PESQUISA NESTE SITE:

31 agosto 2019

DISTRITO FEDERAL - DETRAN testa 'drogômetro'; aparelho usa suor para identificar consumo de drogas

Resultado sai na hora. Motoristas não podem ser multados, pois equipamentos não estão homologados pelo CONTRAN.



                Os agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal - DETRAN-DF começaram a testar o "drogômetro" nesta semana. O aparelho usa o suor dos dedos para identificar se o motorista consumiu até 15 drogas diferentes, entre elas, cocaína, crack, ecstasy e maconha.

                O resultado é divulgado na hora, mas, como o "drogômetro" ainda não está homologado pelo Conselho Nacional de Trânsito - CONATRAN, os motoristas não podem ser multados.

                Mesmo assim, para o diretor de Policiamento e Fiscalização do DETRAN, Francisco Saraiva, este aparelho será fundamental na melhoria da segurança no trânsito.

"A pessoa que está sob efeito de substância tóxica vai fazer o etilômetro e não acusar nada. Com essa opção, agora ele vai ficar parado ali, porque também está sem as condições de segurança para dirigir"
                Afirmou Saraiva.


                Um levantamento do DETRAN mostrou que 48% das pessoas que morreram em acidentes de trânsito no ano passado no DF tinham consumido bebida alcoólica ou drogas.

                O estudo, que usou dados do Instituto Médico, revelou que mais de um terço das vítimas fatais tinham bebido. Outros 36%, usado drogas. E os 26% restantes tinham combinado os dois: álcool e drogas.

Testes pelo Brasil


                O aparelho, que testa o consumo de drogas a partir da impressão digital, já foi testado no Rio de Janeiro e em Curitiba-PR
                Nestes lugares, porém, o equipamento usava a saliva do motorista.

                No DF, bastará colocar o dedo em uma placa com o reagente. Depois, a placa é inserida em um scanner, que fará a leitura das informações.

                Em Dezembro, uma equipe de Porto Alegre-RS testou a eficácia dos "drogômetros". Três dos quatro aparelhos analisados tiveram bom resultado, mas não a ponto de determinar com 100% de certeza a presença de todas as substâncias.


                Os pesquisadores gaúchos recomendaram que a tecnologia seja usada pra ajudar policiais treinados a detectar sinais de intoxicação.

                Com Informações de: G1.

SOBRADINHO-DF - Aposentado é preso por estupro de 3 crianças

Vizinhos fizeram denúncia após desconfiar de choro de meninos. Acusado nega crimes.


                A Polícia Civil do Distrito Federal cumpriu nesta Quinta-feira (190829) um mandado de prisão contra um técnico de enfermagem aposentado. Ele é acusado de praticar estupro de vulnerável contra três meninos, de 2 a 8 anos, em Sobradinho-MG.

                Josemá Antônio de Souza, de 57 anos, nega os crimes. Ele está na carceragem do Departamento de Polícia Especializada - DPE, no Parque da Cidade, e será transferido para a Papuda.

                Segundo o delegado Láercio de Carvalho, a avó das vítimas deixava as crianças com Josemá antes de sair para trabalhar. O homem foi denunciado pelos vizinhos, que há cerca de um mês desconfiavam do choro das crianças quando a avó não estava.

"No último sábado, a delegacia recebeu uma denúncia de que os vizinhos iam se reunir para bater nele. No mesmo dia, ele se mudou às pressas para a FERCAL"
                Disse o delegado.

                A polícia, então, interrogou testemunhas, as crianças e o suspeito. Depois de indiciá-lo, pediu o mandado de prisão, concedido pela Justiça.

                A Polícia Civil informou que Josemá respondeu por outro estupro de vulnerável, em 2016, em Planaltina-MG. Ele também tem antecedentes criminais por abuso, denunciação caluniosa, lesão corporal, Lei Maria da Penha, crimes de trânsito, injúria e ameaça.

                Com Informações de: G1.

CORAÇÃO DE JESUS-MG - Prefeitura é investigada por fraude na compra de peças automotivas

Operação Lata Velha cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em lojas de autopeças em Montes Claros; em alguns casos, superfaturamento foi acima de 1.000%.


                    A prefeitura de Coração de Jesus-MG, no Norte de Minas, está sendo investigada por fraude na compra peças automotivas. Segundo as investigações, em alguns casos houve superfaturamento acima de 1.000% no fornecimento de peças.

                    A Operação Lata Velha foi realizada pela Receita Estadual, Ministério Público e Polícia Militar, na manhã desta Sexta-feira (190830), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em quatro lojas de autopeças e nas casas dos administradores dos comércios, em Montes Claros-MG.

                    Segundo a Receita, as investigações começaram a partir de um trabalho da Câmara Municipal que instalou comissão especial para investigar os gastos do município com a manutenção dos veículos da sua frota. Foi instaurado um procedimento investigatório criminal e a comissão constatou o superfaturamento, em alguns casos, superior a 1.000% no fornecimento de peças, em relação ao preço de mercado.

                    A Receita informou ainda que além de adquirir mercadorias com preços superfaturados, a prefeitura também comprou produtos que não foram entregues e peças usadas como se fossem novas.

"Nossa investigação chegou a identificar que na relação de vendas para a prefeitura existia a emissão de notas fiscais de baterias para um mesmo veículo em períodos menores que o prazo de garantia do produto, dado pelo fabricante”
                    Afirmou Gilmar Barbosa, Delegado Fiscal da Receita Estadual em Montes Claros.

                    Segundo a Receita, o objetivo da ação é reunir provas sobre esquema de sonegação fiscal e possíveis prejuízos causados por empresas do setor de autopeças, a partir da aquisição e venda de mercadorias sem documentação fiscal.

                    Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos documentos que serão analisados pela Receita e Ministério Público.

                    Por telefone, o prefeito de Coração de Jesus, Robson Adalberto, informou que a suposta sonegação foi feita na gestão passada. Ele disse ainda que a atual administração tomou providências cabíveis em 2018 junto ao Ministério Público na Comarca da cidade.

                    Com Informações de: G1.

JAÍBA-MG - Homem é preso com revólver embaixo do banco de carro

Ao ser abordado, ele disse que estava sendo ameaçado e usava a arma para se proteger. Revólver tinha cinco munições e foi apreendido pela Polícia Militar.


                Um homem foi preso depois que a Polícia Militar aprendeu um revólver embaixo do banco do carro dele. Ao ser abordado, disse que estava sendo ameaçado. A ocorrência foi registrada em Jaíba-MG nesta Quinta-feira (190829).

                A PM recebeu denúncias de que um homem estaria de carro e portava uma arma, ele estaria nas imediações de uma escola estadual. Um automóvel com as características informadas foi visto e os militares fizeram a abordagem do motorista, de 39 anos.

                Durante as buscas, os policiais encontraram um revólver com cinco munições embaixo do banco. Ao ser questionado o homem informou que estava sofreando ameaças e que usava a arma para se proteger. 
                O caso foi encaminhado para a Polícia Civil.

                Com Informações de: G1.

OLHOS D'ÁGUA-MG - Idoso é preso suspeito de atirar em vizinha durante discussão, em Olhos D’Água

Mulher contou que os dois discutiam por causa de uma instalação de rede de água e o homem atirou; ela foi atingida de raspão na perna esquerda.


                Um idoso de 79 anos foi preso suspeito de atirar na vizinha de 36 anos, em Olhos D’Água-MG na noite dessa Quinta-feira (190829). 
                A vítima contou à polícia que os dois discutiam por causa de uma instalação de rede de água, quando o homem sacou uma arma e atirou. 
                Ela disse ainda que já estava sendo ameaçada de morte por ele.

                A mulher foi atingida de raspão na perna esquerda e foi socorrida, e encaminhada ao hospital da cidade. Segundo a PM, o idoso foi preso dentro de casa e estava com a arma na cintura. Ele confessou o crime e disse que atirou porque ficou de ‘cabeça quente’ já que discutia com a vítima constantemente.

                A polícia apreendeu um revólver calibre 32 com quatro munições intactas e uma deflagrada. 
                O idoso foi encaminhado à delegacia.

                Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS