PESQUISA NESTE SITE:

22 novembro 2019

MONTES CLAROS-MG - Fã e xará de Senna vende tudo para comprar motos e se tornar piloto, mas acaba tendo sonho frustrado por ladrões

Ayrton Dias se desfez de bens, usou poupança, trabalhou em dois empregos e fez até dívidas para comprar duas motos, que foram furtadas de lava jato no Norte de MG. Veículos ainda nem tinham sido quitados.


                Com o nome de um dos maiores campeões da Fórmula 1 e movido pela mesma paixão por velocidade, um jovem mineiro vendeu tudo que tinha, se desdobrou trabalhando como mecânico e entregador de pizza e fez dívidas para investir na carreira de piloto profissional de motocross. Ayrton Dias comprou duas motos para competir, mas viu o sonho ficar distante após ladrões furtarem os veículos de um lava jato em Montes Claros-MG.

“Ando de moto desde os 10 anos. Como decidi que queria competir profissionalmente, era preciso ter motos melhores para ter mais chances de me sair bem. Consegui comprar essas motos com muito esforço e sacrifício. Agora não sei o que pode acontecer, é como ver o sonho ficando distante”
                Lamenta o rapaz de 23 anos.

                Ayrton conta que as motos estavam avaliadas em R$30.000,00. Como ele não tinha todo o dinheiro, deu um valor de entrada e assumiu o pagamento de parcelas mensais.

"Eu tinha um carro e vendi, também juntei todo o dinheiro que tinha e trabalhei em dois empregos. Durante o dia e a tarde, de segunda a sábado, era ajudante na oficina mecânica do meu pai, ganhando comissão. No período da noite, de Domingo a Domingo, era entregador de pizza. Mesmo assim, ainda tive que assumir as parcelas"
                Diz.

                A última parcela de uma das motos foi paga dois dias após a ação dos ladrões. Já o outro veículo, só será quitado em Setembro do ano que vem. Ayrton continua trabalhando para honrar o compromisso de pagar as prestações.

"Como a palavra é que define um homem, depois do furto, eu continuo honrando o pagamento. Sabendo como é ser prejudicado, não posso prejudicar quem me vendeu, porque senão seria como os ladrões que furtaram minhas motos"
                Lembra-se.


Homenagem para Ayrton Senna

                A paixão de Ayrton por motos e velocidade foi herdada do pai, Claudinei Dias. É ele quem acompanha e incentiva o filho a buscar pelo sonho de se tornar piloto profissional. Como não perdia uma corrida de Ayrton Senna, decidiu fazer uma homenagem e colocar o mesmo nome no filho, após a morte do ídolo, em Maio de 1994.

“Coloquei o nome dele porque não perdia uma corrida de Ayrton Sena, meu filho nasceu em 1996, dois anos depois da morte dele, decidi fazer uma homenagem mesmo”
                Explica Claudinei Dias.

“Nasci depois que ele se foi, mas conheço e acompanho a história dele, é uma inspiração para todo mundo que gosta de velocidade e que sonha em ter uma carreira profissional de piloto”
                Fala o rapaz sobre o ídolo. 
                Ele conheceu o legado de conquistas de Senna pelo pai e por fotos, vídeos e reportagens disponíveis na internet.

"Eu sei o quanto ele lutou e ainda luta por esse sonho. É muito esforçado e dedicado, trabalhou demais para ter essas motos e aparecem esses criminosos e simplesmente levam elas embora. É revoltante"
                Fala Claudinei.


Investigação

                Logo após o furto, Ayrton e o dono do lava jato, que é um apoiador dele, se mobilizaram e conseguiram imagens de um circuito de segurança. As câmeras internas do lava jato não flagraram o crime, já que o padrão de energia elétrica foi desligado. Em uma das imagens que eles conseguiram, é possível ver um carro de cor branca com as motos em cima. 
                Pelos menos dois homens participaram do furto.

“Registramos o boletim de ocorrências e estamos fazendo uma mobilização nas redes sociais. Avisamos também para caminhoneiros, um deles chegou a dizer que viu um carro com as minhas motos indo sentido a Patos de Minas. Sei que é difícil encontrá-las, mas é preciso ter esperança”
                Fala.

                A Polícia Civil já instaurou inquérito e o caso está sendo investigado.

                Com Informações de: G1.

FLORIDA-EUA - Gugu Liberato, um dos maiores nomes da TV brasileira, morre aos 60 anos

Apresentador estava internado desde Quarta-feira (191120), quando sofreu acidente em casa em Orlando, nos Estados Unidos, e bateu a cabeça.


                Gugu Liberato, um dos maiores apresentadores da TV brasileira, morreu aos 60 anos em Orlando, nos Estados Unidos, anunciou nesta Sexta-feira (191122) a sua assessoria de imprensa. Ele estava internado desde Quarta-feira (191120) em um hospital da cidade, depois de sofrer uma queda em casa e bater a cabeça.

                A morte encefálica foi confirmada pelo médico Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, segundo o comunicado. Lepski chegou a Orlando nesta Sexta-feira.

                Informações sobre o traslado do corpo para o Brasil, velório e sepultamento não haviam sido divulgadas até a última atualização desta reportagem.

                Gugu foi um dos principais apresentadores da TV do Brasil. Entre 1981 e 2003, foi destaque no SBT no comando de programas de auditório. Em 2009, assinou contrato com a TV Record, onde continuou a atuar como apresentador.

                Ao longo da carreira, iniciada aos 14 anos, como auxiliar de produção de Silvio Santos, que na época tinha um programa na TV Globo, Gugu teve destaque como empresário, cantor e ator.

                Ele tinha três filhos com a médica Rose Miriam di Matteo
                João Augusto, de 18 anos, e as gêmeas Marina e Sophia, de 15 anos.

'Viva a noite': o 1º sucesso de Gugu


                Antônio Augusto Moraes Liberato nasceu na Lapa, Bairro de classe média de São Paulo, em 10 de Abril de 1959. Filho caçula de portugueses, tinha dois irmãos, Amandio Liberato e a numeróloga Aparecida Liberato.

                Fã de Silvio Santos, conseguiu se aproximar do apresentador aos 13 anos ao lhe entregar uma carta. Um ano depois, começou a trabalhar na TV como auxiliar de produção do empresário, que na época tinha um programa na TV Globo.

                Em 1982, Gugu passou a apresentar seu primeiro grande sucesso na então TVS: o programa "Viva a noite". A atração, que alavancou sua carreira, teve destaque por trazer números musicais de artistas em alta na época.

                Em 1987, Gugu assinou contrato com a Rede Globo, mas Silvio Santos foi pessoalmente conversar com o jornalista Roberto Marinho e conseguiu a liberação do apresentador.

                Silvio iria passar por uma cirurgia delicada e precisava de Gugu para assumir boa parte da programação de domingo no SBT.

                Na emissora, Gugu comandou outros programas e quadros de auditório com gincanas, famosos e atrações musicais, como "Sabadão sertanejo" e "Corrida maluca", além do game show “Passa ou repassa”.
                Em 1993, estreou outro grande sucesso, "Domingo legal", que comandou por 16 anos.

                No programa, o apresentador esteve à frente de quadros como “Táxi do Gugu”, “Banheira do Gugu” e “Gugu na minha casa”
                Também apresentou números musicais e comandou brincadeiras de palcos com artistas convidados.

                Na atração, Gugu também eternizou a música “Pintinho amarelinho”, cantando e dançando repetidas vezes no palco.


                Gugu deixou o programa e o SBT em 2009, quando assinou contrato com a TV Record. Na nova emissora, foi apresentador de programas que levavam seu nome, antes de passar a comandar reality shows como "Power Couple Brasil" e "Canta Comigo".

                Desde 2013, os programas comandados por ele eram produzidos e gerados direto dos estúdios da sua produtora, a GGP Produções, criada em 2000.

                Ao longo da carreira, ganhou diversos prêmios, como um disco de ouro, 11 estatuetas do Troféu Imprensa e o Troféu Internet em 2005.


Gugu foi empresário, cantor e ator

                Gugu ganhou projeção nacional por apresentar programas no SBT e na Record, mas sua história foi além do comando das atrações televisivas. 
                Ele também foi empresário, cantor e ator.

                Na adolescência, Gugu trabalhou como office-boy. Nos intervalos, escrevia cartas para seu ídolo Silvio Santos. Aos 14 anos, foi convidado para integrar a produção do apresentador.

                Ele continuou a carreira como produtor por um período, mas não gostou da função e começou a estudar odontologia. Chegou a fazer dois anos do curso, mas acabou voltando definitivamente para a televisão. 
                Ele também estudou jornalismo.


                Ao longo da carreira, Gugu Liberato teve vários brinquedos atrelados a seu nome e até um parque aquático, que encerrou as atividades em 2002.

                No mesmo ano, o apresentador lançou o álbum "Gugu para crianças", com músicas infantis. Também virou personagem em quadrinhos no "Almanaque do Gugu", distribuído entre as décadas de 1980 e 1990.

                Gugu também atuou no cinema ao lado de Xuxa, Angélica, Os Trapalhões e outros. Em alguns filmes, como “O Noviço Rebelde”, “O Casamento dos Trapalhões” e “Os Fantasmas Trapalhões”, interpretou a si próprio em cena.

                Em outros, como “Xuxa e os Duendes” e “Padre Pedro e a Revolta das Crianças”, deu vida a personagens como o Duende da Inveja e o Padre Sebastião.

Acidente

                De acordo com o comunicado divulgado pela família, Gugu “sofreu [na quarta-feira] uma queda acidental de uma altura de quatro metros quando fazia um reparo no ar-condicionado instalado no sótão” de sua casa em Orlando

                No dia seguinte, chegou a ser divulgado que ele caiu ao preparar a decoração de Natal, o que não foi confirmado posteriormente. [FAKE]

                Após a queda, o apresentador bateu a cabeça em uma quina. No momento do acidente, ele estava acompanhado de Rose Miriam, com quem tem três filhos.

                Gugu foi socorrido pela equipe de resgate e levado ao Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva - UTI, com diagnóstico de sangramento intracraniano. Em razão do quadro grave, não foi indicada cirurgia. Nesse período de observação, segundo o comunicado, “foi constatada a ausência de atividade cerebral”.

Leia nota divulgada pela assessoria de Gugu Liberato:

"NOTA DE FALECIMENTO

Este é um momento que jamais imaginamos viver. Com profunda tristeza, familiares comunicam o falecimento do pai, irmão, filho, amigo, empresário, jornalista e apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato - Gugu Liberato, aos 60 anos, em Orlando, Florida-EUA, Estados Unidos.

Nosso Gugu sempre viveu de maneira simples e alegre, cercado por seus familiares e extremamente dedicado aos filhos. E assim foi até o final da vida, ocorrida após um acidente caseiro.

Ele sofreu uma queda acidental de uma altura de cerca de quatro metros quando fazia um reparo no ar condicionado instalado no sótão. Foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e admitido no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local.

Na admissão deu entrada em escala de *Glasgow de 3 e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral. A morte encefálica foi confirmada pelo Prof. Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante de sua mãe Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo.

Ainda não temos detalhes sobre o traslado para o Brasil. Informações sobre velório e sepultamento serão passadas assim que tudo estiver definido.

                Ele deixa três filhos: 
                João Augusto de 18 anos, 
                e as gêmeas Marina e Sophia de 15 anos.

                Atendendo a uma vontade dele, a família autorizou a doação de todos os órgãos.

                Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela. Sua partida nos deixa sem chão, mas reforça nossa certeza de que ele viveu plenamente. Fica a saudade, ficam as lembranças - que são muitas - e a certeza que Deus recebe agora um filho querido, e o céu ganha uma estrela que emana luz e paz.

Familiares e funcionários

São Paulo, 22 de Novembro de 2019.


* Escala Glasgow de 3 - usada para medir a consciência e a evolução das lesões cerebrais em um paciente".







                Com Informações de: G1.

ASA NORTE-DF - Professor que pediu redação sobre 'sexo oral e anal' também desenhou posição sexual no quadro

Mãe de aluno entregou imagem à Polícia Civil. Professor afirma que 'não recebeu treinamento'; Secretaria de Educação diz que ele 'agiu por conta própria'.


                 O professor de 'Língua Portuguesa' afastado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal após usar expressões de sexo explícito durante aula também fez um desenho mostrando uma posição sexual para estudantes de 12 anos, em uma escola pública da Asa Norte-DF

                 Uma imagem foi entregue pela mãe de uma aluna à Polícia Civil, nesta Quarta-feira (191120).

                 A aula ocorreu no dia 13 de Novembro, no Centro de Ensino Fundamental - CEF 104, em Brasília-DF. O professor Wendel Santana, de 25 anos, trabalhava como temporário e dava aula para uma turma do 6º ano.

                 Ele pediu para os alunos escreverem uma redação sobre sexo oral e anal. Antes, promoveu um debate e escreveu no quadro as palavras usadas.

                 Além das expressões, Wendel fez uma ilustração da posição de sexo oral. O desenho mostra dois números que indicam a posição de duas pessoas em um ato sexual.


                 As fotos do quadro, entregues à polícia, foram feitas por uma das estudantes que "se sentiu incomodada com o conteúdo" e mostrou para a família. A Secretaria de Educação disse o professor "agiu por conta própria, sem consultar a ninguém".

                 Já Wendel Santana reconheceu que escreveu expressões de conotação sexual no quadro, mas explicou que "a ideia era mostrar a diferença entre maneiras formais e informais de falar sobre sexo".

O que diz o professor


                 O G1 tentou contato com o professor, nesta Quinta-feira (191121). No entanto, até a última atualização desta reportagem, ele não respondeu às mensagens e nem atendeu as ligações.

                 Na Segunda-feira (191118), ele disse que "não recebeu treinamento adequado". Segundo Wendel, não houve qualquer instrução por parte da escola e o que propôs foi um exercício de linguagem.

"A linguagem que eles trazem pra mim é uma linguagem totalmente informal. Foi isso que eu vi. O exercício que eu propus foi trazer essa informação de linguagem informal e adaptá-la para uma linguagem formal, que é a linguagem da educação de fato".

O que diz a Secretaria de Educação


                 A Secretaria de Educação informou ao G1 que o professor "agiu por conta própria, sem consultar ninguém"

                 De acordo com a pasta, Wendel deveria ter seguido o plano de aulas elaborado pelo educador titular da turma e que já tinha sido aprovado pela escola.

                 A secretaria afirma que o professor foi devidamente orientado pela coordenação pedagógica ao assumir a turma. No entanto, reconhece que não há um curso de formação para os professores temporários.

"Há substituições, por exemplo, de apenas um dia, o que inviabiliza cursos de formação. Todos, obrigatoriamente, fizeram cursos de licenciatura, sendo, portanto, legalmente habilitados a dar aula, além de ter orientadores pedagógicos disponíveis para acompanhá-los e solucionar suas dúvidas"
                 Diz a pasta.

A investigação

                 Wendel foi demitido na última Segunda-feira (191118). A conduta do educador é investigada pela 2ª Delegacia de Polícia, da Asa Norte, depois que o diretor da escola e pelo menos cinco famílias registraram queixa.

                 De acordo com o delegado Laércio Rossetto, por enquanto, a polícia ainda reúne as provas para analisar o caso. O Ministério Público do Distrito Federal - MPDFT também investiga a situação.

                 Segundo o MP, "o inquérito corre em sigilo para preservar o andamento das investigações e porque envolve menores de idade".

Pais revoltados


                 Após a divulgação do caso, pais de alunos do CEF 104 ficaram revoltados. A corretora de seguros Vanessa Damares, mãe de um dos estudantes, disse que não pode concordar com o conteúdo apresentado pelo professor em sala de aula.

"Primeiro que aquilo ali não é educação sexual. 
Eu acho que aquilo é pornografia, uma coisa vulgar coisa que criança nenhuma merece passar."

                 Adriana Sarino, que também é mãe de um aluno, afirmou que o filho não conhecia as expressões antes do educador apresentá-las em sala. 

"Fiquei perplexa porque o meu filho só tem 12 anos".

Professores temporários

                 O Distrito Federal tem mais de 26.000 professores efetivos. Quando eles se afastam para fazer cursos, entram de licença médica ou licença-prêmio, a Secretaria de Educação contrata professores temporários.

                 De acordo com a pasta, há 10.900 professores temporários na rede pública no momento. Eles ganham por hora-aula e tem contrato de, no máximo, um ano.

                 Entre as exigências para ser professor temporário, estão:

                 Ter mais de 18 anos;
                 Não ter condenação criminal;
                 Ser aprovado numa prova objetiva de conhecimentos básicos, complementares e específicos.

                 Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Lideranças criticam o garimpo em terras indígenas durante encontro na UnB

Etnia Mundukuru denunciou invasões e garimpo ilegal. Grupo protesta contra regularização da mineração em terra indígenas e exploração de recursos hídricos da Bacia do Rio Tapajós.


                      Lideranças do povo indígena Mundukuru se reuniram nesta Quinta-feira (191121), na Universidade de Brasília-DF - UnB, para debater sobre os projetos de regularização da mineração em terra indígenas e a exploração de recursos hídricos da Bacia do Rio Tapajós.

                      O grupo denunciou invasões e o garimpo ilegal. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBIO, a região do Tapajós é a que mais concentra garimpo ilegal em toda a Amazônia

"Em grande parte, o garimpo está dentro das terras Mundukuru"
                      Diz o instituto.


“Nós estamos aqui muito apavorados por causa dos garimpeiros que invadiram nosso território”
                      Afirmaram lideranças.

                      O projeto que as lideranças citam é a de regulamentação da mineração em terras indígenas que está sendo estudada pelo governo federal. O documento deve ser enviado para análise do Congresso Nacional.

                      Há cerca de 4.000 pedidos para a exploração do subsolo em 214 terras indígenas, incluindo três parques indígenas, o de Tumucumaque, entre Amapá e Pará; o de Araguaia, no Tocantins; e o de Aripuanã, em Mato Grosso. Ouro, ferro, cobre e alumínio estão entre os minerais mais requeridos para exploração.

                      Durante o encontro, as lideranças afirmaram que o garimpo ilegal está contaminando o Rio Tapajós e traz consequências para a população indígena. Eles trouxeram uma garrafa com água turva, que disseram ter sido coletada do rio.

"Essa água suja está trazendo morte, doença para o nosso povo, nossos peixes estão cheios de mercúrio"
                      Disse a líder Alessandra Mundukuru.

                      Segundo a líder Maria Leusa Monokuru, os indígenas pediram o cancelamento do licenciamento de mineração ao Ministério Público.

"Estamos aqui mostrando a nossa resistência, que a gente não vai deixar, vamos continuar resistindo contra a destruição do nosso território e da nossa natureza”
                      Afirmou.

Demarcação dos territórios indígenas


                      Além das críticas feitas ao projeto de mineração, os indígenas cobram a demarcação das terras indígenas.

                      De acordo com o Instituto Socioambiental - ISA, organização que lida com temas ligados a questões sociais e ambientais com foco central na defesa de bens e direitos sociais, atualmente no Brasil existem 722 terras indígenas, em diferentes fases do processo de demarcação:

                      486 homologadas pela presidência da República;
                      074 declaradas pelo Ministério da Justiça;
                      043 identificadas e aprovadas pela presidência da FUNAI;
                      119 em processo de identificação pela FUNAI.

                      A maior parte das terras indígenas estão nas regiões Norte e Centro-Oeste.

                      Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Escorpiões são encontrados em corredor do Senado Federal

Equipe de limpeza encontrou escorpiões perto da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania-CCJ, do gabinete de Lasier Martins e da liderança do PT. Casa diz que área onde animais estavam passa por obras e nega infestação.


                Escorpiões foram encontrados no subsolo da Ala Alexandre Costa, no Senado Federal, em Brasília-DF, nesta Quinta-feira (191121). 
                A equipe de limpeza encontrou três animais.

                Segundo a assessoria de imprensa do Senado, a área passa por obras. A Casa nega infestação e explica que nenhum escorpião estava no interior dos gabinetes ou Comissões).

                O corredor onde eles foram capturados dá acesso à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania - CCJ, ao gabinete do senador Lasier Martins (Podemos) e à liderança do Partido dos Trabalhadores (PT).

                O Senado Federal disse ainda que "a equipe de infraestrutura está adotando medidas para estabelecer barreiras físicas, nas áreas em obras"

                De acordo com a assessoria, foram adotadas medidas para uma dedetização "que elimine a eventual presença de outros insetos e baratas, que são potenciais alimentos dos escorpiões".

Nota do Senado Federal

"Não há infestação de escorpiões no Senado Federal
Foram recolhidos escorpiões em áreas diversas no subsolo da Ala Alexandre Costa, onde ocorrem obras de manutenção de elevadores. 
Nenhum animal foi encontrado no interior de gabinetes ou Comissões.

A equipe de infraestrutura do Senado está adotando medidas para estabelecer barreiras físicas, a melhor estratégia de controle, sobretudo nas áreas em obras. 

O controle químico de escorpiões por meio do uso de inseticidas em habitações humanas não é uma estratégia recomendável.

A preocupação com o uso de inseticida está evidenciada na publicação do Boletim Informativo da Vigilância Ambiental do Distrito Federal - 2018. A espécie em questão Escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) é a que possui maior dificuldade de controle.

Em outra frente, adotou-se medidas para dedetização da área de forma a eliminar eventual presença de insetos e baratas, potenciais alimentos dos escorpiões".

                Com Informações de: G1.

GOVERNADOR VALADARES-MG - Suspeito de usar rede social para difamar pessoas e disseminar cenas de sexo é preso

Segundo a Polícia Civil, material difamatório era divulgado em grupos. Homem foi preso em Governador Valadares, mas as vítimas eram de Araçuaí, Itinga e Coronel Murta.


                  Um homem de 42 anos foi preso durante a Operação Fake News realizada pela Polícia Civil nesta Quinta-feira (191121). Segundo as informações do delegado Geovane Klipel, ele é suspeito de criar grupos em uma rede social para difamar pessoas e disseminar vídeos e fotos de sexo e nudez. A prisão foi feita em Governador Valadares-MG, mas as vítimas eram de Araçuaí-MG, Itinga-MG e Coronel Murta-MG
                  Algumas delas são menores de idade.

                  Ainda de acordo com o responsável pela investigação, o homem usava chips cadastrados em nomes falsos ou de terceiros. Durante as buscas na casa dele foram encontrados diversos chips e um aparelho que, provavelmente, estava sendo usado para fazer as publicações nos grupos.


                  O investigado confessou para a Polícia Civil que criou os grupos e que era responsável por algumas postagens. Disse ainda que outras pessoas o ajudavam, fornecendo informações. A Polícia Civil irá atuar com o objetivo de verificar se outros envolvidos realmente participavam da ação criminosa.

                  O homem foi levado para o Presídio de Governador Valadares e poderá ser transferido para Araçuaí. Ele poderá responder por divulgação de cenas de sexo, crime inserido no Código Penal em 2018. 
                  Também poderá ser penalizado por difamação e exposição de fotos de adolescentes nuas.

                  Com Informações de: G1.

UBERLÂNDIA-MG - Policial rodoviário denunciado por corrupção é demitido; veja situação de outros envolvidos

Em 2017, quinze policiais foram presos durante Operação 'Domiciano' investigados por cobrança de propina em rodovias do Triângulo Mineiro. Reportagem procurou os advogados.


                 O Ministério da Justiça, de Uberlândia-MGpublicou, nesta Quarta-feira (191121), a demissão de um dos policiais rodoviários federais que foram presos em 2017 por corrupção. Além disso, cassou a aposentadoria de outro investigado e arquivou o caso de um terceiro policial que morreu.

                 Ao todo, 15 policiais foram presos durante a Operação “Domiciano”, feita pela Polícia Rodoviária Federal - PRF, com apoio da Polícia Federal - PF e Controladoria-Geral da União - CGU.

                 Na ocasião, todos foram investigados por solicitar propina dos usuários das rodovias que trafegavam de forma irregular.

                 Na época da operação, a reportagem mostrou imagens de alguns policiais fazendo testes de bafômetro neles mesmo com o objetivo de cumprir a meta de fiscalização. Também divulgou registros de câmeras colocadas em viaturas PRF, com autorização da Justiça, que mostravam agentes negociando valores.

                 Desde a prisão, foi aberto um processo administrativo e também processos criminais. Conforme apurado pela produção da TV Integração, alguns desses policiais já foram condenados e respondem em liberdade o processo em todas as instâncias, inclusive continuam recebendo salários.

Novas decisões

                 Conforme portaria assinada pelo ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, o policial Marco Antônio Domingues foi demitido por praticar atos de improbidade administrativa e de corrupção.

                 Ainda, foi arquivado o processo administrativo disciplinar instaurado contra Alexandre Mesquita Ciuffa em decorrência do falecimento durante o processo.

                 Já o policial Denis de Oliveira foi aposentado, contudo o ministro publicou a cassação da aposentadoria pelos mesmos crimes.

                 O advogado de Marco Antônio disse que não foi intimado da decisão e só vai se manifestar depois que tomar conhecimento do caso. 
                 A reportagem tenta contato com as defesas dos outros dois policiais.


Operação 'Domiciano'

                 A operação foi da Polícia Rodoviária Federal - PRF, com apoio da Polícia Federal - PF e Controladoria-Geral da União - CGU. As investigações começaram em 2016 depois que a Corregedoria da PRF em Brasília-DF recebeu a denúncia. Em seguida, foi instaurado um inquérito pela Delegacia Federal de Uberlândia.

                 De acordo com a Polícia Federal, os policiais investigados solicitavam propina dos usuários das rodovias que trafegavam de forma irregular, deixando de aplicar multas. Enquanto isso, empresários dos ramos de seguros, guincho e pátio eram beneficiados no esquema ao obter vantagens na relação com os policiais acusados, ao serem priorizados para atendimento de acidentes e ocorrências, com o objetivo de ter lucro fácil.

                 Além de solicitarem propina para não lavrar autos de infração a motoristas que eram flagrados em situação ilegal, era comum também que os agentes fizessem "vista grossa" para o transporte irregular de maquinário agrícola que, por suas dimensões, não poderiam trafegar na rodovia, e, em alguns casos, chegavam até a fazer a escolta dessas máquinas, com utilização de intermediários, guincheiros que também faziam parte do esquema.

                 Outro crime apurado pelos investigadores foi o da inserção de informações falsas nos sistemas da PRF. Alguns policiais, com a intenção de ludibriar a administração da Delegacia da PRF em Uberlândia, realizavam testes de bafômetro em si mesmos e lançavam as informações como se tivessem efetuado os testes nos condutores abordados.

                 O objetivo era cumprir as metas de fiscalização de trânsito estabelecidas pela gestão e ganhar a pontuação correspondente na Avaliação de Desempenho Individual - ADI, o que, entre outras vantagens, os favorecia na escolha do período de férias, na progressão funcional e escolha de escala de trabalho.

                 Para não despertar suspeitas, os acusados se preocupavam com a marcação de testes do equipamento de bafômetro e também com a quantidade de boquilhas utilizadas, fazendo uso de uma para cada teste. 

                 Ou seja, além do gasto de material com fim diverso do pretendido quando da compra pela administração pública, também deixavam de executar as fiscalizações que efetivamente deveriam ser realizadas ao longo das rodovias.

                 Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Homem é preso com arma dentro de carro, no Bairro Canaã

Segundo a PM, ele foi preso após ameaçar homem usando arma e atirar em rua do Bairro Canaã. A embriaguez foi constatada pelo etilômetro.


                Um homem foi preso com um revólver dentro de um carro no Bairro Canaã, em Unaí-MG, nesta Quinta-feira (191121). Segundo as informações da Polícia Militar, ele era inabilitado e dirigia sob efeito de álcool. 
                A embriaguez foi constatada pelo etilômetro.

                A PM informou que durante a manhã, o homem esteve no Bairro Divineia, onde ameaçou um rapaz usando a arma. Ele chegou no automóvel, desceu e colocou o revólver no rosto da vítima. 
                Em seguida, foi embora.

                Horas depois, a PM recebeu informações de que ele estaria no Bairro Canaã e teria disparado para o alto na Rua João Pataca. Militares ouviram pelo rádio que o homem estava fugindo de carro e conseguiram fazer a abordagem dele.

                O revólver foi encontrado dentro do automóvel, com uma munição deflagrada e uma picotada. Um facão com a lâmina de 46 centímetros também foi apreendido.

                Ao ser questionado, o homem disse que tinha ido até o local para retomar uma bicicleta dele que estava com uma mulher. Sobre a primeira ocorrência, no Bairro Divineia, não deu informações.

                Ele foi levado para a delegacia, onde passou pelo teste do bafômetro. Como o veículo estava regular, foi liberado para familiares.

                Com Informações de: G1.

UBERLÂNDIA-MG - Ex-vereador e ex-secretário de Trânsito comentam oitivas da Operação 'Poderoso Chefão'

Alexandre Andrade e Willian Alvorada falaram ao MG1 sobre as investigações do Ministério Público Estadual. Desde que o escândalo estourou na cidade, três parlamentares foram presos e afastados; relembre repercussão e as operações.


                 O ex-secretário de Trânsito e Transporte de Uberlândia-MG, Alexandre de Souza Andrade, e o ex-vereador Willian Alvorada, estiveram no Ministério Público Estadual - MPE na manhã desta Quinta-feira (191121). 
                 Eles participaram de oitivas referentes à Operação "Poderoso Chefão" e, antes de entrarem para serem ouvidos, falaram com a reportagem da TV Integração.

Oitivas

                 Além deles, atuais e ex-vereadores, ex-secretários e servidores, além de laranjas, estão na lista dos que têm prestado depoimento aos promotores. Os investigados que foram presos, também, seguem na lista das oitivas.

Alvorada e Andrade

                 Em entrevista ao MG1, Willian Alvorada disse que em oito anos de mandato teria usado a empresa citada no processo poucas vezes, mas que desconhece que ela seja de fachada.

"Tomei conhecimento disso agora pela imprensa e pelo Ministério Público. Eu não tinha esse entendimento. Fui citado porque fiz três serviços nessa gráfica sem saber que era tudo que estão dizendo. Está tudo registrado no portal da transparência da Casa"
                 Afirmou Alvorada.

                 A empresa a que ele se refere é alvo do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO, que apurou que a gráfica recebia aportes de verba indenizatória que voltavam, via laranjas, para vereadores envolvidos no esquema.

                 Além de Juliano Modesto e Alexandre Nogueira (que estão presos), Willian Alvorada e Ismar Prado (PMB) podem estar envolvidos. O GAECO, inclusive, solicitou documentos das verbas dos quatro na Câmara, na última semana.

Ex-secretário

                 Alexandre Andrade também falou com a reportagem na manhã desta Quinta-feira (191121). No caso dele, como ex-secretário de Trânsito, o tema foi sobre supostas participações em questões relacionadas à CPI das Vans, que também é investigada pelo MPE.

"A Secretaria não tinha envolvimento nenhum com o transporte escolar. Isso ficou claro no primeiro momento das investigações e vai ficar claro no segundo. Tem um grande jogo de interesse político nisso tudo e a gente acabou sendo vitima"
                 Afirmou.

Zago e Bretas

                 Na última Segunda-feira (191118), os vereadores Adriano Zago (MDB) e Michele Bretas (AVANTE) procuraram o MPE para serem ouvidos pelo promotor de Justiça Daniel Marotta no caso que envolve a CPI das Vans.

                 Segundo Adriano Zago e Michele Bretas, a decisão de procurar o MPE foi espontânea e teve como motivação o contexto das investigações realizadas pelo Grupo de Ação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO nas operações "Poderoso Chefão" e "Torre de Babel", que envolvem, dentre outros, um esquema de corrupção no transporte escolar do município.

                 O G1 conversou nesta Quarta-feira (191120) com Zago. Ele contou que o vereador Wilson Pinheiro (PP), que está em prisão domiciliar, contratou irregularmente um escritório de advocacia para acompanhar a Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI das Vans, da qual Zago e Bretas eram membros.

                 Conforme o vereador, os dois foram ao MPE justamente contestar a informação de Wilson Pinheiro de que todos os membros foram favoráveis à contratação da empresa à época.

“É bom deixar claro que fomos atrás do MP como testemunhas para esclarecimentos de forma espontânea. Quem não deve não teme. Tenho a documentação e provas de que renunciei, com isenção, à condição de membro e não concordei com o contrato, ao contrário do que foi dito”
                 Esclareceu.

                 A CPI foi criada em 2015 para investigar possíveis irregularidades no processo de licitação da empresa que fazia o transporte de alunos da cidade.                  A intenção era investigar possíveis crimes cometidos neste período.

Escândalo na Câmara

                 Recentemente, um esquema fraudulento de 2017, que envolvia transporte escolar em Uberlândia-MG, foi alvo de investigação em operações que terminaram na prisão dos vereadores Alexandre Nogueira (PSD) e Juliano Modesto (SD), além de Wilson Pinheiro (PP).

                 Os três tiveram mandatos suspensos pela Casa. A Câmara virou centro das atenções nas últimas semanas depois das prisões dos parlamentares. O vereador Walquir Amaral tomou posse no lugar de Juliano Modesto e o GAECO esteve na Casa para pegar documentos. 

Outros depoimentos

                 No dia 13 de Novembro, Wilson Pinheiro e o ex-prefeito Gilmar Machado (PT) foram ouvidos pelo promotor Daniel Marotta sobre as irregularidades verificadas no transporte escolar do Município, que resultaram nas operações "Kms de Vantagens" e "Poderoso Chefão".

                 Além dos citados acima na reportagem, o Ministério Público segue ouvindo outras pessoas envolvidas nas operações. Ainda não há informação de prazo para finalização desta parte das investigações.

Entenda a "Poderoso Chefão"

                 Segundo o Ministério Público de Minas Gerais - MPMG, a Operação “Poderoso Chefão” investiga uma organização criminosa que atua no desvio de recursos públicos vindos de contratos de prestação de serviço público municipal de transporte de alunos.

                 Entre os presos estão os vereadores Juliano Modesto (SD), que já estava no Presídio Professor Jacy de Assis, Wilson Pinheiro (PP) e Alexandre Nogueira (PSD). O ex-controlador Geral da Câmara de Uberlândia, Adeilson Barbosa Soares, também foi preso.

                 O GAECO apura crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro por dirigentes e empresas com ligação à Cooperativa dos Transportadores de Passageiros e Cargas - COOPASS e à ATP, prestadoras de serviço de transporte escolar à Prefeitura.

CPI

                 Segundo investigações, a quadrilha lavava dinheiro por meio de laranjas e diversas empresas que estavam em nomes de dirigentes da COOPASS e da ATP. O esquema contemplava falsificação de documentos e adulteração de quilometragem percorrida pelos veículos para que fosse feito o repasse dos valores superfaturados à ATP.

                 Em 2015, a Câmara de Uberlândia chegou a criar uma CPI para apurar as irregularidades constatadas. Na época, a CPI foi presidida pelo vereador Wilson Pinheiro (PP), e Alexandre Nogueira (PSD) era o presidente da Casa.

                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS