Bombeiros e Defesa Civil atenderam neste Sábado (180203) cerca de 50 ocorrências de queda de árvore, alagamentos e acidentes.
A forte chuva no início da noite deste Sábado (180203), acompanhada por ventos de 45 km/h, resultou em inúmeras quedas de árvore na cidade, alagamentos de ruas e avenidas e acidentes de trânsito, entre outros danos, em Uberlândia-MG.
Equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil foram para as ruas atender os chamados. Em 2 horas, choveu cerca de 23,4 mm na cidade, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET.
Até as 23:30 horas, os bombeiros haviam recebido 48 chamados de queda de árvore. A corporação pede a compreensão dos moradores porque há apenas duas equipes na rua para fazer os atendimentos e não estava preparada para atender a um temporal dessa magnitude durante o fim de semana.
Na Rua José Fonseca e Silva, no Bairro Luizote de Freitas, pelo menos três árvores caíram e atingiram veículos e um carrinho de churros. Próximo ao poliesportivo, o morador Gilberto Rodrigues registrou a força do vento e a enxurrada que acabou provocando alagamento na região. A Rua Reginaldo Sobreira da Silva, no Bairro Shopping Park, também alagou.
Já no Bairro Pacaembu, uma árvore grande, que estava no canteiro central, foi derrubada pelo vento e atingiu a rede elétrica e uma casa.
Ninguém ficou ferido.
Pelo menos seis casas foram invadidas pela água na Rua Universal, no Bairro Jardim Brasília, tendo danificado imóveis e eletrodomésticos. Os moradores informaram que o problema é recorrente devido a um muro de uma antena que barra o escoamento da enxurrada ao final da via.
Um morador da Rua da Sálvia, no Bairro Jardim Célia, filmou as infiltrações nos cômodos da residência.
A Avenida Silvio Rugani e a Rua Riachuelo, no Bairro Tubalina, ficaram alagadas e alguns carros sofreram pane elétrica ao tentar atravessar. Ruas do Bairro Shopping Park, Jardim Europa e Jaraguá também registraram pontos de alagamentos.
Sem energia
Moradores de alguns bairros da região Central de Uberlândia informaram terem ficado sem energia elétrica. O Bairro Martins foi um dos principais afetados deixando a Rodoviária de Uberlândia às escuras.
O G1 entrou em contato com o terminal para saber se os serviços foram afetados de alguma forma, porém as ligações não foram atendidas.
De acordo com a Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais - CEMIG, cerca de 30.000 consumidores ficaram sem abastecimento devido aos danos causados pela chuva na rede de abastecimento.
A concessionária informou que equipes estão na rua e o fornecimento deve ser restabelecido até por volta das 22:30 Horas para a maioria. Ainda conforme a empresa, é possível que o serviço volte para alguns consumidores apenas na manhã deste Domingo (180204) devido aos danos na rede.
A CEMIG não soube especificar os pontos da cidade mais afetados, mas afirmou que o corte atingiu diversos bairros de Uberlândia.
Uma árvore na Rua Afonso Arinos, no Tubalina, tombou sobre uma residência e atingiu a rede elétrica.
Acidentes
Por volta das 21:00 horas, o Corpo de Bombeiros estava em atendimento na Avenida Professora Minervina Cândida de Oliveira, próximo ao Supermercado Atacadão, onde um pedestre foi atropelado por um caminhão durante a chuva.
Os bombeiros informaram que a situação da vítima era grave, mas, até esta publicação, não havia mais detalhes sobre o estado de saúde.
Outro acidente, porém com menor gravidade, também foi registrado no Bairro São Jorge.
A Defesa Civil foi acionada na Rua Gardênia, no Centro, onde uma moradora informou que um imóvel em construção cedeu.
Ainda não há mais detalhes sobre o fato.
Com Informações de: G1.