado
                O furto foi registrado nesta madrugada por volta de 03:30 horas.

                De acordo com informações da Polícia Militar, o furto aconteceu na Casa de Pesca do Ascânio, na Avenida Santos Drummond, Centro de Lagoa Grande, quando quatro pessoas chegaram ao local e após quebrarem as portas de vidro, adentraram no local e furtaram vários produtos.


                A Polícia Militar foi acionada e, após visualizarem as imagens de câmeras de segurança, deram início aos rastreamentos. Dois suspeitos identificados como sendo Marcos Vinicius Gonçalves da Silva, 18 anos e Pablo Henrique Gonçalves Costa, 21 anos, foram localizados e presos com diversos produtos furtados, entre eles três armas de pressão.

                Diante dos fatos os dois foram presos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas-MG juntamente com os produtos recuperados. Rastreamentos continuam na tentativa de localizar e prender os outros dois suspeitos.




                Com Informações de: PO Notícias.

BRASÍLIA-DF - Homem morre atropelado na W3 Norte,

Acidente ocorreu por volta das 21:30 horas deste Sábado (04). Vítima aparentava ter em torno de 50 anos, e não portava documentos.


                Um homem de identidade desconhecida morreu, após ter sido atropelado, na W3 Norte, em Brasília-DF, na noite deste Sábado (200104). 
                O acidente ocorreu pouco antes das 21:30 horas, na altura da 714 Norte.

                A vítima foi um senhor que aparentava 50 anos, e que não resistiu aos ferimentos. O óbito foi constatado no local.

                Ele foi atropelado por um FIAT Palio branco, conduzido por um jovem que não teve ferimentos, e permaneceu no local, aparentemente abalado. O condutor foi submetido ao teste do bafômetro, que apontou zero para a presença de álcool no organismo.

                A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, com uma equipe de três viaturas e 12 bombeiros.

                Com Informações de: G1.

PATOS DE MINAS-MG - Motociclista fica com projétil alojado ao ser atingido por tiro

O jovem disse que não possui inimigos, nem desavenças.


                  Um motociclista de 25 anos acabou sendo atingido por um disparo de arma de fogo quando transitava por uma rua de Patos de Minas-MG

                  O crime aconteceu na madrugada deste Domingo (200105) no Bairro Jardim Esperança. O jovem não possui desafetos e não viu quem efetuou os disparos. 
                  O projétil ficou alojado no ombro.

                  Os policiais foram acionados por volta de 00:45 horas a comparecer no Hospital Regional onde havia sido internado o jovem Higor Pablo Santos da Silva. Ele estava com um ferimento provocado à bala na região da omoplata esquerda, com orifício apenas de entrada, o que indicava que o projétil havia ficado alojado no corpo da vítima.

                  Higor relatou que transitava pela Rua dos Bálsamos com sua Honda Titan 150 quando ouviu alguns disparos de arma de fogo em via pública, sendo que um acabou acertando suas costas. Ele disse que não visualizou ninguém, nem de onde partiu os tiros. 
                  O jovem também relatou que não possui desavenças e nem inimigos.

                  Após ser atingido, ele se dirigiu até a casa de um amigo na Rua Cariranha onde solicitou assistência até o Pronto Socorro do Hospital Regional. A vítima ficou sob observação para mais exames e retirada do projétil. 

                  Os policiais realizaram diligências, mas ninguém foi identificado. Ao averiguar a moto de Higor, os policiais perceberam um pequeno dano do lado esquerdo do tanque que pode ter sido um projétil que o atingiu de raspão. 
                  Nenhum outro vestígio do crime foi identificado no local dos disparos.

                  Com Informações de: Patos Hoje.


FRANCISCO SÁ-MG - Carreta pega fogo na BR-251 e rodovia fica interditada durante combate às chamas

Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo estava carregado com vários materiais. Uma viatura da Polícia Militar que passava pelo local, socorreu o motorista e o encaminhou para um hospital.


                Uma carreta pegou fogo na manhã deste Domingo (200105) na BR-251, na Serra de Francisco Sá-MG. Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, o veículo estava carregado com vários materiais. 
                Alguns foram identificados como de construção e peças de automóvel.

                De acordo com os bombeiros, as chamas já foram controladas. 
                A carreta foi completamente atingida pelo fogo.

                Uma viatura da Polícia Militar que passava pelo local socorreu o motorista e o encaminhou a um hospital da região. 
                A gravidade dos ferimentos não foi informada.

                Os bombeiros ainda disseram que a rodovia foi interditada para o trabalho de combate às chamas. 
                A causa do incêndio será investigada.

                Com Informações de: G1.

SALINAS-MG - Idoso de 70 anos fica ferido em acidente entre carro e caminhão na BR-251

Segundo o Corpo de Bombeiros, o caminhão carregava carvão e bateu em parte da frente do carro. A vítima foi socorrida pelo SAMU com apenas escoriações no braço e no rosto.


                  Um idoso de 70 anos ficou levemente ferido em um acidente na BR-251, próximo a Salinas-MG, na madrugada deste Domingo (200105). Segundo o Corpo de Bombeiros, um caminhão que carregava carvão bateu em parte da frente de um carro.

                  De acordo com os bombeiros, no veículo haviam duas pessoas, mas apenas o idoso se feriu. 
                  Ele sofreu escoriações no braço e no rosto.

                  O Corpo de Bombeiros informou ainda que foi necessário o uso de um desencarcerador para a retirada da vítima que foi socorrida pelo SAMU.

                  As causas do acidente serão investigadas.

                  Com Informações de: G1.

FRANCISCO SÁ-MG - Duas pessoas morrem e 14 ficam feridas em acidente entre ônibus e carreta cegonha na BR-251

Segundo o Corpo de Bombeiros, as duas vítimas fatais eram os motoristas dos veículos. Segundo o SAMU, 14 passageiros do ônibus foram encaminhados a hospitais da região.


                Duas pessoas morreram em um acidente entre ônibus e carreta cegonha na BR-251, em Francisco Sá-MG, de acordo com o Corpo de Bombeiros. As duas vítimas eram os motoristas dos veículos e estavam presos às ferragens.

                Segundo a Polícia Civil, os motoristas eram Adão Antônio Pereira Caetano, de 57 anos, e José Eduardo Morais Filho, de 53 anos.

                De acordo com os bombeiros, o ônibus seguia sentido Montes Claros-MG, no Norte de Minas, e bateu de frente com uma carreta cegonha que seguia no sentido contrário. Com o impacto, o ônibus atravessou na rodovia que ficou completamente interditada.

                O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU informou que 14 passageiros do ônibus ficaram feridos e foram encaminhados para hospitais de Montes Claros e Francisco Sá
                Nenhum estava em estado grave.

                Com Informações de: G1.

ARAGUARI-MG - Filhote de gato é resgatado após ficar preso em motor de carro

Bombeiros conseguiram retirar o animal sem ferimentos. 
Dono do veículo conseguiu um lar para o gatinho.


                Um filhote de gato foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros na manhã deste Sábado (200104) no Bairro Industrial, em Araguari-MG. O animal ficou preso no compartimento do motor de um carro.

                Segundo os bombeiros, é provável que o tempo chuvoso tenha feito o filhote buscar abrigo no carro. Ainda de acordo com a equipe de salvamento, o gato foi resgatado sem ferimentos.

                O Corpo de Bombeiros informou também que o dono do veículo ficou responsável pelo animal, já conseguindo uma adoção para o filhote.

                Com Informações de: G1.

UBERLÂNDIA-MG - Raça diferente de porquinho da Índia chega a custar até R$1.000,00

Valor varia de acordo com as características do animal. 
Saiba mais informações com criadores.


                Uma raça diferente de porquinhos da Índia, que pode custar até R$1.000,00, tem ganhado admiradores por todo o Brasil. Em Uberlândia-MG, o casal Cláudia e Eduardo Laynes cria 10 animais conhecidos como porquinhos peruanos.

                De acordo com os criadores, existe até fila de espera no país por um filhotinho do animal. O valor de cada um varia de R$200,00 a até R$1.000,00, dependendo das características.

“Varia com cada característica. O número de cores, das cores em si, os olhos, as medidas. As características que compõem a raça de um porquinho peruano com qualidade variam, assim como o valor”
                Informou Eduardo Laynes.

                As diferenças para a espécie mais comum, encontrada com facilidade em pet shops, são os pelos longos mais longos. 

"Quando criança eu sempre tive porquinhos e quando conheci a raça não tinha como não me apaixonar por esse pelo, por esse carinho que eles têm com os donos. Eles são muito carinhosos. São porquinhos que reconhecem os donos e adoram carinho, chegam a dormir no colo da gente”
                Afirmou a criadora Cláudia Laynes.

                Ainda segundo o casal, cada porquinho tem a própria casinha, mas durante um período do dia eles ficam soltos no quintal e convivem bem com outros animais. Essa espécie também ajuda no tratamento de pessoas com necessidades especiais.

“Existem alguns estudos, alguns trabalhos, inclusive com Síndrome de Down e outras necessidades especiais, aonde os porquinhos foram inseridos no tratamento e os resultados foram fantásticos. É um dos pontos que os porquinhos são inseridos e se saem muito bem em função de docilidade, em função de personalidade com relação à convivência”
                Completou Eduardo.


Cuidados

                Apesar da docilidade, os porquinhos peruanos exigem alguns cuidados, principalmente com relação à alimentação, que varia entre o feno, a ração e até petiscos como a cenoura.

“É importante que a gente saiba a necessidade que esses animais têm de ácido ascórbico, que é a vitamina C, e que na hora de adquirir a ração em um pet shop, não se pode adquirir uma ração para todos os roedores, pois dificilmente ela vai suprir as necessidades que esse animal tem. 

E com o tempo esse animal pode desenvolver uma doença que começa com a falta de apetite e o bichinho pode ter hemorragias e até morrer, simplesmente pela ausência da vitamina”
                Explicou o médico veterinário Murilo Vieira Silva.

                As gaiolas também precisam de atenção dos donos, para que os porquinhos tenham qualidade na manutenção dos comportamentos naturais. 
                Também é preciso cuidado com os banhos.

“O bem-estar para ele seria uma gaiola com fundo liso com uma cama que ele possa repousar, com dimensões que ele possa caminhar. Ele tem que ter um lugar para desgastar as unhas, pois elas crescem constantemente. 
É um animal que na natureza não fica tomando banho, então não temos que dar banho toda semana. É preciso evitar isso, pois o animal pode desenvolver doenças de pele”
                Completou o veterinário.

                Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Rodoviária do Entorno, será desativada neste Domingo; confira mudanças

Linhas farão embarque de desembarque na plataforma D. Haverá alterações nos ônibus que circulam nas regiões administrativas.


                 A partir deste Domingo (200105), o terminal rodoviário que funciona no edifício Touring, no Distrito Federal, será desativado. Assim, os ônibus que transitam entre Brasília-DF e o Entorno do DF passarão a fazer o embarque e desembarque de passageiros na Rodoviária do Plano Piloto, que fica ao lado do local.

                 Segundo o Governo do DF, os veículos utilizarão a plataforma D, que fica no andar inferior, virada para a Torre de TV. Inicialmente, o GDF afirmou que os ônibus do Entorno usariam as plataformas E e F, mas o plano foi modificado.

                 Ainda de acordo com o governo, 110 linhas com destino a 12 cidades vão operar no local. Para acomodar os novos ônibus, haverá modificação em pontos de embarque e desembarque de algumas linhas do transporte público local.

                 O GDF afirma que também vai intensificar a fiscalização para impedir que veículos não autorizados transitem no terminal. Táxis e motoristas de aplicativos estão proibidos de trafegar nas vias internas da Rodoviária do Plano Piloto-DF.

                 No andar inferior do terminal, taxistas poderão utilizar 14 vagas próximo às plataformas D e E. Já os motoristas de aplicativos só poderão fazer embarque e desembarque de passageiros no andar superior da rodoviária.

                 Os ônibus fretados, que transportam os servidores da Câmara dos Deputados, Senado Federal e tribunais, poderão operar embarque e desembarque no espaço entre as plataformas A e B.



Desativação do terminal

                 A desativação da Rodoviária do Entorno foi anunciada em 16 de Dezembro, após cinco anos de operações. Até 2014, essas linhas operavam na Rodoviária do Plano Piloto, mas tiveram que deixar o local por conta do início da operação do BRT do Gama-DF e Santa Maria-DF.

                 O espaço era alugado e, desde 2018, funcionava sob esquema de concessão.


                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS