PESQUISA NESTE SITE:

06 junho 2018

BRASILIA-DF - Homem leva choque elétrico na Esplanada dos Ministérios

A vítima passava pelo local quando deixou um papel cair junto a aparelhos de ar-condicionado. Ao tentar pegá-lo, recebeu a descarga elétrica.

                Um eletricista de 50 anos levou um choque elétrico no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, localizado no bloco E da Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF, e precisou ser hospitalizado. 
                O incidente ocorreu na manhã desta Quarta-feira (180606).

                De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima passava pelo local quando deixou um papel cair junto a aparelhos de ar-condicionado. Ao tentar pegá-lo, recebeu a descarga elétrica. 

                Ele presta serviços no bloco F, que fica ao lado do ministério. O eletricista foi transportado ao Instituto Hospital de Base do Distrito Federal - IHBDF.


                Com Informações de: Metrópoles.

BRASÍLIA-DF - Dia do Meio Ambiente: 8 em cada 10 moradores do DF não separam o lixo, diz pesquisa Ibope

Dados mostram que 39% dos brasilienses misturam lixo orgânico com material seco. Veja também como cidade espanhola mudou essa realidade.

              Oito em cada dez moradores do Distrito Federal (86%) não separam o lixo doméstico por tipo de material, como sugere a coleta seletiva. Além disso, 39% dizem não separar, sequer, os resíduos orgânicos do lixo seco. Os dados são de uma pesquisa do Ibope, divulgada nesta Terça-feira (180605), Dia do Meio Ambiente.

              O levantamento mostra também que quase metade da população (49%) diz saber "pouco ou nada" a respeito da separação correta do lixo. Dos entrevistados no DF, apenas 37% afirmam saber que garrafas plásticas podem ser recicladas e 21% sobre embalagens retornáveis de vidro, por exemplo.

              Mesmo que elevados, os dados do desconhecimento sobre a coleta seletiva na capital do país são semelhantes à média nacional. No Brasil, 4 em cada 10 brasileiros também não fazem a separação dos resíduos por tipo de material.

              Ao todo, o levantamento encomendado pela cervejaria Ambev ouviu 1.800 pessoas. A pesquisa foi feita por telefone, entre 25 e 30 de Maio.

'Não virou rotina'


              Apesar de não contribuir com a separação do lixo, o brasiliense afirmou na pesquisa que sabe da "importância da reciclagem para o meio ambiente" e acredita que esta seja uma prática correta, mas que ainda não virou rotina.

              Além disso, entre os entrevistados do DF, 68% dizem estar atentos na hora de comprar produtos com embalagens que sejam recicláveis. Outro dado que chamou a atenção, é que 96% reconhecem o valor do "lixo" para outras pessoas, mas metade deles afirma não saber quem, efetivamente, recicla os materiais e os transforma em novos produtos no Brasil.

              O desconhecimento se refere, principalmente, à atividade desenvolvida pelas cooperativas de reciclagem. Sete em cada dez entrevistados dizem não saber ou saber pouco sobre este assunto.

              Além disso, 56% acreditam que o lixo gerado vá para o aterro sanitário ou para o lixão, mesmo que a maioria (62%) não concorde que essa seja a destinação adequada.

É possível mudar?


              Em oito anos, a cidade de Hernani, no País Basco, região autônoma na Espanha, viu a média de lixo produzido na cidade cair de 250 quilos por pessoa, para apenas 50 quilos por morador.

              A mudança, segundo o prefeito do município deve-se a uma "alteração no sistema integrado de gestão do lixo" (entenda abaixo). Nesta Terça-feira (180605), em Brasília-DF, Luis Intxauspe conversou com o G1 durante o primeiro dia de trocas de experiência no Congresso Cidades Lixo Zero.

              Ele está no Distrito Federal para compartilhar a experiência e mostrar como outras cidades, mesmo maiores que a pequena Hernani, podem replicar as práticas.

              Desde 2010, os moradores do município espanhol são incentivados a separar em pequenas porções, por tipo de material, os resíduos sólidos produzidos em casa. Esse lixo só pode ser entregue em determinados dias da semana.

              Com a restrição do tipo de material coletado numa segunda-feira, por exemplo, cada casa só terá as garrafas de vidro recolhidas. Materiais de plástico, papel ou metal são entregues em dias diferentes.

              Já a matéria orgânica, é colocada em recipientes comunitários para a decomposição. A técnica usada é a compostagem, que reaproveita até 60% de toda matéria orgânica produzida em Hernani.


              À reportagem, Luis Intxauspe contou que além de mudar o sistema de recolhimento de lixo, a prefeitura passou a doar fraldas ecológicas, laváveis, para as famílias quando nasce cada criança. Sacolas de compras, as ecobags e vasilhames retornáveis também são distribuídos de casa em casa.

              Com as mudanças de "hábitos e sistema", como explicou o prefeito, em menos de uma década, a cidade viu o reaproveitamento do lixo produzido saltar de 30% para efetivos 80%. A meta de "lixo zero", já posta em prática no município espanhol desde 2010, é a esperada para Brasília até 2023.

              Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Proteção dos animais é destaque na abertura da Semana do Meio Ambiente

                A programação oficial da semana foi aberta na tarde desta Terça-feira (180605), em Unaí-MG, Dia Mundial do Meio Ambiente.
                A causa da proteção e defesa animal foi a grande atração deste ano. 

                Durante a abertura da semana na Loja Maçônica Mestres do Rio Preto, a Prefeitura Municipal de Unaí - PMU apresentou quatro projetos para a Câmara Municipal avaliar e, se aprovados, transformar em lei: 

1) Criação do Parque Linear Zé do Vale
2) Regulamentação de diretrizes e normas de proteção animal, 3) Criação da Casa de Acolhimento Amigos de Quatro Patas
4) Instituição do Conselho Municipal de Proteção aos Animais e do Fundo Municipal de Bem-Estar Animal.

                Para a defesa animal, o primeiro projeto de lei objetiva promover a proteção e o acolhimento de animais soltos nas ruas, cães, gatos, cavalos etc.) e a adoção de medidas de registro, esterilização cirúrgica, vacinação preventiva e realização de campanhas educativas e de conscientização do público quanto à posse responsável dos animais.


                Outro projeto prevê a criação da Casa de Acolhimento, para abrigar, resgatar e recuperar animais abandonados, atropelados ou em estado de sofrimento. 
                Visa também controlar a população de cães e gatos do município, bem como evitar a proliferação de doenças que atingem esses animais e podem ser transmitidas ao ser humano.

                O projeto que cria o Conselho de Proteção Animal prevê a instituição de um órgão colegiado consultivo para implementar ações destinadas à proteção e defesa dos animais. 
                E o Fundo Municipal visa captar recursos financeiros e repassar para investimento em ações e programas de bem-estar animal, controle populacional, tratamento de saúde, medidas de prevenção de zoonoses e patologias que acometem os animais.

"Esses projetos vão ao encontro dos anseios dos protetores. Só nós sabemos o quanto proteger e defender os animais é difícil, desgastante... quanto isso nos sacrifica fisicamente, emocionalmente e financeiramente"
                Afirmou em discurso a protetora Vanessa Queiroz


                Ela observou que são muitas as dificuldades de quem protege e cuida dos animais em Unaí

"É muito difícil nos deparar com animais em situação de abandono, vítimas de enfermidades e de maus tratos. E na maior parte das vezes, temos pouco a fazer, devido às dificuldades do dia a dia"
                Desabafou Vanessa.

                Dizendo-se agradecida e feliz pelo avanço e conquista que os projetos representam para a causa animal, Vanessa Queiroz revelou que espera "com ansiedade enorme" a concretização da política anotada no papel. 

"Esperamos as ações na prática. E que, depois de virar lei, toque profundamente o coração daqueles que ainda não aprenderam a respeitar cada animal, cada ser vivo"

                Em discurso, o prefeito José Gomes Branquinho disse que a legislação sobre a proteção e defesa dos animais ainda está em construção. 

"As propostas não estão acabadas. Estamos entregando os projetos de lei à Câmara Municipal, para que sejam analisados e aperfeiçoados por várias mãos. Assim, podemos chegar a um modelo adequado de política pública e atingir o objetivo almejado. E o foro adequado para isso é a Câmara"
                Afirmou.

Parques


                A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Cátia Regina Rocha, lembrou que, no dia 5 de junho do ano passado, o município entregou à população projetos de lei criando parques naturais municipais. 

"Os projetos desses parques já foram reconhecidos e aprovados pelo Ministério do Meio Ambiente"
                Revelou Cátia, observando que tal aprovação vai resultar em aporte de recursos do ICMS ecológico para Unaí.

                Para Branquinho, os parques criados por lei já não são "apenas mato". Segundo ele, a Prefeitura iniciou o processo de urbanização dessas áreas destinadas à preservação ambiental e pode investir recursos lá.

 

"Agora podemos fazer trilhas, iluminar, criar áreas de caminhada e de convivência. Estamos deixando esse legado extraordinário para o meio ambiente do município".

                Além dos parques naturais Dujardes Caldeira, Duca Menezes e Senhorinha Lemos do Prado, a Prefeitura cria agora o Parque Linear Zé do Vale

                Situado no Bairro Água Branca 2, a área possui uma lagoa natural e pista para caminhadas. Membros do Interact Club do Rotary Centenário serão parceiros no plantio de árvores no local.

                Presente ao evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Olímpio Antunes, recebeu em mãos todos os projetos de lei e comprometeu-se a incluí-los ainda este mês na pauta de votações do plenário.


Concurso fotográfico

                A Secretaria do Meio Ambiente aproveitou o evento para lançar também o 7º Concurso Fotográfico "Natureza em Foco". O concurso é concebido para alunos das escolas unaienses, estimulando-os a clicar as mais belas paisagens do cerrado local. Ver regras e premiação (do concurso) neste site e nas mídias sociais da Prefeitura Municipal de Unaí na internet, assim como toda a programação da semana.

                A abertura da Semana do Meio Ambiente contou com a presença de representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, do SAAE, da Superintendência Regional de Ensino, da Polícia Militar de Meio Ambiente, do Codema, da Associação dos Amigos do Meio Ambiente de Unaí - AAMA, do Interact Club do Rotary Centenário, do Colégio Agrícola, de escolas públicas e de protetores dos animais.


                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

DISTRITO FEDERAL - Assaltantes invadem casa e fazem casal de idosos refém

PM prendeu três dos quatro suspeitos que participaram do crime, no Lago Oeste. No Guará, dois homens roubaram caminhonete e ameaçaram uma criança.

                  Quatro assaltantes invadiram uma casa e fizeram um casal de idosos refém na manhã desta Terça-feira (180605), no Lago Oeste, no Distrito Federal

                  Segundo a Polícia Militar, durante a ação, os ladrões agrediram as vítimas e roubaram diversos eletrodomésticos.

                  Uma funcionária que chegava para trabalhar disse que percebeu uma "movimentação atípica" e decidiu chamar a PM. Ao perceber a chegada dos policiais, os suspeitos tentaram fugir.

                  De acordo com a corporação, um deles raptou o dono do imóvel, um senhor de 70 anos, e levou o carro da família. O idoso e o automóvel foram localizados pelos policiais próximo ao local do assalto, minutos após a ocorrência.

                  Dentro do carro, a PM encontrou duas facas e os eletrodomésticos roubados. 
                  O suspeito foi encaminhado para a 13ª Delegacia de Polícia.

                  Outros dois homens que participaram do crime ainda teriam invadido uma chácara vizinha para roubar um outro carro e continuar a fuga. Até a publicação desta reportagem eles não tinham sido localizados. 
                  O quarto assaltante escapou a pé, mas foi detido logo em seguida pela Polícia Militar.

Ocorrência no Guará

                  No Guará-DF, também nesta Terça, dois assaltantes foram presos depois de roubar uma caminhonete em um lava jato. A PM informou que os suspeitos ameaçaram levar uma criança que estava dentro do veículo.

                  Após buscas pela região, a dupla foi detida em Taguatinga-DF. Os militares recuperaram objetos roubados, como celulares, bolsas, carteiras e uma arma. 
                  O caso foi registrado na 12ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga-DF.

                  Com Informações de: G1.

BRASIL - Petrobras reduzirá preço da gasolina em 0,45% na Quinta-feira (07)

Desde o início do mês, o diesel é distribuído a R$2,0316, com desconto de R$0,30 aplicado pelo governo.

                  O reajuste do preço da gasolina anunciado pela Petrobras nesta Quarta-feira (180606) entrará em vigor na Quinta-feira (180607) com uma redução média de 0,45%.

                  O valor médio do litro da “gasolina A” sem tributo vendida pelas refinarias será de R$1,9617. 
                  O preço atual é R$1,9706.

                  O diesel, por sua vez, está sendo vendido desde a Sexta-feira (180601), a R$2,0316 por litro nas refinarias, já incorporando o desconto de R$0,30 permitido pelo programa de subvenção criado pelo governo para encerrar a greve dos caminhoneiros.

                  O combustível ainda teve uma redução adicional de R$0,16 em decorrência da isenção da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - CIDE e da redução de PIS/Cofins do combustível.

                  Com Informações de: Metrópoles.

MONTES CLAROS-MG - Após greve dos caminhoneiros, preços dos produtos na Ceanorte voltam a cair

Paralisação nacional provocou desabastecimento de frutas e verduras na feira. Administração diz que nesta Quarta-feira (180606) todos os produtos já são encontrados.

                  A principal feira de frutas e verduras de Montes Claros-MG retomou a normalidade após a greve dos caminhoneiros, que durou 10 dias. Segundo o gerente da Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte), Flávio José Reis, nesta Quarta-feira (180606), os preços dos produtos comercializados na Central já apresentam queda em relação ao período da greve.

"Nós tínhamos apenas alguns produtos da própria região. Por exemplo, a batata inglesa, que chegou a ser vendida a R$120,00 durante a paralisação, agora está sendo comercializada a R$100,00; a cenoura que chegou a R$70,00 hoje é encontrada por R$25,00. Acredito que na semana que vem os preços estejam todos normalizados"


                  O gerente afirmou ainda que a feira não apresenta nenhum reflexo da greve, que provocou desabastecimento de diversos produtos no local. 

"Hoje temos praticamente tudo. Inclusive, já constatamos que as vendas hoje estão entre 15% e 20% acima do normal. Creio que seja pelo fato de que muitos sacolões também não tenham alguns itens que hoje são encontrados aqui"
                  Diz.

                  Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Após 15 anos, Justiça condena motorista que atropelou e matou pedestre

Eduardo Tavares Ribeiro estava embriagado quando atingiu duas pessoas na Praça dos Três Poderes, em 2003. Um dos crimes já prescreveu.


                  O Tribunal do Júri de Brasília-DF condenou, nesta Segunda-feira (180604), o motorista que matou um pedestre e deixou outro gravemente ferido na Praça dos Três Poderes em 2003, há 15 anos. O homem foi sentenciado a 9 anos e seis meses de reclusão, em regime inicial fechado. 
                  Cabe recurso.

                  Segundo a denúncia do Ministério Público, Eduardo Tavares Ribeiro dirigia embriagado e em alta velocidade na via S1 quando atropelou as vítimas, na madrugada de 23 de março de 2003. De acordo com o MPDFT, o velocímetro do veículo dirigido por Ribeiro alcançou 145 km/h, a velocidade máxima permitida no local é de 60 km/h.

                  A denúncia do MP foi acolhida ainda em Julho de 2003. No entanto, a defesa do motorista discordou da qualificação principal do crime, e tentou reverter a acusação para homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

                  Em relação à segunda vítima, o Ministério Público pediu a condenação por lesão corporal grave. Após inúmeros recursos apresentados pelos advogados, o julgamento do mérito da acusação demorou tanto que essa segunda acusação, por lesão corporal, prescreveu.

Tempo demais


                  Durante o julgamento, o juiz Paulo Afonso Correia Lima Siqueira reconheceu que, por causa do tempo transcorrido desde o acidente, o Estado perdeu o direito de punir Ribeiro quanto à vítima que sobreviveu a colisão. 
                  Desta forma, a audiência analisou apenas o caso envolvendo o pedestre que morreu no acidente.

                  O magistrado, ao proferir a sentença, destacou o longo período desde a colisão até o julgamento do caso.

"Assim, cabe ao julgador realizar a prestação jurisdicional de forma rápida e efetiva tendo em vista o Princípio da Razoável Duração do Processo, pois a justiça lenta e ineficaz é tão grave quanto à injustiça pela não atuação do Poder Judiciário".

                  O juiz Paulo Afonso Correia Lima Siqueira ainda determinou o cumprimento imediato da pena. Como essa decisão é de primeiro grau, a defesa pode voltar a recorrer na Justiça do DF
                  Neste caso, o crime deve ser reanalisado por uma das turmas criminais do Tribunal de Justiça.

                  Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Idoso é agredido durante roubo a mercearia; um suspeito do crime foi preso

Segundo a PM, dois homens se passaram por clientes da mercearia do idoso, no Bairro São José, para roubar; polícia faz rastreamento para encontrar segundo autor do crime.

                  Um homem de 38 anos foi preso no início da tarde desta Quarta-feira (180606), durante patrulhamento da Polícia Militar, no Bairro Conferência Cristo Rei, em Montes Claros-MG

                 De acordo com a polícia, o suspeito foi reconhecido por um idoso, de 87 anos, que foi vítima de roubo em uma mercearia minutos antes da abordagem. Um segundo suspeito conseguiu fugir com R$100,00 roubados do caixa do comércio e ainda é procurado.

"Percebemos que os dois envolvidos estavam em atitude suspeita em duas bicicletas. Quando nos aproximamos, eles fugiram em direção oposta. Conseguimos abordar um deles e apreendemos uma réplica de pistola; o simulacro estava preso à cintura dele. O outro fugiu com o dinheiro roubado na mercearia, no Bairro São José"
                 Explicou o sargento Fernando Santos Gomes.
 
                 O crime aconteceu por volta das 13:30 horas e a prisão por volta das 13:40 horas.
                 Durante o roubo, os criminosos simularam serem clientes do comércio. O idoso foi agredido por um golpe no pescoço e, também, ferido no rosto.

"Eles chegaram e pediram por um refrigerante. Quando o idoso foi servi-los, ele foi agredido por uma 'gravata' e derrubado com uma 'rasteira'; houve luta corporal. O suspeito detido também usou o simulacro para agredir o proprietário na boca"
                 Completou o militar.

                 Até a publicação desta matéria, a ocorrência ainda estava em andamento. Uma bicicleta, usada pelo suspeito preso, também foi apreendida e será levada para a delegacia de plantão.

                 Com Informações de: G1.

BOCAIUVA-MG - Polícia prende foragido da Justiça acusado de matar rapaz durante festa

Na época do crime, três pessoas foram baleadas em uma festa no Bairro Nossa Senhora Aparecida; corpo da vítima foi encontrado no dia seguinte.

                Um foragido da Justiça por homicídio foi preso em Bocaiuva-MG, no Norte de Minas, nesta Terça-feira (180605). 

                Segundo a Polícia Militar, Wellington Isaac Alves é acusado de matar um homem na cidade em Abril deste ano e estava com um mandado de prisão em aberto.

                Na época do crime, três homens invadiram uma festa no Bairro Nossa Senhora Aparecida e atiraram em três pessoas. O corpo da vítima, de 20 anos, foi encontrado no dia seguinte. A Polícia Militar acredita que o crime tenha sido cometido por disputa por pontos de tráfico na cidade.


                Nessa Terça-feira (180605), policiais faziam patrulhamento no Bairro Nossa Senhora Aparecida para coibir uma série de furtos registrados na região. Eles foram até uma casa conhecida por abrigar pessoas foragidas da Justiça e ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito e um outro homem fugiram pulando muros. 

                A polícia conseguiu alcançá-lo e descobriu que ele estava com um mandado de prisão em aberto. Wellington foi encaminhado à delegacia e em seguida, levado para presídio da cidade.

                Com Informações de: G1.

PARÁ DE MINAS-MG - Rapaz é detido com armas em sítio às margens da BR-352

Foram apreendidas espingarda, revólveres e munições após denúncias.

                 Um jovem de 26 anos foi preso com várias armas em um sítio às margens da BR-352, em Pará de Minas-MG, nesta Terça-feira (180605). 

                 De acordo com a Polícia Militar - PM, os militares receberam denúncia anônima informando que uma pessoa estaria com armas de fogo em uma propriedade rural.

                 No local, os militares flagraram o jovem saindo do imóvel com uma espingarda calibre 28 nas mãos. Ao perceber a presença da polícia, ele correu em direção a um matagal, mas foi detido.

                 No interior da residência foram encontrados dois revólveres, além de várias munições e materiais para confecção de munições de espingardas.

                 O jovem, segundo a PM, disse que as armas pertencem ao pai dele que não estava no sítio no momento da abordagem. A PM informou ainda que um dos revólveres tinha registro, mas estava vencido.

                 O jovem foi preso e encaminhado à delegacia de polícia, juntamente com o material apreendido.

                 Com Informações de: MinasHoje.

MATO GROSSO - Policiais salvam bebê enterrada viva por avó indígena

A bebê apresenta um quadro clínico estável, somente com uma deficiência respiratória leve.

                Policiais militares e civis salvaram um bebê recém-nascido que havia sido enterrado vivo pela avó indígena. O caso aconteceu nesta Terça-feira (1806005), em Canarana-MT (837 km de Cuiabá-MATO GROSSO). Um vídeo emocionante da ação conjunta das polícias está circulando pelas redes sociais (veja abaixo).

                Conforme o boletim de ocorrência, os policiais receberam uma denúncia anônima de que, por volta de 12:00 horas desta Terça-feira (180605), uma índia tinha dado à luz a uma menina e que ela teria sido enterrada no terreno da aldeia, bem ao lado da casa, às 16:00 horas.

                A denunciante ainda dizia que só soube do fato às 20:20 horas e, por isso, tardou a comunicar a Polícia Militar.

                Uma equipe da PM foi até o local indicado na denúncia e encontrou a avó do bebê, que confirmou ter enterrado a recém-nascida no quintal da casa e indicou o local.                 Ela afirmou que a bebê teria nascido morta, por ser prematura.

                Segundo o relato da avó aos policiais, ela teria enterrado a neta às 14:00 horas e não comunicou ninguém, por este ser um costume da etnia.

Leia mais no O Livre:


                Logo depois, uma enfermeira da Casa de Saúde do Índio - CASAI disse que soube do caso assim que assumiu seu turno de serviço, no período noturno, e que também teria informado o chefe da unidade.

                Como já havia passado várias horas desde que o bebê tinha sido enterrado, os policiais isolaram a área e acionaram a Polícia Civil para que a Perícia Oficial e Identificação Técnica - POLITEC também fosse acionada.

                A POLITEC pediu que os policiais civis verificassem o local onde o bebê foi enterrado para constatar o óbito. O investigador Dicson começou a escavar o buraco e todos foram surpreendidos ao ouvir um choro do bebê, que ainda estava vivo.

                Os policiais correram para ajudar o investigador e conseguiram retirar o bebê do buraco, levando-o em seguida para a urgência do Hospital Municipal de Canarana-MT, onde foi atendido pelo médico de plantão.

                O bebê foi diagnosticado com duas suspeitas de fraturas no crânio e foi encaminhado para o Hospital Regional de Água Boa-MT (741 km de Cuiabá-MT).

                Os policiais conversaram com a mãe da criança, que seguiu afirmando que o bebê tinha nascido morto. A avó disse aos policiais que o pai da criança não iria assumir o filho e já estava morando em outra aldeia com outra índia.

                A mãe e a avó da bebê foram detidas, sendo que a mãe precisou primeiro ser encaminhada ao hospital para receber atendimento médico.

                Todos os policiais se emocionaram ao conseguir salvar o bebê e a ação foi gravada. O vídeo é completamente tocante. Veja:

CENAS FORTES
CENAS FORTES

                A Polícia Judiciária Civil de Canarana-MT deu início à investigação para apurar a ocorrência. Segundo a PJC, conduzidas à delegacia para esclarecimentos, a mãe, de 15 anos, e a avó da bebê contaram que a adolescente sentiu fortes dores (contrações) e foi ao banheiro sozinha, momento em que deu a luz a menina. 

                Ao nascer, a criança teria batido a cabeça no vaso sanitário, ocasionando sangramento.

                Os investigadores ainda trabalham com a possibilidade da participação de uma terceira pessoa (bisavó), que seria a responsável por enterrar a recém nascida. A investigada será ouvida tão logo localizada pela Polícia Civil.
                De acordo com o delegado Deuel Paixão de Santana, a Polícia Civil investiga todas as hipóteses para o caso, mas segue com enfoque em duas linhas de investigação. 

                A primeira avalia o contexto cultural de algumas etnias indígenas da região do Xingu que tem por costume enterrar bebês por razões diversas como deficiências físicas, precocidade na idade da mãe, contexto familiar, etc. 

               A PJC também avalia a possibilidade da família ter acreditado que a criança estivesse morta e por isso realizado o “sepultamento”.

                O bebê segue internado em unidade hospitalar da região, com traumatismo craniano. Um policial de Canarana disse ao LIVRE que a bebê apresenta um quadro clínico estável, somente com uma deficiência respiratória leve.

                Com Informações de: OLivre.

ASA SUL-DF - Pessoas com deficiência enfrentam fila grande para ter passe livre, na 112 Sul

Posto na estação do metrô da 112 Sul ficou lotado nesta Quarta-feira (180606) de usuários que tentavam resolver pendências no cartão.


                Usuários dos passes para pessoas com deficiência estão encontrando dificuldades para resolver pendências do benefício no posto da Coordenação de Promoção das Pessoas com Deficiência do Distrito Federal, na estação de metrô da 112 Sul. Na manhã desta Quarta-feira (180606), o local estava lotado. 
                E teve quem não conseguiu ser atendido.

                É o caso do servente Francisco Souza, 40 anos. Ele conta que fez o recadastro dentro do prazo e, mesmo assim, seu cartão está apresentando erro. Francisco ligou para o Transporte Urbano do DF - DFTrans e tentou se informar sobre a documentação necessária para fazer a recarga.

“Me disseram que o posto estava aberto e só conseguiria fazer pessoalmente. Então vim com o cartão e a minha identidade, mas a documentação não é suficiente. Faltou o laudo comprovando surdez e terei que voltar outro dia para resolver a pendência. Impressionante. Sempre usei e nunca tinha tido problema antes”
                Comentou o homem.

                No dia 22 de Maio, o DFTrans suspendeu 36.400 cartões do sistema de bilhetagem para usuários de transporte público com deficiência. Os beneficiários não fizeram o recadastramento no prazo determinado e, por esse motivo, não estão tendo mais a gratuidade.

                Ao todo, 64.224 usuários com acesso ao passe para pessoas com deficiência. Destes, apenas 27.828 fizeram a atualização dos dados. Outros 36.396 não procuraram o DFTRans
                Eles representam quase 56,6% do montante que tinha direito ao benefício.

                O garçom Jacks Douglas Soares Martins, 35 anos, tem uma lesão no cérebro e também estava na 112 Sul para resolver pendências. 

“Fiz a atualização este ano e, há duas semanas, tive que vir recadastrar. Agora, quando vou passar na catraca, aparece a mensagem de saldo insuficiente. 
Não sei o que está ocorrendo”
                Lamentou por volta das 11:00 horas, enquanto aguardava o atendimento desde as 8:00 horas.

                O pior de tudo é que ele mora em Planaltina-DF e diz que já gastou R$40,00 com passagens desde que cartão apresentou problema. 

“Espero resolver tudo ainda hoje”
                Ressaltou. 

                Os atendentes pedem paciência aos usuários que aguardam atendimento e alegam que o sistema está lento.


                A vendedora Estela dos Santos Escórcio (foto acima), 27 anos, chegou às 7:00 horas e, também por volta das 11:00 horas, ainda estava no local. 

                Ela foi levar a mãe, a auxiliar de limpeza Marinalva Chaves dos Santos, 50 anos, para fazer o recadastramento. 

“Ela é cega de um olho. 
Perdemos o prazo do recadastro e, ao tentarmos fazer o processo pela internet, deu que o pedido estava em análise. 
O DFTrans recomenda que se der problema pelo site do Bilhete Único, o atendimento deve ser presencial”
                Pontuou.

Confira vídeo encaminhado por leitores:


                Estela e Marinalva foram ao posto do DFTRans na 112 Sul pela segunda vez. 

“Sempre cheio. 
Não sabemos quando seremos atendidas. 
A nossa senha é a 190. Moramos no Riacho Fundo-DF 2. Estamos gastando muito com passagem”
                Queixou-se a vendedora.

                O DFTRans informou que o movimento no posto da 112 Sul aumentou desde o último dia 18 de Maio, quando cerca de 36.000 cartões foram suspensos por falta de atualização do cadastro. 

                O órgão destacou ainda que o atendimento desta Quarta-feira está dentro do esperado e que o recadastramento pode ser feito pelo site passelivrepcd.de.gov.br

“Porém, algumas pessoas comparecem ao posto para receber apoio no processo pela internet”
                Acrescentou o DFTRans.

                A atualização dos dados, ainda de acordo com o órgão, teve início em novembro de 2017 e o prazo foi estendido por duas vezes, até 18 de Maio. O DFTRans disse ainda que todas as pessoas que pegarem senha serão atendidas. 

“Já houve dia em que o expediente foi até as 23:00 horas”
                Afirmou.

                Com Informações de: Metrópoles.

BRASIL - Governo reduz previsão e passa a estimar salário mínimo de R$998,00 em 2019

Em Abril deste ano, na proposta da LDO de 2019, governo havia informado que estimativa para o salário mínimo estava em R$1.002,00 para o ano que vem. 
Estimativa menor de inflação determinou a revisão.


                 O governo revisou sua estimativa para o salário mínimo em 2019 de R$1.002,00, que havia sido feita em Abril deste ano, para R$998,00. A nova previsão consta em nota técnica do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano, divulgada pela Comissão Mista de Orçamento.

                 Atualmente, o salário mínimo, que serve de referência para cerca de 45.000.000 de pessoas, está em R$954,00. Com isso, o aumento previsto para o próximo ano passou a ser de R$44,00.

                 Com a nova previsão, o governo estima que vai deixar de gastar R$1.210.000.000,00 em 2019. Isso porque, para cada R$1,00 de aumento, há o impacto de R$303.900.000,00 em despesas, sendo R$243.000.000,00 apenas nos gastos do INSS (previdência do setor privado). 
                 Veja detalhes mais abaixo.

                 O reajuste do salário mínimo obedece a uma fórmula que leva em consideração o resultado do Produto Interno Bruto - PIB de dois anos antes e a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC  do ano anterior.

                 Para o mínimo de 2019, portanto, a fórmula determina a soma do resultado do PIB de 2017 (alta de 1%) e o INPC de 2018. Como só será possível saber no início do ano que vem a variação do INPC de 2018, o governo usa uma previsão para propor o aumento.

                 A revisão na estimativa para o salário mínimo em 2019 ocorre porque o governo revisou de 3,8% para 3,3% sua previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC de 2018, que é utilizado como referência para correção do salário mínimo no ano que vem.

                 Além da inflação e do resultado do PIB, no reajuste do mínimo de 2019 está embutido uma compensação pelo reajuste do mínimo deste ano, que ficou abaixo da inflação medida pelo INPC.

                 Até o fim do ano, o governo ainda pode mudar o valor, caso haja novamente alteração na previsão para a inflação deste ano, que compõe a fórmula para o cálculo do reajuste do mínimo do ano que vem.

Último ano da atual fórmula


                 A atual fórmula de reajuste do salário mínimo (inflação do ano anterior mais o PIB de dois anos antes) começou a valer em 2012, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

                 Em 2015, Dilma encaminhou ao Congresso uma medida provisória que foi aprovada e estendeu esse modelo de correção até 2019.

                 Portanto, existe a possibilidade de alteração na fórmula de reajuste do mínimo a partir de 2020. Analistas esperam que o novo formato seja um dos pontos a serem debatidos na campanha eleitoral para a Presidência da República.

Impacto nas contas públicas

                 O reajuste do salário mínimo tem impacto nos gastos do governo. Isso porque os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS aos aposentados não podem ser menores do que um salário mínimo.

                 Com o aumento de R$44,00 no salário mínimo no próximo ano, de R$954,00 para R$998,00 os números da área econômica indicam que haverá um aumento nos gastos públicos de mais de R$13.400.000.000,00 somente por conta desse reajuste.

                 Antes da mudança da previsão, o impacto seria maior, de R$14.540.000.000,00. Com a alteração da proposta para o salário mínimo no próximo ano, portanto, o governo economizou R$1.210.000.000,00 no ano que vem.

Salário mínimo 'necessário'

                 Mesmo se confirmada a proposta para o salário mínimo acima de R$1.000,00 para 2019, o valor ainda ficará distante do considerado como "necessário", segundo cálculo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE.

                 De acordo com o órgão, para suprir as despesas de uma família de quatro pessoas com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, seria necessário R$3.696,95 ao mês em Abril deste ano.


                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS