PESQUISA NESTE SITE:

26 setembro 2017

PATOS DE MINAS-MG - Perfil com bela mulher no Facebook aplica golpe em homens casados

De acordo com uma das vítimas, um homem casado há 27 anos, o perfil com o nome de Jessica Houde lhe adicionou na rede social e ele acabou aceitando.

               Um perfil, provavelmente falso no Facebook, vem atormentando homens comprometidos em Patos de Minas-MG

               Com a imagem de uma bela mulher, a golpista ganha a confiança das vítimas em conversas e depois ameaça a publicar, fotos e vídeos comprometedoras. 

               Um dos golpes aconteceu na tarde desta Terça-feira (170926). De acordo com uma das vítimas, um homem casado há 27 anos que preferiu não se identificar, o perfil com o nome de Jessica Houde lhe adicionou na rede social e ele acabou aceitando. 
               A foto mostra uma bela mulher de biquíni.

               E daí foi o maior tormento. A mulher exigiu R$2.000,00 e ameaçou postar fotos, vídeos e conversas na internet. A vítima que trabalha em uma cooperativa da cidade contou que outros amigos também acabaram caindo na farsa e resolveu divulgar.

“Pelo menos cinco amigos meus relataram que caíram no golpe”
               Afirmou. 

               Ele pediu para as pessoas ficarem em alerta com relação a este tipo de golpe. Ele contou que já denunciou o perfil ao próprio Facebook para bloquear o criminoso. 
               Ele decidiu não pagar.

               Na semana passada, a Polícia Civil prendeu um jovem por estupro virtual de 5 mulheres em Carmo do Paranaíba-MG

               A ação do criminoso é parecida. 
               Ele exigia que a mulher fizesse fotos nuas para obter prazer sexual.

               A diferença neste caso é que a criminosa quer obter vantagem financeira. As autoridades orientam as pessoas a terem cautela nas postagens e é claro ter muito cuidado quando for conversar com estranhos.

               Com Informações de: G1.

PATROCÍNIO-MG - Crânio e objetos de ritual são encontrados embaixo de ponte

Ossada estava às margens do Córrego Feio. 
Nenhum autor foi identificado.

               Um crânio humano foi encontrado, na noite desta Segunda-feira (170925), em baixo de uma ponte na estrada da Serra do Gavião, em Patrocínio-MG, no Alto Paranaíba
               Segundo informações da Polícia Militar - PM, eles foram até o local após uma denúncia via 190.

               Já às margens do Córrego Feio, os militares acionaram a perícia técnica que achou também símbolos de tridentes, vasos, chifres de um animal semelhante a um bode e outros, que, segundo o perito, são objetos aparentemente utilizados em rituais de crenças populares.

               Ainda de acordo com a polícia, esses objetos estavam inseridos no crânio humano, que não apresentava trauma ou perfuração e parecia estar ali há algum tempo. 
               O perito recolheu o crânio para futuras investigações.

               Com Informações de: G1.

SAMAMBAIA-DF - Família diz que menina desaparecida há 16 dias foi encontrada morta

A pequena Ana Íris, de 12 anos, saiu de casa no dia 10/9. Corpo foi encontrado por crianças no Morro do Sabão, em Samambaia.

               A Polícia Civil do DF encontrou o corpo de uma criança em Samambaia-DF nesta Terça-feira (170926) que, segundo a família, é de Ana Íris Mendes dos Santos, 12 anos. Ela estava desaparecida desde Domingo (170910), na QR 829.

               O caso está sendo investigado pela Delegacia de Repressão a Sequestros - DRS. Equipes da perícia estão no local, neste momento, conhecido como Morro do Sabão, no Setor de Chácara, QR 827. A assessoria de imprensa da Polícia Civil ainda não confirmou se o cadáver é da menina. 

“A DRS, bem como outras unidades, está no local fazendo os levantamentos e perícias preliminares”
               Informou por nota

               O corpo foi encontrado por crianças que caçavam passarinhos. De acordo com os familiares, ele estava com as mesmas roupas que Ana Íris usava no dia em que desapareceu.

“Depois que as crianças avistaram o corpo, fomos conferir e é realmente a Ana Íris”, confirmou Cleunice Santos, 25 anos, tia da vítima. “Estávamos esperançosos de que ela apareceria com vida. A família toda está abalada. A mãe dela está sedada, ficou em estado de choque ao receber a notícia”
               Completou.

               Segundo um dos parentes, o cadáver já está em avançado estado de decomposição. 

“É uma pena. Reconheceram a mesma blusa azul e a bermuda cinza que ela usava. A família está inconsolável”
               Disse Fábio Wanbaster, sobrinho do padastro da menina.

               De acordo com a família, ela saiu de casa por volta das 10:00 horas apenas com a roupa do corpo, levou os quatro irmãos para tomar café da manhã na residência da avó, na mesma rua em que mora, e disse que voltaria para casa. Os parentes contam que Ana nunca fugiu de casa e não ficava sem dar notícias.

               Com Informações de: Metrópoles.

UNAÍ-MG - PSFs reiniciam programas para fumantes e gestantes e melhoram ações para hipertensos e diabéticos


                A Prefeitura Municipal de Unaí-MG, por meio da Secretaria de Saúde - SESAU, está retomando ações no âmbito da Estratégia de Saúde da Família desenvolvida nos PSFs

                Programas e equipes de atendimento estão sendo reestruturados. Em todos os PSFs, ações voltadas para hipertensos e diabéticos estão sendo melhoradas e programas antitabagismo (contra o fumo) e para orientação/atendimento de gestantes estão sendo reiniciados. Muitas dessas ações haviam sido desativadas por falta de incentivos e ausência de recursos.


Tabagismo

                O Programa de Tabagismo é indicado à pessoa que deseja parar de fumar. Na metodologia utilizada, o paciente precisa se submeter a um programa de recuperação, constituído por quatro módulos, que pode durar de um ano a um ano e meio. As ações visam combater tanto a dependência química, quanto emocional e psíquica. Antes de iniciar o programa, o paciente passa por série de avaliações, inclusive avaliação psicológica.

                Depois de iniciado o programa, o paciente é atendido por equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, psicólogo e pode ter outras indicações como nutricionista e fonoaudiólogo.

                O fumante que deseja aderir ao programa deve procurar o PSF que atende sua residência e manifestar sua vontade de participar. Novas turmas se iniciam somente quando os módulos do programa em curso são concluídos.

              Para mais informações, ligar: 3677-4861 Ramal 216.


Gestantes

                Esse programa desenvolvido nos PSFs fornece informações e acompanhamentos que a gestante precisa nessa nova fase da vida. São dicas importantes para atravessar o período gestacional com a melhor qualidade de vida possível e orientações valiosas para a futura mãe: amamentação, cuidados com o recém-nascido, atenção com o calendário de vacinas e outras dicas fundamentais na relação mãe-bebê.

                Portanto, as ações para gestantes nos PSFs vão além das consultas e exames pré-natais, que são convencionais nessa fase e envolvem apenas médicos e enfermeiros. Com o programa para gestantes nos PSFs, a saúde "geral" dela é acompanhada mais de perto.

                Participando do programa, o grupo de gestantes recebe informações, por exemplo, sobre saúde bucal, nutrição adequada e outras orientações importantes relativas à gravidez, o parto e o pós-parto. 

"São abordados vários assuntos pertinentes, que a gestante não tem em consultas convencionais de pré-natal"
                Diz Sonária Faria, coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.

              Para mais informações, ligar: 3677-4861 Ramal 216.


Hipertensão e diabete

                A hipertensão e o diabete são doenças crônicas que acometem grande quantidade de unaienses. Como são doenças crônicas, não têm cura, mas podem ser controladas. 

"Esse é o propósito"
                Assinala Sonária.

                O grupo recebe orientação e atendimento, com oferta de alternativas sobre como melhorar a qualidade de vida, mesmo portando uma doença crônica. Hipertensos e diabéticos unaienses são convidados a participar dos grupos de orientação e controle da doença, mas a participação efetiva depende de cada um. Muitos preferem apenas buscar os medicamentos no PSF, e ponto.

                Mais informações sobre o programa para hipertensos e diabéticos, ligar 3677-4861, ramal 216.


PSFs

                Em Unaí, existem 13 equipes de PSF funcionando em 11 unidades básicas de saúde. A área de cobertura dos PSFs unaienses é considerada aquém do desejado, mas não se diferencia muito dos índices nacionais.

                A Estratégia de Saúde da Família unaiense atinge 63% de cobertura com PSFs. A média nacional é de quase 70% de cobertura. Para a coordenadora Sonária

"ainda não foi atingida a meta em todo o país, por se tratar de uma política passando por reestruturação"

                Uma equipe básica de PSF é composta por médico, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde - ACS. A quantidade de ACS varia conforme a quantidade de pessoas a serem atendidas numa dada região.

                O ideal preconizado pelo Ministério da Saúde é que uma equipe de PSF atenda, no máximo, 4.000 pessoas em sua área de cobertura. O objetivo é resguardar o princípio do médico de família e fazer com que cada equipe de PSF tenha o histórico e conheça as famílias que estão atendendo.

                Além dos programas e ações mencionados, os PSFs podem adotar ações direcionadas para vulnerabilidades de saúde detectadas na área de cobertura. Por exemplo, regiões (ou bairros) onde há casos prevalentes de dependentes de drogas podem desenvolver programas para concentrar ações de combate à dependência e de atendimento aos pacientes.

                Em situações que demandam ajuda mais especializada, os PSFs lançam mão da estratégia de "matriciamento", ou seja, fazem trabalhos conjuntos com outros órgãos especializados como o Núcleo de Apoio a Saúde da Família NASF ou Centro de Apoio Psicossocial - CAPS, também vinculados à Secretaria Municipal de Saúde.

                O NASF funciona como extensão dos PSFs e possui profissionais especializados (psicólogos, fonoaudiólogos, pediatras e fisioterapeutas) para atendimentos conjuntos. O CAPS possui psicólogos, assistentes sociais e médico psiquiatra para atendimento a portadores de doença mental grave.



Serviço

                Para saber mais sobre os programas e as ações desenvolvidos nos PSFs, você pode ligar no 3677-4861, ramal 216, e falar na Coordenação da Atenção Básica, setor da Secretaria Municipal de Saúde - SESAU.

                Com Informações de: PMUnaí-MG.

SAMAMBAIA-DF - Grupo tenta linchar primo de menina achada morta em matagal

Jovem de 16 anos teve corte profundo na cabeça, mas foi socorrido; trio vai responder por tentativa de homicídio. Corpo de Ana Íris foi reconhecido por familiares; Polícia Civil aguarda perícia.

                Três pessoas foram detidas em flagrante, na tarde desta Terça-feira (170926), após tentarem linchar um primo da garota Ana Íris, de 12 anos – que estava desaparecida desde o dia 10, e foi encontrada morta em um matagal em Samambaia-DF, no Distrito Federal, no fim da manhã.

                Segundo a Polícia Civil, o grupo disse desconfiar que o adolescente, de 16 anos, estava envolvido na morte da criança. O jovem, no entanto, não é considerado suspeito pela corporação.

                Em depoimento, eles disseram que viram o jovem sair do matagal onde Ana Íris foi encontrada, por volta das 3:00 horas desta Segunda (170925). A família afirmou ao G1 que não desconfia do primo que foi agredido.

"Quando o corpo foi encontrado, eles foram na casa do Samuel com a certeza de que ele era o autor. Mas pelo que eles falaram, a certeza deles era somente essa [de terem visto o jovem no matagal], mais nada"
                Diz o chefe da 26ª Delegacia de Polícia de Samambaia, Eduardo Galvão.

                Entre os detidos, há dois adultos e um menor de idade. Segundo o delegado, eles foram até uma casa próxima ao local do crime e encontraram o adolescente, que foi atingido com golpes de facão e barras de ferro.

                Após o ataque, o jovem foi socorrido pelo SAMU e levado ao Hospital Regional de Taguatinga-DF. Segundo Galvão, ele teve um corte profundo na cabeça, mas foi socorrido rapidamente e não corre risco de vida.

                Os dois adultos envolvidos na agressão serão indiciados por tentativa de homicídio, e devem permanecer detidos nos próximos dias. O adolescente detido foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente - DCA, e deve responder por ato infracional análogo à tentativa de homicídio.


Corpo encontrado

                O corpo de Ana Íris foi encontrado na manhã desta Terça-feira (170926), em um matagal próximo à casa da família, em Samambaia. No local, a mãe disse reconhecer o corpo de Ana Íris, e as roupas que a garota usava quando foi vista pela última vez.

                O padrasto de Ana Íris, Paulo Santos, também esteve no local.
 
"Isso não é de Deus, não. 
Só espero que as autoridades encontrem quem fez isso, e façam justiça"
                Disse, emocionado.

                Até as 19:00 horas, a Polícia Civil do DF ainda não confirmava a identidade de Ana Íris. O corpo foi encontrado em uma área conhecida como Morro do Macaco. A menina sumiu após sair com quatro irmãos para a casa da avó, na mesma rua onde morava.

                Segundo testemunhas, o corpo foi achado por volta das 11:00 horas desta Terça-feira, por crianças que brincavam na região. Após avistar o cadáver, eles pediram ajuda para adultos, que acionaram a polícia.


                O desaparecimento de Ana Íris é investigado pela Divisão de Repressão a Sequestros da Polícia Civil. Em nota, a corporação informou que 

"há fortes suspeitas de que o corpo encontrado seja da jovem", mas só haverá confirmação "por meio dos exames necessários".

                Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Mulher é esfaqueada após discussão por vinte reais

Mulher foi esfaqueada ao tentar vender verduras à família da suspeita; testemunhas afirmam que vítima devia dinheiro para a autora.

                Uma mulher de 27 anos ficou ferida após ser esfaqueada na tarde desta Terça-feira (170926) em Montes Claros-MG, no Norte de Minas

                Testemunhas afirmaram à Polícia Militar que o crime pode ter sido motivado por uma dívida de R$20,00, que a vítima devia para a vizinha, de 26 anos.

                Ainda segundo testemunhas, a vítima chegou à casa da vizinha para tentar vender verduras. Elas teriam discutido e, em seguida, foi atingida com três facadas; sendo duas nas costas e uma no pescoço. 

                O Corpo de Bombeiros foi ao local, socorreu a mulher e a levou a um hospital da cidade. A instituição hospitalar afirma que a paciente permanece em observação, e seu estado de saúde é estável.

                Militares fazem buscas na região para tentar localizar a autora do crime, mas, até esta publicação, ela não havia sido localizada.

                Com informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Pais são presos suspeitos de maus-tratos e abandono de incapaz

Segundo denúncias, os quatro filhos, entre um e nove anos, estavam passando o dia na rua e não frequentavam à escola; casal foi preso no Bairro Jardim Primavera.

                Uma mulher de 25 anos e um homem de 34 anos foram presos suspeitos de maus-tratos e abandono de incapaz em Montes Claros-MG, na noite dessa Segunda-feira (170925). 

                A Polícia Militar recebeu denúncias de que os quatro filhos do casal, entre um e nove anos, estariam passando o dia na rua e uma foto do filho, de 5 anos, com sinais de abandono circulou nas redes sociais.

“Recebemos a denúncia, inclusive mencionando a foto, e fomos à casa do casal; no local, o pai foi encontrado com sinais de embriaguez e a mãe não sabia do paradeiro da filha mais velha, de 9 anos. Os outros filhos estavam em casa. As crianças também não estão indo à escola e, segundo informações apuradas na região, é comum as crianças ficarem de um a dois dias na rua”
                Explicou o Tenente Fábio Moto
                A filha mais velha foi encontrada na casa de um vizinho.

                A família mora no Bairro Jardim Primavera e é acompanhada pelo Conselho Tutelar. Na delegacia, a mãe das crianças disse ao G1 que a casa onde moram não é murada e que os filhos não obedecem aos avós, já idosos, e saem da casa e não vão à escola. 
                Disse, também, que deixa as crianças com os pais para trabalhar em uma fábrica de sabão.

                Até a publicação desta reportagem, o G1 não conseguiu falar no Conselho Tutelar
                O casal foi conduzido para a delegacia para esclarecimentos.

                Com Informações de: G1.

JANAÚBA-MG - Rapaz de 19 anos é atingido por dois tiros de raspão no braço

Suspeito de cometer o crime é um adolescente, de 17 anos, que ainda não foi localizado; militares apreenderam uma espingarda escondida na casa do menor.

                Um rapaz de 19 anos foi atingido por dois tiros de raspão no braço no Bairro Planalto, em Janaúba-MG, nessa Segunda-feira (170925). 

                De acordo com a Polícia Militar, o suspeito de ter atirado contra a vítima é um adolescente, de 17 anos. A motivação do crime é desconhecida e a Polícia Civil irá investigar o caso.

                Durante rastreamento, a polícia localizou uma espingarda tipo escopeta; a arma estava enrolada em um saco de linhagem e escondida na laje do banheiro da casa do suspeito. 

                Até a publicação desta reportagem, o envolvido não havia sido detido.

                Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Quatro homens são detidos com armas e moto roubada

Ocorrências foram registradas nos Bairros Vila Sion II e Jaraguá; detido têm 16, 17, 21 e 22 anos.

               Dois rapazes foram presos na madrugada desta Terça-feira (170926) suspeitos de porte ilegal de arma de fogo, em Montes Claros-MG. De acordo com a Polícia Militar, com eles foram apreendidas uma pistola e uma espingarda; uma arma estava dentro do carro onde os suspeitos foram abordados e a outra arma estava na casa de um dos envolvidos, de 22 anos.

               A prisão aconteceu na Vila Sion II, após um roubo ocorrido naquelas proximidades da estrada do DER. Com o motorista, de 21 anos, os militares apreenderam munições. Um celular com queixa de roubo também foi localizado.

               Os dois suspeitos foram levados para a delegacia juntamente com as armas.

Jaraguá

               Ainda em Montes Claros, na noite dessa Segunda-feira (170925), dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos com uma moto roubada no Domingo (170924), no Bairro Jardim Palmeiras. De acordo com a Polícia Militar, eles também são suspeitos de roubarem o celular de um homem de 58 anos no Bairro Cintra; um deles estava armado.

               Durante rastreamento, os suspeitos foram abordados na Avenida Governador Magalhães Pinto, próximo ao Bairro Jaraguá. Eles tentaram fugir na motocicleta, mas foram alcançados após o condutor da moto ter perdido a direção e caído.

               O celular da vítima foi recuperado e a polícia ainda apreendeu uma caixa de som pequena com um deles. Os adolescentes foram levados para a delegacia e a moto foi apreendida.

               Com Informações de: G1.

JANAÚBA-MG - Agentes encontram túnel em cela no Presídio

Buraco daria acesso à parte externa da unidade, mas ainda não havia sido finalizada; procedimento foi instaurado para apurar o caso.

                 Agentes penitenciários encontraram na manhã desta Segunda-feira (170925) um túnel dentro de uma cela no Presídio de Janaúba-MG, no Norte de Minas

                 A Polícia Militar afirma que o túnel foi encontrado durante uma vistoria na cela dois, da ala um.

                 O túnel, segundo informações dos agentes à PM, já tinha cerca de quatro metros e seguia em direção à calçada lateral da unidade, mas ainda não tinha sido finalizado; a Secretaria de Administração Prisional - SEAP confirmou que o túnel daria acesso a área externa da unidade.

                 A SEAP diz ainda que um procedimento administrativo foi instaurado para apurar o caso.

                 Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Incêndio em pastagens próximo a BR-251 causa sérios riscos a população Local

Fogo causa preocupação aos moradores da região do Bairro Vila do Sol, na estrada vicinal que fica em frente ao Posto Horizonte.

               Na tarde desta Terça-feira (170926) em Unaí-MG, por volta das 16:30 horas iniciou-se um Incêndio  próximo ao Posto Horizonte, em uma estrada vicinal, em uma pastagem, causando transtorno na via e riscos aos moradores e concessionária do local.

               O fogo, que acredita-se ser criminoso, atingiu as pastagens pelo local causou grande cortina de fumaça na rodovia BR-251, comprometendo o trânsito, e causando riscos a quem passava pelo local.


               A Região fica próximo ao Posto Horizonte, numa estrada vicinal que dá acesso ao Bairro Vila-do-Sol, Onde fica a concessionária Unapel, revendedora de máquinas e implementos agrícolas New Holland que se viu obrigado a afastar os maquinários e tratores para fora do risco de ser queimados pelo incêndio das proximidades.

               Ninguém foi visto combatendo as chamas, e por volta das 18:00 horas, o fogo ainda queimava no local, inclusive, por pouco não incendiou uma residência com um veículo na garagem, onde os moradores não estavam presentes no momento em que as chamas passaram próximo.

               Outras residências estava correndo riscos de serem queimadas pelo fogo, que no capim seco propagavam rapidamente. O Ilton Vieira esteve no local e nos enviou estas fotos feitas por volta das 17:30 horas.

               Com Informações de:
Ilton VieiraUNAÍ NEWS.

 

 



UNAÍ-MG - Assalto em estabelecimento Comercial no Bairro Cidade Nova

Dois indivíduos assaltam comércio no Bairro Cidade Nova e foge. PM acionada, realiza rastreamentos, encontra e prende autores.

                 Nesta Segunda-feira (170925), por volta das 20:00 horas, a Polícia Militar de Unaí-MG compareceu em um estabelecimento comercial, situado no Bairro Cidade Nova, onde uma vítima de 41 anos, relatou que se encontrava em seu comércio quando dois indivíduos chegaram e um deles, portando um simulacro de arma de fogo, fez ameaças e anunciou o assalto.

                 Os autores subtraíram alguns maços de cigarro, isqueiros, uma extensão elétrica, um aparelho celular e R$236,45 em dinheiro, fugindo logo a seguir tomando rumo ignorado.

                 Com as informações obtidas, os policiais militares iniciaram rastreamento, conseguindo localizar, abordar e prender os autores no Bairro Novo Horizonte, os quais estavam na posse de todos os materiais roubados. 

                 Os autores foram presos, o dinheiro e os materiais apreendidos e encaminhados para a delegacia para as demais providências.

                 Com Informações de: PMMG.

JAÍBA-MG - Acidente com viatura da Polícia Civil deixa investigadores e preso feridos

Carro ficou totalmente destruído após pegar fogo; feridos apresentavam escoriações e hematomas em várias partes do corpo.

                Três policiais civis ficaram feridos em um acidente na manhã desta Terça-feira (170926) na MG-401, em Jaíba-MG, no Norte de Minas

                De acordo com o delegado Ricardo Cesari, os investigadores levavam um preso ao Presídio de Manga-MG quando o acidente aconteceu; o preso também ficou ferido.

                O delegado disse ainda que, inicialmente, um dos pneus da viatura furou e provocou o acidente.

“Com isso, o carro rodou e, aparentemente, capotou em uma mata às margens da rodovia; local onde havia uma queimada. Mesmo feridos, os policiais agiram rápido para retirar o detento, que ficou preso no banco da viatura”.

                As chamas, também de acordo com o delegado, se alastraram rapidamente, destruindo a viatura, armas e celulares dos policiais.

                Todos os ocupantes do carro apresentavam escoriações e hematomas em várias partes do corpo. Eles foram levados para o Hospital de Jaíba, onde passam por exames clínicos e ficarão em observação.

                Com Informações de: G1.

VESPASIANO-MG - Caminhão tomba na MG-010 e causa congestionamento

Acidente aconteceu no sentido Belo Horizonte. Às 17:25, trânsito era feito pelo acostamento.


                Um caminhão tombou, na tarde desta Segunda-feira (170925), na MG-010, em Vespasiano-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, provocando congestionamento. 

                De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o acidente aconteceu na altura do km 28, no sentido Belo Horizonte-MG.

                Segundo a corporação, o veículo transportava vidros, que se espalharam pela pista. Por volta das 17:25 horas, o trânsito era feito pelo acostamento, e equipes trabalhavam na limpeza da estrada.

                A polícia não soube informar a extensão do congestionamento neste horário. Ainda de acordo com a corporação, uma pessoa que era passageira do caminhão teve ferimentos leves.

                Com Informações de: G1.

MINAS GERAIS - Respeito adquirido: o valor da Copa do Brasil na projeção nacional do Cruzeiro


                Entre os anos de 1993 a 2003, as quatro taças do torneio elevaram o patamar da Raposa no Brasil; Roberto Gaúcho, Ricardinho e Nonato, ídolos do clube, destacam a importância do título a virada dos anos 80 para os anos 90, o Cruzeiro vivia um momento curioso no cenário nacional do futebol. 

                Apesar de já ter uma Libertadores no currículo (de 1976), a Raposa ainda não havia vencido o Brasileirão - que teve início em 1971 e ainda não era unificado - e era vista com certa desconfiança por alguns. O time era menos temido fora de Minas Gerais, menos observado pela imprensa e menos badalado. Roberto Gaúcho, um dos ídolos do Cruzeiro e autor de gols decisivos nos títulos de 1993 e 1996 da Copa do Brasil, confirma.

"Eu cheguei ao Cruzeiro em 92. O Cruzeiro não tinha vencido todos os títulos que tem hoje. Eu estava no Vasco, fui para o Guarani, eu nem queria muito ir para o Cruzeiro. Não era muito falado".

                Foi a partir daí que tudo mudou. A década de 90 foi incrível para o clube, assim como o início dos anos 2000. No período entre 1993 e 2003, o Cruzeiro levantou incríveis quatro taças da Copa do Brasil, deixou para trás rivais fortes no cenário nacional e se consolidou definitivamente como uma das grandes forças do futebol brasileiro. O próprio Roberto Gaúcho, um dos protagonistas da transformação de grandeza do clube, dá o testemunho.

                Em 93 nós ganhamos (a Copa do Brasil), já deu uma alavancada. A gente sentia, quando jogou o Brasileiro, que já era mais respeitado, principalmente no Rio e em São Paulo. Depois que ganhou a de 96 em cima do Palmeiras, quando ninguém esperava, porque era quase a Seleção, aí sim começaram a respeitar o Cruzeiro ainda mais, como time grande, como time "top" do Brasil, um dos cinco maiores. Aí veio a Libertadores de 97, aí o Cruzeiro ganhou mais uma (Copa do Brasil) em 2000, em cima do São Paulo, depois outra em 2003. Aí o Cruzeiro ficou maior. 

                Em 10 anos, foram quatro títulos da Copa do Brasil. É algo que só time grande consegue, só time que tem elenco, estrutura. Por isso o Cruzeiro chegou onde chegou, por isso é tão respeitado hoje.

                Se as duas primeiras conquistas vieram para isolar a desconfiança nacional, as duas seguintes (2000 e 2003) vieram para consolidar o Cruzeiro no cenário dos grandes clubes brasileiros.

                Depois de 2003, não tem como. Hoje em dia o Cruzeiro é muito respeitado em qualquer lugar. Onde eu moro, no Sul, os gremistas e colorados "se cagam" de medo da camisa do Cruzeiro. No Rio, onde vou muito, o Cruzeiro também é muito respeitado. É um dos times que mais ganharam títulos a partir de 1990. A imprensa também começou a olhar com outros olhos, melhorou muito. 

                O Cruzeiro, na minha opinião, com essa torcida, está entre os três ou cinco maiores times do Brasil. Não perde para Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Internacional, ninguém. 
                O Cruzeiro está no topo - completou Roberto Gaúcho.

                Existia, até 2003, uma pressão pela conquista do Brasileirão, mas o Cruzeiro "compensava" com os títulos da Copa do Brasil. Como duvidar de uma equipe que, em 10 anos, levantou quatro taças de um torneio concorrido e com os melhores clubes do país? Ricardinho, o "mosquitinho azul", venceu três dos quatro títulos, e comenta a importância deles na projeção do clube. Assim como Roberto Gaúcho, ele também destacou a conquista de 1996, sobre o Palmeiras, que tinha um time com Cafu, Rivaldo, Djalminha, Luizão e vários outros craques.

"Naquela época, a necessidade de ganhar o Brasileiro era muito grande. Cada um se sentia pressionado, de forma natural, para ganhar o Brasileiro, mas a Copa do Brasil dava o respeito da mesma forma. Todos os times participavam, era muito difícil. Não tinha isso de revezar jogadores, os times eram os titulares. Os times eram muito fortes. Foi o período que o Brasil ganhou duas Copas do Mundo, 94 e 2002. Vários times tinham jogadores na Seleção, os camisas 10 eram muito bons, foi um período muito bacana. Você conseguindo ganhar, dava uma projeção muito grande, mesmo não tendo o Brasileiro. Só pela Copa do Brasil, conseguimos chegar na elite. O Cruzeiro mudou radicalmente. Quando a gente estava disputando a Copa do Brasil de 2000, o Brasil já olhava de outro jeito. A imprensa fora de Minas, por exemplo, lidava totalmente diferente. O Cruzeiro conquistou aquela Copa do Brasil de 96, em 98 foi para a final novamente. Perdeu, mas em 2000 ganhou de novo. O Cruzeiro já estava, ali, na elite do futebol brasileiro, com certeza. O patamar era outro.


Na Seleção

                Ricardinho, pelo excelente futebol demonstrado no Cruzeiro, teve chances na Seleção. Até nas convocações para vestir a amarelinha ele vê a diferença entre os dois momentos do Cruzeiro.

"Quando você era convocado para a Seleção Brasileira nesse período, vinham jogadores do Barcelona, do exterior, Ronaldo, Ronaldinho. Às vezes você era convocado no Cruzeiro, era diferente. Quando fui em 96, jogar no Cruzeiro era visto de uma forma. Quando fui convocado lá para 2000, era totalmente diferente. Era mais procurado pela imprensa, tudo. Em 96, você tinha que ser algo extraordinário para ser convocado jogando no Cruzeiro. Em 2000 não, já era algo normal, o Cruzeiro já tinha vários jogadores sendo convocados para a Seleção".


Copeiro

                Outro protagonista nas conquistas do Cruzeiro da Copa do Brasil foi Nonato. O ex-lateral esquerdo foi um dos pilares do time de 1993 e 1996, quando levantou as duas primeiras taças. Ele destaca outro fator importante, o respeito adquirido pela Raposa, com os adversários, quando o assunto é mata-mata. Tanto no cenário nacional, quanto no internacional, o time provou, muitas vezes, que sabe jogar esse tipo de torneio.

                A nível internacional, a gente começou a ganhar respeito em 91 e 92, quando ganhamos o bi da Supercopa. 
Já faziam muitos anos do título da Libertadores, e aí o Cruzeiro voltou para o cenário internacional. 
No cenário nacional, foi com essas conquistas da Copa do Brasil. 
Ganhamos em 93, depois ganhamos em 96 em cima do Palmeiras, que era uma Seleção. 
Aquilo ali deu uma moral enorme para o Cruzeiro a nível nacional, todos os times passaram a respeitar mais o time do Cruzeiro
Depois veio 2000 e 2003 para confirmar isso. 
Os caras já pensavam duas vezes antes de enfrentar o Cruzeiro
Já sabiam que era um time acostumado ao mata-mata. 
Em 93 passamos por grandes clubes. 
Em 96 eliminamos Corinthians, vários times grandes. 
Eles começaram a compreender que o Cruzeiro sabia jogar esse tipo de competição. 
O Flamengo deve vir (agora, para a final de 2017) jogar em Belo Horizonte sabendo que o Cruzeiro é acostumado a esse tipo de competição. 
A gente espera, na quarta-feira, poder comemorar esse título.








                Com Informações de:


JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS