PESQUISA NESTE SITE:

09 junho 2017

BRASIL - Dia da Imunização

O Dia da Imunização é celebrado anualmente
 em 9 de junho.


              O principal objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância de manter todas as principais vacinações em dia, diminuindo a probabilidade de contrair diversas doenças, como a caxumba, o sarampo, o tétano, a gripe, entre outras.

              O Ministério da Saúde do Brasil, como meio de lembrar a população da importância das vacinas, criou o Programa Nacional de Imunizações
              A ideia é estabelecer um calendário nacional de vacinações contra as principais doenças que atingem crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes.


História da vacina

              A primeira vacina de imunização foi criada pelo médico britânico Edward Jenner, em 1876, que descobriu como imunizar as pessoas expostas ao vírus da varíola.

              As vacinas são produzidas com propriedades dos próprios vírus causadores das doenças, mas em estado inativo. 

              Quando entra em contato com o organismo, o corpo não interpreta que o vírus está morto e produz anticorpos para combater o agente invasor. 
              Assim, quando a pessoa é exposta aos vírus ativos de determinada doença, o seu corpo já terá anticorpos para evitar a contaminação.


              Com Informações de: Calendarr.

UNIVERSAL - Dia Internacional dos Arquivos

O Dia Internacional dos Arquivos é celebrado anualmente em 9 de junho.


              O principal objetivo desta data é a promoção e divulgação de causas relativas aos arquivos públicos a nível mundial. Além disso, o Dia Internacional dos Arquivos também busca conscientizar o público sobre a importâncias destes arquivos.

              O Dia Internacional dos Arquivos foi criado durante a Assembleia Geral do Conselho Internacional dos Arquivos - CIA, em novembro de 2007.

              A escolha do dia 9 de junho é uma homenagem ao dia em que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO  criou a CIA, em 1948.


              Como forma de comemoração, o Arquivo Nacional do Brasil faz exposições e apresentações ao público, além de conscientizar as pessoas sobre o papel deste órgão para o funcionamento e desenvolvimento da nossa sociedade.

              Com Informações de: Calendarr.

BRASIL - Dia Nacional de Anchieta

O Dia Nacional de Anchieta é comemorado 
em 9 de junho.



             Essa data comemorativa é uma homenagem a figura história de José de Anchieta, um padre jesuíta que viveu durante o século XVI e chegou ao Brasil com a missão de catequizar os povos indígenas, de acordo com os princípios do catolicismo.

             José de Anchieta (1534 – 1597) foi um dos fundadores da cidade São Paulo e declarado beato pelo Papa João Paulo II, em 1980.

             De acordo com a doutrina católica, padre Anchieta também é considerado o Apóstolo do Brasil.

             Como herança, Anchieta nos deixou duas importantes obras: “Gramática da Língua Brasília” e o primeiro “Vocabulário Tupi-Guarani”, livros especializados no idioma dos indígenas que habitavam o Brasil durante o período da colonização portuguesa.

Origem do Dia Nacional de Anchieta

             O Dia Nacional de Anchieta é celebrado em 9 de junho em homenagem a data de morte do padre.

             Oficialmente, o Dia Nacional de Anchieta foi instituído no país através da lei nº 5.196, de 24 de dezembro de 1966, que reconhece o dia 9 de junho como o “Dia de Anchieta”.

             José de Anchieta morreu na cidade de Reritiba (atual Anchieta), na então capitania do Espírito Santo, em 1597.

Oração para São José de Anchieta

São José de Anchieta / 
Apóstolo do Brasil / 
Poeta da Virgem Maria / 
Intercede por nós, hoje e sempre.

Dá-nos a disponibilidade de servir a Jesus / 
Como tu o serviste nos mais pobres e necessitados / 
Protege-nos de todos os males
Do corpo e da alma / 
E, se for vontade de Deus / 
Alcança-nos a graça que agora te pedimos 
(pede-se a graça).

São José de Anchieta, Rogai por nós!
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

             Com Informações de: Calendarr.

BRASIL - Dia do Tenista

O Dia do Tenista é comemorado 
em 9 de junho no Brasil.


              Esta data é uma homenagem a todos os profissionais e amadores que se dedicam a este esporte que vem conquistando o país desde o final do século XIX.

              Originalmente, de acordo com registros históricos, o tênis teria surgido na França, entre os séculos XII e XIII. No entanto, somente na Inglaterra do século XIX é que o esporte se consolidou nos moldes como é conhecido atualmente.

              No Brasil, uma dos principais expoentes do tênis é Gustavo Kuerten, conhecido como "Guga", tenista este considerado o maior nome do esporte, segundo a Associação dos Tenistas Profissionais - ATP.

Benefícios do Tênis

              Ajuda a emagrecer;
              Fortalece os músculos das pernas, do bumbum e dos ombros;
              Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória;
              Melhora a coordenação motora;
              Reduz a ansiedade e o estresse;
              Melhora a agilidade e concentração;
              Desenvolve o senso de direção;
              Melhora o equilíbrio;
              Controla a flexibilidade.

              Com Informações de: Calendarr.

UNIVERSAL - Dia do Porteiro

O Dia do Porteiro é comemorado 
no dia 09 de junho.


               A data celebra os profissionais responsáveis pela segurança e bom funcionamentos dos prédios comerciais e residenciais. 

               Controla a entrada e saída das pessoas nos prédios e, em muitos casos, auxilia em outros serviços inerentes ao bom funcionamento do estabelecimento ou do bom convívio residencial.

Origem do Dia do Porteiro

               A Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores de Edifícios e Condomínios, que abrange os Porteiros, definiu a data comemorativa para a classe como sendo o dia 09 de Junho, no entanto, não se sabe ao certo as razões para a escolha específica deste dia.

               Na realidade, a data deveria ser celebrada no dia 29 de Junho, em homenagem à São Pedro, consagrado como o "Porteiro do Céu".

               No entanto, vale ressaltar que no estado do Rio de Janeiro, a Lei nº 8, de 12 de Dezembro de 1975, decreta e oficializa o dia 25 de Junho como Dia do Porteiro.

Mensagens para o Dia do Porteiro

"Parabéns aos guardiões do nosso lar, 
aquele que estão em prontidão para nos proteger 
e salvaguardar a quem adentra 
em nosso ambiente domiciliar, 
assegura os nossos pertences, 
nossos segredos e correspondências. 

Sendo assim, no dia 29 de junho lembre-se de parabenizar o Porteiro do seu lar, o seu guardião!"

               Com informações de: Calendarr.

BOCAIUVA-MG - Após denúncia anônima, militares apreendem drogas

Denúncia informou o endereçou onde casa era usada como ponto de tráfico de drogas; responsável pelo imóvel fugiu ao perceber a presença dos policiais.


               Policiais militares apreenderam drogas na tarde desta Sexta-feira (170609) após uma denúncia anônima em Bocaiuva-MG, no Norte de Minas

               Segundo a PM, a denúncia informou o endereço de uma casa no Bairro Bom Fim que era utilizada como ponto de tráfico de drogas.

               Militares foram ao local indicado e iniciaram um monitoramento da residência. Eles viram quando um homem entrava no imóvel e fizeram a abordagem. O homem abordado se apresentou como tio do proprietário da casa e permitiu que o imóvel fosse verificado pelos militares, pois acreditava que o sobrinho não tinha envolvimento com o tráfico de drogas.

               Porém, segundo os militares, ao perceberem a entrada dos policiais o dono da casa, um jovem de 20 anos, fugiu saltando os muros das residências vizinhas. 
               Os policiais fizeram buscas, mas ele não foi encontrado.

               Eles iniciaram buscas na residência e encontraram um revólver com munições, escondido embaixo do colchão da cama do rapaz, e uma bucha de maconha que estava em uma mesa no quarto. No quintal foi apreendido um pé de maconha e, após intensificarem as buscas, localizaram uma sacola com dois tabletes e 30 buchas da mesma droga, porções de cocaína e pinos usados para acondicionar o entorpecente.

               O material apreendido foi levado para a delegacia da cidade. As buscas pelo responsável do imóvel continuam, mas até o fim da tarde desta sexta ele não foi encontrado.

               Com Informações de: G1.

SALINAS-MG - Homem é preso suspeito de dopar e estuprar adolescentes

Segundo a PC, autor misturava remédio a um suco e dava às menores; duas adolescentes foram identificadas como vítimas dos abusos até o momento.


               A Polícia Civil de Salinas-MG prendeu na manhã desta Sexta-feira (170609), durante a operação Morfeu, um homem suspeito de dopar e estuprar adolescentes. 

               Segundo a PC, a prisão cumpriu um mandado aberto através de um inquérito que polícia atuava há cinco meses. O suspeito, que tem 30 anos, foi preso em casa, onde os investigadores encontraram fotos feitas pelo autor de uma das vítimas do estupro.

               Segundo a PC, até o momento, duas vítimas foram identificadas, sendo uma delas de 14 anos. 

               O delegado do caso, José Eduardo Santos, explica que o homem levava as garotas para sua casa, onde administrava a medicação, usando clonazepam, também conhecido por rivotril, de uso controlado e venda sob prescrição médica.

"Ele administrava o remédio para as vítimas na casa dele e dava em um suco. Quando a vítima apagava, ele cometia os abusos e registrava em fotos. Uma das vítimas foi ameaçada por ele; caso contasse para alguém o que ocorreu, distribuiria as imagens na mídia".

               Ainda de acordo com a PC, a vítima identificada, de 14 anos, passou por exames médicos que comprovaram a violência sexual logo após o crime ter ocorrido; a mãe teria achado estranho que a filha estava muito sonolenta, um dos efeitos do medicamento usado pelo autor para dopar a vítima.

               Durante o mandado de busca e apreensão, a polícia localizou na casa do suspeito o medicamento usado nos crimes e anabolizantes. A PC chegou ao homem após relato de testemunhas, oitivas da PC e diligências da investigação. 

               O homem foi levado à delegacia de plantão e deve ser entregue ainda nesta Sexta-feira (170609) ao presídio, em Salinas.

               Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Casa usada como abrigo por moradores de rua pega fogo

Imóvel estava abandonado e proprietários não foram encontrados; trânsito no local precisou ser desviado.


                Uma casa localizada na Avenida Olvídeo de Abreu, no Centro de Montes Claros-MG, pegou fogo na manhã desta Sexta-feira (170609). 

                As altas chamas consumiram o teto de todo o imóvel, que corre risco de desabar, de acordo com o Corpo de Bombeiros
                Cerca de dois mil litros de água foram usados para conter o fogo. O local, segundo testemunhas, era usado por moradores de rua como abrigo.

                O trânsito na Avenida Olvídeo de Abreu precisou ser desviado antes do incêndio ser controlado pelos cinco militares empenhados na ocorrência. 

                De acordo com os bombeiros, as chamas ofereciam riscos para motoristas que passavam pelo local. 
                Oito cômodos da casa foram tomados pelo fogo. 

                Um quarto com guarda-roupas, colchão e objetos pessoais foi completamente destruído.

                O Corpo de Bombeiros não descarta a possibilidade de um incêndio criminoso, uma vez que a rede elétrica do imóvel estava desativada. O caso será encaminhado para que a polícia investigue as causas. 

                Nenhum proprietário da casa compareceu ao local, ainda de acordo com os bombeiros.

                Com Informações de: G1.

PIRAPORA-MG - Casal de jovens é preso com pedras de crack durante patrulhamento da PM

Mais de 70 porções da droga foram apreendidas com os autores; polícia também encontrou com eles diversos objetos sem nota fiscal e dinheiro.


               Um casal de jovens, de 23 e 19 anos, foi preso na madrugada desta Sexta-feira (170609) em Pirapora-MG, no Norte de Minas

               Segundo a Polícia Militar, o casal se encontrava na calçada de uma residência, no Centro da cidade, em atitude suspeita.

               Com eles, durante a abordagem pessoal, foram localizadas duas pedras de crack. 

               Do local, os militares avistaram uma embalagem que estava no quintal de uma casa; a embalagem continha mais 33 pedras de crack. Com autorização da moradora da residência, militares realizaram buscas e localizaram outras 36 porções da mesma substância, além de R$908,00, em notas trocadas e saquinhos plásticos utilizados para embalar entorpecentes.

               Além das pedras de crack, a PM apreendeu diversos objetos sem nota fiscal, como aparelhos celulares, torradeiras, relógios, luvas esportivas e até uma espada. 

               Os dois foram levados à delegacia.

               Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Criminosos invadem casa de empresário e levam R$ 100 mil em joias

Empresário foi abordado no momento em que saía de casa; ele disse à PM que os bandidos sabiam que a família vendia ouro e onde as joias estavam guardadas.


              Criminosos invadiram a casa de um empresário e levaram aproximadamente R$100.000,00 em joias em Montes Claros-MG, nessa Quinta-feira (170608). 

              De acordo com a Polícia Militar, ele foi rendido pelos dois bandidos quando saía de casa; um deles estava armado.

              A vítima contou à PM que os homens sabiam que a família vendia ouro e onde as joias estavam guardadas. Duas crianças, filhas do empresário, e uma funcionária estavam no imóvel no momento do crime. Foram levados anéis, alianças, braceletes, correntes e relógio.

              A perícia foi chamada e a Polícia Civil vai investigar o caso. Até o momento ninguém foi preso.

              Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Homens são presos com arma e munições durante fiscalização na BR-251,

De acordo com a PRF, homens seguiam de Francisco Sá para Montes Claros; foram apreendidos uma espingarda e 11 munições.


              Dois homens de 38 e 40 anos foram presos por porte ilegal de arma de fogo nessa Quinta-feira (170608), na BR-251, em Montes Claros-MG

              De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, uma espingarda e 11 munições foram apreendidas dentro do carro em que eles estavam; seis munições estavam intactas.

              As prisões aconteceram durante fiscalização realizada da Polícia Rodoviária Federal. Segundo a PRF, os dois homens seguiam de Francisco Sá-MG para Montes Claros no momento da abordagem. 
              Um deles assumiu ser proprietário da arma.

              Os dois homens foram levados para a delegacia com o material apreendido.

Montes Claros

              No Bairro Raul José Pereira, a Polícia Militar apreendeu uma arma em um lote vago. 
              Segundo a PM, uma mulher contratou um carroceiro para fazer a limpeza do local e, durante o serviço, a arma foi localizada. 

              O revólver foi entregue na delegacia.

              Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Três adolescentes são detidos por tráfico de drogas

Foram apreendidos 17 pedras de crack, 36 tabletes prensados de maconha, três porções e nove buchas da mesma droga; cão farejador ajudou nas buscas.


               Três adolescentes, entre 15 e 17 anos, foram apreendidos suspeitos de tráfico de drogas em Montes Claros-MG, na madrugada desta Sexta-feira (170609). Com eles, os militares apreenderam dinheiro e 17 pedras de crack. 

               Em continuidade às buscas, um cão farejador localizou 36 tabletes prensados de maconha, três porções e nove buchas da mesma droga.

               As apreensões aconteceram na Rua Professor Álvaro Prates, no Bairro Morrinhos. Os adolescentes tentaram fugir, mas foram detidos. O material apreendido e os menores foram entregues na delegacia.

               Ainda em Montes Claros-MG, um homem de 34 anos foi preso com 25 buchas de maconha e 33 pedras de crack, no Bairro Major Prates
               Ele tentou fugir dos militares em uma bicicleta, mas foi alcançado.

               Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Prefeitura de Unaí contempla mais uma entidade com repasse financeiro

Associação Beneficiente recebe repasse de recursos, Este repasse também será feito para outras entidades, como Mão Amiga.

               Agora foi a vez da Associação Beneficente Natal Justino da Costa, em Unaí-MG, que teve seu Termo de Fomento formalizado. A assinatura dessa parceria foi na Tarde desta Quinta-feira (170608). Prevê o repasse de recursos para a entidade, conforme plano de trabalho apresentado na prefeitura.

               O repasse está sendo feito a partir de agora, porque foi necessária a inclusão dos recursos no orçamento deste ano, e adequações em razão do marco regulatório em vigor a partir de 16 de janeiro, explicou o prefeito. 

               Branquinho também disse que o repasse é feito nos mesmos valores do ano passado, todavia em número menor de parcelas. Informou que já antevendo naturais dificuldades das entidades no fim do ano, em razão do 13º. Salário, a prefeitura vai repassar duas parcelas em dezembro.

               Um dos trabalhos sociais da Associação Natal Justino da Costa, é a Casa do Caminho.


               A próxima entidade a ter o termo de fomento formalizado será a Mão Amiga, que está a concluir os procedimentos legais para o recebimento dos recursos.

               Com Informações de:
Assessoria de Comunicação;
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG.

SALINAS-MG - Homem é preso suspeito de ser autor de homicídio em Josenópolis-MG

Denúncia informou à PM onde o autor estava escondido no Bairro Nova Esperança; crime foi em dezembro de 2016.


              A Polícia Militar prendeu nesta Quinta-feira (170608) um homem durante o cumprimento de mandado de prisão em Salinas-MG, no Norte de Minas. Ele, segundo a polícia, matou a tiros um homem de 27 anos no Centro de Josenópolis-MG, em dezembro de 2016.

             Ainda segundo a PM, a vítima foi alvejada nas costas e tórax, mas morreu quando era socorrida a um Hospital de Salinas. Testemunhas indicaram aos militares, na época, quem seria o autor do assassinato. Elas contaram ainda que a vítima e o autor tinham discutido dias antes do crime. 
             Os policiais fizeram buscas, mas não o localizaram.

             Nesta Quinta-feira uma denúncia informou que o fugitivo estava escondido em Salinas, no Bairro Nova Esperança. Os policiais foram ao local indicado e cumpriram o mandado de prisão.

             Ele foi encaminhado à delegacia e, posteriormente, ao presídio da cidade.

             Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Mal entendido deixa população revoltada com administração do PA

Fato que até então era de muita revolta, é exclarecido e prova que nada passou de ato maldoso e impensado contra o prefeito.


               Na tarde desta Quinta-feira (170608), circulou pelas redes sociais um vídeo do qual consta que um idoso estava deitado ao lado externo do Hospital Municipal de Unaí-MG, sobre a calçada da rua, utilizando sonda uretral e coletor urinário, bem ao lado de lixeiras.

               O Cuidado de filmar, compartilhar ou comentar algo sem conhecer os fundamentos e fatos que levou ao que é visto nas redes sociais, pode causar muito transtorno para todos.



Hospital Municipal de Unaí: 

“Pacientes de outras cidades, 
em alta, 
podem e devem aguardar 
em seus leitos a chegada do transporte de volta pra casa.”
               Dr. Joaquim

Fatos

               Esse senhor, de 97 anos de idade, residente no meio rural do município de Buritis-MG, deu entrada no Pronto Atendimento do Hospital Municipal na Quarta-feira (170607).

               1) - Apresentava fortes sintomas gripais que apontavam para suspeita de pneumonia, que não foi confirmada por exames. 

               2) - Apresentava constipação intestinal, que foi corrigida em razão do procedimento de lavagem intestinal. 

               3) - Apresenta também problema de retenção urinária, daí a utilização permanente de sonda uretral.

               Na manhã de Quinta-feira (170608), durante o atendimento, o próprio paciente pediu ao médico Dr Joaquim, para voltar pra casa. Como havia respondido bem aos medicamentos, recebeu alta, com a condição de continuar o tratamento em casa. 

               Sua acompanhante esboçou o desejo de levá-lo pra fora do Hospital. Dr Joaquim disse que ele deveria aguardar no próprio leito, que uma ambulância iria se deslocar de Buritis trazendo para Unaí um acidentado de moto, na qual o senhor retornaria para cidade de origem.

               O paciente foi retirado pela sua acompanhante na cadeira do próprio hospital. Poderia ficar na cadeira também nas dependências do hospital. A acompanhante o levou para fora, na cadeira do hospital. 

               Alegou que estaria mais ventilado. Do lado de fora, utilizando um colchão pessoal, o colocou na situação que o vídeo mostra.


Os desdobramentos

               Gravou-se um vídeo. 
               A narrativa pode dar a entender que o próprio hospital colocou pra fora, aquele senhor, naquelas condições.
                Isso não é verdade.

               Há uma mente maldosa na utilização política deste vídeo por opositores da administração. 
               Isso expõe de forma falsa e negativa a nossa cidade de Unaí.


As providências do Prefeito

               Logo na manhã desta Sexta-feira (170609), O prefeito Branquinho chamou ao seu gabinete a Secretária de Saúde Denise Oliveira; Sibele, diretora do Hospital; Dr. Joaquim, médico responsável pelo atendimento; e Luís Araújo, Gerente Regional de Saúde, representante do Governo do Estado.

               Pediu contato com o paciente e/ou familiares. 
               No entanto como tinham retornado para o município de Buritis, e residem no meio rural, nem mesmo os profissionais do serviço público de saúde conseguiram indicar o endereço ou contato telefônico nesta manhã. 

               O prefeito esclareceu os fatos, entendeu que o procedimento da equipe do Hospital foi o correto, pois jamais coloca paciente nas condições mostradas no vídeo. É comum que pacientes fiquem até dois dias após a alta, no Hospital Municipal aguardando serem buscados por ambulâncias de seus municípios de origem.

               Os profissionais de imprensa da cidade foram comunicados da disponibilidade dessas pessoas no gabinete do prefeito para esclarecimentos.


Outras ações

               A prefeitura de Unaí-MG aumentou o número de médicos, de PSF´s. Faz constantes gestões no Governo do Estado, em busca de melhorias. 

               No dia 30 de maio, o prefeito se reuniu com o Secretário de Estado da Saúde Sávio de Souza Cruz. Entre outras, apresentou demandas de UTI´s, e o referenciamento para o tratamento de Câncer. 
               No dia seguinte, em razão do direcionamento do secretário Sávio, reuniu-se com Luís Araújo da GRS para dar andamento nos procedimentos. 

               Na próxima Terça-feira (170613), Luís Araújo e a Secretária de Saúde Denise estarão com o Secretário de Estado da Saúde tratando das questões de saúde de Unaí, que repercute nas 11 cidades vizinhas responsáveis por mais de 50% dos atendimentos no Hospital Municipal.

               Com Informações de
Assessoria de Comunicação;
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG.

JAÍBA-MG - Três pessoas são presas durante operação das polícias Civil e Militar

Ação foi realizada para combater crimes de tráfico de drogas, furtos e roubos na cidade; foram apreendidas ainda drogas e armas.



               Três pessoas foram presas nesta Quinta-feira (170608) no Norte de Minas durante uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar em Jaíba-MG

               De acordo com a PM, a ação foi realizada para combater o tráfico de drogas e ainda inibir o número de roubos e furtos na Região do Distrito de Mocambinho.

               A PM informou ainda que somente nesta semana foram registrados dois assaltos no Projeto Jaíba; em um posto de combustíveis e em uma fazenda. Após levantamentos, a polícia descobriu o endereço de pessoas que poderiam estar envolvidos neste tipo de crime na região.

               Nesta Quinta-feira, policiais militares e civis foram até a Área A, que fica dentro do projeto Jaíba. No local apreenderam duas espingardas, sendo uma de fabricação artesanal, munições, buchas de maconha, dinheiro, celulares, motosserra, relógio e seis motocicletas.

               Três pessoas que estavam no local, entre elas uma mulher, foram levadas para a Delegacia de Jaíba. A PM afirmou que o caso foi repassado para a Polícia Civil que irá, após a investigação, apontar se o trio está envolvido nos crimes registrados nesta semana.

               Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS