PESQUISA NESTE SITE:

12 junho 2020

MONTES CLAROS-MG - Saudável e com 30 anos, médica tem 50% do pulmão afetado por Covid-19

Inicialmente, Daniela Prates sentiu tosse seca, teve febre e perda de olfato. A médica precisou ser internada ao apresentar dificuldades para respirar. 'A doença evoluiu de uma maneira muito desfavorável e achei que poderia morrer.'

“Em cada notícia de óbito e de internação, acredito que todos nós da linha de frente não deixamos de pensar: 'quando será a minha vez?'”
                  A preocupação da médica Daniela Prates com a Covid-19 se tornou realidade quando ela foi infectada pela doença.
                  Natural de Montes Claros-MG, a médica trabalha há três anos em São Paulo.

“Eu não tenho comorbidades e sou uma paciente considerada jovem, tenho 30 anos, mas a doença evoluiu de uma maneira muito desfavorável e achei que poderia morrer.”

                  Os primeiros sintomas que Daniela apresentou foram tosse seca, febre e perda de olfato. Em seguida, veio a dificuldade para respirar. Com cinco dias, 50% do pulmão dela apresentava comprometimento.

“Sentia falta de ar para tomar banho, ao levantar, ao trocar de roupa”
                  Diz.

                  A suspeita dela é que a contaminação tenha ocorrido no último plantão, já que outro colega que também estava atendendo nesse dia apresentou sintomas da Covid-19 no mesmo período que ela.

“Perdemos uma colega para a Covid-19 no dia que eu adoeci. Os óbitos que tivemos foram marcantes, pois a sensação de impotência diante da agressividade do vírus é grande, principalmente os óbitos de colegas e equipe de enfermagem que se contaminaram trabalhando”
                  Lamenta.

                  Por conta do agravamento do quadro clínico, relacionado principalmente à respiração, Daniela ficou internada por cinco dias.

“Eu cheguei no pronto socorro saturando 92%. Depois da internação a saturação chegou a cair ainda mais, cheguei em 85%, mesmo com o oxigênio suplementar”
                  Relata.

                  A médica explica que saturação é a quantidade de oxigênio mínima que os seres humanos precisam para sobreviver.

“Normalmente, o mínimo seria 92% para nossos órgãos funcionarem corretamente. Tive muito medo de morrer principalmente por saber que não estava evoluindo favoravelmente. Quando via que minha saturação estava muito baixa, achava que não iria me recuperar, que o vírus ia evoluir da maneira mais agressiva”
                  Relembra.

                  Daniela Prates está em casa e continua cumprindo a quarentena. Ela reforça as orientações das autoridades de saúde e pede para que as pessoas respeitem o isolamento social.

“A gente não sabe muito sobre a doença, não sabe como vai evoluir. Não é uma doença de idosos, é uma doença que pode agir de maneira diferente em cada um”
                  Destaca.

                  Assim que estiver recuperada, a médica pretende continuar contribuindo para o tratamento dos pacientes e com os colegas que estão na luta contra o coronavírus.

“Agora eu me sinto no dever trabalhar mais para ajudar os pacientes e de preferência poupar os colegas que ainda estão negativos.”

                  Com Informações de: G1.

UNIVERSAL - Titã, lua de Saturno, está se afastando rapidamente do planeta


                A lua de Saturno está se afastando rapidamente do planeta, o que é até normal, já que isso também acontece com um distanciamento cada vez maior entre os planetas e o Sol e outras luas e seus planetas. Aliás, quando essa análise é feita em escalas cósmicas, tudo está de pernas para o ar e mudando muito rapidamente.

                Astrônomos descobriram recentemente algo surpreendente: Titã está se afastando de Saturno em uma velocidade 100 vez mais rápida do que o esperado. Assim, provavelmente a sua formação aconteceu muito mais próxima do planeta, junto com o surgimento do Sistema Solar, há 4.500.000.000 de anos e então passou a migrar, chegando numa distância de 1.200.000 de quilômetros.

                A partir disso, os pesquisadores acreditam que existem algumas lacunas quanto a aceleração das marés nas proximidades de Saturno. A lua de Saturno está se afastando rapidamente do planeta e isso sugere ainda que a formação e evolução dos anéis aconteceu de uma forma diferente do que a imaginada.

“A maioria dos trabalhos anteriores previu que luas como a lua de Titã ou Calisto, de Júpiter, foram formadas a uma distância orbital semelhante onde as vemos agora”
                Explicou o astrofísico teórico Jim Fuller, do Instituto de Tecnologia da Califórnia-EUA.

Titã está se afastando rapidamente de Saturno

                A aceleração das marés é algo conhecido como atrito das marés. Aliás, isso pode ser observado claramente na Terra. Conforme a Lua se move ao redor de nosso planeta, sua atração gravitacional faz com que os oceanos se deformem e inchem. Por isso que as águas costumam subir nestes períodos.


                A constante deformação e relaxamento gera calor e atrito na Terra, funcionando como um gigante freio na rotação do planeta. Além disso, faz distorcer o campo gravitacional da Terra, que dá um puxão adicional no próprio satélite, acelerando sua órbita. 
                Dessa maneira, a cada ano a Lua fica 3,82 centímetros mais longe de nós.

                Um efeito semelhante acontece entre Saturno e Titã, mas os cientistas não acreditavam ser tão forte. Acontece que Saturno é gasoso, uma composição que possivelmente gera menos atrito do que os oceanos e rochas da Terra. Dessa maneira, as teorias padrões apontam que a lua deveria se afastar 0,1 centímetro por ano.

                Mas, duas técnicas independentes avaliaram e indicaram que Titã está ficando mais longe 11 centímetros a cada ano. Para isso, elas se basearam em medições históricas feitas desde 1886 e na missão Cassini, que mediu a posição de Titã em relação às estrelas de fundo.

                A Cassini teve 10 encontros próximos com Titã entre 2006 e 2016, fornecendo medições precisas quanto as mudanças na velocidade da Cassini devido à gravidade de Titã. Assim, os dados combinados apresentaram resultados surpreendentes.

                Possivelmente os dados de Juno possam revelar uma taxa de migração semelhante para as luas de Júpiter. O que poderia validar ainda mais a teoria conhecida como bloqueio de ressonância, algo visto em estrelas binárias. Aliás, ele acontece quando a força gravitacional aperta o planeta e força a oscilar.

                O artigo foi publicado pela Nature Astronomy, acesse para conferir. Informações do Science Alert.

                Com Informações de: SoCientífica.

SÃO PAULO - Estudo mostra efeitos de possível rompimento de barragem de Itupararanga


                 Quem é de Sorocaba em SÃO PAULO, provavelmente já ouviu alguém mais velho contar o intrigante causo com desfecho hipotético: se a barragem da represa de Itupararanga se rompesse, as águas alcançariam a torre da Catedral Metropolitana de Sorocaba-SP, situada no Centro da cidade.

                 De geração em geração, essa história transmitida oralmente desde que a barragem da usina hidrelétrica começou a ser construída em 1911 pela São Paulo Light and Power Co. vem despertando curiosidades, dúvidas e apreensão dos sorocabanos. O engenheiro civil Nilson Garcia Nunes, de 38 anos, também cresceu intrigado com essa narrativa e decidiu se debruçar sobre o assunto em seu trabalho de conclusão de curso defendido no final de 2019 pela Universidade de Sorocaba - UNISO.

                 No estudo sobre possível rompimento do paredão da Represa de Itupararanga, Nunes constata que a narrativa é falsa. Conforme a análise desenvolvida no âmbito acadêmico, a Catedral estaria a salvo, a 450 metros das águas, que atingiriam a Praça do Canhão

“O ponto mais próximo da mancha de inundação em relação a Catedral estaria em 340 metros da Catedral”
                 Afirma Nunes

                 O ponto mencionado corresponde mais precisamente à área da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Sorocaba, na Rua 15 de Novembro.

                 Para refutar a lenda fundamentado pela ciência, o pesquisador precisou percorrer um árduo caminho de dez meses ao final do curso de Engenharia Civil, avançando em estudos de outras áreas de conhecimento como hidrologia, a vazão d’água, e análises de geoprocessamento. Ao mesmo tempo se debruçou sobre a história da Represa de Itupararanga, cujo nome em tupi significa “O barulho das águas”, e teve como responsável o engenheiro inglês Frank Robotton, que comandou uma equipe de 2.000 trabalhadores e começou a operar em 1914.


                 Como apêndice da monografia, Nunes produziu uma animação, gerada por programas computacionais, que simula a trajetória percorrida pelos mais de 300.000.000m³ de metros cúbicos de água, na qual é possível verificar a mancha de inundação que atravessaria a cidade em caso de rompimento da barragem.

                 A simulação, feita no “pior cenário possível”, mostra um rompimento por galgamento, como é chamado o fenômeno quando as águas transbordam e causam fadiga na estrutura de concreto da represa. 

                 Segundo o engenheiro, a mancha de inundação levaria uma hora até atingir a área urbana de Votorantim-SP. Vinte e dois minutos depois, invadiria Sorocaba-SP, no Trevo da Vida, a uma altura de 17 metros, o equivalente a um prédio de seis andares. Em seguida, na Praça Lions, as águas chegariam a 18 metros.

                 Seguindo para o noroeste, conforme o curso do Rio Sorocaba, a mancha chegaria ao Parque das Águas depois de duas horas após do rompimento. O Bairro Vitória Régia seria atingido pelas águas depois de três horas e o Parque São Bento quatro horas após o incidente. Depois de um hiato de aproximadamente sete horas e meia, as águas atravessariam toda cidade, até chegar ao Distrito de George Oeterer, em Iperó-SP.

Baixo risco

                 O engenheiro detalha que a animação foi produzida com o auxílio de um software disponibilizado pelo Corpo de Engenharia do Exército Americano e imagens aéreas, de satélite, geradas a partir do Google Earth Pro

                 Nunes ressalta que, apesar de todo o grau de realismo da simulação, os parâmetros do software foram pautados em todas as variáveis capazes de se aproximar ao máximo das condições reais, o vídeo é mera ilustração hipotética, já que, segundo ele, o nível de segurança da barragem da Represa de Itupararanga é considerado muito alto pelas autoridades competentes.

“A finalidade deste estudo é estritamente acadêmico, sem fins de objeto de denúncia, alarmismo, sensacionalismo ou histeria. A barragem é classificada como muito segura e com risco muito baixo”
                 Enfatiza. 

                 Com intuito de tranquilizar as pessoas que vivem nas áreas supostamente atingidas pela mancha de inundação, Nunes acrescenta: 

“Eu compraria seguramente uma casa na área que está dentro da mancha de inundação”
                 Garante.

                 Segundo o pesquisador, a classificação de “baixo risco” dada à Itupararanga é estabelecida conforme lei federal, que categoriza os riscos das barragens levando em conta uma série de critérios técnicos como altura do barramento, material de construção, deformações e recalques. 
                 A fiscalização é feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.

                 Nilson Nunes comenta que, apesar do baixo risco de rompimento da barragem, o dano potencial associado ao eventual incidente é classificado como alto, em função do grande adensamento populacional existente no caminho. 

“Analisando a mancha de inundação, a pesquisa estima que mais de 36 mil pessoas seriam atingidas, sendo 2.613 pessoas em Votorantim e 36.590 pessoas em Sorocaba”
                 Comenta.

                 Diante desse cenário, o engenheiro decidiu criar um sistema de alerta que está em fase de desenvolvimento. Trata-se de um aplicativo para telefone celular, no qual o usuário poderá verificar as áreas supostamente atingidas, e que deve ser lançado até o final deste ano. 

“É responsabilidade social. Eu não poderia divulgar essa mancha de inundação sem propor uma solução”
                 Conclui o engenheiro. 
                 (Felipe Shikama).

VÍDEO - SIMULAÇÃO - Rompimento hipotético da Barragem de Itupararanga em Sorocaba-SP.


                 Com Informações de: Jornal Cruzeiro.

UNIVERSAL - As quatro principais descobertas da Sonda Curiosity sobre o planeta Marte

As quatro principais descobertas da Curiosity sobre Marte Últimas evidências alimentam discussão sobre possibilidade de existir vida no planeta vermelho.


               Em operação desde 2012, o Curiosity é uma sonda ou veículo robotizado desenvolvido pela Agência Espacial Norte-Americana - NASA para obter dados para uma futura missão tripulada a Marte. Para tanto, ele investiga as condições de habitabilidade, como composição do ar, temperatura, ventos, tipo de solo etc., e informa sobre a possibilidade de existência de vida no planeta vermelho.

              A reportagem Curiosity Encontra Nitrogênio Essencial à Vida em Marte (VEJA Edição Digital, 25 de Março de 2015) relata a descoberta recente de nitrogênio na superfície marciana. Enio Frota da Silveira, professor do Departamento de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, lembra que o robô já havia encontrado água, moléculas orgânicas (como o metano) e nitratos - elementos úteis para os seres vivos. Entretanto, não foram registrados indícios de vida, presente ou passada. 

"É importante destacar, na discussão com os alunos que, apesar dos avanços no que sabemos sobre o planeta vermelho, até o momento estamos sós no Sistema Solar. Só a Terra oferece as condições para a existência e é bom que cuidemos de não perdê-las"
               Afirma.

               Conheça abaixo quatro descobertas recentes e aproveite para abordar a importância de missões como as da Curiosity com os alunos do Ensino Médio nas aulas de Química.
1
Cristais de água sugerem condições favoráveis à vida

               Análises das rochas da cratera Gale apontaram para a existência de cristais de água misturados aos minerais. Segundo relatório da School of Science at Rensselaer Polytechnic Institute, dos Estados Unidos, cerca de 2% da superfície do planeta seria formada por água - o que reforça a hipótese de que, no passado, houvesse o líquido em maior abundância. 

               A descoberta é importante, pois a vida, tal qual a conhecemos e podemos imaginar, necessita desse elemento. Seja um humano, um vegetal ou uma bactéria, todos precisam de água para suas funções biológicas.

2
Há nitrogênio, um elemento essencial à alimentação

               Em análise de amostras do solo dos sítios Cumberland e John Klein (onde a Curiosity posou para a selfie acima), foram encontrados nitratos, que são fontes de nitrogênio - componente do DNA e, assim, um dos elementos necessários na alimentação dos seres vivos. E embora seja abundante em atmosferas de alguns planetas e satélites, o gás N2 é extremamente estável e não se presta à alimentação. 

               Para tal, ele tem de ser buscado na forma de outros compostos, como os nitratos. Por isso, a descoberta na superfície de Marte é uma boa noticia para uma possível agricultura naquele planeta.


3
O planeta abriga moléculas orgânicas

               Moléculas orgânicas mais complexas podem se degradar e se transformar em metano, que é mais simples. Por isso, fontes de metano são boas pistas da existência de vida no presente ou no passado. 

               No entanto, a substância encontrada pela Curiosity no Monte Sharp (na foto acima) não vem necessariamente de biomoléculas. O metano também pode ser obtido por outros meios, como a partir da reação química entre dióxido de carbono e água (CO2 + H2O).

4
A radiação na superfície é alta

               A exposição à radiação, medida em Sieverts (Sv), aumenta o risco de câncer. Por meio de seu Detector de Avaliação de Radiação - RAD, (na sigla em inglês), A Curiosity captou uma média de 1,8 miliSv por dia em sua viagem a Marte. Isso corresponde a quase metade da radiação da Terra ao longo de um ano inteiro, que é de 4 miliSv. Ou seja, uma expedição humana a Marte seria pouco viável atualmente. 

               Para isso, a NASA teria de melhorar a eficácia de seus escudos antirradiação. 
Foto abaixo:, Detector de radiação da Curiosity. 
               Crédito: Divulgação-NASA.


               Consultoria: Enio Frota da Silveira, professor do Departamento de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio e do Departamento Educativo da NASA.

               Com Informações de: Nova Escola.

BURITIS-MG - Justiça bloqueia R$139.000,00 em bens de prefeito, secretária de educação e servidora


               O Ministério Público de Minas Gerais - MPMG moveu uma ação civil pública de improbidade administrativa contra o prefeito de Buritis-MG Dr. Keny Soares, a secretária municipal de educação Marina Campos Valadares, e a servidora da saúde Daniella Valadares, filha de Marina.
               A ocorrência foi na Terça-feira (200609).

               Segundo o MPMG, foram apuradas irregularidades na contratação temporária da enfermeira filha da secretária de educação, para atuar no quadro de servidores da saúde do município. Entre 2018 e 2019 a Prefeitura exonerou e contratou Daniella em um curto período, sendo que, na recontratação, o salário foi reajustado de R$2.880,00 para R$4.800,00.

               Daniella estava atuando em Vila Boa-GO, porém, sua remuneração era feita pela Prefeitura de Buritis, com contrato até 31 de Dezembro de 2020. De acordo com Ministério Público, o município passou a suportar um aumento excessivo de gastos que, somados até o momento, totalizam R$59.938,35.

               Conforme a decisão do juiz da Comarca de Buritis-MG, Hugo Silva Oliveira, foi decretada a indisponibilidade dos bens dos três réus no montante de R$139.856,15 para cada um deles, em razão dos danos supostamente causados ao erário e multa civil a ser aplicada individualmente.

               A Justiça também determinou a suspensão do decreto de 22 de Dezembro de 2019, que prorrogou até 31 de Dezembro deste ano o contrato com Daniella, e deu prazo de 30 dias para que a prefeitura de Buritis organize e promova processo seletivo simplificado para contratação de outra enfermeira.

               O MP destacou que “tal situação possui enquadramento, por analogia, ao que estabelece a Súmula Vinculante n. 13/STF: A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.

Grau de Parentesco

               Na decisão, o magistrado destaca ainda que não houve nomeação de Daniella pelo Prefeito Keny Soares para cargo em comissão ou de confiança, ou ainda, para função gratificada. Todavia, houve a solicitação da cessão de Daniella com ônus para Buritis, enviada por Keny à Prefeitura de Vila Boa-GO, sendo a cessão concretizada por decreto do prefeito Keny.

               Segundo a Justiça, o objetivo da decisão é impedir que o grau de parentesco promova influências nas admissões de pessoal em cargos cujo preenchimento esteja desvinculado da observância de concurso público ou outro processo seletivo.

               Os envolvidos tem 15 dias a contar do recebimento da intimação para apresentar manifestação de defesa por escrito.

               Com Informações de: Mais Buritis.

UNAÍ-MG - Casos considerados curados bate record, 140 Casos


                O Boletim Pandemiológico desta Sexta-feira (200612) tem dados inéditos: 140 Casos foram considerados curados em Unaí-MG. Porém, 17 novos Casos fizeram testes e foram Positivos. Isso quer dizer que dos atuais 257 casos positivos, apenas 37 Casos ainda permanecem, sendo que os demais venceram a doença e estão curados.

                Confira os Novos Casos registrados nas últimas 48:00 horas (Na data de ontem não foi divulgado o Boletim Pandemiológico, devido o feriado).

Dados das últimas 48:00 horas

                63 novos Casos Suspeitos,                04 novos Casos Descartados,
                17 novos Casos Positivos,
                140 novos Casos Curados.

                Para demais casos, segue sem alterações.
                Com estes dados inseridos no Boletim Pandemiológico, desta Sexta-feira (200612), temos o seguinte resultado expresso abaixo:


                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

BELO HORIZONTE-MG - Lojista pagará 50% de aluguel enquanto shopping estiver fechado

Após reabertura, deverá quitar o que não foi pago durante fechamento.


                 De um lado, uma empresa de turismo impedida de exercer suas atividades, em razão da pandemia de Covid-19, com a consequente queda no faturamento e dificuldade de arcar com o aluguel de sua loja. De outro, um shopping center que está sofrendo os mesmos problemas de ordem financeira, e que possui compromissos atrelados à arrecadação de aluguéis.

                 Diante do impasse, o juiz da 32ª Vara Cível de Belo horizonte-MG, Fausto Bawden de Castro Silva, deferiu em parte o pedido liminar da Belvitur Viagens e Turismo, determinando a suspensão de 50% do aluguel pago à Multiplan Empreendimentos Imobiliários, durante o período de suspensão do funcionamento do centro de compras. Após a reabertura, a Belvitur deverá quitar o valor que deixou de ser pago durante todo o período de fechamento.

"Realmente, a autora, por motivos que lhe são imprevisíveis e de ordem pública impositiva, encontra-se atualmente impedida de exercer sua atividade e teve queda em seu faturamento. Por outro lado, a requerida, ainda que seja empresa de grande porte, ao certo também terá prejuízos no caso de não recebimento dos aluguéis"
                 Analisou o magistrado.

                 Para o juiz, conceder à Belvitur a suspensão total do pagamento dos aluguéis seria o mesmo que transferir para a Multiplan o problema gerado pelo novo coronavírus, o que não é justo principalmente porque não foi ela que deu causa ao fechamento das lojas.

                 Em relação ao pedido de isenção e/ou suspensão da exigibilidade da taxa de Fundo de Promoções e Propaganda - FPP, o juiz disse não ser possível uma definição nessa fase processual, por desconhecer os compromissos já assumidos pelo centro comercial em contratos firmados com terceiros.

                 Relativamente ao pedido de cobrança do condomínio proporcionalmente aos dias de fechamento, o juiz entende que essa taxa "deve refletir o rateio das despesas de manutenção das áreas comuns do shopping", e para calcular a taxa é necessário conhecer os valores relacionados aos compromissos já assumidos, aos empregados contratados, à aquisição de materiais. Não há, portanto, elementos suficientes para embasar decisão que possibilite a redução desse pagamento, em razão do não funcionamento do centro comercial.

                 Também nessa fase processual, o juiz não vislumbrou a possibilidade de estabelecer um novo aluguel a título de revisional de aluguel.

                 Com Informações de
TJMG - BELO HORIZONTE-MG.

MONTES CLAROS-MG - Jovem morre e três pessoas ficam feridas em acidente na MG-122

Carros bateram de frente. Condutor de um dos veículos morreu na hora e ficou preso às ferragens, tendo o corpo desencarcerado pelo Corpo de Bombeiros.


               Uma pessoa morreu e três ficaram feridas em um acidente na MG-122, em Montes Claros-MG. Segundo o Corpo de Bombeiros, dois carros bateram de frente e o condutor de um dos veículos, um jovem de 24 anos, teve o corpo preso às ferragens.
               O acidente foi na noite desta Quinta-feira (200611).

               Ainda de acordo com o órgão, o jovem estava sozinho no automóvel e morreu na hora. Equipe dos bombeiros fizeram o desencarceramento da vítima e liberaram o corpo para a Perícia da Polícia Civil.

               No outro carro havia três pessoas, sendo duas mulheres e um homem, com idades entre 35 a 42 anos. Eles tiveram ferimentos diversos e foram socorridos e encaminhados para hospital de Capitão Enéas-MG e Montes Claros.

               A condutora do carro contou que foi surpreendida pelo outro veículo que tentava uma ultrapassagem, não conseguindo evitar a colisão.

               Após trabalho da perícia, o corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Montes Claros.

               Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Marido e filhos deixam rosas onde motociclista morreu atingida por linha chilena

Andreia de Oliveira andava de moto por avenida da cidade e levava o filho de 11 anos na garupa. Ela teve lesão profunda no pescoço e faleceu no local. Linhas cortantes são proibidas por lei e denúncias podem ser feitas para a Polícia Militar pelo 190.


               O marido, os dois filhos e amigos prestaram homenagem a Andreia Borges de Oliveira, de 46 anos, que morreu ao ser atingida por uma linha chilena em Montes Claros-MG
               Nesta Quinta-feira (200611), eles deixaram rosas no lugar onde o fato ocorreu. O uso desse tipo de material é proibido por lei.

               Vestindo blusas com uma foto de Andreia junto com a família, o grupo fez uma manifestação e cobrou por justiça. Um irmão contou ao G1 que a moto usada por ela tinha sido comprada há oito dias. A intenção era usar o veículo para entregar os geladinhos gourmet que a dona fabricava para ajudar na renda da família.

“Não podemos perder mais ninguém, isso é um absurdo. Eu estou sofrendo, minha família está sofrendo, não podemos perder mais ninguém”
               Lamentou Carlos Alberto Alves Matos, marido de Andreia.


               A Polícia Militar orienta que quem presenciar alguém fazendo o uso de linhas cortantes deve fazer denúncias pelo 190, o anonimato é garantido. E destaca que os motociclistas podem fazer uso de antenas de proteção.

               O grupo iniciou a concentração de frente ao Parque Sagarana, no Bairro Jardim São Luiz, e seguiu de bicicletas e motocicletas até o local do acidente, na Avenida Vicente Guimarães
               A Polícia Militar acompanhou o percurso.

               No trecho onde Andreia morreu, os familiares e amigos fizeram orações, depositaram as rosas no chão e pediram o envolvimento da sociedade para tornar mais rígida a venda e o uso de linhas cortantes, que já são proibidas por lei.

“É um sofrimento muito, muito grande. Só estando aqui para saber o que é o sofrimento, pra um pai de família, perder sua esposa tão querida, esposa boa, honesta, uma pessoa que gostava de todo mundo. Eu não quero que isso aconteça com ninguém”
               Desabafou o marido.


               Em Minas Gerais, a Lei 23.515 de 2019 proíbe a venda e uso de linhas cortantes e prevê aplicação de multa de mil unidades fiscais. 
               Em caso de reincidência o valor é multiplicado por 50. O infrator está sujeito a responsabilidades civil e penal cabíveis. 

               Quando a linha apreendida estiver em poder de criança ou adolescente, os pais ou responsáveis legais serão notificados e o caso será comunicado ao Conselho Tutelar.

Entenda o caso

               A dona de casa Andreia de Oliveira morreu na noite da última Segunda-feira (200608) quando andava de moto com o filho de 11 anos na garupa. Ela foi atingida por uma linha chilena no pescoço, teve um corte profundo e morreu no local. 
               O menino não se feriu.

               Uma testemunha disse à Polícia Militar que viu algumas pessoas soltando pipa no local onde a mulher morreu. Um carro arrastou a linha e a vítima, que estava atrás de moto, foi atingida.

“Ela saiu para dar uma volta para mostrar a avenida nova para o filho e aconteceu essa tragédia”
               Lamentou o irmão de Andreia, Rogério Borges de Oliveira.

               Com Informações de: G1.

URUCUIA-MG - Polícia Militar apreende adolescente envolvido em tentativa de homicídio em 2019 e apreende arma de fogo artesanal

 
               Os policiais militares durante patrulhamento avistaram um adolescente de 16 anos transitando a pé pela Avenida Juscelino Kubitschek, Bairro Riachinho, em Urucuia-MG, e ao notar a presença policial demonstrou nervosismo. 
               A apreensão ocorreu nesta Sexta-feira (200612).

               Ele foi o abordado e submetido à busca pessoal e localizado em sua mochila uma arma de fogo de fabricação artesanal, tipo poveira carregada e pronta para disparar.

               Os militares desmuniciaram a arma de fogo, para evitar um disparo acidental. O adolescente relatou que fabricou a arma, pois estaria sendo ameaçado de morte por seu desafeto, um rapaz de 29 anos. O adolescente esta envolvido na tentativa de homicídio contra esse rapaz, ocorrido em 17 de Novembro de 2019 em um bar, no Bairro Lisboa Cavalcanti

               O adolescente foi apreendido e juntamente com a arma de fogo foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Unaí-MG para as demais providências previstas em lei.


               Com Informações de: ACO 28ºBPM W
PMMG - URUCUIA-MG.

PARACATU-MG - Carro de passeio invade contramão e bate de frente em caminhão na BR-040

As vitimas do Fiat Strada, um homem de 32 anos e uma mulher 70 anos, foram socorridos ao hospital municipal de Paracatu.


                A Polícia Rodoviária Federal - PRF registrou um acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta na manhã desta Quinta-feira (200611) feriado de Corpus Christi na BR-140 em Paracatu-MG.

                A colisão frontal entre uma Fiat Strada Adventure e um caminhão DAF XF105 FTS 460ª, foi registrada, por volta das 08:17 horas, no Km 30,2 da rodovia.

                De acordo com a PRF, o caminhão seguia na faixa no sentido Paracatu e a Strada no sentindo contrário a Cristalina-GO. A Strada ocupada por um casal, sendo o motorista de 32 anos e uma mulher de 70 anos, invadiu a faixa contrária rodovia, batendo de frente com o caminhão.

                Após o impacto da colisão, o caminhão cruzou a pista e saindo pelo acostamento e a Strada cruzou a pista saindo para o acostamento da faixa contrária.

                As vítimas foram socorridas pela equipe de resgate da Via 040 e foram encaminhadas para o Hospital Municipal de Paracatu.

                Segundo a PRF, as causas do acidente que levaram a Strada a invadir a faixa contrária ainda estão sendo averiguadas.


                Com Informações de: Paracatu News.

JANAÚBA-MG - Prefeito é fotografado usando máscara no queixo dentro de bar

Autoridades de saúde recomendam uso de máscara como uma das formas de se evitar a disseminação do coronavírus. Janaúba tem 133 casos confirmados da Covid-19. Prefeito ainda não se manifestou.


                 Uma foto que circula nas redes sociais mostra o prefeito de Janaúba-MG, Carlos Isaildon Mendes, usando uma máscara no queixo.

                 O Ministério da Saúde recomendou o uso desse item de proteção para evitar a contaminação do novo Coronavírus. A orientação é utilizá-lo cobrindo completamente o nariz e a boca, sem vãos laterais.

                 A assessoria de comunicação da prefeitura informou que para se posicionar precisaria de falar com o Carlos Isaildon, mas até a publicação dessa reportagem ele ainda não tinha sido encontrado.

Por que é errado colocar máscara no queixo

                 Com 71.000 habitantes, Janaúba-MG tem 133 Casos Confirmados de Coronavírus, sendo 02 mortes. Os dados são do último Boletim Pandemiológico, divulgado nessa Quarta-feira (200610). O Hospital Regional de Janaúba é referência para 15 municípios e chegou a atingir a taxa máxima de ocupação dos leitos de UTI.

                 A prefeitura restringiu o funcionamento do comércio e a circulação de pessoas, mas no dia 2 de Junho o município estabeleceu regras de flexibilização das atividades, permitindo o funcionamento de bares, restaurantes e academias.

Uso correto de máscaras

                 Em Abril deste ano, o Ministério da Saúde recomendou o uso de máscaras para evitar a contaminação do novo Coronavírus. A orientação é usá-las cobrindo completamente o nariz e a boca, sem vãos laterais.

                 Abaixo, entenda quais são os cuidados necessários:


                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS