PESQUISA NESTE SITE:

13 setembro 2019

CHAPADA GAÚCHA-MG - Indivíduo é preso na Comunidade Marimbas por posse de duas armas de caça e apetrechos


               Nesta Quinta-feira (190912) a Polícia Militar informou a prisão de um indivíduo, nesta Quarta-feira (190912), por volta das 09:00 horas durante Batida Policial quando foi informado que este estaria realizando disparos com arma de fogo na Comunidade de Marimbas, "Barra do Pequi", em Chapada Gaúcha-MG.
 
               De posse das informações, os militares deslocaram para a região, onde localizaram o autor, sendo também localizada:

               01 espingarda cartucheira, 
               01 espingarda Polveira, 
               02 cartuchos intactos, 
               11 cartuchos deflagrados, 
               02 frascos de pólvora, 
               02 fracos de chumbo,
               01 frasco de espoleta.

               O autor foi preso por posse ilegal de arma de fogo e e juntamente com o material apreendido encaminhados à delegacia.

               Com Informações de:
PMMG - CHAPADA GAÚCHA-MG.



ARAÇUAÍ-MG - Albergado é preso tentando arremessar maconha e celular em presídio

Prisão foi feita por agentes penitenciários; outro homem conseguiu fugir, mas já foi identificado.


                   Um homem de 29 anos foi preso na manhã desta Quinta-feira (190912) depois de ser flagrado tentando arremessar onze buchas de maconha e um celular no pátio da Unidade Prisional de Araçuaí-MG
                   Ao G1, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública informou que o suspeito é albergado e que foi levado para a delegacia.

                   A prisão aconteceu por volta das 07:30 horas por agentes penitenciários e outro homem conseguiu fugir por um matagal no momento da abordagem. De acordo com a SEJUSP, ele tem 20 anos e já foi identificado. 
                   Até esta publicação, o suspeito não havia sido capturado.

                   De acordo com a Polícia Civil, a prisão foi ratificada pelo crime de tráfico de drogas. O material apreendido passará por perícia.

                   Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - A Serra do Taquaril também é vítima de Incêndios


                  Ao andar pela Serra do Taquaril, em Unaí-MG nesta época do ano, é comum observar a grande quantidade de "lixo" que frequentadores ou visitantes deixam por lá. 

                  São Latinhas, garrafas de cerveja, sacolas plásticas, papel, garrafas Pet, preservativos masculinos, quimbas de cigarro estão entre os materiais mais comuns descartados na serra. 

                  Ficam facilmente visíveis quando a cobertura vegetal está destruída pelo fogo. E esse "resíduo" é o responsável pela maioria dos focos de incêndio que degradam a serra, especialmente nos meses de Agosto, Setembro e Outubro (até o início das chuvas).

                  Para estudar essa degradação ambiental, bem como observar outros aspectos do ecossistema Serra do Taquaril, dentro do bioma Cerrado, acadêmicos da Unimontes e alunos da Escola Estadual Tancredo Neves fizeram uma visita técnica à serra, nessa Quarta-feira (190911). 

                  Servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente também estiveram no local, para dar apoio aos visitantes e ajudar na atividade de recolhimento de resíduos. A secretaria apoia as atividades relativas à educação ambiental, ao gerenciamento de resíduos sólidos, à conservação e preservação do meio ambiente.

                  A visita técnica é uma das atividades de extensão dos acadêmicos do curso de Biologia e da Residência Pedagógica da Unimontes. Essa visita é complemento de um trabalho que começou nas salas de aula com os alunos da Escola Estadual Tancredo Neves. Os extensionistas da universidade orientam os alunos do ensino médio sobre a identificação da morfologia das plantas, tipo de fauna e flora, classificação de relevo, condições de preservação e degradação do ecossistema, presença de erosões, além da invasão (pela construção civil) de áreas remanescentes de loteamentos e de áreas verdes. 

                  Como é época de queimadas, temas como clima de cerrado, umidade muito baixa, forte calor e vegetação seca também são objeto de abordagens, inclusive para discutir a grande causa dos incêndios na serra.

                  Foi opinião unânime entre professores e acadêmicos que os focos de incêndio na Serra do Taquaril são causados principalmente pelo "lixo descartado" ou restos de resíduos deixados no local. Sol escaldante, forte calor, baixa umidade do ar e vegetação seca constituem o conjunto ideal para facilitar a formação do fogo. A fagulha é garantida pela incidência direta da luz do sol sobre garrafas de vidro, garrafas Pet, e refletida na vegetação seca. A maior parte das queimadas deriva dessa situação.

                  A queimada criminosa (em que a pessoa assume o risco de praticar o crime), porém, não está descartada pelos técnicos presentes. Para reforçar a hipótese do envolvimento humano nas duas vertentes, é possível observar milhares de quimbas de cigarro descartadas no local. 

                  Se uma bituca, ainda acesa, é descartada sem os devidos cuidados e entra em contato com a mata seca, a combustão pode ocorrer em poucos minutos, atingindo rapidamente porções expressivas de cobertura vegetal. Além da destruição de fauna e flora do ecossistema, a população sofre com a grande quantidade de fumaça e a fuligem que atingem principalmente os bairros vizinhos.


Área de preservação

                  Checamos o assunto com a secretária municipal de Meio Ambiente, para sabermos o que o poder público municipal pode fazer para conter os incêndios e atuar mais diretamente na preservação da serra, um dos mais significativos pontos turísticos da cidade e relevante ecossistema a ser conservado.

                  Para Cátia Regina, a resposta veio do Ministério Público, que propôs transformar a Serra do Taquaril em Área de Preservação Permanente - APP. Ela explica que a transformação da serra em APP implica, antes, a construção de um plano de manejo, o serviço de topografia e a conscientização da sociedade sobre a nova condição da serra. 

                  O controle será da Prefeitura, com apoio da sociedade civil (igrejas, cooperativas, associações, clubes de serviço, organizações não governamentais, entre outros segmentos).

                  A medida visa proteger a serra, não apenas prevenindo os incêndios (cuja causa tem relação humana), mas também contendo a invasão do local por empreendimentos imobiliários e pela construção civil. Uma das possibilidades mencionadas, depois de transformada em APP, é cercar os limites da serra com alambrado, a fim de evitar invasões e fazer aceiros, para impedir a propagação dos incêndios. 

                  A transformação da serra em APP permitirá à fiscalização ambiental do município agir com maior efetividade para garantir a conservação e preservação desse importante ecossistema.

 

 

 
 
 

 
 

 

 

 

 

 

                  Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG
.

MIRABELA-MG - Tremor de magnitude 2.2 graus é registrado

Informação foi confirmada pela estação sismográfica da Unimontes, nesta Quinta-feira (12). Abalo é considerado leve e até o momento não há relatos de danos, segundo a Defesa Civil.


                  Um tremor de magnitude 2.2 graus na Escala Richter foi registrado em Mirabela-MG, no Norte de Minas. A informação foi confirmada pela estação sismográfica da Universidade Estadual de Montes Claros-MG ao G1, nesta Quinta-feira (190912).

                  De acordo com a Universidade, o tremor foi registrado às 18:07 horas, entre Mirabela e a Comunidade de Muquém, nessa Quarta-feira (190811). Até então, o município havia registrado apenas um abalo de terra em 2016, conforme dados do Núcleo de Estudos Sismológicos da Unimontes.

“Na manhã desta Quinta-feira (190912), uma funcionária da prefeitura nos ligou à procura de dados oficiais porque vários moradores relataram a percepção do tremor. A UnB identificou o epicentro na zona rural”
                  Explicou Maycon Fredson Freitas Ferreira, mestre em Geografia e analista em Sismologia do NES/Unimontes.

                  As causas do tremor ainda precisam ser aprofundadas, mas a energia liberada por possíveis falhas geológicas pode ser uma delas.

“A região é muito parecida com Montes Claros, de relevo cárstico, e, possivelmente, as rochas não suportaram alguma acomodação. As ondas sísmicas chegam até a superfície e por isso o tremor é percebido”
                  Detalhou Maycon.

                  O abalo é considerado leve e até o momento não há relatos de danos, segundo a Defesa Civil de Mirabela. O Corpo de Bombeiros de Montes Claros, que atende a cidade, também informou que não houve chamadas no horário que o abalo foi registrado.

                  Com Informações de: G1.

BRASÍLIA DE MINAS-MG - Seis homens são presos em operação

De acordo com a Polícia Militar, investigados foram presos por tráfico de drogas e receptação; foram apreendidos maconha, eletrônicos e dinheiro.


                  Seis homens, entre 20 e 30 anos, foram presos durante operação de cumprimento de busca e apreensão em Brasília de Minas-MG, nesta Quinta-feira (190912). 

                  De acordo com a Polícia Militar, os investigados são suspeitos de tráfico de drogas e receptação. 
                  Ao todo, dezessete locais foram vistoriados pelos militares.

                  A operação aconteceu nas áreas urbana e rural. Foram apreendidos porções de maconha, simulacro de arma, eletrônicos e R$205,00 em dinheiro. Sessenta militares participaram da operação, com apoio do GAECO.
                  Os presos e os materiais foram entregues na delegacia da cidade.

                  Com Informações de: G1.

JAÍBA-MG - Idoso reage a assalto e é baleado na zona rural

Idoso brigou com o assaltante e acabou sendo ferido por um tiro. Criminoso fugiu sem levar nada e ainda está sendo procurado pela polícia.


                   Um homem de 63 anos foi baleado durante uma tentativa de assalto na zona rural de Jaíba-MG nesta Quarta-feira (190911).

                   Segundo as informações da Polícia Militar, ele estava em sua fazenda, quando foi surpreendido por um assaltante armado. Eles brigaram e o homem acabou sendo atingido por um tiro no abdome.

                   Ainda de acordo com a PM, o criminoso fugiu sem levar nada. A vítima foi encaminhada para o hospital da cidade e precisou ser transferida para uma unidade de saúde em Janaúba-MG, devido à gravidade dos ferimentos. 
                   A PM ainda faz buscas para tentar prender o assaltante.

                   Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Homens assaltam fazenda, trocam tiros com a PM durante a fuga e morrem

Fazenda fica no Distrito de Vila Nova de Minas. Assaltantes chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos e morreram; duas armas foram apreendidas com eles.


                Dois homens foram mortos durante uma troca de tiros com a Polícia Militar na zona rural de Montes Claros-MG nesta Quarta-feira (190912). 
                Segundo a PM, Farley Pereira, de 36 anos, e Jorge Luiz Dias, de 45 anos, assaltaram uma fazenda e estavam fugindo quando foram baleados; duas armas foram apreendidas com eles.

                De acordo com as informações da PM, o irmão do proprietário da fazenda, que fica no Distrito de Vila Nova de Minas, chegou ao local e encontrou a cancela aberta e a corrente serrada. Já dentro da propriedade, se deparou com dois homens em um carro, ao questioná-los sobre o que estariam fazendo no lugar, teve armas apontadas em sua direção e foi obrigado a deixar os criminosos saírem.

                A PM foi acionada e foram montados cercos e bloqueios na Estrada na Produção para tentar capturar os assaltantes. Eles passaram por algumas equipes da polícia e desrespeitaram as ordens de parada.

                Durante a fuga, os assaltantes saíram do carro e atiraram contra os militares, que revidaram. O SAMU foi chamado, mas por conta do tempo que as equipes demorariam para chegar, os próprios policiais levaram os dois baleados para a Santa Casa, onde eles acabaram morrendo. 


                Os corpos dos dois homens foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Montes Claros. A PM informou que eles já tinham passagens pela polícia.

                Os militares que fizeram os disparos tiveram as armas recolhidas e foram conduzidos para a Delegacia. Um Boletim de Ocorrência sobre a ação deles também foi feito. A PM recuperou eletrodomésticos, alimentos, panelas, botijões de gás, e produtos de limpeza roubados. 
                As armas usadas no roubo foram apreendidas.

                Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS