PESQUISA NESTE SITE:

28 dezembro 2019

MINAS GERAIS - DEPEN-MG e UEMG assinam acordo de cooperação técnica para capacitação de presos


                Duas grandes instituições mineiras se uniram em prol da ressocialização. O Departamento Penitenciário de Minas Gerais - DEPEN-MG e a Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG assinaram um acordo de cooperação técnica que vai facilitar o acesso de detentos ao ensino profissionalizante nas unidades prisionais do estado. 

                A UEMG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX, irá ofertar todo suporte técnico para a Diretoria de Ensino e Profissionalização do DEPEN-MG, incluindo apostilhas e cursos de formação inicial e continuada, além de realizar certificações de cursos realizados por terceiros.

                O acordo foi assinado e publicado em Novembro no Diário Oficial de Minas Gerais e terá duração de 60 meses. Conforme o documento, a parceria começará a ser executada em Fevereiro de 2020. 

                A expectativa é que mais de 3.000 presos lotados em unidades prisionais de todas as regiões do Estado possam participar. A intenção é aproveitar os campi da UEMG espalhados por Minas para ofertar os cursos.

                A parceria teve início quando a Diretoria de Ensino e Profissionalização e a Diretoria de Trabalho e Produção, ambas da Superintendência de Humanização do Atendimento - SUHUA, do DEPEN-MG, procuraram a universidade em busca de um curso de Design de Móveis. 

                A intenção era ofertar a capacitação para presos que trabalham nas marcenarias instaladas nas unidades prisionais do Estado, possibilitando uma produção mais aperfeiçoada. As negociações começaram no início do ano e têm sido feitas pelos servidores Hugo Queiroga e Renato Fonseca, da Diretoria de Ensino e Profissionalização.


                A diretora, Bruna Maciel, conta que as perspectivas com um parceiro desse porte são muito positivas. 

“O nosso trabalho é fazer política pública desenvolvendo ações em colaboração com instituições de ensino e outras parcerias. A expectativa é que esta parceria com uma instituição renomada como a UEMG apresente uma alternativa de recomeço para os presos, por meio da oferta de ensino profissionalizante de qualidade, que é um pilar importante no processo de ressocialização”
                Destaca.

                Esta é a segunda parceria firmada entre as instituições. No primeiro contato, a UEMG ofereceu um curso de inglês a distância para detentos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Quinze presos da Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves-MG, assistiram a aulas online que tiveram duração de três meses.


                Segundo o pró-reitor de Extensão da UEMG, Moacyr Laterza, as missões, papéis e funções do DEPEN-MG e da universidade são convergentes. 

“Vejo como uma parceira mútua. A universidade é um lugar de ensino, mas também é um lugar de produção de conhecimento, e como tal ela tem um papel, principalmente na área de extensão, de intervir na sociedade. É uma parceria mesmo, não é a universidade ajudando o sistema prisional. O papel da universidade pública precisa estar voltado para esse aspecto social de inclusão, sem preconceitos e sem delimitações”.

                O termo de cooperação abrange todas as unidades prisionais do Estado que apresentarem demanda de cursos profissionalizantes, que serão construídos em conjunto com a UEMG e a Diretoria de Ensino e Profissionalização

                Qualquer preso classificado para ensino pelas Comissões Técnicas de Classificação - CTC das unidades poderá participar. Inicialmente, serão ofertados cursos de qualificação profissional. A UEMG irá analisar individualmente cada demanda apresentada e sua disponibilidade. Além disso, haverá possibilidade de criação de cotas exclusivas para oferta de bolsas integrais para cursos de graduação na modalidade a distância - EAD.

Texto: Fernanda de Paula.
Fotos: Dirceu Aurélio (fotos 1 e 3) e Bernardo Carneiro (foto 2).

                Com Informações de: SEAP-MG.

GOIÁS - Motorista que atropelou e matou dois na BR-060 é solto

Homem ficou nove dias em presídio de Santo Antônio do Descoberto. Ao analisar pedido da defesa, desembargador entendeu que ele não fugiu.


                Motorista Uugton Batista da Silva, preso por atropelar e matar duas pessoas na BR-060 em 191210, foi solto após ficar nove dias no presídio de Santo Antônio do Descoberto-GOIÁS, no Entorno do Distrito Federal.

                 Com informações deG1.

                Imagens feitas no local, gravadas por um caminhoneiro, mostram o instante exato no qual Walisson Gomes Ferreira e outro homem, identificado como Adailton Alves Santana, 65 anos, são atropelados após atravessar a rodovia para dar apoio aos feridos de um engavetamento ocorrido no trecho conhecido como Sete Curvas.

                As vítimas estavam ao lado do carro envolvido no acidente no momento em que foram atingidas por um automóvel que perdeu o controle na pista molhada, sentido Brasília-DF-Goiânia-GO, e era dirigido por Uugton.

                Segundo a defesa, o motorista havia sido detido por ter saído do local sem prestar socorro. O advogado dele, Edemundo Dias, entrou com habeas corpus argumentando que o cliente não fugiu, não estava bêbado e só saiu da via porque também foi vítima e recebia atendimento médico.

                O desembargador Ivo Favaro concordou com a defesa e, no último dia 19 de Dezembro, determinou que Uugton fosse solto. Segundo o advogado do motorista, o cliente saiu da prisão no mesmo dia e se recupera dos ferimentos em Goiânia, onde mora.

“Ali naquelas sete curvas tem muito acidente. No dia chovia, tinha um caminhão ali perto que tinha derramado óleo. Ele [Uugton] também foi vítima”,
                Argumentou o defensor.

O acidente

                Quatro pessoas, incluindo uma grávida e uma criança, precisaram de socorro do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal - CBMDF
                Todas foram levadas para hospitais de Brasília.

                Um caminhão também se envolveu na tragédia. O carro que atropelou os dois homens, um Toyota Corolla, ficou no local, o condutor foi levado para um hospital, onde acabou preso. 
                A placa do automóvel é de São Paulo.

                Parentes e o advogado do motorista do Toyota contestaram informações de que ele estaria embriagado, em alta velocidade e de que teria fugido do local. Segundo um sobrinho de Uugton Batista da Silva, Gabriel Batista Fernandes, o tio não evadiu.

“Realmente, foi um acidente. Ele foi socorrido por uma pessoa que estava no local e levado ao hospital, ele não fugiu. A detenção pela PRF ocorreu no Hospital Regional de Alexânia-GO. A prisão dele foi ilegal porque ele não chegou a fugir, não estava embriagado”
                Disse.
                
                Com Informações de: Metrópoles.

GOIÁS - Família procura adolescente de 14 anos desaparecida há 7 dias

Mikaelem Fontinele de Oliveira deixou a casa do pai no dia 21 de Dezembro e não deu mais notícias. Ela mora na Cidade Ocidental-GO.



                Este ano não teve Natal na para a família de Mikaelem Fontinele de Oliveira, 14 anos. Os parentes estão desesperados em busca de informações que levem ao paradeiro da adolescente, desaparecida há uma semana. A jovem sumiu após deixar a casa onde mora, na Cidade Ocidental - GOIÁS, no Entorno do Distrito Federal, na manhã de 21 de Dezembro. 
                A família dela está aflita.

                Ao Metrópoles, a mãe de Mikaelem, Ana Paula Fontinele, afirma que a filha deixou a casa do pai e da madrasta e disse que ia visitar amigas que moram perto do local. Desde então, não foi mais vista. 

“Não acredito que ela tenha fugido. Sei que saiu com uma mochila e já procuramos em todos os lugares. Ela não dá notícia, não sei o que fazer.”
                 Segundo Ana Paula, um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil de Goiás - PCGO para investigar o sumiço da estudante. Enquanto não tem informações sobre o paradeiro da adolescente, familiares não perdem a esperança de encontrar a garota.

“Não sei se ela tinha um namorado ou alguma desavença. Só entreguei nas mãos de Deus, porque já não sabemos mais o que fazer. A família está totalmente arrebentada, quebrada. Não tivemos como comemorar o Natal nem vamos comemorar o Ano-Novo, tamanha angústia que estamos sentindo”
                 Disse a mãe.

                 Quem tiver informações sobre o paradeiro de Mikaelem pode informar Ana Paula por meio do telefone: (61) 992429-8577. A denúncia também pode ser feita pelo 197.

                 Com Informações de: METRÓPOLES.

PATOS DE MINAS-MG - Vendedor de jogos mente que foi assaltado, mobiliza a polícia e acaba parando na Delegacia

O roubo teria acontecido no cruzamento da Rua Conego Getúlio com a Rua Ceará.


                 Viaturas da Polícia Militar de Patos de Minas-MG, foram mobilizadas na noite desta Sexta-feira (191227) após o comunicado de um assalto a um vendedor de cartelas de jogos. Mas a denúncia contada não passou de uma invenção e o homem de 40 anos acabou parando na Delegacia por falsa comunicação de crime.

                 Segundo o sargento Faria, o vendedor de 40 anos acionou a Polícia Militar informando que havia sido assaltado por dois homens. Os criminosos teriam obrigado que ele entregasse a pochete com R$701,00 e fugido a pé em direção à Avenida Fátima Porto. Mas em conversa com os policiais que foram ao local, o vendedor informou que os assaltantes estavam de carro.

                 O roubo teria acontecido no cruzamento da Rua Conego Getúlio com a Rua Ceará. Os policiais insistiram para que o vendedor desse mais detalhes do roubo e ele se enrolou ainda mais. Pressionado pelas contradições que apresentava, o homem acabou confessando que inventou toda a história para compensar o dinheiro que havia perdido no dia anterior.

                 A mentira que o vendedor inventou custou caro para o Estado. Vários policiais e viaturas foram mobilizados para tentar prender os supostos assaltantes. 
                 Mas não ficou barato para o vendedor. 

                 Ele foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia por falsa comunicação de crime. O homem disse que não tem passagens pela polícia e se mostrou arrependido.

                 Com Informações de: Patos Hoje.

UNIVERSAL - Seis dicas para tirar cheiro de xixi de cachorro da casa


               É, nem todos os cães conseguem ser educados o suficiente para fazer xixi sempre no local correto ou fora de casa. Alguns também não conseguem esperar para sair e acabam fazendo as necessidades pela casa mesmo.

               Até mesmo quando os cães fazem xixi sempre no local correto, se esse lugar ficar dentro de casa não tem jeito, o cheirinho de xixi fica e acaba tomando conta do ambiente.

               Infelizmente, o cheiro do xixi é bem forte e nem sempre os produtos de limpeza comuns conseguem tirar esse odor do ambiente completamente. Pensando em ajudar nessa tarefa, o Unaienses reuniu algumas dicas para te ajudar a tirar o cheiro de xixi de cachorro da casa.

Panos de chão separados

               Separe os panos de chão que for usar para limpar as sujeiras do seu cão. Nunca use os mesmos panos que limpa os xixis para limpar o resto da casa, pois sem saber você pode acabar espalhando mais o cheiro, já que o odor de xixi é forte e pode impregnar até mesmo nos panos.

Enxugue o xixi com papel antes de passar um pano

               O ideal é que você seque o xixi completamente com papel toalha ou papel higiênico antes de passar um pano no local. Isso evita que o pano absorva muito xixi e acabe ficando com o cheiro forte também.

Lave o local com sal

               Após secar o xixi, jogue água e puxe com o rodo e em seguida jogue sal fino de cozinha no local e esfregue com uma vassoura. A quantidade de sal vai depender do tamanho da área que você vai limpar, mas o indicado é não economizar no sal. Deixe o sal agir por 20 minutos e depois retire com água e detergente. 

               Para finalizar, você pode passar algum produto para pisos com o aroma de sua preferência.


Vinagre branco

               O vinagre é um ótimo aliado para ajudar a eliminar o cheiro de urina de animal. Basta derramar o líquido onde estava o xixi e deixar agir por cerca de 20 a 30 minutos. Depois é só limpar com um pano e passar um desinfetante com o aroma do seu gosto.

Vinagre com bicarbonato

               A mistura feita com dois copos de vinagre branco, dois copos de água morna e 4 colheres de bicarbonato também é ótima para retirar o cheiro de xixi, pois o bicarbonato de sódio ajuda a neutralizar os odores orgânicos. 

               Após secar a urina, derrame um pouco da mistura no local (se conseguir colocar a mistura em um recipiente com spray vai te ajudar bastante) e depois seque normalmente com um pano.


Suco de limão com bicarbonato

               Outra mistura que também vai afastar o cheiro de urina é a feita com meio copo de suco de limão, dois copos de água e meio copo de bicarbonato de sódio. 
               Seque o xixi, depois aplique a mistura no local e limpe com um pano.

               Com Informações de: Portal do Dog.

RIBEIRÃO DAS NEVES-MG - Centro de ressocialização recupera detentos com auxílio do esporte


               A reabilitação por meio do esporte é uma realidade no Centro de Ressocialização José Abranches Gonçalves, em Ribeirão das Neves-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com a reinauguração da quadra poliesportiva na última semana. A unidade prisional, que admite presos do regime semi-aberto e é a primeira de Minas Gerais a ter 100% dos internos trabalhando, tem apostado nas atividades desportivas para desenvolver valores como colaboração em equipe, disciplina e responsabilidade.

               Há aproximadamente quatro meses, os internos foram realocados à unidade, que anteriormente funcionava como presídio feminino. Desde então, eles têm sido empregados na reforma das instalações, culminando, nos últimos dias, na recuperação das tabelas, cestas e aros de basquete, com auxílio e doações de parceiros. 

               A ocasião da reabertura do ginásio se deu no evento “Abranches Show de Bola”, um campeonato disputado entre dois times de detentos, com seis jogadores cada, realizado na última semana.

               Para a diretora de Ensino e Profissionalização do Departamento Penitenciário de Minas Gerais - DEPEN-MG), Bruna Aguiar, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - SEJUSP, a atividade esportiva proporciona o resgate da autoestima do detento e a chance de ele sonhar com um futuro melhor. 


               Já a escolha por privilegiar o basquete é justificada para diversificar a oferta de modalidades. 

"De forma geral, nós todos, não só dentro dos presídios, somos aficionados por futebol. Propor novos esportes pode ser desafiador, mas talvez propicie menos contato, acidentes e rivalidade do que estamos acostumados"
               Afirma Bruna.

               O detento Leandro Ferreira, que conhecia o esporte antes de ser encarcerado e vem compartilhando suas habilidades com os colegas internos, concorda com as afirmações. 

“O esporte nos ajuda na ressocialização de todas as formas, desde a abertura de um possível caminho para quando nós sairmos, até a possibilidade de levar essa prática para crianças que precisem de apoio lá fora”
               Relata.

               Apelidado pelos colegas presos de “Professor”, Leandro conta ainda que tem recebido um retorno positivo dos jogadores em formação. 

“Todos vêm gostando das aulas de basquete desde o começo, há mais ou menos dois meses. E por termos recebido essa oportunidade, a gente tem se cobrado internamente para dar nosso melhor nos treinos e nos jogos”
               Expõe.

               Conforme o diretor-geral da unidade, Paulo Duarte, a reforma da quadra envolveu ainda a troca do piso e pintura. No local, é possível também a prática de peteca, vôlei, handball e outros gêneros esportivos.


Tarde desportiva

               Durante o "Abranches Show de Bola", houve também distribuição de lanches, uma partida de exibição com voluntários, disputas de lançamentos livres, apresentação de dança no intervalo do jogo dos detentos e encerramento com entrega de troféu e medalhas. 

               Treinadores parceiros davam dicas a cada um dos dois times de internos. As recreações foram inspiradas em streetball, ou "basquete de rua", comum em comunidades.

               Além da diretora de Ensino e Profissionalização do DEPEN-MG, estiveram presentes no evento o subsecretário de Estado de Esportes, José Francisco Filho, em nome da Secretaria de Estado de Esportes, que contribuiu com 15 bolas de basquete; e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Ribeirão das Neves, Gláucia Brandão, representando a Prefeitura

               O Poder Municipal doou holofotes para o centro de ressocialização. A iluminação, além de possibilitar treinos à noite, instrui o caminho até a escola no período noturno.

               No próximo ano, a ideia é que o projeto seja estendido para outras quatro unidades prisionais da Região Metropolitana

               Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria

               Centro de Remanejamento do Sistema Prisional - CERESP Gameleira - Belo Horizonte-MG

               Complexo Penitenciário Nelson Hungria e Presídio de Vespasiano-MG.

Texto: Paula Machado.
Crédito das fotos: Dirceu Aurélio - SEJUSP.

               Com Informações de: SEAP-MG.

ARAGUARI-MG - Grave acidente entre ônibus, carreta e carros interdita BR-050

Trecho que está fechado neste Sábado (28).
Acidente foi na divisa entre Araguari-MG e Catalão-GO.



               Um grave acidente envolvendo quatro veículos interditou totalmente trecho da BR-050, na divisa entre Araguari-MG e Catalão-GO

               Uma pessoa morreu na colisão ocorrida no início de tarde deste Sábado (191228), conforme informações preliminares repassadas pela Polícia Rodoviária Federal - PRF.

               Os veículos envolvidos no acidente são: 

               Um ônibus de turismo, 
               Uma carreta,
               Dois carros de passeio. 

               O acidente ocorreu por volta das 15:00 horas deste Sábado (191228), a Polícia Rodoviária Federal havia realizado a liberação total da via no sentido Norte/Sul
               Segundo a corporação, o tráfego flui lentamente neste momento.

               Maiores informações sobre feridos e mortos não haviam sido repassadas pela PRF até a última atualização desta reportagem.

               Ocorrência segue em aberto.

O UNAIENSES DIVULGOU OUTRA MATÉRIA DESTA OCORRÊNCIA - AQUI.

               Com Informações de: Metrópoles.

PATOS DE MINAS-MG - Criminosos amarram morador, roubam carro e o abandonam logo em seguida

Os criminosos entraram em uma residência e chegaram a amarrar o morador. O carro FIAT Toro, avaliado em cerca de R$110.000,00, foi abandonado na Rua 4 no bairro Residencial Barreiro


                 A Polícia Militar localizou um veículo tomado de assalto na noite desta Sexta-feira (191227) em Patos de Minas-MG. O carro avaliado em R$110.000,00 foi abandonado na Rua 04 no Bairro Residencial Barreiro
                 Os criminosos entraram em uma residência e chegaram a amarrar o morador. Além do veículo, eles levaram vários outros pertences da vítima, incluindo R$600,00 em dinheiro.

                 O roubo aconteceu na Rua Capitão Américo no Bairro Alto Caiçaras. De acordo com a Polícia Militar, a vítima relatou que estava em casa quando foi surpreendida por cerca de dois homens armados. Eles renderam o morador e também o amarraram. 
                 Segundo os militares que foram até a residência, não existe nenhum sinal de arrombamento e também não teria como os criminosos pularem os muros, uma vez que ele é bastante alto. Os policiais disseram que, possivelmente, os bandidos tinham a chave da residência.

                 Após amarrarem o proprietário, os criminosos subtraíram diversos materiais da casa. Eles levaram uma televisão de 40 polegadas, home theater, um aparelho de data show, um celular, aparelho de som e cerca de R$600,00 em dinheiro. 

                 O homem conseguiu se desamarrar e entrou em contato com um militar que mora próximo a sua residência. Por volta de 20:45 horas, o carro FIAT Toro, avaliado em cerca de R$110.000,00, foi abandonado na Rua 4 no Bairro Residencial Barreiro
                 Câmeras de vigilância de uma casa flagraram os criminosos deixando o veículo no local e embarcando em um FIAT Pálio.

                 A Polícia Militar segue em diligências para tentar localizar e prender os criminosos bem como recuperar o restante dos materiais roubados. O carro foi encaminhado para o pátio credenciado do DETRAN.

                 Com Informações de: Patos Hoje.

ARAGUARI-MG - Justiça questiona dispositivos legais que criaram mais de 100 cargos comissionados

Procuradoria-Geral de Justiça - PGJ propôs Ações Diretas de Inconstitucionalidade - ADI. O G1 procurou a Câmara e a Prefeitura, citadas no ofício.

Prefeitura de Araguari-MG; cidade tem cerca de 115 mil habitantes. Foto: Fernanda Vieira/G1
               A Procuradoria-Geral de Justiça - PGJ propôs Ações Diretas de Inconstitucionalidade - ADI contra dispositivos de leis municipais de Araguari-MG que criaram 101 cargos comissionados em autarquias e no Legislativo da cidade.

               A informação foi divulgada na Quinta-feira (191226) pelo Ministério Público de Minas Gerais - MPMG, responsável pelo ofício.

               Segundo o órgão, as ações referem-se a cargos na na Câmara de Vereadores e na Superintendência de Água e Esgoto - SAE, "o que contraria o estabelecido nas Constituições Federal e do Estado de Minas Gerais".

Câmara

               Conforme o MPMG, a Lei Complementar nº 62/2009, que teve a redação modificada pela Lei Complementar n° 143/2018, criou 68 cargos comissionados de assistentes de Gabinete para a Câmara Municipal de Araguari.

               Na ação, a PGJ solicita, então, que seja declarada a inconstitucionalidade de parte de três anexos, “no que toca à disciplina dos cargos de assistente de Gabinete, por ofensa a artigos da Constituição mineira".

"Em 2015, esse colendo Tribunal de Justiça de Minas Gerais firmou entendimento de que é inconstitucional o artigo que cria cargo em comissão, de recrutamento amplo, de assessor parlamentar, com exigência de ensino médio para desempenhar funções burocráticas e corriqueiras a serviço da Câmara”
               Justifica.

SAE

               Em relação à autarquia, o órgão explicou que a Lei Complementar nº 43/2006, que teve redação alterada pela Lei Complementar nº 49/2007 e pela Lei nº 5.993/2018, criou, para a SAE, 33 cargos comissionados.

               São eles: 

               Coordenador para as áreas de Projetos e Cadastro
               De Obras; 
               De Tratamento de Água e Esgoto; 
               De Operação e Manutenção; 
               De Compras e Licitações; 
               De Contábil/Financeiro; 
               De Recursos Humanos; 
               De Atendimento ao Cliente; 
               De Patrimônio e Almoxarifado; 
               De Informática, assessor jurídico; 
               De controlador interno; 
               De assistente da Superintendência; 
               De assistente de Coordenação.

               De acordo com a ação da PGJ, os cargos em comissão podem ser providos por meio de recrutamento amplo ou de livre nomeação; ou restrito, nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei.

“Já as funções gratificadas, de confiança ou comissionadas devem ser exercidas, exclusivamente, por servidores efetivos dos quadros de carreira da Administração Pública, ou por recrutamento restrito, em casos de justificar o especial afinamento com o agente público superior”
               Argumentou a PGJ.

               O G1 ainda não conseguiu retorno dos órgãos envolvidos: a reportagem enviou e-mail para a Prefeitura (sobre a SAE) e a Câmara está em recesso legislativo.

Critérios

               Segundo o MPMG, a PGJ ressaltou ainda, que, a criação de cargos de provimento em comissão não pode ser desarrazoada ou desproporcional, devendo ater-se às atribuições de assessoramento, de chefia e de direção, para as quais se empenhe relação de confiança.

"Sendo vedada para o exercício de funções técnicas, burocráticas ou profissionais às quais é reservado o provimento efetivo, precedido de aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, como princípio da moralidade, da impessoalidade e da eficiência"
               Completou.

               Com Informações de: G1.

ASA NORTE-DF - Seis cachorros da raça Pit Bull são resgatados de maus-tratos

Entre os animais, havia quatro filhotes feridos e com carrapatos. 
Um quinto filhote estava morto.
 

                  Após uma denúncia, feita por vizinhos, o Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal resgatou seis cachorros da raça Pit Bull em uma casa na Região do Taquari, no Lago Norte-DF, nesta Sexta-feira (191227). Entre os animais, havia quatro filhotes feridos e com carrapatos, além de um quinto filhote morto.

                  Segundo a PM, os donos da casa irão responder por abandono e maus-tratos. Um dos vizinhos fez um vídeo mostrando a situação dos animais e enviou aos militares.


                  Ele disse que os cães adultos estavam atacando os filhotes. Segundo o morador, os donos da casa não aparecem na residência há sete dias, "e que essa não é a primeira vez que a situação acontece".

                  Por meio de um muro, os policiais conseguiram ver os cachorros e observaram que tinha sangue no local. Primeiro, eles resgataram os filhotes feridos e, após constatarem que a situação se tratava de um flagrante de maus tratos, entraram na casa e resgataram os cachorros adultos.

“Tudo leva a crer que se trata de uma situação de abandono ou, no mínimo, omissão dos tratos necessários com esses animais, que são caracterizados como maus-tratos"
                  Afirmou o Major Souza Júnior, da Polícia Militar Ambiental.
                  Os filhotes foram levados para um veterinário. 


                  O dono da casa está sendo procurado pela PM por crime de maus-tratos e pode pegar de três meses a um ano de prisão, além de pagar multa de até 40 salários mínimos.

                  Com Informações de: G1.

JANUÁRIA-MG - Menina de 10 anos morre após levar picada de escorpião no lábio

Testemunhas disseram que criança morava em Brasília e passava alguns dias na casa de parentes em Januária-MG; escorpião estava na toalha usada pela menina para enxugar o rosto.

ESCORPIÃO-AMARELO (Tityus serrulatus)
                 Uma menina de 10 anos morreu nesta Sexta-feira (191227) após levar uma picada de escorpião em Pandeiros, zona rural de Januária-MG. Ela estava internada no Hospital Universitário Clemente de Faria, em Montes Claros-MG, referência no atendimento de casos relacionados a animais peçonhentos.

                 Testemunhas disseram ao G1 que a criança morava em Brasília-DF e estava passando alguns dias na casa de um parente. 
                 Ela foi picada no lábio ao enxugar o rosto com uma toalha.

                 Em nota, a assessoria de comunicação do HUCF informou que a menina recebeu atendimento médico e doses de antiescorpiônico em Januária. Em seguida, já na na madrugada desta Sexta-feira, foi encaminhada para o Pronto Socorro do Hospital Universitário, oito horas após ser picada.

                 A nota ainda afirma que por volta das 11:00 horas a criança teve um choque cardiogênico que evoluiu para uma parada cardiorrespiratória. 
                 A equipe tentou reanimá-la, sem sucesso.

"O HUCF lamenta a inestimável perda e apresenta as manifestações de condolências e solidariedade à família enlutada"
                 Lamenta a nota.

                 De acordo com dados do Hospital Universitário, de Janeiro a Novembro de 2019, foram notificados 2.573 casos, 11,52% a menos do que em 2018. Nesse ano, foram registradas quatro mortes contando com a desta Sexta-feira; um menino de três anos de Bocaiuva-MG, um adolescente de 12 de Porteirinha-MG, uma mulher de 54 de Bonito de Minas-MG e um homem de 65 de Januária-MG
                 Em 2018, um óbito foi registrado.

                 Casos como este são comuns nesta época do ano, em que o clima é quente e úmido. Segundo o pediatra Carlos Lopo, crianças menores de sete anos e idosos fazem parte de um grupo de risco e precisam de atenção. Já crianças maiores de sete anos e adultos, precisam passar por avaliação médica para receber classificação de risco que pode ser leve, moderada e grave.

                 Em casos leves, o tratamento segundo o pediatra, é feito com analgesia e observação. Em casos moderados e graves, o tratamento consiste em internação hospitalar, monitoramento do quadro clínico e administração de soro antiescorpiônico.

                 Com Informações de: G1.

CURVELO-MG - Oito pessoas são presas em operação de combate a furtos e roubos

Segundo a Polícia Civil, durante as investigações foram apreendidas oito toneladas de materiais metálicos da Ferrovia Centro-Atlântica, dois caminhões e duas máquinas agrícolas roubadas em SP.


                 Oito pessoas foram presas durante a Operação Cuprum realizada pela Polícia Civil nesta Sexta-feira (191227) em Curvelo-MG e Sete Lagoas - MG. A ação tinha como foco desarticular uma organização criminosa especializada em cometer furtos e roubos em instalações industriais, grandes construções, empresas e ferrovias.

                 O delegado Robert Carvalhaes Levy diz que o grupo subtraiu fios de cobre, materiais elétricos, equipamentos de construção e outros produtos ligados à construção e produção industrial. Ao longo da investigação, houve apreensão de oito toneladas de matérias metálicos da Ferrovia Centro-Atlântica, dois caminhões, duas máquinas agrícolas roubadas em SP, munição e outros objetos industriais.


                 A Justiça da Comarca de Curvelo expediu oito mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão. Sete dos alvos moravam em Sete Lagoas-MG, entre eles, o líder e a mulher dele. Apenas um é de Curvelo, a Polícia Civil aponta que cabia a ele a função de escolher os locais que seriam furtados ou assaltados. De acordo com a Polícia Civil, eles agiam na região de Curvelo há um ano.

“Em março, um grupo cometeu um roubo a supermercado, que ainda estava em obras. Pouco tempo depois, assaltou uma fábrica de calçados, que também estava em construção. Identificamos que o modo de agiar era igual, os vigias foram rendidos com armas e trancados em contêineres, além disso, o mesmo carro foi usado nos dois crimes”
                 Fala.

                 Robert Levy ainda afirma também que após os dois roubos, a quadrilha ainda furtou oito toneladas de materiais da Ferrovia Centro-Atlântica.

“Durante o período das investigações, foram realizadas prisões em flagrante de membros da organização, quando eles tentavam vender dois tratores roubados e depois de furtarem matérias metálicos da Ferrovia. Eles foram soltos e presos novamente na operação de hoje."


                 Os envolvidos têm entre 20 e 40 anos. Os presos em Sete Lagoas foram levados para Curvelo

                 De acordo com o delegado, eles podem responder por organização criminosa, furto e roubo qualificado, já que usaram armas, mantiveram as vítimas como reféns e atuaram com a participação de mais de duas pessoas.

                 Com Informações de: G1.

DISTRITO FEDERAL - Saidão de Natal: 17 presos não retornaram à penitenciária

Cerca de 1.500 detentos foram liberados na Segunda-feira (23). 
Eles deveriam retornar nesta Quinta-feira (26).


                Dos 1.481 presos beneficiados pela saída temporária de Natal, no Distrito Federal, 17 não voltaram para a prisão até esta Sexta-feira (191227). 
                A informação é da Secretaria de Segurança Pública - SSP.

                Os detentos foram liberados na Segunda-feira (191223) e tinham até às 10:00 horas desta Quinta-feira (191226) para se apresentarem de volta ao presídio. Os 17 homens, que correspondem a 1,14% dos beneficiados com o saidão de Natal, são considerados foragidos.

Quem tem direito ao benefício

                Só têm direito ao "saidão" os detentos que cumprem pena em regime semiaberto. Para serem liberados, eles não podem ter ocorrências nos últimos seis meses.
                Enquanto estiverem fora da prisão, os condenados devem manter "boa conduta":

                Não podem circular na rua após as 18:00 horas.
                Não podem ingerir bebida alcoólica.
                Não podem frequentar bares.

                Os agentes do sistema penitenciário podem fazer "visitas surpresa" às casas dos apenados, para verificar se as determinações estão sendo cumpridas.

                De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal - SSP-DF, informações sobre fugitivos podem ser repassadas anonimamente pelos seguintes telefones:

                Polícia Militar: 190
                Polícia Civil: 197
                Whatsapp (61) 98626-1197, da Polícia Civil
                Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal: (61) 3339-1345.

                Com Informações de: G1.


JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS