PESQUISA NESTE SITE:

06 fevereiro 2018

BRASÍLIA-DF - Viaduto que caiu no DF já precisava de manutenção em 2009, diz relatório

Parte do Eixão Sul desabou na área central de Brasília; bombeiros investigam se há feridos. Rollemberg reconheceu necessidade de vistoria; estudo listou nove pontos críticos.

               O desabamento de um trecho do viaduto do Eixão Sul, na área Central de Brasília-MG, na tarde desta Terça-feira (180213) é uma tragédia anunciada há, pelo menos, nove anos. 

               Em 2009, relatório feito pelo Sindicato de Engenharia e Arquitetura - SINAENCO apontava a necessidade de reparos "com urgência" no trecho, e em outros oito viadutos e pontes.

               As obras foram analisadas no intervalo de dois anos, em 2009 e em 2011. A conclusão do relatório foi que, nesse período, os problemas não só persistiram, como se agravaram. 

               De acordo com o SINAENCO, além do viaduto sobre a Galeria dos Estados, as pontes do Bragueto, acesso ao Lago Norte-DF e das Garças, acesso ao Lago Sul-DF também tinham quadro crítico, naquele momento.

               Presidente do sindicato à época da divulgação da pesquisa, em 2011, Rodrigo Gazen afirmou ao G1 e à TV Globo que os problemas variavam desde infiltrações e ferros expostos até descolamento do concreto e fendas abertas.

“A Galeria dos Estados é uma das piores condições que encontramos durante a pesquisa. Os pedestres e carros que passam por baixo do viaduto podem ter problemas com pedras, que podem cair a qualquer momento”
               Disse Gazen.

               Naquele momento, ele explicou que, quanto mais tempo o governo demorasse para fazer as intervenções necessárias, mais dinheiro seria gasto. Após o desabamento, anos depois, o presidente do Departamento de Estadas de Rodagem - DER-DF cobrou "orçamento específico" para as obras de manutenção.


Sem manutenção, 'infelizmente'

               O governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), chegou ao local poucas horas após o acidente. Em entrevista, ele admitiu que, "infelizmente", aquele viaduto da Galeria dos Estados não tinha recebido as devidas vistorias nos últimos anos.

"Esse, infelizmente, ainda não tinha recebido manutenção."

"Brasília é uma cidade que está envelhecendo, é feita de concreto e precisa de manutenção, de reforço das estruturas"
               Afirmou Rollemberg

               Ele não informou, no entanto, quando isso será feito, ou que tipo de verba será remanejada para reforçar a vistoria.

               Brasília completa 58 anos no próximo dia 21 de abril e é uma das capitais mais novas do país. Só perde para Palmas-TO, capital do Tocantins, inaugurada no dia 20 de maio de 1989.

Estudo assustador

               No total, 25 estruturas foram verificadas, mas apenas 11 tiveram o diagnóstico divulgado. Naquele momento, dois trechos foram considerados em boas condições: uma intervenção no Palácio do Buriti e outra no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, que aconteceram entre 2009 e 2011.

               As demais estruturas que tiveram problemas apontados foram o Palácio do Buriti (em uma parte diferente da corrigida), a Ponte Costa e Silva, Ponte JK, a Universidade de Brasília - UnB e os viadutos da 216 Sul, 204 Sul e da N2 Norte.

               O diretor de Consultoria de Engenharia do sindicato à época, Gilberto Antônio Giuzio, explicou que o estudo foi feito apenas visualmente. Naquele momento, ainda cabia aos próprios órgãos responsáveis fazer novas verificações técnicas, mais específicas, para avaliar o real problema nas estruturas. 

“Ao longo dos anos, estes problemas que encontramos podem chegar a um colapso maior”
               Disse.

               Com Informações de: G1.

VAZANTE-MG - Jovem de 19 anos foragido, é preso pela Polícia Militar no Bairro antônio Secretário

Individuo de 19 anos foi preso no Bairro antônio Secretário, na manhã desta Terça-feira. Foi confirmado a existência de um mandado de prisão em seu desfavor.

                Nesta Terça-feira (180206), por volta das 08:30 horas, em Vazante-MG, os policiais militares iniciaram os levantamentos visando localizarem um indivíduo e cumprirem um mandado de prisão que estava em aberto. 

                Depois de alguns rastreamentos, uma guarnição policial deslocou até uma residência situada na Rua Saulo Pereira Cardoso da Silva, Bairro Antônio Secretário, onde localizaram o indivíduo.

                Ao fazerem contato no imóvel, o referido indivíduo inicialmente se escondeu e recusou sair do imóvel, porém após ver que estava cercado pelos policiais militares, o mesmo foi abordado dentro da sua residência. 

                Neste momento, através de consulta ao sistema informatizado, foi confirmada a sua identidade e a existência do mandado de prisão em aberto.

                Diante do fato, o indivíduo, 19 anos, foi cientificado sobre a existência da ordem judicial e preso, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.

                Com Informações de
PMMG - VAZANTE-MG.

UNAÍ-MG - Homem ameaça frequentadores de bar do Bairro Canaã sendo desarmado e preso pela PM

Indivíduo foi preso no Bairro Canaã, ao ameaçar pessoas com duas armas de fogo, alegando que iria matar uma pessoa. A Polícia Militar foi acionada.

               Na tarde desta Terça-feira (180206), um indivíduo foi preso no Bairro Canaã em Unaí-MG, no Noroeste de Minas, por ameaçar os frequentadores de um barzinho.

               O autor chegou em um bar dizendo que iria matar uma pessoa. Ele estava portando duas armas.

               A Polícia Militar foi acionada, que imediatamente compareceu no local, sendo o autor abordado e preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia
               Esse autor já possui passagens por homicídio.

               Com o autor, foram apreendidas, 01 revólver cal .38, 04 munições de mesmo calibre; 01 bereta taurus.

               Com Informações de
PMMG - UNAÍ-MG.

OLHOS D'ÁGUA-MG - Vereador recebe tiro no peito durante assalto e sobrevive praticamente ileso

Marcos Aurélio Dias foi abordado na MG-451, quando seguia para Bocaiuva; moto e materiais roubados foram recuperados nesta Segunda-feira (180205).

                 Um vereador da cidade de Olhos D'Água-MG, no Norte de Minas, ainda se recupera dos ferimentos causados por um tiro durante um assalto. Marcos Aurélio Dias (PP) seguia para Bocaiuva-MG quando foi interceptado por dois adolescentes na rodovia MG-451, na Sexta-feira (180202).

"A cartela de remédio foi minha salvação"
                Diz vereador atingido por tiro durante assalto em Olhos D'água

"Eles apareceram armados e anunciaram o assalto. 
Eu nem acreditei que iriam atirar. 
Já com a moto parada, o que estava à minha esquerda atirou, no momento eu só achava que iria morrer"
                Diz Marcos Aurélio.

                O vereador carregava uma mochila à frente do corpo, pois dava carona para uma mulher, que não teve ferimentos. 

                Na mochila estavam algumas cartelas de medicamentos que receberam o impacto e amorteceram o tiro. 

"A bala atravessou a bolsa, os remédios, e ainda perfurou uma blusa que eu vestia. Agradeço primeiramente a Deus. E a cartela de remédio foi minha salvação. 
Eles foram compradas dias antes do crime, quando fiz uma extração do dente ciso"
                Explica.

                Logo após ser atingido, o vereador percebeu que o ferimento foi apenas superficial. 

"Logo chegou uma viatura, e eu ainda ajudei a procurar os adolescentes. Depois passei no médico, mas não foi nada grave. Graças a Deus não tive nenhuma complicação. Somente um ferimento na pele mesmo"

                Segundo a Polícia Civil, os dois menores envolvidos no crime já foram identificados. Nessa Segunda-feira (180205) foram recuperados os materiais e a motocicleta roubados do vereador. 

"Nós identificamos os envolvidos e devemos pedir a apreensão deles. Quanto ao ferimento na vítima, creio que os remédios amenizaram sim, o impacto. Com certeza o ferimento seria bem mais grave, caso não atingissem a cartela de remédio primeiro"
                Disse o delegado que investiga o caso, Leonardo Diniz.


                Enquanto se recupera do ferimento e também do susto, o vereador tenta esquecer o momento de angústia vivido durante o crime. 

"Na primeira noite nem dormi, pensando no que podia ser feito. Assim, eu não quero o mal para ninguém, está na mão da Justiça. Acredito que deveriam ter uma conversa com eles, algo que oriente os adolescentes a não fazer mais isso, já que estiveram envolvidos em outros crimes"
                Diz Marcos Dias.

                Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Casa apresenta rachaduras e família fica desalojada

Imóvel fica na Vila São Francisco de Assis e foi vistoriado pelos bombeiros e Defesa Civil; família foi levada para uma casa de passagem da prefeitura.

               Uma família ficou desalojada após as fortes chuvas que atingem Montes Claros-MG desde a última Sexta-feira (180202). 

               Os bombeiros e a Defesa Civil vistoriaram o imóvel, na Vila São Francisco de Assis, nessa Segunda-feira (180205). 

               Segundo os militares, a casa apresentava várias rachaduras nos cômodos e era dividida por um muro de arrimo de 5 metros, que também estava com rachaduras e rompimento na base de sustentação, com perigo iminente de desabamento.

               No imóvel, moravam dois adultos e seis crianças, com idades entre 8 meses e 10 anos. Eles foram levados para uma casa de passagem e serão acompanhados pela Defesa Social do município.

               O coordenador da Defesa Civil, Eduardo Marques, informou ao G1 que cerca de 25 áreas de risco estão sendo monitoradas na cidade. As principais são: Vila São Francisco de Assis, Bairro JK, Conjunto Joaquim Costa e Avenida Vicente Guimarães, que foi interditada duas vezes em 2017 por risco de desabamento.


               Nos cinco primeiros dias do mês, choveu 246, 6 mm em Montes Claros-MG e o volume maior de 117,8 mm foi registrado no último Domingo (180204). 

               Os bombeiros atenderam ocorrências de alagamentos, cortes de árvores, queda de muro e risco de desmoronamento.

               Com Informações de: G1.

SÃO JOÃO DA PONTE-MG - Cavalos que ficaram três dias ilhados foram resgatados pelos Bombeiros

Resgate dos cinco cavalos durou aproximadamente 4 horas; fazenda fica em São João da Ponte-MG, no Norte de Minas.

                  O Corpo de Bombeiros resgatou cinco cavalos que ficaram ilhados no pasto de uma fazenda em São João da Ponte-MG, depois que um rio encheu e transbordou. Os animais estavam há três dias dentro da água e foram retirados nessa Segunda-feira (180205). 
                  Quatro militares participaram da ação e os trabalhos duraram aproximadamente quatro horas.

“O resgate foi difícil porque só tinha um local de passagem e a correnteza estava forte. Foi colocada uma corda tracionada sobre a água e os militares foram arrastando os animais”
                  Explicou o Tenente dos bombeiros, Reinaldo Freitas.

                  Os cavalos foram retirados do local sem ferimentos e deixados em uma região alta da fazenda. Os moradores disseram aos bombeiros que é comum essa cheia no Ribeirão do Ouro, mas em outros anos a água baixava rapidamente.


                  Com Informações de: G1.

PIRAPORA-MG - Homem é preso por tráfico de drogas

Com ele foi apreendido quatro pedras de crack, uma bucha de maconha, R$ 251, dois celulares e materiais utilizados para a confecção das drogas.

                Um homem de 51 anos foi preso na noite desta Segunda-feira (05) suspeito de envolvimento por tráfico de drogas em Pirapora-MG, no Norte de Minas

                De acordo com a Polícia Militar, a abordagem ocorreu durante uma operação no Bairro Cidade Jardim, quando os policiais avistaram um ponto que, aparentemente, servia para comercializar drogas.

                No local foi encontrado um homem, e com ela a polícia encontrou quatro pedras de crack, uma bucha de maconha, R$251,00, dois celulares e materiais utilizados para a confecção das drogas; os objetos estavam escondidos em móveis e no banheiro da casa.

                O suspeito foi preso e encaminhado a delegacia, junto com os materiais apreendidos.

                Com Informações de: G1.

ITACARAMBI-MG - Quatro homens são presos em operação de combate a roubo e homicídios

Ação foi realizada pela Polícia Civil nessa Segunda-feira (180205) e os homens foram presos preventivamente; eles também têm envolvimento com o tráfico de drogas, furtos e roubos.

                 Quatro homens, de 18, 22, 25, e 34 anos, foram presos durante uma operação da Polícia Civil de combate aos crimes de roubo e homicídio em Itacarambi-MG, no Norte de Minas. Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos nessa Segunda-feira (180205).

                 De acordo com a PC, o homem de 34 anos é acusado de praticar furtos e roubos de motos no município em 2017. 

“Ele agia na subtração de motocicletas, principalmente na região urbana com algumas atuações na zona rural”
                 Disse o delegado, Alberto Tenório.

                 Ele explicou que os outros presos foram indiciados por uma tentativa de homicídio.

“Eles são investigados também em outros crimes de tentativa de homicídio e assassinatos, sendo que os casos foram motivados pela disputa de ponto de tráfico de drogas”
                 Diz.

                 Ainda de acordo com o delegado, o grupo também agia em cidades vizinhas e todos os presos têm envolvimento com furtos, roubos e tráfico de drogas. 
                 Eles foram encaminhados ao Presídio de Itacarambi.

                 Com Informações de: G1.

CAMPO BELO-MG - Jovem de 21 anos é baleado na cabeça no meio de praça

Jovem de 21 anos foi baleado na cabeça próximo a uma igreja no Bairro Feiravítima teria envolvimento com o tráfico de drogas.

                Um jovem de 21 anos foi baleado na cabeça por volta de 23:00 horas desta Segunda-feira (180205) em Campo Belo-MG

                Segundo a Polícia Militar, a vítima estava na Praça Vereador Mauro de Souza, próximo a uma igreja no Bairro Feira, quando um ocupante de um carro atirou.

                Ainda conforme a polícia, o jovem foi atingido na cabeça. Ele foi socorrido pelo SAMU para a Santa Casa de Campo Belo.

                De acordo com a polícia, o carro utilizado no crime pode ser o mesmo que foi furtado no fim de semana em Cristais-MG
                A vítima teria envolvimento com o tráfico de drogas.

                Com Informações de: MinasHoje.

UNAÍ-MG - Falta de dinheiro inviabiliza carnaval de rua

Unaí não terá carnaval de rua. 
O motivo que justifica a afirmação do prefeito José Gomes Branquinho diz respeito à situação financeira do município.

                Nesta Terça-feira (180206) o prefeito Municipal de Unaí-MG, José Gomes Branquinho, anunciou aos unaienses por meio do site, que não haverá carnaval na cidade. 

                Segundo ele, a prioridade do dinheiro público, neste momento, é fazer frente aos problemas existentes, principalmente nas áreas da saúde e da educação.

                Na área da saúde, o prefeito explica que o município enfrenta dificuldades para custeio do setor. 

"Não temos como escolher. 
Temos problemas 24 horas por dia, de segunda a segunda. Unaí está custeando sua parte, a parte do Estado e a parte do Governo Federal"

                Ainda segundo Branquinho, na área da educação, os problemas se avolumam, especialmente no início do ano. 

"As aulas começam neste mês e estamos atribulados com transporte escolar, preparação para o ano letivo, e ainda temos de ofertar vagas para todas as crianças em creches e no ensino infantil"

                A situação financeira do município é de conhecimento da população, acrescenta ele. 

"Estamos mantendo os pagamentos em dia, mas à custa de muito sacrifício. Então, não há recursos para fazer o carnaval (que envolve contratação de som, segurança, artistas, banheiros químicos e outros equipamentos). 
Peço a compreensão dos que gostam da festa, mas não temos dinheiro neste momento"
                
                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

PARACATU-MG - Indivíduos foragidos da Justiça são Preso pleos Militares no Bairro Nossa Senhora de Fátima

Indivíduos om mandado de prisão em aberto, foram presos e conduzidos até a delegacia. Eles tinham 23 e 32 anos.

                 Na manhã desta Segunda-feira (180205), por volta das 11:10 horas, ao tomarem conhecimento que um jovem de 23 anos, possuía um mandado de prisão em aberto. 

                 Os policiais  militares de Paracatu-MG deslocaram até a Rua Juquita Jordão, no Bairro Nossa Senhora de Fátima e fizeram a prisão do autor, conduzindo-o até a Delegacia de Polícia Civil.

                 Por volta de 17:19 horas desta Segunda-feira, após abordagem, militares prenderam Generiziano Elisiario da Silva, 32 anos, na Rua Bernardo Caparucho Filho, Centro, em virtude de mandado de prisão.

                 Com Informações de
PMMG - PARACATU-MG.

PARACATU-MG - Denúncia anônima leva Policiais até residência onde havia arma de fogo, que foi apreendida

 Mais uma denúncia anônima retira arma de fogo de circulação. Os materiais estavam escondidos no guarda roupa do quarto do casal.

                No último Domingo (180204), por volta das 14:08 horas,  a sala de operações recebeu uma denúncia anônima informando que um suspeito de 26 anos, estaria de posse de uma arma de fogo em sua residência, na Rua Graciano Calçado, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, em Paracatu-MG.

 

                Os policiais militares compareceram ao local informado e fizeram contato com a esposa do suspeito, a qual confirmou a existência de uma arma de fogo de fabricação artesanal, no formato de uma caneta, de cal.32, juntamente com dois cartuchos do mesmo calibre. 

                Os materiais estavam escondidos no guarda roupa do quarto do casal. Todo o material foi apreendido e entregue na delegacia para o encerramento da ocorrência.

                Com Informações de
PMMG - PARACATU-MG.

UNAÍ-MG - Prefeito vai ao DEER e ao DNIT em busca de solução para pleitos unaienses

Para Branquinho, o município não tem como arcar com despesas do trecho da Rodovia. O prefeito evoca cláusula do convênio, que prevê a devolução, sendo de interesse do município.

               Na tarde desta última Sexta-feira (180202), o prefeito José Gomes Branquinho esteve na diretoria do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais - DEER-MG, para, principalmente, conferir o andamento do processo em que a Prefeitura Municipal de Unaí -MG pede a devolução para o Estado de 8 quilômetros da rodovia MG-188, da ponte sobre o Rio Preto até o Bairro Mamoeiro
               O prefeito foi recebido pelo vice-diretor-geral do DEER-MG, Dario Ruthier Duarte.

               O trecho havia sido "municipalizado" por meio de convênio assinado em 2015 pelo ex-prefeito Delvito Alves com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas -SETOP. A partir daquela data, todas as intervenções no trecho ficariam a cargo da Prefeitura
               À época, o então prefeito disse que transformaria o trecho numa avenida.

               Para o prefeito Branquinho, o município não tem como arcar com mais essa despesa, o que justifica a devolução ao Estado. O prefeito evoca cláusula do convênio que prevê a devolução do trecho, caso seja do interesse do município. O interesse unaiense em "desfazer o ato" foi manifestado, inclusive, para o secretário de Estado Murilo Valadares (SETOP), que prometeu fazer o processo andar.

               Duarte afirmou que o processo ainda está tramitando e comprometeu-se a apressar sua conclusão.


Travessia urbana

               O prefeito Branquinho aproveitou a estadia em Belo Horizonte-MG, na última Sexta-feira (180202), para ir também à Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT

               A principal solicitação de Unaí ao órgão são os ajustes necessários na travessia urbana que corta a BR-251, ligando as saídas para Brasília-DF e Paracatu-MG.

               Durante a reunião, ficou acertado que o superintendente regional, Fabiano Cunha, virá a Unaí, pessoalmente, no final de Fevereiro, para conhecer "in loco" os problemas da travessia. 

               Cunha afirmou, durante a reunião com Branquinho, que fará um diagnóstico completo da situação e apontará, na sequência, as solicitações que o DNIT poderá atender.

               O superintendente comprometeu-se a percorrer a travessia urbana, para conferir cada detalhe reclamado e encaminhar as soluções possíveis.

               Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

BRASÍLIA-DF - Carro pega fogo no Eixão Sul e sofre 'perda total'

Motorista não se feriu e disse que parou assim que percebeu incêndio. Caso ocorreu na altura da 116 Sul, por volta das 21:00 horas desta Segunda-feira.

                Um carro pegou fogo no final do Eixão Sul, uma das principais vias de Brasília-DF, por volta das 21:00 horas desta Segunda-feira (180205). 
                O incidente ocorreu na altura da 116 Sul.
                Quem passava pelo local via apenas uma "bola de fogo" na pista.

                Quando os bombeiros chegaram, o carro já estava totalmente destruído. A motorista não se feriu. 

                Ela disse aos militares que parou assim que percebeu o incêndio, mas que o fogo tomou conta do veículo rapidamente.
                Não se sabe o motivo do incêndio. 

                Uma perícia deve determinar as causas, em um prazo de 30 dias.


                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - UnaGrill Restaurante, é interditado pela Polícia Federal

Polícia Federal interdita restaurante envolvido em crimes análogo ao trabalho Escravo. UnaGrill foi interditado pela PF e gerente preso. Suspeita-se que estabelecimento pertence a seita "A Verdade que Marca" do Sul de Minas.

               Nesta Terça-feira (180206) a Polícia Federal interditou o Restaurante UnaGrill na cidade de Unaí-MG. A empresa é investigada desde 2011, e faz parte de uma seita religiosa fundamentada no Sul de Minas.

               Uma organização denominada “Comunidade Evangélica Jesus, a verdade que marca” é suspeita de manter fiéis em situação análoga à escravidão em propriedades rurais e empresas em Minas Gerais e Bahia, São Paulo e Tocantins, e ainda se apoderar de todos os bens das vítimas.

               Conforme informações o gerente do estabelecimento foi preso e foram localizados, ainda, outros 15 funcionários em regime análogo à "escravidão" em um condomínio situado à Rua Virgílio Justiniano Ribeiro, que trabalhavam no referido estabelecimento. 

               A interdição que foi efetuada nesta data, em Unaí é fundamentada em processo criminal de nº 49734-5.2017.4.01.3800.


               A empresa de Unaí seria de propriedade de uma organização investigada no Sul de Minas, onde outras ações foram feitas nesta Terça-feira em Minas Gerais. Pelo menos 13 pessoas foram presas e nove pessoas ainda estão foragidas. 

               Outras operações da PF foram realizadas em 2013 e 2015, mas a organização continuou a expandir suas ações.

               Entre os alvos da operação estão investigados em pelo menos quatro cidades do Sul de Minas: Como Poços de Caldas-MG, Pouso Alegre-MG, Minduri-MG e São Vicente de Minas-MG

               Em Poços de Caldas, o restaurante "Poços Grill" foi interditado pela Polícia Federal durante esta manhã. 
               A gerente do estabelecimento também foi presa no local, por envolvimento ao mesmo crime.



               Com Informações de: UnaíNet.

CEILÂNDIA-DF - Ciclista morre após ser atropelado por ônibus

Corpo de Bombeiros prestou socorro, mas vítima não resistiu aos ferimentos. Acidente ocorreu nesta segunda no Setor Habitacional Sol Nascente.

               Um ciclista de 44 anos morreu atropelado no Setor Habitacional Sol Nascente em Ceilândia-DF, no Distrito Federal, após colidir com um ônibus na noite desta Segunda-feira (180205). 
               O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.

               Segundo a corporação, o ciclista teve sangramento intenso na cabeça. Quando os militares iniciaram o socorro, a vítima já estava sem os sinais vitais. 

               Até a publicação desta reportagem pelo G1, a dinâmica do acidente ainda não havia sido informada. 
               A Polícia Civil periciou o local.


Atropelamento na via Estrutural

               Em Janeiro deste ano, dois ciclistas que pedalavam em grupo pela via Estrutural, no Distrito Federal, foram atropelados. 
               O acidente aconteceu na rodovia sentido Brasília-DF.

               Segundo a Polícia Militar, o teste do bafômetro feito no condutor do veículo acusou presença de 0,99 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões – índice superior ao considerado crime, 0,33 mg/L.

               Ainda de acordo os militares, pessoas que presenciaram o atropelamento afirmaram que "foi proposital"
               As vítimas não tiveram a identidade informada.

               Apenas um ciclista precisou ser atendido pelo Corpo de Bombeiros, ele foi levado ao Hospital Anchieta, em Taguatinga-DF
               O estado de saúde é "estável".

               Policiais disseram que o motorista tentou fugir do local, mas foi parado por militares do Batalhão de Policiamento Rodoviário - BPRV na altura do Viaduto Ayrton Senna, próximo ao Eixo Monumental
               Ele foi preso e encaminhado à 12ª Delegacia de Polícia.

               Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - A participação do Prefeito Branquinho em encontro foi momento oportuno para cobrar do Governo de Minas o pagamento de dívidas para prefeituras

Prefeito Branquinho faz-se presente em reunião da Associação de Municípios Mineiros - AMM e não perde oportunidade de cobrar direitos garantidos por lei. "Estamos reclamando o que é nosso, por direito".

               O prefeito de Unaí-MG, sr. José Gomes Branquinho participou, nesta última Sexta-feira (180202), de mobilização dos prefeitos de Minas Gerais em busca dos direitos dos municípios e de cobrança das obrigações do Estado para com as prefeituras. 

               O encontro em Belo Horizonte-MG, foi comandado pela Associação Mineira de Municípios - AMM e ocorreu no auditório JK, da Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas.

               Mais de 500, dos 853 municípios mineiros, foram representados por prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. 
               Também presentes alguns deputados federais e estaduais. Só de prefeitos, havia mais de 400. 

               Porém, apesar de o ato ter ocorrido na sede do governo mineiro, nenhum representante do Poder Executivo do Estado se apresentou para negociar com os prefeitos. 

               Durante o encontro, a AMM demonstrou que o Estado deve mais de R$3.600.000.000,00 aos municípios referentes às cotas-parte do IPVA, do ICMS, do Fundeb, do transporte escolar, e de outros recursos das áreas de saúde, educação e assistência social. 

               No acerto com os municípios, o governo mineiro ainda terá de ajustar a correção monetária e os juros de mora da dívida. Depois de vários discursos, a plenária decidiu dar 45 dias para o Estado quitar o que deve aos municípios.


"Vou manifestar aqui meu sentimento de contrariedade. 
É inadmissível estarmos aqui correndo atrás do que a lei garante ao município. 
Eu gostaria de estar aqui pedindo mais asfalto, mais equipamentos para os hospitais, assinando convênios para beneficiar o povo de Unaí. 
No entanto, estamos reclamando o que é nosso, por direito. 
É uma vergonha"
               Discursou Branquinho para um auditório lotado.

               Em pronunciamentos, vários prefeitos expressaram o sentimento de "abandono". Reclamaram do Governo de Minas e cobraram que os direitos dos municípios sejam respeitados pelo Estado. 

               A maioria dos prefeitos cobrou uma atuação mais efetiva do Ministério Público e dos Tribunais de Contas no sentido de fazer o Estado cumprir suas obrigações para com as prefeituras.

 


               Com Informações de
PMU-MG - UNAÍ-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS