A programação oficial da semana foi aberta na tarde desta Terça-feira (180605), em Unaí-MG, Dia Mundial do Meio Ambiente.
A causa da proteção e defesa animal foi a grande atração deste ano.
Durante a abertura da semana na Loja Maçônica Mestres do Rio Preto, a Prefeitura Municipal de Unaí - PMU apresentou quatro projetos para a Câmara Municipal avaliar e, se aprovados, transformar em lei:
1) Criação do Parque Linear Zé do Vale,
2) Regulamentação de diretrizes e normas de proteção animal, 3) Criação da Casa de Acolhimento Amigos de Quatro Patas,
4) Instituição do Conselho Municipal de Proteção aos Animais e do Fundo Municipal de Bem-Estar Animal.
Para a defesa animal, o primeiro projeto de lei objetiva promover a proteção e o acolhimento de animais soltos nas ruas, cães, gatos, cavalos etc.) e a adoção de medidas de registro, esterilização cirúrgica, vacinação preventiva e realização de campanhas educativas e de conscientização do público quanto à posse responsável dos animais.
Outro projeto prevê a criação da Casa de Acolhimento, para abrigar, resgatar e recuperar animais abandonados, atropelados ou em estado de sofrimento.
Visa também controlar a população de cães e gatos do município, bem como evitar a proliferação de doenças que atingem esses animais e podem ser transmitidas ao ser humano.
O projeto que cria o Conselho de Proteção Animal prevê a instituição de um órgão colegiado consultivo para implementar ações destinadas à proteção e defesa dos animais.
E o Fundo Municipal visa captar recursos financeiros e repassar para investimento em ações e programas de bem-estar animal, controle populacional, tratamento de saúde, medidas de prevenção de zoonoses e patologias que acometem os animais.
"Esses projetos vão ao encontro dos anseios dos protetores. Só nós sabemos o quanto proteger e defender os animais é difícil, desgastante... quanto isso nos sacrifica fisicamente, emocionalmente e financeiramente"
Afirmou em discurso a protetora Vanessa Queiroz.
Ela observou que são muitas as dificuldades de quem protege e cuida dos animais em Unaí.
"É muito difícil nos deparar com animais em situação de abandono, vítimas de enfermidades e de maus tratos. E na maior parte das vezes, temos pouco a fazer, devido às dificuldades do dia a dia"
Desabafou Vanessa.
Dizendo-se agradecida e feliz pelo avanço e conquista que os projetos representam para a causa animal, Vanessa Queiroz revelou que espera "com ansiedade enorme" a concretização da política anotada no papel.
"Esperamos as ações na prática. E que, depois de virar lei, toque profundamente o coração daqueles que ainda não aprenderam a respeitar cada animal, cada ser vivo"
Em discurso, o prefeito José Gomes Branquinho disse que a legislação sobre a proteção e defesa dos animais ainda está em construção.
"As propostas não estão acabadas. Estamos entregando os projetos de lei à Câmara Municipal, para que sejam analisados e aperfeiçoados por várias mãos. Assim, podemos chegar a um modelo adequado de política pública e atingir o objetivo almejado. E o foro adequado para isso é a Câmara"
Afirmou.
Parques
A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Cátia Regina Rocha, lembrou que, no dia 5 de junho do ano passado, o município entregou à população projetos de lei criando parques naturais municipais.
"Os projetos desses parques já foram reconhecidos e aprovados pelo Ministério do Meio Ambiente"
Revelou Cátia, observando que tal aprovação vai resultar em aporte de recursos do ICMS ecológico para Unaí.
Para Branquinho, os parques criados por lei já não são "apenas mato". Segundo ele, a Prefeitura iniciou o processo de urbanização dessas áreas destinadas à preservação ambiental e pode investir recursos lá.
"Agora podemos fazer trilhas, iluminar, criar áreas de caminhada e de convivência. Estamos deixando esse legado extraordinário para o meio ambiente do município".
Além dos parques naturais Dujardes Caldeira, Duca Menezes e Senhorinha Lemos do Prado, a Prefeitura cria agora o Parque Linear Zé do Vale.
Situado no Bairro Água Branca 2, a área possui uma lagoa natural e pista para caminhadas. Membros do Interact Club do Rotary Centenário serão parceiros no plantio de árvores no local.
Presente ao evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Olímpio Antunes, recebeu em mãos todos os projetos de lei e comprometeu-se a incluí-los ainda este mês na pauta de votações do plenário.
Concurso fotográfico
A Secretaria do Meio Ambiente aproveitou o evento para lançar também o 7º Concurso Fotográfico "Natureza em Foco". O concurso é concebido para alunos das escolas unaienses, estimulando-os a clicar as mais belas paisagens do cerrado local. Ver regras e premiação (do concurso) neste site e nas mídias sociais da Prefeitura Municipal de Unaí na internet, assim como toda a programação da semana.
A abertura da Semana do Meio Ambiente contou com a presença de representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, do SAAE, da Superintendência Regional de Ensino, da Polícia Militar de Meio Ambiente, do Codema, da Associação dos Amigos do Meio Ambiente de Unaí - AAMA, do Interact Club do Rotary Centenário, do Colégio Agrícola, de escolas públicas e de protetores dos animais.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.