PESQUISA NESTE SITE:

04 fevereiro 2021

MONTES CLAROS-MG - Presidente da MCTrans pede afastamento do cargo após denúncias de importunação e assédio sexual

José Wilson Guimarães disse pedido foi feito 'em virtude da necessidade de defender-me das infundadas acusações anônimas feitas sobre mim, divulgadas em rede social e demais meios de comunicação'
.



                    O presidente da MCTrans, José Wilson Guimarães, em Montes Claros-MG, pediu afastamento do cargo após ser denunciado ao Centro de Referência em Direito Humanos - CRDH Norte sobre “supostas práticas de improbidade administrativa, assédio moral, assédio e importunação sexual no ambiente de trabalho”.

                    Em nota enviada à imprensa nesta Terça-feira (210202), o CRDH destaca que recebeu áudios e prints de conversas em aplicativos. 
                    Dos nove denunciantes, sete são mulheres.

"Tal pedido se faz necessário, em virtude da necessidade de defender-me das infundadas acusações anônimas feitas sobre mim, divulgadas em rede social e demais meios de comunicação"
                    Diz em documento remetido ao prefeito Humberto Souto (CIDADANIA).

                    José Wilson ainda afirma que está à disposição das autoridades para esclarecer as denúncias. 
                    Ele negou os fatos.

"Aproveito o ensejo, para negar veementemente todas as acusações feitas, pois jamais infringi meus deveres de agente público, o que será devidamente comprovado perante os órgãos competentes".

                    Sobre o teor das denúncias, CRDH Norte divulgou que “seria uma prática cotidiana do presidente da empresa assediar sexualmente e importunar sexualmente servidoras públicas da MCTrans, assim como mulheres contratadas por ele para serem suas assessoras ou secretárias. Nesse sentido, teriam ocorrido também retaliações às servidoras da MCTrans que não corresponderam às investidas do gestor e se afastaram do mesmo.”

                    Ainda conforme o CRDH, as pessoas que fizeram as denúncias apontaram ainda as seguintes irregularidades: Ocorrência de viagens à praia no horário de trabalho, uso de viaturas para fins particulares, aplicação de sanções administrativas a servidores públicos da MCTrans sem o devido processo administrativo.

                    A nota destaca ainda que o presidente teria determinado aos seus subordinados que retirasse um auto de infração de trânsito em nome de um secretário municipal.

“O CRDH Norte reitera a importância de que todos os fatos denunciados sejam devidamente apurados, posto que muitos deles configuram-se como práticas criminosas e que destoam dos princípios basilares da administração pública, notadamente o princípio da moralidade”.

                    Nas informações divulgadas, o centro afirma que o material das denúncias foi protocolado nos órgãos públicos para apuração, assim como foi levado à Procuradoria Municipal.

                    A Câmara Municipal de Montes Claros informou recebeu a notificação da denúncia e encaminhou ao Executivo Municipal para as providências cabíveis. A denúncia também será analisada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal.

                    Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS