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19 março 2021

UNAÍ-MG - Cinco homens são detidos após roubo a casa de vereador, pela Operação Coiote

Polícia Civil deflagrou Operação Coiote nesta Sexta-feira (19) em Unaí e Paracatu. Segundo a delegada, grupo é investigado por outros crimes; líder estava com mandado de prisão em aberto.


                Cinco homens foram detidos, entre eles três irmãos, na Operação Coiote, realizada em Unaí-MG e Paracatu-MG nesta Sexta-feira (210319). Segundo a Polícia Civil, o grupo é investigado por vários crimes, um dos últimos foi o roubo a casa de um vereador que também é Policial Penal.

                Segundo a delegada Gabriela Mol, no dia 26 de Fevereiro, os criminosos entraram na residência do parlamentar por volta das 03:30 horas e esperaram para abordá-lo no momento em que ele deixava o imóvel.

“Quando ele saía pra trabalhar, por volta de 05:30 horas, foi surpreendido por três indivíduos, portando arma de fogo, o renderam e subjugaram toda a sua família, esposa e filhos”
                Fala a titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Fraudes de Unaí.

                Em seguida, de acordo com a delegada, as vítimas formam amarradas e trancadas no banheiro. Os criminosos fugiram levando cerca de R$25.000,00 em joias, celulares, televisões, um veículo, entre outros objetos. Eles retiraram até os brincos que a filha do vereador, de apenas três anos, usava. No momento da prisão, um dos investigados usava o celular que pertencia à vítima.

“Os autores estavam em busca de dinheiro e acreditavam que na residência da vítima havia uma quantidade significativa de dinheiro.”

                Durante a ação, que teve apoio da Polícia Militar e Polícia Penal, foram apreendidos diversos pertences subtraídos da residência do parlamentar e também objetos que podem ser de outras vítimas. Foram encontradas ainda uma arma e drogas.


Indivíduos de alta periculosidade, diz delegada

                Gabriela Mol explica que quando a polícia começou a investigar o caso foram levantadas informações que davam indícios de que o assalto tinha sido cometido por um grupo de pessoas que já tinha envolvimento em outros crimes violentos na região.

                A delegada completa afirmando que antes de se mudarem para Unaí, em Dezembro, os investigados estavam em Paracatu-MG.

“Eles saíram justamente porque haviam praticado homicídios e roubos, e temiam a ação da polícia daquela cidade e também de seus rivais.”

                A Polícia Civil conseguiu identificar que três dos cinco alvos da Operação Coiote participaram efetivamente do roubo a casa do vereador.

“Identificamos que, dos cinco associados, três estavam no local no momento do roubo. Contudo, a associação se beneficiava dos produtos dos crimes praticados. As joias que teriam sido subtraídas da vítima foram convertidas em uma nova arma para que esse bando criminoso utilizasse em outros crimes.”

                Gabriela Mol destaca que os investigados são “pessoas com periculosidade concreta muito evidenciada”. Ela cita como exemplo um dos crimes pelos quais eles são investigados, que ocorreu em Paracatu e terminou com uma pessoa morta com 13 tiros.

                A polícia acredita que o grupo investigado também tenha vínculo com o tráfico de drogas.


Líder estava foragido

                Sobre o líder do grupo, de 25 anos, a titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos destaca que ele tem envolvimento com a criminalidade desde quando era menor de idade.

“Esse indivíduo já tinha mandado de prisão em aberto, era foragido da Justiça. Ele tem um grau de periculosidade muito significativo, já praticou crimes em cidades do Estado de Goiás, inclusive, com troca de tiros com a polícia em diversas cidades.”

                Com o resultado da Operação Coiote, a delegada acredita que outros crimes graves foram evitados.

“Esses crimes praticados de forma cada vez mais grave e reiterada indicam que a ordem pública estava abalada. As prisões visam garantir a ordem pública e restabelecê-la. [Além disso], têm também o objetivo de coletar provas complementares que serão juntadas ao inquérito policial.”

                O inquérito deve ser finalizado em 10 dias e a soma dos crimes imputados aos autores pode superar 15 anos de prisão.



                Com Informações de: G1-GM.

ARAGUARI-MG - Uma Colisão entre Caminhões deixou Vítima presa às Ferragens na BR-050


              Bombeiros de Araguari-MG foram acionados na tarde desta Sexta-feira (210319), por volta das 13:50 horas, para atender uma colisão entre dois caminhões, na BR-050, altura do Km 23.

              Tratava-se de dois caminhões que trafegavam no mesmo sentido: de Araguari-MG para Catalão-GO. O primeiro, por estar transportando carga pesada, se movimentava mais lentamente (cerca de 20 km/h), segundo testemunhas. O segundo veículo, em um possível momento de distração, acabou avançando e se chocando com a traseira do primeiro.


              Com a colisão, o condutor do segundo caminhão acabou ficando preso às ferragens, sendo necessário fazer o seu desencarceramento. O homem, de aproximadamente 40 anos, estava consciente, mas confuso e se queixava de dores no tórax, na pélvis e nos membros inferiores.

              Após a retirada da vítima pela Guarnição BM, ela foi deixada sob os cuidados da Eco Vias, concessionária que administra a BR-050, para avaliação da equipe médica e transporte para o hospital de referência.


              Com Informações de:
CBMMG - ARAGUARI-MG.

MINAS GERAIS - Presidente do TJMG conduz reunião sobre planejamento orçamentário

Durante encontro foram debatidas e alinhadas as estratégias.


                O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, em reunião virtual na Quarta-feira (210317), ressaltou a necessidade de as áreas do TJMG cumprirem o planejamento orçamentário apesar das dificuldades criadas pela pandemia do novo coronavírus.

                Participaram da reunião os juízes auxiliares da Presidência e gestores da Diretoria Executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio - DIRSEP, da Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial - DENGEP, da Diretoria Executiva de Informática - DIRFOR, da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas - DIRDEP e da Secretaria de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância - SEPLAN.

                O presidente Gilson Lemes frisou que os responsáveis pelas cinco diretorias, as que requerem maior orçamento na Casa, devem se comprometer ao máximo para executar efetivamente o que ficou previsto, pois eventual queda se refletirá futuramente nos recursos disponíveis e afetará a prestação de serviços à população.

                Tais diretorias respondem por obras de construção de fóruns, pela formação de pessoal, pelo recrutamento de estagiários e realização de concursos, pela aquisição de bens móveis, suprimentos e equipamentos, tecnologia da informação e comunicação, por processos licitatórios e pelo pagamento de peritos, entre outras atribuições.

"É fundamental termos uma melhor execução orçamentária nas despesas de custeio e investimento do Tribunal nessas áreas. É preciso que os diretores se empenhem para executar efetivamente o que foi estabelecido anteriormente, para que os próximos orçamentos sejam pautados dentro dos parâmetros delineados"
                Afirmou.

                Outro aspecto frisado pelo presidente do TJMG é a possível aprovação de Proposta de Emenda Constitucional - PEC emergencial que determina a devolução de sobras não executadas. Essa medida, segundo o desembargador Gilson Soares Lemes, também poderá limitar a capacidade do Judiciário de oferecer ao cidadão o atendimento que se espera.


Diálogo participativo

                O Secretário Executivo de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional - SEPLAG, João Victor Silveira Rezende, avaliou a reunião de trabalho como positiva, porque permitiu debater e alinhar melhor a gestão orçamentária das áreas no TJMG, com a participação dos envolvidos, a exposição de dúvidas e a proposta de alternativas viáveis no momento. Ele salientou também que o crescimento de todas as áreas deve ser celebrado, já que representa ampliação da resposta ao jurisdicionado.

"Em torno de 98% do total das despesas de custeio e investimento da Casa se concentram nessas diretorias. Por isso, apresentamos um panorama da execução de 2020, que foi bastante satisfatória, com média de 90% do previsto, e falamos sobre a previsão de cada área em 2021. Esse orçamento, que leva em conta as necessidades do Tribunal, precisa ser executado de forma eficiente para assegurar os resultados esperados"
                Afirmou.

                O secretário executivo João Victor Silveira ressaltou que, embora o cenário atual imponha limitações, a programação deve ser cumprida para o melhor atendimento a população. 

"Neste contexto de crise sanitária, precisamos ter criatividade, muito empenho e trabalho cooperativo para conseguir responder aos desafios".

                Participaram da reunião:
O superintendente administrativo adjunto, desembargador José Arthur Filho;
O superintendente de Comunicação Social, desembargador José Américo Martins da Costa;
Os juízes auxiliares da Presidência:
                Delvan Barcelos Júnior,
                Jair Francisco dos Santos,
                Rosimere das Graças do Couto, e
                Rui de Almeida Magalhães;
O diretor executivo de Informática, Antônio Francisco Morais Rolla;
O diretor executivo de Engenharia e Gestão Predial, Marcelo Junqueira;
A responsável pela SEPLAN, Bruna Eduarda Medeiros de Sousa;
A diretora executiva de Desenvolvimento de Pessoas, Thelma Regina Cardoso;
A diretora executiva de Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio, Adriana Lage de Faria Navarro;
O diretor executivo de Finanças e Execução Orçamentária em substituição, José Carlos Alves,
E a gerente do Centro de Execução Orçamentária, Soraya Maria de Oliveira Shinzato;
Os assessores técnicos:
                Carlos Eduardo Camarota (Assessoria Técnica e Jurídica ao Planejamento e à Gestão Institucional),
                Luciano Eugenio de Castro Barbosa,
                Mateus Cançado Assis (Assessoria de Atendimento ao Cliente)
                E Ana Maria Dias Ignácio Freitas (DIRFOR).


                Com Informações de:
TJMG - MINAS GERAIS.

UNAÍ-MG - Mais um Decreto é emitido pelo prefeito Branquinho

DECRETO N°5.532 de 2021 Traz Flexibilizações, segundo José Gomes Branquinho, prefeito de Unaí.


                Segundo o prefeito municipal de Unaí-MG, devido às dificuldades encontradas para fazer funcionar o Hospital de Campanha, tendo em vista inclusive a escassez de profissionais da área de saúde, no mercado de trabalho, o comercio geral não essencial permanece fechado até o dia 28 de Março de 2021.

                As Igrejas, templos religiosos, clubes de serviços e similares poderão funcionar a partir do dia 27 de Março de 2021, até o horário de 19:30 horas, com 30% da capacidade total.

                Fica autorizado o retorno das feiras livres a partir do dia 27 de Março, porém fica vedado o consumo de alimentos no local e também acomodações como mesas, cadeiras e afins.

                Permanecem vedados os funcionamentos dos bares, choperias, distribuidoras e similares, exceto o serviço à delivery e retirada no balcão e/ou na grade, até às 19:00 horas, não podendo haver disponibilização de mesas e sendo terminantemente proibido o consumo no local.

                As atividades realizadas em academias, studios, pilates e similares poderão funcionar até às 19:00 horas com 30% da capacidade total, treinos de no máximo 45 minutos.

                Ficam suspensas as aulas coletivas, como por exemplo, as de ginastica, treinamento funcional, natação, hidroginásticas, lutas, danças, balé, poli-dance, etc.... para redução do potencial de transmissão do Covid-19

                As Academias e Studio de Pilates deverão apresentar ao Departamento de Fiscalização da Prefeitura Municipal, um plano estratégico de atuação para reduzir o número de pessoas nas dependências internas, ficando condicionado o retorno das academias à apresentação do plano estratégico e aprovação pelo Departamento de fiscalização, sob pena de suspensão do alvará de funcionamento.

                Fica autorizado à inclusão do serviço de lava jatos nos serviços essenciais, tendo em vista a importância de higienização como medida de prevenção ao Covid-19, devendo seguir todas as medidas de prevenção estabelecidas nos decretos municipais, tais como uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel.
                Segue o Decreto 5.532 de 19 de Março de 2021.












                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

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