O prefeito José Gomes Branquinho reuniu a imprensa no fim da tarde desta Quinta-feira (190228), para anunciar que o município vai "lutar com todas as forças" para evitar que Unaí-MG perca a Administração Fazendária - AF e a Justiça Federal - JF.
A reação municipal visa neutralizar os efeitos dos rumores que já ganharam as ruas unaienses e provocam muita preocupação em Unaí e região.
O prefeito Branquinho afirmou que vai a Belo Horizonte-MG e Brasília-DF buscar a melhor solução para que Unaí não perca esses importantes órgãos.
"Vamos dar o grito de respeito a Unaí, de respeito ao Noroeste"
Desabafou.
Os rumores, que já ganharam as ruas, dão conta de que as unidades da Administração Fazendária de Unaí e de Paracatu-MG seriam transferidas para João Pinheiro-MG, porque aquela cidade possui um imóvel de propriedade do Estado e comporta toda a estrutura da AF.
Economia de aluguel por parte do Estado seria a causa da decisão do governo.
"Nós até entendemos que o Governo do Estado está chegando, fazendo ajustes para administrar. Até aí, tudo bem. Mas ele não pode penalizar os municípios, não pode sacrificar a região Noroeste"
Reagiu Branquinho.
Para o prefeito, a saída da AF implica perdas não só para os contabilistas e empresários de Unaí, mas para a maioria dos municípios da região.
"Imaginem os contabilistas de Unaí terem de ir a João Pinheiro para resolver as pendências. Agora, imaginem os de Buritis-MG - distante 350 km de João Pinheiro. Pior, imaginem os de Formoso-MG, 600 km de distância".
Ao lembrar que Unaí é cidade polo da região e várias demandas de outros municípios convergem para cá, Branquinho ressaltou que o município vai lutar com todas as forças para impedir a saída da AF.
"Já pedi suporte político em Belo Horizonte.
Vamos ao Governo de Minas para fazer uma explanação, mostrar a importância geográfica de Unaí, inclusive para os municípios vizinhos, para a manutenção da AF aqui".
Branquinho lembrou que a Prefeitura Municipal de Unaí já cede servidores para a Administração Fazendária do Estado e ressaltou que está fora de cogitação o município, também, pagar aluguel para mais este órgão estadual. O município já paga aluguel, cede servidores e mantém convênios com outros órgãos do Estado existentes em Unaí.
"A Prefeitura tem obrigações imensas. Não dá para atender mais obrigações do Governo do Estado", desabafou Branquinho, lembrando inclusive que o governo mineiro deixou de repassar cerca de R$ 5 milhões para Unaí do recurso devido pelo recolhimento de ICMS e IPVA em Janeiro. "Não tem prefeitura que aguenta isso"
Lamentou.
Justiça Federal
O rumor de saída da Justiça Federal de Unaí também ocasiona muita preocupação.
"E não se trata de levar para Paracatu. Segundo me disseram, pasmem vocês, a unidade iria para Uberlândia, a mais de 500 quilômetros de distância", diz Branquinho, com expressão de espanto. Ele disse aguardar informações "mais concretas".
A situação é particularmente decepcionante para o prefeito de Unaí, já que era então vice-prefeito de Antério Mânica, quando fizeram gestões para trazer a Justiça Federal para o município.
Reação
"Vamos dar o grito de respeito a Unaí.
Respeito ao Noroeste"
Exclamou o prefeito, ao ressaltar que, nos dois casos, haverá uma forte reação do poder público e da sociedade unaiense para evitar as saídas da Justiça Federal e da AF.
Com relação à Justiça Federal, um documento será subscrito pela Prefeitura, pela Câmara Municipal e pela Subseção da Ordem dos Advogados de Unaí. Em relação à Administração Fazendária do Estado, a subscrição do documento receberá assinatura da Associação dos Contabilistas e empresários.
Ao salientar que reconhece a obrigação institucional do prefeito de lutar para que os órgãos não deixem Unaí, Branquinho dispara:
"vamos buscar apoio em toda a sociedade civil organizada de Unaí: entidades de classe, associações, cooperativas, clubes de serviço, entidades sócio-assistenciais e de detentores de cargos eletivos, como prefeito, vice-prefeito e vereadores. Vamos buscar todas as forças para reverter esse quadro que tanto nos preocupa".
Com os documentos em mãos, o prefeito disse que vai até o Governo de Minas para explicar porque a AF deve permanecer em Unaí, mostrar as implicações disso não só para o município, mas para toda a região, e buscar a sensibilização do governo. Para isso, o prefeito disse já estar acionando as forças políticas que apoiam Unaí em Belo Horizonte.
O mesmo será feito com relação à Justiça Federal. As forças que dão apoio ao município no Congresso Nacional estão sendo acionadas. A intenção é que senadores e deputados que apoiam a Administração Municipal marquem uma audiência com o prefeito no Ministério da Justiça. Além de entregar o documento, Branquinho vai buscar a sensibilização das autoridades para garantir a manutenção da Justiça Federal no município.
Boa notícia
A boa notícia do dia diz respeito à elevação do Pelotão do Corpo de Bombeiros em Unai à condição de Companhia. Isso garante mais um oficial de comando, mais efetivos e mais equipamentos para a unidade.
A instalação da companhia está prevista para Junho.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.