PESQUISA NESTE SITE:

11 dezembro 2018

GOIÁS - Força-tarefa em SP investiga denúncias de abuso sexual de João de deus [3]

O Ministério Público de São Paulo criou uma força-tarefa com seis promotores e uma equipe de apoio para apurar denúncias de abusos sexuais do médium João de deus.

                Famoso por ter recebido celebridades nacionais e internacionais, o médium, João de deus, atende, há mais de 40 anos, em Abadiânia-GO, no interior de Goiás

                Os depoimentos começam a ser colhidos nesta Terça-feira (181211).
                Três mulheres serão ouvidas por dia até Sexta-feira (181214). 
                O órgão entra em recesso, e as oitivas retornam em 7 de Janeiro.


                Maria Gabriela Prado Manssur, promotora da Justiça e defensora das mulheres, disse que um grupo de 200 mulheres se manifestou sobre abusos praticados pelo médium. Além disso, foram recebidos, apenas hoje, 12 relatos por e-mail e 40 por redes sociais em São Paulo
                Todas as mulheres serão ouvidas em sigilo e não terão as identidades divulgadas.

                Desde o final da última semana, os órgãos têm recebido denúncias que podem configurar estupro, estelionato sexual ou estupro de vulnerável. 

                A orientação do MP é que as vítimas em todo o país procurem os promotores dos locais onde moram. Existem canais de denúncia para o caso, além de Goiás e São Paulo, nos estados do Rio de Janeiro e Maranhão, e haverá envolvimento de órgãos internacionais para vítimas estrangeiras. Em outras localidades, deve-se procurar delegacias de polícia, preferencialmente da mulher.

                Os casos ocorridos fora de Goiás serão julgados no local da ocorrência do fato. 

“O Ministério Público está criando mecanismos para facilitar as denúncias dessas mulheres e meninas, e encaminhar para os promotores do local onde elas moram”
                Disse a promotora de Justiça do Núcleo de Gênero do Ministério Público, Valéria Scarance. Em São Paulo, o e-mail para denúncias é: somosmuitas@mpsp.mp.br.

                As promotoras reforçam que as mulheres não devem se intimidar por temer falta de punição. 

“Pela lei, a palavra da vítima é prova, é reconhecida como meio de prova e tem especial relevância nos crimes de natureza sexual. 
Pode levar a uma condenação”
                Disse Valéria

“Você percebe que é uma narrativa com verdade e sede de justiça”
                Acrescentou Maria Gabriela.

                Em contato com a Agência Brasil, o advogado Alberto Toron, que representa João de deus, informou que seu cliente nega as acusações e as recebe com indignação. 

                O advogado diz que ele se apresentará à Justiça e lembra que a maioria dos atendimentos feitos são abertos e coletivos, diante de um grande número de pessoas.

IV - Matéria Seguinte: 11446Ministério Público pede prisão preventiva do médium João de deus.

                Com Informações de: MinasHoje.

BELO HORIZONTE-MG - Aposentado é detido suspeito de assediar universitária na Estação São Gabriel

Jovem contou que o homem a observava há alguns dias e hoje chegou a puxá-la pela mão. Ele nega.


                  Um aposentado de 58 anos foi levado para a delegacia suspeito de assediar sexualmente uma jovem de 21 anos, estagiária de pedagogia, na Estação São Gabriel, Região Nordeste de Belo Horizonte-MG
                  O caso foi registrado na manhã desta Terça-feira (181211).

                  De acordo com a Guarda Municipal, a jovem disse ter sido vítima do homem na escada rolante da estação, quando estava a caminho do trabalho. 
“A vítima pediu ajuda aos guardas municipais que atuam naquela estação, alegando que vinha sendo alvo do assédio do acusado há alguns dias, observando que ele a olhava fixamente e sempre tentava estar próximo do local onde ela se encontrava”
                  Informou o Guarda, por meio de nota. 

“Se sentindo intimidada com a situação a jovem resolveu denunciá-lo hoje, após ser puxada pela mão por ele, quando usava a escada rolante da estação”
                  Diz o texto. 

                  Ao ser abordado ainda na estação, o suspeito negou as acusações e disse que realmente encontrava a vítima há vários dias no local porque usam a mesma linha de ônibus. Os envolvidos foram levados à Delegacia de Mulheres de Belo Horizonte

                  A Polícia Civil informou que até o fim da manhã o procedimento ainda estava em andamento, mas que será instaurado um inquérito para apurar os fatos.

                  A Estação São Gabriel foi uma das que recebeu a campanha da Guarda Municipal contra o assédio e importunação sexual no transporte público de Belo Horizonte, em Outubro. 

                  Na ocasião, elas receberam panfletos com orientações sobre os casos e como proceder, além de um apito para ser acionado se forem vítimas do crime. A importunação sexual passou a ser crime com base na Lei Federal 13.718, sancionada em 24 de Setembro de 2018. 
                  A pena prevista é de um a cinco anos de prisão.

                  Com Informações de: EM.

JOÃO PINHEIRO-MG - Detento ateia fogo em colchão e ameaça agentes em presídio

O detento Matheus Junior desacatou e ameaçou os agentes penitenciários.

              Um detento de 19 anos colocou fogo em colchões e desacatou agentes penitenciários, nesta Segunda-feira (181210), no presídio de João Pinheiro-MG, Região Noroeste de Minas

              De acordo com o boletim de ocorrência, o crime foi praticado em uma das celas do presídio. 
              Ninguém se feriu.

              Conforme a unidade prisional, o detento Matheus Junior Pereira Carvalho, “enfurecido” ateou fogo em um colchão e jogou para fora da cela, em seguida começou a chutar a grade, colocando em risco a própria vida e dos outros detentos.

              As chamas foram controladas pelos agentes. Ainda, em ato de fúria o detento passou a desrespeitar e ameaçar dois agentes de morte. 
              Um boletim de ocorrência foi registrado.

              Com Informações de: JPAgora.


JOÃO PINHEIRO-MG - Ossada é encontrada dentro de mata na zona rural

Crânio e alguns ossos foram encontrados, mas não há confirmação de quem seria os restos mortais.

                  Uma ossada foi encontrada em uma mata na zona rural de João Pinheiro-MG, Região Noroeste de Minas
                  O fato foi registrado na tarde do último Domingo (181209). 
                  De acordo com a Polícia Militar, foram encontrados um crânio e alguns ossos.

                  A ossada foi encontrada por um produtor rural, que ligou para a polícia para informar do acontecido. Uma viatura da Polícia Militar compareceu em uma mata localizada na Fazenda Bartolomeu, e confirmou a veracidade dos fatos.

                  Um perito da Policial Civil foi acionado para a realização dos trabalhos. Foi recolhido o crânio e alguns ossos espalhados pela mata num raio de 50 metros. 

                  Segundos informações de moradores da região, há aproximadamente três anos uma mulher desapareceu na mata, e um homem desapareceu na região há 17 anos. 
                  Até o momento não há confirmação de quem poderia ser.

                  Com Informações de: JPAgora.

BRAZLÂNDIA-DF - Polícia encontra ossada de mulher assassinada há dois anos

Os suspeitos do crime, o ex-companheiro da mulher e o filho dele, foram presos preventivamente na Segunda-feira (10).

                  A Polícia Civil do Distrito Federal encontrou os restos mortais de Franciele da Silva Moreira, 22 anos. A ossada da mulher estava enterrada numa área de cerrado, às margens da DF-220, no sentido Poço Azul, nas redondezas de Brazlândia-DF

                  O Instituto de Criminalística - IC foi acionado para recolher o material e fazer a perícia no local. De acordo com as investigações, Franciele foi sequestrada, assassinada e enterrada.

                  Ela foi morta em 4 de Dezembro de 2016, em uma chácara na BR-080, em Brazlândia. Os principais suspeitos do crime, o ex-marido , 43 anos, e o filho dele, 24 anos, estão presos preventivamente desde Segunda-feira (181210).

                  De acordo com o delegado-chefe da 18ª Delegacia de Polícia, em Brazlândia, Adval Cardoso, o companheiro da vítima não aceitava o fim do relacionamento. No dia do assassinato, ele teria ligado para a ela pedindo que fosse até a casa dele, em Brazlândia. Chegando ao local, eles começaram uma briga.

                  Segundo a PCDF, com raiva, o homem matou Franciele
                  Com a ajuda do filho, colocou o corpo e alguns pertences da jovem em uma caminhonete e levou até o local onde foi encontrada hoje. 

                  O homem foi indiciado por feminicídio, ocultação de cadáver e falsidade ideológica. O filho dele responderá por coautoria de feminicídio e ocultação de cadáver.

                  Com Informações de: CorreioBrasiliense.

CARATINGA-MG - Uma pessoa é presa na segunda fase da operação Tarja Preta

Ação investiga fraudes em licitações no setor da saúde em Teófilo Otoni entre os anos de 2014 e 2015; um mandado de busca e apreensão também foi cumprido na 2ª fase.

                 Uma pessoa foi presa na manhã desta Segunda-feira (181210) durante a segunda fase da Operação Tarja Preta, realizada pela Polícia Civil para investigar fraudes em licitações no setor da saúde entre os anos de 2014 e 2015 em Teófilo Otoni-MG, no Vale do Mucuri.

                 Segundo o delegado Rodrigo Colen, a prisão temporária foi realizada em Caratinga-MG, com validade de cinco dias. Já em Teófilo Otoni, foi cumprido um mandado de busca e apreensão. 
                 As ações são desdobramentos da primeira fase da operação ocorrida no fim de Novembro. A polícia não informou qual a relação do homem preso nesta Segunda-feira com o esquema criminoso.

Entenda o caso

                 A Operação Tarja Preta foi deflagrada no dia 27 de Novembro. A ação da Polícia Civil investiga possíveis irregularidades na aquisição de materiais hospitalares e medicamentos em Teófilo Otoni entre os anos de 2014 e 2015. O esquema seria composto por ex servidores públicos do município e empresários do ramo farmacêutico em Caratinga.

                 Três pessoas foram presas no dia em que a primeira fase foi deflagrada e o quarto investigado foi preso no dia 1º de Dezembro, no Aeroporto Internacional de Confins.

                 Com Informações de: G1.

BURITIS-MG - Preso indivíduo e apreendido jovem e Drogas no Bairro Bom Jardim

                Na tarde desta Segunda-feira (181210), por volta das 17:00 horas, após receber denúncia anônima, a Polícia Militar deslocou até o Bairro Bom Jardim, em Buritis-MG, onde abordou um indivíduo, de 20 anos.

                Conforme a Polícia Militar, o indivíduo estava trafegando em em atitude suspeita, e ao ser abordado, estava na posse de 02 tabletes de maconha, os quais disse ter adquirido em uma residência nas proximidades.

                Foi feito deslocamento até a residência citada, onde se encontrava um adolescente, de 17 anos, o qual ao perceber a chegada dos policiais militares tentou correr e arremessar um objeto sobre o muro em direção ao lote vizinho.
                Contudo não conseguiu, pois foi alcançado e abordado. 

                Com o menor infrator foi encontrado R$10,00 em dinheiro e no interior do objeto, que se tratava de um tubo de PVC, foram encontrados mais 04 tabletes de maconha.

                Ainda foram realizadas busca na residência sendo encontrados e apreendidos, 03 rolos de plástico filme e a quantia de R$29,00 em dinheiro.

                O autor foi preso juntamente os materiais e o menor infrator apreendidos e encaminhados à delegacia para as demais providências.

                Com Informações de:
PMMG - BURITIS-MG.

SÃO GOTARDO-MG - Mulher é presa suspeita de matar homem com golpes de canivete

                 Na noite desta última Segunda-feira (181211), uma mulher de 34 anos de idade foi presa após matar o marido de outra mulher em uma casa no Bairro Boa Esperança São Gotardo-MG.
                 O crime aconteceu na residência onde os envolvidos residiam. 

                 A vítima, um homem de 35 anos, veio a óbito após ser esfaqueado com um canivete pela autora do crime.

                 Segundo informações da Polícia Militar de São Gotardo, por volta das 21:32 horas, a PM foi informada via 190 que havia ocorrido um homicídio no Bairro Boa Esperança. Ao deslocar até o local, os policiais depararam com uma testemunha aos prantos e com a vítima Silvano Moreno da Silva, 35 anos, natural de Pedreiras-MA, deitado no chão da cozinha.

                 No local do crime, a testemunha relatou que Maria Domingas Pereira de Sousa, 34 anos, natural de Santa Luzia-MA, que morava com ela e seu companheiro Silvano (vítima), teria iniciado uma discussão com seu esposo, tendo em dado momento da briga, apoderado-se de um canivete e desferido diversos golpes contra a vítima. 
                 Em ato contínuo, a autora teria evadido do local e tomado rumo ignorado.

                 Diante da suspeita de homicídio, a PM iniciou incessantes buscas ao encalço da autora. Mais tarde, em decorrência das diligências, foram levantadas informações de que a autora estava em uma residência localizada na Avenida Rui Barbosa, no Bairro Nossa Senhora de Fátima

                 De imediato a PM foi ao local, onde a autora foi localizada e presa em flagrante delito, tendo confessado o crime.

                 Com Informações de: PONotícias.

LAGOA FORMOSA-MG - Homem de 53 anos é atingido por disparo de arma de fogo

                  Um homem de 53 anos foi vítima de tentativa de homicídio no final da tarde desta Segunda-feira (181210) na cidade de Lagoa Formosa-MG.
                  O crime ocorreu por voltas das 16:30 horas, na Rua Sebastião Horácio da Silva, no Bairro Babilônia

                  De acordo com informações do boletim de ocorrências, foi a própria vítima Alzino Aparecido de Lima (Alzino fotógrafo) que acionou a PM, relatando que estava do lado de fora de sua residência em companhia de um pintor, quando o atirador chegou e abriu fogo contra ele.

                  Alzino contou que foram efetuados pelo menos 3 tiros em sua direção, sendo que um projétil acertou a vítima. Em seguida uma ambulância da prefeitura municipal foi acionada e encaminhou Alzino até o Hospital de Lagoa Formosa, onde foi atendido pelo médico de plantão, que constatou um ferimento leve nas costas, ocasionado por disparo de arma de fogo.

                  A testemunha que esteve com Alzino no local, contou aos policias que o autor vestia uma camisa de cor verde, mas na tentativa de se abrigar, não conseguiu repassar maiores características do atirador. 

                  Já a vítima Alzino Aparecido, disse que havia se envolvido em uma briga com um vizinho, após uma tentativa de furto em sua residência. por isso, Alzino suspeita ser o vizinho quem realizou os disparos contra ele. A vítima também disse que recentemente teve um atrito verbal com a avó do suspeito.

                  Diante dos fatos, foi realizado contato com o perito de plantão, que autorizou liberar o local dos disparos, sendo que não foram encontrados vestígios do crime no lugar. Com isso, a Polícia Militar realizou rastreamentos pela cidade na tentativa de localizar o suspeito e arma do crime, mas até o fechamento desta matéria nenhuma pessoa havia sido presa.

                  Com Informações de: PONotícias.

BONFINÓPOLIS DE MINAS-MG - Adolescente recebe Certificado de Menção Honrosa na 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática - OBMEP

                Nesta Terça-feira (181211), Maria Clara de Morais Brandão, 11 anos, estudante na Escola Municipal João Luiz dos Santos, em Bonfinópolis de Minas-MG, cursando no 5º ano A, recebeu certificado de Menção Honrosa pelo bom desempenho, sendo classificada em 1º lugar em sua turma.
                Maria Clara de Morais é filha de Célia Morais, presidente eleita na Câmara Municipal de Bonfinópolis

                "Estou muito feliz e orgulhosa, minha filha Maria Clara de Morais Brandão, recebeu da Escola Municipal João Luiz dos Santos Certificado de Menção Honrosa pelo seu desempenho, 1° lugar da sua turma 5° ano A na primeira Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Nivel A OBMEP 2018, agradeço às Professoras Patricia Rocha, Jandira Corrêa, Cristina, Thalita e Fátima Melgaço, que tanto dedicaram seus ensinamentos à minha filha, à todos Profissionais desde as sérias iniciais da Escola Municipal João Luiz dos Santos, em especial a Diretora Valdete Silva, minha eterna gratidão, pelos anos de carinho e zelo dispensados a ela, dando continuidade no cultivo dos valores e virtudes essenciais ao ser humano, a todos vocês meu respeito e admiração, obrigada por tudo".
              Afirma Célia Morais.


               Com Informações de: Célia Morais.

PATOS DE MINAS-MG - Motociclista morre ao perder o controle da direção e bater em Palmeira na avenida Marabá

                  Um grave acidente na Avenida Marabá em Patos de Minas-MG tirou a vida de um motociclista de apenas 21 anos. O acidente aconteceu por volta de 09:50 horas da manhã desta Terça-feira (181211). 

                  O condutor de uma motocicleta Yamaha Fazer seguia em direção ao Bairro Alto Limoeiro e perdeu o controle da direção, atingindo em cheio uma palmeira que existe no local. 
                  Peritos da Polícia Civil foram para o local para analisar as causas do acidente.

                  O acidente foi logo após o primeiro radar de controle de velocidade existente na Avenida Marabá


                  De acordo com o Sargento Neto, Após atingir a palmeira, Gabriel Bergmann de 21 anos foi arremessado ao solo e teve ferimentos graves. 
                  Equipes do SAMU foram acionadas e chegaram ao local de imediato, mas o condutor da motocicleta não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

                  Câmeras de segurança instaladas em empresas da avenida registraram o acidente. As imagens mostram o motociclista seguindo normalmente pela avenida em meio aos carros. De uma hora para outra, sem motivo aparente, ele perde o controle da direção, sobe no meio fio e bate em cheio na palmeira existe no canteiro central.


                  Pessoas próximas ao motociclista estiveram no local e identificaram o corpo. A Polícia Militar orienta aos motoristas que respeitem a sinalização de trânsito e que se o radar estiver marcando 40 km o motorista passe a 40 km ou menos. 

                  O sargento Neto enfatiza que acidentes como esse podem ser evitados se os limites de trânsito forem obedecidos.


                  Com Informações de: PONotícias.

PADRE PARAÍSO-MG - Corpo de homem é encontrado dentro de córrego na zona rural

Segundo a PM, vítima morreu afogada e não possuía marcas de agressões. Duas pessoas, que estavam juntas com a vítima em um veículo, acionaram a polícia.

                Um homem de 39 anos, identificado como José Luiz Ferreira Pereira, foi encontrado morto na manhã desta Segunda-feira (181210) no Córrego Coqueiros, zona rural de Padre do Paraíso-MG

                Segundo a Polícia Militar, a vítima estava na companhia de duas pessoas durante a madrugada; a dupla acionou a polícia.

                Ainda segundo a PM, os três ocupantes do veículo estavam no Bairro Encachoeirado e foram até o Córrego Coqueiros. Ao retornarem, por volta da meia-noite, o motorista do carro perdeu o controle, bateu em uma mureta e o veículo ficou preso. Por causa da forte chuva durante a madrugada, os três resolveram dormir dentro do carro.

                De acordo com a PM, quando amanheceu, as duas pessoas que estavam com José Luiz sentiram a falta dele. Ao procurarem por perto, o encontram já sem vida, caído dentro de um córrego, próximo ao carro. A dupla acionou a polícia, que confirmou a morte de José Luiz por afogamento. 
                A polícia não informou se era a vítima que conduzia o carro no momento do acidente.

                Ainda segundo a perícia o corpo da vítima não apresentava marcas de agressão e foi encaminhado para o IML de Teófilo Otoni-MG
                A PC vai investigar o caso.

                Com Informações de: G1.

PARANÁ - MPF reforça pedido de condenação para Lula e mais 12 réus em processo do sítio de Atibaia

Alegações finais foram protocoladas no fim da noite de Segunda-feira (10). Ação penal apura reformas feitas no sítio.

                  O Ministério Público Federal - MPF reforçou o pedido de condenação para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e mais 12 réus na ação penal da Operação Lava Jato que apura reformas feitas no sítio de Atibaia-SP.
                  Lula nega que seja dono da propriedade.

                  As alegações finais, que são a última parte da ação antes da sentença, foram protocoladas no processo eletrônico no fim da noite de Segunda-feira (181210). Agora, os demais envolvidos, a Petrobras e as defesas dos acusados, também precisam protocolar as alegações finais.

                  No documento, o MPF também pede que os réus percam os bens ou valores obtidos através dos crimes; e a reparação dos danos em favor da Petrobras no valor de R$155.000.000,00.

                  Juíza Gabriela Hardt define prazos para alegações finais no processo do sítio de Atibaia

                  Por causa do recesso do Judiciário, que será entre 20 de Dezembro e 06 de Janeiro de 2019, o prazo das defesas para apresentação das alegações finais termina em 07 de Janeiro. 
                  Com isso, a sentença sobre o caso deve sair no ano que vem.

Veja quais são os crimes que cada acusado responde:

                  Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República
                  Corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

                  Marcelo Odebrecht, ex-presidente da Odebrecht
                  Corrupção ativa;

                  José Adelmário Pinheiro (Léo Pinheiro), ex-presidente da OAS
                  Corrupção ativa e lavagem de dinheiro;

                  José Carlos Bumlai, pecuarista: 
                  Lavagem de dinheiro;

                  Agenor Franklin Medeiros, ex-executivo da OAS
                  Corrupção ativa;

                  Rogério Aurélio Pimentel, ex-assessor especial da Presidência: 
                  Lavagem de dinheiro;

                  Emílio Odebrecht, ex-presidente do Conselho de Administração do Grupo Odebrecht à época: 
                  Lavagem de dinheiro;

                  Alexandrino de Alencar, ex-executivo da Odebrecht
                  Lavagem de dinheiro;

                  Carlos Armando Guedes Paschoal, ex-diretor da Odebrecht
                  Lavagem de dinheiro;

                  Emyr Diniz Costa Junior, ex-engenheiro da Odebrecht
                  Lavagem do dinheiro;

                  Roberto Teixeira, advogado: 
                  Lavagem de dinheiro;

                  Fernando Bittar, empresário, sócio de um dos filhos de Lula
                  Lavagem de dinheiro;

                  Paulo Roberto Valente (Paulo Gordilho), ex-engenheiro da OAS
                  Lavagem de dinheiro.

                  O MPF pediu também para, que depois que a Justiça determinar as penas, sejam dimensionadas as sanções para os delatores, conforme é previsto nos acordos de colaboração de cada um.

                  São delatores nesse processo: Emílio Odebrecht, Alexandrino Alencar, Carlos Armando Guedes Paschoal e Emyr Diniz Costa Junior
                  Todos eram ligados à Odebrecht.

                  O G1 tenta contato com a defesa de Lula e de todos os outros réus.

A denúncia

                  A acusação trata do pagamento de propina de pelo menos R$128.000.000,00 pela Odebrecht e de outros R$27.000.000,00 por parte da OAS.

                  Conforme a denúncia, Lula foi beneficiado com parte desse dinheiro, por meio de obras realizadas no sítio Santa Bárbara, em Atibaia-SP, cuja escritura está no nome de Fernando Bittar, mas que o MPF defende que pertence, na verdade, ao ex-presidente.

                  As obras, conforme a denúncia, serviram para adequar o imóvel às necessidades de Lula. Segundo o MPF, a Odebrecht e a OAS custearam R$.850.000,00 em reformas na propriedade.

                  O MPF diz que Lula ajudou as empreiteiras ao manter nos cargos os ex-executivos da Petrobras Renato Duque, Paulo Roberto Costa, Jorge Zelada, Nestor Cerveró e Pedro Barusco, que comandaram boa parte dos esquemas fraudulentos entre empreiteiras e a estatal, descobertos pela Lava Jato.

                  Todos já foram condenados em ações penais anteriores. Conforme a denúncia, as duas empreiteiras foram beneficiadas em pelo menos sete contratos.

                  Também faz parte da denúncia o contrato de aluguel do navio-sonda Vitória 10.000, realizado pela empreiteira Schahin, junto à Petrobras.

                  Nesse contrato, o processo apura um suposto pagamento de R$150.000,00 a Lula, com a ajuda do pecuarista José Carlos Bumlai, que teria intermediado os repasses ao ex-presidente.

                  Os procuradores defendem que todo o esquema na Petrobras era capitaneado por Lula.

"Efetivamente, como apurado, após assumir o cargo de Presidente da República, Lula comandou a formação de um esquema delituoso de desvio de recursos públicos destinados a enriquecer ilicitamente, bem como, visando à perpetuação criminosa no poder, comprar apoio parlamentar e financiar caras campanhas eleitorais"
                  Diz trecho da denúncia.

                  Com Informações de: G1.

ALMENARA-MG - Parte da BR-367 desaba após cheia do Rio Rubim do Sul

Trecho entre as cidades de Almenara e Jacinto já estava interditado desde Sábado (181208) e estrutura desabou na madrugada desta Segunda-feira (181210).


                 Uma parte da BR-367 desabou na madrugada desta Segunda-feira (181210) no trecho que liga as cidades de Almenara-MG a Jacinto-MG, no Vale do Jequitinhonha

                 Segundo a Polícia Militar Rodoviária, desde o último Sábado (181208), o trânsito no trecho já estava interrompido em função da cheia do Rio Rubim do Sul, que transbordou e invadiu a pista.

                 Ainda de acordo com a polícia, embaixo da pista havia um aterro que firmava manilhas por onde passava o leito do rio. As manilhas não comportaram o volume d'água após as chuvas e o aterro foi destruído pela correnteza.

                 Motoristas estão realizando desvio por Rubim-MG pela estrada de Conceição. O caminho é indicado apenas para automóveis menores, pois não é pavimentado e oferece risco de caminhões atolarem. Outra possibilidade é o uso de balsa terceirizada que passa pelo Distrito Avaí, no município de Jacinto.

                 Em nota, o DNIT informou que as equipes estão mobilizadas para resolver a situação e atuam em duas frentes que são de estudos de rotas alternativas e de reconstrução do aterro, assim que houver condições técnicas. 
                 O órgão não esclareceu quando o trecho deve ser liberado para trânsito.

Problema antigo

                 Moradores da região sofrem com o trecho há anos. Em 2015, o local contava com uma ponte de madeira, que foi interditada após 60% da estrutura desabar em função das más condições de conservação.

                 Uma passagem provisória foi instalada e permaneceu no local por dois anos até que foram feitas obras instalando as manilhas e fazendo o aterro que foi levado nesta Segunda-feira.

                 Em 2013, a equipe de reportagem do G1 fez uma série sobre a situação da BR-367 e mostrou as dificuldades dos motoristas que transitam pela rodovia.

                 O G1 percorreu todo o trecho da BR-367, que nasce em Diamantina-MG e vai até Santa Cruz Cabrália-BA.

                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS