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20 abril 2019

BRASÍLIA-DF - PF apreende uma tonelada de maconha em rodovia

Quatro pessoas foram presas na BR-060. Elas vão responder por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

                 A Polícia Federal prendeu em flagrante, na Sexta-feira (190419), três homens e uma mulher que transportavam uma tonelada de maconha na BR-060
                 Com o grupo, também foram encontrados dois tabletes de cocaína.

                 Policiais federais faziam uma barreira ao longo da rodovia quando identificaram dois veículos suspeitos. No momento da abordagem, os motoristas tentaram fugir, mas foram parados e detidos pelos agentes. 
                 A droga estava no banco de trás dos carros.

                 Segundo a PF, os quatro suspeitos foram indiciados por tráfico de drogas e associação ao tráfico. 
                 Caso condenados, eles poderão pegar até 15 anos de prisão.

                 Com Informações de: G1.

JUIZ DE FORA-MG - Jovem de 24 anos queima ex-namorada com óleo quente

Rapaz está foragido, segundo a polícia. Vítima está internada após passar por uma cirurgia geral. Ela foi agredida enquanto dormia.

                 Um jovem de 24 anos está foragido após um crime covarde. Ele queimou a ex-namorada, igualmente com 24 anos, enquanto ela dormia. O casal teria iniciado um processo de separação há poucos dias. O caso ocorreu em Juiz de Fora-MG, na madrugada deste Sábado (190420). 
                 O rapaz está foragido.

                 A Polícia Civil mineira investiga o caso como tentativa de feminicídio. À Polícia Militar, a vítima contou que foi surpreendida pelo agressor no apartamento onde vive. Ele estava com uma panela com óleo quente e despejou o líquido na moça.

                 Segundo paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, a jovem teve queimaduras no rosto e no corpo. Ela está internada no Hospital de Pronto Socorro - HPS, onde passou por uma cirurgia geral.

                 De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais - PMMG, o agressor fugiu para o Rio de Janeiro, onde mora atualmente. Familiares da vítimas relataram à polícia que o casal vivia um momento conturbado na relação.

                 Neste 2019, o Metrópoles inicia um projeto editorial para dar visibilidade às tragédias provocadas pela violência de gênero. As histórias de todas as vítimas de feminicídio do Distrito Federal serão contadas em perfis escritos por profissionais do sexo feminino (jornalistas, fotógrafas, artistas gráficas e cinegrafistas), com o propósito de aproximar as pessoas da trajetória de vida dessas mulheres.

                 O Elas por Elas propõe manter em pauta, durante todo o ano, o tema da violência contra a mulher para alertar a população e as autoridades sobre as graves consequências da cultura do machismo que persiste no país. 

                 Desde 1° de Janeiro, um contador está em destaque na capa do portal para monitorar e ressaltar os casos de Maria da Penha registrados no DF. 

                 Mas nossa maior energia será despendida para humanizar as estatísticas frias, que dão uma dimensão da gravidade do problema, porém não alcançam o poder da empatia, o único capaz de interromper a indiferença diante dos pedidos de socorro de tantas brasileiras.

                 Com Informações de: Metrópoles.

UNIVERSAL - Pensamentos picantes? Entenda a verdade por trás dos sonhos eróticos

Quem nunca acordou ofegante por conta de uma fantasia sensual durante o sono? Os sonhos eróticos fazem parte da sexualidade humana e podem revelar desejos ocultos.

                 Psicóloga especialista em sexualidade, Aline Moraes explica que os sonhos são uma projeção de nós mesmos. 

“Podem representar coisas que sentimos ou vivemos na atualidade. Não há uma razão concreta para acontecerem. São como todos os outros, porém com nuances de sexualidade. É algo totalmente normal”
                 Garante.

                 A educadora sexual Karol Rabelo complementa que tais sonhos podem ter relação com experiências vividas no dia a dia, com algo que a pessoa leu ou assistiu. 

“Às vezes, alguma coisa coisa do meio externo pode ter influenciado. E o subconsciente pode transformar uma cena simples em sonho, misturando com desejos que a pessoa possa ter. Cada situação vai ser única”
                 Analisa.

                 A dupla afirma que os sonhos eróticos mais comuns são transar com pessoas desconhecidas, do mesmo sexo, traições ou situações onde todos estão nus. 

“Pode ser algum desejo pessoal ou não. 
O melhor é sempre interpretar o sonho respeitando a individualidade de cada um”
                 Esclarece Aline.

                 Para entender o significado dos sonhos, a psicóloga aponta que o ideal é trabalhar a partir do que cada um está vivendo. 

“Em termos gerais, indicamos à pessoa atribuir significado a partir do momento presente, mesmo que o sonho sinalize uma situação passada, pois entende-se que ainda possa existir algum aspecto inacabado, que continua atual para o indivíduo”
                 Analisa.

“Às vezes, as pessoas nem sabem que têm fantasias sexuais. O sonho é uma grande válvula de escape e por meio dele muitas coisas se realizam. Pode ter a ver com algo reprimido”
                 Observa Karol.

                 A sexóloga ainda informa que os sonhos têm impactos positivos ou negativos, dependendo da interpretação da pessoa. No lado positivo, pode despertar fantasias a serem realizadas. O ponto negativo é a possibilidade de causar frustração pelo sonho não corresponder à realidade.

                 Logo, fica a dica: os sonhos eróticos são saudáveis, naturais e não há motivo para preocupação.

                 Com Informações de: Metrópoles.

TAGUATINGA-DF - Catadora de 84 anos é atropelada no DF por motorista sem CNH

Ela sofreu lesões no nariz e na face, mas estava consciente, orientada e estável. Idosa empurrava carrinho na via quando ocorreu o acidente.

                 Uma catadora de material reciclável de 84 anos foi atropelada, na tarde deste Sábado (190420), no Setor de Oficinas H Norte, em Taguatinga-DF.

                 Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista do automóvel, um Fiat Pálio, não ficou machucado. O veículo atingiu a idosa quando ela transitava na via empurrando o seu carrinho de coleta.

                 Na delegacia de polícia, o motorista, de 27 anos, admitiu não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele contou que conduzia o veículo enquanto olhava para a direita, de onde vinha o fluxo, para aguardar que este cessasse para poder acessar a via.

                 Quando teve a oportunidade, disse ter arrancado com o automóvel, mas não teria percebido a mulher à sua esquerda, esbarrado no carrinho dela, o que a teria derrubado no chão. Na ocorrência não consta sobre teste do bafômetro.

                 A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e transportada pelo Serviço de Atendimento Móveis de Urgência (Samu) ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Ela apresentava lesões no nariz e na face, mas estava consciente, orientada e estável.

                 A via teve as duas faixas interditadas durante o atendimento. De acordo com os bombeiros, não houve perícia devido à cena ter sido desfeita pelo motorista do veículo, ele retirou o carro da pista.

                 Com Informações de: Metrópoles.

SÃO FRANCISCO-MG - Homem é esfaqueado dentro de bar na zona rural

Crime foi após uma discussão e o autor, de 43 anos, foi preso; vítima foi encaminhada ao hospital da cidade por terceiro.

                  Um homem de 54 anos foi esfaqueado dentro de um bar no Povoado Bom Jardim da Prata, em São Francisco-MG, na noite desta Sexta-feira (190419). 

                  De acordo com a Polícia Militar, ele estava consumindo bebida alcoólica com o autor, de 43, quando os dois se desentenderam. O motivo da discussão não foi informado.

                  Ainda segundo a PM, o homem saiu do local e retornou armado com uma faca, e agrediu a vítima nas costas. Após o crime, ele se escondeu na casa da mãe na mesma comunidade, onde foi preso. 

                  Quando os militares chegaram no imóvel, ele tentou fugir de moto, mas foi capturado.

                  A vítima foi socorrida por terceiros e encaminhada ao Hospital de São Francisco. A faca usada no crime foi apreendida em um galpão utilizado para guardar tratores na comunidade.

                  Com Informações de: G1.

PLANALTINA-DF - Policiais resgatam criança de 2 anos de pai em surto psicótico

Segundo Polícia Militar, homem falava coisas desconexas e estava alcoolizado. Criança não se machucou.

                 Uma criança de 2 anos foi resgatada por policiais militares após ser segurada pelo pai em surto psicótico, na noite deste Sábado (190419), em Planaltina-DF
                 Segundo a PM, o homem falava coisas desconexas e chegou a se auto mutilar.

                 O caso ocorreu no Bairro Arapoanga. A Polícia Militar chegou ao local após receber informações de que o homem estaria alcoolizado, em surto psicótico, e atentando contra a vida da própria filha.

                 De acordo com a corporação, ao chegarem ao local, os policiais encontraram o homem com a menina no colo. Ele tinha alucinações e teria dito que estava retirando um arame do pescoço da criança.

                 Antes da chegada da polícia, duas mulheres tentavam pegar a menina dos braços do pai, sem sucesso. Só após a chegada dos militares é que foi possível resgatar a criança ilesa.

                 Segundo a corporação, o homem se refugiou no banheiro da casa. Houve, então, uma negociação para que ele aceitasse ser atendido pelo Corpo de Bombeiros. O homem teria recusado o atendimento e começado a bater a cabeça na parede.

                 A ocorrência só teve conclusão depois que os policiais utilizaram um taser, aparelho de choque, para imobilizar o rapaz, que foi medicado e encaminhado para a 16ª DP - Planaltina.

                 Com Informações de: G1.

BRASIL - Dia do Índio é data 'folclórica e preconceituosa', diz escritor indígena Daniel Munduruku

Doutor em educação pela USP e indígena, Daniel Munduruku diz que a data comemorativa ajuda a cimentar preconceitos sobre os povos tradicionais, e poderia ser substituída pelo dia da Diversidade Indígena.

"Ao longo da nossa conversa, como o senhor prefere ser chamado: Daniel ou Munduruku?"
                 Questionou a BBC News Brasil ao entrevistado. 

"Pode chamar de Daniel ou de Munduruku. Como preferir. 
Só não chama de índio"
                 Disse, dando risada, o escritor.

                 Doutor em educação pela Universidade de São Paulo e pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos, Daniel Munduruku defende que a palavra "índio" remonta a preconceitos - por exemplo, a ideia de que o indígena é selvagem e um ser do passado - além de "esconder toda a diversidade dos povos indígenas".

                 Por isso, "quando a gente comemora o Dia do Índio, estamos comemorando uma ficção", fala Munduruku, a respeito do 19 de abril. 

                 Reflexo disso são celebrações da data feitas por escolas, com uma "figura com duas pinturas no rosto e uma pena na cabeça, que mora em uma oca em forma de triângulo"

"É uma ideia folclórica e preconceituosa."

"A palavra 'indígena' diz muito mais a nosso respeito do que a palavra 'índio'. Indígena quer dizer originário, aquele que está ali antes dos outros"
                 Defende Munduruku, que pertence ao povo indígena de mesmo nome, hoje situado em regiões do Pará, Amazonas e Mato Grosso.

"Talvez o 19 de abril devesse ser chamado de Dia da Diversidade Indígena. As pessoas acham que é só uma questão de ser politicamente correto. Mas, para quem lida com palavra, sabe a força que a palavra tem"
                 Continua o escritor, autor de mais de 50 livros para crianças, jovens e educadores.

                 Leia abaixo a entrevista de Daniel Munduruku para a BBC News Brasil sobre o 19 de Abril:

BBC News Brasil - Qual o problema da palavra "índio"?

Daniel Munduruku - Do meu ponto de vista, a palavra índio perdeu o seu sentido. É uma palavra que só desqualifica, remonta a preconceitos. É uma palavra genérica. Esse generalismo esconde toda a diversidade, riqueza, humanidade dos povos indígenas.

                 Quando a gente usa a palavra índio, estamos nos reportando a duas ideias.

                 Uma é a ideia romântica, folclórica. É isso que se comemora no dia 19 de Abril. Aquela figura do desenho animado, com duas pinturas no rosto e uma pena na cabeça, que mora em uma oca em forma de triângulo. Há a percepção de que essa é uma figura que precisamos preservar, um ser do passado. 
                 Mas os indígenas não são seres do passado, são do presente.

                 A segunda ideia é ideologizada. A palavra índio está quase sempre ligada a preguiça, selvageria, atraso tecnológico, a uma visão de que o índio tem muita terra e não sabe o que fazer com ela. A ideia de que o índio acabou virando um empecilho para o desenvolvimento brasileiro.

BBC News Brasil - Então, deveríamos abandonar a palavra "índio" e usar "indígena"?

Munduruku - Uma palavra muda tudo? Sim, uma palavra muda muito. Nos meus vídeos e palestras, eu tenho sempre feito uma separação fundamental entre "índio" e "indígena".  As pessoas ainda pensam que índio e indígena é a mesma coisa. Não é. 
                 O próprio dicionário diz isso.

                 A palavra indígena diz muito mais a nosso respeito do que a palavra índio. A palavra índio gera uma imagem distorcida. Já indígena quer dizer originário, aquele que está ali antes dos outros.

                 Ah, então eu nasci em São Paulo, eu sou indígena? Não, você é nativo. Para ser originário precisa ter um pertencimento a um povo ancestral. O antônimo (contrário) de indígena é alienígena, aquele que vem de fora. 
                 Então, eu uso indígena para reforçar o fato de que somos originários.

                 Além disso, eu não sou um indígena qualquer. Eu tenho um lugar de pertencimento: Munduruku
                 É importante reforçar a identidade dos povos.

BBC News Brasil - No Brasil, ainda é muito raro tratarmos os povos pelo nome. 
                 Por quê?

Munduruku - É muito mais fácil usar uma palavra genérica do que efetivamente dar aos povos indígenas o peso da sua identidade. Identificar os diferentes povos indígenas significa garantir a eles direitos e políticas específicas, não políticas genéricas.

BBC News Brasil - Você já disse que o Dia do Índio, comemorado hoje, 19 de Abril, é "uma farsa".

Munduruku - Quando a gente comemora o Dia do Índio, estamos comemorando uma ficção, uma ideia folclórica e preconceituosa.

                 Por isso, quase sempre as comemorações desta data feitas nas escolas reproduzem o estereótipo. Mas, se nós continuamos tratando isso como ficção, vamos continuar deseducando nossas crianças.

                 Talvez a data devesse ser chamada de Dia da Diversidade Indígena. As pessoas acham que é só uma questão de ser politicamente correto. Mas, para quem lida com palavra, sabe a força que a palavra tem. Tanto que apelido tem uma força destruidora - e "índio" é, de certa forma, um apelido.

                 Um Dia da Diversidade Indígena teria um impacto semelhante ao Dia da Consciência Negra, que gerou uma mudança absolutamente significativa.

BBC News Brasil - Então, como deveria ser lembrado o dia 19 de Abril?

Munduruku - A sugestão que eu sempre faço para escolas é que a gente possa deixar de usar o 19 de Abril como uma data comemorativa. É uma data para a gente refletir. Deve gerar nas pessoas um desejo de conhecer, de entrar em contato com essa diversidade dos povos indígenas.

BBC News Brasil - Ainda há muito estereótipo no 19 de Abril, ou já houve uma mudança?

Munduruku - Houve um avanço muito grande na sociedade. Mas, sem dúvida nenhuma, hoje ainda se reproduz muito desse imaginário do "índio". E isso acontece por causa da escola. A escola é a última instituição a se atualizar.

                 O que acabou ajudando na atualização dos professores foi a lei 11.645, de 2008, que obrigou que a temática indígena saísse do 19 de Abril e se tornasse parte de algumas disciplinas escolares. Isso criou condições para os professores se atualizarem, porque obrigou os governos a comprarem livros, oferecerem cursos…

BBC News Brasil - Como foi o seu processo de se reconhecer como indígena e Munduruku?

Munduruku - Eu nasci em 1964, ano do golpe. 
                 Em 1967, os militares criaram a FUNAI, que tinha entre suas prioridades nos tornar civilizados. 
                 Isso significava apagar nossa história, nossa identidade. 
                 É nesse momento que eu fui para escola. 
                 Eu sofri muito bullying, muita violência moral. 
                 E isso criou em mim uma espécie de ojeriza pela minha identidade Munduruku.

BBC News Brasil - Como era o bullying na escola?

Munduruku - O bullying é uma forma de criar na gente uma repulsa por aquilo que somos. Na escola, me chamavam de índio de uma forma pejorativa. 
                 Dizendo que índio é bicho, é selvagem. 
                 Não queriam fazer atividade comigo porque índio não é inteligente.

                 Parte do ano escolar eu vivia na cidade - essa era uma das estratégias da FUNAI naquela época, tirar a gente do convívio com a comunidade, para não falar a língua indígena, não conviver com rituais.

                 Já nas férias escolares, a gente voltava para a aldeia. Mas, algumas vezes, a gente nem queria mais ir para aldeia, com uma certa rejeição à nossa própria cultura. Quem abriu em mim outra perspectiva foi meu avô. Ele me fez aceitar minha identidade Munduruku e gostar de ser quem eu era.

BBC News Brasil - O mês de Abril, por conta do Dia do Índio, costumava ser um momento em que o governo federal anunciava medidas ligadas aos povos indígenas - por exemplo, a demarcação de terras. 
                 Qual sua perspectiva para este ano?

Munduruku - O presidente Jair Bolsonaro já declarou que não entende absolutamente nada de povo indígena. A Força Nacional acaba de ser convocada para ir para Brasília-DF e coibir qualquer tipo de manifestação do movimento indígena nos próximos dias - que é quando vai ocorrer o Acampamento Terra Livre (assembleia de povos indígenas do Brasil, convocada para 24 a 26 de Abril, na capital federal).

                 Em uma de suas transmissões ao vivo (no Facebook), o presidente disse que quer saber de onde vem o dinheiro para reunir 10.000 indígenas no Acampamento Terra Livre, disse que essa farra vai acabar. Mas o próprio movimento indígena já respondeu que o governo não dá nenhum tostão para mobilização indígena.

                 Eu não quero ser profeta do caos. Mas minha perspectiva é que as coisas vão piorar para os povos indígenas nesse governo. Que o governo não vai fazer absolutamente nada favorável aos indígenas. Mas vai dizer que vai fazer, por exemplo, que vai abrir terra indígena para exploração mineral e que isso é positivo porque os indígenas querem ser iguais aos outros brasileiros. 
                 E uma parte da população vai acreditar nesse discurso vazio.

BBC News Brasil - Por quê?

Munduruku - Somos brasileiros como todos os outros e temos direito como todos os outros. Mas, no Brasil, quando se fala em direito, as pessoas quase sempre pensam em privilégios. Esse governo tem repetido que o índio precisa ser igual a todos os brasileiros. Quando diz isso, está falando em acabar com os direitos que os indígenas possuem e que foram conquistados legitimamente na Constituição brasileira.


BBC News Brasil - Recentemente, em um debate no Congresso, a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) questionou por que os índios "continuam miseráveis", se "têm em torno de 13% do território nacional, dinheiro destinado, política pública destinada". O que o senhor achou disso?

Munduruku - Uma coisa são as pessoas que realmente vivem na faixa da miséria. Outra coisa é chamar de miserável o indígena, que tem uma cultura milenar.

                 Quando a gente pensa que uma pessoa é miserável porque ela não é como a gente, porque ela não frequenta shopping center, a gente está sendo não apenas preconceituoso, mas racista. Essa senadora está julgando as culturas indígenas a partir dos parâmetros de riqueza que ela tem. 
                 Portanto, nem mereceria ser senadora.

BBC News Brasil - Qual o papel da literatura na mudança da visão do indígena pela sociedade?

Munduruku - A literatura é um instrumento superinteressante de construção de lugares de fala. Tem esse componente muito positivo de alimentar nas pessoas outros olhares, outras facetas da existência.

                 A literatura que eu faço é comprometida, minha forma de ser militante no movimento indígena. Eu tento usar a literatura para poder falar das nossas culturas. A literatura é fundamental para a gente ir desconstruindo esses estereótipos sobre os povos indígenas e ir construindo uma percepção diferente.

                 Com Informações de: G1.

LAGO SUL-DF - Homem morre após ser atropelado por jovem sem habilitação

Vítima não portava documentos e ainda não foi identificada. Condutor dirigia veículo da marca Mercedes Benz. Ele foi levado para delegacia.


                 Um homem morreu após ser atropelado na tarde desta Sexta-feira (190419), na DF-035, estrada que liga a QI 21 do Lago Sul-DF ao Jardim Botânico-DF. A vítima não portava documentos na hora do acidente e ainda não foi identificada.

                 Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem foi atingido por um veículo da marca Mercedes Benz dirigido pelo jovem João Eduardo Santos Carneiro da Costa, de 21 anos, que não sofreu ferimentos.

                 De acordo com a Polícia Militar, o rapaz não tinha carteira de habilitação. Ele fez o teste do bafômetro, que deu negativo para o consumo de álcool.

                 O jovem prestou depoimento na 10ª Delegacia de Polícia, no Lago Sul, e foi liberado.

                 O Corpo de Bombeiros afirma que a vítima aparenta ter cerca de 45 anos. Integrantes da corporação tentaram reavivar o homem por cerca de 50 minutos, mas não tiveram sucesso.

                 Por conta do acidente, uma das faixas da via foi interditada e está sob os cuidados da Polícia Militar. 
                 Duas viaturas e quinze bombeiros atuaram na ocorrência.

                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

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